Issuu on Google+


PROJETO BURITI MIRIM Introdução O Buriti Mirim é uma proposta atual, que busca acompanhar a trajetória da educação infantil, incorporando as contribuições teóricas recentes de pesquisadores da área, que defendem uma formação global da criança em seus anos escolares iniciais, visando seu desenvolvimento afetivo, intelectual e social. É composto por um conjunto de materiais, que procura abarcar as necessidades e características das crianças de 3 a 5 anos, oferecendo também orientações aos professores e às famílias. Dessa maneira, objetivamos atender a todos os envolvidos na ação educativa: as crianças, suas famílias e os professores


O Kit de Material do Buriti-Mirim é formado de:

Para o aluno: o Livro do aluno; o Caderno de trabalho pessoal; o Pasta de jogos; o Caderno da família. Para o professor: o Livro de histórias; o 02 jogos cooperativos; o Guia de recursos didáticos.


Buriti Mirim 1 - Livro do aluno  O livro está organizado em oito unidades, cujos temas fazem parte do 

cotidiano e/ou do interesse das crianças de 3 anos. As duas primeiras unidades são destinadas a assuntos que cercam a questão da identidade da criança: seu nome, brinquedos, sua família, sua casa, a escola e amigos. As unidades 3 e 4 apresentam o circo, manifestação cultural geralmente interessante para as crianças pequenas. As unidades 5 e 6 tratam do tema das frutas, sementes e flores, elementos presentes no cotidiano da criança, na sua alimentação e em espaços freqüentados por elas. As unidades 7 e 8 abordam os filhotes, assunto fascinante para a criança, tanto no que diz respeito à identificação com esses outros pequenos, quanto no que eles têm de diferente. É um tema muito rico para a exploração do mundo e o conhecimento de si mesmo, partindo das diferenças.


Buriti Mirim 2

 Está organizado em oito unidades, cujos temas fazem parte do cotidiano e/ou

do interesse das crianças de 4 anos.

 

  

A 1ª unidade – Eu Sou Assim - trata do tema da identidade e da vida da criança, abordando tanto aspectos relacionados a características pessoais, quanto à escola, sua rotina e organização. A 2ª unidade abrange o tema Muitas Profissões, assunto cada vez mais do interesse das crianças. Na 3ª unidade, O Jardim surge como tema, enfocando flores e bichos que nele vivem. A 4ª unidade aborda Jeitos de Brincar, assunto sempre apreciado pelas crianças. A 5ª unidade traz o tema O que tem na horta?, convidando as crianças a conhecerem melhor de onde vêm os alimentos. A 6ª, 7ª e 8ª unidades tratam de temas muito próximos, abarcando os seguintes assuntos: Passeio à Praia, O Mar e Brincando com Água, todos considerados fascinantes para as crianças de 4 anos.


Buriti Mirim 3 

Está organizado em oito unidades, cujos temas fazem parte do cotidiano e/ou do interesse das crianças de 5 anos. - Em todas as unidades, há atividades que tratam dos seguintes âmbitos do conhecimento: linguagem e comunicação, relações matemáticas, exploração e conhecimento de mundo, desenvolvimento pessoal e social, expressão e apreciação artística, corpo e movimento. De maneira geral, as atividades relacionadas as âmbitos de conhecimento mencionados foram elaboradas de acordo com o assunto abordado em cada unidade, ou com temas de interesse das crianças de 5 anos, sempre no contexto do universo delas. As atividades de apreciação e expressão artísticas trazem obras de arte de diferentes artistas já consagrados, para que as criança possa observá-las, alimentando-se de novas imagens e desenvolvendo sua capacidade de comunicação a partir de um pequeno roteiro de conversa e observação. Além disso, as obras mostradas apresentam, na grande maioria, relação com o assunto estudado na unidade, conferindo mais uma oportunidade para a criança refletir sobre o que está aprendendo, agregando novas informações ao que já sabe e vendo nas artes também uma fonte de conhecimento


CADERNO DE TRABALHO PESSOAL

O caderno de trabalho pessoal para o aluno deverá ser utilizado nos momentos escolares mais livres ou em casa. Ele traz atividades que lembram os conhecidos passatempos, cuja função é entreter e oferecer situações em que as crianças possam lançar mão dos conhecimentos adquiridos na escola. Esse caderno é um caderno para ser usado com autonomia pelas crianças, já que elas poderão escolher por onde começar e como seguir em suas páginas. Sugestão: Poderá ser usado como caderno de tarefas; com orientação do professor e não livre.


Livro de Histórias:  Livro de Histórias  Apresenta contos tradicionais, cujos enredos interessam e encantam as crianças de 3 a 5 anos.

Escolhemos uma versão possível para cada história, sempre considerando a faixa etária atendida e esperando que nosso livro possa contribuir para que as crianças queiram ler e conhecer outras histórias ou outros modos de contar o mesmo conto de fadas.  Para 3 anos: Quem Tem Medo do Lobo Mau?, que apresenta contos tradicionais, cujos enredos interessam e encantam as crianças de 3 anos..

 Para 4 anos: Príncipes e Princesas: histórias de beleza e delicadeza (mas também de medo e coragem) ,

que apresenta contos de fadas, cujos enredos interessam e encantam as crianças de 4 anos.

Para 5 anos: Prisioneiros e Prisioneiras, heróis e heroínas em torres, palácios e florestas contém três histórias que consideramos interessantes para as crianças de 5 anos: Rapunzel , João e Maria e A Bela e a Fera , todas com um eixo comum, definido pelo contexto do herói ou da heroína serem prisioneiros antes do desenlace.  Estes livros, apresentam uma versão bem cuidada, com belas ilustrações, que dialogam com o texto e oferecem informações sobre as histórias


Pasta de jogos 

Uma pasta de jogos com quadro imantado com cenários e personagens retirados de histórias que serão lidas com as crianças, ou criados a partir da constatação do que interessa ou do que será estudado ao longo do ano, além de peças baseadas em figuras geométricas e letras móveis. A idéia da pasta de jogos e do quadro imantado busca garantir momentos na rotina escolar ou em casa dedicados à expressão da criatividade e da imaginação das crianças, aspectos muito importantes para o desenvolvimento infantil, bem como o incremento do jogo simbólico a partir das histórias lidas e do conhecimento adquirido com o estudo dos assuntos de cada unidade temática do livro do aluno. Além da criança poder utilizar esse quadro livremente, sozinho ou com colegas, em momentos na escola ou em casa; há também uma série de atividades propostas, que visam a instrumentalização do seu uso. No caso das figuras geométricas, estão indicadas atividades que visam o desenvolvimento de noção espacial, da criatividade e do reconhecimento de formas. Em se tratando dos cenários e personagens, o professor pode tanto dirigir brincadeiras, quanto propor outras atividades com essas peças.


• Como os pais podem participar e ajudar? • Para grande parte dos pais e familiares, acompanhar o crescimento, o desenvolvimento e as conquistas dos filhos durante sua vida escolar é também preocupar-se com o seu trajeto e desempenho, muitas vezes trazendo dúvidas e questões a respeito da melhor forma de colaborar, segui-los e apoiá-los nessa empreitada. • Este guia pretende falar um pouco sobre isso, informando a respeito do que será estudado por seu filho ao longo do ano, apresentando o Buriti Mirim e explicitando a pertinência dos assuntos e temas abordados para as crianças de 3 a 5 anos, muitas vezes estabelecendo paralelos com a sua fase de desenvolvimento. Também dá dicas de como estar mais próximo e compartilhar essa importante etapa da vida das crianças: os primeiros anos escolares.


Guia de Recursos didáticos (para o professor) Este guias apresenta: • Textos para fundamentação teórica do trabalho; • Sugestões de uso do material individual das crianças (dicas de uso no livro do professor – sugestões para encaminhamento); • Orientação para observação e acompanhamento das crianças, para que realize uma avaliação do trabalho (sugestões de quadro de observação); • Orientações sobre organização do espaço, tempo, rotina,cuidados,constituição de grupo, atividades individuais e grupais,além de orientações e fundamentação sobre as seguintes atividades: rodas de leitura, rodas de conversa e canto de atividades diversificadas; • Sugestões de atividades e jogos dirigidos;


EIXOS DE APRENDIZAGEM, CONTEMPLADOS NOS LIVROS

Cada unidade trabalha com os eixos: • Linguagem e Comunicação; (Linguagem Oral e Escrita) • Expressão e Apreciação Artística;(Artes Visuais) • Desenvolvimento Pessoal e Social;(Natureza e Sociedade) • Exploração e Conhecimento do Mundo;(conhecimento de mundo)

• Relações Matemáticas;(Matemática) • Corpo e Movimento.(Movimento e música) Cada eixo é representado por um ícone.Este ícone é colocado na parte inferior da atividade para que o professor saiba o que está trabalhando.


TURMAS X MATERIAL • Buriti Mirim 1- Jardim I

• Buriti Mirim 2- Jardim II • Buriti Mirim 3- 1º Ano


Sumário: • Buriti Mirim 1:  Prazer em conhecer;  Minha escola, meus amigos;  Lá vem o circo!;  Vida no circo;  O pomar;  Conhecendo frutas, sementes e flores;  Filhotes (de barriga);  Filhotes (do ovo).


• Buriti Mirim 2:  Eu sou assim;  Muitas profissões;  O que há no jardim?;  Jeitos de brincar;  O que há na horta?  Passeio à praia;  O mar;  Brincando com água


Buriti Mirim 3:  Meu nome, meu jeito, minhas escolhas;  Brincando com sombras e rimas;  Festas;  Cuidando do ambiente;  Seres imaginários;  Crianças daqui e dali;  Animais nas savanas, florestas e polos;  Boa viagem!


TRABALHO COM O MATERIAL:

 Livro deve ser usado material de apoio (Iniciar e/ou complementar o trabalho desenvolvido com atividades do livro);

Pesquisar no livro as possíveis atividades para determinado conteúdo; Realizar um trabalho interdisciplinar; Preparar os alunos para a utilização material; Orientar e acompanhar cada atividade aplicada, bem como, a utilização dos recursos que o livro oferece (adesivos, jogos pedagógicos, etc.); para que o material seja utilizado da melhor maneira possível.  Prever no plano de ensino a sequencia dos conteúdos a serem trabalhados em cada bimestre, de acordo com as matrizes curriculares da Educação Infantil e 1º Ano.    

*OBS- É função do Coordenador pedagógico acompanhar a utilização do material e orientar

os professores.


BURITI MIRIM