Page 1


CORREIO*

Domingo, 25.1.2009

O Festival

de Verão Salvador também é exemplo de responsabilidade social. Como faz desde 2005, o evento se empenha em apoiar ações sociais com o objetivo de incorporar o Festival ao amplo conjunto de iniciativas da Rede Social da Rede Bahia. Este ano, a OSID – Obras Sociais de Irmã Dulce - será alvo da ação social da “cidade da música”. A instituição, que completa 50 anos de fundação este ano, receberá todo o dinheiro arrecadado com a venda da cortesia cidadã. Essas cortesias solidárias serão vendidas para empresas parceiras do Festival a preço diferenciado. O valor da cortesia de pista, por exemplo, será R$ 12,50, enquanto na bilheteria o mesmo ingresso custa R$ 64,00. Assim, em vez de simplesmente oferecer cortesias gratuitas para seus apoiadores, a direção do Festival de Verão estimula tais empresas a fazerem doações simbólicas em troca delas.

O Festival

de Verão Salvador continua sendo uma das principais vitrines nacionais para as grandes empresas. A crise financeira não espantou os patrocinadores, que buscam visibilidade no Verão da Bahia. Este ano, o evento conta com três patrocinadores máster: SEDA, Skol e Pepsi. A SEDA e a Pepsi, além de patrocinadores máster, sãotittle sponsors, ou seja, elas dão nome a dois dos espaços montados dentro do Festival de Verão: o Camarote SEDA e o Camarote Pepsi.Também são tittle sponsors a Nokia, que dá nome ao Espaço Nokia Express Music, aFaculdade Maurício de Nassau, com a Arena Faculdade Maurício de Nassau – A Concha do Festival, e o Bradesco, que dá nome à Arena Conta Universitária Bradesco. A mega festa também conta com o apoio de Mastercard, Shopping Iguatemi, Golden Cross, Bradesco, Bitway, Petrobras, BR Mania, Selênio, além do Governo Federal, Governo da Bahia e Prefeitura de Salvador.

Diretor Geral João Gomes Gerente Geral Carlos Freitas Coordenador Comercial Carolina Vianna Coordenador de Comunicação Maria Amélia Ainsworth Coordenador Artístico e de Produção Sacha Mamede Coordenadora Financeira Michelle Marchesini Editor Gabriel Monteiro DRT/BA 2426 Redação Cilene Brito, Luana Assiz e Ivan Marques Realização

Projeto Gráfico


CORREIO*

Domingo, 25.1.2009

Da combinação

entre ritmo e som, nasce a música, que, junto com o corpo, faz surgir a dança. Movida pela mistura, a 11ª edição do Festival de Verão Salvador expressa na grade de atrações o espírito do evento. Espaço aglutinador de ícones da música, o Palco 2009 reunirá, a cada dia, tribos culturais diversas. Adeptos do rock anos 80 terão o seu lugar no show de Biquini Cavadão, dia 28. Horas mais tarde, será a vez dos chicleteiros. No dia seguinte, o arrasta-pé estará garantido no Encontro do Forró, que acontece depois do pop-rock de Jota Quest e do romantismo de Ana Carolina. Na terceira noite o Encontro do Samba vai fazer todos sambarem ao nome dos maiores sambistas do Brasil. Sem dúvidas, a noite que encerra a programação deste Festival é o exemplo mais forte da mistura: do som percussivo do Olodum, ao rock do Capital Inicial. Do violão neo-sertanejo de Victor de Leo ao swing do Psirico. Da junção de tudo isso à música consagrada de Alanis Morrissette, atração inédita na Bahia.

Quarta, 28

quinta, 29

Biquini Cavadão Daniela Mercury Chiclete com Banana O Rappa A Zorra

sexta, 30 Nando Reis Asa de Águia Natiruts Jammil Encontro do Samba Arlindo Cruz Dudu Nobre Fundo de Quintal Mariene de Castro Nelson Rufino Revelação

Jota Quest Ana Carolina Ivete Sangalo Eva Encontro de Forro Adelmário Coelho Cavaleiros do Forró Estakazero Flavio José Magnificos Saia Rodada

sábado, 31

Olodum Capital Inicial Alanis Morissette Victor e Leo Psirico

“Estou

muito ansiosa para chegar aí. Eu amo o Brasil e a América do Sul”, afirmou Alanis. Questionada pelo CORREIO se pretende conhecer um pouco mais da cultura brasileira, Alanis, muito disposta e bem-humorada, respondeu: “Das últimas vezes, eu não aproveitei o bastante. Agora quero conhecer mais sobre cultura, comida, música, fotografia e outras formas de expressão dos brasileiros”. Esta será a quarta vez da cantora no país - a última delas foi em 2003, quando passou apenas por Rio e Brasília. Ela lançou ano passado Flavors of Entanglement, cujo primeiro single, Underneath, conseguiu uma expressiva marca no Brasil. Foram vendidas mais de 500 mil cópias dos celulares que tinham a música como single. Pela marca, Alanis recebeu o prêmio Celular de Diamante.“O mercado brasileiro sempre foi bom comigo. Eu sinto que as pessoas daí estiveram comigo em todos os momentos da minha carreira. E eu sinto que esta história continua. Estou realmente muito ansiosa pelos shows”, respondeu a questão feita pelo CORREIO.

O grande estouro da artista foi com o disco Jagged Little Pill (1995), que vendeu mais de 30 milhões de cópias no mundo inteiro. As letras raivosas e confessionais conquistaram as garotas de todo o planeta. “Eu sinto que abri uma porta para uma geração só porque as coisas que escrevi chegaram a um nível de sucesso. As mulheres conseguiram mais liberdade, mas isto teria acontecido de qualquer forma”, afirmou. No Festival de Verão, Alanis Morissette faz show no sábado, mesma noite que Olodum, Capital Inicial e Psirico.


CORREIO*

Domingo, 25.1.2009

al de Verão v ti s e F o d s o lc a p e s espaços mação. ra g Confira os múltiplo ro p e d s ta le p m o grades c Samba, Salvador, com suas o d o c te o B : s o ç a p ovos es Maurício Esse ano são três n e d a ld u c a F a n e r A ress Music e p x E ia k o N o ç gostos. a s p o s s E o d to ra a p ra o e mistu de Nassau. Tem ritm Quinta

Quarta

Adelmário Coelho Flávio José Cavaleiros do Forró Estakazero

Cavalo Doido Magníficos Saia Rodada Zelito Miranda

Sexta

A galera jovem que gosta de pagode e o forró já tem encontro marcado na Arena Conta Universitária Bradesco. Para muita gente, a Arena é o palco mais disputado do Festival de Verão Salvador. O clima de alegria contagia toda a Arena das 19h às 4h da manhã. Com capacidade para duas mil pessoas, o local tem 2.000m2 e um lounge para descanso e duas áreas para alimentação e bebida.

Bué da Fixe Oz Bambaz Amanda Santiago Unskaraí

Bacia Sonora DJ Môpa Dj Adriana Prates

DJ Mascotto DJ Mauro Telefunksoul DJ Dexter vs DJ Santz DJ André Pulse (Goiania)

Quinta

Quinta

Sexta

DJ Magu vs DJ Lunae DJ Bassick vs DJ Roots DJ Danny Oliveira (São Paulo DJ AJ Perez vs DJ Léo Ferreira

Sábado

DJ Big T DJ Bungle (São Paulo) DJ Danilo Ercole (Paraná) DJ Nazca vs DJ Divinori

Black Style Bitgaboott Titelaza Samhop

Quarta

Quarta

DJ Oliver Jack vs DJ Anne Louise DJ Erick (São Paulo) DJ Morett’s (China) DJ Ricardo Ferraro

Sábado

O som eletrizante das pick up’s vai transformar a Tenda Eletrônica Bloco Skol numa verdadeira rave dentro do Festival de Verão. O espaço não vai deixar ninguém parado com as apresentações de Dj’s conhecidos no Brasil e no mundo. A decoração do espaço também vai deixar o público entusiasmado. As instalações de vídeo e luz prometem uma perfeita fusão com o som, dando um colorido especial ao ambiente e tornando o lugar ainda mais convidativo. O ambiente é totalmente climatizado.

Emerson Taquari DJ Neechee Dj Miss Cady

Sexta

Ramiro Musotto Dj Bandido Dj Ariel

Sábado

Ministereo Público


CORREIO*

Quarta

Domingo, 25.1.2009

Arlindo Cruz Mariene de Castro Aquarela do Samba Grupo Movimento No Boteco do Samba a palavra de ordem é muito molejo no pé e animação. É o ponto de encontro dos amantes do samba ou de gente que simplesmente gosta de curtir uma boa música acompanhada de petiscos e cerveja gelada. A decoração reproduz um autêntico ambiente de bar, inspirado em famosos botecos do país. Barzinho com mesas e cadeiras, salão de dança e palco compõe o cenário nostálgico e descontraído montado para receber os bambas do samba e seus convidados surpresa.

Sexta

Quinta

Dudu Nobre Sangue Brasileiro Viola de 12 Trivial

Revelação Batifun Sábado Fora da Mídia Fundo de Quintal Samba de Cozinha Nélson Rufino Neto Bala Waltinho Queiroz

A interação entre o público e artistas dará o tom na Arena Faculdade Maurício de Nassau – A Concha do Festival. É num palco em formato de concha acústica e com arquibancada ao redor, que fãs de diversos estilos musicais vão curtir shows descontraídos num ambiente intimista, que mescla entrevistas, debates, bate-papos e a participação do público intercalando os shows. As entrevistas serão conduzidas pelos apresentadores Alessandro Timbó, Wanda Chase e Osmar Martins (Marrom). Cada noite terá um tema: afro, rock, reagae e pop. Chegue cedo para garantir seu lugar.

Quarta Quinta Rajar Quem gosta de ficar antenado com as novas tendências da moda, música e arte não pode deixar de conferir o Espaço Nokia Express Music. O local abrigará o Mercado Mundo Mix, e promete reunir público de todas as tribos urbanas. Ao todo são 40 expositores, entre estilistas, grafiteiros, tatuadores, artistas plásticos, maquiadores, e artesãos. Além dos expositores, o público poderá contar com apresentações de artistas performáticos e com o palco Rádio Mundo Mix, onde DJs e cantores garantirão a eletro vibe noite adentro, com seus pocket shows.

EME XXI Gerônimo Jau Motumbá Araketu Afrobata

Sexta

Manitu Diamba Tribo de Jah Mano Brother

Cascadura O Círculo Cordel do Fogo Encantado Vivendo do Ócio

Sábado

iBahia Garage Band Davi Moraes Lampirônicos Moinho Retrofoguetes


CORREIO*

Domingo, 25.1.2009

Victor & Leo

Encarar uma festa como o Festival de Verão Salvador sem uma alimentação adequada é esparro, como se diz em bom baianês! O primeiro passo para garantir seu divertimento, seja num dia de show, seja durante todo o evento, é manter o organismo hidratado. Sucos de frutas, água de côco ou água mineral são ótimas pedidas, pois, além injetarem líquidos no organismo, suprem a falta de minerais. Para quem não abre mão de uma cervejinha, a recomendação básica é intercalar uma garrafinha de água entre uma dose e outra. E, claro, para os motoristas, a única mistura proibida é álcool e direção.

O nosso som já é uma mistura. Temos tantas influências e referenciais artísticos diferentes, que ao criarmos nosso estilo, verificamos que trata-se de uma grande mistura. Mas por termos nossa própria cor musical, estarmos na Bahia oferecendo isso e provando de outras estilos, já é uma mistura e muito próspera por sinal.

Ivete Sangalo O Festival representa a grande chamada para o carnaval. Estão na cidade pessoas daqui, gente do mundo todo pra nos ver e curtir muito o carnaval. Todos os anos procuro trazer sempre algo que dê brilho às apresentações. Esse ano, Dalila surpreenderá com muito glamour e brilho. Aguardem!!

Se você é do tipo que segue à risca a expressão “tira o pé do chão”, não deixe de fazer um lanche na passagem entre um palco e outro. Do contrário, será difícil acompanhar o ritmo das atrações – que, este ano, não são poucas. Como o gasto de energia na maratona cultural do Festival de Verão é enorme, dica importante é ingerir carboidratos. Uma boa opção são as barras de cereais: práticas, saborosas e nutritivas. Na “cidade da música”, haverá opções para todos os gostos. A ordem é ingerir pequenas porções em várias refeições diárias, mas sem exageros. Bom apetite!

Para quem vai curtir o maior evento de Verão do Brasil antes do carnaval, a preocupação com o visual é indispensável. Roupas leves, confortáveis, coloridas e transadas são sempre as mais recomendadas, já que a ordem é se divertir e misturar elementos, mas sem perder o tom na moda alto Verão. Pensando nisso, a Loja Oficial do Festival de Verão, no 2º piso do Shopping Iguatemi, colocou à venda sua moda exclusiva, com roupas e assessórios úteis e modernos. O Rasta, símbolo do Festival de Verão e figura carismática, está presente em todas as peças, dando um toque ainda mais descolado na marca. Tem camisetas, bonés, canecas, chaveiros, canetas e porta-óculos. As camisetas oficiais do Festival de Verão ganharam uma nova cara, com design da marca Jaeh. As t-shirts masculinas e femininas foram criadas em três estampas e dez cores em malha de algodão penteado de alta qualidade. Todos os modelos vêm numa embalagem especial, perfeitas também para presentear.

Se você quer curtir o Festival de Verão Salvador sem se preocupar com os excessos, uma boa opção é deixar o carro em casa. Ir de táxi ou de ônibus é uma escolha inteligente e segura, que pode fazer muita diferença, principalmente para quem não quer abrir mão do consumo de bebida alcoólica durante o evento. Outra boa opção é juntar toda a galera e aderir à carona coletiva com os amigos. Reduzir o número de veículos nos dias do Festival ajuda a diminuir o estresse dos engarrafamentos e ainda contribui para a preservação do meio ambiente, através da redução da emissão de gás carbônico (CO2) na atmosfera.


CORREIO*

Domingo, 25.1.2009

Segurança

Serão deslocados 2.104 policiais efetivos da Polícia Militar, além dos 260 homens do Corpo de Bombeiros e mais 1.817 seguranças extras de em presas privadas, para garantir a seguranç a do Parque de Exposições. A Polícia Civil montará dois postos, sendo um pa ra registros de queixas e setores de “ach ados e perdidos” e “guarda volumes”. Ta mbém dentro do Parque será instalada, na entrada da Avenida Paralela, uma De legacia com agentes, delegado, escrivã o e carro-presídio.

ra Infra-eutsurtarmuontu é digna da ta para a festa

o A infra-estr rnacional. Realizad te in to en ev de an de um gr o metros quadrados, il m 90 de ea ár a ra num está preparado pa r do va al S o rã Ve ser Festival de il pessoas, além de m 0 20 de s ai m r recebe tadores, no Brasil ec sp le te de es ar feito visto por milh exemplos do que é ns gu al o, ix ba A . or e exteri você. rte e conforto para po su ir nt ra ga ra pa

Fast Food

Serão 20 restaurantes e bares que disponibilizam alimentação para todos os paladares, de deliciosos sanduíches a sofisticadas refeições. A novidade desse ano é que alguns vendedores ambulantes também irão transitar entre os palcos, durante os shows.

Secretaria al de Saráúde Municip também monta

A prefeitura lgar as ações de estande para divu s pela Secretaria saúde desenvolvida s de. Serão prestada Municipal de Saú abordagem e ntações através da ie or O Bradesco vai disponibilizar caixas os informativos ribuição de panflet st di eletrônicos no Parque de Exposições, para ue, anemia e temas como deng br so quem precisar de mais algum dinheirinho. da mulher, DST/ falciforme, saúde saúde bucal, entre AIDS, tuberculose, profissionais estão outros. Cerca de 20 ojeto. escalados para o pr

Bancos

Posto Médico

Duas grandes unidades serão montadas no Parque de Exposições em locais estratégicos. Ambas serão ad ministradas pela Golden Cross, garantindo a tranqüilidade do público em qualquer eventualidade e atendendo peq uenos contratempos.

Trânsito Transporte

A prefeitura irá disponibilizar linhas especiais de ônibus para o Parque de Exposições durante os quatro dias do evento.

1. linhas especiais CÓDIGO

LINHA

FROTA

E-031

Faz. G. do Retiro - Pq. de Exposições

04

E-035

Ribeira - Pq. de Exposições

04

E-028

Campo Grande - Pq. de Exposições

04

E-052

Aquidabã - Pq. de Exposições

04

E-034

Paripe - Pq. de Exposições

05

E-032

Cj. Pirajá I - Pq. de Exposições

04

E-033

Tancredo Neves / Pernambués Pq. de Exposições

04

E-030

IAPI/Cx d’Água/P Miúdo/P Vaz - Pq de Exposições

04

E-029

Lapa – Pq. de Exposições

04

Obs.: Intervalo de saída do bairro variando entre 30 a 40 minutos.

2. Frota reguladora No Parque de Exposições 15 veículos das 23h até as 04h e mais 31 veículos a partir das 04h, totalizando 46 veículos até o final do evento. Na Rodoviária 2 veículos a partir das 18h.

3. Linhas reforçadas à noite até o final da operação e no início da operação do dia seguinte CÓDIGO

LINHA

1332

Est. Pirajá/Estação Mussurunga – Aeroporto

1052

Estação Mussurunga – Barra 2

1051

Estação Mussurunga – Barra 1

1055

Estação Mussurunga – Ribeira/São Joaquim

1032

Praias do Flamengo –Estação Mussurunga R2

1050

Estação Mussurunga - Lapa

1053

Estação Mussurunga - Barra 3

1061

Estação Mussurunga - Brotas

1062

Estação Mussurunga – Hosp. Central /Cabula

1031

Praias do Flamengo –Estação Mussurunga R1

1046

Pq.S. Cristóvão/S.Cristóvão- Est.Mussurunga

1041

Mussurunga 1 – Est. Mussurunga

• Linha 0410 - Sieiro – Aeroporto reforçada até as 23h saindo do bairro.

Obs.: as regiões das Cajazeiras e Subúrbio terão atendimento ainda pelo STEC – Subsistema de Transporte Complementar.

Serão escalados 40 Agentes de Trânsitos, seis viaturas, quatro motocicletas e um guincho, das 17h às 06h, todos os dias, para disciplinar o trânsito e orientar os condutores de veículos sobre os locais permitidos para estacionar.

Estacionamento Quem não quiser se preocupar com estacionamento pode comprar tickets antecipadamente. Os adesivos equivalem a uma diária, e custam R$30. Mas atenção: eles devem ser adquiridos na Loja Oficial do Festival, no 2º piso do Shopping Iguatemi. São só 500 vagas.

Sanitários

Serão 370 unidades de sanitários químicos distribuídos por todo o Parque, devidamente higienizados e equipados para não deixar ninguém passar aperto.


CORREIO*

Domingo, 25.1.2009

Em 2009 já são onze anos de Festival de Verão e o Correio não podia deixar passar a oportunidade de fazer algo especial para comemorar o décimo primeiro ano do evento que já se tornou tradição no verão baiano. Depois de customizar blusas, fazer uma retrospectiva da cobertura do Festival, karaokê com os artistas da festa e vídeos personalizados, em 2009 o Correio vai

montar um super stand semelhante a uma banca de jornais. Bem em frente aos camarotes, a Broadway - principal avenida do Festival - vai abrigar uma charmosa praça customizada com iluminação cênica, jardim e uma banca de jornais e revistas que terá uma edição exclusiva do Correio feita para o Festival de Verão, além de vários produtos das empresas parceiras. A banca vai funcionar

durante todo o evento e terá também a presença de promotores para animar ainda mais a festa e distribuir brindes aos vencedores das brincadeiras promovidas pela equipe do Correio. A praça é fruto de um trabalho que envolve mais de cinquenta profissionais e deve atingir pelo menos 2 mil pessoas por dia. Um dos objetivos dessa nova proposta é estimular o hábito de ir às bancas. Quem garante é o Gerente de

Marketing do Correio, Cláudio Najar. “Queremos estimular a leitura, mostrar o quanto é importante se manter informado e despertar o interesse de todos para a prática de ir às bancas e escolher o que se quer ler de forma mais seletiva”, explica. Agora é só aguardar até o dia 28 para matar a curiosidade e desfrutar da praça do Correio no Festival.

O Correio possui o maior clube de assinantes da Bahia: o Clube Correio. Com o cartão Clube Correio, o assinante tem benefícios especiais em diversos tipos de estabelecimentos, participa de promoções exclusivas, ganha até 50% de desconto em cinemas, bares, restaurantes, academias e muito mais! Para desfrutar dessas vantagens, basta assinar o Correio. Garanta já o seu cartão! Central de Relacionamento: (71) 3533-3030

PM - CIVIL JUIZADO

ARENA FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU

TENDA BLOCO SKOL FEST

AÇÃO PROMOCIONAL

ESPAÇO NOKIA EXPRESS MUSIC CAMAROTE PEPSI

BOTECO DO SAMBA PALCO PRINCIPAL

ARENA UNIVERSITÁRIA BRADESCO CAMAROTE SEDA

Festival de Verão Salvador  
Festival de Verão Salvador  

Icontent

Advertisement