Page 1


Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) tem por objetivos aprimorar a articulação e a gestão transversal das políticas de direitos humanos, bem como a participação social na Prefeitura de São Paulo, considerando a ocupação do espaço público pela cidadania para o fortalecimento do sentimento de pertencimento à cidade a partir de dois eixos principais: - Afirmação de direitos, incluindo a desconstrução da cultura de violência e violações, com o fortalecimento da cultura de direitos humanos e a articulação de políticas para a garantia desses direitos no município. - Participação social como método de gestão, com a utilização de mecanismos tradicionais – como conferências e audiências públicas – e formas inovadoras, como diálogos sociais e as novas mídias. Dentro da SMDHC se encontram as seguintes coordenações: Coordenação de Políticas para Mulheres; Coordenação de Políticas para Juventude; Coordenação de Políticas para População em Situação de Rua; Coordenação de Políticas para Idosos; Coordenação de Promoção da Igualdade Racial; Coordenação de Direito à Memória e à Verdade; Coordenação de Políticas para Imigrantes e Trabalho Decente; Coordenação de Políticas para Criança e Adolescente; Coordenação de Políticas para LGBT; Coordenação de Educação em Direitos Humanos e Direito à Cidade; e Assessoria Especial de Políticas Públicas sobre Drogas. Coordenação de Políticas para Mulheres A Coordenação de Políticas para Mulheres tem como finalidade assessorar, coordenar e articular junto à Administração Municipal a formulação, proposição, acompanhamento, coordenação e implementação de ações governamentais para promoção da igualdade entre mulheres e homens. Visa a ampliação dos direitos sociais, econômicos, políticos e culturais das mulheres e das políticas de gênero para a melhoria da qualidade de vida, bem como da autonomia e da participação na sociedade; Essas políticas públicas contribuem para o empoderamento, a cidadania e a participação política das mulheres, bem como no auxílio do enfrentamento à violência por elas sofrida. A Coordenação conta atualmente com onze equipamentos, divididos em Centros de Cidadania da Mulher (CCM), Centros de Referência da Mulher (CRM) e Centros de Acolhida, que se encontram divididos nas regiões do município da seguinte forma: Zona Norte – CRM Casa Brasilândia, CCM Perus e Casa de Acolhimento Provisório Rosangela Rigo; Zona Sul - CRM Maria de Lourdes, CCM Parelheiros, CCM Capela Socorro, CCM Santo Amaro e CRM Casa Eliane de Grammont (equipamento localizado na região centro-sul, abrangendo assim a Zona Oeste do município); Zona Leste – CCM Itaquera; Centro de Acolhimento Sigiloso Helenira Rezende; Zona Central - CRM 25 de Março.

Atividades da Coordenação de Políticas para Mulheres • Retomada das obras da Casa da Mulher Brasileira em São Paulo; • Renovação do Termo de Cooperação das Guardiãs Maria da Penha, com inclusão do botão de pânico; • Sanção do Projeto de Lei TEMPO DE DESPERTAR; • Implantação do Observatório da Violência contra a Mulher; • Guia da Violência AVON; • Projeto AVON de qualificação de mulheres vítimas da violência; • Atendimento itinerante da mulher pelo ônibus cedido à SMDHC; • Aplicativo da Secretaria Municipal de Segurança Urbana para receber denúncias de mulheres vítimas de violência doméstica e/ou no transporte coletivo; • Termo de Parceria com a Secretaria Municipal de Transportes para qualificação de motoristas e cobradores no atendimento da mulher vítima de violência e/ou assédio; • Curso da EMASP para capacitação de servidores públicos no atendimento a mulheres vítimas de violência.


Secretaria da Mulher do Sindicato dos Comerciários

A Secretaria da Mulher do Sindicato dos Comerciários de São Paulo visa potencializar o empoderamento da mulher comerciária. As ações praticadas abrangem além da defesa dos direitos e do trabalho decente, principalmente, a saúde, a cidadania, o respeito e a qualidade de vida. Mulheres que na maioria das vezes cumprem triplas jornadas além de muitas serem o arrimo da família precisam do poder de opinião, decisão e de autonomia das suas próprias vidas para não serem sujeitas a discriminação, ao assédio moral e sexual, a violência, etc. A Secretaria da Mulher do Sindicato cumpre o desafio incansável de levar para a mulher comerciária a necessidade de focarem no seu bem estar. Campanhas de Mamografia são realizadas gratuitamente onde vidas já foram salvas; o maior evento no Dia da Mulher do Brasil também é realizado pela Secretaria chamado ‘Mulher ComVida’ um domingo de ações que cuidam da autoestima da mulher desde, por exemplo, corte de cabelo, maquiagem, etc. até o atendimento no local da Delegacia da Mulher para instruir as mulheres que sofrem de violência doméstica. Sempre presente nos ‘16 Dias de Ativismo’ a Secretaria da Mulher do Sindicato alerta para as comerciárias e todas as mulheres brasileiras e do mundo que a mulher deve ser respeitada em todas as circunstâncias. Quanto mais empoderada a mulher estiver ela mesma vai conseguir ter domínio de sua própria vida e nada e ninguém mais irá desrespeitá-la e violentá-la. Os 16 Dias de Ativismo

Os 16 dias de ativismo surgem como uma campanha em 1991 por mulheres do Centro de Liderança Global de Mulheres Mulheres (Center for Women’s Global Leadership - CWGL) para viabilizar o debate e denunciar as diferentes formas de violência contra as mulheres ao redor do mundo. Atualmente, por volta de 130 países realizam os 16 dias de ativismo, promovendo discussões na sociedade e mobilizando seus governos diante de violações dos direitos humanos das mulheres. Segundo o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para Mulher (UNIFEM) a violência de gênero é considerada o tipo de violência que mais afeta a vida das mulheres, sendo estas no Brasil, mais da metade da população. A violência de gênero possui consequências terríveis na vida de muitas mulheres todos os dias, gerando insegurança, medo, sofrimento mental, lesões físicas, sexuais, ameaças e a morte. Segundo Pesquisa da Fundação Perseu Abramo a cada 15 segundos uma mulher é vítima de violência causada por seu companheiro ou ex-companheiro, e em mais de metade desses casos as mulheres não solicitam ajuda, mostrando a grande insegurança com que convivem. Esses dados revelam a necessidade de ações efetivas para o enfrentamento da violência contra a mulher e o alcance de uma sociedade que ofereça iguais oportunidades para todos, independentemente do gênero. A Campanha dos 16 dias de ativismo do município de São Paulo contará com uma série de eventos públicos e privados para dar maior visibilidade à questão da violência contra a mulher, abordando diferentes temáticas, entre elas: a discriminação sofrida pela mulher negra, combate à AIDS, mobilização dos homens pelo fim da violência, direitos humanos, entre outras. Durante os 16 dias, a campanha promoverá a união entre mulheres, a solidariedade e, principalmente, a mobilização de mulheres e homens pelo fim da violência de gênero.

21/11

Abertura do calendário dos 16 dias de ativismo no município de São Paulo: Ato Todas por Todas Local: Sala do conservatório no Theatro Municipal – Praça das Artes. Av. São João, 281. Horário: 14h às 18h. Promoção: Coordenação de Mulheres. - SMDHC. Evento gratuito.


Jogo No lugar dela Horário: 10h Local: Sala de Reuniões do CMS – 4º andar – da SMS, Rua General Jardim, 36. Horário: 10h Promoção: Comissão da Saúde da Mulher do Conselho Municipal da Saúde e Área Técnica da Saúde da Mulher – SMG-G. Evento gratuito. Roda de conversa com Defensora Pública do Estado: "Desafios da Lei Maria da Penha" Local: Casa Brasilândia, Rua Silvio Bueno Peruche, 538, Brasilândia Horário: 9h Promoção: Coordenação de Mulheres – SMDHC e CRM Casa Brasilândia Evento Gratuito Exposição Sou Minha – E Não De Quem Quiser. Local: CCM Capela do Socorro, Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 350 - Grajau. Horário: 15h Promoção: Coordenação de Mulheres – SMDHC e CCM Capela do Socorro. Evento Gratuito

22/11 Fórum de promoção da igualdade Racial e de Gênero Local: Biblioteca Mário de Andrade – Rua da Consolação, 94 – Consolação Horário: 8h30 às 13h Promoção: Coordenação de Mulheres - SMDHC. Evento gratuito.

24/11 Música com Izzy Gordon Local: Casa de Cultura do Butantã – Av. Junta Mizumoto, nº 13, Jardim Peri Peri. Horário: 18h Promoção: Atividade da Secretaria Municipal de Cultura. Evento gratuito. Palestra sobre Violência Doméstica Local: Centro de Juventude, av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila Nova Cachoeirinha Horário: 14h às 16h Promoção: Parceria da Coordenação de Mulheres – SMDHC e CCM Parelheiros Evento Gratuito Apresentação do documentário e reflexão: O que é ser Bonita Local: CCM Capela do Socorro. Rua Prof. Oscar Barreto filho, 350 – Grajaú Horário: 15h Promoção: Coordenação de Mulheres – SMDHC e CCM Capela do Socorro. Evento Gratuito

25/11 Dia Internacional para Eliminação da Violência Contra a Mulher. Oitava Caminhada do Dia Internacional de Não Violência Contra a Mulher.

Horário: 08h00 Local: ARCO Associação Beneficiente – Rua Licínio Felini, 97 – Chácara Bandeirantes – São Paulo. Peça #BoraBalzaquiar Local: Teatro Alfredo Mesquita – Av. Santos Dumont, 1770 – Santana. Horário: 21h Realização: Atividade da Secretaria Municipal de Cultura. Ingressos vendidos na bilheteria do teatro com 1 hora de antecedência (R$20,00).


26/11 Peça #BoraBalzaquiar Local: Teatro Alfredo Mesquita – Av. Santos Dumont, 1770 – Santana. Horário: 19h Realização: Atividade da Secretaria Municipal de Cultura. Ingressos vendidos na bilheteria do teatro com 1 hora de antecedência (R$20,00). 27/11 Conferência Nacional da Advocacia Brasileira Painel 06 – Mulher advogada e igualdade de gênero. Local: Pavilhão de exposições Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1209. Horário: 14h30 às 18h30 Promoção: Comissão Especial da Mulher Advogada Participação mediante pagamento e prévia inscrição. http://conferencia.oab.org.br Peça Vocês que me habitam Local: Oficina Cultural Oswald Andrade – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro. Horário: 17h e 20h Promoção: Os compadres Apoio: Coordenação de Mulheres - SMDHC Evento gratuito. Programa Time do Emprego: Capacitação Direcionada Para a Equipe de Técnicas e Coordenadoras dos CCM’s e CRM’s Local: Hotel São Rafael – Largo do Arouche, 150 – Centro Horário: 9h às 17h Promoção: Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo - SERT Apoio: Coordenação de Mulheres - SMDHC Evento fechado Programa Bem Querer Mulher, Laces e a Dra. Alessandra Nuzzo apresentam: Talk em celebração ao Dia Internacional do Combate à Violência à mulher Horário: 19h às 21h30 Local: Laces Amauri (Rua Amauri 282).

28/11 Conferência Nacional da Advocacia Brasileira Painel 22 – Diversidade sexual e de gênero Local: Pavilhão de exposições Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1209. Horário: 14h30 às 18h30 Promoção: Comissão Especial da Mulher Advogada Participação mediante pagamento e prévia inscrição. http://conferencia.oab.org.br Encontro Nacional do Movimento Mais Mulheres na OAB Horário: 14:30 às 18:30 Local: Pavilhão de exposições Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1209. Participação mediante pagamento e prévia inscrição. http://conferencia.oab.org.br Peça Vocês que me habitam Local: Oficina Cultural Oswald Andrade – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro. Horário: 17h Promoção: Os compadres Apoio: SMDHC Evento gratuito.


Programa Time do emprego: capacitação direcionada para a equipe de técnicas e coordenadoras dos CCM’s e CRM’s Local: Hotel São Rafael – Largo do Arouche, 150 – Centro Horário: 9h às 17h Promoção: Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo - SERT Apoio: Coordenação de Mulheres - SMDHC Evento fechado 29/11 Fast Food da Política: Molho Especial - Jogos Gênero e Política Local: Auditório SMDHC- Rua Libero Badaró, 119 – Centro. Horário: 9h às 11h30 Promoção: Programa Agentes do Governo Aberto, iniciativa da São Paulo Aberta - da Secretaria de Relações Internacionais - e da Controladoria Geral do Município. Apoio: SMDHC Evento gratuito. Panflletagem - Secretaria da Mulher do Sindicato dos Comerciários de São Paulo Horário: 9h Local: Metrô Brás (Largo da Concórdia). Peça Vocês que me habitam Local: Oficina Cultural Oswald Andrade – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro. Horário: 17h e 20h Promoção: Os compadres Apoio: SMDHC Evento gratuito. Apresentação de documentário e reflexão: Eu quero Ouvir Maria! Relatos de uma maternidade solo Local: CCM Capela do Socorro, Rua Prof. Oscar Barreto filho, 350-Grajaú. Horário: 15h Promoção: Coordenação de Mulheres – SMDHC e CCM Capela do Socorro. Evento gratuito Roda de Conversa sobre violência e vulnerabilidade social com a mulher negra. Local: CCM Itaquera, Rua Ibiajara, 495, Itaquera Horário: 14h Promoção: Coordenação de Políticas para Mulheres - SMDHC e CCM Itaquera. Evento gratuito Programa Time do emprego: capacitação direcionada para a equipe de técnicas e coordenadoras dos CCM’s e CRM’s Local: Hotel São Rafael – Largo do Arouche, 150 – Centro Horário: 9h às 17h Promoção: Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo - SERT Apoio: SMDHC Evento fechado

30/11

Fast food da Política: Molho Especial - Jogos Gênero e Política Local: Auditório da SMDHC- Rua Libero Badaró, 119 – Centro. Horário: 9h às 11h30 Promoção: Programa Agente do Governo Aberto, iniciativa da São Paulo Aberta - da Secretaria de Relações Internacionais - e da Controladoria Geral do Município. Apoio: SMDHC Evento gratuito. Ações de família Roda de conversa com a Defensora Pública do Estado Local: Casa Brasilândia, Rua Silvio Bueno Peruche, 538, Brasilândia Horário: 9h Promoção: Coordenação de Mulheres – SMDHC e CRM Casa Brasilândia Evento Gratuito


Programa Time do emprego: capacitação direcionada para a equipe de técnicas e coordenadoras dos CCM’s e CRM’s Local: Hotel São Rafael – Largo do Arouche, 150 – Centro Horário: 9h às 17h Promoção: Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo - SERT Apoio: Coordenação de Mulheres - SMDHC Evento fechado MP Talk: Assédio Contra as Mulheres Local: Auditório Queiroz Filho Rua Riachuelo, 115 – Centro. Horário: 8h às 13h Promoção: GEVID – Ministério Público de São Paulo. Evento gratuito. Palestra: Fluxo de atendimento às mulheres vítimas de violência na 6º DDM. Horário: 15h às 17h. Local: Rua Sargento Manoel Barbosa da Silva, 115 - Santo Amaro.

01/12

Dia mundial de combate à AIDS, com o objetivo de conscientizar a população em relação a doença Panfletagem - Secretaria da Mulher do Sindicato dos Comerciários de São Paulo Horário: 9h Local: Sindicato dos Comerciários de São Paulo. Música com Maria Alcina Local: Casa da Cultura – Rua Junta Mizumoto, nº13, Jardim Peri Peri. Horário: 18h Promoção: Atividade da Secretaria Municipal de Cultura. Evento gratuito. O Direito Sob a Perspectiva de Gênero e Seus Desafios. Local: Rua Boa Vista, 200 (auditório). Horário: 8h30 às 17h30 Promoção: Defensoria Pública - NUDEM Evento gratuito. Programa Time do emprego: capacitação direcionada para a equipe de técnicas e coordenadoras dos CCM’s e CRM’s Local: Hotel São Rafael – Largo do Arouche, 150 – Centro 02/12

Contação de histórias “Mil mulheres e uma noite”. Local: Casa da Cultura – Vila Guilherme. Praça Oscar Silva, 110. Horário: 18h Promoção: Atividade da SMC. Evento gratuito. Conversa sobre a Lei Maria da Penha para Mulheres Imigrantes e Refugiadas Local: Galeria Olido, Av. São João, 473 (8º andar) – Centro. Horário: das 14h às 17h. Promoção: Coordenação de Mulheres, Coordenação Imigrantes – SMDHC e Organização das Nações Unidas (ONU). Evento gratuito 03/12 Música com Izzy Gordon Local: Centro Cultural Grajaú – Rua Professor Oscar Barreto Filho, 252 – Parque América. Horário: 18h Promoção: Atividade da Secretaria Municipal de Cultura. Evento gratuito.


Música com Maria Alcina Local: Teatro Flávio Império - Rua Prof. Alves Pedroso, 600. Cangaíba Horário: 19h Promoção: Atividade da Secretaria Municipal de Cultura. Evento gratuito. Caminhada da AIDS – em Prol da Conscientização E Prevenção da Doença. Local: Praça Roosevelt, s/nº - Bela Vista Horário: 8h30 Promoção: Coordenação LGBT. Evento gratuito. Marcha dos Imigrantes pelo fim da invisibilidade dos Imigrantes Local: Avenida Paulista, 1578, Bela Vista (MASP). Horário: 14h Promoção: Imigrantes e Sociedade CIvil Evento gratuito. 04/12

30 Anos da Carta das Mulheres aos Constituintes Local: Auditório do ILP - Av. Srg. Mario Kozel Filho, 165 – Paraíso. Horário: 14h às 19h Promoção: Parceria da Coordenação de Mulheres – SMDHC, Instituto Legislativo Paulista /ALESP, e Escola do Parlamento da Câmara Municipal de SP. Evento gratuito. Mulheres na Tecnologia e na Inovação. Local: Auditório SMPR- Rua Líbero Badaró, 425, 33º andar – Centro Horário: das 9h às 12h Promoção: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia – SMIT Evento gratuito. Fast Food da Política. Local: CCM de Parelheiros – Rua Terezinha do Prado Oliveira, 119. Horário: das 10h às 12h. Promoção: Programa Agentes do Governo Aberto da Secretaria de Relações Internacionais – SRI Controladoria Geral do Município. Evento gratuito Oficina Embelleze: cabelo (escovação) Horário: 13h às 16h Local: R. Promotor Gabriel Netuzzi Perez, 150 - Sobreloja - Santo Amaro Peça Vocês que me habitam Local: Oficina Cultural Oswald Andrade – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro. Horário: 17h Promoção: Os compadres Apoio: SMDHC Evento gratuito. coordenado Programa Time do emprego: capacitação direcionada para a equipe de técnicas e coordenadoras dos CCM’s e CRM’s Local: Hotel São Rafael – Largo do Arouche, 150 – Centro Horário: 9h às 17h Promoção: Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo - SERT Apoio: SMDHC Evento fechado


05/12 Encontro Estadual do Projeto Guardiãs Maria da Penha e Assinatura do Termo de Cooperação Técnica, entre o MPSP, SMDHC e SSU, para o Projeto Guardiãs Maria da Penha. Local: Auditório Queiroz Filho Rua Riachuelo, 115 – Centro. Horário: 13h às 17h Promoção: GEVID – Ministério Público de São Paulo. Apoio: Secretaria de Segurança Pública e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Evento gratuito. Peça Vocês que me habitam Local: Oficina Cultural Oswald Andrade – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro. Horário: 17h Promoção: Os compadres Evento gratuito. Programa Time do Emprego: capacitação direcionada para a equipe de técnicas e coordenadoras dos CCM’s e CRM’s Local: Hotel São Rafael – Largo do Arouche, 150 – Centro Horário: 9h às 17h Promoção: Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo - SERT Apoio: SMDHC Evento fechado Oficina Embelleze: unhas. Horário: 09h às 12h30 Local: R. Promotor Gabriel Netuzzi Perez, 150 - Sobre Loja - Santo Amaro. 06/12 Dia nacional da luta dos homens pelo fim da violência contra as mulheres, celebrado, no Brasil, desde 2007. Peça Vocês que me habitam Local: Oficina Cultural Oswald Andrade – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro. Horário: 17h e 20h Promoção: Os compadres Apoio: SMDHC Evento gratuito. “Fluxo de Atendimento às Mulheres em Situação de violência.” Local: CRM Maria de Lourdes Rodrigues, Rua Luiz Fonseca Galvão, 145, Capão Redondo Horário: 13h30 Promoção: Coordenação Mulheres – SMDHC e CRM Maria de Lourdes Evento gratuito. Oficina Embelleze: cabelo. Horário: 09h às 12h30. Local: R. Promotor Gabriel Netuzzi Perez, 150 - Sobre Loja - Santo Amaro. Fluxo de atendimento às mulheres vítimas de violência no Juizado de violência doméstica – Defensoria Pública Horário: 13h30 às 15h30. Local: Rua. Américo Brasiliense 2139, Santo Amaro. Programa Time do emprego: capacitação direcionada para a equipe de técnicas e coordenadoras dos CCM’s e CRM’s Local: Hotel São Rafael – Largo do Arouche, 150 – Centro Horário: 9h às 17h Promoção: Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo - SERT Apoio: SMDHC Evento fechado


07/12

Lei Maria da Penha e Enfrentamento à violência de gênero. Local: Rua Boa Vista, 280 – Centro Horário: das 9h às 17h. Promoção: Parceria da Coordenação de Mulheres – SMDHC e Escola Municipal de Administração Pública – EMASP. Evento gratuito. Fast Food da Política. Local: CCM de Parelheiros – Rua Terezinha do Prado Oliveira, 119. Horário: das 10h às 12h. Promoção: Programa Agentes do Governo Aberto, da Secretaria de Relações Internacionais - e da Controladoria Geral do Município. Evento gratuito. Violência contra Mulher: conhecendo a história da lei Maria da Penha. Local: Biblioteca Cora Coralina – Rua Otelo Augusto Ribeiro, 113 – Guaianazes. Horário: das 14h às 18h Promoção: Coordenação de Políticas para Mulheres - SMDHC Evento gratuito. Evento dos 16 dias de Ativismo da Associação dos Advogados Trabalhistas - Mulher Local: Rua Ipiranga, 1267 – 3º andar. Horário: 19h Promoção: AAT/SP – Mulher Evento gratuito. Programa Time do emprego: Capacitação Direcionada para a Equipe de Técnicas e Coordenadoras dos CCM’s e CRM’s Local: Hotel São Rafael – Largo do Arouche, 150 – Centro Horário: 9h às 17h Promoção: Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo - SERT Apoio: Coordenação de Mulheres - SMDHC Evento fechado 08/12 Música com Maria Alcina Local: Casa da Cultura – Ipiranga – Avenida Tancredo Neves, 1265 – Vila Nancy Horário: 20h. Promoção: Atividade da SMC. Evento gratuito. Programa Time do emprego: capacitação direcionada para a equipe de técnicas e coordenado coordenadoras dos CCM’s e CRM’s Local: Hotel São Rafael – Largo do Arouche, 150 – Centro Horário: 9h às 17h Promoção: Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo - SERT Apoio: SMDHC Evento fechado 09/12 Contação de histórias Mil mulheres e uma noite. Local: Casa de Cultura Guaianazes - Rua Castelo de Leça – Jardim Soares. Horário: 15h. Promoção: Atividade da Secretaria Municipal de Cultura. Evento gratuito.


Música com Maria Alcina Local: Centro Cultural Olido – Avenida São João, 473 – Centro. Horário: 18h Promoção: Atividade da SMC. Evento gratuito. Marco Inicial da implementação da horta comunitária com capacitação e socialização com as mulheres. Local: CCM Itaquera, Rua Ibiajara, 495, Itaquera Horário: 10h Promoção: Coordenação de Políticas para Mulheres – SMDHC e CCM Itaquera. Evento gratuito. 10/12 Dia internacional dos Direitos Humanos Encerramento dos 16 dias de Ativismo Início da Semana de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania Festival de Direitos Humanos – Cidadania nas Ruas Local: Praça do Patriarca Horário: 10h às 18h Promoção: Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Evento gratuito. 11/12 Festival de Direitos Humanos – Cidadania nas Ruas Local: Praça do Patriarca Horário: 10h às 18h Promoção: Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Evento gratuito. 12/12 Festival de Direitos Humanos – Cidadania nas Ruas Local: Praça do Patriarca Horário: 10h às 18h Promoção: Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Evento gratuito. Palestra Sobre Trabalho Saúde e Violência Contra Mulher Local: Auditório André Franco Montoro, Pátio do Colégio, 184 Horário: das 9h às 12h30 Promoção: Coordenação de Políticas para Mulher da Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo. Evento gratuito. 13/12 Festival de Direitos Humanos – Cidadania nas Ruas Local: Praça do Patriarca Horário: 10h às 18h Promoção: Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Evento gratuito. 14/12 Festival de Direitos Humanos – Cidadania nas Ruas Local: Praça do Patriarca Horário: 10h às 18h Promoção: Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Evento gratuito.


Tráfico Internacional de Mulheres Local: Auditório André Franco Montoro - Pátio do Colégio, 184 - Centro Horário: 14h às 18h Promoção: Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, Coordenação de Políticas para Mulher do Estado de São Paulo, Coordenadoria de Ação Social da OAB/SP e Grupo de Pesquisa: Mulheres Invisíveis: panorama internacional e realidade brasileira do tráfico transnacional de Mulheres. Local: Auditório da Secretaria da Justiça, Evento gratuito. 15/12 Festival de Direitos Humanos – Cidadania nas Ruas Local: Praça do Patriarca Horário: 10h às 18h Promoção: Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Evento gratuito. Lançamento do Programa Tempo de Despertar Local: Assembleia Legislativa do Município de São Paulo. Av. Pedro Álvares Cabral, 201 Horário: 9h às 12h Promoção: Bem Querer Mulher Evento gratuito. 16/12 Festival de Direitos Humanos – Cidadania nas Ruas Local: Praça do Patriarca Horário: 10h às 18h Promoção: Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Evento gratuito. Curso de capacitação do Programa Tempo de Despertar para Agentes Multiplicadoras Horário: das 9h às 18h Promoção: Bem Querer Mulher Apoio: Ministério Público (MPSP), Coordenação de Mulheres - SMDHC Evento fechado. 17/12 Show de Encerramento do Festival de Direitos Humanos – Cidadania nas Ruas Local: Vale do Anhangabaú Horário: 13h às 17h Promoção: Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Evento gratuito. Curso de Capacitação do Programa Tempo de Despertar Para Agentes Multiplicadoras Horário: das 9h às 18h Promoção: Bem Querer Mulher Apoio: Ministério Público de São Paulo, Coordenação de Mulheres - SMDHC Evento fechado. 18/12 Lançamento do Observatório Municipal da Violência contra a Mulher Horário: 14h Local: FESPSP, Rua Gen. Jardim 522 – Vila Buarque. Promoção: Coordenadoria de Políticas para Mulheres, Fundação Escola de Sociologia Política de São Paulo (FESPSP), Mandato Vereadora Adriana Ramalho.


Prefeito de São Paulo João Doria Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania Eloisa Arruda Coordenadora Geral da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania Thais De Fabris Vieira Coordenadora de Políticas para Mulheres Gislaine Caresia Equipe Coordenação de Políticas para Mulheres Juliana Marinho de Andrade Ana Cristina de Souza Hannah Maruci Aflalo Ana Maria Madeira de Sá Ana Maria Isidoro Estagiárias Ana Luiza Costa Martins Najla Regina Narciso de Arruda Amanda Fenyves Sadalla Costa Giovanna Lucchesi Daniela de Paula Flauto Revisão Luiz Hidalgo Fausto Shiraiwa Projeto Gráfico, Ilustrações e Diagramação Leonardo Yassuo Hirai Ariana Adriele de Oliveira Costa


PROGRAMAÇÃO - 16 DIAS DE ATIVISMO DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER  
PROGRAMAÇÃO - 16 DIAS DE ATIVISMO DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER  

16 DIAS DE ATIVISMO DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Advertisement