Revista SOBED 2011 - Edição nº 17

Page 46

Por dentro

Aparelho digestivo e saúde em destaque

Relação entre inflamação e perda de peso

46

revista SOBED

MS anuncia investimento em pesquisas O Ministério da Saúde (MS) pretende investir R$ 165 milhões em estudos que visem encontrar soluções para minimizar a falta de acesso a profissionais de saúde, apontando estratégias para a fixação de médicos, enfermeiros e dentistas em locais carentes. O anúncio do repasse foi

realizado durante o Encontro com a Comunidade Científica 2012, realizado em Brasília (DF), entre 16 e 18 de abril. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o intuito é incentivar pesquisadores a encontrar soluções inovadoras para serem aplicadas no Sistema Único de Saúde (SUS).

European Diabetes Leadership Forum Em parceria com a Associação Dinamarquesa de Diabetes (DDA, sigla em inglês), a Organization of Economic Co-operation and Development (OECD) promoveu o European Diabetes Leadership Forum em Copenhagen, na Dinamarca, entre os dias 25 e 26 de abril. O encontro reuniu as principais autoridades em saúde dos países europeus para discutir políticas de ação em prevenção e excelência no tratamento do diabetes. Os principais temas abordados foram ações em políticas de prevenção do DM2, com destaque para a determinação do governo da Dinamarca

de sobretaxar alimentos contendo gorduras saturadas e refrigerantes. E também o estímulo para profissionais de saúde seguirem guidelines validados e o desenvolvimento de um programa de pay for performance, em que médicos são remunerados por seu desempenho no sucesso do controle glicêmico.

abril/junho 2012

Fotos: © Dreamstime

A American Association for Cancer Research divulgou estudo que aponta que mulheres na pós-menopausa com sobrepeso ou obesas, que perderam 5% de seu peso corporal, no mínimo, tiveram uma redução mensurável em marcadores de inflamação no organismo. Para a pesquisadora Anne McTiernan, do Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos EUA, tanto a obesidade quanto a inflamação estão relacionadas a vários tipos de câncer. O estudo sugere que a redução de peso também pode reduzir a inflamação. Durante a pesquisa, 439 voluntárias foram designadas para uma intervenção de perda de peso com meta de 10% de redução durante um ano, com dieta combinada ou não com exercícios. Os pesquisadores mediram os níveis de proteína C-reativa, amiloide A sérica, interleucina-6, leucócitos e neutrófilos. Após um ano, a proteína Creativa reduziu-se em 36,1% no grupo que fez apenas dieta e 41,7% no grupo que fez dieta e praticou exercícios. Já a interleucina-6 diminuiu 23,1% no grupo da dieta e 24,3% no grupo que praticou dieta e fez exercícios.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.