DIVULGA ESCRITOR
ENTREVISTA
ESCRITOR MANUEL A. MENDONÇA Manuel Amaro Mendonça nasceu em Portugal, em São Mamede de Infesta, e é licenciado em Engenharia de Sistemas Multimédia pelo ISLA de Gaia. Até à data tem dois livros editados: «Terras de Xisto e Outras Histórias» e «Lágrimas no Rio», publicados pela CreateSpace e distribuídos pela Amazon. Mas tem participações com contos de sua autoria em mais de uma dezena de coletâneas de várias editoras como a Papel D’Arroz, Silkskin, Lua de Marfim e nas Antologias Sui Generis, lançadas pela EuEdito. Prémios: 3º prémio no 6º Concurso Literário da Papel D’Arroz Editora com o conto «Tudo em Jogo» e 1º prémio no 7º Concurso Literário da mesma editora com o conto «O Assalto». Mantém blog pessoal, onde se apresenta publicamente e publica alguns dos seus trabalhos.
Mas, sobretudo, não podemos ignorar a majestade dos rios que, indiferentes aos pequenos dramas das curtas vidas dos seres humanos, continuam a escavar o seu caminho para o mar.”
Boa leitura!
Por Shirley M. Cavalcante (SMC)
Escritor Manuel Amaro Mendonça, é um prazer contarmos mais uma vez com a sua participação na Revista Divulga Escritor. Depois do sucesso com o livro de contos «Terras de Xisto e Outras Histórias», publicou um romance. O que o motivou a escrever «Lágrimas no Rio»?
Manuel Amaro - Antes de mais, muito obrigado por mais esta oportunidade para falar um pouco sobre o meu trabalho. É uma honra poder participar na vossa revista que tanto faz pela divulgação dos autores. «Terras de Xisto e Outras Histórias» já continha um conto baseado num espaço/tempo que me fascina, que são o século XIX e a
região transmontana. Sendo «Terras de Xisto» um livro de contos, «Lágrimas no Rio» começou, também ele, por ser imaginado como um conto a ser incluído num próximo livro, mas a criação do enredo mostrou-me que havia tanto para contar, que acabaria por dar origem a uma obra desequilibrada, com uma das histórias a ocupar 95% do livro. Foi nessa altuRevista Divulgar Escritor •outubro de 2016
65