Page 1

1


SMART Start-up A Jornada do Empreendedorismo Sustentável – Livro de Atividades do Participante –

Introdução Geral

Conteúdo Prefácio........................................................................................................................2 Agradecimentos..........................................................................................................3 Um programa de treinamento movido a valores......................................................3 Objetivo Geral e Público Alvo....................................................................................4 Processo de aprendizagem........................................................................................5 Quadro da Criatividade para Desenvolvimento Empresarial.................................8 Aprendizagem Experimental......................................................................................9

Módulos Módulo 1 - Explorando a Sustentabilidade.............................................................13 Módulo 2 – Desvendando as Oportunidades.........................................................41 Módulo 3 – Fazendo o Reality Check.......................................................................81 Módulo 4 – Desenvolvendo um Plano de Negócios.............................................108

Contact Information

smart@sustain-entrepreneurship.org

Copyright: ©UNEP/Wuppertal Institute Collaborating Centre on Sustainable Consumption and Production (CSCP) gGMBH Condições de uso Este material é propriedade intelectual do CSCP. Todos os copyrights, trademarks e outros direitos de propriedade estão protegidos e permanecem sob posse de seu dono. O uso deste material em treinamentos organizados como uma réplica do programa SMART Start-up é possível, mas, para isto, o CSCP deve ser notificado no inicio do planejamento de tal treinamento, além de que deve m ser postas as devidas referências ao CSCP. Caso o material SMART Start-up© seja utilizado por outros motivos que não a réplica do treinamento correspondente, e isto não esteja sendo feito pelo CSCP, taxas para o tal poderão ser cobradas. É proibida a modificação, copia, distribuição, demonstração, redistribuição, reprodução, publicação, licenciamento, exploração comercial, derivação de outros trabalhos deste, transferência ou venda de qualquer atividade ou seção de treinamento Smart Start-up© sem que tal atividade tenha sido previamente concedida pelo CSCP. A violação de qualquer uma destas regras poderá resultar em penalidades severas pelo infringimento das leis internacionais de propriedade.

2


Prefácio Sendo um promotor ativo de consumo e produção sustentável, o Centro Colaborador de Consumo e Produção Sustentáveis (CSCP) vinculado ao Programa Ambiental das Nações Unidas/Instituto de Wuppertal constantemente comuta práticas e experiências para viabilizar inovações e comunicar a importância dos estilos de vida sustentáveis.

O consumo e a produção sustentável tem tudo a ver com a descoberta de meios para se minimizar impactos ambientais negativos e a deterioração social causados pela interação entre os produtores e a sociedade, como consumidores de bens e serviços. Através de seus programas e treinamento, o CSCP visa enfrentar o desafio de apalpar as interdependências do consumo e produção através da troca de experiências com diversas parcerias pelo mundo, fomentando o capacity building do público e do setor privado para replicar práticas sustentáveis de consumo e produção.

O programa de treinamento SMART Start-up foi desenvolvido como uma iniciativa de capacity building através da introdução de conceitos e habilidades relacionadas ao empreendedorismo sustentável. Através deste programa, nós procuramos desvendar oportunidades no espectro abrangente das indústrias.

Tecnologias avançadas de informação e comunicação oferecem uma oportunidade única para empreendedores iniciantes e visionários, na qual eles podem identificar diversas formas de encorajamento e motivação de se tornarem agentes ativos de suas comunidade, apoiando a mudança rumo a um futuro sustentável, o futuro que eles desejam para si próprios.

Gostaria de agradecer pelas aplicações anteriores deste programa de treinamento, pelo interesse aguçado, pelo esforço e feedback daquelesque já participaram, bem como pela perspicácia de nossos parceiros em suas observações e comentários relacionados às últimas versões de nosso treinamento e à melhoria de nossas atividades com conceitos ainda mais práticos, por fim indispensáveis para a aprendizagem e para a criação de negócios sustentáveis.

O SMART Start-up é apenas o passo inicial de uma longa jornada. Não obstante, é uma maneira sólida, criativa e inovativa que viabiliza a ação de maneira forma sustentável.

Michael Kuhndt Diretor do Centro Colaborador de Consumo e Produção Sustentáveis vinculado ao Programa das Nações Unidas/Instituto de Wuppertal

4


Agradecimentos A criação de um documento vivo, como o programa SMART Start-up, necessita do envolvimento, dedicação, criatividade e motivação de muitas pessoas. Além da equipe que desenvolveu o conteúdo, o layout e revisou o material, teria sido impossível criar esta versão aprimorada do treinamento se não tivéssemos tido o apoio de todos os educadores e estudantes involvidos em workhops SMART Start-up anteriores, tanto na edição Mauritius, como na edição alemã. Cada um dos participantes nos forneceu feedbacks importantes, sem falar de sua inspiração e perspicácia. Nossa parceira, a Telekom alemã e suas filiais no Brasil, China e Africa do Sul, foi de suma importância para o crescimento deste projeto. Nós gostaríamos de agradecê-los pelo seu apoio generoso e encorajador! O CSCP gostaria de agradecer a todos que nos apoiaram na redação, teste e no processo de desenvolvimento, particularmente àqueles que forneceram input, tempo e paciência. Por fim, gostaríamos de expressar nossa gratidão a todos os membros de nossa rede, como o T-Systems do Brasil, cuja confiança nos possibilitou a continuar inovando através da aplicação de nossos workshops em seus países, nos apoiou logisticamente, nos deu acesso a universidades (funcionários e estudantes), além de suas observações terem sido de suma importância o desenvolvimento do programa.

Um Programa de treinamento movido a valores Com o movimento da sociedade mundial rumo a novos padrões de consumo e produção, a necessidade de inovação e da criação de novos modelos de negócio sustentáveis tem se tornado cada ver mais urgente para os países mundo a volta.

empresarial. Negócios coerentes, viáveis e com impactos significativos são os resultados dos esforços de pessoas visionárias e corajosas. Apesar de cada empreendedor ser único, há uma coisa que todos eles têm em comum: eles desenvolvem um negócio através de uma ideia gerada pela identificação de oportunidades que satisfazem uma necessidade ao seu redor. O fator principal para o sucesso é a compreensão sobre aquilo que precisa ser feito para se poder começar o negócio.

Encorajamento, inspiração e aprendizagem contínua; estes são os fundamentos do programa de treinamento SMART Start-up. Por isso, o pacote de treinamento procura balancear estilos didáticos tradicionais com plataformas educativas e inovativas para o estudo individual, as quais auxiliam os participantes a iniciarem sua jornada

O programa de treinamento SMART Start-up contém tais processos comuns de identificação de 5


oportunidades, geração de ideias, avaliação de viabilidade e modelagem de negócios – tudo isso debaixo da sombrinha da sustentabilidade; Além disso, o treinamento oferece aos participantes um quadro de aprendizagem flexível, o qual os possibilita avançar em seu ritmo pessoal, afiar suas habilidades e expandir seu conhecimento.

visualização e conceitos de negócios apresentadas e analizadas em todo o pacote de treinamento fortalecem tais ligações. CRIAR Criatividade, diálogo e interação para a livre geração e troca de ideias que apreendam as oportunidades apresentadas pela sustentabilidade são as razões básicas presentes em cada atividade deste programa.

Eventualmente, estas pessoas não irão apenas iniciar seus próprios negócios, mas também replicar este programa de treinamento e inspirar outras pessoas em suas comunidades a se tornarem empreendedores sustentáveis.

INSPIRAR Impulsionar a inspiração proativamente para ativar a criatividade inata dos participantes deste programa. Não há respostas certas ou erradas, nem qualquer forma de julgamento. Cada um dos participantes é encorajado a passar pelo processo de aprendizagem da forma que melhor se encaixar em sua personalidade, experiência e expectativas.

O aspecto inovativo do programa de treinamento SMART Start-up se baseia em três valores que motivaram o processo completo: CONECTAR Conectar a sustentabilidade e o empreendedorismo através de um treinamento experimental. As ligações feitas entre a sustentabilidade, a

Objetivo Geral e Público Alvo “Caro empreendedor sustentável: Bem-Vindo! Você está prestes a iniciar uma jornada maravilhosa...a descoberta do empreendedorismo sustentável e do pontencial de criar um efeito dominó positivo em sua comunidade, país, mundo...através de uma simples ação você pode promover estilos de vida sustentáveis”. Estas linhas descrevem o objetivo principal deste programa de treinamento, que é o de motivar os participantes através de seus esforços para se tornarem empreendedores sustentáveis, mas também encorajar o aperfeiçoamento de suas habilidades e a contrução de conhecimento relacionado à sustentabilidade para que eles se sintam à vontade ao compartilhar suas experiências, conhecimento e, um dia, também tornem-se mestres do empreendedorismo sustentável. Já que a sustentabilidade não se limita a uma única definição, a diversidade dos participantes em termos de sexo, educação, expectativas e experiências é crucial para a aproximação inclusiva e holística que este treinamento procura oferecer. Nós acreditamos que a diversidade é crucial para o estímulo da criatividade que procuramos inspirar. O programa de treinamento SMART Start-up foi criado para ser utilizado por mestres e estudantes universitários que desejam aprender mais sobre as oportunidades que os empreendimentos sustentáveis trazem consigo, independente de sua direção educacional ou experiências de trabalho anteriores. O material oferece uma plataforma flexível aos participantes e pretende formar a base de um negócio 6


empresarial sustentável e de sucesso. Em suma, ao participarem do programa de treinamento SMART Start-up, os participantes poderão aumentar sua compreensão sobre o seguinte: ... Conceitos de sustentabilidade podem ser traduzidos em planos de negócio sustentáveis ... Estilos de vida sustentáveis podem servir de fontes de inspiração para empreendedores inovativos ... Ações individuais oferecem soluções para os desafios atuais ligados a sustentabilidade.

Processo de aprendizagem A metodologia interativa aplicada nos workshops combina atividades práticas que auxiliam os participantes a compreenderem os conceitos de sustentabilidade. O programa é transmitido através de dois componentes práticos. O primeiro é um livro de exercícios entitulado “A Jornada do Empreendedor” que contém conceitos, diagramas e exemplos. Ele é a base do treinamento para os participantes do curso. O segundo componente é um guia do facilitador detalhado, o qual os participantes recebem quando tiverem completado

o programa. Para que se possa entender melhor o processo de aprendizagem dos participantes do SMART Startup, é importante se familiarizar com o Quadro da Criatividade para o Desenvolvimento Empresarial, a “carta de navegação”, a qual ilustra o fluxo do workshop através de cada módulo. Os elementos da espiral, ou o processo experimental de aprendizagem, estão presentes dentro de cada workshop para aprimorar a aprendizagem.

7


8


9


Quadro da Criatividade para Desenvolvimento Empresarial

Quadro da Criatividade para Desenvolvimento Empresarial (baseado no Modelo de Descoberta de Oportunidades baseado na Criatividade. Fonte: Lumpkin et al. 2004)

O Quadro da Criatividade para Desenvolvimento Empresarial apresentado acima ilustra o processo de desenvolvimento empresarial que foi adotado como base no programa de treinamento SMART Start-up. O quadro é também uma carta de navegação, apresentando todos os passos seguidos pelo programa de treinamento e o fluxo lógico de que um passo leva ao outro. A carta de navegação guia os participantes em sua jornada empresarial. Módulo 1 – Desvendando a Sustentabilidade

participantes sobre os principais desafios relacionados à sustentabilidade, além de encorajálos a procurar por novas oportunidades de negócio que beneficiem não só o seus bolsos, mas também possuam diversos aspectos positivos para com a sociedade e o meio ambiente!

No Módulo 1, ao deixar o estaleiro da sustentabilidade, a atenção do participante será deliberadamente levada ao campo da sustentabilidade, que é a plataforma de lançamento rumo ao caminho de oportunidades de negócios sustentáveis. Os prospectos de negócio a serem encontrados são infinitos. Desde o início, o programa SMART Start-up procura sensibilizar os

Módulo 2 – Desvendando as oportunidades O Módulo 2, onde navegamos pelo vasto mar 10


aberto, foca em um processo de três passos para a descoberta de oportunidades. Isto acontece através destes três passos: observação criativa, reflexão crítica e geração de idéias. À medida em que o vento nos carrega para a frente, os participantes têm a chance de selecionar a rota a ser seguida e de criar suas próprias oportunidades de negócios sustentáveis.

Nesta parte da jornada, os participantes definem o escopo de sua ideia e testam-no de acordo com os critérios de viabilidade e sustentabilidade. Módulo 4 – Desenvolvendo um Plano de Negócios O Módulo 4 já corresponde à ação de aportar o navio e deixá-lo para então iniciar sua jornada como empreendedor, ou seja, redigir seu plano de negócios e lançá-lo ao mundo para dar início a um negócio robusto, sustentável e de sucesso.

Módulo 3 – Fazendo o Reality Check Este é o módulo “alcançar o porto”, também conhecido como o Módulo 3. Ele contém os elementos do quadro onde os participantes aprendem a fechar a lacuna entre a ideia e a realidade de um negócio. O Módulo 3 consiste em dois passos principais para a avaliação de ideias.

Os módulos definidos como uma “jornada de navegação” através do oceano de oportunidades oferecem aos participantes a oportunidade de apreender e explorar através de experiências, pensamentos e ações particulares.

Aprendizagem Experimental Para uma transmissão compreensível dos conceitos de Empreendendorismo Sustentável, os participantes devem estar motivados pessoalmente. Ao mesmo tempo, para que os participantes do SMART Start-up possam desenvolver e refinar suas habilidades empreendedoras, é preciso oferecer tanto o conteúdo teórico, como ferramentas práticas. SMART Start-up faz tais ligações ao oferecer uma experiência de aprendizagem estimulante e atraente.

Os quatro dias de workshop SMART Start-up fornecem um quadro baseado na criatividade para se desenvolver um empreendimento passo-a-passo dentro de quatro ciclos (4 estágios). Esta técnica oferece o quadro necessário para que as ideias possam surgir de forma livre, amigável e inspiradora. A apresentação dos marcos da sustentabilidade e das ferramentas para refinar as habilidades empresariais contribuem para a aprendizagem. Juntos, estes métodos criam uma compreensão pessoal de sustentabilidade e geram espaço para que ideias empressariais possam emergir. Isso deve gerar impactos duradouros de aprendizagem, possibilitando a tradução de ideias em ações

O processo de aprendizagem de cada módulo é o resultado de uma progressão de conceitosanálises-atividades-reflexão que busca fornecer um nível de conhecimento maior e mais profundo ao decorrer do programa. Os quatro passos do processo de treinamento são:

Um preceito básico dos componentes deste workshop de uma semana é o de possibilitar os participantes a fecharem a lacuna entre a realidade atual e suas visões de um futuro sustentável. 11


Uma explicação mais detalhada sobre o ciclo experiencial de aprendizagem foi incluída no livro de atividades do facilitador, para auxiliá-los a compreender melhor a lógica existente em cada atividade e a importância dos conceitos chave serem revisados no final e na reflexão de cada sessão.

Descrição do Material de Treinamento Todas as atividades incluídas nos pacotes de treinamento formam o núcleo do processo de aprendizagem, uma vez que ligam conceitos à compreensão pessoal sobre a sustentabilidade e suas oportunidades. Uma característica principal da jornada empresarial – este livro de atividades – é a existência de quadros de atividades que fornecem uma ideia básica para enfatizar os conceitos neles focados. O guia dos facilitadores contém a explicação completa de cada atividade, dos requerimentos de espaço à descrição detalhada do processo de implementação, reportagem e resumo. Esta parte do pacote de treinamento é fornecida aos participantes ao final da semana de workshops. Junto aos quadros de atividades, exemplos reais das melhores práticas relacionadas às NTICs são fornecidos para reforçar a ideia da aplicabilidade dos conceitos apresentados. Tais exemplos são casos atualizados que podem auxiliar os participantes a se inspirarem para o desenvolvimento de suas próprias ideias, tornando-as realidade. Depois de ter apresentado a ideia geral do programa de treinamento, as próximas páginas contém informações detalhadas sobre a jornada empresarial necessária para a iniciação de um negócio sustentável. 12


Os quatro M贸dulos SMART Start-up

12


Desvendando a Sustentabilidade O meu estilo de vida define o mundo

M贸dulo 1 13


Módulo 1 Meu estilo de vida define o mundo – Explorando a Sustentabilidade Conteúdo Meu estilo de vida define o mundo – Explorando a Sustentabilidade .............................................................. 14!

Guia do Leitor ...................................................................................................................................... 15! Observação ......................................................................................................................................... 15! Objetivos ............................................................................................................................................. 16! Onde estamos agora? ......................................................................................................................... 17! Estamos no primeiro estágio ............................................................................................................... 17! 1! Sustentablablabla? As palavras-chave para se compreender a sustentabilidade.................................. 18!

Introdução ........................................................................................................................................... 18! Objetivo ............................................................................................................................................... 18! 1.1! População, estilos de vida e recursos naturais: Como eles se relacionam? ................................................ 19! 1.2! Sustentabilidade: redefinindo as ligações? .................................................................................................. 19! 1.3! Desenvolvimento Sustentável (DS): mas e a transição?.............................................................................. 20! 1.4! Triple –Bottom Line (TBL): como combinar todos os aspectos? .................................................................. 21! 2! Alavancas: por onde começar?..................................................................................................................... 22!

Introdução ........................................................................................................................................... 22! Objetivo ............................................................................................................................................... 22! 2.1! O Tempo Terrestre ....................................................................................................................................... 22! 2.2! Consumo e produção : um equillíbrio? ......................................................................................................... 24! 2.3! Efeitos visíveis: as mensagens que a terra tem nos enviado… ................................................................... 25! 3! Estilos de vida sustentáveis: Rumo à ação individual................................................................................ 29!

Introdução ........................................................................................................................................... 29! Objetivo ............................................................................................................................................... 29! 3.1! Re-pensando o consumo: algumas ferramentas .......................................................................................... 30!

>> As fases de Consumo .................................................................................................................... 30! 3.2! Reusar, consertar, reciclar ou descartar?..................................................................................................... 31! 3.3! Pegada ecológica: de quanto espaço você precisa? ................................................................................... 32! 3.4! Consumo e produção sustentável: uma aproximação holística ................................................................... 34!

Bibliografia: ..................................................................................................................................... 40! 14


Guia do Leitor Seja bem-vindo ao módulo no.1 de nossa jornada rumo ao empreendimento sustentável! Este é o nosso primeiro passo em um trajeto que anseia desvendar diversas oportunidades relacionadas a empreendimentos sustentáveis. Até o final deste processo, você será guiado pelas “águas da sustentabilidade”. Talvez você já tenha uma boa idéia sobre o conceito de sustentabilidade, mas também pode ser que você só tenha ouvido falar vagamente sobre o assunto, ou até mesmo que seja a primeira vez que você tenha contato direto com este conceito. Independentemente de seu conhecimento relacionado à sustentabilidade, este módulo lhe oferecerá as ferramentas necessárias para que você possa descobrir e definir “sustentabilidade” a partir de um novo ângulo: O SEU! Quando se navega, sabe-se que o momento de se “deixar levar” vem quando o litoral ainda está à vista. O primeiro módulo desta série tem como objetivo te preparar para tua jornada de empreendimentos sustentáveis e te assegurar de que você tem tudo a postos para ir além das águas seguras do módulo introdutório e enfrentar o “alto mar”, que se refere aos três módulos existentes depois dele. Quando a brisa começar a soprar, você ganhará velocidade, mas o seu destino permanecerá desconhecido. Através deste módulo, você se familiarizará com as cordas, as velas e todas as outras partes de seu barco, que te ajudarão a traçar teu próprio percurso! Mas logicamente, a direção a ser tomada não será totalmente aleatória, já que você estará acostumado com o “mar da sustentabilidade” e com os outros elementos que te auxiliarão em sua jornada: oportunidade, descoberta, avaliação e estratégias empresariais. O rumo a ser tomado em cada um destes pontos partirá completamente de você! Como se preparar para tal jornada? Vamos navegar juntos através das águas da sustentabilidade para descobrir as oportunidades empresariais a serem encontradas!

Observação Antes de você iniciar sua jornada, este módulo te ajudará a identificar toda a região costeira do litoral a ser explorado, bem como a esboçar seu trajeto de navegação para a jornada SMART Start-up completa. Com um conhecimento maior e mais pessoal relacionado à sustentabilidade, você assimilará ferramentas e conceitos que constituem a base necessária para que você possa seguir seu caminho através dos próximos módulos. 15


O Módulo 1 é um convite para você construir novos segmentos e construir novos elementos dentro de seus conhecimentos analíticos já existentes, para que você possa compreender melhor o mundo em sua volta e a si mesmo. Informações e conselhos serão apresentados através dos seguintes pontos para abrir seus horizontes e assim ajudá-lo a definir suas perspectivas:

• • •

uma introdução quanto aos conceitos de sustentabilidade, desenvolvimento sustentável e empreendimentos, bem como estilos de vida sustentáveis oferecimento de pistas para a identificação das áreas carentes de ação demonstração de que ações individuais podem ser muito positivas para levar sua ideia de um futuro sustentável para frente.

Objetivos O Módulo 1 ajuda você definir o contexto a ser trabalhado nos três próximos módulos. Tendo concluído a primeira sessão, você poderá: • • • • •

Analisar o mundo a sua volta de um novo ângulo Desenhar sua própria visão sobre um futuro sustentável Identificar pontos relevantes em sua comunidade ou país Combinar estes pontos importantes com sua experiência atual, habilidades e conhecimento Abrir portas, ou seja, oportunidades

16


Onde estamos agora? Vamos dar uma olhada breve em nosso mapa de navegação, o Quadro da Criatividade para o Desenvolvimento Empresarial:

Quadro da Criatividade para Desenvolvimento Empresarial (baseado no Modelo de Descoberta de Oportunidades baseado na Criatividade. Fonte: Lumpkin et al. 2004)

Estamos no primeiro estágio Como ilustrado no Quadro da Criatividade para Desenvolvimento Empresarial, ter este livro de exercícios em suas mãos significa que você está no estágio de “Preparação Ponderada”, no qual você recebe as informações necessárias para entender melhor o conceito de sustentabilidade e se tornar capaz de identificar as oportunidades que este traz consigo.

17


1 Sustentablablabla? As palavras-chave para se compreender a sustentabilidade Introdução As sociedades surgiram em torno de atividades econômicas, como da agricultura e de condições naturais favoráveis, como a proximidade à água, já que estas facilitavam o cumprimento das necessidades humanas de alimentar-se e abrigar-se. Com o tempo, as sociedades evoluíram, as tarefas se diversificaram, o comércio surgiu, bem como o modo de utilização dos recursos naturais acessíveis às comunidades se modificou. Tais atividades ditavam o estilo de vida dos indivíduos. Buscando facilitar as tarefas responsáveis que faziam a sociedade prosperar e a economia crescer, a tecnologia surgiu e se desenvolveu em combinação com a intensificação do uso de recursos naturais. As mudanças introduzidas através da Revolução Industrial, como a utilização de combustíveis fósseis, fez com que as pessoas pudessem viver mais confortavelmente, além de ter acarretado num consumo ainda maior dos recursos naturais, que era, por sua vez, bem maior do que o necessário para satisfazer as necessidades humanas básicas. A Revolução Industrial também contribuiu para o aumento da desigualdade socio-econômica nas comunidades, já que nem todo mundo tinha acesso aos mesmos bens e serviços até então existentes.

Objetivo Esta sessão visa te passar uma idéia básica sobre os conceitos necessários para uma compreensão melhor dos desafios relacionados à sustentabilidade que estão presentes em nosso dia-a-dia. No decorrer deste resumo, você desvendará as principais consequências dos estilos de vida insustentáveis, bem como os crescentes desafios que estes geram para a sociedade. Por fim, uma atividade de sensibilização ajudará os participantes a ganharem uma experiência prática de como os desafios relacionados à sustentabilidade estão presentes em nossa vida cotidiana, e de como eles podem identificar estas situações em suas próprias vidas, possibilitando-lhes explorá-las de perto e encontrar soluções para tais.

18


1.1 População, estilos de vida e recursos naturais: Como eles se relacionam? À medida que as sociedades se industrializaram, descobertas no ramo da saúde também possibilitaram a erradicação de diversas doenças, o aumento da expectativa de vida e. o aumento da população mundial que, por sua vez, consome bens e Point NTICs serviços. Para satisfazer o mercado consumidor e Necessidade: Comunicação à longa distância manter o crescimento econômico, avanços Invenção: Telefone científicos possibilitaram a criação de novos Inovação: Celular materiais que não eram degradáveis em condições naturais, fato que contribuiu ainda mais para a Você sabia…? intensa exploração de matéria-prima, além do “No final de 2008, um dado importante para o grande aumento na quantidade de resíduos. desenvolvimento da área de NTICs foi detectado: havia mais de 4 bilhões de contas de celulares Quanto mais a sociedade cresce, mais aumenta a em todo o mundo...” procura por produtos. Porém, a natureza se revigora em um ritmo mais lento em comparação ao “Measuring the Information Society.” Um dado da União Internacional de Telecomunicação, 2009, Página 3. ritmo do desenvolvimento humano, o que significa http://www.itu.int/ITU!D/ict/publications/idi/2009/material/IDI2009_w5.pdf que a natureza não é capaz de continuar abastecendo a demanda da sociedade por recursos naturais dados os padrões de vida atuais. Pois esta é a situação atual: os recursos naturais estão cada vez mais escassos e a natureza não é mais capaz de abastecer as necessidades básicas dos indivíduos, ou seja: as sociedades estão em perigo. Para possibilitar a sociedade de viver dentro dos limites naturais, é necessária uma mudança nos estilos de vida.

1.2 Sustentabilidade: redefinindo as ligações? Uma sociedade sustentável é aquela na qual as pessoas têm acesso aos produtos e serviços que satisfazem suas necessidades, sem que estes signifiquem um “retorno à Pré-História”, nem prejudiquem a natureza. Para que isto se torne realidade, as estruturas sociais precisam ser reorganizadas de uma maneira onde atividades econômicas não dependam mais da exploração crescente dos recursos naturais. Além disso, noções de uso e reuso, reciclagem, substituição de tecnologias e recursos energéticos devem se tornar as alavancas principais de produção e consumo. À medida em que a terra demonstra a urgência crescente de uma mudança nos estilos de vida humanos, ela também oferece oportunidades de empreendimento a serem apanhadas, as quais apresentam uma solução para os problemas apresentados sem sacrificarem nossa qualidade de vida, além de ajudarem a aproximar diferentes nações prosperamente. 19


1.3 Desenvolvimento Sustentável (DS): mas e a transição? A definição de sustentabilidade apresentada acima envolve as ações necessárias para a transição de um estilo de vida insustentável ao sustentável, visando o cumprimento de uma jornada rumo a uma sociedade ecologicamente correta. Hoje em dia, a definição de desenvolvimento sustentável aceita mundialmente é a que foi lançada durante a Comissão de Brundtland e declara que DS é o desenvolvimento que atende às necessidades atuais sem comprometer as de gerações futuras.

Já que as atividades humanas estão inegavelmente ligadas ao ambiente local e global, as condições necessárias para o DS se tornar realidade são: o Uma análise integral do impacto que cada atividade traz consigo em termos de consumo de matéria-prima, acumulação de resíduos, criação de compostos que prejudicam a natureza e saúde humana e que afetam o modo pelo qual as pessoas satisfazem suas necessidades. o Atividades humanas que cuidam e respeitam o meio ambiente com uma dissociação da exploração da natureza como crescimento econômico. o Uma distribuição equivalente dos recursos naturais mundiais, na qual as necessidades humanas sejam satisfeitas igualmente e os ecossistemas sejam respeitados.

Actividade: Living Loops Tema: Causa e efeito das relações em um sistema Visão geral: Através desta atividade, os participantes terão a oportunidade de experimentar as relações de causa e efeito em um sistema. Objetivos Entender as relações de causa e efeito em um contexto determinado. Demonstrar ativamente a maneira pela qual o balanciamento e fortalecimento de nosso comportamento afetam outras pessoas. Oferecer uma atividade prática através da ilustração da mudança de comportamento com o passar do tempo e combinar esta análise com movimentos físicos e percepções visuais, além de encorajar os participantes a cogitarem a possibilidade dos impactos que suas ações trazem ao sistema.

20


1.4 Triple –Bottom Line (TBL): como combinar todos os aspectos? Também conhecida como o “banquinho-de-três-pernas” ou “a cebola-de-três-camadas”, TBL é o conceito que estabelece a relação entre benefícios econômicos, bem-estar social e preservação ambiental, bem como a importância de se respeitar estes três pontos simultaneamente. A consequência da falta de atenção para com estes três pontos é a desordem na interação entre sociedade e natureza. Esta relação pode ser vista como uma busca pelo equilíbrio, na qual cada indivíduo ajuda a equilibrar suas pontas. Ou seja, em outras palavras, que todo mundo é responsável por seus atos e pelo seu papel em manter tudo funcionando como deveria. Uma apresentação gráfica comum utilizada para a apresentação deste conceito é a de uma cebola com suas camadas visíveis, onde “A” representa a perspectiva econômica, “B” a social e “C” a ambiental. Ou também os 3P (de “People, Planet and Profit”, que significa Pessoas, Planeta e Lucro) em equilíbrio, resultando assim em uma sociedade sustentável. É importante ter uma noção clara destas palavras-chave, pois frequentemente se encontra as mesmas sendo usadas na mídia ou outros meios de comunicação, sendo que, por vezes, as informações apresentadas não são completamente corretas, ou são ao menos confusas. Este esclarecimento mostra que a sustentabilidade vai além das matérias e tendências apresentadas pela mídia, e também que este conceito tem muito mais a ver com o fato de que as AÇÕES que nós, cidadãos, praticamos tem impacto em todos os componentes terrestres. Indo mais além, estes conceitos te ajudarão a perceber a importância de seu compromisso em colaborar na mudança de hábitos rumo a uma sociedade sustentável.

21


2 Alavancas: por onde começar? Introdução Agora que você tem uma noção sobre alguns conceitos básicos, é mais fácil perceber que a sustentabilidade tem tudo a ver com as ações humanas e seus impactos no ecossistema. Mas embora a relação entre o homem e a natureza exista desde o início dos tempos, as preocupações a cerca da sustentabilidade ecológica e social eram praticamente inexistentes até o final do século vinte, tanto de uma perspectiva nacional,como internacional. A industrialização foi a alavanca principal para o crescimento econômico e foi vista como o primeiro passo para a melhora da qualidade de vida humana. Porém, a mesma descuidou dos impactos que este crescimento poderiam causar ao ecossistema.

Objetivo Nesta sessão, você descobrirá a razão pela qual a questão da sustentabilidade tem se tornado cada vez mais importante para o nosso futuro. Você entenderá que a maneira pela qual consumimos produtos e serviços pode ter um impacto ainda maior nas sociedades e, igualmente, em seus sistemas econômicos. Por fim, talvez você se recorde de alguns fatos que você mesmo já presenciou!

2.1 O Tempo Terrestre

Point NTICs Você sabia que os dispositivos presentes nas NTICs são, literalmente, fontes de metais preciosos? “Uma tonelada métrica (Mt) de sucata eletrônica proveniente de computadores pessoais (PCs) contém mais ouro do que a quantidade que é extraída em 17 t deste mesmo minério. Em 1998, a quantidade de ouro recolhida da sucata eletrônica nos Estados Unidos foi equivalente àquela extraída de mais de 2 milhões de toneladas métricas (Mt) de um minério de ouro” (USGS Fact Sheet FS!060!01 Julho 2001. http://pubs.usgs.gov/fs/fs060!01/)

“Uma tonelada de celulares usados, por exemplo – ou aproximadamente 6.000 fones de ouvido (uma pequena fração da produção anual atual equivalente a 1 bilhão), contém cerca de 3,5 quilogramas de prata, 340 gramas de ouro, 140 gramas de paládio e 130 kg de cobre. Uma bateria comum de celular contém 3,5 gramas de cobre. Valor total atual: cerca de US $15.00.” United Nations University (2009, Setembro 17) Retrieved from http://www.sciencedaily.com /releases/2009/09/090915140919.htm

Tomou apenas 6 segundos…

Imagine que a história completa da terra pudesse ser comprimida em um período de um ano. 4500 anos resumidos em 365 dias! Janeiro,Fevereiro e Março: A terra esfria.. É um grande agregado de pedras e matérias incandescentes...Num ambiente caótico como este, é impossível a existência de qualquer tipo de vida. Quando tais elementos se solidificam, surge a denominada pangeia. Abril: Os primeiros sinais de vida em nosso planeta aparecem, mas não em forma de animais ou plantas que conhecemos. Nos primeiros dias deste mês, organismos unicelulares são predominantes nas águas quentes, e, nos últimos dias de abril, as

22


formas de vida pluricelulares começam a se desenvolver. Maio: No fim deste mês, organismos mais complexos, pequenos vertebrados, começam a habitar a grande pangeia. Junho: A pangeia começa a se partir, e os diferentes continentes se formam. Animais terrestres permanecem inexistentes já que quase 60% da área terrestre continua debaixo d”água. Respire fundo! Já se passou meio ano e ainda não há sinais de vida como a conhecemos hoje! Julho: ufa! De qualquer forma, as primeiras plantas se prendem e fixam no solo. Agosto: A terra está inundada. Chove sem parar. Muitos organismos pluricelulares evoluem, tornam-se peixes e desenvolvem vértebras. Setembro: Nos primeiros dias, os insetos surgem. Os continentes continuam a se mover para os lugares onde se encontram hoje. Outubro: No final do mês, alguns peixes desenvolvem pulmões - os anfíbios surgem! Os dinossauros começam a rugir! Novembro: As algas estão em todos os lugares e os primeiros mamíferos aparecem na face da terra. As condições atmosféricas permitem que os animais absorvam oxigênio fora do mar. Dezembro: Uma grande explosão causada por um meteorito ocorre, o que acaba matando os dinossauros. 20 de Dezembro: Flores começam a surgir das plantas e a terra fica coberta de cores, vida e pelo canto dos passarinhos. 23 de Dezembro: Florestas tropicais, como a Amazônica, se formam. 31 de Dezembro: O dia nasce ensolarado, mas ainda não há sinais de vida humana no local. 20:00 .: Depois de um descanso, lá pelas 8h, as primeiras criaturas similares a humanos começam a surgir. 22:00 .: Gelo cerca e cobre tudo. 23:55: A civilização começa aqui.. 23:59.: Os seres humanos constroem suas primeiras cidades. 23:59:38 segundos.: Os egípcios erguem suas pirâmides. Entre 23:59 52-54 segundos.: Este espaço de tempo se refere a Pedro Álvares Cabral avistando o Brasil até a declaração da Independência brasileira. From 23:59:55 segundos até agora: Nos últimos 300 anos, a humanidade conseguiu transformar a biosfera consideravelmente. Os ecossistemas que conhecemos hoje em dia começaram a surgir há dez anos. Note que todos estes processos não poderiam ter acontecido sem a evolução e o progresso dos últimos 355 dias (4,5 bilhões de anos)!

23


2.2 Consumo e produção : um equillíbrio? Nossos padrões de consumo influenciam o ecossistema. O rápido aumento no consumo e na produção de bens tem causado diversos efeitos negativos ao meio ambiente, que por sua vez tem trazido cada vez mais desafios para a humanidade. Na verdade, não é difícil descobrir quais ações humanas são responsáveis por muitos impactos de grande abrangência. que o crescimento populacional.

Atividade: O Jogo da Pesca

Hoje em dia, mais de 700 milhões de pessoas sofrem com a escassez de água. Além disso, supõe-se que este número aumentará para cerca de 2,8 a 3,3 bilhões até 2025, sendo que os países mais afetados serão os africanos e os asiáticos. O consumo de água é predominantemente determinado por nosso comportamento e nossos estilos de vida. A

Tema: decisões a longo prazo, confronto entre interesses pessoais e gerais. Visão geral: Esta atividade tematiza o processo da tomada de decisões relativo ao uso de recursos naturais acessíveis em uma região, e como estas decisões afetam geralmente nosso bem-estar a longo prazo.

agricultura, por exemplo, consome cerca de 70% da água disponível no planeta. Mil litros de água são necessários para produzir um quilo de milho ou de arroz. Cerca de 20.000 litros de água são necessários para produzir um quilo de grãos de café. Cada litro de cerveja necessita de 100.000 litros de água.

Objetivos: Oferecer uma experiência prática de como as atividades humanas conduziram o mundo à sua situação insustentável atual. Conscientizar os participantes quanto à importância de criar acordos com as comunidades sobre como utilizar os recursos naturais da melhor maneira possível a longo prazo.

Consumo de matérias-primas Entre 1980 e 2002, a extração global de recursos naturais (combustíveis fósseis, metais, materiais de construção, recursos provenientes da agricultura, silvicultura e pesca) cresceu de 40,6 bilhões para 55 bilhões de toneladas, o que representa um aumento de 35%. Partindo do ritmo de crescimento populacional atual dos países em desenvolvimento, e levando em consideração que seus padrões de consumo nessas áreas têm se aproximado ao dos países desenvolvidos, pode-se dizer que, em 2025, a população mundial precisará de sete vezes mais recursos naturais dos que os que estão disponíveis no globo para satisfazer a população.

O consumo de recursos naturais está aumentando de acordo com o contínuo crescimento populacional. Neste sentido, os recursos básicos para se sustentar a vida estão ameaçados. Os números e fatos das próximas sessões exemplificarão isto com base nos recursos naturais, energia, água, população e nutrição. Consumo de água Nos últimos cem anos, o consumo de água aumentou praticamente dez vezes - mais ainda

Consumo de energia 24


Em todo o planeta, o consumo de energia primária aumentou cerca de 28% entre 1990 e 2004. Se este ritmo continuar, isto resultará em um consumo de energia sete vezes maior do que o atual em 2050. Hoje em dia, o sistema de

abastecimento de energia já se encontra severamente ameaçado frente ao custo ambiental e finito dos combustíveis fósseis. Extrair, processar e consumir: esses combustíveis liberam os gases de efeito estufa.

Agricultura industrial A terra possui cerca de 13 bilhões de hectares, sem contar a parte congelada. Destes, 1,5 bilhão é usado na agricultura. Nos últimos 40 anos, cerca de um terço da terra primeiramente cultivável foi perdido através da erosão. A produção de grãos para o consumo animal, numa quantidade que resultará em um quilo de carne, precisa de aproximadamente dez vezes mais espaço do que a produção de um quilo de farinha ou arroz para o consumo humano. A manutenção de mais de 20 milhões de animais de fazenda combinada com práticas agrícolas que envolvem fertilizantes, herbicidas e pesticidas químicos contribuem para a rápida destruição dos solos férteis, bem como para outros impactos ambientais sérios.

Crescimento populacional (Aumento do consumo de recursos naturais) A Organização das Nações Unidas prevê que a população mundial ultrapassará o marco de 8 bilhões de pessoas até 2050, caso os índices de crescimento permaneçam iguais aos atuais. Tendo a população mundial atingido quase 9 bilhões de pessoas, o planeta não será mais capaz de suprir a demanda por recursos naturais de modo a abastecer toda a população satisfatoriamente.

2.3 Efeitos visíveis: as mensagens que a terra tem nos enviado… A lacuna crescente entre nações “em desenvolvimento ”e as “desenvolvidas”, em meio à escassez dos recursos naturais, que antes eram tidos como infinitos, tem trazido diversos exemplos de como nossos meios de produção e consumo têm ultrapassado os limites naturais. É importante ter em mente que há um limite de recursos naturais que a natureza pode oferecer para a humanidade e outras espécies animais. O maior desafio é descobrir como se pode utilizar a menor quantidade possível de recursos de modo a fechar as lacunas existentes entre os povos mundo à fora. O diagrama a seguir ilustra os desafios mais urgentes que a sociedade hoje em dia enfrenta.

25


26


27


Point NTICs Como as NTICs nos ajudam a economizar os recursos naturais? Documentos digitais salvam montanhas de papel. A digitalização possibilita a transformação de pilhas de papel e CDs em bits e bytes. Estes podem ser copiados, arquivados e enviados para qualquer lugar dentro do espaço virtual em segundos. Porém, a digitalização é mais do que apenas conveniente: ela também nos ajuda a minimizar o uso de recursos naturais valiosos. A Telekom alemã percebeu esta oportunidade e usufrui da mesma oferecendo produtos e soluções ambientalmente corretas. Reduzindo o Consumo de Papel Requerimentos, encomendas, contas – os setores administrativos enfrentam torres de papéis. A digitalização de documentos assegura a redução da utilização de papel, as impressoras permanecem desligadas e muito menos tempo é gasto em deveres administrativos. Com seu pacote de Gerenciamenrto de Dados, a T-Systems se propõe a auxiliar as organizações a trocarem papéis por correspondências eletrônicas. Para cerca de 50 clientes da T-Systems, este serviço resultou na economia de cerca de 200 toneladas métricas de papel por ano. Para reduzir o seu próprio consumo de papel, a Telekom alemã digitalizou a contabilidade de suas folhas de pagamento. Hoje em dia, cerca de 800 lojas da Telekom utilizam canetas eletrônicas. Estas possuem uma câmera especial integrada que reconhece todas as características de uma assinatura, como a forma, a pressão e a velocidade. O contrato assinado só precisa ser impresso uma vez para o cliente, ao mesmo tempo que uma cópia do mesmo é automaticamente arquivada no sistema eletrônico da Telekom alemã. Esta medida reduz o volume das impressões pela metade, além de permitir que os agentes desta empresa deem mais atenção a seus clientes. Durante o tempo de validade do contrato, o faturamento online permite que as contas de seus clietes sejam administradas sem papéis. Um terço de todos os clientes da T-Home – cerca de 10 milhões de famílias – já usufruem deste serviço, o que leva a uma economia de 1500 toneladas de papel a cada ano. Downloads Ambientalmente corretos Músicas, filmes, vídeo games e softwares – em formato digital, estes não são apenas rapidamente acessíveis, mas também ocupam pouquíssimo espaço e aliviam o meio ambiente. Baixar um jogo de computador pela internet permite a economia de mais 80 por cento do CO2 emitido, se comparado à compra de um CD-ROM. Este é o resultado de um estudo publicado pela First Climate, um fornecedor líder de mercado de seviços neutros ao clima. De acordo com tal estudo, a produção de CD-ROMs, sua embalagem e seu transporte são muito mais nocivos ao meio ambiente do que os serviços de operação, PCs e os durante o download. Substituindo hardwares A virtualização possibilita até a substituição de dispositivos inteiros. Por muitos anos, os clientes do T-Home têm tido a possibilidade de utilizar uma caixa eletrônica virtual, a qual não necessita de um aparelho concreto. A T-Systems oferece soluções a clientes comerciais da Telekom alemã, que possibilitam a redução da quantidade de scanners, impressoras e aparelhos de fax em seus escritórios. Os períodos de Standby também são reduzidos graças à utilização ideal de dispositivos das NTICs. Source: http://www.telekom.com/dtag/cms/content/dt/en/676850

28


3 Estilos de vida sustentáveis: Rumo à ação individual Introdução Agora que já temos uma noção sobre os moldes relativos ao consumo e produção que nos dirigiram ao nosso estado insustentável atual, nós podemos começar a pontuar os diversos desafios a serem superados. Esta sessão te ajudará a ligar os conceitos básicos de sustentabilidade a exemplos práticos que apoiam estilos de vida mais sustentáveis. Os estilos de vida sustentáveis visam alcançar hábitos que estejam em harmonia com o meio ambiente e também auxiliem o fortalecimento e a coesão social nas comunidades. Os estilos de vida sustentáveis representam a prática da sustentabilidade dentro de nossas escolhas e decisões que determinam o nosso modo de viver, ou seja, nosso estilo de vida.

Estilos de Vida Sustentáveis (EVS) O “estilo de vida” de uma pessoa é definido como “a forma que uma pessoa vive em um tempo e local em particular”, e descreve as diferentes formas das pessoas se relacionarem com as outras e com o meio ambiente. Esta interação pode ser relacionada aos conceitos de consumo e produção, onde a natureza fornece as condições para se poder habitar o planeta, enquanto todos os seres vivos, principalmente os seres humanos, consomem o que ela provém.

Objetivo Alimentação, moradia e transporte estão entre nossas necessidades básicas e acarretam em impactos ambientais bastante concretos. Nossas escolhas referentes a estas necessidades são determinantes críticos de nossos estilos de vida pessoais. Alguns passos, como a redução do consumo de carne, o consumo de alimentos orgânicos e o consumo de fontes de energia renováveis, são atos simples que podem ser postos em prática por qualquer pessoa. Para as regiões que têm dificuldade de acesso aos recursos naturais que satisfazem suas necessidades básicas, a importância da introdução de meios de produção sustentáveis é ainda mais importante, já que estas pequenas mudanças no estilo de vida acarretam também na melhoria da qualidade de vida das pessoas. A ponte que conecta a sustentabilidade aos estilos de vida pode ser ilustrada através dos pilares de consumo e produção. Qual a importância do consumo para um estilo de vida sustentável? Qual é a pegada ecológica existente nas várias oportunidades de consumo? O que significa o processo de produção sustentável? Estas são algumas das perguntas a serem respondidas nesta sessão.

29


3.1 Re-pensando o consumo: algumas ferramentas >> As fases de Consumo O consumo não se refere apenas à compra de bens, mas também ao uso das coisas que estão a nossa volta. A compreensão das fases pelas quais passamos em nosso processo de decisão sobre o que consumiremos pode nos ajudar a entender os aspectos relativos à sustentabilidade existentes sobre aquilo que compramos e consumimos. Um aspecto a ser considerado pode ser, por exemplo, se o nosso consumo não contribui para a deterioração do planeta ou para más condições de trabalho para outras pessoas. Ainda mais importante, é questionar se o artigo a ser comprado é realmente necessário, ou não.

1a. Fase - Entendendo o que queremos ou desejamos: As pessoas são levadas ao consumo à medida que sentem uma necessidade ou desejam alguma coisa. Por exemplo, você pode sentir sede e então beber água do filtro. Outra alternativa seria ir a uma banca e comprar o produto que satisfaça a sua necessidade. Cada escolha implica diferentes efeitos para a sustentabilidade.

2a. Fase - O processo da decisão: O consumo também tem a ver com a procura de informações para que se possa tomar a melhor decisão. Para isso, os consumidores tendem a garimpar informações, compará-las e então tomar uma decisão. O consumo sustentável requer não só a consideração do preço de um produto, mas também de outros aspectos destes. Mais ainda, considera a durabilidade, a possiblidade de reuso de um produto, as origens de suas matérias-primas, a maneira pela qual este foi produzido, bem como os resíduos gerados durante seu consumo.

3a.Fase - A compra: Este é o momento em que você paga por um produto ou serviço. Para a prática do consumo sustentável é necessário que você não compre coisas que você não precise. Seja modesto e, quando você decidir comprar algo, procure optar por um produto ou serviço ecológico.

4a. Fase - Uso: Os aspectos de sustentabilidade que dizem respeito ao uso dos produtos estão diretamente ligados aos modos pelos quais estes foram produzidos. Alguns produtos podem ser utilizados várias vezes (como carros, escovas de dente) e outros apenas uma (como uma maçã). O mesmo se aplica à prestação de serviços. Você pode ir ao cabeleireiro apenas de vez em quando ou usar a internet em casa quantas vezes você quiser. O uso sustentável dos produtos e serviços significa utilizá-los tanto quanto possível e de uma forma que minimize a extração de recursos naturais, bem como a geração de 30


resíduos. Por exemplo, tente cumprir seus deveres ou atividades em uma distância que possa ser percorrida a pé, evitando assim o uso de seu automóvel. Se o uso de seu carro for necessário, dê carona a outras pessoas. Tente consertar aparelhos danificados ao invés de comprar novos. Caso não seja possível consertá-los, assegure-se de que serão devidamente descartados. Pequenas coisas, como a troca de lâmpadas e a diminuição da duração de seu banho podem ter um efeito significativo no consumo de recursos naturais de seu lar.

5a. Fase - O pós -consumo: Neste estágio, você não precisa mais do produto ou serviço. Aqui, seu consumo é sustentável se você, quando possível, evitar que o produto seja despejado em aterros ou que sejam incinerados. Abaixo foram selecionadas algumas dicas que o ajudarão a selecionar a melhor maneira de lidar com os produtos a serem descartados.

3.2 Reusar, consertar, reciclar ou descartar? Os consumidores têm diversas chances de evitar o ritmo crescente da produção e do consumo de bens que acabarão em aterros. Entre elas, encontra-se a possibilidade de evitar lixo ou a chance de contribuir para uma gestão de Point NTICs resíduos mais eficientes. Ao invés de comprar um novo produto, aquele que você já possui poderia ser... Você sabia? …reusado: Nós podemos usar as coisas que uma outra pessoa não precise mais. Por exemplo, ao esvaziar uma garrafa de leite, nós podemos lavá-la e reutilizá-la ao invés de comprar uma nova garrafa. Movimentos como o slow-fashion (moda-lenta) encorajam a troca de roupas, bem como sua doação para caridade. …consertado: Só porque algo está quebrado, não significa que precise ser descartado e substituído por um novo. Pode-se tentar consertá-lo. Por exemplo, se a alça de uma bolsa ou mochila rasgar, certamente é possível consertá-la com poucos pontos.

A reciclagem de um milhão de aparelhos celulares gera uma quantidade de energia elétrica suficiente para abastecer cerca de 185 domicílios norteamericanos por um ano. http://www.epa.gov/osw/partnerships/plug in/cellphone/index.htm

…reciclado: Se os objetos não puderem mais ser consertados ou reutilizados, talvez suas matériasprimas possam tornar-se algo diferente. Por exemplo, o alumínio das latinhas ou o vidro de garrafas vazias podem ser triturados, derretidos e transformados em algo novo de maneira a evitar a extração de recursos naturais. O plástico PET das garrafas pode ser utilizado para diversos fins, inclusive para a produção de roupas ou até de celulares. …descartado: Um produto utilizado pode não ter mais valor algum para o seu fim inicial, mas talvez seja possível utilizá-lo para uma outra proposta. Por exemplo, o lixo orgânico pode servir como fertilizante após passar pelo processo de compostagem. A recuperação das matérias-primas de um produto é possível se este for propriamente descartado. Algumas empresas começaram a oferecer uma possibilidade de descarte na qual esta recupera produtos que seriam provavelmente destinados aos aterros. Este serviço continuará se alastrando à medida que sua demanda, feita pelos consumidores, 31


aumente.

3.3 Pegada ecológica: de quanto espaço você precisa? A pegada ecológica mede a quantidade de terreno e água necessárias para a produção de recursos e absorção dos resíduos gerados pelo consumo feito por um indivíduo, população ou atividade, dado a tecnologia, bem como a gestão de resíduos existentes. O tamanho desta "área" é expresso em hectares globais, ou seja, hectares com uma média global de produtividade. O cálculo da pegada ecológica possui fatores que consideram as diferenças entre os países relativas à produtividade biológica (e.g. toneladas de trigo por hectare grã-bretanho versus o hectare argentino), bem como fatores de equivalência, que levam em conta as diferenças da produtividade média por tipo de solo existente no globo (e.g. a média mundial de florestas versus a média mundial de terras destinadas às diferentes formas de cultivo). Os valores da pegada ecológica estão presentes nas categorias carbono, moradia, alimentos, bens de consumo e serviços, e mostram quantas "Terras" seriam necessárias para sustentar a população global atual dado os níveis de consumo presentes. Este entendimento também pode ser aplicado em atividades como a manufaturação de um produto ou no ato de dirigir um carro. O método do cálculo da pegada ecológica per capita (PE) é usado para comparar estilos de vida e de consumo, além de compará-los com a capacidade da natureza de dispor e regenerar os recursos necessários para seu consumo. Agentes políticos podem usufruir desta ferramenta através da avaliação e comparação da quantidade dos recursos naturais disponíveis a nível territorial ou global que sua própria nação utiliza em excesso.

32


Point NTICs Como a Telekom alemã contribui para a proteção do clima com green IT? Sem energia, nada funciona no setor das NTICs. Porém, nem todos os computadores e dispositivos são iguais. Tecnologias inovativas podem, na verdade, ser bem mais eficientes ao cumprirem as mesmas tarefas, ou até mais complexas – o que representa a razão pela qual são implantadas na Telekom alemã. A meta da Telekom alemã é tornar as novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) o mais sustentável possível. Para isto, nós aprimoramos o balanço de energia de nossas redes e a infraestrutura das tecnologias de informação (IT). Ao mesmo tempo, nós oferecemos produtos energeticamente eficientes, que ajudam a neutralizar a degradação dos recursos energéticos ao longo de sua vida útil. A pegada ecológica de carbono nos produtos Para ter a certeza de poder desenvolver produtos e serviços que não são nocivos ao clima, a Telekom alemã participou de um projeto piloto da Pegada Ecológica de Produtos. A pegada ecológica foi calculada para todas as emissões de gases de efeito estufa liberados durante o processo de produção, utilização e de descarte de um produto. Durante este projeto, a Telekom alemã analisou o ciclo de vida completo do pacote “T Home’s Call & Surf”. A análise mostrou que a maioria das emissões geradas pela DSL e pela rede fixa se dá através do funcionamento do roteador. Os “dispositivos fornecedores de energia sustentável comutada” auxiliam na redução do consumo de energia exatamente neste ponto. Muitos dos aparelhos da Telekom alemã, como telefones e roteadores, já possuem tal tecnologia em seus sistemas. No futuro, os resultados do projeto piloto poderão implementar o uso de rótulos padronizados em produtos, os quais farão referência a suas pegadas ecológicas respectivas.Isto possibilitará os consumidores a escolherem produtos menos nocivos ao meio ambiente. Entre os iniciadores do projeto estão a WWF, o Instituto de Ecologia Aplicada (Öko-Institut) e o Instituto de Pesquisa de Impactos Climáticos de Potsdam. Redes Eficientes de Energia A T-Mobile modernizou sua rede de comunicação móvel no ano de 2007 na Alemanha. Nesta mudança, ela substituiu seu sistema de tecnologia antigo e implementou o Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM) em mais de 20 000 estações de base. A rede GSM possibilita o envio de documentos e imagens por e-mail através de celulares em alta velocidade e, ao mesmo tempo, economiza cerca de 30 a 40 por cento de energia elétrica. Isto não impactou na frequência, nem na intensidade de campo das estações. Além disso, este processo não involveu a necessidade de se encontrar estabelecimentos para novas estações de base. Centros de Dados Ecológicos A Telekom alemã é a primeira companhia do mundo a testar o biogás em centros de dados. No Centro de Dados da TSystems em Munique, o combustível abastece computadores e sistemas de refrigeração com um tipo de energia completamente neutra ao clima. As plantas necessárias para a extração do biogás são cultivadas em uma região próxima à Munique. Este faz parte de uma série de outros projetos iniciados pela T-Systems com o objetivo de se certificar de que todos os centros de dados no mundo possam utilizar a energia disponível da forma mais eficiente possível. Em Cingapura foi inaugurado, em 2008, um “centro de dados ecológico”. O centro de dados energeticamente eficiente opera com tecnologia de ponta em uma área de quase 2.800 metros quadrados. Sistemas de refrigeração à base de água, por exemplo, asseguram que a refrigeração só seja ativada onde necessária. Além disso, a refrigeração à base de água dispensa o uso de gases nocivos, que são utilizados em sistemas convencionais de refrigeração. Fonte: http://www.telekom.com/dtag/cms/content/dt/en/676842

33


3.4 Consumo e produção sustentável: uma aproximação holística É conhecido o fato de que, para indivíduos e sociedades, o consumo de certos produtos e serviços é sinônimo de diversão, entretenimento e status. Assim, muitos produtos não são necessariamente adquiridos pela sua utilidade, mas para a realização de um sonho, o cumprimento de um determinado estilo de vida ou mesmo para fins emocionais. Para muitas pessoas, o consumo está ligado à liberdade, ao progresso e ao sucesso. O consumo é, em muitos casos, sinônimo de poder ou status de um grupo social. Ás vezes, a felicidade parece até se igualar ao consumo e posse de coisas materiais. Apesar disso, a felicidade também pode ser promovida através de outras formas, como da coesão social ou de valores (amizade, amor), além de ser inquestionável que muitas das necessidades básicas indispensáveis à vida (alimentação, moradia) necessitam frequentemente de certas quantidades de recursos materiais. Este é o estágio no qual surge a ponte entre os estilos de vida sustentáveis , produção e o consumo sustentável. Como é possível satisfazer as necessidades humanas de forma sustentável à medida que surge a demanda de produtos e serviços? A resposta é simples: através do desenvolvimento de produtos e serviços que sejam sustentáveis desde a extração de matérias-primas até sua produção, distribuição, consumo e descarte.

Atividade: A Day at the Sunny Beach Hotel 1 Visão Geral: -Ampliar seu modo de interpretar as atividades humanas que você vivencia diariamente. -Baseado em uma história que descreve o cotidiano de uma região costeira dependente do turismo, você deve analisar a situação local, ou seja, as atividades que lá ocorrem e identificar os seus impactos correspondentes. -Avaliar os impactos identificados procurando por oportunidades de negócios que possam surgir dos mesmos. Uma análise detalhada destas oportunidades de negócios será feita no Módulo 2. Objetivos: Treinar a observação dinâmica através da visualização de situações práticas; Tornar-se ciente sobre a pluraridade das ações que se escondem atrás de um fenômeno; Perceber a ligação entre uma ação e suas diversas causas e conseqüências; Identificar os diversos impactos que uma única ação pode gerar. oportunidade de tomar uma iniciativa quanto ao desafio da sustentabilidade, de modo a favorecer tanto os negócios, como a mudança em nossos estilos de vida. A compreensão do CPS implica no uso de diversas políticas públicas, tecnologias, bem como em investimentos e na iniciativa privada, além de requerer uma ação coordenada por parte dos consumidores, que influenciam na oferta e procura por bens de consumo e prestação de serviços sustentáveis.

A noção do Consumo e Produção Sustentáveis (CPS) oferece uma visão geral de nossos estilos de vida e, desta forma, também representa uma 34


O CPS necessita de metodologias integradas para a melhoria da produção e da prática do consumo em todas as fases do ciclo de vida de um produto ou serviço. CPS está presente dentro das bases institucionais de políticas, dos sistemas educacionais, e vai além, dependendo assim da prontidão dos indivíduos e comunidades para promover uma mudança rumo à sustentabilidade.

Atividade:

A Sustentabilidade com suas próprias palavras

!

Tópico: Resumo + Fixação Visão Geral: Com estrutura similar ao “speed dating”, esta atividade convida os participantes a reconhecerem as ligações entre os diferentes temas relativos à sustentabilidade e a formularem conclusões conscientemente. Objetivos: • Experienciar a natureza inclusiva da sustentabilidade • Comunicar a percepção individual sobre um tópico específico da sustentabilidade • Passar da fase de descoberta para uma de clara compreensão

As principais áreas de foco são: Biodiversidade, Gestão de Recursos, Economia e Negócios, Bem-Estar Social e Aquecimento Global. A compreensão holística do CPS possibilita a identificação de um vasto campo de oportunidades de negócios em potencial por diversas razões, entre elas: o O mercado global de produtos e serviços sustentáveis tem crescido continuamente. o Fatores naturais e sócio-econômicos têm mudado o ramo de concorrência dos negócios.

Empreendendorismo Sustentável (ES)!

o A sustentabilidade dos produtos e serviços está começando a serem vistos como um novo ponto de relevância pelas grandes marcas que buscam manter sua hegemonia e sua vantagem já conquistada através de outros brands.

ES é uma forma de inserir a sustentabilidade na vida das pessoas através da identificação de novos produtos, serviços e (ou) tecnologias e processos de produção, os quais aliviem condições sociais ou ambientais, utilizem energia elétrica e recursos naturais mais eficientemente e aproveitem recursos naturais alternativos que sejam mais abundantes ou mais baratos - e menos prejudiciais à sociedade e natureza. ES engloba produtos e processos de produção inovadores, diminuição de custos, baixo risco, educação e motivação. Isso é feito através do incentivo para se enfrentar os problemas do mundo, procurando formas que possibilitem tornar tais problemas em oportunidades de negócio através de inovação. Aqui, os valores principais são a criatividade e o respeito pelos sistemas fundamentais a vida, como a natureza e o bemestar da sociedade, sendo estes partes centrais de uma série de atividades.

o Muitas empresas estão começando a entender que os produtos e serviços sustentáveis são um meio de se atingir crescimento, aumentar o valor de troca, bem como satisfazer clientes, além de possuir um potencial para a conquista de parcerias mais abrangentes dentro e uma comunidade e outras entidades comerciais.. o Um número crescente de países em desenvolvimento tem reconhecido o potencial do CPS para fortalecer as estratégias nacionais de desenvolvimento 35


sustentável. Os governos têm dado mais atenção ao CPS, estimulando-o através da implementação de ferramentas quem incluam vantagens econômicas, como taxas e subsídios, programas de incentivo a criação de empresas sustentáveis, promoção de novos mercados, etc. O CPS também oferece a oportunidade de investir tecnologias ecologicamente corretas, permitindo países em desenvolvimento a adotarem tecnologias mais eficientes e competitivas. Em suma, pode-se dizer que a noção de CPS necessita ser compreendida integralmente, de modo a melhorar a qualidade de vida da população partindo de ambos os estágios, ou seja, tanto em relação à produção, como também, do consumo de produtos e bem de serviços.

Point NTICs As NTICs e a Saúde: Como a Empresa alemã de Telecomunicação (Telekom) tem contribuído mara o melhoramento dos sistemas de saúde? Apenas um clique para obter todas as informações As novas mídias para informação e comunicação oferecem diversas oportunidades neste sentido, indo da telemedicina a prontuários eletrônicos de pacientes. A Telekom alemã está envolvida em vários projetos piloto, que dedicam-se ao desenvolvimento de uma estrutura moderna para as NTICs dentro do sistema de saúde. Em um dos maiores projetos piloto já vistos para a introdução de prontuários eletrônicos, a T-Systems, junto a um seguro de saúde, possibilitou que seus pacientes acessassem seus registros virtualmente através de seus cartões do seguro de saúde,sendo que os prontuários contém detalhes de suas consultas.Os dados estão guardados em um centro de alta segurança na T-Systems e só podem ser acessados pelos próprios pacientes. Tudo isso acontece dentro de uma rede fechada da indústria de saúde, que funciona independente da internet, e é acessível apenas a usuários cadastrados. Dedo no pulso do paciente Da mesma forma que elas descarregam as cargas administrativas no sistema de saúde, as soluções eletrônicas de saúde também auxiliam o cuidado médico para com os pacientes além do consultório e das rotinas de exame. Em cooperação com a empresa T-Mobile, a companhia de tecnologia médica Biotronic está desenvolvendo um conceito inovativo que permite o monitoramento contínuo de pacientes através de marcapassos e desfibriladores eletrônicos. Estes avaliam, entre outros, o ritmo cardíaco do paciente contínuamente e transmitem-los pela rede T-Mobile o chamado “Mensageiro Cardíaco”, o qual extrai as informações principais e as reenvia para o arquivo de dados, onde estas são processadas e liberadas aos médicos através de uma página na internet protegida por senha. Se algo fora do comum acontece, o médico do paciente é informado diretamente por e-mail, sms ou fax. Telemedicina na T-City O sistema de telemedicina “Motiva” é um dos primeiros projetos do laboratório futurístico do T-City Friedrichshafen, e permite que pacientes com problemas cardíacos realizem exames regulares em casa. Equipamentos especiais de mesagem gravam o peso, bem como a pressão do sangue e do pulso do paciente e enviam os resultados para um arquivo através de uma rede que funciona indepententemente da internet. Os médicos dos pacientes têm acesso permanente a essas informações, o que os permite ficar de olho nos dados atuais e identificar riscos em potencial em um estágio inicial. As televisões dos pacientes tem funções interativas, pelas quais mensagens entre os pacientes e médicos podem ser trocadas. Isto permitiu que pacientes da Clínica Friedrichshafen permanecessem em seu ambiente familiar, com a certeza de que estivessem recebendo os cuidados médicos necessários.

36 Fonte: "http://www.telekom.com/dtag/cms/content/dt/en/675388"


Bibliografia:

40


Minha ideia envolve o mundo Desvendando as oportunidades

M贸dulo 2 41


Módulo 2 Conteúdo !

Guia do Leitor....................................................................................................................43! Visão geral e Objetivos .....................................................................................................45! Visão Geral .......................................................................................................................45! OBJETIVOS .........................................................................................................................46! 1!

Observação criativa – Impulsione a criatividade em seu dia-a-dia! .......................................................... 47!

Introdução .........................................................................................................................47! Objetivos ...........................................................................................................................47! 1.1! Observando – Veja o mundo em sua volta com todos os seus sentidos! ................................ 48! 1.2! Pensamento deliberado – Ultrapasse seus limites! .................................................................. 51! 1.3! A arte de questionar – Questione suas observações! .............................................................. 53! 2!

Reflexão crítica – Reflita sobre aquilo que você vivenciou........................................................................ 55!

Introdução .........................................................................................................................55! Objetivos ...........................................................................................................................55! 2.1! Reflexões – Olhe para trás e reflita sobre suas observações! ................................................. 55! 2.2! Desafiando suas suposições – Desafie seu pensamento! – Identifique as assunções que têm dificultado sua imaginação! ................................................................................................................ 59! 3!

A geração de ideias – Tenha novas ideias por um mundo melhor! .......................................................... 62!

Introdução .........................................................................................................................62! Objetivos ...........................................................................................................................62! 3.1! Sobre as ideias – Descubra a sua! ........................................................................................... 62! 3.2! Ideias sustentáveis – Suas intenções e ideias de melhorias! ................................................... 63! 3.3! Imaginando – Imagine e visualize um futuro sustentável! ........................................................ 66! 3.4! Pensamento sistemático– Veja a figura completa! ................................................................... 68! 3.5! Reflexão sobre o ciclo de vida – Entenda e explore as oportunidades no decorrer de todo o ciclo! 70! 3.6! Análise das tendências – Observe as tendências para antecipar mudanças futuras! .............. 74! 3.7! Áreas de ação para a descoberta de oportunidades ................................................................ 77!

Bibliografia ....................................................................................................................82! 42


Guia do Leitor Seja bem-vindo ao segundo módulo de nossa jornada sobre empreendimentos sustentáveis. É muito bom te ver por aqui para explorarmos juntos as oportunidades empreendedoras

que

fomentarão

a

sustentabilidade! O Módulo 1 pretendeu ajudar os leitores a compreender a

ajudará a descobrir o empreendedor que

importância da sustentabilidade e de

há em você! Você pode ser um líder no

estilos de vida sustentáveis. Agora que

ramo da sustentabilidade, mesmo que

você tem uma noção básica dos princípios

ainda não saiba! Porque, na realidade,

relativos ao desenvolvimento sustentável,

todo

vamos avançar em nossa jornada para

mundo

empreendedor,

procurar pelas oportunidades de negócios

pode

se

incluindo

tornar

um

você!

Sua

formação e experiência não precisam

sustentáveis! O Módulo 2 procura prover a

necessariamente ficar no caminho, ou

inspiração necessária para que você possa

seja, impedindo que você assuma o papel

identificar e explorar essas oportunidades,

de um líder na mudança que visa um

além de oferecer ferramentas importantes

mundo melhor! Ao contrário do que se

que te auxiliarão a descobrir conceitos de

imagina, ter experiência em negócios e

negócios em potencial baseados nas

empreendedorismo não são pré requisitos

oportunidades identificadas. Isto precisará

para o sucesso neste ramo. O principal é

de certo conhecimento, mas também,

ser proativo à medida que se identifica

acima de tudo, de criatividade e motivação

desafios presentes na sociedade, no meio

para libertar o pensamento dos padrões

ambiente e nas oportunidades relativas a

comuns! Nós te ajudaremos em todas as

estes, que visam melhorar os produtos e

atividades deste módulo. A nossa equipe

serviços existentes. O principal é ter ideias

de treinadores darão breves explicações

inovadoras e determinação para torná-las

antes e durante as atividades, mas, na

realidade! Vamos começar a descobrir,

realidade, é você e seus colegas que terão

desenvolver e ter ideias voltadas à

o papel principal nesta parte. Vocês são os

sustentabilidade que podem melhorar o

astros!

mundo!

Esta parte da jornada SMART Start-up te 43


Recorde o Quadro Baseado na

descobrimento de oportunidades. Logo

Criatividade para o Desenvolvimento

de início, você será equipado com

Empresarial, que foi introduzido no Módulo

ferramentas e sugestões que

1. O quadro te guia através do processo de

foram esboçadas para

empreendedorismo existente no programa

impulsionar a sua criatividade e a

SMART Start-up. O processo teve início

qualidade de suas observações. Depois,

com o Módulo 1, onde você adquiriu

serão fornecidas as ferramentas que

conhecimento para criar o contexto e

facilitarão a sua capacidade de analisar e

entender melhor o significado da

refletir criticamente sobre o ambiente a sua

sustentabilidade. O Módulo 2 representa o

volta. Por fim, nós exploraremos diversos

segundo estágio deste quadro. Neste

exemplos que poderão gerar ideias de

módulo, nós adquiremos um melhor

negócios sustentáveis. Vamos começar!

entendimento sobre o processo de

Processo de aprendizagem para a descoberta de oportunidades (desenvolvido de acordo com o modelo ‘Learning through Critical Reflection1 by Victor C. X. Wang and Kathleen P. King, 2006)

1Victor C. X. Wang, Kathleen P. King (2006): Understanding Mezirow’s Theory of Reflectivity from

Perspectives: A Model and Perspective, Radical Pedagogy, source: http://radicalpedagogy.icaap.org/content/issue8_1/wang.html

44

Confucian


Visão geral e Objetivos O quadro abaixo ilustra o processo de

Visão Geral

aprendizado relacionado à descoberta de

Existem oportunidades em todos os

oportunidades.

cantos, mas elas raramente se manifestam

processo que trabaharemos no decorrer do

em nossos pensamentos! Para identificar

Módulo 2.

É

exatamente

neste

tais oportunidades, a parte do nosso cérebro

que

pela

A primeira sessão deste módulo constrói

apoio!

as ferramentas que impulsionarão a sua

Primeiramente, você tem que procurar

criatividade e nutrirão a sua capacidade de

intencionalmente por oportunidades, onde

observação

realmente ambicione contribuir para que,

compreender melhor o mundo a sua volta.

um dia, você beneficie positivamente a sua

A segunda sessão oferece uma noção de

região! Para isso, é necessário que você

como você pode refletir sobre suas

planeje um tempo para dar uma olhada em

observações, bem como analisar os

sua volta, observar, analisar e pensar

desafios do ambiente em que você vive

criativamente, bem como para ir atrás do

para

conhecimento e apoio necessários para o

oportunidades empresariais específicas. A

desenvolvimento de sua ideia. Este tempo

última sessão visa encorajá- lo a abraçar

é agora, através do Programa SMART

as

Start-up!

descoberto, para que você possa ter ideias

O Módulo 2 foca no processo de

e criar soluções sustentáveis para tal

descoberta de oportunidades, que envolve

desafio. Esta sessão também apresenta

três pontos principais do Quadro de

diversas ferramentas para a geração de

Desenvolvimento

(1)

ideias, as quais o ajudarão a identificar e

observação criativa, (2) reflexão crítica e

tornar suas ideias mais acessíveis. O

(3) desenvolvimento de ideias. Neste

Módulo 2 visa auxiliá-lo na descoberta de

módulo, você será guiado através de

oportunidades de negócios sustentáveis,

várias

permitirão

desenvolver ideias e prepará-lo para os

compreender a maneira pela qual você

próximos passos, rumo à transformação de

poderá utilizar estes três pontos em seu

suas simples idéias em oportunidades

dia-a-dia, além de fornecer ferramentas

empresariais em potencial.

criatividade

é

responsável

precisa

atividades

de

Empresarial:

que

o

que poderão reforçar tais pontos cruciais. 45

que

para

você

oportunidades

que

você

possa

que

possa

identificar

terá

então


OBJETIVOS Este Módulo procura ajudá-lo a aumentar sua capacidade criativa de desenvolver soluções sustentáveis e inovadoras que visam preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida da sociedade. Será fornecido um kit de ferramentas importantes que fomentarão sua capacidade de observação do ambiente ao seu redor. Estas observações serão, então, utilizadas mais a frente, onde serão analisadas criticamente para a identificação de oportunidades concretas para a geração de negócios. Este módulo vai acompanhá-lo na busca consciente de oportunidades sustentáveis e fornecerá ferramentas que o ajudarão a:

Abrir sua mente e impulsionar sua criatividade

Observar o mundo a sua volta e refletir sobre suas percepções

Descobrir e desafiar seus dogmas

Gerar novas ideias relativas à sustentabilidade

Visualizar um futuro sustentável

Involver questões que abrangem todo o sistema e procurar por pontos relevantes

Integrar o pensamento sobre os ciclos de vida em seu processo de observação

Quadro da Criatividade para Desenvolvimento Empresarial (baseado no Modelo de Descoberta de Oportunidades baseado na Criatividade. Fonte: Lumpkin et al. 2004)

46


1 Observação criativa – Impulsione a criatividade em seu dia-a-dia!

Introdução Oportunidades para desevolver negócios sustentáveis tendem a ser mais acessíveis do que pensamos. Muitas pessoas procuram por novas ideias de forma muito complicada, enquanto que, por vezes, as oportunidades e soluções estão bem a sua frente! Agora, para perceber isto, é bem provável que uma mudança de hábitos observativos e perceptivos relacionados às nossas vidas seja necessária. Em vez de simplesmente assistir passivamente a vida de sua comunidade, nesta sessão, você precisará assumir um papel mais ativo relativo a esta observação. Esta sessão tem a ver com você ,conscientemente, experienciar a sua realidade através de uma observação criativa feita através do uso de todos os seus sentidos em seu dia-a-dia, e, ao mesmo tempo, deliberar um modo de pensar crítico sobre o que você observa. Isto deverá liberar novas forças criativas e desenterrar oportunidades que existem a sua volta.

Objetivos Esta sessão pretende equipá-lo com capacidades que fomentam técnicas relativas à operação e à solução criativa de problemas. Estas habilidades o ajudarão a entender o que está a sua volta e a procurar soluções para os desafios que você encontrar! Além disso, você estará envolvido em diversas atividades que o ajudarão a impulsionar sua criatividade e que o encorajarão quanto ao desenvolvimento de novas e poderosas ideias que possivelmente trarão uma mudança significativa. Não se preocupe! Você não encontrará análises muito complexas, nem cálculos ou estatísticas! Este módulo tem mais a ver com você buscando novas formas de pensar, 47


superando padrões definidos e pensando 'fora do cabresto'. Ainda melhor, este exercício pode ser integrado à sua vida comum, além de ajudá-lo a ter ideias quando e como você quiser.

1.1 Observando – Veja o mundo em sua volta com todos os seus sentidos! A capacidade de observar o que está em sua volta com todos os sentidos, que já foi introduzida, procura ativar a intensidade de suas

percepções

relativas

às

suas

experiências cotidianas. Acredita-se que, se você envolver todos os seus sentidos nas observações que faz, você poderá fomentar significativamente sua criatividade e adquirir uma coleção de novas ideias em potencial. Nossos cinco sentidos nos ajudam a perceber o mundo em que vivemos. Frequentemente, as pessoas assimilam experiências com a ajuda de seus cinco sentidos - é ou não é? A visão, a audição, o paladar, o olfato e o tato são armas poderosas que possuimos para observar e experienciar nosso meio. Como você pode usufruir de seus cinco sentidos ao pensar sobre as seguintes perguntas: •

Quais são os desafios sócio-ambientais e as carências da minha região?

Por que estes existem em minha região?

Qual é a causa destes desafios e carências neste local?

Como os desafios sócio-ambientais e carências podem ser solucionados?

E aí, como foi? O olfato influenciou a sua resposta? O paladar o inspirou com algumas soluções? Você pôde ouvir o tom do sucesso no futuro? Abaixo se encontram algumas ideias adicionais que o ajudarão a unir e apurar seus sentidos em sua jornada: •

Observe o meio em sua volta e reflita sobre sua comunidade.

Converse com membros de seu bairro e procure opiniões sobre aquilo que poderia ser melhorado.

Ouça as pessoas para compreender suas expectativas e queixas.

Mergulhe no contexto através da leitura de textos sobre a sua região e suas áreas de 48


interesse específicas. •

“Use o seu faro” para exalar o futuro e prever a evolução das tendências atuais com o tempo.

Cinco passos listados abaixo apresentam um guia bastante útil que o ajudará a usar todos os seus sentidos na observação do mundo a sua volta. Eles o ajudarão a entender melhor o seu meio, bem como a descobrir oportunidades relativas à sustentabilidade em sua comunidade.

Use todos os seus sentidos para observar o mundo a sua volta! Primeiro passo: Olhe em sua volta e pense… Você pode identificar oportunidades simplesmente através de uma caminhada!

Observe o estilo de vida das pessoas: Como elas vivem em seus lares? Quais produtos consomem? Que meio de transporte elas usam? Como administram seus bens?

Observe o ambiente presente em suas casas: O número de mosquitos, ratos, entre outros, tem aumentado? As fontes de água locais estão poluídas? O lixo doméstico é despejado nas ruas ou nas praias?

Observe a maneira pela qual as pessoas interagem no ecossistema: Há resíduos sólidos nas ruas? Os excrementos dos animais são deixados no parque? As árvores são derrubadas para que se ofereça lenha para cozinhar?

Use todos os seus sentidos para observar o mundo em sua volta! Segundo passo: Converse com as pessoas e compartilhe suas reflexões Falar com pessoas de diferentes formações para trocar ideias pode ser muito útil na hora de identificar novas oportunidades, porque neste caso: •

Novas ideias de negócios podem ser aperfeiçoadas e você terá, com isso, maiores

chances de ser aceito pelo mercado consumidor. •

Seus horizontes podem se expandir significativamente quando você ouve

perspectivas diferentes de outras pessoas. •

Você pode sintetizar melhor os seus pensamentos e concretizar oportunidades em

potencial. •

E claro, preste atenção em dois aspectos: com quem você fala e quem você

envolve em sua jornada! As palavras-chave aqui são:

Responsabilidade e Comprometimento!

49

Confiança, Disciplina,


Use todos os seus sentidos para observar o mundo em sua volta! Terceiro passo: Ouça e aprenda com a sua região Aproxime-se de sua comunidade e ouça! Ouvir atentamente é a única maneira pela qual você pode entender os problemas reais que as pessoas enfrentam. Além disso, se você interage com sua comunidade e procura, então, por soluções, é mais provável que você obtenha sucesso, já que as soluções que você desenvolverá terão sua origem nas verdadeiras raízes e necessidades de seus consumidores em potencial, ou seja, não serão provenientes de perspectivas e ideias externas. Desta forma, você poderá identificar uma oportunidade que será genuína e relevante para o seu público-alvo.

Use todos os seus sentidos para observar o mundo a sua volta! Quarto Passo: Entenda o contexto É muito mais fácil descobrir as oportunidades de achar soluções para um problema se você tem uma ideia básica do contexto, em que ele se encontra. Isto também se aplica na identificação de tendências ou também problemas no mercado. Para entender o contexto, você geralmente pode utilizar as mídias tradicionais, como livros locais, revistas e jornais. Você também pode usufruir de páginas de internet lendo blogs regionais, novas histórias e participando ou iniciando discussões online que envolvam suas ideias e os empresários locais. Além disso, visite pessoas e lugares diferentes. Viaje para o interior ou para o subúrbio, participe de excursões públicas ou guiadas para realmente obter uma ideia das necessidades e dos desafios locais!

Use todos os seus sentidos para observar o mundo a sua volta! Quinto passo: Fareje o futuro Para identificar oportunidades de inovação, é necessário que você tenha certa capacidade de "prever o futuro". Isto pode não ser tão fácil, mas à medida que você questiona certas coisas e analisa certas possibilidades, isto pode se tornar viável.

Primeiro de tudo, você deve identificar uma lacuna ou

uma necessidade no mercado comercial a ser fechada. Depois disso, pergunte-se como este problema poderia ser resolvido através das novas tecnologias e estudos. Por que você acha que a bicicleta, o telefone e a internet foram inventados? Todos estes 50


aparelhos foram criados para suprir a necessidade de uma comunicação rápida. Pergunte-se: "Como serão os meios de comunicação e de transporte em dez ou vinte anos?”.

1.2 Pensamento deliberado – Ultrapasse seus limites! No dia-a-dia, é complicado encontrar

Talvez exista uma versão desta escultura

tempo para o pensamento deliberado

em seu país. Você gosta deste cara?

sobre o que você realmente vivencia e sobre as mensagens que podem ser extraídas a partir de suas observações. Se você

pretende

oportunidades

e

descobrir

novas

desenvolver

novas

soluções para estilos de vida ainda insustentáveis, é necessário que você pense intencionalmente sobre estratégias de inovação. "Pensamento deliberado é uma habilidade importante e também um hábito que possui um papel indispensável em sua jornada de aprendizagem

‘rumo

aos

Figura: O Pensador, Auguste Rodin, Paris)

Empreendimentos Sustentáveis'. Apesar do ato de "pensar" parecer

Apesar do famoso Pensador parecer bem

óbvio, certifique-se de que

sério, deixe que este

você não está subestimando

relembre da importância do pensamento

a

do

deliberado e contínuo! Permita que ele o

pensamento deliberado na

motive no desenvolvimento de um hábito

consideração de suas experiências! Você

relativo à procura intencional básica por

já viu a escultura O Pensador de August

oportunidades presentes em seu dia-a-dia!

Rodin ilustrada na figura acima? Existem

O processo de reflexão é a chave para a

cerca de vinte cópias desta mesma

intensificação da qualidade de suas

escultura, além de muitas outras versões

observações e de sua imaginação. Além

da mesma ,espalhadas por todo o mundo.

do mais, como Albert Einstein já disse:

importância

51

o inspire e o


‘Não podemos solucionar os problemas

nós observamos o mundo a nossa volta. É

se

de

muito comum ter assunções, sendo que

pensamento que utilizamos para criá-

estas são criadas por cada um de nós

los’.

é

através de nossas próprias experiências,

particularmente relevante no contexto dos

tanto boas quanto ruins, bem como através

desafios que a sustentabilidade apresenta

de nossas relações familiares, educação,

em nossa sociedade atual. Até porque,

crenças e assim por diante. A "Observação

usarmos A

o

mesmo

observação

de

tipo Einstein

para se descobrir novas oportunidades relacionadas à sustentabilidade, deve-se estar um passo a frente e ultrapassar os

!

seus limites de reflexão. As ideias que

Tópico: Observação criativa, geração de ideias

geralmente surgem dentro de nossas

Visão Geral: Novas ideias surgem frequentemente

reflexões comuns tendem a nos direcionar para

caminhos

ultrapassados

de perguntas simples como ‘O que é isto?’, ‘Para

e

que serve?’, ‘Para que poderia servir?’ Questionar

insustentáveis que continuarão a gerar

a utilidade dos objetos básicos de nosso dia-a-dia,

problemas sociais e ambientais. Para

identificar

soluções

bem como nossos costumes e regras, abre espaço

ambientais

para muitas novas oportunidades. Além disso,

genuínas com o objetivo de romper o ciclo da

insustentabilidade,

é

observar as coisas de um ângulo diferente é o

necessário

primeiro passo rumo à inovação. Esta atividade

ultrapassar as barreiras tradicionais de

procura impulsionar sua criatividade e ajuda a

reflexão, ou seja, as mesmas que criaram

desenvolver ideias criativas que farão a diferença!

os desafios que você descobrirá ao observar

e

pensar

Atividade: O que é isso?

Objetivos:

deliberadamente.

Enquanto você observa os desafios de sua

o Observar as coisas de um ângulo diferente

região, é necessário que você ouse a

o Desafiar a criatividade dos participantes antes que eles comecem a pensar em oportunidades de negócios

imaginar as coisas de forma diferente! Você precisa usufruir da dose necessária

o Encorajar a reflexão sobre novas oportunidades e invenções relacionadas aos utensílios utilizados no cotidiano

de criatividade para que possa imaginar estilos de vida sustentáveis, bem como um modo de torná-los realidade!

o Reforçar o hábito de refletir sobre novas possibilidades no dia-a-dia

É necessário estar ciente do poder que as assunções, pré-disponíveis, têm quando

Criativa", 52

que

faz

referência

à


ultrapassagem de nossas barreiras de

Aqui estão alguns pontos que ajudarão

pensamento, corresponde à tentaviva de

suas ideias fluírem:

ultrapassar suas ideias pré-dispostas e

Procure

abrir sua mente para futuras chances!

determinadamente por

Significa questionar coisas e fenômenos

um ambiente que incentive seus

que a maioria das pessoas nem vê, ou

cinco sentidos

enxerga como comuns! Para que você

Esteja pronto para adquirir novos

treine esta ideia em seu dia-a-dia, é

hobbies e se engajar em outras

importante que procure um ambiente e

atividades

experiências determinados, que estimulam

tanto a sua mente quanto a sua

Conheça pessoas de culturas e formações diferentes,

criatividade!

Leia livros/reportagens fora de suas especialidades

!

Se existe algo que você sempre quis, mas achou que não podia:

Atividade: Einstein`s riddle

comece a se imaginar colocando-o

Tópico: Observação criativa: pense fora do cabresto!

em prática - arrisque-se!

Visão Geral: Pensar “preso a um cabresto” limita a nossa criatividade e fecha as portas para muitas oportunidades que poderiam ter sido descobertas se tivéssemos nos libertado do “cabresto”. Muitas tarefas parecem difíceis porque nós nos prendemos a certas regras e conceitos. Tais conceitos podem ser baseados em condições ultrapassadas e frequentemente limitam nossa percepção sobre as coisas e nossa capacidade de agir. Nesta atividade, você poderá observar este fenômeno pessoalmente!

1.3 A arte de questionar – Questione suas observações! Observar criativamente os estilos de vida sustentáveis que você encontra significa também questionar. Muitas vezes, as

Objetivos:

perguntas certas são tidas como óbvias e

o Experienciar como nós mesmos limitamos nossa criatividade

até mesmo estúpidas! Tais questões podem ser muito simples, e incluem, por

o Treinar nossa capacidade de reconhecer as assunções que limitam seu pensamento

exemplo, "O que é isso?", "Por que isso é assim?". Lembre-se: "Perguntas estúpidas" não 53


existem! Toda questão é boa se serve para abrir

sua

mente,

encorajar

a

sua

Quais são os maiores desafios sócio-ambientais do mundo?

imaginação e sua criatividade! Como dizia

Quais desafios sócio-ambientais e

Albert Einstein ‘O ato de se fazer novas

necessidades existem em minha

perguntas,

região?

levantar

novas

possibilidades e observar problemas

Por que estes desafios sócio-

antigos de um novo ângulo ,requer

ambientais e necessidades

criatividade e traz um avanço real para a

existem em minha região? Quais

ciência.’ Sim, a habilidade de questionar é

são as raízes destes

valiosa,

desafios/necessidades?

mas

não

necessariamente

simples. Esperamos que, a este ponto,

Como os desafios sócio-

você já esteja convencido de que, fazendo

ambientais e necessidades de

perguntas,

minha comunidade poderiam ser

você

pode

contribuir

no

processo de descoberta de oportunidades

resolvidos ou satisfeitos?

sustentáveis! Apesar de isso ser uma

Como seria a vida de minha

tarefa desafiadora, ela pode ser realmente

comunidade se seus maiores

divertida! Preocupe-se em enfrentar o

desafios sócio-ambientais fossem

desafio...? Antes de começar a próxima

solucionados corretamente?

atividade,

considere

as

seguintes

perguntas:

54


para os desafios sócio-ambientais já identificados. Nesta sessão, iremos

2 Reflexão crítica – Reflita

refletir, analisar e desafiar suas

sobre aquilo que você

observações.

vivenciou Objetivos Introdução

Esta sessão o ensinará a refletir

A este ponto, já testamos e aplicamos

criticamente sobre as observações que

ferramentas que o ajudam a fomentar a

você já fez. Nós apresentaremos as

criatividade em suas observações e o

ferramentas para reflexão e para desafiar

questionamento de seu meio! Agora você

assunções, bem como metodologias

já sabe que, utilizando os seus cinco

focais, as quais possibilitam reflexões

sentidos e refletindo sobre sua realidade,

críticas. Tais estratégias visam fomentar

você pode identificar as necessidades e os

sua reflexão crítica sobre as coisas à

desafios de sua comunidade. Depois de ter

medida que o encorajam a:

passado pela Sessão 3 deste módulo,

novas perspectivas, perguntas e ideias de

observações já feitas,

negócios podem estar se desenvolvendo

em sua mente! Porém, ainda há algumas se

envolva

no

processo

questionar mais profundamente tais observações,

lições-de-casa para se fazer antes que você

relembrar suas experiências e

de

identificar assunções feitas inconscientemente

desenvolvimento de ideias de negócios

desafiar tais assunções.

tangíveis, os quais fornecerão soluções bombardiados

2.1 Reflexões – Olhe para

por

uma

quantidade

exponencial de informações. Juntos, estes

trás e reflita sobre

fatos indicam que simplesmente colecionar

suas observações!

informações já não é mais suficiente. Aprendizagem e novas ideias, que podem

Na geração do conhecimento do século

surgir de experiências e observações que

XXI, a comunicação assume um papel

fazemos, bem como das informações que

ainda maior. Além disso, estamos sendo

colhemos, dependem da capacidade de 55


refletir criticamente, analisar, sintetizar

processo da reflexão acontece.

e aplicar o conhecimento. Para isso, a Refletir

habilidade de refletir é essencial.

significa

observar

suas

experiências e observações já feitas, removendo barreiras e limites mentais

Neste ponto também

resultantes

podemos dar ouvidos a

reconsiderar

Albert Einstein, que

tempo

e

questionar

Significa suas

você as posiciona em um contexto mais

eu

abrangente. Significa ter uma visão maior

simplesmente insisto mais

assunções.

observações ao mesmo tempo em que

disse: ‘Não é que sou inteligente,

de

em sua mente que inclui não só suas

nos

observações iniciais sobre um problema

problemas. ’ Sim, se

maior, mas também vários fatores e outros

você realmente quer resolver um problema

detalhes que influenciam o problema. O

de sua região, ou se você quer tratar de

processo da reflexão crítica se refere a

certo desafio, muito provavelmente você

um processo no qual você recorda, analisa

terá que investir muito tempo e energia

e

refletindo. Agora, provavelmente você está

questiona

suas

observações

e

experiências.

se perguntando o que "refletir sobre uma observação" significa, bem como quando o

Atividade: O Mundo de Ponta Cabeça! Tópico: Reflexão crítica: Desafiando presunções Visão Geral: Atrás de cada desafio se encontram uma série de presunções, as quais parecem ser tão óbvias, que a maioria das pessoas nem pensam em questioná-las. Há um tempo parecia ridícula a ideia de que um tubo de metal gigante lotado de pessoas seria capaz de, um dia, voar, por exemplo. Em muitos casos, avanços derrubam presunções. Desafiar presunções é uma ótima maneira de impulsionar a criatividade e redefinir situações. Objetivos: o Perceber nossas presunções e desafiá-las o

Desafiar presunções específicas relacionadas aos desafios sócio-ambientais de sua comunidade

o

Desenvolver o hábito de questionar as coisas que tendem a ser tidas como óbvias 56


Refletir implica em uma análise sobre suas

para realizar uma análise mais complexa.

observações, bem como na tentativa de A figura que descreve o processo de

enxergar tais observações através de

aprendizagem é aquela que seguimos

perspectivas diferentes, além de trazer

neste módulo para desvendar novas

novos pontos para a discussão. De acordo

oportunidades. Para entender melhor seu

com Einstein, isto significa 'insistir mais

estágio de reflexão crítica e testar sua

tempo nos problemas', digerir tudo e se

habilidade de aplicá-lo em tudo aquilo que

aprofundar naquilo que já foi observado

você encontra pela frente, tente lembrar-se de alguma observação, em particular, que !

você já fez até agora! Agora, tente analisar

Atividade: My University, My Client

a origem de tal necessidade ou problema

Tópico: Reflexão crítica + geração de ideias

identificado. Há algo errado? Por quê?

Visão Geral: Usar outros óculos para observar lugares e estabelecimentos com outros olhos pode ajudar as pessoas a identificar desafios e alternativas para superá-los. Os participantes irão se divertir e perceber que, em todos os lugares e a qualquer hora pode-se melhorar alguma coisa.

A que ponto esta deficiência impede o

Quais são as razões e origens deste erro? desenvolvimento de sua comunidade? Quem é afetado particularmente com isto? Embora você possa pensar e questionar um problema de forma aleatória, tal análise também pode ser feita estruturadamente. Para refletir sobre suas observações, você

Objetivos:

pode seguir os quatro passos seguintes.

o Passar a observar o ambiente a sua volta através do questionamento

Note que os três primeiros passos podem ser alterados dependendo de seu foco:

o Descobrir oportunidades de negócio sustentáveis a partir de sua realidade local

57


!

Primeiro Passo: O quê? – DESCREVA o desafio/a oportunidade que você identificou em seu meio ou para certo grupo de sua região. Considere atenciosamente o impacto deste, perguntando-se sobre "o que ele realmente é?" O impacto pode ser, por exemplo, o fato do turismo em sua cidade estar diminuindo. Tente descrever sua observação com o maior número de detalhes possível! Pense sobre quaisquer características ou aspectos de tal desafio que possam ser relevantes!

Atividade: Tanglin´up*

Tópico: Reflexão crítica: Desafiando assunções Visão geral: Atrás de cada desafio se esconde um conjunto de ideias pré-formadas que parecem ser tão óbvias, que a maioria das pessoas nem pensa em questioná-las. De certa forma, parecia ridícula a ideia de que o ser humano poderia voar um dia. Em muitos casos, novas ideias superam as já existentes. O ato de desafiar as ideias feitas é uma ótima maneira de incentivar sua criatividade e redefinir situações. Nós treinaremos esta habilidade através deste exercício!

Segundo Passo: Como? – IDENTIFIQUE AS ORIGENS do problema. Pergunte-se como o problema pode aumentar e tente explorar quais são as raízes do problema. No caso do turismo, por exemplo, poderia ser a questão do lixo em excesso nas ruas locais.

Objetivos:

Terceiro Passo: Por quê? IDENTIFIQUE OS ATORES E AS RAZÕES que geram este fato indesejável e identifique quem está sendo afetado. Pergunte-se quem está envolvido nas raízes do problema, quem é prejudicado e o porquê deste, ser considerado um problema. Em nosso exemplo, o do turismo, pode haver muitas razões. Pessoas ou hotéis/restaurantes podem estar despejando resíduos e plásticos nas ruas. Apesar de que muitos talvez nem se deem conta disso, às vezes, as mesmas pessoas podem ser tanto as causas, como as vítimas dos problemas.

o

Desafiar as ideias feitas

o

Desafiar as ideias feitas específicas relativas aos aspectos sócio-ambientais de sua comunidade

o

Desenvolver o hábito de questionar as coisas que tendem a ser ignoradas

o

Aprimorar sua habilidade de questioner algo criativamente

o

Transformar problemas em oportunidades

*Esta atividade foi adaptada de: Sweeney, L. (1995). The systems thinking playbook [Durham NH: Universidade de New Hampshire].

Quarto Passo: OLHE PARA TRÁS E DESAFIE SEU PENSAMENTO Após ter descrito o problema, suas origens e impactos, olhe para trás e desafie sua descrição. Tente entender a situação partindo de ângulos diferentes. Leve em 58


consideração o fato de que regiões e culturas diferentes podem estar sendo afetadas por problemas semelhantes e talvez até já tenham desenvolvido soluções para tais. Reflita sobre sua habilidade de encontrar uma oportunidade nos desafios existentes e, em caso positivo, o porquê desta. Tente imaginar sua região caso tal problema não existisse.

Discuta este problema com seus amigos e superiores. Tente entender o modo pelos quais outras pessoas enxergam tal assunto! Seja crítico quanto a suas observações para ter a certeza de que sua compreensão é precisa! Continue questionando para abranger ainda mais sua perspectiva e compreensão sobre o problema!

Muitos dos problemas existentes podem

2.2 Desafiando suas

parecer insolúveis devido a nossas

suposições – Desafie

assunções. À medida que nós as

seu pensamento! –

desafiamos,

Identifique as

presente no dia-a-dia, podemos abrir as

questionando

o

óbvio

portas para diversas alternativas. É

assunções que têm

importante notar que várias das grandes

dificultado sua

descobertas e invenções começaram com

imaginação!

boas perguntas feitas por mentes criativas. Você provavelmente conhece a grande descoberta de Einstein, A Teoria da

A reflexão é a ferramenta principal do

Relatividade. Como se sabe, Albert

processo de reflexão crítica. Agora, para identificar

novas

oportunidades,

Einstein ficou famoso por desenvolver

é

novas

necessário ir além e desafiar suas

ideias

e

questionar

desafiadoramente as ideias de outros

reflexões através de um questionamento

cientistas

mais aprofundado. Você precisa procurar

de

seu

tempo.

Você

provavelmente se lembra de que Einstein

detalhadamente e identificar as "ideias

levantava a possibilidade de viajar com a

feitas" (existentes em você e em sua

velocidade da luz, imaginando cavalgar em

região) que limitam sua criatividade e que

um raio de sol e descrevendo como as

fecham a porta para soluções em

coisas seriam se isto fosse possível.

potencial.

59


Einstein foi, com certeza, um grande promotor de ideias desafiadoras. Por isto,

!

a ciência atual frequentemente menciona

NTIC e Encorajamento: como a Telekom alemã encoraja os jovens a acreditarem em si mesmos para que estes alcancem o sucesso?

tal cientista para incentivar a ideia da criatividade

ultrapassando

os

Point NTIC

limites

óbvios. Assim, deixe Einstein ser seu modelo e guia na hora de desafiar suas

"Sim, eu posso! “ é o título da iniciativa criada pela Telekom alemã em abril de 2009 que oferece projetos e oportunidades para crianças e jovens. Desta forma, a Telekom alemã espera encorajar jovens alemães a enxergarem seus potenciais e a desenvolverem suas habilidades. “Sim, eu posso” foi inaugurado por uma competição alemã”, que convidou os jovens a participarem de seus projetos, teve como principal objetivo desenvolver as habilidades de jovens dentro de uma faixa etária de quatorze a dezenove anos. No outono de 2009, cerca de 100 propostas de projetos foram então selecionadas por um júri, composto por acadêmicos, políticos e outros, e financiadas. Esta iniciativa procura financiar de 50 a 100 projetos e ideias a cada ano.

assunções! Permita que estas palavras o incentivem a desenvolver o hábito de perguntar "por que", "por que não" e "e se" em seu cotidiano! A ferramenta apresentada nesta sessão, que visa desafiar suas ideias, também procura impulsionar sua capacidade de reflexão e criatividade. Desenvolver novas ideias e imaginar tudo o que seria possível se esta fosse realmente posta em prática

O centro da juventude B8 em Berlim Moabit foi inaugurado oficialmente junto à lounge do “Sim, eu posso”. Construído pelo Senado de Desenvolvimento Urbano e pelo Distrito Central de Berlim, o centro é administrado pela instituição de caridades chamada Diakoniegemeinschaft Bethania e.V. O público-alvo de B8 são jovens de quatorze a dezenove anos. O projeto oferece um grande número de projetos e atividades, incluindo esportes, mídia e projetos de culinária, os quais são planejados cuidadosamente para ajudar os jovens a descobrirem, explorarem e desenvolverem suas próprias habilidades e talentos. Toda a experiência adquirida no centro B8 deve ser então incorporada no trabalho do “Sim, eu posso!”

,irá impulsionar a qualidade de suas observações significativamente!

Fonte: http://www.telekom.com/dtag/cms/content/dt/en/67 6024

60


!

Point NTIC

NTIC e o trabalho : As soluções encontradas pela Telekom alemã A Telekom alemã está desenvolvendo formas que possibilitarão as pessoas trabalharem de qualquer lugar do mundo, e alcançarem o equilíbrio entre o trabalho, lazer e a família. Em um mundo onde as formas de trabalho continuam se expandindo e desenvolvendo, cada vez mais se exige flexibilidade por parte dos trabalhadores, tanto quanto a suas horas de trabalho, como o local. Soluções para se poder trabalhar em casa permitem aos empregados trabalharem eficientemente, mesmo que em grupo, sem que estes estejam presos a um escritório ou escrivaninha. Isto pode facilitar o balanceamento de suas vidas pessoais e profissionais. Responder a e-mails no cellular, acessar a internet de um laptop ou participar de reuniões sem sair de casa – ferramentas que tornam o “trabalho móvel” ,realidade que já faz parte da vida de muitos trabalhadores. A Telekom alemã continua fomentando o progresso nesta área para ajudar as pessoas a combinarem as horas de trabalho e as de lazer. Hoje em dia, executivos já podem carregar seu escritório completo em um pen drive da T-Systems. Este oferece acesso aos documentos da rede de suas empresas, possibilitando seu transporte a qualquer hora. Até mesmo o trabalho em grupo é possível através de salas de projeto virtuais. Reuniões empresariais são feitas em salas protegidas, de modo que as pessoas possam se dedicar a um mesmo projeto, de lugares diferentes. Isto faz com que as empresas possam ter membros e representantes em qualquer lugar do mundo.

Fonte HYPERLINK "http://www.telekom.com/dtag/cms/content/dt/en/675364" http://www.telekom.com/dtag/cms/content/dt/en/675364

61


3 A geração de ideias – Tenha novas ideias por um mundo melhor!

Introdução

Objetivos

Esta sessão foca no processo de geração de

Esta sessão procura chamar a sua atenção para

ideias, visto que esta é à base da jornada por

o processo de geração de ideias deliberadas.

novos projetos de negócios sustentáveis. Depois

Existem diversas ferramentas e considerações

de ter observado, questionado e refletido

que podem ajudar-nos a ter ideias poderosas.

criativamente sobre o mundo em sua volta, agora

Para ajudá-lo

é a hora de criar soluções para os desafios e

aprofundará seus conhecimentos nas técnicas

necessidades que você pôde identificar!

que auxiliam o processo de geração de ideias.

nesta jornada, esta sessão

Estas técnicas já se mostraram particularmente relevantes no processo de inspiração para se ter ideias sustentáveis. Aliada a isso, esta sessão te dará dicas importantes para o desenvolvimento de produtos/serviços sustentáveis e dirigirá sua atenção

para

as

principais

oportunidades sustentáveis.

3.1 Sobre as ideias – Descubra a sua! Se você está esperando para ter uma boa ideia antes de ter tido qualquer uma, então, provavelmente não terá ideia alguma! Até porque nunca se sabe se a única ideia que você teve é realmente boa. E de qualquer forma, é melhor ter diversas ideias e então refletir sobre tal variedade. De acordo com o químico Linus Pauling, ‘o melhor jeito de se ter uma boa ideia, é ter várias ideias.’ Baseado nisso, a meta desta sessão é focar deliberadamente nas técnicas de geração de ideias que podem se transformar em ideias sustentáveis. Antes de falarmos sobre as ferramentas de geração de ideias, reflita atenciosamente sobre aquilo que você quer ter: O que é uma ideia? 62

áreas

de


!

O que é uma ideia? Ideias são imagens mentais, as quais são construídas através da combinação de conhecimento, experiências vividas, observações e instintos.

As ideias partem da ligação entre as coisas que você sabe com aquelas que você ainda não sabe, mas suspeita ou imagina.

As ideias estão ligadas à criação de algo novo, pelo menos para a ideia gerada.

Ideias de negócios são conceitos que exploram oportunidades de negócios e geram alguma utilidade.

As ideias podem ser guiadas pela necessidade ou pelo desejo de inovação.

3.2 Ideias sustentáveis – Suas intenções e ideias de melhorias! Invente/ Aprimore Em sua busca por ideias de negócios, você deverá considerar certas possibilidades. Dependendo da sua situação atual, você provavelmente está querendo desenvolver novos produtos ou serviços, ou mesmo melhorar aqueles que já existem. Neste sentido, você deve: •

Procurar por oportunidades de melhorar as coisas. O que pode ser aprimorado? Como isto pode ser feito?

Observe as tendências e tente prever mudanças e necessidades futuras.

Explore os desafios existentes. O que não está funcionando corretamente?

Analise as falhas no mercado. Há necessidades ainda não supridas?

Produto/ Serviço Suas observações deverão guiá-lo no direcionamento de suas ideias. Você pode desenvolver um produto novo ou uma nova forma de prestação de serviços, que: •

ajude as pessoas a consumirem e produzirem mais sustentavelmente, ou

ajude as pessoas a lidarem com os impactos negativos gerados por modelos de produção e 63


consumo insustentáveis, ou •

ajude as pessoas a viverem sob circunstâncias nas quais impactos ambientais negativos são reversíveis.

A meta do programa SMART Start-up não é somente ajudá-lo a ter ideias de negócios em geral, mas também encorajá-lo a buscar por ideias que o possibilitem utilizar sua experiência e criatividade

para

fomentar

a

sustentabilidade para o seu próprio benefício

e

também

o

de

sua

comunidade. Neste sentido, à medida que você procura por ideias, você deve considerar

oportunidades

possibilitam sustentáveis

que

comportamentos tanto

na

produção

quanto no consumo, ajudam as pessoas a lidarem com impactos sócio-ambientais, ou viverem lado a lado com os limites sócio-ambientais presentes. Abaixo você encontrará algumas dicas sobre como você pode utilizar estas considerações: •

Um produto/serviço que possibilita o comportamento sustentável tanto na produção quanto no consumo:

Pense em um produto ou numa forma de prestação de serviços que supra as funções de um produto existente, só que de uma forma mais eficiente e sem

!

Atividade: Apanhador de Sonhos

Tópico: Geração de ideias: Projetando e visualizando Visão Geral: Através das atividades anteriores, os participantes aprenderam a observar e analisar as atividades humanas em sua comunidade, entre outros de forma diferente. Isto os levou a identificar os maiores problemas sociais ou/e ambientais, sobre os quais eles apontaram desafios a serem superados e oportunidades a serem abraçadas. Agora é a hora dos participantes verem, sentirem e exalarem como o mundo seria ótimo em um futuro sustentável. Eles devem apresentar suas inovações como quiserem. Objetivos: o Impulsionar sua criatividade e imaginação, o Refletir sobre suas observações anteriores (desafios/oportunidades encontradas) e compreender a razão de seu futuro negócio, além dos valores que conduzirão suas ações, o Desenvolver seu desejo pessoal de uma vida ideal na qual os desafios identificados já foram superados e as oportunidades aproveitadas.

efeitos prejudiciais. Você pode inventar um produto/serviço (satisfazer a necessidade de um produto ou serviço), ou aumentar a eficiência de um produto ou serviço já existente (aprimorar um produto ou serviço) através do desenvolvimento de materiais melhores, ou do aprimoramento da qualidade de um produto em geral. Partindo do caso referente a pessoas que jogam ou despejam plástico nas ruas, pode ser possível desenvolver sacolas de 64


algodão reusáveis (produto). Ou então você poderia tentar engajar a comunidade e empresas locais para conscientizá-los sobre os problemas do lixo (serviço). •

Um produto/serviço que ajuda a lidar com impactos sócio-ambientais:

Pense em um produto ou em um serviço que, de certa forma, atenue, reduza ou inverta o impacto que você identificou. Você pode coletar e reciclar o lixo de forma que este possa ser reusado (produto), ou você pode desenvolver um sistema de coleta para a prefeitura da cidade que fomente a reciclagem e venda do plástico em si (serviço). •

Um produto/serviço que ajude as pessoas a viverem lado a lado com os limites sócio-ambientais:

Se não há nenhuma forma dos impactos sócio-ambientais serem reduzidos, ainda há a possibilidade da criação de um produto que ajude as pessoas a viverem de acordo com as novas circunstâncias. Desta forma, apesar dos impactos negativos continuarem existindo, seu novo produto ou serviço pode ajudar a diminuir os efeitos ruins de tal problema para a comunidade. Um exemplo seria: formas de entretenimento – sejam elas produtos ou prestações de serviços – internas que encorajassem os turistas a permanecerem dentro de ambientes fechados, evitando assim que eles entrassem em contato com os problemas do lixo. Outra alternativa seria a promoção de excursões turísticas para áreas atrativas (prestação de serviços), de modo a desviar a atenção dos visitantes, caso o problema do lixo não possa ser solucionado

Atividade: Um Dia no Hotel Sunny Beach – Segunda Parte! Tópico: Geração de Idéias Visão Geral: Esta atividade é uma continuação do exercício 'Um dia no Hotel Sunny Beach Primeira Parte', que pode ser encontrada no primeiro módulo deste programa de treinamento. Aqui, os participantes devem encontrar possibilidades de apoiar ou prevenir as ações, que foram identificadas na primeira parte da atividade, e inventar produtos ou serviços que possibilitem o consumo sustentável, lidem com os impactos sócio-ambientais ou ajudem a coexistir com tal impacto. Além disso, as ideias de negócio que aqui surgirem devem oferecer uma oportunidade interessante para outras atividades, por exemplo, ao refletir sobre os diferentes grupos de stakeholders, as equipes poderão utilizar as ideias de negócio desta atividade como uma base para o mapeamento de stakeholders . Objetivos: o Descobrir como as ações positivas ou negativas identificadas podem ser tornadas em oportunidades de negócio o Criar ideias de negócio concretas e sustentáveis em termos de produtos ou serviços

65


no desenvolvimento de uma visão sobre

3.3 Imaginando – Imagine e

o que deseja, já que visões

visualize um futuro

raramente aparecem por acaso.

sustentável!

Tal processo é desafiador, uma

A imaginação pode ajudá-lo

vez que significa “ver o invisível” - algo que não

a

a

existe em sua realidade física. Mesmo assim,

compreender sua proposta

isto pode ser aprendido e treinado. Nós

e a retratar em sua mente

pretendemos encorajá-lo a investir tempo e

um

da

energia no aprendizado desta habilidade, já que

mudança ou da solução que

ela pode contribuir significativamente para o

você está tentando atingir.

processo de descoberta das oportunidades que

Frequentemente,

você está procurando!

definir

metas,

esboço

claro

você

precisa detalhar uma ideia em sua mente antes de torná-la realidade.2 Comece a se imaginar

Atividade: Pictiofuture

transfomando

Tópico: Geração de ideias: Projetando e visualizando

suas

ideias

em

realidade,

melhorando o mundo! Imagine um mundo

Visão Geral:

melhor, enxergue-se fazendo a diferença, para

Cada equipe deve formar uma frase descrevendo sua visualização quanto a um aspecto específico de um futuro sustentável(comunicação, comes & bebes, lazer e cultura, moradia, transporte) e ajudar o resto do grupo a adivinhar sua sentença através de desenhos ou mímicas.

que você mesmo possa acreditar que tal mudança é possível e que você é o responsável por sua realização! Desenvolvendo o esboço de uma mudança sustentável como esta, atingirá o público e como você se sentirá na realização de tal meta, não irá somente auxiliá-lo no processo de geração de ideias, mas também o motivará a

Objetivos:

tomar a iniciativa para realizar sua visão.

o Reforçar a compreensão dos participantes sobre os conceitos principais de sustentabilidade

Uma visão é algo abstrato que só pode ser visto em sua imaginação; algo que está dentro de sua mente. É uma ideia ou conceito que você

o Personalizar e compartilhar sua ideia sobre a sustentabilidade

desenvolve tanto em sua mente quanto em seu coração. Sim, é necessário que você se esforce

o Transmitir ideias sustentáveis de maneira criativa

Allen D. (2001): Getting things done, Penguin Books, London, England

2

66


1.1 A

O treinamento da imaginação através do

mais usada é a do brainstorming, que busca

desenvolvimento e da visualização de uma meta

preencher este espaço branco de sua jornada

a ser atingida tem sido usado frequentemente

de modo mais ou menos aleatório.5 Porém, nós

como um meio para definir e alcançar o futuro

gostaríamos de mostrar um exemplo de técnica,

aspirado. Estudos de ciências sociais revelam

o

que a probabilidade das pessoas atingirem um

brainstorming estruturado.

qual

possibilita

que

você

faça

um

objetivo é maior quando estas conseguem visualizá-lo

internamente.3

Além

disso,

a

Fazendo uma retrospectiva

imaginação sustentada pela visualização criativa

Você tem uma visão, daí visualiza a vida das

pode ser uma ferramenta de apoio muito

pessoas de sua região depois de você ter

importante para você! Visionar não significa ver

realizado tal visão e, então, você faz um

somente a meta final. É importante que você

brainstorming de algumas ideias que podem

também imagine os passos que o levarão a

tornar tudo isso realidade. Uma ferramenta que

determinado objetivo. Esta abordagem se tornou

pode ser utilizada para o aprofundamento do

uma técnica comum no treinamento de esportes.

desenvolvimento destas ideias estruturadamente

Saltadores em altura são aconselhados a se

é o método da engenharia reversa, conhecida

imaginarem ultrapassando as fases do salto e

como retrospectiva.

saltando cada vez mais alto. Tal feito tem

Para fazer a retrospectiva de uma situação, é

mostrado resultados positivos e parece ajudar os

necessário que você comece pelo fim de uma

saltadores a atingirem resultados cada vez

situação (sua visão) e ande de trás pra frente

melhores.4

para que você enxergue o que precisaria

Agora nós gostaríamos de encorajá-lo a treinar

acontecer para transformar o futuro imaginado

sua capacidade de imaginação e visualização!

em realidade.

Relaxe, liberte sua mente de suas limitações, deixe-se inspirar e use sua imaginação para

Quando você imaginar a sua ideia final, não se

idealizar coisas diferentes, ou seja, como você

preocupe em como você chegará lá. Isto será

quer ver a realidade no futuro!

feito mais tarde em outro exercício. Primeiro,

Diversos métodos podem ser utilizados para

defina o resultado final. Um exemplo poderia ser

fechar a lacuna existente entre as circunstâncias

o acesso à educação para trabalhadores em

atuais e o futuro que você aspira. A ferramenta

tempo integral. Neste passo, você deverá descrever a situação final da maneira mais

http://vcn.bc.ca/citizenshandbook/2_16_visioning.html 4 http://vcn.bc.ca/citizenshandbook/2_16_visioning.html 3

Allen D. (2001): Getting things done, Penguin Books, London, England

5

67

T o pi c: Id e a g e n er at


detalhada possível. Neste caso, sua ideia final

também

seria a elaboração de um sistema que

especificamente quando se trata

oferecesse educação para pessoas que têm um

do melhor dia, semana, mês

tempo muito limitado. Isto pode incluir:

ou até mesmo ano para

é

importante;

Um programa que cubra diversas áreas

engajar as pessoas em questão nos estudos. !

ou temas. Por exemplo: ciências,

Antes de refletir sobre qual seria o momento

geografia e história;

mais adequado para tal feito, você precisará

Um sistema de avaliação que dê um

definir o seu público alvo. Eles são, por exemplo,

parecer sobre o progresso do aluno;

fazendeiros,

Um meio e um formato que possa

cozinheiros?

gerentes,

motoristas

ou

transferir conhecimento e educação,

seja isto feito através de uma escola,

Antes de detalhar o seu público alvo, você

livros, CDs ou da internet;

precisará

Um sistema de consulta para a

trabalhadores em tempo integral a participarem

resolução de problemas.

de um programa educativo. Eles querem

entender

o

que

motivaria

participar, por exemplo, por pura curiosidade, ou Agora, você pode começar a fazer uma

são as futuras oportunidades de carreira as suas

retrospectiva para cada um desses aspectos. O

razões principais?

que se deve fazer antes que se possa oferecer educação para adultos que trabalham em tempo

Faça o mesmo com cada um dos tópicos

integral? Neste caso, seria importante descobrir

presentes na situação final. Depois de você ter

quando as pessoas que trabalham em tempo

trabalhado com cada um dos seus pontos,

integral, teriam tempo para estudar e/ou em

desde o fim até o ponto de partida, você terá um

quais

roteiro completo sobre como chegar à solução,

circunstâncias

trabalho

&

estudos

desde

poderiam ser combinados. Acertar no tempo

sua

situação

encontram. O pensamento

3.4 Pensamento sistemático–

sistemático,

Veja a figura completa!

que

será

introduzido aqui, tem a

As pessoas tendem a se concentrarem em

finalidade

pequenos detalhes ligados aos problemas e acabam esquecendo-se da ‘figura completa’ –

de

tematizar

este problema.

Ele é

baseado na premissa de

ou seja, a situação completa em que se

que a situação analisada 68

atual

até

o

fim.


só pode ser entendida no contexto das relações

causa isolada para um determinado efeito. Nós

nela existentes e na comparação dela com

vivemos em um sistema complexo nos quais

outras situações. É um método no qual você

muitos fatores estão interligados. A análise do

analisa problemas/desafios como parte de um

sistema completo, a diferenciação de seus

todo. Afinal, os problemas e suas causas são

fatores principais e a procura por seus pontos

constituídos de um conjunto de fatores que se

mais importantes, deverão ajudá-lo a manter o

influenciam mutuamente. Raramente há só uma

foco nas áreas que necessitam de ações estratégicas, bem como onde as maiores oportunidades se encontrarão!

!

A capacidade de enxergar a figura completa Atividade: O Jogo dos Hotspots

pode ativar a sua criatividade significativamente, além de ajudá-lo a entender melhor os desafios

Tópico: Geração de ideias, reflexão sobre o ciclo de vida

encontrados, bem como a procurar por soluções, que farão a diferença. Quando você se

Visão Geral: Esta atividade incentiva os participantes a colocarem seus "óculos de ciclo de vida" ao analisarem produtos ou serviços. Ela pretende fazer uma análise mais estruturada, de modo a se mapear impactos ambientais e sociais de um produto ou serviço, além de identificar suas influências no ciclo de vida do mesmo.

concentra demais em pequenos detalhes, você acaba complicando as coisas, além de desviar sua atenção para a complexidade das pequenas partes, e não do todo. A observação dos desafios partindo de outras perspectivas – como a da vista de um pássaro – pode revelar novos

Os ‘hot-spots’ são detalhes de um produto ou serviço que apresentam um impacto social ou ambiental significativo. Um exemplo é o da camiseta de algodão, onde uma quantidade imensa de água é utilizada no cultivo de algodão.

pontos que o ajudarão a tornar a situação

Objetivos:

componentes de uma determinada situação,

o Examinar um objeto real para entender como a análise do ciclo de vida pode ser desenvolvida

para poder entender como cada aspecto

o

complexa um tanto mais compreensível. Agora você tem a figura completa em sua mente! Ao aplicar o método do pensamento sistemático, você poderá diferenciar diversos

influencia o outro dentro de um sistema inteiro. Assim que você entender o sistema desejado,

Estimular o pensamento crítico e transmitir o "clima" do CPS para os produtos que fazem parte do cotidiano dos participantes

poderá identificar os aspectos relevantes, também conhecidos como hot spots, os quais podem apresentar grandes oportunidades de ação. 69


Agora é a hora de você tentar! É a hora de um

holisticamente como todas as fases de seu ciclo

jogo que o ajudará a aplicar

de vida estão interligadas em um sistema

o método do pensamento

dinâmico. Divirta-se!

sistemático! Você irá aplicálo em um produto ou serviço em particular, para observar

3.5 Reflexão sobre o ciclo de vida – Entenda e explore as oportunidades no decorrer de todo o ciclo! Agora que você conhece o método do

eletricidade ou comprar uma camiseta - estão

pensamento sistemático, nós iremos mais a

envolvidas

fundo neste conceito para experienciarmos

complexo. A análise do ciclo de vida de um

como a vista da ‘figura completa’ pode auxiliá-lo

produto ou de uma tecnologia, identifica tanto os

no desenvolvimento de novos produtos e

riscos quanto as oportunidades do mesmo,

serviços. Por fim, a perspectiva dos ciclos de

desde a extração da matéria-prima para

vida será introduzida,que o ajudará a identificar

construí-lo, até o seu despejo.

novas oportunidades de desenvolver produtos e

O ciclo de vida de um produto se inicia à medida

serviços significantes.

que ele é esboçado. Neste estágio, os materiais

em

um

processo

bem

mais

que serão usados em sua produção, a energia A análise do ciclo de vida implica a

que

compreensão sobre tudo o que acontece em

características funcionais e possibilidades de

cada estágio de produção e consumo, de forma

reuso, reciclagem e despejo estão vagamente

que possamos balancear os fatores para termos,

determinados. A observação do ciclo de vida

finalmente, um impacto positivo na economia,

permite que, por exemplo, o uso de energia em

meio ambiente e sociedade. É uma forma de

todo o processo de produção/consumo/despejo

pensar, que nos ajuda a entender como nossas

seja previamente considerado. Através da

escolhas e decisões - como a de utilizar a

análise dos vários impactos e de suas causas, 70

este

consumirá,

bem

como

suas


se é possível mapear o ciclo de vida de cada um

do ciclo de vida, onde o

dos componentes do produto que está sendo

consumo de energia elétrica,

desenvolvido.

biomassa (alimento, fibra), materiais

de

construção,

água e outros recursos são convertidos em uma medida oficial de terreno, conhecida como 'hectares globais'(gha). A análise do ciclo de vida esclarece e mostra partes "esquecidas" pelo ciclo econômico de um serviço ou produto, além de ajudar a identificar Existem diversos métodos de análise de

oportunidades para o aperfeiçoamento de sua

impactos do ciclo de vida, partindo do método

eficiência. Para integrar a análise do ciclo de

qualitativo (observação do ciclo de vida) e indo

vida em suas observações, você deve:

até cálculos quantitativos (análise ambiental do •

ciclo de vida). Pessoas, empresas e governos

Interpretar cada fase do ciclo de vida de

utilizam tais métodos para avaliar os impactos

um produto ou serviço separadamente e

do ciclo de vida de um produto, bem como suas

analisar

oportunidades, sendo que o balanceamento

ferramentas relevantes •

destes dois terá um papel importante durante a

os

processos,

atores

e

Identificar as oportunidades de melhorar

tomada de decisões em diferentes situações,

a eficiência e minimizar os resíduos em

como em suas compras, na escolha dos

cada uma das fases do ciclo de vida.

equipamentos de áreas de trabalho, na

Desenvolver produtos concretos ou

engenharia de outros produtos, ou também no

serviços

desenvolvimento

melhoria ou supra carências existentes

de

uma

nova

política

governamental. O método quantitativo de recursos naturais para o cálculo da pegada ecológica de um objeto é semelhante à análise

71

que

possibilitem

alguma


Aumente sua critividade através da reflexão sobre os ciclos de vida Analise o ciclo de vida completo de um produto:

Extração

de

matérias-primas:

reciclados? São perigosos? Onde e como o produto é descartado?

Quais

materiais são necessários para a fabricação de um produto? Onde e por quem são extraídos? Como é o processo de extração?

Atividade: The eficient solution

Quais materiais e qual tipo de mão-de-obra

Tópico: Geração de ideias, reflexão sobre o ciclo de

são necessários?

vida

Transporte: Quem transporta a matéria-

quais distâncias? Por que o meio de

Visão Geral: A identificação de oportunidades partindo da perspectiva da análise do ciclo de vida pode parecer difícil inicialmente, além de parecer requerer bastante conhecimento sobre o assunto. Este exercício mostrará caminhos de como encontrar tais oportunidades, além de provar que isto não é tão difícil quanto parece.

transporte utilizado foi escolhido?

Objetivos:

Produção: Como é o processo de produção

o

prima e como isto é feito? Com que frequência as partes deste produto ou o produto em si são transportados? E por

do produto? Quais materiais e formas de trabalho são utilizados para isso? Onde a

Para cada fase, reflita:

produção ocorre? Quem está envolvido no processo de produção? De qual forma o

Se os processos utilizados são eficientes;

produto sai da indústria? Como o produto é

Se a eficiência dos processos poderia ser aumentada e como;

embalado?

Consumo: Quem são os revendedores?

Se o produto poderia ser manufaturado de forma completamente diferente de modo a

Como o produto pode ser adquirido? Como

reduzir ou eliminar a poluição de alguns ou

ele é usado?

Tornar-se familiar com os conceitos de reflexão sobre o ciclo de vida

todos os ciclos de vida.

Descarte: O que acontece com o produto em sua fase de vida final? Qual é a quantidade de material que é descartada? Quais são as características destes materiais? Podem ser

72


Point NTIC Repare na maneira pela qual o avanço nas NTICs influenciou o seu estilo de vida nos últimos anos! Responda as seguintes perguntas: 1. Como o acesso à internet mudou a sua vida? Como ele modificou a maneira pela qual você procura por informações, faz compras, paga suas contas, viaja, etc.? 2. Como o seu trabalho seria se você não tivesse acesso às NTICs? (pense no envio de dados a lugares distantes ou pacatos e também no tempo de espera para receber a resposta, pense no compartilhamento de dados, bem como na limitação de sua comunicação ao telefone, etc.) 3. Se você é estudante, como seria a sua vida, se não tivesse acesso às NTICs? Como procuraria por informações para poder realizar uma pesquisa? Como faria trabalhos em grupo, se não pudesse se comunicar por e-mails, chats ou telefone? 4. Como o acesso às redes de comunicação mudou as suas relações pessoais, ou seja, a maneira pela qual você troca ideias com seus amigos e se informa sobre novos produtos, etc. ?

73


3.6 Análise das tendências – Observe as tendências para antecipar mudanças futuras! No mundo, que têm se modificado em um rítmo extremamente acelerado, muitos produtos estão Atividade: Take a good look around…

se tornando ultrapassados a cada dia, muitos

Tópico: Geração de ideias: Teste de sustentabilidade

serviços estão tomando o lugar de outros, de modo a oferecerem maiores

benefícios aos

a atualidade ("o hoje") para se encontrar

Visão Geral: Onde quer que você olhe, sempre poderão ser obsevadas ações sustentáveis e insustentáveis, fenômenos de interação entre os homens e a natureza. A mairoia deles reflete o resultado sobre como nós escolhemos viver nossas vidas. Logicamente, eles também refletem chances de melhorar as coisas/situações em nosso meio ambiente. Este exercício ajudará os participantes verem as coisas sob perspectivas diferentes, de modo a trocarem suas ideias com os outros participantes e a identificarem possibilidades rumo aos estilos de vida sustentáveis.

oportunidades

Objetivos:

consumidores. Além disso, muitos cargos de funcionários não são mais necessários hoje em dia. Particularmente, os avanços exponenciais da tecnologia (NITCs) revolucionaram o mundo nos últimos anos. Pense no quanto o acesso à internet modificou sua vida pessoal (o modo pelo qual você procura por informações, como você se comunica, como você faz compras, trabalha, etc.). Neste mundo altamente mutável, não é mais suficiente que apenas se observe e analise de

negócios,

incluindo

as

relacionadas à sustentabilidade. A criação de

o Definir junto a outras pessoas uma ideia sobre o que é sustentável e o que não é.

negócios sustentáveis também envolve a imaginação do futuro ("o amanhã") para que

o Gerar uma ideia de negócios que alavancará ações sustentáveis ou contornará as insustentáveis

se possa antecipar mudanças futuras e desenvolver ideias que inventam "o futuro

o Confrontar diversos produtos feitos à base da economia de mercado, de modo a suprir a mesma necessidade

sustentável". As empresas costumam investir na análise de tendências como uma forma de suporte para o gerenciamento de inovações.

para

Tais análises dão uma ideia relativa ao

inspiração:

desenvolvimento

de

Tecnológicas e a Análise das Tendências de

produtos e serviços. Dois tipos comuns de

Consumo. A seguir, você encontrará dicas

análise de tendências são especialmente úteis

referentes a tais análises que o auxiliarão em

de

novas

propostas

74

a

identificação a

de

Análise

oportunidade das

e

Tendências


sua busca por oportunidades.

Como as transformações socias atuais podem estar influenciando as escolhas

A Análise das Tendências de Consumo

dos consumidores?

estuda as mudanças de comportamento dos

A Análise das Tendências Tecnológicas

consumidores, incluindo também os aspectos

examinam o avanço da tecnologia em certo

sócio-culturais que influenciam as decisões de

campo para a identificação de áreas propícias a

vários grupos. A compreensão das tendências

mudanças. Para que você possa lucrar com tal

de consumo é crucial para que se consiga inovar

análise, pergunte-se:

produtos já existentes de acordo com as

necessidades e expectativas dos consumidores.

área de interesse?

Para lucrar com tal princípio, pergunte-se: •

no mercado modificou esta área no

quando se fala em transporte, moradia,

passado? •

produtos e serviços em cada fase de

preferências quanto ao transporte, tipos

seu ciclo de vida? •

identificar?

Como estas tecnologias influenciam

Que mudanças de comportamento e de moradia e alimentação você pode

Como a introdução de tais tecnologias

Quais são os estilos de vida existentes alimentação?

Quais tecnologias influenciam minha

Como

Como estas tecnologias poderiam ser melhoradas?

as

necessidades

dos

Quais outras tecnologias têm surgido, as

consumidores têm mudado, e quais

quais possam ter certa relevância para

fatores têm influenciado tais mudanças?

influenciar minha área de interesse?

Como

as

expectativas

dos

Quais modificações em produtos e

consumidores têm mudado? Quais

serviços existentes serão necessárias

fatores têm contribuído para isso?

devido ao avanço tecnológico?

Quais modificações em produtos e

futuramente viáveis devido ao avanço

serviços

tecnológico?

existentes

podem

ser

75


Point NITC Tendências na utilização das NTICs para fins educacionais Uma das áreas recentemente revolucionadas pelo avanço nas NTICs foi a educacional. Claro, novas tecnologias não são capazes de substituir professores, mas elas podem ser muito úteis se integradas no processo de aprendizagem dos alunos, além de auxiliarem os professores no engajamento de seus alunos nas atividades. De acordo com a pesquisa sobre as tendências das NTICs em meio aos educadores, realizada por Bett Show, as tendências na educação para o ano de 2011 incluíram: A projeção de que as tecnologias mais procuradas no processo educacional em 2011 seriam softwares e dispositivos móveis, incluindo smartphones e tablets. O aumento da popularidade de quadros-brancos, laptops e de pacotes de softwares específicos A utilização do método de aprendizagem digital tem aumentado, além de que os professores têm disponibilizado o conteúdo de suas aulas digitalmente de modo que estes sejam acessíveis também fora das salas de aula. O interesse sobre o ambiente da aprendizagem digital tem crescido, acarretando na elaboração de materiais educativos digitais A capacidade das plataformas educativas digitais ainda não está esgotada, nem esta sendo aproveitada em seu potencial máximo Cada vez mais, professores disponibilizam o conteúdo de suas aulas aos alunos antes que estas ocorram. Isto faz parte de uma estratégia conhecida como ‘flipping’(arremesso), e tem como finalidade possibilitar a aprendizagem de teorias em casa, para que a aula, em si, seja aproveitada para discussões ligadas a elas. A maioria dos estudantes costuma utilizar a internet para fazer suas lições-de-casa e trabalhos, sendo que ciências é a materia mais procurada digitalmente. Fonte: http://www.edexec.co.uk/news/1471/survey-reveals-key-ict-trends/

76


3.7 Áreas de ação para a descoberta de oportunidades Até agora, em sua jornada rumo à descoberta de oportunidades, você foi equipado com várias dicas e metodologias úteis. A partir daqui, nós buscaremos guiar a sua atenção para áreas de ação para estruturar a sua procura por oportunidades de negócios relacionadas ao conceito da sustentabilidade. Esta sessão introduz alguns campos alternativos de ação, nos quais você poderá desenvolver ideias de negócios sustentáveis que minimizem problemas ambientais. As áreas seguintes são especialmente interessantes, já que elas não só tocam o lado sócio-ambiental dos problemas, mas também oferecem benefícios econômicos significativos. Também é importante notar que os investidores de seu país, continente e do mundo inteiro estão dirigindo seu capital cada vez mais a idéias de cunho sustentável. Neste sentido, considere principalmente os campos seguintes em sua busca por oportunidades:

Gestão de resíduos sólidos Frequentemente, as oportunidades de negócios encontram-se nas lixeiras! O lixo é comumente gerado pela emissão ou produção de resíduos sólidos, como plástico, madeira, aço ou materiais semelhantes durante os processos de produção e consumo. A maior parte dos negócios relativos à gestão de resíduos foca-se apenas na coleta, transporte, tratamento, reciclagem ou descarte dos resíduos gerados. Cerca de 70% dos resíduos gerados em países em desenvolvimento são orgânicos, geradores de gás metano, que é aproximatamente vinte por cento mais prejudicial ao meio ambiente do que o dióxido de carbono, um dos gases do efeito estufa.

A gestão sustentável de resíduos sólidos se baseia no princípio do "fechamento do ciclo", em outras palavras, ela baseia-se na devolução da maior quantidade possível de material para o processo de produção, de modo a reduzir a necessidade de novas materias-primas. Gestão de resíduos e reciclagem contribui para a redução de lixo gerado durante a produção e, por conseguinte, da poluição ambiental.

Procure pensar em alternativas que previnam, comovam ou ajudem as pessoas a adaptarem os impactos negativos causados pelos resíduos sólidos. Pense nas oportunidades de mercado escondidas no lixo. Você pode desenvolver um processo ou uma tecnologia que trate o lixo, ou você pode se tornar um intermediário e facilitar o acesso a tais tecnologias desenvolvidas em 77


outros países.

Pergunte-se como certo nível de vida para todos poderia ser atingido, no qual as pessoas não despejassem no mar seu próprio lixo? Será que você pode prevenir a geração de lixo se você oferecer algum tipo de serviço ou produto? Como você poderia melhorar o processo de tratamento de resíduos sólidos? Quais tipos de produtos você pode criar através do lixo?

Energias renováveis Muitas oportunidades têm surgido o tempo todo no campo das energias renováveis. As energias renováveis não só ajudam a combater o aquecimento global, como também são lucrativas para grandes comércios e outras aplicações. Tais tipos de energia se utilizam de recursos naturais, como da luz solar, do vento, biogás e biomassa. Apesar dos investimentos que procuram alavancar e aprimorar os projetos que envolvem as energias renováveis serem enormes, existem oportunidades de negócios para pequenas iniciativas e empresas, especialmente quando se trata da oferta de produtos complementares e inovativos, além de serviços no contexto regional.

Turismo sustentável A indústria turística tem se tornado importante tanto por razões econômicas como ambientais! Os turistas não só se interessam por áreas bem conservadas, limpas e que tenham paisagens atraentes, mas também se interessam cada vez mais em aprender sobre as culturas e tradições locais. Que tipos de produtos ou serviços poderiam ser desenvolvidos para manter ou promover a preservação do meio ambiente em sua região? Como você pode captar a atenção dos turistas ao ressaltar a riqueza de sua cultura? Se a dança for uma atividade popular em sua região, por que não fundar uma escola de dança para turistas estrangeiros onde eles possam conhecer e se familiarizar com os ritmos tradicionais?

Sistema de água Como pode alguém viver sem água? A poluição das águas é um dos principais problemas dos países em desenvolvimento. Apenas se você tiver sorte, terá água limpa para beber todas as manhãs. Isto é algo que todos os seus compatriotas podem fazer? A meta é possibilitar o acesso e o consumo de água limpa para todos. E é possível desenvolver tipos diferentes e inovadores de negócios a partir deste assunto. Muitas possibilidades podem vir a sua cabeça se você utilizar o "prevenir, agir, adaptar" utilizado acima. Isto poderia incluir o desenvolvimento e marketing de um filtro que purifique a água, o oferecimento de serviços de consultoria às pequenas empresas da região para a minimização do desperdício de água, ou o desenvolvimento de um detergente biodegradável que não polua as águas. 78


As tecnologias para a viabilização de sistemas sustentáveis de água podem ter seu foco nas seguintes áreas de pesquisa:

Novas tecnologias que facilitem a distribuição e o acesso à água, que possibilitem, por exemplo, a água da chuva e a água levemente poluída a serem reusadas.

Um planejamento inovativo, bem como uma gestão de projetos para a instalação de redes e sistemas de distribuição de água eficientes.

Tecnologias que possibilitem tanto as indústrias, como aos agricultores e domicílios a utilizarem a água de forma mais eficiente.

O desenvolvimento de métodos superiores para o tratamento mecânico e biológico da água desperdiçada.

Empresas de consultoria e planejamento que reflitam sobre estratégias e serviços para a gestão de água e as introduzam ao mercado.

Educação As iniciativas sustentáveis também podem referir-se ao aumento do bem-estar dos cidadãos. Através da melhoria do bem-estar, o meio-ambiente pode ser protegido indiretamente. Pense em uma criança que não pode ler, nem escrever. A criança pode ser muito inteligente, mas se não tiver acesso a uma educação formal, se deparará com uma barreira enorme, que dificultará seu desenvolvimento pessoal, bem como o sucesso de soluções ambientais futuras. Trabalhe com e para as pessoas.

Sistema de saúde Muitas doenças estão enraizadas em problemas ambientais. A devastação das matas, por exemplo, acarreta no aumento da quantidade dos mosquitos que transmitem a malária. Que tipos de soluções poderiam ser desenvolvidas para vencer tais desafios? Uma solução possível seria a produção e venda de telinhas anti-mosquitos que prevenissem a exposição à malária, o que seria uma estratégia adaptiva. Na Nigéria, Cosmas Okoli tomou a iniciativa de identificar soluções para inúmeros desafios que milhões de deficientes estavam enfrentando em seu país. Tendo sido inspirado por sua própria deficiência, Cosmas se compromenteu a ajudar outras pessoas a superarem suas dificuldades. Baseado nisso, em 1991, foi fundado o Centro de Apoio Móvel para Pesquisa e Desenvolvimento (MAARDEC). O MAARDEC busca encorajar e motivar as pessoas que apresentam alguma deficiência física através da reabilitação, re-orientação e integração na sociedade. O MAARDEC também oferece ajuda quanto ao transporte e outros serviços complementares que possibilitam que as pessoas deficientes tenham acesso a bons empregos e atinjam um nível de qualidade de vida maior.

79


Moradores de rua & Habitação Um componente vital das soluções sustentáveis relativas à disposição de habitação para pessoas desavantajadas é o oferecimento de moradias de baixo custo. Esta é uma área bastante significativa para empreendedores, que permite a criação de um mercado que promova moradias sustentáveis, já que a maioria dos materiais necessários, geralmente pode ser extraída na região e é de baixo custo. Moradias sustentáveis poderiam ser oferecidas de várias maneiras, incluindo o aprimoramento da eficiência elétrica, o uso de materiais existentes na região, não esquecendo também de respeitar os métodos tradicionais de construção do local.

Agricultura A prática da agricultura sustentável é necessária para atender a procura de comida e terra, que é cada vez maior. A falta de terras férteis, de acesso às terras, tecnologias inadequadas, práticas rurais insustentáveis, como o uso de pesticidas, ou mesmo o aquecimento global, são fatores que afetam os fazendeiros de tempos em tempos. Muitas das situações que estes enfrentam se refletem no fato de que sua produção frequentemente só serve para garantir um nível marginal de subsistência, ou então não oferece uma quantidade de capital suficiente para que eles invistam na diversificação de seus negócios, bem como no aumento de suas rendas. Institutos de auxílio a empreendedores poderiam elaborar meios pelos quais os fazendeiros diminuiriam sua vulnerabilidade relativa aos riscos naturais (seca, enchentes e outras variações climáticas). Um exemplo poderia ser o de ensinar os fazendeiros a construírem uma entidade, fomentarem o conhecimento local. Assim, sistemas poderiam ser estabelecidos para a redução dos problemas provenientes do aquecimento global, como a adaptação do conhecimento e tecnologia local, introduzindo novos tipos de sementes, ou introduzindo novas formas sustentáveis de cultivo aos fazendeiros (policultura de rotação ao invés de monocultura). Outro exemplo é fomentar a fair trade. Hoje em dia, muitas empresas estão focadas na questão ética que envolve seus produtos. Fair trade é um exemplo de como as empresas podem operar e promover práticas sustentáveis de um ponto de partida técnico e tecnológico e, ao mesmo tempo, assegurar que as pessoas que fazem parte da produção, recebam uma porcentagem decente do lucro.

Desenvolvimento Rural (i.e. infraestrutura) Que tipo de infraestrutura está faltando em sua cidade? Isto pode incluir tudo, desde energia elétrica, rodovias até sistemas de esgoto ou transporte público. Nestes casos, um tipo de serviço já existente poderia ser melhorado, ou um serviço completamente novo poderia ser desenvolvido. Como os fazendeiros poderiam transportar seus produtos sustentavelmente? Um exemplo é a iniciativa “World Bike”, que, desde 2002, tem sido desenvolvida e tem comercializado bicicletas capazes de transportar cargas a fazendeiros carentes. Além de serem muito mais baratas que outros tipos de transporte, são soluções ambientalmente corretas, apresentando assim benefícios sócioeconomicos e ambientais. 80


Participação cívica (i.e. mulheres) O engajamento das pessoas quanto aos problemas cotidianos forma valores democráticos e é um fator muito importante para a diminuição de preconceitos e desigualdade social. O encorajamento e a motivação das mulheres, por exemplo, é tido como uma grande fonte de benefícios sócioeconomicos, não só para os domicílios em si, como também para todo o ambiente a sua volta. Quando se observa a divisão de atividades nos lares, percebe-se que esta é frequentemente determinada pelo sexo. Em diversas partes do mundo, enquanto as mulheres cozinham, cuidam das crianças e da casa, os homens normalmente trabalham fora e garantem a renda familiar. Enquanto os homens tendem a investir seu dinheiro em atividades que lhe dizem respeito, as mulheres provavelmente utilizarão sua renda em fins familiares ou para o lar. O encorajamento e a motivação das mulheres podem ser atingidos de diversas maneiras. Plataformas, redes ou sessões de treinamento podem ser desenvolvidas para informar e encorajar as mulheres a se tornarem mais independentes. O conteúdo poderia referir-se em como diferentes formas de viver podem afetar o ambiente em torno, bem como ao que pode ser melhorado visando atingir um estilo de vida saudável.

81


Bibliografia Agriculture and Consumer Protection Department of Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO). Conducting a Feasibility Study. (2006). Online available in:

http://www.fao.org/docrep/w6864e/w6864e09.htm#2.3.1.%20introduction Federal Ministery for the Environment. 2007. Nature Conservation and Nuclear Safety. GreenTech made in Germany. Vahlen. München. Mont, O. Bleischwitz, R. 2007. Sustainable Consumption and Resource Management in the Light of Life Cycle Thinking. European Environment. Vol. 17, No.1. pp 59 – 76. Onate, J., Pereira, D., Suárez, F., Rodriguez, J., Cachón, J. 2002. Evaluación Ambiental Estratégica: La Evaluación Ambiental de Políticas, Planes y Programas. . Ediciones Mundi-Prensa, Madrir. ISBN: 84-8476-013-8 Rocchi, S. 2005. Enhancing Sustainable Innovation by Design. An Approach to the Co-creation of Economic, Social and Environmental Value. PhD Thesis. Erasmus University Rotterdam. Rotterdam. Holland. Schwab Foundation for Social Entrepreneurship. 2009. Outstanding Social Entrepreneurs. Geneva. U.S Environemntal Protection Agency (2010): http://www.epa.gov/methane/index.html Bloom, B. S. (Ed.). (1956). Taxonomy of educational objectives. London: Longman. Murray, M., Kujundzic, N., (2005). Critical Reflection: A Textbook For Critical Thinking. Québec, Canada: McGill-Queen's University Press. Victor C. X. Wang, Kathleen P. King (2006): Understanding Mezirow’s Theory of Reflectivity from Confucian Perspectives: A Model and Perspective, Radical Pedagogy, source: http://radicalpedagogy.icaap.org/content/issue8_1/wang.html Zahar, Élie (2001), Poincaré's Philosophy. From Conventionalism to Phenomenology, Carus Publishing Company, p. 41 http://bali-reportase.blogspot.com/2010/12/albert-einstein-name-suddenly-rose-to.html Allen D. (2001): Getting things done, Penguin Books, London, England http://yoursport-southafrica.info/wp-content/uploads/2010/03/marcus-ground-high-jump.jpg http://vcn.bc.ca/citizens-handbook/2_16_visioning.html http://vcn.bc.ca/citizens-handbook/2_16_visioning.html http://en.wikipedia.org/wiki/File:The_Thinker,_Rodin.jpg U.S Environemntal Protection Agency (2010): http://www.epa.gov/methane/index.html Deutsche Telekom: http://www.telekom.com/dtag/cms/content/dt/en/675364 Deutsche Telekom: http://www.telekom.com/dtag/cms/content/dt/en/676024 Deutsche Telekom: http://www.telekom.com/dtag/cms/content/dt/en/676024

http://www.edexec.co.uk/news/1471/survey-reveals-key-ict-trends/

82


A minha ideia encontra o mundo – Fazendo o reality check

MĂ“DULO 3 81


Módulo 3

Conteúdo !

Guia do Leitor....................................................................................................................83! Visão Geral .......................................................................................................................83! Objetivos ...........................................................................................................................83! Onde estamos agora? .......................................................................................................84! 1!

Testando a sua ideia ...................................................................................................................................... 85!

Introdução .........................................................................................................................85! Objetivo .............................................................................................................................85! 1.1! Definindo a sua ideia: sua contribuição para a sociedade ........................................................ 86! 1.2! Evite ciladas comuns ................................................................................................................ 88! 2!

Sua ideia é viável? .......................................................................................................................................... 91!

Introdução .........................................................................................................................91! Objetivo .............................................................................................................................93! 2.1! Revisão de viabilidade no mercado: setores e consumidores .................................................. 93!

Análise do Público-alvo .....................................................................................................93! 2.2! Análise das principais partes interessadas (Stakeholders) ...................................................... 98! 2.3! Análise da viabilidade técnica ................................................................................................. 100! 2.4! Análise de Recursos ............................................................................................................... 103! 2.5! Viabilidade financeira .............................................................................................................. 105!

Bibliografia ..................................................................................................................108!

82


negócio e começar a conduzi-lo. Depois de

Guia do Leitor

tudo, sua ideia está bem à sua frente e

A este ponto, você provavelmente não

agora você sabe que pode torná-la

aguenta mais esperar para erguer seu

realidade!

Visão Geral

Objetivos

Abaixe seu binóculo e respire fundo. Esta

A meta deste módulo é auxiliá-lo no

é a hora na qual você precisa de todos os

processo de transformação de suas ideias

seus sentidos para analisar, entender e

iniciais, as quais você elaborou em seu

enxergar a maneira pela qual a sua ideia

processo de descoberta, em um conceito

pode se tornar realidade.

de negócios coerente e sustentável. É no

Na primeira sessão, você verá como a sua

processo de Reality Check que você molda

ideia se encaixa no meio em sua volta, e

suas noções de acordo com o ambiente

entenderá como ela pode contribuir para a

em questão. Aplicando as ferramentas

sociedade e o meio ambiente. Isto

deste processo, você poderá:

permitirá que você visualize como sua •

ideia funcionará dentro das circunstâncias

Posicionar sua ideia dentro da

locais. Já que você quer iniciar seu

"hierarquia

negócio com o pé direito, a primeira

identificar o level no qual você irá

sessão te ajudará a evitar as ciladas mais

operar.

comuns

que

normalmente

levam

empresarial"

e

Entender as ciladas mais comuns

empreendimentos à falência.

com

as

quais

iniciativas

As revisões iniciais, genéricas, são um

empresariais se deparam, e como

guia que te ajudarão a obter uma ideia

um reality check eficiente pode

firme do tipo de análise que você deverá

auxiliá-lo a superar tais barreiras.

fazer para maximizar as suas chances de

Analisar o mercado.

sucesso. A segunda sessão é mais

Identificar o seu público- alvo.

detalhada. Nela, você conhecerá os

Revisar os recursos que você

elementos necessários para testar a sua

possui e entender o que você

ideia considerando as condições do

ainda precisa. •

mercado no qual você pretende interagir.

Fazer uma revisão de tecnologia

83


Pontuar os aspectos necessários para a viabilidade financeira.

Valorizar os aspectos sustentáveis de sua ideia.

Onde estamos agora? Vamos observar rapidamente nosso mapa de navegação, o Quadro da Criatividade para o Desenvolvimento Empresarial.

Quadro da Criatividade para Desenvolvimento Empresarial (baseado no Modelo de Descoberta de Oportunidades baseado na Criatividade. Fonte: Lumpkin et al. 2004)

Estamos no terceiro estágio De acordo com o precesso delineado no Quadro da Criatividade para o Desenvolvimento Empresarial, este é o ponto no qual você pode VER o cais de tão perto, que quase pode tocálo. Mas antes de se aproximar ainda mais, você precisa posicionar seu timão seguramente para poder passar pelos disjuntores de ondas. Em outras palavras, esta é a hora de você testar a sustentabilidade, viabilidade e a coerência de sua ideia empreendedora. Neste módulo, você será equipado com ferramentas e metodologias para fazer uma avaliação compreensível de sua ideia. Através desta, no quarto módulo, você será capaz de traduzi-la em um plano de empreendimento viável. 84


1

Testando a sua ideia Objetivo

Introdução

Quando você for começar a colocar suas

Quando chegar o tempo de traduzir sua

ideias

ideia em um negócio palpável, você vai

sustentáveis

para

funcionar,

primeiramente, você deve se por no lugar

precisar saber onde você se encontra e

de um prestador de serviços/fabricante e

quais são os próximos passos necessários

analisar o contexto social como um todo.

para que possa iniciar sua jornada. Num

Para isto, está sessão te ajudará a:

primeiro passo, você deve comparar sua

ideia com aquelas já existentes para ter a

Limitar e focar seus pontos de

certeza de que estará oferecendo um

vista em uma ideia única e

produto/serviço único e atraente para seu

concreta •

público alvo. Além disso, como você pretende

desenvolver

um

Descrever seu produto/serviço com o maior número de detalhes

negócio

possível

sustentável, deve se assegurar de que as •

soluções que estará oferecendo são

Identificar se as condições atuais

realmente úteis para apoiar a sociedade

poderiam te levar a uma "cilada" e

em sua transição rumo à sustentabilidade.

desenvolver estratégias para se desviar das armadilhas que você

O nível de seu envolvimento, bem como a

encontrar

visão geral de suas tarefas, são duas coisas que você verificará nesta sessão.

Point NTIC Você sabia…? Algumas das principais oportunidades para a abertura de um novo setor na área das NTIC são: -Grande disponibilidade de capital -Aumento rápido no número de pessoas qualificadas -Administradores de NTIC talentosos 85

http://www.einnovtion.org/stratinc/files/library/ict/51.ICT_star tups.pdf


1.1 Definindo a sua ideia: sua contribuição para a sociedade O especialista em negócios P.A. Wickham

referência útil com a

sugeriu a existência de uma hierarquia nas

qual você pode avaliar

atividades empresariais que operam em

se as suas ideias de negócio se encaixam

diferentes áreas da sociedade. Segundo

aos tipos de atividades que você pretende

ele, o nível destas atividades determinam

assumir, bem como às dinâmicas sociais

os aspectos econômicos das operações e

nas quais irá operar.

suas respectivas contribuições para o bem

Na base da pirâmide invertida, encontram-

estar social.

se negócios que visam puramente o lucro.

Certamente, a ideia de uma "hierarquia"

Estes são a base de uma economia de

pode parecer estranha para algumas

mercado aberto. Tais negócios auxiliam a

pessoas. Mesmo assim, é necessário ter

sociedade através da geração de capital

em mente que a contribuição para a

privado.

sociedade, mencionada no modelo de

O

Wickham, não se baseia na influência

organizações iniciadas pela sociedade civil

econômica de uma ideia em si, mas, sim,

que não visam obter lucro por suas ações,

nas melhorias de vida que esta traz

como instituições de caridade e do setor

consigo quando ela se transforma em um

público. Estas são normalmente criadas

negócio que desafia convenções e abre

para defender uma causa, e são uma

caminhos para novas formas de pensar e

forma das pessoas servirem a comunidade

agir, antes inexistentes (Kirby, 2003). A

sem

estrutura apresentada por Wickham é uma

benefícios financeiros.

86

nível

que

seguinte

elas

compreende

mesmas

as

obtenham


Hierarquia Empresarial: Adaptado de P. A. Wickham

Os

esforços

sócio-culturais

são

através de seu negócio, seu objetivo inicial

expressões artísticas e, frequentemente,

não visa o lucro. Sua motivação principal

são também o berço da criatividade, que

encontra-se no poder de influenciar as

permite que as pessoas desafiem as

pessoas através de sua imaginação e

convenções existentes. Apesar deste tipo

inovação.

de empresário poder enriquecer bastante No topo do modelo encontram-se os

desenvolvimento local.

indivíduos que transmitem suas visões,

Agora ficou claro o porquê da hierarquia

motivando outras pessoas a fazerem a

ser o primeiro passo para você poder

diferença, a aceitarem a mudança. Este,

organizar suas ideias rumo à criação de

por

os

um negócio. O empresário sustentável não

empreendimentos com fins lucrativos da

é guiado pela ideia tradicional da obtenção

base da pirâmide invertida. Esta hierarquia

de lucro em especial, mas, sim, pela sua

baseia-se na atividade e em seus impactos

criatividade e seu interesse em ajudar as

na sociedade, que permitem que negócios

pessoas e o meio ambiente. Quando você

cresçam, que empregos sejam criados,

estiver analisando suas ideias de acordo

bem como inovações, mudanças e o

com a estrutura proposta por Wickham,

sua

vez,

influencia

87


pense nas formas que sua ideia contribui

Os outros atores desta hierarquia são

para minimizar as carências sociais.

parceiros e parcerias, stakeholders e clientes. Em que parte da hierarquia suas ideias se encaixam? verdade, só o fato de estar ciente deste

1.2 Evite ciladas comuns

perigo, já te ajudará a enxergar quais

Agora que você já sabe que tipo de

habilidades

contribuição suas ideias podem trazer à

diretivas

você

precisa

desenvolver para iniciar um negócio. Se,

sociedade, fica mais fácil desenvolver um

enquanto estiver checando a viabilidade de

projeto mais detalhado em cima de sua

seu projeto, perceber que há certas

ideia. Antes de partirmos para uma

habilidades

avaliação das condições existentes para o

administrativas

a

serem

aprendidas, você pode, então, procurar por

seu negócio, você precisa estar ciente de

soluções e se assegurar de que, quando

algumas situações comuns que outras

iniciar o seu negócio, será o tão

pessoas já enfrentaram quando estavam

competente e flexível possível, assim

dando início aos seus negócios.

capaz de atualizar-se com o tempo.

Por que é aconselhável levar em consideração as armadilhas comuns agora do que mais tarde? Este estágio do processo é o melhor para se planejar as coisas a serem resolvidas antes do teste de viabilidade de sua ideia. Especialistas

em

empreendedorismo

afirmam que a "falta de competência

A "falta de experiência" é o segundo tipo

administrativa", bem como a "falta de

de armadilha e está diretamente ligada à

administração estratégica" são as ciladas

primeira. Para ultrapassar esta barreira, o

mais

levar

programa de treinamento SMART Start-up

iniciativas à falência(Scarborough and

oferece exemplos de “experiência em

Zimmerer, 2000). Isto não quer dizer que

primeira-mão”, que o ajudarão a iniciar sua

você não possua a qualificação necessária

jornada. Você também receberá dicas que

para

comuns

que

administrar

costumam

sua

empresa.

Na 88


o auxiliarão na identificação de novos

como poderia transformá-la em um

caminhos para que você supere qualquer

negócio. O material que você está lendo

déficit de experiência como empreendedor.

neste momento é uma boa ajuda para

Quanto mais atenção você prestar no

suavizar o processo de transformação de

modo pelo qual você define sua ideia, e

uma ideia em um negócio. Reflita sobre

em como pretende transformá-la em um

tudo o que você descobriu, e tente obter as

negócio, mais fácil ficará enxergar as partes nas quais você precisa de começar a colocar seus planos em prática.

Atividade: Hierarchy interrelationships

Claro que há diferenças entre possuir

Tópico: Contextualização de Ideias

realmente um negócio e simulá-lo. Mas de

Visão Geral:

qualquer forma, as simulações podem lhe

Como referência, o esquema da hierarquia

dar a confiança necessária para que você

empresarial de Wickham foi adicionado abaixo.

explore e identifique diversas soluções e

Esta atividade auxilia os participantes a afunilarem

oportunidades ao seu redor.

as ideias que surgiram em sua fase de reflexão,

experiência adicional, antes mesmo de

de modo a posicioná-las em um nível onde são

A terceira cilada se refere aos seus

consideradas viáveis para as ações planejadas.

recursos e ao controle que você tem sobre

Este exercício trará um resultado concreto aos

eles. Desde o princípio, é preciso levar em

participantes, que provirá de suas próprias

conta que recursos são necessários para o

reflexões, e que esclarecerá tendências de

sucesso

negócios, além de inspirar os participantes nas

de

seu

negócio.

É

bem

complicado simplesmente "aproveitar o

atividades que pretendem cumprir.

máximo de tudo aquilo que você tem". O

Objetivos:

conceito sugerido aqui é conhecido como

o Auxiliar os participantes no processo de

"Eficiência de Recursos" e é um dos

geração de ideias

pilares do empreendedorismo sustentável -

o Oferecer um documento palpável para ajudar os participantes a visualizarem a posição de

lembra do Módulo 1?

suas atividades em meio às esferas sociais

A "Transição Empresarial" é a cilada final

o Ter uma ideia do tipo de entendimento social

que pode determinar a sobrevivência de

que os participantes irão requerer

uma iniciativa. Pense em sua ideia e em 89


respostas para suas perguntas. Mesmo

sua ideia e a ganhar confiança para

que sua resposta seja ainda uma outra

transformá-la em um negócio. Você é

pergunta, o processo o ajudará a definir

capaz!!

90


2 Sua ideia é viável? ajudá-lo a obter as habilidades necessárias

Introdução

para transformar a sua ideia em um

A oferta de um novo produto ou serviço é

negócio, nesta sessão você conhecerá

conhecida por "ventura" por ser um pouco

alguns passos básicos para fazer um teste

arriscada. Quando você estiver assumindo

geral de viabilidade, que o ajudará a focar

uma nova ventura, é importante que fique

suas ideias.

de olho no mercado e monitore de perto as reações

de

seus

consumidores

concorrentes.

Como

iniciante,

importante

é

um

Os passos abaixo o guiarão pelo processo

e

de avaliação da viabilidade de suas ideias.

empresário que

Não se esqueça de que um negócio de

você

sucesso deve ser atraente, oportuno,

permaneça fiel a sua visão, bem como

durável, além de que o produto ou serviço

flexível, tolerante a possíveis falhas e que

criado deve adquirir certa estima de seus

você procure por oportunidades sempre

consumidores. Fora isso, considere, se:

que puder. Outras características comuns

de empresários de sucesso são a

Existirá uma procura contínua pelo

motivação, a vontade de crescer, bem

seu produto/serviço no mercado

como a atenção que estes dão a

(revisão

comentários e críticas, além de seu

mercado)

enfoque contínuo em suas metas.

de

viabilidade

no

Seu produto ou a prestação de

Em suma, sua ideia requer que você seja

serviço

inovativo, proativo, atento às necessidades

oferecida

dos consumidores e ao mercado e, acima

tecnológicas atuais (revisão de

de tudo, pronto para se arriscar. Estas são

viabilidade técnica)

as luzes que o guiarão através da margem

aspirada dada

pode as

ser

condições

Você tem acesso aos recursos

da praia e que o ajudarão a navegar,

financeiros necessários para abrir

independente dos obstáculos e perigos

uma

que podem surgir em seu caminho. Para

financeira) 91

companhia

(viabilidade


Antes de fazer uma análise profunda sobre

uma parceria na tentativa de

estes aspectos, é necessário compreender

oferecer uma fonte de iluminação

o processo de aplicação de um reality

alternativa

check. Pergunte-se o seguinte: Por quê?

Engenheiros

Quem? O quê? Onde? Quando?

habilidades

Geralmente, uma resposta leva a outra

idosas

pergunta e, por fim, a mais respostas, que

tradicional, alguém que tenha

o auxiliarão no aprimoramento de sua ideia

viajado para outros países e

em um negócio sustentável. A imaginação

conhecido

não conhece limites neste estágio. Tente

alternativas, donos de lojas.

encontrar o maior número de respostas

nas e

áreas

rurais?

pessoas

técnicas, com

com

pessoas

conhecimento

assim

soluções

Quais elementos são necessários

possível. Abaixo, encontra-se um exemplo

para oferecer iluminação? Uma

desta metodologia, que poderá ajudá-lo.

fonte de energia, um elemento de

A seguir, nós exemplificaremos uma

emissão, portabilidade, segurança,

análise de uma proposta de negócios, a

custos de propriedade.

qual pretende instalar uma rede elétrica

Como a sua solução pode ser

segura nas áreas rurais, tomando o lugar

distribuída? Canais comuns de

das lâmpadas de querosene, que são

comércio

caras e carregam consigo o risco de

móveis de venda em combinação

incêndio.

com outros tipos de serviços (por

Perguntas:

exemplo de saúde).

Por que o querosene é o

revenda,

pontos

Onde o seu produto será usado?

combustível atual utilizado para a

Domicílios, revendedoras, escolas,

iluminação? Esta pergunta nos

postos de saúde.

leva a pensar em outras formas de

e

Quando se precisa de iluminação

se obter luz, como combustíveis

e para quê? Depois do por-do-sol,

alternativos,

dentro

energia

solar,

de

edifícios,

para

o

vagalumes em uma jarra, baterias.

comércio, trabalho, a cozinha ou

Com quem você poderia fazer

para estudar. 92


Depois de você ter passado por todas as

Objetivo

perguntas possíveis, dê uma olhada nas

Esta sessão o ajudará a:

ideias que teve para identificar as ligações entre os vários conceitos. Talvez descubra

Identificar formas diferentes de

uma solução ainda mais brilhante e que

avaliações de viabilidade a serem

ofereça ainda mais oportunidades do que

feitas

sua ideia inicial.

Desenvolver

uma

base

de

informações para modelar o seu negócio e criar um plano

2.1 Revisão de viabilidade no mercado: setores e consumidores A primeira circunstância importante para transformar uma ideia em um plano viável, é assegurar-se de que existe um mercado consumidor para seu produto ou serviço. Quem comprará seu produto ou serviço? Por quanto tempo? A revisão de mercado o ajudará a identificar a probabilidade de sua ideia ser bem recebida. Esta informação é importante para mapear processos de ciclo de vida, como a extração de matérias-primas, os caminhos para a venda aos consumidores e a gestão de resíduos no final do ciclo-de-vida de um produto. Uma análise de mercado pode ser dividida em três estágios, que analisam: •

O público-alvo

Consumidores futuros em potencial

Os principais stakeholders implementadas para tornar seu produto ou

Análise do Público-alvo

serviço mais atraente para sua clientela.

A análise de um público-alvo tem como

Isto pode ser feito através:

objetivo observar detalhadamente todos os

produtos, serviços e operações existentes

da

Identificação

das

marcas

líderes de mercado de um setor,

em um mercado determinado. Você deve

bem como da compreensão sobre

identificar quais melhorias poderiam ser 93


o que faz com que estas marcas

Apesar de observações e listas serem

sejam bem-sucedidas.

úteis, existem também outras atividades que o ajudarão a fortalecer sua análise.

do Questionamento sobre o que

Abaixo, foram listados alguns métodos

pode ser aprendido com as

simples e aplicáveis:

marcas líderes. Como você pode aprimorar os serviços, produtos e ofertas

que

estão

sendo

Fale com todas as pessoas que você

oferecidos?

puder.

Na

rua,

na

universidade, no trabalho, com informações

seus colegas de esporte, com sua

necessárias para se especular o modo

família e em feiras ou conferências

pelo qual seu produto ou serviço poderia

relevantes. A comunicação com

ser melhor comercializado:

pessoas relacionadas ao setor de

Existem

dois

tipos

de

negócios do seu produto/serviço

Informe-se sobre os produtos/serviços dos

pode ser especialmente útil na

concorrentes e sobre suas qualidades. Faça uma lista de "percepção

de

produtos/serviços"

mapeie

as

importantes

dos

características

mais

e

busca por futuras parcerias, além de estabelecer uma base para sua rede social. •

produtos e serviços oferecidos pelos seus

Aprenda tudo o que você puder sobre sua comunidade, bem como

concorrentes futuros.

sobre o setor do mercado que

Informe-se sobre o tamanho do mercado, a

pretende suprir.

frequência aproximada com a qual um •

produto é adquirido, bem como sobre o

Apresente sua ideia e peça por

preço que seus clientes estão dispostos a

sugestões

de

pagar para tal. Utilize uma lista sobre o

empresariais

tamanho do mercado - ela o auxiliará com

potencial através de canais de

esta tarefa.

comunicação selecionados (blogs forums, etc.).

94

seus e

parceiros

clientes

em


Enquanto você estiver criando suas

seus amigos, parentes, colegas e até

checklists,

grupo

mesmo desconhecidos.Lembre-se de que

diversificado de pessoas para ter a certeza

o freguês (a pessoa que compra um

de que você está se empenhando nos

produto/serviço)

pontos corretos. Você pode se inspirar em

consumidor (aquele que usufrui de um

pense

em

um

produto

nem

sempre

ou

é

o

serviço.

Checklist: “O conhecimento de um produto/serviço” Este é um teste simples sobre a sua ideia de negócio. A proposta é explorar os atributos e as funções do seu produto/serviço como se ele já existisse. Apresente a sua ideia e deixe seus futuros clientes, bem como seus parceiros, se expressarem. Vamos supor que você esteja planejando produzir um novo tipo de calça jeans, “Maximum Denim”, que é feita de algodão orgânico e corantes naturais. Para fazer a avaliação, você deverá apresentar o que pretende oferecer detalhadamente, de modo que isso o leve a receber comentários úteis. Abaixo encontra-se um exemplo de uma checklist. Perguntas

Respostas

Você acha que usaria a calça jeans Maximum Denim?

Sim/Não/Talvez

Por quê?

Escreva a sua resposta 1

2

3

4

5

Muito Bom

Bom

Médio

Ruim

Muito Ruim

O que você acha da cor da calça jeans? …da textura? ...do design? …da durabilidade? O que mais te agradou/não te agradou na calça Maximum Denim? A calça jeans pode ser melho-rada? O poder de atração de Maximum Denim pode ser aumentado? Como?

95


Compare e analise as respostas que você receber e tire conclusões, se possível, de modo modificar seu produto para que este se encaixe melhor às necessidades de seu público-alvo. Pesquisas de mercado costumam ser acessíveis a diversas empresas e setores. Se você tiver acesso a este tipo de pesquisas, poderá adicionar detalhes valiosos ao seu produto ou serviço proposto, bem como fazer uma referência a suas próprias observações. De qualquer forma, pesquisas de primeira mão são sempre importantes - isto se aplica particularmente no caso de negócios que se referem a produtos e serviços sustentáveis. Checklist: “o tamanho do mercado e o valor” Diversas perguntas são necessárias para se avaliar a abrangência de seu público-alvo. O mais importante é que você descubra a quantidade que um produto/serviço foi adquirido em um certo espaço de tempo, e a quantidade de dinheiro gasta para tal. A tabela abaixo apresenta uma lista simplificada, que poderá ser utilizada para seu próprio produto ou serviço, e utiliza o exemplo acima referente às calças jeans masculinas Maximum Denim. Perguntas

Respostas

Sobre o tamanho do mercado: Com que frequência você compra calças jeans? Você costuma planejar a compra de uma calça jeans, ou isto ocorre espontâneamente? Você compra calças jeans em certas épocas do ano? Por quê? Em que épocas você costuma comprar mais? Quantas calças jeans você compra de uma vez? Sobre o valor de mercado: Quanto você costuma gastar ao comprar uma calça jeans? Qual seria o valor máximo que você gastaria ao comprar uma calça jeans? E o valor mínimo? As perguntas acima são genéricas e podem ser adaptadas de acordo com suas necessidades 96


de explorar as preferências de seus futuros clientes. Quando você estiver desenvolvendo a sua checklist, tente elaborar perguntas breves e diretas, evitando aquelas que podem ser respondidas apenas com sim/não. Além disso, evite fornecer opções ou exemplos em excesso, bem como expressões e frases que possam influenciar quem estiver respondendo. Você também pode considerar a possibilidade de perguntar aos seus entrevistados suas opiniões relativas aos produtos de seus futuros concorrentes. Talvez você descubra que seus concorrentes não são tão bem-vistos como você pensava! Análise dos clientes futuros

Tente entender os padrões de

É importante identificar os padrões de

consumo de seus clientes em

cosumo de seus futuros clientes para que

potencial.

você possa avaliar as chances que tem de

consumidores agem como agem?

suceder com o passar do tempo. Para que

Por que utilizam produtos e

você atinja esta meta:

serviços semelhantes? Com que

Por

que

os

frequência? Por que e de que forma?

Atividade: Guess who is your customer

Esteja

ciente

das

necessidades e expectativas

Tópico: Teste de Viabilidade no mercado: a análise

dos consumidores. Isto o

da clientela

ajudará a desenvolver um

Visão Geral:

produto

Ajustar um produto/serviço de acordo com as

ou

serviço

mais

eficiente, o qual prenderá a

necessidades dos consumidores é essencial

atenção de seus clientes em

para o sucesso de um negócio. Neste exercício,

potencial.

os participantes se familiarizarão com a análise das necessidades dos clientes.

Tente desenvolver uma oferta

Objetivos:

que se encaixe no perfil de

Identificar as peculiaridades que distinguem

seus consumidores futuros.

diferentes grupos de consumidores

Isto também inclui aspectos

Reconhecer a importância de se estar pronto

como a idade, o sexo, a

para lidar com diferentes tipos de consumidores

experiência e educação, entre

97


outros. •

fornecerão informações importantes para

Defina o tamanho da clientela (número

aproximado

de

consumidores) esperada para seu produto/serviço.

Compare

o

mercado consumidor que você espera compartilhar com outras companhias. Isso o ajudará a elaborar projeções de vendas e planos de produção mais precisos.

você. A sua pesquisa e análise de mercado poderá então ser complementada através

observação

de

publicações

do

comportamento

das

pessoas em sua volta, da condução de um grupo de estudos, ou do desenvolvimento de mais pesquisas.

2.2 Análise das principais partes interessadas

por um rascunho. Pesquisas de mercado disponíveis abertamente, sendo que estas

leitura

relevantes e banco de dados, através da

Logicamente, não é necessário começar para diversas indústrias e produtos estão

da

(Stakeholders) Stakeholders são os grupos afetados por

Point NTICs

A Telekom Alemã: favorecendo os estilos de vida dos consumidores através do networking digital A Telekom Alemã é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento do networking digital através de diversos produtos e serviços criados para melhorar a qualidade de vida das pessoas permanentemente. Redes digitais viabilizam o acesso móvel a documentos digitais, e-mails e fotos pelo celular. Um estilo de vida conectado pode simplificar o dia-a-dia, aprimorar a troca de informações, facilitar o cultivo de contatos pessoais e profissionais e ajudar a atingir o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. A Telekom Alemã se compromete em assegurar que as várias faces da vida de cada um estejam conectadas de forma responsável e segura. Muitas pessoas já utilizam possibilidades oferecidas pela internet para organizarem suas atividades diárias. Online banking e a compra de vôos, de ingressos de cinema e shows são exemplos dessas transações, que podem ser feitas rapida e facilmente, a qualquer hora do dia – tudo graças as vantagens de se estar online. A digitalização e o networking também nos possibilitam permanecer em contato com pessoas e assuntos especiais. A fusão da rede fixa com os meios de comunicação móveis oferecem diversas oportunidades indéditas, como a leitura de e-mails pela televisão, o acesso e envio de fotos pelo celular, ou mesmo o cultivo de redes sociais fora de casa. Além de aprimorar estilos de vida pessoais, o networking também estimula a sustentabilidade. As possibilidades oferecidas pelas NTICs podem evitar jornadas desnecessárias, reduzir o consumo de recursos 98 de conhecimento. Para que o maior número de naturais, ou mesmo superar barreiras relacionadas à troca pessoas possa participar da vida digital, as soluções de NTICs da Telekom Alemã são fáceis de se usar. A alta qualidade e a banda-larga de suas redes formam a base de uma vida e de um ambiente de trabalho conectado. Fonte: http://www.telekom.com/dtag/cms/content/dt/en/584346


um produto ou serviço. Eles podem ser

obter o material necessário? Como

fornecedores,

distribuidores,

estes materiais foram produzidos?

empregados, ou qualquer outro grupo que

Quanto custam? É necessário que

influencie seu negócio. É importante que

sejam

você defina seus stakeholders para que

distância?

clientes,

você possa identificar seus potenciais consumidores

e

parcerias

mais

Processos:

a

longa

Quem

pode

influenciar os processos de seu

importantes. Além disso, você poderia

negócio?

tentar:

Poderes

e

regulamentações locais? ONGs?

• Construir uma imagem clara de cada

Outros negócios?

ator que possa ser influenciado pelo

seu negócio.

Gestão de resíduos: Como será a gestão dos resíduos gerados

• Entender seus papéis e interesses.

pela produção e pelo produto?

• Determinar os parceiros ideais a serem •

envolvidos em seu negócio.

Distribuidores: podem

O esquema a seguir oferece uma visão

ser

Que

canais

utilizados

comercializar

geral de alguns stakeholders, bem como

para meu

produto/serviço? Isto pode incluir

perguntas importantes para você utilizar

revendedoras,

em sua análise. Fornecedores

transportados

atacadistas

ou

canais diretos de venda. Como Processos

Resultado Distribuição

Gestão de resíduos

este canal opera? Quais são as

Fornecedores: Onde eu posso 99


vantagens e desvantagens de

cada canal

Você também pode utilizar a seguinte tabela para identificar e analisar seus stakeholders:

Stakeholder

Como eles afetarão Como serão afetados por sua iniciativa sua iniciativa?

Quais são seus principais interesses?

Funcionários: •Produção •Design •Compras e Vendas •Administração Famílias dos funcionários Fornecedores Distribuidores Clientes Comunidade local Governos/reguladores

2.3 Análise da viabilidade técnica A viabilidade técnica é um elemento crítico em sua análise. Tendo obtido informações sobre seus clientes em potencial, suas exigências e sobre o provável compartilhamento do mercado que você pretende ser capaz de servir, é necessário avaliar a viabilidade técnica de seu projeto e de sua produção, além de descobrir se a tecnologia que você pretende aplicar é a mais apropriada. 100


Para isso, você deverá: •

Analisar

o

produto/serviço

da

perspectiva de um consumidor e de um produtor •

Analisar os recursos necessários e determinar a maneira mais eficiente de utilizá-los.

Atividade: Conheça os seus Stakeholders! Tópico: Análise de stakeholders Visão Geral: Quando se abre um negócio, é importante que se conheça as partes que serão afetadas por

Abaixo, encontram-se duas aborgadens úteis

ele, bem como seus interesses e necessidades.

para a análise da viabilidade técnica. A primeira

Em outras palavras, é importante compreender

abordagem

outras perspectivas e ser capaz de se colocar

corresponde

ao

simples

mapeamento do contexto no qual seu produto

no lugar dos outros. Nesta atividade, os

ou serviço será desenvolvido e consumido. A

participantes irão treinar a capacidade de

segunda abordagem fala sobre a libertação de

enxergar suas ideias de negócio através dos

sua imaginação ao se desenvolver um protótipo

olhos de seus stakeholders.

para seu produto/serviço.

Objetivos: Testar as ideias de negócio criadas em diversos stakeholders

Mapeie o contexto para a produção e o consumo de seu produto ou serviço

Descobrir como uma ideia pode influenciar um

Descreva as características físicas e funcionais

stakeholder em particular e vice-versa

de seu produto ou serviço. A embalagem também é um atributo, ou seja, deve ser descrita da mesma forma. Aspecto Físico: Quais materiais são utilizados para produzir o produto/oferecer o serviço? O que se é necessário oferecer ao lado de meu produto ou serviço (por exemplo tapetes, painéis, etc.)? Que materiais são necessários para produzir meu produto ou serviço? Quais matérias-primas são necessárias? Funcionalidade: descreva as principais funções de seu produto ou serviço e as necessidades dos consumidores que ele satisfará. Como este produto/serviço funciona? Como seu produto/serviço será consumido? Como ele poderia ser utilizado de modo a prolongar sua vida útil? O que mais é necessário para usar o produto ou o serviço? 101


Protótipo A prototipagem é o método padrão para a realização da análise técnica. Uma ideia de negócio tem pouco valor quando se depara com obstáculos técnicos insuperáveis. A elaboração de um protótipo de um novo produto ou serviço deve ser uma prioridade inicial. Logicamente, não se deve partir da elaboração de um protótipo de uma máquina de um milhão de dólares, mas, sim, realizar um exame técnico breve e básico. Isto pode ser feito através de: •

A utilização de papel e lápis para fazer um rascunho do plano de seu produto

Elaboração de um protótipo breve usando materiais em mão

Aproveite a oportunidade de, por meio de instituições acadêmicas e de pesquisa, acessar as informações e o equipamento necessário para o desenvolvimento de um protótipo, ou para a realização de uma pesquisa técnica

Como você procura criar um negócio que ofereça soluções para desafios relacionados à sustentabilidade, seu produto/serviço deve aprimorar os processos e materiais presentes em todos os estágios de seu ciclo-de-vida. Tente esboçar um produto ou serviço, onde:

• O consumo de materiais e energia durante sua produção seja minimizado • Sua durabilidade seja maximizada • Seja feito o uso de matérias-primas recicladas ou renovadas • A matéria-prima tenha sido coletada próxima ao local, visando a redução dos custos de transporte

• A possibilidade de reciclagem, reuso, ou o descarte ambientalmente correto sejam maximizados 102


2.4 Análise de Recursos Há um denominador comum na avaliação de viabilidade de seu produto/serviço em termos de tecnologia, stakeholders ou do mercado em potencial: o custo dos canais que levarão seu produto ou serviço ao mercado! Alguns canais necessários são óbvios, como a conexão à internet para um negócio baseado na web. Porém, há ainda uma série de outros recursos que são fundamentais para transformar uma ideia em um negócio de sucesso. Tais recursos podem variar em tamanho, urgência, ou mesmo em sua forma de aplicação. Porém, é importante ter a lista completa dos recursos a serem adquiridos em mente, para ter a certeza de que seu plano de negócios reflete precisamente suas necessidades. Terreno e facilidades: Quais são as exigências de terreno e espaço? Há um local ideal para certas instalações? Geralmente, um local próximo aos consumidores (e da sua casa!) é a melhor opção, tanto pela questão do custo, como pela perspectiva sustentável. Máquinas e equipamento: Quais máquinas e equipamentos são necessários? Há especificações técnicas de mecanismo importantes? E qual é custo das máquinas e equipamentos a serem comprados e operados? E quanto a água, energia e outros inputs? Não esqueça de levar em consideração o fato de que você deve facilitar seu trabalho e torná-lo mais sustentável. Transporte: É importante para meu negócio que carros, bicicletas e outros meios de transporte estejam disponíveis? Se sim, quais são as opções mais eficientes? Funcionários: Lembre-se de que seus funcionários são os seus investimentos mais importantes, tanto para o sucesso de seu negócio, quanto para a sustentabilidade. Tenha a certeza de que você irá reunir o melhor grupo possível, assegure-se de que você esteja respeitanto o seu trabalho e de que este grupo tenha a capacidade e o conhecimento necessários para cumprir seu trabalho eficientemente. Operações e processos realizados ineficientemente e insustentavelmente são, normalmente, um sinal de falta de conhecimento 103


por parte de seus funcionários, e não de falta de vontade. Procure sempre maximizar as oportunidades de treinamento de seus funcionários, de modo a elevar sua

Atividade: Knowing me, Knowing you

qualificação.

Tópico: Teste de Viabilidade

Importante lembrar: Considere se os

Visão Geral:

recursos necessários para seu negócio

Ao se abrir um negócio, é importante que as

estão disponíveis em sua região, bem como

pessoas conheçam seus pontos fortes e fracos,

seu custo aproximado e se você seria capaz

bem como saibam como estes são

de continuar a tocar seu negócio, caso

comunicados aos outros. Neste exercício, os

certos elementos faltassem. Acima de tudo,

participantes devem analisar a si mesmos e aos

lembre-se de que é preciso elaborar um

outros quanto aos seus pontos fracos e fortes.

plano coerente para o uso dos recursos

Objetivos:

disponíveis, da forma mais sustentável

Fazer uma revisão do mercado de acordo com

possível.

a orientação dos consumidores Ganhar uma ideia sobre o procedimento do teste de viabilidade de mercado

Atividade: Drivers of Success

Ter uma noção básica sobre as análises de

Tópico: Análise setorial

tendência

Visão Geral: A identificação das vantagens econômicas de se desenvolver um negócio sustentável pode aumentar a motivação dos participantes a se involverem em uma iniciativa de negócios. Objetivos: Identificar os condutores de sucesso para uma idéia de negócio Estabelecer uma ponte entre uma idéia de negócio e a sustentabilidade Rascunhar algumas estratégias possíveis

104


máquinas, etc.

2.5 Viabilidade financeira Outro ponto crucial é a avaliação da

Vendas:

O

que

será

viabilidade financeira de seu plano. Ela é

necessário para investir em

determinada através da relação entre os

publicidade e propaganda?

custos de produção e os operacionais e o

preço determinado para seu

Custos administrativos: para

produto/serviço no mercado. Os dados

o

apoio

administrativo,

contabilidade

coletados durante a sua pesquisa de

Custo

e

escrituras,

eletricidade, etc.

mercado fornecerão informações valiosas •

sobre o preço estimado de seu produto.

Pesquisa Custos

Baseado nisto, você poderá calcular a

&

desenvolvimento:

para

melhorar

o

produto/serviço ao longo do tempo

renda, ou melhor, o fluxo de renda necessário para que você ocupe uma

Os critérios citados não levam em

posição de lucro.

consideração o cunho social, nem o ambiental de sua ideia de negócio. A

Preste atenção nos custos relacionados às

análise de sua ideia, partindo de uma

áreas tradicionais de uma empresa, por

perspectiva

exemplo: •

expectativas

uma

de

negócio,

além

de

aumentar suas chances de sucesso ao

as matérias-primas e os salários?

facilita

compreensão mais completa de suas

Custos gerados pelos materiais e mão-de-obra: Que custos geram

sustentável,

longo do tempo.

Custos diretos de fabricação: Qual

Abaixo, foram sugeridos alguns aspectos

será o custo provável gerado no

relativos à sustentabilidade para a sua

processo de produção?

análise.

Custos indiretos de fabricação:

Eficiência de Recursos – Maximizando a

Isso inclui o custo de treinamento

potência e o valor de materiais e

para os funcionários, desgaste de

energia

máquinas, seguros, conserto e

Fazer mais com menos, não só reduz o

manutenção de instalações e

custo, como também diminui os danos 105


ambientais. Considere o dinheiro que

ou feridas.

poderia ser economizado através da

Identificando os gastos escondidos

prevenção de desperdício de materiais e

Os gastos ocultos são aqueles resultantes

energia no processo de produção. Quanto material

e

energia

podem

das consequências de outras ações.

ser

Através do planejamento devido de suas

economizados durante a produção? A

atividades, você poderá identificar quais

projeção eficiente de processos e produtos sempre

outras ações ou materiais são necessários,

economiza

bem como seus custos.

di- nheiro! A maximização da produtividade do capital humano Lembre-se de que o bem-estar de seus

Considerações de risco - Reflita sobre

funcionários, em um sentido amplo,

os riscos em potencial

determina

sua

Estar preparado para reagir a imprevistos

lealdade à missão de sua companhia.

pode economizar recursos. Por exemplo, o

Engajar as pessoas certas nas funções

que você faria se a metade do seus

corretas, assegurar-se de que elas estão

funcionários estivesse impossibilitada de

devidamente preparadas e possuem as

trabalhar por questões de saúde, depois

ferramentas necessárias, além de tratar

de um mês de funcionamento de seu

bem os seus funcionários irá te levar a

negócio? Para mitigar riscos de tal

uma redução geral nos gastos. Empenhe-

natureza, considere a possibilidade de

se

um

investir em treinamentos que possibilitem

comprometimento nato dentre todos os

os funcionários a tocarem para frente as

seus funcionários e departamentos.

atividades mais urgentes e importantes da

Prevenindo impactos negativos

empresa.

Prevenir é sempre melhor do que

Respire fundo… você acabou de absorver

remediar. Pense se o custo-benefício de

uma quantidade de informações enorme.

investir em luvas preventivas para seus

Agora, você deve se sentar e escrever!

funcionários é maior do que ser obrigado a

A checklist a seguir te

em

seu

compromisso

alcançar

e

sinergias

e

pagar pelo tratamento de mãos queimadas 106


ajudará a reconhecer se as informações

pesquisas em prol do esboço de seu plano

que você tem em mãos são adequadas, ou

de negócios.

se ainda é necessário fazer mais Seu produto ou serviço

Há procura no mercado pelo meu produto ou serviço

Meu produto/serviço Meu produto/serviço não pode ser produzido e prejudica um grupo de distribuído pessoas em especial

Oportunidade 1

sim

não

sim

não

sim

não

Oportunidade 2

sim

não

sim

não

sim

não

....

sim

não

sim

não

sim

não

107


Bibliografia

• •

Cohen A. Wiliam. (2005) The Marketing Plan. John Wiley & Sons, Inc. Davila, T., Epstein, M., Shelton, R. (2006). Making Innovation Work: How to manage it, measure it, and profit from it. Pearson. New Jersey.

EEF, “Resource Efficiency – Business Benefits from Sustainable Resources Management”, (2009).

Faltin, G. (2008). Kopf schlägt Kapital: Die ganz andere Art, ein Unternehmen zu gründen. Von der Lust ein Entrepreneur zu sein. Hanser. München.

Fuller, D. (1999). Sustainable Marketing: Managerial-Ecological Issues. Sage Publications. London.

Gale, R., Stokoe, P. (2001) “Environmental Cost Accounting and Business Strategy”, in Chris Madu (Ed). Handbook of Environmentally Conscious Manufacturing (Kluwer Academic Publishers).

International Finance Corporation, (2007). Stakeholder Engagement: A Good Practice Handbook for Companies Doing Business in Emerging Markets. Online available in: http://www.ifc.org/ifcext/enviro.nsf/AttachmentsByTitle/p_StakeholderEngagement_Full/$FILE/I FC_StakeholderEngagement.pdf

Kawasaki, G. “Reality Check: The Irreverent Guide to Outsmarting, Outmanaging, and Outmarketing Your Competition.” http://www.amazon.com/Reality-Check-OutsmartingOutmanaging-Outmarketing/dp/1591842239

Kirby, David (2003) Entrepreneurship. McGraw-Hill Education. Berkshire, UK.

UNEP, UNIDO, Carl Diusberg Gesellschaft, Wuppertal Institute. (2001). The Environmental Management Navigator. Train-the –Trainer Workshop. 12-15 December 2001 in Bonn, Germany.

United States Environmental Protection Agency EPA “An Introduction to Environmental Accounting as a Business Management Tool: Key Concepts and Terms” (1995).

Schaltegger, S. (2005). A Framework and Typology of Ecopreneurship: Leading Bioneers and Environmental Managers to Entrepreneurship. In: Schaper, M. (2005). Making ecopreneurs: developing sustainable entrepreneurship. Ashgate. Hampshire. U.K. SustainAbility, International Finance Corporation, Ethos Institute, (2002). Developing value: the business case for sustainability in emerging markets. Online available: http://www.sustainability.com/researchandadvocacy/reports_article.asp?id=142

Vance, D. (2005). Raising Capital. Ed. Springer. New York. USA

Website of Alex Osterwalder (2009): http://alexosterwalder.com/

Website of Deutsche Telekom: http://www.telekom.com/dtag/cms/content/dt/en/584346

108


Minha ideia se torna realidade Desenvolvendo um plano de negócios

MÓDULO 4 109


Módulo 4 Conteúdo !

Guia do Leitor..................................................................................................................112! Visão Geral .....................................................................................................................112! Objetivos .........................................................................................................................112! Onde estamos agora? .....................................................................................................113! 1!

A Definição de Metas ................................................................................................................................... 114!

Introdução .......................................................................................................................114! Objetivo ...........................................................................................................................114! 1.1! A Determinação do Mercado Consumidor .............................................................................. 118! 1.2! Proposição de Utilidade .......................................................................................................... 119! 1.3! Inovação e Cadeia de Suprimentos ........................................................................................ 121! 2!

O Plano de Negócios e suas Estratégias ................................................................................................... 124!

Introdução .......................................................................................................................124! Objetivo ...........................................................................................................................124! 2.1! Detalhes Administrativos ........................................................................................................ 125! 2.2! Detalhes da Produção ............................................................................................................ 127! 2.3! Detalhes de Marketing ............................................................................................................ 129! 2.4! Considerações Gerais ............................................................................................................ 131! 3!

Sua ideia – Seu Plano de Negócios ............................................................................................................ 133!

Introdução .......................................................................................................................133! Objetivo ...........................................................................................................................133! 3.1! A Estrutura .............................................................................................................................. 134! 4!

Tomando o Primeiro Passo ......................................................................................................................... 138!

Introdução .......................................................................................................................138! Objetivo ...........................................................................................................................138! 4.1! Encontre investidores para o seu negócio .............................................................................. 139!

110


Fase de Fortalecimento ..................................................................................................141! 4.2! Prepare-se para lançar-se aos investidores ........................................................................... 143!

As condições necessárias para o sucesso .....................................................................143! 4.3! Dicas para sua aproximação ao investidor ............................................................................. 144! 5!

Transmitindo ................................................................................................................................................. 147!

5.1! Erros comuns antes do negócio começar a funcionar ............................................................ 149! 5.2! Erros comuns durante o processo de implementação de um negócio ................................... 150! 5.3! Erros comuns depois da implementação de um negócio ....................................................... 151!

Bibliografia ..................................................................................................................153!

111


dobradas.

Guia do Leitor

Você

está

quase

desembarcando! Sim, chegou a hora de você por no papel o seu

Você está sentindo? As ondas estão mais

modelo e a sua estratégia de negócio.

suaves e os pássaros costeiros estão

É a hora de criar o seu plano de negócios!

acima de você...olhe em sua volta, sua âncora está posta e suas velas estão

Visão Geral

Objetivos

Este módulo friza as considerações

Este módulo contém uma lista de

necessárias para que você possa esboçar

"verificação"

um plano de negócios viável, e se preparar

identificação de fatores externos

para lançar sua ideia. Há várias fontes

capazes de fortalecer a sua ideia

externas de apoio relevantes que você

e te ajudar a torná-la realidade.

pode utilizar para enriquecer seu plano.

Desde considerações legais e

Este módulo não só oferecerá a você uma

econômicas a dicas úteis para a

visão

autoria de seu plano de negócios,

introspectiva,

estratégias

e

ferramentas para identificar o que é

que

ajudará

na

este módulo de ajudará a:

necessário para o sucesso de sua

Ganhar confiança para preparar um

empresa, mas também o ajudará a adquirir

plano inicial, e assegurar o apoio

a experiência devida que auxiliará a sua

necessário para torná-lo viável

iniciativa.

Fortalecer a sua capacidade de planejamento

para

o

A última sessão deste módulo contém

desenvolvimento de um plano de

elementos essenciais que afiarão a sua

negócios sustentável •

habilidade de comunicação e te ajudarão a

Conhecer as regras e ferramentas básicas de comunicação, de modo

se preparar para apresentar o seu plano

que você obtenha sucesso ao

para o mundo.

promover seu negócio para outras pessoas •

Identificar diversas oportunidades de financiamento

112


Onde estamos agora? Vamos observar rapidamente nosso mapa de navegação, o Quadro da Criatividade para o Desenvolvimento Empresarial.

Quadro da Criatividade para Desenvolvimento Empresarial (baseado no Modelo de Descoberta de Oportunidades baseado na Criatividade. Fonte: Lumpkin et al. 2004)

Estamos no estágio final Como você pode observar no Quadro da Criatividade para o Desenvolvimento Empresarial, você já navegou através de um mar de ideias e pos-se a caminho de um porto seguro. Depois de uma jornada destas, você deve estar se sentindo um pouco sobrecarregado, mas esteja certo de que isso é normal. Você precisa de tempo para repousar suas pernas, agora que está em terra firme. Esta é a sua doca, a sua ideia sustentável, sua última parada antes de iniciar a nova jornada. É a hora de você reunir o conhecimento, ideias, observações e realizações que já possuia antes da jornada às informações que você adquiriu durante a mesma até então. Este é processo de desenvolvimento de seu plano de negócios, de estratégias, da criação de seu plano de negócios, e, por fim, a hora de apresentá-los aos outros. Você está pronto! 113


um jantar e negócios

1 A Definição de Metas

o de uma iniciação de

têm

em

comum?

Ambos

possuem “P.A.E.” em seu estágio de desenvolvimento! Preparação - Análise Estrutura.

Introdução Aproximando-se do final de sua jornada

O aperfeiçoamento de suas habilidades

marítima, imagine que você irá planejar um

através da realização de cada um destes

jantar. Você quer ter uma farta refeição de

aspectos de planejamento o fortalecerá,

três

além de ajudá-lo a focar em seu plano.

pratos,

sobremesas,

decoração,

música... Como você pode ter a certeza de que tem tudo o que precisa? Naturalmente,

Objetivo

você fará uma lista e a carregará consigo para que não esqueça de nada.

O objetivo deste módulo é guiá-lo através

Fazer um esboço de seu plano de

dos degraus necessários para preparar,

negócios é muito parecido com escrever

analisar e estruturar seu plano.

uma lista de compras. Você, primeiro, imagina o que quer fazer e para quem,

O ponto de partida se dá na recordação

depois seleciona o que quer comprar para

daquilo que você aprendeu no primeiro

produzir o que planejou. Você olha na

módulo, especificamente de que uma

despensa, na geladeira, prestando atenção

empresa sustentável se desenvolve de

no que você tem, além de dar uma olhada

oportunidades

em suas caixas de decoração e em sua

que

surgem

do

balanceamento dos aspectos econômicos,

coleção de músicas. Tudo aquilo que está

sociais e ambientais. Sendo assim, nossas

faltando, você inclui em sua lista de

metas devem ser traçadas respeitando

compras. Se você está à procura de

estas considerações.

lanternas e velas, você provavelmente não irá a um armazém - da mesma forma que

O perfil de sua estratégia geral de

você não iria a uma loja de brinquedos

negócios também deve ter objetivos claros

para comprar ovos e leite. Mas e se você

sobre

fosse novo na cidade e não soubesse

abastecimento e seus clientes.

onde fica uma padaria?

Um plano de negócios descreve como uma

Você quer saber o que o planejamento de

companhia

sua

utilidade,

cria,

sua

vende

e

rede

de

transmite

utilidade a seus clientes, sociedade e 114


parceiros

comerciais,

e

como

seus

produtos e serviços interagem com

Atingir Inovação: Aqui, você

o meio ambiente. O modelo deve

não precisa, necessariamente,

responder às seguintes perguntas:

criar

aperfeiçoamento de produtos, serviços ou

Quem irá adquirir o seu produto ou

Através

do

novos espaços no mercado para produtos

Como o meu produto ou serviço é

com características sociais e ambientais

utilizado? ! Proposição de Utilidade •

novo.

processos existentes, você pode identificar

serviço? ! Definição da clientela •

algo

positivas. Isto provavelmente fará sucesso

O seu plano de negócios possui

entre os consumidores, além de ter

alternativas para se interagir com atores

potencial para aumentar o reconhecimento

em diferentes estágios de sua rede de

de sua marca.

abastecimento? Como o seu produto é feito e fornecido ao mercado e meio ambiente? !

Baixar os Gastos a serem Gerados:

Inovação de valores

Atividades como a implementação de programas de eficiência de recursos

Apesar do lucro de um negócio ser visto como

a

maior

vantagem

de

(produzir mais através de menos recursos)

um

irão superar muitos dos desafios que

empresário, ele é apenas o resultado

tendem a estar no caminho de suas metas

econômico, que vem daquilo que você está

sociais

fornecendo ao mercado. Sozinho, o motivo

se

abrir

outra

seus funcionários a cooperarem com as

deve levar também em consideração as de

Uma

gastos, se dá através da motivação de

possa alcançar sua meta econômica, você razões

ambientais.

possibilidade de você diminuir os seus

do lucro é insustentável. Para que você

outras

e

atividades relacionadas à eficiência de

um

recursos.

empreendimento sustentável. Além de ganhar dinheiro e desenvolver suas habilidades, há outros condutores de

Conseguir Acesso ao Capital: Instituições

um negócio sustentável, como o de criar

financeiras tradicionais têm desenvolvido

vagas de emprego em sua comunidade

novos veículos para aumentarem seus

e/ou

condições

negócios, ao passo que investidores estão

ambientais locais. Isto pode ser tão

contínuamente a procura de oportunidades

simples como A,B,C,D,E.

em novos mercados. Graças ao seu

o

de

melhorar

as

115


grande potencial, empresas sustentáveis

mecanismos

normalmente

facilmente

responsabilidades aumenta a reputação de

acionistas. Tenha em mente que, para

seu produto/serviço e pode ser um fator

estas organizações, uma parceria com a

crucial para o sucesso. Isso o ajudará a

sua empresa significa um avanço em suas

atrair e manter clientes, inspirar seus

posições entre seus próprios stakeholders.

empregados, além de fortalecer sua

encontram

relacionados

a

tais

relação com seus parceiros de negócios. Lembre-se de que preservar a confiança

Diminuir os Riscos: Apesar de sempre

de seus stakeholders é um de seus

haver risco, há formas de minimizar a

investimentos mais valiosos.

probabilidade de seus impactos negativos. Uma maneira de identificar pontos de risco é mapear as preocupações e interesses de seus funcionários, clientes, provedores de serviço,

da

comunidade,

autoridades

públicas e personalidades. Isso o ajudará a

Estes são cinco pontos a se pensar

identificar os fatores que influenciam seu

enquanto você estiver esboçando seu

desempenho de desenvolver estratégias

plano de negócios. Eles o ajudarão a ter

para mitigar riscos.

uma

ideia

considerações

mais

clara

necessárias

sobre a

as

serem

tomadas em relação a seu produto/serviço,

Elevar a Reputação e Confiança: Apesar

e o ajudarão a escolher as formas de

da reputação ser adquirida apenas através

chamar a atenção de seus clientes e

do cumprimento de atividades sociais e

fornecedores.

ambientais concretas, ser um pioneiro em

116


NTIC Point Como a empresa alemã Telekom atende seus clientes com necessidades especiais Deficiências físicas e os sintomas da idade chegando, além de uma certa inexperiência em lidar com tais situações, ou mesmo problemas com um idioma podem dificultar o uso das novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC). A solução é criar produtos para as necessidades específicas destes usuários. NTICs sem barreiras A empresa Cosmote, na Grécia, tem incentivado o desenvolvimento de um dispositivo inovativo e móvel para o uso da internet, dedicado a cegos e pessoas com dificuldades visuais desde 2005. Através do som , informações sobre o ambiente em que o usuário se encontra são fornecidas com a ajuda de um GPS e de um pequeno computador portátil. O sistema “SmartEyes", Olhos Espertos, ajudam os cegos a se moverem de forma independente e segura, até mesmo em ambientes desconhecidos. O projeto já recebeu um total de cinco prêmios, entre eles no "Global Telecom Business Innovation Awards", em Londres, e o prêmio público no "European Market Place on CSR”, em Bruxelas. Telefones para toda idade A empresa alemã de telecomunicações,Telekom, desenvolve telefones para atender as necessidades de idosos com deficiências. Um exemplo é o dispositivo Sinus A201, da linha T-Home. Na fase de desenvolvimento do produto nos laboratórios da Telekom alemã, pessoas acima de 50 anos foram questionadas sobre seus desejos e necessidades. O resultado se deu em um telefone sem fio com display claro e legível, fácil de usar e com acústica melhorada, para que usuários com problemas de audição também possam usá-lo. Para o desenvolvimento da telefonia, um grupo de cidadãos idosos testaram celulares Emporia LIFEplus da T-Mobile em T-City Friedrichshafen em 2008. Este é um outro dispositivo criado para preencher as exigências de idosos. Há um botão de emergência na parte de trás, no qual pode ser acionado o número de telefone desejado em casos de emergência. Atendimento sem barreiras idiomáticas A Telekom pretende usar hotlines multilíngues, de modo a garantir a qualidade de atendimento para todos os clientes, mesmo para aqueles que não dominam o idioma local.Na Alemanha há atendentes que falam Inglês, Russo e Turco. Nos USA, onde cerca de 15 por cento da população tem raízes latinas, a T-Mobile publica muitas de suas brochuras de informação e produtos em Espanhol. Preços especiais 117ou com deficiências têm uma longa tradição Preços especiais para pesoas de baixa renda na Telekom alemã. Anualmente, mais de 1 milhão de usuários usufruem deste serviço na Alemanha. Na Croácia, a empresa subsidiária da Telekom,T-Hrvatski, oferece taxas subsidiadas para oferecer a pessoas de bixa renda a possibilidade de acesso às novas tecnologias de informação e comunicação.


1.1 A Determinação do

Geografia: local onde o produto/serviço

Mercado Consumidor

será

oferecido.

Repense os seus planos de organizar um

jantar...você não serviria a mesma refeição para o pessoal de sua universidade e para os seus avós, ou para a sua tia diabética,

Fatores

demográficos/sócio-

econômicos:

sexo,

idade,

profissão/salário,

educação

e

tamanho da família

serviria?

Até mesmo no estágio primário de

Comportamentos

psicográficos:

atitudes, valores e estilos de vida

conceituação de sua ideia de negócio,

você provavelmente já vai ter uma ideia do

Relação a um produto: lealdade a um produto,

público-alvo de seu produto ou serviço. Neste ponto, é necessário ser o mais

Estrutura

específico possível, de modo a atingir seus clientes da forma eficiente.

Abaixo,

Ao identificar o tipo de consumidor que

encontram-se algumas dicas que o

tenderá a adquirir seu produto, você pode

ajudarão a identificar os perfis de seus

modificar a natureza daquilo que oferece,

clientes.

para que seu produto/serviço se torne mais

Prepare

atrativo para o público-alvo.

Agora que você já sabe o que quer fazer,

Por exemplo: um celular com capa preta,

quem estará disposto a adquirir seu

feita de garrafas recicladas, pode não ser

produto ou serviço? Ás vezes, no início, o

interessante para um adolescente. Mas se

público-alvo pode não ser óbvio. Neste

você oferecer um conjunto de diferentes

caso, cabe ao produtor ou fornecedor de

cores, você provavelmente irá atrair o

serviços identificar os consumidores ideais

público mais jovem, além de permanecer

e assegurar que tal produto/serviço irá

fiel a sua meta inicial de oferecer

atender suas necessidades.

produto

Analise Seu mercado pode ser analisado a partir de diferentes pontos de diferença, como:

118

ambientalmente

um

correto.


1.2 Proposição de NTIC Point

Utilidade

proposta é realista.

Você sabia que…? … A EPEAT (Ferramenta de Avaliação de Produtos Eletrônicos) oferece um padrão ambiental, um sistema de avaliação e um programa de verificação que ajuda os consumidores a avaliarem, compararem e selecionarem produtos eletrônicos baseados em suas características ambientais e é usado amplamente em todos os níveis de produtos NTIC oferecidos?

Prepare

www.epeat.net produtividade

Lembre-se de que a ideia inicial era identificar os desafios e necessidades a serem supridos por um produto/serviço. Agora, a proposta é valorizar sua ideia para o grupo de pessoas que você escolheu

servir.

Contudo,

ainda

é

necessário assegurar-se de que sua

na

agricultura,

e,

de

Tenha em mente que a utilidade de seu

antemão, pode parecer ser uma ideia

produto/serviço determinará seu sucesso.

sustentável de negócio.

Por quê? Porque se um produto/serviço é

Porém, o uso de pesticidas químicos e

muito útil para um grupo, mas prejudica

sintéticos

outras pessoas, ele não sobreviverá.

solução sustentável.

há diversos efeitos colaterais sócioserem

levados

ambientais

não pode ser considerado como uma

oferecem soluções através de inovação, a

impactos

extremamente danosos e, sendo assim,

Como os produtos e serviços sustentáveis

ambientais

têm

em

consideração.

Analise

O objetivo geral de seu negócio não é

Para conduzir o teste de utilidade, você

(ab)usar da realidade sócio-ambiental para

deve considerar os grupos-alvo mais

obter lucro, mas, sim, usar uma ideia

comuns (stakeholders) para determinar

sustentável para oferecer uma solução.

como serão atingidos. Como você pode

Além disso, é muito mais fácil encontrar

saber que o produto será útil para seu

investidores para um negócio que seja útil

público-alvo?

para alguns, e que não prejudique outros

algumas perguntas que te ajudarão a

ao mesmo tempo.

determinar a utilidade sobre a qual você

Abaixo

poderá se aproveitar.

Um exemplo disso é a produção em larga escala de pesticidas sintéticos/químicos, que pode mitigar o impacto da redução da 119

foram

listadas


Natureza: O seu produto/serviço tem um

na infraestrutura, a redução do lixo, a

impacto ambiental positivo, ou pode

eliminação da poluição, a criação de

atenuar os impactos ambientais negativos

empregos, etc

a longo prazo?

Fornecedores: A sua estratégia de

Consumidor: O seu produto/serviço

negócio

preenche as necessidades do consumidor

impulsionar seu negócio?

ajuda

seu

fornecedor

a

e é mais atraente do que aqueles oferecidos por seus concorrentes? Comunidade: O seu produto/serviço oferece benefícios sociais? Exemplos de benefícios sociais poderiam ser a melhoria

O conceito da economia da funcionalidade, também comhecida como Product Service-System (PSS), baseia-se na premissa de que os produtos podem ser substituídos por serviços sem que o consumidor seja privado de determinados benefícios. Os consumidores usufruem da utilidade de um produto sem necessariamente terem que comprá-lo. De um ponto de partida funcional, isso é possível através da substituição de tal produto por um serviço que cumpra a mesma função. Desta forma, a matéria–prima que teria sido utilizada para a fabricação do produto e de seus componentes é reduzida. A máquina de lavar roupas é um ótimo exemplo para este contexto. Ela tem a função de lavar roupas. O benefício dos consumidores em tê-la é ter roupas limpas. Sendo este o valor central de tal produto, pode-se dizer que a máquina de lavar roupas em si não é essencial. Portanto, ao invés de cada um comprar uma máquina para si, as pessoas podem obter tal benefício usando a máquina de outra pessoa ou indo a uma lavanderia automática. Já que tais lavanderias normalmente operam como um négócio, é bem provável que elas possam oferecer máquinas mais eficientes e detergentes mais efetivos, os quais serão acessíveis aos lares e trarão, por fim, benefícios ambientais a todos. A economia da funcionalidade inclui toda uma série de produtos e serviços que supram as necessidades dos consumidores. Mesmo que todos os serviços dependam de certos produtos, tal relação serviço-produto é geralmente mais eficiente em termos de recursos do que apenas a oferta de um produto. Há diversas maneiras de se substituir produtos por serviços, por exemplo: • Promover o uso de um produto ao invés do prouto em si • Substituir bens por serviços • Consertar os produtos ao invés de jogá-los fora • Focalizar em oferecer o melhor serviço possível, e não em aumentar as vendas Analise cada etapa do ciclo de vida de seus produtos e considere a possibilidade de substituir certos produtos por serviços, ou por produtos mais eficientes. 120


Estrutura

Abastecimento: aquisição das

Também leve em consideração que,

matérias-primas necessárias para

quanto mais stakeholders compreenderem

a fabricação de um produto, ou

a utilidade de seu produto/serviço, mais a

serviços iniciais para a oferta de

sua rede social será fortalecida. Quanto

um outro serviço. O abastecimento

mais forte a sua rede, mais fácil será

também inclui o como, quando e

conquistar o interesse de investidores para

como

o seu negócio.

entregue.

o

produto/serviço

será

Fabricação: todos os processos necessários para transformar os

1.3 Inovação e Cadeia de

materiais em produtos finais.

Suprimentos

Distribuição:

os

meios

que

A cadeia de suprimentos é a rede

possibilitam os consumidores a

necessária

fornecedores,

obterem

distribuidores,

serviços. Isto inclui possibilidades

de

revendedores, transportadores

e

possibilidades

de

seus

produtos

ou

de transporte, estoque, revenda e

estocagem para produzir, transportar e

entrega ao consumidor.

oferecer um produto para a venda. Esta

A cadeia de suprimentos é uma parte

pode ser dividida em três atividades

crucial do plano de negócios, já que

principais:

descreve as atividades necessárias para atingir seu objetivo.

121


“O objetivo da Authentic Transylvania Tours é contribuir para o desenvolvimento sustentável da parte rural da Transylvania, na Romênia. Com o desenvolvimento da região, com a urbanização de áreas rurais e patrimoniais, muitos recursos históricos insubstituíveis são colocados em risco. Estilos de vida tradicionais baseados na agricultura também estão desaparecendo - ano após ano, diversos agricultores regionais têm sido substituídos pela agricultura em massa. Em contrapartida, o turismo rural em pequena escala incentiva a conservação local e pode até melhorar a qualidade de vida dos agricultores da região através da geração de renda adicional àquela que eles obtêm através da agricultura. Quando estávamos redigindo o plano de negócios, nós analisamos a estratégia governamental relacionada ao desenvolvimento rural, as tendências da agricultura, projetos de conservação do patrimônio rural, bem como as atividades de empresas turísticas rurais. O principal desafio se encontra na velocidade com a qual as coisas têm mudado; por exemplo, há subsídios governamentais para o desenvolvimento de agropensões mas o aspecto do patrimônio rural não é tido como um critério importante para obtê-los. Nosso negócio também lida com outros aspectos importantes relacionados à sustentabilidade, que vão além da conservação do patrimônio histórico e da preservação da vida rural. Ele também promove o turismo natural responsável, a alimentação saudável e os estilos de vida dos turistas em si. Decidimos criar uma agência de turismo que lida com tais assuntos baseado no fato de que a presença de turistas é um fator decisivo para se convencer as comunidades a preservarem seu patrimônio local. Já existem diversas ONGs lidando com este assunto e nós pretendemos contatá-las.” Larisa Metanchuk e Daniel Rosca. Criadores da Authentic Transylvania Tours. http://www.authentictransylvania.com

Prepare O aprimoramento de processos ao longo de sua cadeia de suprimentos e das relações com seus stakeholders pode oferecer oportunidades importantes para seu sucesso no mercado, além de fortalecer os eforços relacionados à eficiência de recursos.

Analise Inovar significa, em sua cadeia de suprimentos, considerar as alternativas para tornar os diferentes processos em cada estágio do ciclo-de-vida de um produto mais eficientes. Considere os seguintes pontos para atingir a inovação em sua cadeia de suprimentos: Contate diretamente os fornecedores de matéria-prima para assegurar-se de que o material é realmente sustentável. Atinja o equilíbrio entre o preço e a quantidade de matéria-prima. Às vezes, preços baixos podem levà-lo a comprar mais material do que o necessário, o que

exemplo, é melhor utilizar uma plataforma

pode acabar aumentando os custos de

na internet, um ponto de venda, ou uma

estocagem ou de transporte.

rede de vendas?

Pense e repense nos meios mais

Quando eu vou vender tal coisa? É melhor

eficientes de repassar sua ideia aos

produzir e vender em seguida, ou o

consumidores. Pergunte-se:

contrário, ou seja, receber os pedidos dos

Como eu posso vender o produto? Por 122


clientes, vender e, por fim, produzir?

É mais lucrativo, do ponto de vista econômico, social e ambiental, alugar meu

Ofereça aos consumidores o reconhecimento almejado de serem consumidores sustentáveis.

produto, para que muitas pessoas possam ser beneficiadas através de seu uso, ou vendê-lo para um grupo menor de consumidores?

Atividade: Design your customer

Estrutura Tendo

mapeado

os

amadurecimento

processos

para

em

Tópico: modelagem de negócios

identificar

Visão Geral:

oportunidades de inovação em seu

oferecer serviços adicionais aos seus

Estas são as noções básicas para a criação de um personagem, que é uma ferramenta de marketing usada no desenvolvimento e posicionamento de um produto/serviço.

clientes, uma vez que estes tenham

Objetivos:

adquirido seu produto. Por exemplo:

Auxiliar os participantes a compreenderem a necessidade da utilização de um método holístico ao se modelar um plano de negócios

processo

de

produção,

você

pode

desenvolver uma série de estratégias para

Fornecer assistência sobre o uso correto dos produtos.

Aplicar aquilo que foi aprendido nas atividades relacionadas ao reality-check e ao teste de viabilidade

Criar sistemas de coleta efetivos de modo a tratar do final do ciclo-de-

Prepara-se para apresentar suas ideias de negócio a um investidor/possível parceiro

vida dos produtos. Isto pode ser feito através do recolhimento de produtos descartados (os quais você pode consertar e revender), ou então, você pode assegurar-se de

que

os

devidamente

produtos

sejam

reciclados

ou

descartados. •

Mantenha-se

próximo

a

seus

consumidores e ouça suas ideias e interesses. 123


você já estará um passo a frente no processo de abrir seu negócio.

2 O Plano de Negócios e

Suas reflexões iniciais o ajudarão a

suas Estratégias

aprofundar o desenvolvimento do conteúdo de diversas estratégias a serem integradas em seu plano de negócio.

Introdução Agora você já tem uma noção sobre seu

Esta sessão o ajudará a esboçar o modelo

público-alvo, da utilidade que ele irá

que você achar mais adequado para

encontrar em seus produtos e serviços e

transformar sua ideia em realidade, bem

da função de sua cadeia de suprimentos.

como também te ajudará a identificar

Mesmo assim, quando você estiver

estratégias

elaborando seu plano, é necessário que

conhecimento das metas relacionadas a

projete as estratégias cuidadosamente que

questões organizacionais, de mercado e

irão contribuir para suas operações

produção.

internas e para o sucesso de sua iniciativa.

Ter uma ideia clara sobre o que você fará,

Os pontos principais utilizados para

quando, com quem, com o que, e como

esboçar

uma

você fará as coisas, também te ajudará a

referência ao seu ambiente externo.

identificar as melhores oportunidades de

Também

se obter o financiamento e os recursos

seu

plano

é

oferecem

importante

que

você

te

encontrará fatores que o

negócio durante os primeiros anos de

Esta sessão o ajudará a:

funcionamento.

devem

ser

considerados como um guia inicial e, por passar do tempo, de modo a se às

suas

Entender os pontos fundamentais

para a modelagem de seu negócio

conseguinte, devem ser refinados com o encaixarem

ao

Objetivo

ajudarão na operação interna de seu Estes

levarão

necessários.

desenvolva uma estrutura interna eficiente. Abaixo, você

que

necessidades.

Identificar oportunidades a sua

volta

para

o

desenvolvimento

de

estratégias de negócio robustas e viáveis

Investidores estarão atentos e verificarão

continuamente seu conhecimento sobre o

Se preparar para escrever seu

plano de negócios

mercado que pretende servir. Ao integrar estas considerações em seu planejamento, 124


para cada uma das áreas de

2.1 Detalhes

funcionamento de seu negócio,

Administrativos

entre elas, a de aquisição,

Estes são os detalhes que combinarão as

produção, marketing, vendas,

exigências do negócio e a legislação em

responsabilidade de um produto,

seu país, te ajudando com tarefas

etc.

administrativas, entre elas a de recrutar as •

pessoas certas para fazerem parte de seu

impostos,

é

relativos

ao

e direitos de marca registrada,

A menos que você seja um advogado ou em

assuntos

respeito da propriedade intelectual

time.

especialista

Quais

copyrights, inovações, patentes,

muito

etc. devem ser levados em

importante que se informe com pessoas

consideração?

qualificadas em ambas as áreas, a legal e a de impostos. Abaixo foram listados assuntos, que você deve tratar com um

O sucesso de seu negócio não depende

especialista, e integrar em seu plano de

somente da posse de uma forma legal, do

negócio:

seguimento e pagamento dos devidos

impostos, nem somente da promoção de

Qual é a forma legal ideal para o

uma ideia inteligente, mas, em grande

seu negócio? •

parte, ele depende também das pessoas

Quais são as implicações fiscais

que o ajudarão a transformar sua ideia em

para cada tipo de negócio? •

um produto/serviço de sucesso. Neste

Identifiqie todos os impostos que

sentido, também é importante que você

afetam a organização de seu

pense cuidadosamente sobre o seu time,

negócio, inclusive os de venda, de

seus colegas de trabalho, quando estiver

renda, de alfândega, de permissão

tratando dos assuntos administrativos.

de licenciamento e operação, de

De quantos empregados você precisa?

folhas de pagamento, etc.

Quais são as qualificações necessárias?

Procure saber se há benefícios

Que tipo de compensação você

oferecidos pelo governo para

pode oferecer?

negócios

Tenha em mente que seus

baseados

na

sustentabilidade. •

funcionários representam

Quais são as regras existentes 125


o time que o ajudará a transformar sua

Transmita confiança e noções de

ideia em uma realidade concreta. Por

responsabilidade

causa de sua importância, você deve

compreensão

prestar muita atençao ao escolher seus

fundamentais do negócio.

funcionários. Tente maximizar as sinergias: •

Abaixo,

você

em

meio

dos

encontrará

a

valores algumas

Selecionando pessoas com bases

sugestões sobre as tarefas administrativas

de

mais

estudo,

habilidades

e

importantes

para

facilitar

o

experiências diferentes para que

engajamento dos funcionários e ajudar a

estes se complementem.

criar sinergias em sua iniciativa futura.

Selecione cuidadosamente os membros de equipe: Primeiro, assegure-se de que cada funcionário se encontra na posição correta de acordo com seu perfil. Em segundo lugar, apesar de conhecimento e habilidades profissionais serem fatores importantes para várias funções, tenha em mente que uma boa relação entre os membros de uma equipe é um fator especial a ser considerado. Isto não significa que seus funcionários devem ser melhores amigos, mas, sim, que o ambiente de trabalho deve ser tranquilo e aberto. Estabeleça metas a curto prazo atingíveis: Involva o time no processo de estabelecimento de metas para o curto prazo. Mantenha a visão geral e os valores funtamentais de sua companhia, e motive sua equipe a planejar o curto prazo, com metas realistas e atingíveis. Fortalecimento: Atribua funções e tarefas específicas para cada membro da equipe. Isto permite que o grupo partilhe esforços eficientemente, além de contribuir para um engajamento mais forte de cada funcionário. Porém, para que você possa encarregar cada um efetivamente, assegure-se de que todos entenderam suas funções, responsabilidades e recursos. A organização de atividades recreativas para a equipe em seu tempo livre é uma outra forma de engajar as pessoas. Também é importante que a participação em tais eventos seja facultativa. Incentive a comunicação: Cada funcionário deve conhecer e apoiar os objetivos da empresa. Ouça e preste atenção em cada membro da equipe. A comunicação contínua também ajuda a intensivar os ciclos de feedback, os quais podem levar a novas ideias, ao aprimoramento e à certificação de que seu negócio está no caminho certo. 126


Passe um tempo junto: Para incentivar a sensação de se fazer parte de um time, é necessário que se trabalhe juntamente e que se mantenha a proximidade entre os membros da equipe. Trabalhar, conversar e relaxar junto é uma boa maneira de se transmitir energia, ideias e estimular o espírito de equipe entre seus funcionários. Repetindo, isto não significa que sua companhia deve tornar-se em um clube social, mas a sua iniciativa terá benefícios, se oferecer um espaço no qual todos possam relaxar e interagir de uma forma à parte do trabalho. Muitas companhias muito bem sucedidas começaram oferecendo uma sala de música ou um espaço recreacional. Alimente a cooperação ao invés de competição: A competição saudável pode ser boa, de certa forma, mas também pode se tornar contra-produtiva, se levar a conflitos e confrontos. Encorage e reconheça: É importante elogiar as pessoas por seu bom desempenho. Saúde sua equipe por sua participação e celebre suas conquistas. A fomentação de um ambiente de apreciação também incentivará a inspiração, motivação e, por fim, um melhor desempenho.

inputs,

2.2 Detalhes da Produção

você

deve

levar

todas

as

oportunidades de redução de materiais na

Você se lembra do conceito de “Reflexão

produção em consideração. Selecione e

sobre o Ciclo de Vida”, que foi introduzido

opte por materiais renováveis que possam

no primeiro módulo? Agora é a hora de

ser reintegrados ao meio ambiente através

pensar sobre o ciclo de vida de seu

de

produto!

processos

fornecedores

Para mapear as estratégias de produção,

naturais. que

Escolha

garantam

o

abastecimento regular das matérias-primas

você deve listar os recursos necessários

necessárias em seu projeto.

para tornar a sua ideia de negócio

Considere os seguintes pontos para se

realidade, e desenvolver uma estratégia

certificar de que você levou todos os

sobre como conseguir tais recursos. Isto

aspectos necessários em consideração:

inclui os materiais, conhecimento humano, tecnologias e o espaço físico a ser

Que tipo e quantidade de materiais

ocupado.

são necessários para a produção

Materiais, energia e água: Lembre-se de

de cada produto ou conjunto de

que, ao selecionar materiais e outros

produtos? Em comparação com outros materiais que exercem a 127


mesma função, quais são as vantagens

relativas

à

consumida durante o processo de

sustentabilidade que seu produto

produção? Quantifique e considere

oferece?

se há outras formas de se reduzir

Quais

materiais

adicionais são utilizados? Em

o consumo de água.

comparação com outros materiais

que exercem a mesma função,

contaminação da água em seu

que suas escolhas oferecem?

processo de produção? Você já

Você consegue adquirir todos os

pensou

materiais necessários para seu

inovadoras de tratamento de água

projeto na região onde irá operar?

para a eliminação de resíduos das

Caso algum material não esteja

águas poluídas?

disponível, quais são os meios

ambientalmente eficientes de obter

seu

produto

energia.

descartados em alguma fase do

Fique atento quanto aos resíduos!

ciclo de vida de seu produto?

Que tipo e quantidade de energia

Qual é a natureza e a quantidade dos

seus

resíduos

gerados

pela

produção, distribuição, consumo e

processos de produção? Descreva disponíveis

de

a economizar tempo, eforço e

incluir outros materiais ou objetos

alternativas

Observe que a produção e o

de maneira a permitir sua iniciativa

virgem? Você poderia renovar ou

para

formas

procedimento lógico, desenvolvido

ou é preciso utilizar matéria-prima

importantes

novas

/serviço deve se encaixar em um

materiais processados existentes,

são

nas

fornecimento

estes inputs? Você pode reusar os

Que medidas podem ser adotadas por sua iniciativa para minimizar a

quais são os avanços ambientais

Qual a quantidade de água

descarte de seu produto/serviço

para

(sólido, líquido, gasoso)?

reduzir o consumo de energia ou a intensidade das emissões de CO2

Quais são os procedimentos que

em suas escolhas energéticas. Os

podem ser integrados ao processo

combustíveis fósseis podem ser

para

substituídos

ambientais negativos dos resíduos

pelas

energias

minimizar

identificados?

renováveis? 128

os

aspectos


Quais são as políticas e ações de gestão

de

resíduos

(dentro

diferentes ou novos conhecimentos.

do

processo de produção, logística e de

2.3 Detalhes de Marketing

administração) a serem incluídas na

Marketing vai além de estratégias de

política de sua empresa? •

Que

mecanismos

propaganda para um produto. Apesar da

serão

desenvolvidos em sua empresa para fomentar o conserto, o reúso

a

potenciais

respeito ser

de

importante,

seu o

de sua companhia no mercado como

processos de transformação de

prestadora de serviços, a construção e a

material, acordos de cooperação

manutenção de sua marca, além de incluir

companhias,

também o cumprimento das promessas

comunicação e estratégias para o

feitas aos consumidores.

engajamento do consumidor. •

consumidores

seus

marketing também inclui o posicionamento

pode incluir a coleta, estocagem,

outras

com

produto/serviço

e a reciclagem dos produtos? Isto

com

comunicação

Você pretende vender o lixo reciclável de modo a gerar uma

Quando

você

estiver

desenvolvendo

renda extra?

estratégias de marketing, você deve focar em: •

Note que, ao planejar o processo de

novas tecnologias ou operações sua

adicionais

à

possível

Sempre

incorporar

é

novos

ajustar

Comunique

as

características

sustentáveis

de

seu

produto

/serviço.

materiais ou remover fatores para

Opte pelas melhores formas de se obter matérias-primas.

seu plano de negócios é um vivo.

Defina um preço razoável, com o adquira um lucro razoável.

sociedade. Lembre-se de que documento

seu

qual você cubra seus gastos e

pegada

ecológica, bem como ofereçam benefícios

venda

tradicionais e inovativos.

oportunidades diferentes para introduzir reduzam

e

produto/serviço através de canais

produção, você também pode identificar

que

Promova

Ofereça

circunstâncias 129

um

bom

serviço

de


atendimento

ao

consumidor

que

a ser cobrado para seu produto ou serviço

cumpra as promessas feitas por sua

te dará acesso ao mercado consumidor.

companhia.

Deixe diversas opções e níveis de

Divulgação e estratégia de vendas: Este

preço a postos para que você tenha

tipo de estratégia deve contribuir para a

a condição de sobreviver à concorrência.

contrução de uma ligação forte entre seus

Estratégia de distribuição: Relacione

clientes e canais de distribuição. Leve os

canais e mecanismos de distribuição que

seguintes pontos em consideração:

permitirão o acesso dos consumidores ao

Quem são seus clientes durante o primeiro ano de funcionamento de

Onde é a sede e o ponto de venda de seu negócio?

Quais

quanto

possível

componentes

de

seu

Como?

uma

vez

só,

compartilhe o transporte, por exemplo, um

Estratégias negócio

de

pode

consumidores

Quais

de

caminhão, com outras firmas).

produto podem ser reusados?

mais eficiente para seu negócio (por exemplo, rotas curtas, carregue tanto

sua firma? •

seu produto. Escolha o meio de transporte

possibilidades

comunicação: ser

transmitido

através

de

Seu aos canais

sua

diferentes. Isto pode incluir demonstrações

para

de seu funcionamento, mídia, redes de

facilitar o conserto e a reciclagem

marketing, entre outros. É importante que

do produto?

você defina os mecanismos a serem

companhia

irá

oferecer

Estratégia de preço: Quando você estiver

empregados, além de onde isto será feito,

planejando

preço,

seu conteúdo e o resultado esperado. Não

considere todos os custos diretos, indiretos

se esqueça também de detalhar os tipos

e ocultos que você puder identificar em

de consumidores que você deseja atingir.

sua análise. Logicamente, não se esqueça

Sua

de adicionar também uma margem de

objetivos:

a

estratégia

de

estratégia

deve

alcançar

três

lucro razoável. Lembre-se de refletir sobre o motivo pelo qual você acha que o preço •

Interessar, atrair e motivar o consumidor a adquirir e utilizar o produto ou serviço eficientemente.

Sobressaltar e expor as áreas nas quais seu produto/serviço contribui para a proteção do meio ambiente e beneficia a comunidade. 130


Exibir as características de seu produto/serviço que permitem aos consumidores suprirem suas necessidades ao longo de todo o ciclo de vida do mesmo.

Estratégia de aquisição: Seu negócio depende de fornecedores de matérias-primas e outros inputs para poder ser fabricado e vendido. Você deve se empenhar para atingir o menor impacto ambiental possível e a maior eficiência econômica. Pergunte-se: •

Qual a quantidade de matéria-prima necessária para que eu possa produzir meu produto/oferecer meu serviço dentro de um período de tempo determinado?

Há fornecedores confiáveis?

Qual o meio de transporte necessário durante a fabricação e para a distribuição?

Estratégia de descarte: Sua iniciativa também pode fechar parcerias com outras companhias para a recuperação, reciclagem, conserto e reuso dos produtos que os consumidores não utilizam mais. Por exemplo, você pode organizar estratégias de recolhimento ou de devolução, de modo a obter materiais reutilizáveis para seu negócio a baixo custo. Para isto, a equipe de marketing de sua iniciativa deve reservar um tempo para a seleção de fornecedores, produtos, de preço, de formas de distribuição e para a tentativa de aprimorar a tomada de decisões quanto à aquisição de matérias-primas. Elabore também planos de contingência para o caso de um ou alguns de seus planos não saírem exatamente como planejado.

2.4 Considerações Gerais Em geral, para o desenvolvimento de um bom plano de negócio, você deve esboçar estratégias que te cerquem de boas chances de competição. Aqui estão algumas dicas para tal: •

Arme-se, se possível, com um diferencial relevante no mercado através de seu produto e de serviços complementares (por exemplo, através da venda de peças reserva, garantia, etc.). Isto melhorará a sua ideia e o diferenciará de seus concorrentes. Seus potenciais consumidores deverão perceber as vantagens que você oferece. Para isso, seu material de publicidade deve comunicar claramente tais vantagens, de forma a atingir o seu público-alvo. 131


Proteja sua ideia de negócio de cópias. Imitadores são, provavelmente, um dos piores inimigos de tais iniciativas. Se um negócio obtem sucesso, outras pessoas tentarão replicá-lo a seus custos, de modo a obterem redes mais estáveis, aproveitarem-se de um mercado sólido, ou simplesmente conseguirem mais investimentos.

Reduza a probabilidade da obsolescência tecnológica. Se a sua ideia é baseada em tecnologia,

é

crucial

que

você

constantemente

atento

à

chegada

fique de

programas e outras alternativas no mercado. Manter-se

atualizado

quanto

ao

desenvolvimento tecnológico é um dos fatores mais relevantes para que qualquer prestador de serviços ou fabricante permaneça ativo no mercado. •

Tópico: modelagem de negócios Visão Geral: Esta atividade encoraja os participantes a desenvolverem planos de negócios que minimizem impactos sociais e ambientais negativos, e que sejam, ao mesmo tempo, lucrativos. Atender às necessidades dos consumidores e reduzir o uso de recursos

Minimize a necessidade e a demanda de financiamento para o funcionamento de sua iniciativa. Aventurar-se nos negócios em si é arriscado, tanto em termos de tempo, como de energia. Dívidas desnecessárias tornam uma iniciativa menos atraente para prováveis investidores, além de poderem dificultar seu empreendimento.

Atividade: Modelling your Sustainable business

Concentre-se

na

minimização de débitos desnecessários.

naturais simultaneamente é o desafio do exercício. Para se ter uma ideia melhor, os participantes devem inventar um serviço a ser oferecido baseado em um produto já existente. Neste caso, eles devem analisar a ideia aprimorada de acordo com sua utilidade e inovação no decorrer da rede distribuidora. Objetivos:

Além disso, não se esqueça de incluir em suas contas

Entender cada tópico de um plano de

o custo destas estratégias, e também de esboçar

negócios

planos de contingência, caso suas estratégias não

Familiarizar-se com os diversos tipos e

funcionem exatamente como planejado!

modelos de análise.

132


qual contém recomendações sobre os elementos necessários para torná-lo em

3 Sua ideia – Seu Plano

um plano robusto, coerente e sustentável.

de Negócios

Neste processo de desenvolvimento, você não deve limitar sua criatividade, visto que o documento a ser criado será o veículo

Introdução

com o qual você apresentará suas ideias

Para "aquecer" sua ideia de negócios, é

para o mundo.

necessário que você desenvolva um plano de negócios. Isto não pode ser feito de qualquer jeito, visto que é uma ferramenta

Objetivo

que te ajudará a, literalmente, VER, TOCAR,

CHEIRAR,

SENTIR

Esta sessão te ajudará a criar seu plano de

e

negócios baseado no seguinte:

SABOREAR sua ideia como um negócio.

• Nos meios para se estabelecer

Seu planejamento te possibilitará enxergar

metas a curto, médio e longo

o caminho que você estará percorrendo e,

prazo

ainda mais, como o está fazendo. A seguir,

• Nos caminhos para descrever

você poderá visualizar a conclusão de sua

seus produtos ou serviços e das

jornada.

oportunidades

Esta seção do planejamento de seu

de

mercado

identificadas

negócio reúne o conhecimento adquirido

• Em como apresentar os recursos a

através dos diversos testes de viabilidade, do desenvolvimento de seu plano de

serem

negócios e das estratégias elaboradas nas

transformar sua ideia em um

duas sessões anteriores. O resultado disto

negócio concreto

será o rascunho de seu plano de negócios, o qual você poderá aprimorar com o apoio de seus professores e pessoas de confiança, e, por fim, apresentará a possíveis investidores, parceiros e outros stakeholders. A terceira sessão apresenta uma diretriz para a criação de seu plano de negócios, a 133

utilizados

para


páginas, incluindo anexos e

3.1 A Estrutura

gráficos. Forneça a maior

Tendo coletado todas as informações

quantidade de informações

necessárias, é importante redigir no papel

possível dentro do menor número

a forma que seu negócio tomará.

de páginas.

Retomando nossa analogia à lista de compras, agora é o momento em que ela

Abaixo, você encontrará uma breve

está feita, e seu livro de receitas e todo o

descrição de cada componente de um

resto estão a postos, ou seja, você pode

plano.

começar a cozinhar. Duas características

Sumário executivo: Redija esta sessão

de um plano de negócios bem sucedido, que é uma ferramenta apropriada para anunciar sua ideia para os possíveis

Atividade: How about your business plan?

investidores, são: •

Tópico: plano de negócios

Legível e compreensível: Evite termos, expressões e conceitos

Visão Geral:

técnicos. Por exemplo, se sua

É importante ter um plano de negócios

ideia se baseia em uma solução

em mãos ao se aproximar de um futuro

química, você não precisa utilizar

investidor. Neste exercício, os

uma

participantes devem escrever um plano

nomenclatura

química

detalhada! Seja sucinto, direto e

baseado na ideia de negócio criada

evite o uso de acrônimos ou

durante o Módulo 2 (“Hotel Sunny

informações muito detalhadas que

Beach”).

não serão entendidas por pessoas

Objetivos:

e possíveis investidores à parte de

Familiarizar-se com o Plano de Negócios

seu campo de estudos. •

Conciso e simples: Apesar de

depois de ter completado todas as outras.

seu plano descrever seu público-

O sumário executivo deverá conter uma

alvo, ele é feito principalmente

visão geral de seu plano. Esta sessão

para investores, que normalmente

deverá fornecer uma ideia das seguintes

possuem uma agenda lotada.

informações:

Sendo assim, seu plano de •

negócios não deve exceder 35

A ideia de seu negócio: O que você oferece - um produto, serviço

134


ou um sistema de serviços e

habilidades profissionais de sua equipe,

produtos, qual a contribuição de

sua função e qual é sua motivação em

seu negócio para o mitigação dos

apoiar seu negócio, sendo esta relativa,

problemas sócio-ambientais, além

tanto aos aspectos sociais, como também

dos elementos inovadores de sua

ambientais e econômicos.

oferta

O conceito de seu produto/serviço:

O contexto de sua iniciativa: a

Descreva as características físicas e

abrangência

do

funcionais de seu produto/serviço e

mercado e de sua companhia,

também seus atributos complementares

como também a abrangência

(por exemplo, um mecanismo inovativo de

econômica de seu público-alvo

prestação de serviços). Qual o diferencial

geográfica

de seu produto/serviço para com aqueles

Visão organizacional: A "razão de

já disponíveis? Como o produto/serviço é

ser" de seu negócio. Aponte a sua contribuição

para

utilizado? Como ele deve ser descartado?

a

sustentabilidade, bem como o futuro que você imagina para sua

Point NTIC

companhia. •

Missão:

As

metas

a

Deutsche Telekom “Muitas organizações abordam a sustentabilidade como um conceito a ser remendado ao plano da empresa, frequentemente na área de recursos. Quando eles abriram sua empresa, a New Leaf Initiative, foi essencial a integração da sustentabilidade logo no início, ou seja, no modelo de negócios. Lá, foi importante contar com a possibilidade de anunciar o negócio como um em prol do meio ambiente, de modo a adquirir mais apoio. Ao redigir nosso plano, concluímos que a forma mais atraente de expor as oportunidades e a importância de mover-nos rumo à sustentabilidade era a de fornecer a audiência exemplos concretos, e assim o fizemos.”

serem

atingidas no mercado, e também aquelas

relativas

à

sustentabilidade, dentro de três, cinco, dez e/ou vinte anos. •

Impacto social & ambiental: Se estes não ficaram claros durante a apresentação de sua ideia, reflita sobre a inserção de um parágrafo ou diagrama explicando a maneira pela qual sua ideia contribuirá positivamente para a sociedade e o meio ambiente.

A equipe: Inclua uma breve apresentação pessoal, bem como uma descrição das 135

Matthew Lobach (24) and Steve Marshall (23) – creators of New Leaf Initiative. http://newleafinitiative.org


Diagramas e ilustrações podem ser

processo de produção. Além disso,

bastante úteis nesta parte.

leve em consideração sua análise

Pesquisa de mercado: Aqui você pode

de público-alvo e o volume de

apresentar a definição de seu mercado e

vendas estimado para cada período. Neste

outras pesquisas que aplicou durante a

contexto, você também deve incluir o

elaboração de seu plano. Assegure-se de

planejamento do design do produto e as

que você incluiu os três pontos seguintes:

estratégias de decarte (por exemplo,

reciclagem ou estratégias de devolução).

Uma análise do setor de mercado

Detalhes

e suas tendências •

Seus

consumidores:

Ofereça

companhia

será

incorporada,

os

os impostos a serem pagos. Já que a

(por

maioria dos investidores estão a par das

exemplo, 300 pessoas por mês,

diferentes formas de negócio, não é

ano; 15% da população da minha

necessário

cidade entre 14 e 18 anos, etc.). •

legais:

requerimentos referentes a sua equipe e

seu público-alvo, além de dados relevantes

e

Relate sobre a posição legal na qual sua

informações quantitativas sobre demográficos

administrativos

fornecer

uma

explicação

aprofundada sobre sua decisão. Ao invés

A quantidade estimada de vendas

disso, é melhor que você liste os

de seu produto/serviço em um

benefícios que tal forma de negócio trará.

período de tempo determinado.

Análise de custo e investimento:

Estratégias de mercado: Descreva as

Descreva os investimentos necessários

propriedades e estratégias de valor,

para

propaganda,

instalações,

divulgação,

aquisição,

sua

iniciativa

(por

maquinaria,

exemplo,

equimamento

distribuição e de prestação de serviços.

para os escritórios), bem como os custos

Mencione o valor do exercício de cada

operacionais

estratégia e seus planos de contingência.

desenvolvimento de seu negócio, com uma

Identifique os riscos presentes em cada

atenção especial para as operações

atividade, bem como um conjunto de

iniciais (como energia, água, salários,

medidas que possibilitem a minimização

licenças, aposentadorias, etc.).

destes riscos.

de

cada

estágio

de

Detalhes de financiamento: Com o apoio

Processo de fabricação: Explique as

de um profissional em contabilidade,

políticas de gestão de inventário e do

prepare projeções do fluxo de capital, lucro 136


e prejuízo. Lembre-se de que projeções

você poderá encontrar, ou já encontra.

claras e sensatas te ajudarão a ganhar a

A efetividade de seu plano de

confiança do investidor.

negócios também é determinada através

Análise FFOP: Descreva os pontos

da

fracos, fortes, as oportunidades e perigos

informação. Talvez você tenha um alto

de sua futura companhia, bem como suas

nível de conhecimento sobre os detalhes

funções e relações com os stakeholders.

técnicos relativos ao seu negócio, mas

Lembre-se de que tanto os pontos fortes

você sabe como projetar os custos em um

quanto os fracos referem-se a situações

espaço de tempo? Você é capaz de cuidar

internas de sua companhia, ou seja,

da análise de mercado? Se necessário,

situações que podem ser controladas,

busque a ajuda de sua universidade,

enquanto que as oportunidades e perigos

professores, ou de outros estudantes.

fazem alusão aos fatores externos que

137

análise

e

da

apresentação

da


4 Tomando o Primeiro Passo

Introdução

Point NTIC

Esta sessão busca te preparar para tomar

“O maior desafio que eu enfrentei até agora foi ter participado de reuniões com companhias que queriam lucrar com as minhas ideias, mas não queriam aceitar o preço real de meu esforço, nem investir em pessoas competentes para executálas corretamente. Mesmo assim, eu aprendi que posso ser fiel e, ao mesmo tempo, lucrar – sou empreendedor e artista de jogos digitais, meu negócio é a arte digital, ná há brincadeira nisso.”

o passo de geração de fundos. Tomar o primeiro passo significa, aqui, apresentar a sua ideia aos investidores e adquirir seu apoio financeiro, que o possibilite colocar seu negócio em funcionamento. Na maior parte do tempo, você estará a procura de recursos financeiros, porém, não se esqueça de cuidar também dos recursos in natura, como do espaço para o escritório,

Enrique Perez – Criador de Pancredad, jogos e arte digital para mudar o mundo. www.pancredad.com

da mobília, do imóvel ou da utilização de outros serviços, como a manutenção de uma página de internet ou de um número

uma meta clara. A principal pergunta do

de telefone.

acionista será se seu investimento em uma

Independentemente do tipo de recursos

empresa será vantajoso o bastante, de

que você esteja procurando, você deve

modo que eles recuperem o dinheiro

estar pronto para vender sua ideia

aplicado e ainda possam lucrar em cima

apropriadamente, além de identificar o tipo

do negócio. Os investidores irão ainda

de investidor que estará disposto a te

refletir cuidadosamente sobre o risco de

cobrir nas diferentes fases de seu negócio.

seu investimento falhar.

Um investidor procurará saber o motivo

Objetivo

pelo qual você procura financiamento e,

Cada investidor se comporta de maneira

mais especificamente, o que eles mesmos

diferente. Apesar disto, a seguir você

ganharão com sua contribuição. Nem

encontrará dicas que te permitirão:

bancos, nem investidores vão querer

aplicar seu capital em um negócio

Identificar o investidor certo para o seu negócio

questionável e arriscado, que não possua 138


diferentes investidores

Preparar-se para o contato com

4.1 Encontre investidores para o seu negócio Existem diferentes instrumentos de financiamento que podem ser úteis em cada fase de desenvolvimento de seu negócio.

“A ideia de abrir uma companhia de consultoria que focasse em meios de transporte sustentáveis veio a minha mente quando eu estava fazendo um curso introdutório de meu mestrado em Sustentabilidade Estratégica. Apresentei a maioria de minhas ideias em minha tese e decidi procurar por investidores na região. O pontapé inicial ocorreu em Setembro de 2010, quando minha proposta foi aceita pela agência de empregos, recebendo assim financiamento. A companhia Eco Pilots foi registrada em Outubro de 2010. Agora, já concluímos um projeto e temos vários outros na lista de espera. A Eco Pilots recebeu um prêmio ambiental do Lions Club Jamarras em Fevereiro de 2011. Também iniciamos um think-thank relacionado a tranportes sustentáveis, que poderá trazer ainda mais histórias de sucesso da Eco Pilots nos próximos anos.” Sven Boren – Criador da Eco Pilots, consultoria para meios de tranporte sustentáveis. www.ecopilots.se 139


Fase Pré-Iniciativa

financiamento, como “vendas de

Nesta fase, suas atividades principais

garagem”, rifas, venda de produtos

estarão focadas na conceituação de seu

artesanais,

negócio (por exemplo, a finalização de um

tickets para eventos, a união com

protótipo antes do lançamento de seu

outros empreendedores, o apoio

produto ou serviço, a análise de mercado,

de uma instituição educacional ou

etc.). Aqui, normalmente se precisa de

de uma universidade (por exemplo

capital para o desenvolvimento de um

para ter acesso aos computadores

plano de negócios e para a definição de

ou a um espaço para um

suas estratégias. Você pode adquirir o

escritório). Assegure-se de agir de

capital necessário através de diversos

acordo com a lei em todas as suas

canais, entre eles:

ações; Na maioria dos países, até

mesmo

Capital de geração: As fontes públicos

Dependendo

e

dos

privados. termos

ser

perdoada

reembolsada

em

serão

ou

pessoal:

provém

de

assumir e

a

posição

aproximar-se

dos

de fundos para a compra de materiais O

pessoas.

(móveis, equipamentos de escritório), para

dinheiro

o capital de giro (inventoria, publicidade),

Suas

para o pagamento das taxas dos direitos de propriedade intelectual, para pesquisas

família e amigos. O fato de se

de mercado adicionais, estratégias de

trabalhar em casa ou a posse de

marketing e outros processos envolvendo

outros tipos de recursos também

sua

estão incluídos nesta categoria de

Apesar

de

você,

quantia de capital, há um outro conjunto de

Capital criativo: Há também alternativas

iniciativa.

provavelmente ,já possuir uma certa

financiamento. formas

de

investidores. Aqui, normalmente se precisa

economias, contribuições de sua

as

administrativa

condições

e rítmo do reembolso) Capital

ser

Nesta fase, suas atividades principais

flexíveis (valor dos juros, parcelas

devem

de

Fase Iniciante

e

condições do acionista, a dívida pode

doações

venda

declaradas no imposto de renda.

para este capital incluem os setores

leilões,

investidores, aos quais você

de 140


pode se aproximar para facilitar o

propriedade sobre o negócio

desenvolvimento de seu negócio. Entre

com os financiadores. Por

eles:

outro lado, dívidas em excesso podem prejudicar um

Investidores

Anjo:

negócio.

Os

investidores anjo são aqueles que oferecem

capital

a

Fase de Fortalecimento

projetos

empresarais em troca de ações da

Quando você atingir esta etapa, seu

empresa. Este tipo de investidores

negócio estará quase andando com suas

normalmente aplicam seu dinheiro

próprias pernas. O capital será necessário

em ideias inovadoras, que vão

para suprir os requerimentos do fundo de

além do tradicional, e que são

maneio

consideradas de alto-risco por

matérias-primas, etc.) e para outros

outros

investimentos

investidores.

Estes

(salários,

aposentadorias,

direcionados

ao

acionistas pesam o risco na

desenvolvimento

expectativa de obterem retornos

produtos/serviços, ou até mesmo para sua

de investimento mais altos à

aproximação a outras categorias do

medida em que seu negócio se

mercado. Se seu negócio apresenta um

torna lucrativo.

mercado

de

grande,

e

outros

com

boas

oportunidades

de

expansão,

Financiamento de débitos: Esta

provavelmente

haverá

investidores

categoria se refere a empréstimos

interessados no fortalecimento de seu

e

negócio, que o ajudarão na expansão do

créditos

que

devem

ser

valor de mercado de sua firma.

reembolsados dentro de um certo período de tempo (com juros

Investidores de risco são aqueles que

adicionais). Em certos casos, um comprovante

bancário

de

garantias

necessário.

O

será

oferecem dinheiro proveniente de um fundo composto por um grupo de investidores interessados em iniciativas de

financiamento de débito é feito por

negócios com um grande potencial de

financiadores, como bancos. A

expansão. Tais investidores aplicam seu

vantagem desta opção é que você não

precisará

dividir

capital em novos empreendimentos em

sua

troca de ações da empresa, mas não 141


pretendem, necessariamente, obter a

podem ser divergentes às suas

posse permanente de tais ações. Depois

Fase de Maturação

de alguns anos nos quais seu negócio é

A principal atividade desta etapa é a

valorizado através do capital investido, os

consolidação de sua posição no mercado

investidores de risco tendem a “sair” de

e, se possível, tornar-se um líder do

sua empresa ,através da venda de suas

mesmo. O financiamento aqui é necessário

ações a você mesmo ou a terceiros. As

para obter acesso aos mercados locais e

vantagens do capital de risco são: •

internacionais. Talvez você também queira

Investimentos de capital de risco

explorar as oportunidades oferecidas em

não requerem o reembolso de

outras formas de negócio. Já que sua

fundos caso uma empresa vá à

empresa

falência.

estabilidade no mercado, os recursos

novos investimentos podem vir dos fluxos

emprestadores. Em sua folha de

de caixa internos (como do lucro com as

balanceamento da empresa, o

vendas).

capital de risco é considerado um

forma,

o

disponíveis neste estágio de sua empresa. Você deve avaliar as diferentes formas de

tecnicamente,

financiamento cuidadosamente, já que

“proprietários” da empresa. •

mesma

risco provavelmente também estarão

acionistas

(capitalistas de risco), os quais são,

Da

financiamento de débitos e o capital de

meio justo, visto que ele é

também

e

dos fundos de maneio e para financiar

serão atraentes a investidores e

por

experiência

financeiros para cobrir os requerimentos

Negócios com uma certa equidade

oferecido

adquiriu

cada uma destas ferramentas carregam

Seu negócio terá acesso ao capital

consigo custos e direitos dos acionistas

necessário para poder funcionar.

(por exemplo, em cláusulas de controle,

Algumas desvantagens do capital de risco

administração e demissão).

são: •

A obrigação de dividir seu lucro

Não tenha medo de partilhar sua

com outros investidores e •

As

opiniões

investidores

dos sobre

empresa! outros

Mesmo

o

que

acionistas,

funcionamento de sua empresa

ou

a

chegada o

aumento

de de

novos sua

dependência, reduza a sua propriedade ou 142


seu controle sobre sua empresa, os

mas,

sim,

recursos financeiros adicionais também

investidores costumam interessar-

aumentam suas chances de ser bem

se

sucedido na implementação de suas

administração, do que por ideias

estratégias de negócio. As vezes é melhor

brilhantes dirigidas por pessoas

possuir 60% de algo forte e robusto, do

incompetentes. Os investidores

que 100% de algo frágil e labil!

querem saber:

mais

pessoas.

pela

Os

qualidade

da

- Se você entende a natureza do mercado (ou seja, se você conhece os

4.2 Prepare-se para

consumidores, os canais de distribuição,

lançar-se aos

etc?).

investidores

- Se você apresenta capacidade de

O que torna uma oportunidade em

liderança (por exemplo: você selecionou as

potencial interessante a um investidor? O

pessoas certas, as quais possuem

que você pode fazer para aumentar a

habilidades que complementem as suas?)

probabilidade de sucesso de seu negócio?

- Se você possui uma personalidade

A sua ideia parece concreta para um

equilibrada ou não (você é carismático e

leigo? Estas são algumas das várias

trabalhador? Você é capaz de inspirar

perguntas sobre as quais você deve refletir

seus colegas de trabalho?).

antes de se direcionar a um investidor ou •

um banco. Na sessão a seguir, você

Seu egócio funcionaria também

conhecerá as condições básicas para

em outros lugares, com outros

poder aumentar suas chances de adquirir o capital necessário, bem como algumas dicas

para

uma

aproximação

bem-

consumidores?

Ele

é

suficientemente

flexível

para

adaptar-se

sucedida aos investidores.

a

mudanças

no

mercado e a novas condições?

As condições necessárias para

o sucesso •

Um modelo de negócios escalável:

Convincente, proposição de valor quantificável: O investidor estará

Prove que você tem a capacidade

interessado em saber se seu

de administrar a empresa e a

produto tem boas chances de ser

equipe:

os

bem-sucedido. Eles querem ouvir

investidores não financiam ideias,

argumentos concretos. Afirmações

Normalmente,

143


vagas, sem base em quaisquer

apresentam

documentações,

competitividade

provavelmente

uma intensa.

não serão consideradas em seu

Você deve avaliar o nível de

favor.

competitividade previamente, bem como você deve projetar o nível de

Consumidores com necessidades

competitividade no momento em

reais: Você deve ser capaz de explicar

quais

são

que sua empresa provavelmente

as

começará a operar.

necessidades dos consumidores e como você pode satisfazê-las. Você deve saber quantificar e atribuir um valor para

4.3 Dicas para sua

as

necessidades de seus clientes.

aproximação ao

Não é a função do investidor

investidor

adivinhar o valor de sua ideia.

Você deve estar preparado para transmitir

Consumidores com poder de

e "vender" seu plano de negócios. Desta

aquisição: investidores querem ter

forma, você pode ganhar a atenção dos

a certeza de que há, realmente,

investidores e conseguir o financiamento

um mercado para o negócio no

necessário para seu start-up. As dicas a

qual ele aplicará seu capital.

seguir aumentarão suas chances de

Talvez até haja carências em meio

sucesso:

ao mercado consumidor, as quais

gostariam de adquirir a solução

se você conhece cada pequeno

que você encontrou, mas se seus

detalhe de seu plano de negócios.

clientes

não

Isto não, provavelmente, não será

possuem o poder de aquisição

muito difícil, já que você mesmo o

para comprar seu produto, é

redigirá!

em

potencial

improvável que você receba o •

apoio de um investidor. •

Exale confiança: Isto só é possível

Entenda as necessidades dos investidores:

Empresários

que

Não ingresse em um mercado

entendem as necessidades e

saturado: Investidores estão a

interesses do investidor têm mais

procura de nichos e mercados

chances de fechar um acordo do

ainda

que aqueles que somente se

não

saturados,

que 144


concentram em seus próprios

estiver

interesses. Mesmo que a sua ideia

rasgada, será o mesmo

seja genial, sua aproximação ao

que

investidor

estudante!". E você não o é,

deve

sempre

se

concentrar em "o que eu ganho •

do investidor.

calça

gritar

jeans

"Eu

sou

você é um empreendedor.

com isso?" - mas do ponto de vista

de

Aceite críticas: Investidores são normalmente

pessoas

muito

Seja claro e vá direto ao ponto:

ocupadas, com um conhecimento

Não dê muitas voltas. Foque-se

profundo sobre o comércio e sobre

nos pontos, figuras e números

negócios. Eles tentarão questionar

principais.

seus documentos e testar tanto o

Uma

apresentação

clara e bem feita, seja ela em seu

seu

computador ou impressa, sempre

produto, quanto suas habilidades

o ajudará a ilustrar melhor o seu

administrativas!

caso.

estar confiantes de que estão

linguagem

importante,

mas

verbal

é

também

a

isto

pode

se ofenda. As respostas-chave para críticas podem ser: "talvez o senhor tenha razão, vou refletir

arrogância. Olhe nos olhos das

sobre isso" ou "este é um ponto

pessoas. Não olhe para o chão!

muito importante para enriquecer

Mostre ao investidor o quão

meu

entusiasmado você está com seu Mesmo

documento,

muito

obrigado/a!".

Vista-se

apropriadamente.

precisam

Se eles criticarem seu plano, não

transmitir

negócio.

Eles

o

de pessoas capazes e confiáveis.

corporal. Não cruze os braços, já que

sobre

colocando seu dinheiro nas mãos

Expresse-se corretamente: Não só sua

conhecimento

que

Seja você mesmo durante a

você pense que o investidor seja

apresentação: Ser um empresário

uma

estilo

ou estar envolvido em situações

descontraído, sempre é bom que

de negócio não significa ser sério

você mostre a ele o quanto você

o tempo todo! Homens de negócio

se sente lisongeado por ter

não são máquinas! Seja charmoso

recebido uma parte de seu tempo

e

através de seu traje. Se você

aproximar-se

pessoa

de

145

bem

humorado de

um

quando cliente,


investidor ou de uma possível

nove por cento dele é transpiração”. Esta

parceria, mas preserve, ao mesmo

sentença é perfeitamente aplicável a

tempo, seu ar profissional.

qualquer iniciativa de negócio. Para atingir a sustentabilidade em um negócio é

Último ponto: Você mesmo deve estar

plenamente

importante possuir tanto uma boa ideia,

convencido

quanto o jogo de cintura necessário para

sobre o potencial de sucesso de

suceder.

sua ideia. Se você não estiver convicto dos méritos de seu negócio,

nem

suas

vários papéis ao mesmo tempo. Você será

carregá-lo

o proprietário, o gerente geral, o contador,

rumo à expansão, quem

o vendedor, o operador, o secretário e até

você espera convencer sobre

mesmo o recepcionista. Por isso, prepare-

seu sucesso?

se para qualquer aperto que você poderá

habilidades

de

de

Para atingir o sucesso, você deve assumir

Como disse o grande inventor

encontrar.

Ainda

Thomas Edison (1847-1931) em sua

enxergue o futuro como um desafio a ser

famosa frase "O genial tem um por

superado

e

mais evite

importante: decepções.

cento de inspiração, mas noventa e

Ativitade: Go for the money! Tópico: Financiamento Visão Geral: Sem dinheiro! Sem negócios! Para aprender como procurar por financiamento, os estudantes praticarão, neste exercício, a arte de fazer propostas aos investidores. A meta é ganhar uma ideia sobre os aspectos importantes a serem considerados ao se falar com investidores

diferentes,

bem como entender que a sua proposta deve ser ajustada para cada pessoa a ser convencida. Isto também significa: nunca desista. Mesmo que o primeiro investidor rejeite sua ideia de negócio: continue a nadar! Objetivos: Idetificar uma estratégia para se adquirir financiamento e poder abrir seu negócio 146


5 Transmitindo Como já foi citado, o sucesso de sua aproximação ao investidor depende da trasmissão de suas ideias a ele na medida certa. Isto não significa que você precisa ser um apresentador nato. A principal chave para o sucesso se encontra na habilidade de falar sobre sua ideia abertamente e na confiança que você demonstra ter em si e em seu negócio.

Aqui estão algumas regras gerais que você deve ter em mente quando for comunicar sua ideia de negócios:

Faça

Evite

Exponha suas necessidades e suas

Preocupar-se somente com o lucro

alternativas Ofereça alternativas para a pessoa a sua

Tornar-se emotivo

frente Esteja disposto a escutar

Desprezar os interesses do ouvinte

Feche acordos que possibilitem o

Focar nas pessoas e não nas questões

fortalecimento de futuras relações Transmita otimismo depois da negociação

Fechar negócios baseados somente em uma ideia fixa

Faça •

O que você espera da outra pessoa? Qual é o seu objetivo? E

Exponha suas necessidades e suas

alternativas:

Antes

se você não conseguir aquilo que

de

quiser? Há alguma alternativa em

começar a negociar, você tem

meio a negociação que possa

uma ideia clara sobre o que e porque

você

quer

satisfazer as suas necessidades

negociar.

iniciais?

Responda às seguintes perguntas: 147


Ofereça alternativas para a pessoa

ver com a negociação.

a sua frente: Às vezes, as pessoas

Procure

negociam baseadas em uma ideia

impressão de que as

fixa. Se você oferecer soluções

dificuldades

alternativas durante a negociação,

durante

você terá mais chances de

somente relacionadas a esta e não

alcançar seu objetivo. Use as

têm nada a ver com a pessoa em

seguintes táticas: “se eu fizer isto

si

passar

a

a

emergentes negociação

estão

(x), você poderia fazer aquilo (y) em troca?”, “e se, em vez de fazer

Evite

(x), você fizesse (y)?” •

Esteja disposto a escutar: Durante

lucro: Uma negociação não é uma

a negociação, evite conversas

competição. O espírito de uma

desnecessárias, bem como impor

negociação

suas ideias e pedidos. Lembre-se

sucesso

as pessoas envolvidas lucram ou

se por duas ou mais partes e é

ao menos sentem-se satisfeitas.

baseada no diálogo

Negociações são feitas para se

Feche acordos que possibilitem o

atingir resultados em conjunto, e

fortalecimento de futuras relações:

não para vencer os outros.

Uma negociação deve melhorar, •

ou, pelo menos, não danificar a

Tornar-se emotivo: às vezes, as pessoas tornam-se emotivas à

relação entre as partes •

de

corresponde a aquele onde todas

de que uma negociação compõe-

Preocupar-se somente com o

medida que os obstáculos surgem

Transmita otimismo depois da

durante a discussão. Contudo,

negociação:

Independentemente

perder o controle sobre seu

da negociação ser composta por

comportamento pode dificultar a

uma única sessão ou várias,

condução da negociação rumo a

quando ela terminar, não saia

algo construtivo. Se você achar

imediatamente

pressas.

que está perdendo o controle,

Aproxime-se da outra pessoa e a

sugira uma pausa, relaxe e,

convide para tomar um café, fale

quando

sobre coisas que não tem nada a

compostura, continue a reunião

às

148

você

recuperar

a


da

somente em uma ideia fixa: Se

pessoa a sua frente: Se você

você chega à discussão com uma

conhece as razões pelas quais a

posição pré-determinada, não há

outra pessoa está negociando,

razões para se negociar. Tais

você poderá encontrar alternativas

posições não são flexíveis e

de modo a atingir uma situação

podem gerar conflitos. Quanto

onde todos ganhem

mais o negociador defende sua

Desprezar

os

interesses

posição contra os "ataques" da

Focar nas pessoas e não nas

outra pessoa, mais ele se prende

questões: Mesmo que a pessoa a

nela. Quanto mais você tentar

sua frente seja alguém que você

mudar a posição inicial dos outros,

goste muito ou deteste, concentre-

mais difícil será atingir o sucesso

se nas questões que motivaram a

na negociação.

negociação •

Fechar

negócios

baseados

Aprenda com os erros

5.1 Erros comuns antes

Estabelecer e manter uma iniciativa de negócios é um processo contínuo de

do negócio começar a

aprendizagem para o empreendedor.

funcionar

Certamente, você encontrará situações complicadas em cada estágio de seu

1. Pesquisa insuficiente sobre a viabilidade do mercado

negócio, mas os desafios mais intensos se

Um

encontrarão, provavelmente, nos primeiros

empreendedores é a implementação de

meses. Uma boa forma de informar-se

uma ideia às pressas, mas que não é,

sobre os possíveis problemas e de fazer

porém,

estratégias para superá-los, é informar-se

motivação aqui é criada pela ilusão de

sobre os erros comuns de outros

dinheiro fácil. Iniciar um negócio requer

empreendedores.

muito tempo, energia e capital.

A seguir encontram-se dez dos erros mais comuns cometidos pelos empreendedores. 149

erro

comum

viável.

dos

novos

Frequentemente,

a


2. Pesquisas iniciais insuficientes

seu produto, mais viável torna-se

Logicamente, um empresário deve ser

sua ideia. Na verdade, este é um dos

perspicaz para iniciar seu negócio o mais

aspectos principais para se agir pela

rápido possível. Mas sem um certo nível

sustentabilidade. Produzir coisas sem valor

de conhecimento, há um risco real do

de criação é um desperdício enorme de

sonho de ter seu próprio negócio

recursos. Do outro lado, produtos com

desmanchar-se em um curto período de

valor

tempo. Um plano de negócios bem

empreendedor, os consumidores e, por

pensado e detalhado é essencial, incluindo

fim, o meio ambiente.

uma análise abrangente do mercado, dados sobre o mercado demográfico e um

4. Alimentar-se de expectativas irrealistas

entendimento

influências

Muitos empresários novos estabelecem

externas. A falta de preparação, causada

objetivos irrealistas, ou por que são muito

pela falta de conhecimento, para enfrentar

ambiciosos em termos do volume de

os problemas que surgem pode fazer uma

vendas e lucro a curto prazo, ou porque

diferença enorme e, frequentemente,

eles simplesmente têm muitos deveres a

decisiva em um negócio. Apesar disto, não

cumprir ao mesmo tempo. Expectativas

é na pesquisa em si que se esconde o

irrealistas não só frustram e desapontam

maior perigo, mas, sim, na negligência ao

um empresário, mas também prejudicam a

se analisar os resultados desta. Pode ser

administração de recursos financeiros,

tentador

entre outros.

sobre

desprezar

as

informações

desfavoráveis, mas se os dados não forem

de

criação

beneficiam

o

5.2 Erros comuns durante

positivos, talvez seja melhor descartar a sua ideia.

o processo de

3. Concentrar-se mais no lucro do que no valor

implementação de um negócio

É um erro comum concentrar-se mais em

5. Subestimar necessidades financeiras

ganhar dinheiro do que em valorizar o seu

Sem o cálculo detalhado de todos os

produto. Um negócio que não preenche

custos, você sofrerá um alto risco de falir

uma necessidade, que pretende gerar

antes mesmo do negócio ter realmente

lucro sem ser realmente útil não será

começado. É provável que surjam gastos

viável a longo prazo. Quanto mais um

imprevistos e, por isso, eles devem ser

empresário estiver ciente da utilidade de 150


incluídos no processo de planejamento.

5.3 Erros comuns

Um outro erro comum é o de desperdiçar

depois da

capital quando o financiamento torna-se acessível e se esquece de considerar

implementação de um

devidamente as necessidades de longo

negócio

prazo.

8. Fazer tudo sozinho

6. Falha ao se atrair o apoio de especialistas

Depois de superar todos os obstáculos,

Para se abrir um negócio, o apoio de

cumprir certas tarefas e responsabilidades.

especialistas é necessário. A empresários

Por isso que é tão importante formar uma

novos

aconselha-se

equipe eficiente logo nas primeiras fases

contatar profissionais quando precisam

do negócio. Se estruturas e procedimentos

tomar decisões que vão além de seu

eficazes estão presentes em seu negócio,

campo de conhecimento. Além disso, na

não é tão difícil administrar as tarefas.

e

inexperientes

pode ser difícil para um empresário

maioria dos casos, é um erro pedir ajuda a

9. Contratar as pessoas erradas

membros da família aleatoriamente, pois, a

De primeira, pode parecer conveniente

não ser que eles mesmos também sejam

contratar amigos ou parentes. Mas a

empreendedores, eles provavelmente não

experiência revela que é muito mais difícil

terão o conhecimento, nem experiência

demitir do que contratar. Incluir alguém em

necessária para tal.

seu negócio que, na verdade, não se

7. Exagerar na abrangência do públicoalvo

encaixa no trabalho, gera decepções e requer tempo e energia que poderiam ser

Muitos empreendedores erram na hora de

melhor aproveitados em seu negócio em

limitar sua clientela e acabam definindo

si.

grupos demais como seu público-alvo. Não

10. Tomar decisões em curto prazo ao invés de focar no longo prazo

faz sentido tentar atingir a todos. É melhor que o empresário escolha um grupo

Se a sua meta é ter um negócio

coerente como público-alvo e se concentre

duradouro, lucrativo, é um erro se

apenas neste grupo. Qualquer outra ação

aproveitar de cada oportunidade extra a

não será efetiva, nem eficiente a longo

curto prazo, para lucrar em cima desta, ao

prazo. A paciência é uma grande virtude

invés de se concentrar em uma estratégia

na hora de gerar um negócio.

de longo prazo. Muitos dos novos 151


empresários não conseguem atingir seus

investimentos. Sacrificar a qualidade de

objetivos porque perdem de vista a sua

um produto para maximizar o lucro

ideia inicial e acabam egotando seu tempo

financeiro em curto prazo não é apenas

e seus recursos financeiros. Um outro erro

insustentável, mas também pode levar à

relacionado às decisões a curto prazo é o

falência a longo prazo.

de ser econômico demais quanto a certos

As informações que você encontrou neste treinamento fazem parte de um guia criado para te motivar e te prover com as ferramentas necessárias para suceder em sua jornada rumo a um negócio sustentável; um negócio duradouro e que trará um impacto positivo ao meio ambiente, a sua comunidade e ao seu bolso. Existem várias possibilidades capazes de transformar sua ideia em realidade. Nós esperamos que o conteúdo destes módulos seja útil para o desenvolvimento de seus planos empresariais, para o seu e, finalmente, para o nosso futuro.

Boa Sorte!

152


Bibliografia •

Cohen A. Wiliam. (2005) The Marketing Plan. John Wiley & Sons, Inc.

Davila, T., Epstein, M., Shelton, R. (2006). Making Innovation Work: How to manage it, measure it, and

profit from it. Pearson. New Jersey. •

Faltin, G. (2008). Kopf schlägt Kapital: Die ganz andere Art, ein Unternehmen zu gründen. Von der Lust ein

Entrepreneur zu sein. Hanser. München. •

Fuller, D. (1999). Sustainable Marketing: Managerial-Ecological Issues. Sage Publications. London.

Gale, R., Stokoe, P. (2001) “Environmental Cost Accounting and Business Strategy”, in Chris Madu (Ed).

Handbook of Environmentally Conscious Manufacturing (Kluwer Academic Publishers). •

International Finance Corporation, (2007). Stakeholder Engagement: A Good Practice Handbook for

Companies Doing Business in Emerging Markets. Online available in: http://www.ifc.org/ifcext/enviro.nsf/AttachmentsByTitle/p_StakeholderEngagement_Full/$FILE/IFC_StakeholderEnga gement.pdf •

Kirby, David (2003) Entrepreneurship. McGraw-Hill Education. Berkshire, UK.

Osterwalder, A., Pigneur, Y. Smith, A. et. Al (2010) Business Model Generation. Online publication available

at http://www.businessmodelgeneration.com/ •

UNEP, UNIDO, Carl Diusberg Gesellschaft, Wuppertal Institute. (2001). The Environmental Management

Navigator. Train-the –Trainer Workshop. 12-15 December 2001 in Bonn, Germany. •

United States Environmental Protection Agency EPA “An Introduction to Environmental Accounting as a

Business Management Tool: Key Concepts and Terms” (1995). •

Schaltegger, S. (2005). A Framework and Typology of Ecopreneurship: Leading Bioneers and

Environmental Managers to Entrepreneurship. In: Schaper, M. (2005). Making ecopreneurs: developing sustainable entrepreneurship. Ashgate. Hampshire. U.K. •

SustainAbility, International Finance Corporation, Ethos Institute, (2002). Developing value: the business

case for sustainability in emerging markets. Online available: http://www.sustainability.com/researchandadvocacy/reports_article.asp?id=142 •

Vance, D. (2005). Raising Capital. Ed. Springer. New York. USA

Website of Alex Osterwalder (2009): http://alexosterwalder.com/

Website of Deutsche Telekom: https://telekom.com/dtag/cms/content/dt/en/676856

www.core77.com

http://www.cprac.org/en/what-we-do/sustainable-consumption-and-production/sustainable-consumption-

and-production-tools •

www.ecopilots.se

153


154

Participants book Portuguese version  

Book for the participants of SMART ICT edition in Brazil. Material is in Portuguese

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you