Page 1

Verão 2014

nutrição

saúde e bem-estar

beleza

conselhos celeiro

VIDA

revista de saúde, beleza e bem-estar | €1,50 grátis |

lifestyle celeiro

#22

viver de corpo e alma nutrição

Sumos com vida Os sumos carregados de vitaminas ideais para o verão. Conheça as nossas sugestões. Quizz alimentar Teste os seus conhecimentos na matéria. saúde e bem-estar

12 passos para o verão Sugestões simples que o vão ajudar a ficar em forma para gozar o verão em pleno.

Sumos

com Vida

Probióticos Aprenda tudo sobre a importância de ter uma microflora saudável. Saúde oral Mais sorrisos saudáveis sempre com gengivas sãs. beleza

Óleos essenciais Toda a riqueza dos óleos. lifestyle celeiro

Celeiro na cozinha Especial pratos frios para enfrentar o tempo quente. Celeiro à vista Este ano o Celeiro faz 40 anos. Comemore connosco!

Os sumos vieram para ficar e no verão são a aposta certa


Verão 2014

#22

VIDA

revista de saúde, beleza e bem-estar | €1,50 grátis |

viver de corpo e alma

editorial nutrição

40 anos consigo

Frescos e biológicos

Caro(a) Leitor(a), Numa altura particularmente emocionante, em que o Celeiro celebra 40 anos de existência, desafiamos os nossos leitores a descobrir o que temos vindo a preparar. Em diversas lojas, sempre que o espaço o permita, criámos uma secção diversificada de frescos biológicos, onde encontra diariamente uma seleção de frutas e legumes bio, sendo a grande maioria de origem portuguesa, resultado de uma estreita parceria entre o Celeiro e diversos agricultores do nosso país. Outra das novidades Celeiro, pensada para o ajudar a descobrir como pode cozinhar com alma as refeições mais saudáveis, deliciosas e, acima de tudo, diferentes, é o livro de receitas Celeiro e os workshops de culinária Celeiro. Encontrará já este verão o livro de receitas Celeiro, Cozinhar com Alma, elaborado com toda a dedicação e pormenor. Na nossa primeira loja, na Rua 1º de Dezembro na Baixa de Lisboa, terá a possibilidade de frequentar workshops de cozinha vegetariana. Saiba mais na secção “Fora de Casa” desta edição. E porque é para os nossos clientes que diariamente nos esforçamos por fazer mais e melhor, ajudando-os dia a dia a viver de corpo e alma, o nosso muito obrigado por ter estado connosco e nos ter ajudado a percorrer um caminho cada vez mais saudável ao longo destes 40 anos. Tiago Lôbo do Vale Diretor da Vida Celeiro

viver de corpo e alma PROPRIEDADE: CELEIRO | DIRETOR: TIAGO LÔBO DO VALE | COORDENAÇÃO EDITORIAL: SOFIA FONSECA E CÁTIA SILVA| DEPARTAMENTO TÉCNICO-CIENTÍFICO: RUTE HORTA, SÓNIA SÁ, SALOMÉ BORREGANA, SARA MARTINS, RITA SILVA E CÉLIA TAVARES | MÉDICO: PEDRO LÔBO DO VALE CONCEÇÃO DE RECEITAS: CLÁUDIA RODRIGUES | REVISÃO: LAURINDA BRANDÃO DEPARTAMENTO DE PUBLICIDADE: SOFIA FONSECA | TELEFONE: 218 543 116 EDIÇÃO, DESIGN E PAGINAÇÃO: PLOT - CONTENT AGENCY IMPRESSÃO: LISGRAFICA TIRAGEM: 70 000 EXEMPLARES DEPÓSITO LEGAL: 315490/10 PERIODICIDADE: TRIMESTRAL

6

Inspire-se nas sugestões Celeiro e saiba como escolher novos ingredientes para as suas saladas de verão.

Sumos com vida 10 Nesta estação, os

sumos vieram para ficar! Excelentes como uma opção de snack que se pretende variado, completo e equilibrado.

Teste os seus conhecimentos alimentares 14 Se pensa que sabe tudo sobre alimentos, desafiamo-lo a fazer este quizz. Boa sorte!

saúde e bem-estar

12 passos para o verão 18 Finalmente chegou o bom

tempo e as férias estão à porta. Siga os passos Celeiro e caminhe na direção certa para estar em forma na estação mais desejada no ano.

Probióticos 22 Sabe o que é a microflora? Descubra neste artigo a importância de ter uma microflora saudável.

Salvia officinalis 26 Conheça a erva milenar

utilizada há centenas de anos para fins culinários e terapêuticos.

Saúde oral 28 Mantenha sempre os dentes

e as gengivas sãs e terá pouca probabilidade de desenvolver inúmeras doenças.

O timing certo

6

30 Saiba tudo sobre qual a melhor

altura para fornecer nutrientes ao seu organismo.


tema de capa

Apoio ao cliente

10

Sumos

com Vida

Gostaria de elogiar o vosso serviço de apoio ao cliente através do e-mail apoioaocliente@ celeiro.pt. É muito profissional, rápido e acessível. É uma boa forma de obter uma pequena consulta sem ter de sair de casa. Parabéns!

Luísa

(via e-mail) Na próxima edição escreva-nos a contar o que procura nas lojas Celeiro e o que achou das novidades que preparámos para si.

Os sumos vieram para ficar, simplesmente porque são frescos, práticos, sabem e podem fazer-lhe muito bem

conselhos Celeiro

Doenças e precauções 32 Informe-se através

do nosso consultório.

beleza

Cuidados cosméticos à base de óleos vegetais 34 Todos os óleos vegetais

que não vai querer perder.

28

e-mail: vidaceleiro@celeiro.pt www.facebook.com/celeiro.pt

lifestyle Celeiro

Celeiro pé na estrada

Novidades e destaques

36 Mar, montanha e floresta

46 Novos produtos

tropical. Em que cidade do mundo é possível juntar estes três ingredientes? Levamo-lo connosco nesta viagem à cidade maravilhosa do Rio de Janeiro.

Fora de casa 38 Conheça os passatempos e

workshops que preparámos para desfrutar do seu verão em pleno.

Celeiro na cozinha 40 As nossas receitas partilhadas com as nossas leitoras.

Celeiro à vista 44 Este ano o Celeiro

comemora 40 anos de existência. É uma data importante que assinala quatro décadas de história, durante as quais o Celeiro cresceu também graças a si.

e notícias fresquinhas especialmente para si.

Produto eleito 48 Todas as edições elegemos um produto Celeiro a que damos destaque. Fique a conhecer o desta edição.

Vales 49 Duas páginas dedicadas aos seus melhores descontos.

40


perfil

Filipa

Elvas:

a assistente de bordo maratonista Filipa Elvas tem 38 anos. Há três anos, a assistente de bordo tornou-se maratonista. E o improvável aconteceu: participou e venceu algumas das mais duras provas mundiais: a Polar Circle e a Maratona da Muralha da China. Qual foi o seu percurso académico? Sou licenciada em Sociologia do Trabalho. Quando tirei o curso trabalhei na Copimática, no Oeiras Parque, para não sobrecarregar os meus pais. A loja de fotocópias ficava mesmo ao lado do Celeiro. Perfeito! Terminei a licenciatura aos 28 anos. Surgiu uma proposta de emprego. Aceitei e tornei-me assistente de bordo.

Como concilia a vida de assistente de bordo com os seus objetivos de vida saudável? Adoro fazer batidos de bebida de soja com banana, manga, morangos, amêndoas e sementes de linho. A bordo como duas peças de fruta (geralmente banana e maçã) e evito doces, fritos e bebidas açucaradas. Bebo imensa água! Mas o principal é ser feliz a trabalhar. Como surgiu o interesse pelas corridas? Desde os 16 anos pedalava diariamente 60 minutos numa bicicleta estática, em casa dos meus pais. O gosto pela corrida surgiu em 2011. Fiz uma prova de 8 quilómetros, a Marginal à Noite, em Oeiras. Pouco depois participei nos 15 quilómetros da Corrida das Fogueiras e nos 21 quilómetros da Meia Maratona do Rio de Janeiro. Estava definitivamente apaixonada pela corrida. Quando cheguei do Brasil, liguei para o Manuel Machado [assistente de bordo-maratonista] e pedi-lhe para me treinar. Na minha primeira maratona, em Helsínquia, a 20 de agosto de 2011, fiquei em 25.º lugar. Desde então faço duas maratonas por ano.

“Cada um de nós faria mais coisas se as julgasse menos impossíveis”, é a frase que define Filipa Elvas, a assistente de bordo que transformou as maratonas no seu desafio. Completou duas das mais difíceis provas do mundo. Como se preparou para esses desafios? A Maratona da Muralha da China e a Maratona do Círculo Polar Ártico (Polar Circle Marathon) são provas com caraterísticas específicas do grupo das Maratonas Aventura. A Maratona da Muralha da China é composta por cerca de 20 500 degraus. A maratona mais fria do mundo inclui subidas e descidas acentuadas, com temperaturas que rondam os 15 graus negativos. Para cada maratona treino quatro meses, com um dia de descanso por semana. Fui a única mulher a completar a Maratona da Muralha da China em 2013 e a primeira a cruzar a Meta da Polar Circle Marathon, no mesmo ano. Também o meu treinador ficou em 1.º lugar. Quais são os próximos desafios? Estou inscrita na Maratona de Berlim 2014 e espero fazer outra Maratona das “mais duras”. O meu treinador está a tratar disso! Como é que os produtos Celeiro a ajudam a atingir os seus objetivos de corrida? Alguns produtos do Celeiro ajudam-me na minha vida diária e na corrida: o chá verde, esparguete integral, tofu, bebida de soja, as sementes de linho e o ómega-3 da Solgar.

4 VERÃO 2014


É, nas suas palavras, apaixonada pelo Celeiro. Quando e como se tornou fã e cliente habitual? Durante cinco anos, quando trabalhava na Copimática, almocei diariamente no Celeiro. As funcionárias eram “família” para mim. Todos os dias escolhiam-me um prato especial. Assim que a encomenda de chá verde chegava, eu ficava com todas, ou praticamente todas, as embalagens. Desde os 18 anos que bebo todas as manhãs uma chávena de chá verde. Sou “apaixonada” pelo Celeiro desde sempre. Desde a loja na Rua 1.º de Dezembro à loja do Oeiras Parque. Qual é a sua loja preferida? A loja do Oeiras Parque. E agora está muito bonita! O que não pode faltar na nova loja do Celeiro? O chá verde, o tofu, o ómega-3 e as iguarias da Maria Júlia Pina.

O SEG R E

D O DA M

“Viver um dia de

IN H A V ID

A

cada

vez” Uma assist ente de bo rdo marato apaixonad nista a pelo Cele iro. Combin múltiplas v ar alências e atividades um estilo d e manter e vida saud ável reque organizaç r ão. E qual é o segredo? “O meu se gredo é um não segre É viver um do. dia de cada vez, como de amanhã se o dia não existiss e. É dar tud mim hoje, o de em todas as áreas da m vida. Assim inha , sou feliz.” Na sua die ta alimenta r há algo qu pode faltar e não : o chá verd e do Celeir “Os meus o . familiares e amigos sa do que est bem ou a falar. S e tivesse q escrever d ue ez coisas q ue fazem p dos meus arte dias, o chá verde estar segurame ia nte nessa lista!”

5 INVERNO 2013


nutrição

Frescos

e biológicos

Escolha novos ingredientes para as suas saladas e inspire-se nas nossas sugestões! Recomendações De acordo com as orientações para uma alimentação saudável devemos consumir no mínimo cinco porções de fruta e hortícolas por dia, variando se possível essas mesmas escolhas. Devem ser integradas numa alimentação completa que também contenha alimentos dos restantes grupos. Equivalentes 1 porção de hortícolas = 1 chávena almoçadeira de hortícolas cozinhados 1 porção de fruta = 1 peça de fruta de tamanho médio Porquê biológicos? Ao optar por alimentos biológicos está a escolher alimentos sem vestígios de pesticidas, com excelentes caraterísticas nutricionais e de sabor único, que respeitam o meio ambiente e o equilíbrio da natureza. O Celeiro colabora ativamente com agricultores nacionais, quando possível, de modo a fazer-lhe chegar os melhores alimentos frescos biológicos. 6 VERÃO 2014

Rúcula

Sugestão Com sabor forte e ligeiramente picante. Utilize-a como a alface: em saladas frias, nas sopas ou para colocar nas sandes de verão. Caraterísticas nutricionais Naturalmente rica em antioxidantes, como a vitamina A e C, também é fonte de cálcio e ferro. Contém teores de cálcio e vitamina C mais significativos quando comparada com a alface.

Pak choi ou couve-chinesa

Sugestão Com sabor delicado, pode ser consumida crua ou pouco cozinhada. Experimente salteada em azeite e alho; só necessita de cerca de 5 minutos para a cozinhar.

Caraterísticas nutricionais Com baixo valor calórico, é rica em fitonutrientes (luteína, zeaxantina, sulforafano, indol-3-carbinol) e também em vitamina A e C. A rúcula e a couve-chinesa pertencem à família dos vegetais crucíferos, à semelhança dos brócolos. Os vegetais crucíferos estão entre os alimentos mais promissores a nível da prevenção de problemas de saúde.

Aipo

Sugestão Pode usar nas sopas, saladas ou ainda cortá-lo para saltear com outros legumes. Caraterísticas nutricionais Com baixo valor energético e fonte de potássio – mineral importante que intervém na contração muscular e na regulação da tensão arterial.


Acelga

Sugestão Pode ser salteada e no geral cozinhada como os espinafres pois tem um sabor semelhante. Caraterísticas nutricionais Contém quantidades consideráveis de vitaminas: vitamina A, C e K.

Alcachofra

Sugestão Não se deixe intimidar pela preparação deste legume pois combina um excelente valor nutritivo com um sabor único. De um modo geral, recomenda-se:

aparar as pontas das folhas externas e cortar a haste; cortar o topo da alcachofra e lavar em água corrente; deixar cozer por 25 a 45 minutos em água com sal e sumo de limão; após cozinhada, pode consumir a parte carnuda da base das folhas ou pétalas, assim como o coração da alcachofra, que se encontra no fundo da base; retire do centro da alcachofra os fios da flor – chamado feno (removendo a parte fibrosa que não é suposto comer).

Beterraba

Sugestão Cozida ou assada, a beterraba pode ser consumida em saladas ou como acompanhamento, cortada aos pedaços ou ralada como a cenoura. Não deite fora a rama: as folhas verdes da beterraba podem ser utilizadas como qualquer outra hortaliça. Caraterísticas nutricionais É um vegetal com baixo valor energético e um teor elevado de ácido fólico – vitamina que desempenha um papel determinante na formação das células sanguíneas e no desenvolvimento do tecido nervoso.

Cogumelos

Cogumelos Portobello

Sugestão Cogumelos grandes de textura firme, em particular consumidos recheados. Caraterísticas nutricionais Os cogumelos são utilizados na medicina tradicional oriental desde há séculos e há muito tempo que fazem parte dos hábitos alimentares dos povos asiáticos. São um alimento com baixo teor calórico, baixo teor de gorduras e de hidratos de carbono. Alguns possuem uma diversidade de compostos bioativos, como os betaglucanos, que parecem estar relacionados com o fortalecimento do sistema imunitário.

Rebentos ou germinados

Os rebentos obtêm-se através da germinação de sementes (provenientes de cereais, leguminosas ou legumes). A germinação é o processo pelo qual a pequena semente se desenvolve, dando origem a uma nova planta.

Cogumelos Pleurotus

Sugestão É um dos cogumelos comestíveis mais cultivados no mundo, também denominado cogumelo ostra. Pode servir para elaborar os mais variados pratos, saltear ou cozinhar como geralmente se cozinha a carne.

Caraterísticas nutricionais A alcachofra é fonte de polifenois (como a cinarina) e outros componentes que atuam promovendo a saúde do sistema digestivo e do fígado.

Sugestão Passe os rebentos por água corrente e lave muito bem. Pode cozinhá-los levemente e incorporá-los em saladas ou noutros pratos que confecionar. Caraterísticas nutricionais A abundância de enzimas e de vitaminas faz destes alimentos uma opção bastante nutritiva e de fácil digestão. Em geral são pobres em calorias e, tal como os outros legumes, contêm fibra e uma variedade de vitaminas e minerais.

Cogumelos Shiitake

Há muito tempo que os cogumelos fazem parte dos hábitos alimentares dos povos asiáticos.

Sugestão Deve limpar bem os cogumelos, retirar o caule rijo e cozinhá-los, inteiros ou em pedaços. Podem ser salteados mas também incorporados em sopas, molhos e saladas. 7 VERÃO 2014


nutrição

As frutas contêm no geral fibra e nutrientes essenciais ao organismo.

Frutos

Sugestão Além de consumir a fruta fresca pode sempre adicioná-la em pedaços à sua salada ou fazer um batido de verão refrescante.

Morango

Kiwi

Caraterísticas nutricionais Curiosamente, o seu teor de fibra e vitamina C é superior ao de uma laranja. Um kiwi médio pode mesmo fornecer a quantidade diária recomendada de vitamina C – vitamina antioxidante que ajuda o sistema imunitário a proteger o organismo das infeções. Além disso, o conteúdo em fibra poderá ajudar em casos de prisão de ventre.

Caraterísticas nutricionais Em média, cada 100 g tem apenas 29 calorias. Considerada uma fruta pouco calórica, destaca-se também pelo seu teor em vitamina C e minerais, como o potássio e magnésio.

Maçã

Mirtilo

Caraterísticas nutricionais Encontra-se no topo dos alimentos com elevado poder antioxidante. Devido à presença de antocianosídeos e aos seus efeitos antioxidantes e vasculares, os mirtilos ajudam, por exemplo, na manutenção da saúde ocular.

Framboesa

Caraterísticas nutricionais É um fruto que possui quantidades apreciáveis de fibra, vitamina C, cálcio, potássio e magnésio. Além disso, contém compostos fitoquímicos, como o ácido elágico, que se crê ter uma função protetora contra os radicais livres.

Caraterísticas nutricionais Existe em diversas variedades, com um sabor mais doce ou mais ácido. Contém uma fibra solúvel – a pectina – que forma uma mistura de consistência viscosa e proporciona uma sensação de saciedade.

Pera

Caraterísticas nutricionais Fornece fibra, água e micronutrientes essenciais (como a vitamina A e C). Se consumir esta fruta com casca irá obter mais fibra e fitonutrientes, mais uma razão para escolher fruta de origem biológica.

Algumas boas razões para escolher produtos biológicos:



Valor nutritivo: os alimentos são cultivados em solos equilibrados, sendo mais ricos em vitaminas, sais minerais, proteínas e glúcidos, proporcionando uma alimentação rica e saudável.



Sabor: em solos regenerados e fertilizados com matéria orgânica, as plantas crescem saudáveis e desenvolvem o seu verdadeiro aroma, a sua cor e sabor autênticos. 8 VERÃO 2014



Saúde: não são aplicados adubos químicos, nem se pulverizam as plantas com pesticidas de síntese.



Biodiversidade: defende a diversidade das sementes e das variedades locais com grande valor nutritivo e cultural e fomenta a biodiversidade global dos ecossistemas agrícolas. 

Fixe este logótipo Os produtores biológicos seguem um caderno de normas rigoroso, verificado por organismos de controlo e certificação, segundo a legislação europeia de Agricultura Biológica. Os produtos biológicos são certificados e apresentam geralmente o logótipo institucional de Agricultura Biológica.


ve r

Es

Os sumos vieram para ficar

Er v a t r i gd e o

Ma c a

O verão pede tudo o que o resto do ano não permite, como mais tempo para estar ao sol e menos tempo no supermercado e na cozinha a preparar refeições muito elaboradas. Os sumos são a aposta certa, não só em dias de “limpeza” dos excessos alimentares, mas simplesmente porque são frescos, práticos, sabem e podem fazer-lhe muito bem. Excelentes como uma opção para um dia alimentar que se pretende sobretudo variado, completo e equilibrado. Em todo o mundo aumenta a oferta de sumos com inspiração vegetariana e a vida dentro de um copo colorido com vegetais, frutas, cereais, frutos secos, especiarias e algas pode passar a fazer parte da sua rotina. Escolha-os biológicos e de acordo com a estação do ano. Com uma máquina própria para fazer sumos, ou um liquidificador, experimente todas as possibilidades de conjugação de ingredientes. Consuma os sumos, no máximo, até 1 h após a preparação, para que as suas propriedades nutricionais se mantenham o mais possível. Se optar por fazer quantidades maiores, pode conservá-los ao abrigo da luz, no frigorífico, no máximo durante 24 h.

i ru

lin

el

1

2

de

com Vida

Es p

es f r ve n a ou pi e c

Sumos

Cl or

Lim ã o

á Ch

-d eenta a Pi m -c a i e n

nutrição

3

4

a

5 a

6

7

8

St evia

9

Caca u

!0

!1

Aç a í

Coc o

A

!2

n na

ás

!3 ã

!4 !5 te

M

!6

2 Pimenta-de-caiena – con-

5 Clorela – alga de água fresca,

tribui para a redução de peso. Utilize-a em quantidades pequenas porque é suficiente para adicionar uma nota quente e picante ao seu sumo.

contém proteínas com uma proporção equilibrada de aminoácidos. Contém ainda vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina E.

3 Chá verde – deriva da planta Camellia sinensis e contém flavonoides, compostos químicos amplamente estudados, por exemplo, relativamente às suas propriedades anti-inflamatórias.

6 Espirulina – microalga cultivada e consumida há milhares de anos pelos povos indígenas do México e África. Contém proteínas, sendo a sua relação em aminoácidos bastante equilibrada.

10 VERÃO 2014

7 Erva de trigo – erva germi-

nada do grão de trigo, com um teor elevado de enzimas vegetais que promovem a digestão e beneficiam a perda de peso.

8 Maca – a raiz de maca, origi-

nária do Peru, era consumida sob a forma de pó pelos guerreiros incas, que assim garantiam a sua resistência e força física. Tradicionalmente também tem sido utilizada para aumentar o desejo sexual, promover a fertilidade e melhorar a função imunitária.

n g os

Pode ser utilizada, por exemplo, como revitalizante geral, como suplemento alimentar na perda de peso e em caso de unhas fracas.

ilo

s

!8 Mor a

têm luteína, fitoquímico do grupo dos carotenoides com ação antioxidante e protetora da região macular da retina, ajudando na diminuição da deterioração da visão relacionada com a idade.

e sa

4 Espinafres e couve – con-

m bo

kcal/100 g e tem um teor elevado em vitamina C, que contribui para o normal metabolismo produtor de energia. O seu sabor ácido confere frescura aos sumos que o incorporam.

Fr a

1 Limão – fornece cerca de 26

!7

i rt M

Escolha um a um. Saiba tudo sobre os ingredientes que pode utilizar:

s

H

or

35 INGREDIENTES PARA DESFRUTAR


o

l sa

Pe p

ino

Aç a f r ã

#4

!2 Coco – os cocos frescos são uma fonte de eletrólitos. O seu sumo (água de coco) constitui uma alternativa mais saudável às bebidas para desportistas, produzidas pela indústria.

B d e e bi d so a ja

Sa

#5

#3

#2

#1

r La

an

ja

M

#0

an

@9

!3 Ananás – fornece cerca de

ga

44 kcal/100 g e é fonte de vitamina C.

la Me

ncia

Ba n a

@8

na

!4 Maçã – fornece cerca de

57 kcal/100 g e pectina, que consiste numa fibra solúvel a que se atribui a capacidade de induzir a saciedade.

!5 Hortelã – ajuda a promover

@7 @6 @5 @4 Gen @3 N @2C

an

@1

vermelha caraterística, tem um elevado teor em ácido fólico, que contribui para o processo de divisão celular.

@6 Cenoura – fornece 34 kcal/ 100 g, é rica em carotenos e tem um alto teor em vitamina A, que contribui para a manutenção de uma pele e visão normais.

uma digestão saudável e torna o seu sumo agradavelmente fresco.

@7 Agave – com forte poder

Ce nou ra

!6 Mirtilos – fornecem cerca de 57 kcal/100 g e flavonoides e promovem a boa circulação do sangue, ajudando a diminuir a sensação de pernas pesadas. !7 Framboesas – fornecem cerca de 34 kcal/100 g, têm um alto teor em fibra e vitamina C e são fonte de ácido fólico.

@8 Banana – fornece 95 kcal/

r a ba

re

s

a

Pê ss

@0

eg

!8 Morangos – fornecem

29 kcal/100 g, têm um alto teor em vitamina C e são fonte de ácido fólico.

!9 Amêndoas – contêm um alto teor em fibra, cálcio, fósforo, magnésio e zinco. São fonte de proteína e de ferro.

o

Gr ol a

Am ê

an

!9

el

oz e

@5 Beterraba – com uma cor

Ag ave

Be t e r

gib

@4 Gengibre – utilizado tradicionalmente na Ásia, tem um sabor picante e é muito benéfico porque contribui para o aumento da vitalidade, tem propriedades tónicas que contribuem para a resistência à fadiga e ajuda a promover a digestão.

ndo as

9 Stevia – as folhas da stevia (Stevia rebaudiana) contêm compostos edulcorantes, os glucósidos diterpénicos. Destes fazem parte o esteviosido e o rebaudiosido A, que conferem à stevia um poder adoçante cerca de 300 vezes maior que a sacarose. !0 Cacau – forte em antioxidantes

e magnésio, confere proteção contra os radicais livres, fornece energia e promove a saúde muscular.

!1 Açaí – bagas que fazem parte da alimentação das tribos da Amazónia. Têm a forma de uma uva, cor roxa, um sabor a fruta tropical e propriedades antioxidantes devido ao nível elevado de antocianinas, pigmentos que também se encontram no vinho tinto.

@0 Granola – preparada com

cereais (aveia, arroz, trigo, milho, centeio), adoçada com mel ou açúcar mascavado e com mistura de frutos secos (nozes, amêndoas, avelãs, passas, bagas) e sementes.

@1 Pêssego – fruto de verão,

fornece 38 kcal/100 g, vitamina A e carotenos.

@2 Canela – ajuda a manter o conforto digestivo, conferindo um aroma muito apreciado em culinária. @3 Nozes – fornecem selénio e vitamina E, que contribuem para proteger as células contra as oxidações indesejáveis. Apresentam ainda uma proporção equilibrada de ácidos gordos ómega-3.

adoçante, com mais frutose do que glicose, utilize-o para adoçar os seus sumos em substituição do açúcar (sacarose). 100g, é fonte de fibra e de potássio, que contribui para a manutenção de uma pressão arterial normal. Enriquecerá o seu sumo, tornando-o naturalmente doce.

@9 Melancia – fornece 24 kcal/ 100 g e carotenos, com cerca de 94% de água.

#0 Manga – fornece 52 kcal/

100 g, é fonte de fibra, vitamina C, ácido fólico e tem um alto teor em vitamina A.

#1 Laranja – fornece 42 kcal/

100 g, é fonte de ácido fólico e tem um alto teor em vitamina C.

#2 Bebida de soja – com alto

teor em proteína, o sumo fica mais nutritivo.

#3 Salsa – fornece 14 kcal/100 g e tem um alto teor em vitamina A, vitamina C, ácido fólico e potássio. É fonte de cálcio. #4 Pepino – com 95% de água, junte-o ao seu sumo para hidratar. #5 Açafrão – conferindo cor e aroma à sua bebida, o açafrão ajuda a manter a pele saudável.

11 VERÃO 2014


nutrição

Caso queira adoçar um pouco os seus sumos adicione uma colher de café de stevia.

RECEITAS DE SUMOS VIDA CELEIRO

Experimente as nossas quatro receitas especiais

Sumo Vida Celeiro 1

Sumo Vida Celeiro 2

Sumo Vida Celeiro 3

Sumo Vida Celeiro 4

Uma opção para o seu pequeno-almoço. Sirva com gelo ou ao natural.

Uma opção para a pele. Sirva com gelo.

Uma opção para hidratar. Sirva com gelo ou ao natural.

Uma opção para as crianças. Sirva com gelo ou ao natural.

No liquidificador, misture:

No liquidificador, misture:

No liquidificador, misture:

No liquidificador, misture:

2 cenouras médias

1 banana

1 saqueta Green Superfood Original

2 fatias de ananás

150 ml de bebida de soja sem açúcar Natural Provamel

20 g de nozes

1 garrafa de 330 ml de água de coco biológica chá verde-pêssego Dr. António Martins

1 laranja

½ manga

1 laranja 15 g de granola

50 g de pepino

10 g de salsa

1 colher de sobremesa de cacau

1 maçã

Açafrão q.b.

25 g de granola

2 pêssegos

1 colher de chá de gengibre ralado

Hortelã q.b.

1 colher de chá de agave

e1,99/€26,99

12

e5,45

GREEN SUPERFOOD ORIGINAL AMAZING GRASS

AGAVE XAROPE PITEIRA BAULE VOLANTE

e9,65

e1,89

AÇAFRÃO (FILAM) BIO SONNENTOR

8 g/240 g

250 ml

0,5 g

Mistura em pó de plantas, bagas vermelhas e frutos, com erva trigo, espirulina, espinafres, framboesas, maca, açaí, cenoura, beterraba e ananás, entre outros. Prático e nutritivo.

Xarope de agave adoçado, contendo sobretudo frutose (90%). É muito solúvel e adequado para utilizar em receitas frias e quentes.

Açafrão biológico, uma especiaria versátil na cozinha: desde pratos quentes a sobremesas ou bebidas, confere-lhes um toque almiscarado, picante e amargo.

BEBIDA SOJA NATURAL BIO SEM AÇÚCAR PROVAMEL

VERÃO 2014

e1,99

1l

À base de soja, biológica, uma bebida vegetal que deve ter sempre na despensa.

e7,65 ÁGUA DE COCO BIO DR. ANTÓNIO MARTINS Natural/Chá Verde-Pêssego/ Manga 330 ml

e6,84

SUPERBERRY GRANOLA JORDANS Bagas/ Frutos Secos

CACAU MAGRO EM PÓ BIO EVERNAT

600 g

Cacau magro biológico, apreciado a qualquer hora do dia, em sobremesas ou bebidas.

Granola com bagas Água de coco biológica ou frutos secos. Sem aromatizantes, natural, aromatizada com chá verde-pêssego corantes ou conservantes ou com manga: um artificiais. deleite de frescura.

200 g


nutrição

Teste os seus

conhecimentos alimentares

Se pensa que sabe tudo sobre os alimentos, as suas caraterísticas e propriedades, ou se considera que faz sempre as melhores escolhas alimentares, que sabe identificar as gorduras escondidas e quais os alimentos mais calóricos e com mais açúcar, propomos-lhe que faça este quizz. Boa sorte!

14 VERÃO 2014

1

Qual dos alimentos abaixo indicados contém mais quantidade de ferro?

2

Dos seguintes cereais, qual a opção sem glúten?

o a) Um ovo o b) 75 g de bife de vaca o c) 100 g de espinafres o d) 150 g de beterraba crua

o a) Trigo espelta o b) Cevada o c) Quinoa o d) Centeio

3

Qual dos alimentos é mais rico em ómega-3?

4

Qual dos seguintes alimentos contém mais vitamina C?

o a) Óleo de girassol o b) Sementes de sésamo o c) Salmão o d) Sementes de chia

o a) Laranja o b) Kiwi o c) Acerola o d) Framboesa


5

Considerando as doses de referência, um adulto médio necessita de cerca de 50 g de proteínas por dia. Qual das seguintes opções permite obter esta quantidade?

o a) 30 g de cereais integrais + 300 g de carne de peru + 200 ml de leite + 10 g de frutos secos

8

Qual dos alimentos abaixo indicados tem mais açúcar?

o a) 1 pastel de nata o b) 1 copo de sumo natural de maçã o c) 3 bolachas de baunilha o d) 1 iogurte de aroma com açúcar

+ 30 g de cereais muesli

o b) 200 ml de bebida de soja

+ 150 g de peixe + 100 g de tofu + 50 g de leguminosas

o c) 250 ml de leite + 30 g de flocos de aveia + 50 g de peixe + 1 iogurte o d) 220 ml de bebida de soja + 30 g de frutos secos + 30 g de flocos de aveia + 150 g de peixe + 100 g de leguminosas

6

Qual das seguintes opções fornece a dose diária recomendada de vitamina D?

o a) 1 copo de leite meio gordo (250 ml) o b) 15 g de manteiga o c) 2 ovos o d) 30 g de sardinha

7

9

As fibras encontram-se em diversos tipos de alimentos. Considerando uma quantidade de 100 g, qual o alimento mais rico em fibra?

o a) Farinha de trigo integral o b) Farinha de centeio integral o c) Maçã com casca o d) Grão-de-bico

10

Da lista de alimentos abaixo indicada, qual o que contém mais água na sua constituição?

o a) Pepino o b) Melancia o c) Agrião o d) Rabanete

RESULTADOS Some 2 pontos por cada resposta certa e veja os seus resultados: 0 a 6 pontos A nutrição não é o seu forte! Pode estar a fazer escolhas alimentares menos acertadas, o que pode prejudicar o seu bem-estar. Conhecer os alimentos e identificar onde pode ir buscar os nutrientes essenciais é muito importante. Leia mais sobre o assunto e assista a workshops sobre alimentação. 8 a 14 pontos O seu conhecimento em nutrição é bom, no entanto pode melhorar! Para saber mais, leia com atenção os rótulos e artigos sobre nutrição. 16 a 20 pontos Parabéns! Claramente os seus conhecimentos sobre o assunto são acima da média. Continue a investigar, a ler, para se manter atualizado. É bom saber, mas não se esqueça que o principal é aplicar os conhecimentos.

Considerando a quantidade de 1 colher de sopa, qual das seguintes opções contém mais calorias?

o a) Azeite o b) Manteiga o c) Farinha de trigo o d) Açúcar

15 VERÃO 2014


nutrição

RESPOSTAS

4. c) Acerola (por 100 g crua: 941,4 mg; polpa congelada: 623 mg de vitamina C)

1. c) 100 g de espinafres (2,4 mg de ferro) Um ovo médio tem cerca de 1,2 mg, assim como 150 g de beterraba crua. A beterraba é muito rica em ácido fólico, contendo cerca de 109 µg por 100 g. A carne de vaca tem cerca de 1,05 mg de ferro para o valor indicado. Embora os espinafres sejam os mais ricos em ferro, por ser tratar de uma fonte vegetal, corresponde a uma forma mais dificilmente absorvida. Junte um alimento rico em vitamina C e aumente as suas probabilidades de absorção.

2. c) Quinoa O glúten é uma proteína existente em determinados cereais como trigo, centeio, cevada, aveia, espelta ou bulgur. O glúten é responsável pela inflamação intestinal e consequente má absorção de nutrientes quando existe a doença celíaca. A quinoa é uma ótima alternativa aos cereais mencionados quando há doença celíaca ou intolerância ao glúten.

3. d) Sementes de chia As sementes de chia faziam parte da alimentação dos Astecas e dos Maias. Têm caraterísticas nutricionais muito interessantes, entre as quais a quantidade de ómega-3, fornecendo 6,5 g por 100 g. A quantidade normalmente utilizada é cerca de 12 g (1 colher de sobremesa), fornecendo neste caso 0,78 g. O salmão fornece 0,4 g, o óleo de girassol 0,39 g e as sementes de sésamo 0,16 g de ómega-3 por 100 g de alimento.

Desde e1,69 LEGUMINOSAS EM CONSERVA BIO BIONA Feijão Branco/ Manteiga/Preto/Soja/ Vermelho Azuki/ Vermelho Molho Picante/Grão-de-Bico 395 g /400 g

Leguminosas provenientes de agricultura biológica em lata, sem sal adicionado. 16 VERÃO 2014

7. b) Manteiga (111 kcal)

Embora as restantes frutas (laranja, kiwi e framboesa) sejam excelentes fontes de vitamina C, contendo 57 mg, 72 mg e 30 mg, respetivamente, a acerola é muitíssimo mais rica. A vitamina C tem várias funções importantes, nomeadamente: contribui para o correto funcionamento do sistema imunitário, para a formação do colagénio e até mesmo para a absorção do ferro.

5. b) 200 ml de bebida de soja + 150 g de peixe + 100 g de tofu + 50 g de leguminosas A proteína deve fazer parte da alimentação diária e corresponder a cerca de 15 a 20% do total das calorias diárias da dieta. A carne, peixe, ovos, lacticínios, soja e derivados fornecem proteínas completas – contêm todos os aminoácidos essenciais. Também os cereais, leguminosas e frutos secos são fontes importantes de proteína, embora não completa. A opção b é a que mais se aproxima do valor de referência, fornecendo 53,4 g de proteína. A opção c fornece apenas metade das necessidades (cerca de 27 g de proteína) e as opções a (cerca de 160 g de proteína) e d (cerca de 65 g) fornecem mais quantidade do que a recomendada.

6. d) 30 g de sardinha (6 µg) A vitamina D tem funções variadas no nosso organismo, nomeadamente ao nível do bom funcionamento do sistema imunitário, da correta absorção do cálcio e do fósforo e manutenção dos ossos. 30 g de sardinhas fornecem um pouco mais do que a dose diária recomendada (DDR) de vitamina D, que é 5 µg. Os restantes alimentos são também fonte de vitamina D: o leite fornece 0,13 µg, os ovos 1,8 µg e a manteiga 0,11 µg.

e3,45/€6,25

e8,10

SEMENTES DE CHIA NATUREFOODS

QUINOA BIOLÓGICA NATUREFOODS

90 g/70 g

500 g

Têm alto teor em fibra e em cálcio e são fonte de proteína. Podem ser consumidas simples, em iogurtes, saladas ou utilizadas para o fabrico de pão.

Ideal para acompanhamento, em alternativa às massas, batatas e arroz, ou para utilização em saladas.

Apesar de, por 100 g de produto, o azeite ser o alimento mais calórico (900 kcal), uma colher de sopa apenas pesa 10 g e fornece 90 kcal. Relativamente à manteiga, uma colher de sopa pesa mais (15 g), representando 111 kcal (739 kcal por 100 g). Uma colher de sopa de açúcar (10 g) fornece 39,1 kcal e uma colher de sopa de farinha (7 g), 24,7 kcal.

8. a) Pastel de nata O pastel de nata aproximadamente cerca de 28 g de açúcar, o sumo 25 g, as bolachas 10 g e o iogurte com cereais 16 g. Não se esqueça que, apesar de saudável, a fruta tem muito açúcar. Consuma duas a três peças por dia.

9. d) Grão-de-bico (13,5 g de fibra/100 g) Assim como as leguminosas, os cereais integrais são ricos em fibras. Por cada 100 g os alimentos mencionados fornecem 8,6 g, 11,7 g, 2,1 g e 13,5 g, respetivamente. Vários estudos demonstram a importância do consumo de fibras, essencialmente ao nível do funcionamento intestinal e até mesmo na manutenção dos níveis de colesterol normais, além de contribuir para um menor aumento da glicose sanguínea após refeições.

10. d) Rabanete (95,6 g de água por 100 g de alimento) Todos os alimentos mencionados têm uma grande quantidade de água na sua constituição. De uma forma geral os legumes, verduras e a fruta são os alimentos mais ricos em água. Por ordem decrescente, temos: rabanete (95,6 g/100 g), pepino (95,1 g/100 g), melancia (93,6 g/100 g) e agrião (91,2 g/100 g). Fontes para os valores calóricos e quantidades de nutrientes: Tabela de Composição de Alimentos do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge; Agricultural Research Service United States Department of Agriculture; Tabela Brasileira de Composição de Alimentos

e2,65 ÁGUA DE COCO BIO DR. ANTÓNIO MARTINS Original/ Banana/ Ananás-Acerola 500 ml

Bebida 100% vegetal e com ingredientes biológicos, sem a adição de açúcar, corantes nem conservantes.

e1,85 ESPINAFRES ULTRACONGELADOS BIO BIOINSIDE 400 g

De origem biológica, práticos de usar em qualquer momento.


17 VERテグ 2014


saúde e bem-estar

12 passos

para o verão

Finalmente chegou o bom tempo e as férias estão aí. Mas será que está realmente preparado/a para passar os dias na praia? Para aproveitar as noites quentes e fazer grandes patuscadas com os amigos? Siga os nossos passos e caminhe em direção à estação mais desejada do ano.

1

Fora com as toxinas!

As férias estão à porta e aqueles quilos a mais teimam em não desaparecer. Somos apologistas de uma perda de peso gradual que assenta na mudança do estilo de vida. Mas a verdade é que qualquer altura é boa para começar. Antes de iniciar qualquer dieta é importante fazer uma desintoxicação para eliminar toxinas, promover a saúde e conferir vitalidade. Existem várias opções: beba bastante água e infusões ou chá; consuma mais fibra através de cereais e vegetais; experimente sumos naturais de fruta, vegetais e germinados; complemente com suplementos à base de plantas depurativas que ajudam a eliminar as toxinas, como a bétula, o chá verde, a alcachofra, o dente-de-leão e o cardo-mariano, entre outras.

18 VERÃO 2014

2

Alimentos com conta, peso e medida

Não existem milagres quando se trata de perder peso e pode ter de alterar alguns hábitos alimentares. Lembre-se que uma alimentação saudável deve ser completa, equilibrada e variada. E ao contrário do que se pensa, no verão é fácil fazer uma alimentação saudável pois há bastante oferta: bebidas refrescantes (água, sumos de frutas ou chá gelado), peixes grelhados, saladas, vegetais frescos, sopas frias, fruta da época...

3

Dê um empurrão à sua dieta

Para complementar a dieta, existem ajudas a considerar. Salientamos o café verde, que tem sido alvo de vários estudos devido ao seu teor em ácidos clorogénicos. Estes compostos têm demonstrado contribuir para a redução da glicose pós-prandial e a absorção da mesma pelo intestino, com efeito na redução da acumulação de gordura corporal.


O glucomanano é um polissacarídeo extraído das raízes da planta amorphophallus konjac

4

Uma ajuda saciante

Quando o problema reside em saciar o apetite, o glucomanano (konjac) pode ser uma opção. Quando entra em contacto com a água, esta fibra hidrossolúvel de elevado peso molecular forma um gel de elevada viscosidade, responsável pela propriedade de promover a saciedade, e também facilita o trânsito intestinal. Há, assim, uma relação de causa-efeito entre o consumo do glucomanano e a redução do peso corporal no contexto de uma dieta com restrição calórica.

5

Mexa-se!

A perda de peso é mais eficaz quando acompanhada de exercício físico. E como o tempo bom convida a atividades ao ar livre, já não tem desculpas... Quer seja andar a pé no campo ou à beira-mar, de bicicleta, correr, nadar ou ir ao ginásio, o exercício é sempre salutar e faz parte de um estilo de vida saudável. Um bom hábito a manter durante todo o ano.

e14,99 METHODDRAINE DEPURATIVO EXPRESS BIO ROMÃ ORTIS 7x15 ml Ajuda a eliminar toxinas e a drenar o seu organismo durante 7 dias.

6

Cuidado com o sol

A exposição solar excessiva pode aumentar o risco de cancro da pele. Um protetor solar adequado ao tipo de pele, aplicado várias vezes ao dia, mesmo que não vá para a praia, é imprescindível. Evite o sol nas horas de mais calor (das 12h às 16h). Prepare a pele com suplementos antioxidantes como o betacaroteno, que também ajuda a prolongar o bronzeado.

7

Hidratação extra

O sol, o vento, a água salgada e o cloro das piscinas secam e desidratam a pele e o cabelo. Após a exposição solar, hidrate a pele com aloé vera ou óleo vegetal de cenoura. Pode acrescentar óleo de amêndoas doces à sua loção corporal diária para uma hidratação extra. Para manter o cabelo hidratado e sedoso experimente óleo de argão – devolve brilho, suavidade e revitaliza, mas não deixa o cabelo com um aspeto gorduroso.

e32,99 THERMOGENIC COMPLEX SOLGAR 60 cápsulas vegetais Com oito substâncias ativas – Svetol® (Café verde), colina, metionina, inositol, chá verde, bioperine®, caiena e crómio – teor de cafeína <2%.

e19,99 KONJAC FIBRA 500 MG HEALTH SPARK 60 cápsulas 6 cápsulas fornecem 3000 mg (3 g) de glucomanano (fibra de konjac).

Desde €10,90 GAMA DE PROTETORES SOLARES SUN JASON Uma gama completa de protetores solares que oferece índices de proteção de 20 a 45, com proteção UV sem parabenos e resistente à água. 19 VERÃO 2014


saúde e bem-estar

Depois de refeições pesadas utilize plantas para recuperar o seu bem-estar mais rapidamente.

8

Pernas leves

Se tem tendência para pernas pesadas, este problema tende a agravar-se com o calor. Pode ser útil a toma de suplementos e a utilização de um creme ou gel com extratos de plantas, nomeadamente castanheiro-da-índia, hamamélia, gilbardeira e videira, entre outros, que favoreça a correta circulação venosa.

Pode usar o óleo essencial de alfazema como repelente

9

Acabe com o jet lag

Quando viaja para locais com fusos horários diferentes pode ressentir-se e experienciar sintomas como insónia, fadiga e irritabilidade. A melatonina é uma substância que tem apresentado bons resultados na promoção de um sono repousante e reparador, ao mesmo tempo que contribui para a redução do stresse.

10

Mantenha melgas e mosquitos afastados

Pode usar repelente ou optar por soluções mais naturais à base de plantas. Experimente, por exemplo, o óleo essencial de alfazema. Para aliviar o desconforto das picadas, o óleo essencial de melaleuca também pode ajudar porque tem propriedades antisséticas, reparadoras e regeneradoras.

11

Problemas intestinais

Em algumas pessoas, a mudança de ambiente e de hábitos alimentares pode causar prisão de ventre. Nestes casos recomenda-se o acréscimo de fibras – aveia, psílio, figos, etc. Por outro lado, muitas pessoas são afetadas pela “diarreia do viajante” devido à ingestão de água ou alimentos contaminados. Em caso de dúvida, opte apenas por água engarrafada. Antes de viajar reforce a flora intestinal com probióticos.

12

Ajuda digestiva

Após uma refeição mais pesada e com alguns abusos, algumas plantas podem ser uma ajuda preciosa para recuperar mais rapidamente: dente-de-leão, alcachofra ou cardo-mariano, entre outras.

e13,95 e20,99 TONIVEN GEL BIO ORTIS 100 ml

20

Gel de massagem biológico para pernas para um efeito refrescante imediato. À base de plantas e óleos essenciais. Sem parabenos, corantes, perfume ou fenoxietanol. VERÃO 2014

e18,55

SERUM DE TRATAMENTO CAPILAR ARGÃO DR. ORGANIC 100 ml

METHODDRAINE DETOX FÍGADO ORTIS 60 comprimidos

Com óleo de argão, este tratamento intenso mas ao mesmo tempo leve é absorvido instantaneamente pelo cabelo, deixando-o protegido, sedoso e brilhante.

Devido à ação sinérgica de plantas como o dente-de-leão, alcachofra e cardo-mariano, ajuda a manter o bom funcionamento do fígado e da vesícula.

e19,10 MELATONINA PLUS SOLGAR 30 cápsulas vegetais Com 1,9 mg de melatonina e L-teanina (aminoácido).

Desde €7,50 GAMA FRUTOS E FIBRAS ORTIS Para a prisão de ventre, à base de ruibarbo, tamarindo e figo, entre outros ingredientes naturais.


21 VERテグ 2014


saúde e bem-estar

Probióticos A importância de uma microflora saudável

Probióticos são bactérias/microrganismos vivos, os mesmos ou semelhantes aos naturalmente presentes no corpo humano. Normalmente, as bactérias associam-se a uma ação prejudicial para o organismo, porém muitas delas têm um papel coadjuvante do seu correto funcionamento e as localizadas no intestino têm especial relevância, pois está provado que é o local do corpo humano onde existe a mais complexa e diversificada comunidade de bactérias.

Benefícios

Sabe-se que são vários os fatores que podem contribuir para a perturbação de uma flora intestinal saudável, nomeadamente a toma de antibióticos, infeções, stresse, viagens ou períodos menos saudáveis a nível nutricional. Uma solução eficaz para contrariar este desequilíbrio é, perante este tipo de situações, aumentar a microflora benéfica para 22 VERÃO 2014

o organismo recorrendo a probióticos, de maneira a repor o equilíbrio. A manutenção ou reposição de uma flora intestinal saudável tem mostrado resultados bastante promissores em vários aspetos da saúde humana e, provavelmente, o leque das potenciais vantagens dos probióticos será muito maior no futuro. Abaixo destacamos algumas das maiores evidências associadas à sua utilização.

Saúde gastrointestinal

Uma das utilizações mais conhecidas dos probióticos é em casos de diarreia, mas a suplementação com os mesmos tem sido investigada em relação a outras situações associadas ao trato gastrointestinal. Em condições como síndrome do cólon irritável e doença inflamatória do intestino, sabe-se que ajudam a melhorar os sintomas e qualidade de vida de quem delas sofre, ajudando na remissão de colite ulcerosa e na prevenção da recor-

rência de episódios da doença de Crohn. Em situações de diarreia do viajante também foi mostrado que a administração de probióticos por um período de quatro semanas antes e durante as viagens pode ser uma solução segura a nível preventivo.

Perturbações infantis

Em especial nos primeiros tempos de vida, a composição da flora intestinal influencia profundamente o desenvolvimento do revestimento da mucosa e a consequente resposta imunitária. Qualquer desequilíbrio nesta fase pode levar a sintomas digestivos como prisão de ventre, diarreia, inchaço, flatulência e cólicas nos bebés.


Resultados de estudos com a suplementação de probióticos em bebés nos primeiros meses de vida mostram verificar-se um menor período de choro, menos regurgitações por dia e melhoria da regularidade dos movimentos intestinais, com o acréscimo de que o bem-estar do bebé levará também ao bem-estar da mãe. Atualmente já foram isoladas estirpes de bactérias benéficas que são cruciais para a manutenção de uma flora microbiana saudável no trato intestinal de bebés e crianças (B. lactis, S. thermophilus, B. infantis) e que poderão apresentar vantagens durante a toma de antibióticos, quer pela criança, quer pela mãe, durante a fase de amamentação, em caso de perturbações digestivas e até mesmo de alergias.

Produção intestinal de vitaminas

A flora intestinal está envolvida na produção de algumas vitaminas, entre as quais as do grupo B e K. As vitaminas do complexo B, essenciais para a produção de energia em qualquer célula do organismo, são mais rapidamente utilizadas em períodos de stresse e são solúveis em água, portanto as fontes alimentares das mesmas não permanecem no organismo por longos períodos. Como o organismo não consegue sintetizar estas vitaminas por si só, a natureza providencia-nos uma forma eficaz de manter os níveis elevados das mesmas

através da produção contínua das vitaminas do complexo B pela flora intestinal benéfica.

Imunidade

Sabe-se que a flora microbiana influencia profundamente a função do intestino associado ao sistema imunitário. Uma mucosa gástrica saudável é uma barreira interna importante nas defesas do nosso organismo mas pode ser danificada de várias formas, como através da inflamação, toxinas, patogénios, sensibilidades alimentares, álcool, medicação e stresse. Deste modo, uma flora intestinal equilibrada e saudável é um ótimo mecanismo de proteção do organismo a vários níveis.

Desportistas

Sabe-se que treinos mais intensos e frequentes podem levar a um desequilíbrio a nível imunitário, ocorrendo uma maior suscetibilidade a infeções. Verifica-se que nas alturas de maior esforço os atletas de alta competição apresentam uma predisposição para uma redução da imunidade e o aparecimento de alguns sintomas gastrointestinais. Estudos realizados com a suplementação de probióticos, nomeadamente com o género Lactobacilus spp., mostraram que este tipo de suplementação pode ser benéfica para reforçar o sistema imunitário, tanto em casos de sintomas gastrointestinais como até em infeções do trato respiratório.

Saúde urogenital

Tal como o trato intestinal, a vagina também tem o seu próprio ambiente a nível de microrganismos. A microflora vaginal pode ser alterada por inúmeros fatores, entre os quais os antibióticos, espermicidas e pílula anticoncecional. A utilização de probióticos pode ajudar a reparar o equilíbrio da microflora e ser benéfica em afeções comuns como vaginose bacteriana, infeções fúngicas e do trato urinário. Juntamente com a ingestão de probioticos, muitas mulheres fazem ainda irrigações vaginais com iogurte natural, sem qualquer tipo aditivos, para a reposição de uma microflora benéfica.

Uma questão de estirpe?

Os probióticos mais utilizados são os lactobacilos (Lactobacillus) e as bifidobactérias (Bifidobacterium). Mas além destes dois grupos existem muitos tipos de bactérias específicas com benefícios para a saúde e, mais recentemente, a investigação tem mostrado que as vantagens da sua toma pode até variar consoante as estirpes utilizadas. Sabe-se que os lactobacilos intervêm na melhoria da digestão da lactose, apresentando ainda potencial para inibir o crescimento de organismos patogénios. Do Bifidobacterium lactis sabe-se que, com a idade, existe tendência para a sua presença no organismo diminuir e que, além de contribuir para a formação de um

GAMA BIOLÓGICA DE KEFIR EL CANTERO DE LETUR A popularização do kefir na Europa deve-se provavelmente à longevidade dos habitantes do Cáucaso, que consomem este alimento desde a Antiguidade. O kefir tem uma relação direta com o iogurte, a diferença está no tipo de fermentação que lhe dá origem e no seu sabor.

e3,25 e3,25

e3,25

e2,25

KEFIR CABRA BIO 420 g

KEFIR UP BEBIDA BIO 500 ml

KEFIR VACA BIO 2x125 g

KEFIR CABRA DESNATADO 0% MATÉRIA GORDA BIO 420 g

e3,20 KEFIR VACA DESNATADO 0% MATÉRIA GORDA BIO 420 g VERÃO 2014

23


saúde e bem-estar

Tempeh

Na natureza os probióticos encontram-se em produtos fermentados, como o iogurte, kefir, tempeh, miso, chucrute e pickles (fermentados), e são consumidos há muitos anos por vários povos

Miso Chucrute

ambiente intestinal saudável, ainda produz várias vitaminas do grupo B e intervém na formação das fezes. Quanto a Lactobacillus paracasei, tem sido demonstrado ser bem tolerado em caso de alterações intestinais, como diarreia ou obstipação, e L. rhamnosus tem revelado bons resultados no tratamento e prevenção de eczema atópico.

Um futuro promissor

As aplicações dos probióticos não parecem parar por aqui. Desde que mostraram que podem influenciar positivamente o equilíbrio da flora microbiana, o sistema imunitário e a função da barreira intestinal, existe um raciocínio teórico para a sua aplicação em doenças autoimunes. Os probióticos têm igualmente utilizações promissoras em casos de infeções respiratórias nas crianças, cárie dentária, patogénios nasais, níveis de colesterol elevados, obesidade, gastroenterites causadas por bactérias Clostridium dificile e terapia com antibióticos, mas prevê-se que no futuro este potencial seja ainda maior.

e0,69 IOGURTE BIO BIO+ Baunilha/Limão/ Mirtilo/Morango/ Muesli/Pera-Figo/ Pêssego-Alperce 150 g 24

Uma gama variada com o sabor original do iogurte. VERÃO 2014

A escolha certa

Na natureza os probióticos encontram-se em produtos fermentados, como o iogurte, kefir, tempeh, miso, chucrute e pickles (fermentados), e são consumidos há muitos anos por vários povos. O ideal seria que a sua ingestão fosse através destes alimentos, no entanto sabemos que nem todas as pessoas os ingerem da mesma forma ou com tanta frequência quanto o necessário. Como alternativa, já foram isoladas inúmeras estirpes a partir destes alimentos, especialmente lactobacilos, de forma a que a suplementação com os mesmos possa ser efetuada. Os suplementos probióticos, como são preparados em ambiente controlado, têm ainda a vantagem de ser estandardizados, o que assegura a sua qualidade e dosagem específica. Trata-se ainda de uma forma de consumo mais rápida e mais fácil para o consumidor final. O encapsulamento de bactérias benéficas vivas tem ainda a vantagem de os produtos serem mais estáveis, geralmente não

e1,18

e1,71

IOGURTE BIO LÍQUIDO BIO+ Laranja-Manga/ Nectarina 330 ml

IOGURTE BIO BIO+ Banana-Muesli/ Banana 400 g

Prático e saboroso, ideal para pausas a meio do dia.

Iogurte biológico em tamanho familiar.

necessitando de ser mantidos no frigorífico, e ainda de garantir que sobrevivam ao ambiente ácido do estômago, conseguindo atingir o intestino delgado com viabilidade. Sabe-se ainda que um probiótico de multiestirpes pode ser mais vantajoso, pois tem mais benefícios e consegue atuar em mais áreas do trato gastrointestinal, além de se ser benéfico para uma maior gama de desordens digestivas.

Não esquecer dos prebióticos

Prebióticos são substâncias não digeríveis que estimulam o crescimento e/ou atividade potencial dos probióticos. Normalmente são compostos produzidos pelas plantas, como a inulina e frutoligossacáridos, e também são considerados fibras. Embora não sejam digeridos, os prebióticos ajudam a manter a flora intestinal benéfica ativa, a melhorar processos digestivos e a equilibrar a assimilação de nutrientes. Destacam-se aqui as frutas e verduras, razão pela qual nunca deverá ser descurada uma alimentação variada e equilibrada.

e11,95 BENEFLORA ORIGINAL EM PÓ ORTIS 100 g Programa para 10 dias. Com 6 fermentos lácteos e rico em fibras.

e21,85

e30,45/e49,99

ABC DOPHILUS EM PÓ PARA CRIANÇAS SOLGAR 49 g

ADVANCED MULTI BILLION DOPHILUS SOLGAR 60/120 cápsulas vegetais


25 VERテグ 2014


saúde e bem-estar à lupa

O extrato de folha de salva pode ser coadjuvante: Na diminuição e alívio da sudorese e dos afrontamentos associados à menopausa.

Precauções

Na melhoria dos sintomas associados à menopausa (humor, performance cognitiva).

A salva pode ajudar na diminuição da glicemia. Em caso de diabetes ou hipertensão, deve monitorizar os seus valores. Em caso de toma de medicamentos para o sistema nervoso central, consulte o seu médico.

Na proteção antioxidante.

Salvia officinalis (também conhecida como salva)

A salva (Salvia officinalis) é uma pequena planta perene originária da região mediterrânica oriental A salva é uma erva utilizada há centenas de anos para fins culinários e terapêuticos ou como planta ornamental. As partes desta planta que se usam são: folhas, partes aéreas floridas e óleo essencial. Os constituintes fundamentais presentes na salva são essencialmente os ácidos orgânicos, polifenois, terpenos, óleos essenciais (voláteis), isoflavonas, flavonoides e 26 VERÃO 2014

constituintes amargos. Os constituintes ativos mais fortes da salva encontram-se no seu óleo essencial, que contém eucaliptol, borneol e tujona. São atribuídas propriedades antioxidantes aos constituintes dos óleos essenciais e ao ácido carnósico e rosmarínico. O óleo essencial confere à salva uma ação antimicrobiana e antissudorífera. Os flavonoides e ácidos fenólicos reforçam a ação antissética. A salva contém fitoestrogénios (isoflavonas) com ação estrogénica. Através destes constituintes estão associados efeitos favoráveis sobre os lípidos sanguíneos, assim como a diminuição dos afrontamentos. Externamente, devido à presença de taninos (polifenois de origem vegetal), são

descritas propriedades adstringentes e anti-inflamatórias. A folha de salva (Salvia officinalis) está associada à diminuição da sudorese e dos afrontamentos, contribuindo assim para o conforto na menopausa e nos sintomas de hiperidrose. Resultados de um estudo de 2002 sobre hiperidrose (suor excessivo) mostraram que a salva reduz estes sintomas e tem uma ação antissudorífera (em casos localizados ou gerais). Curiosamente, a salva tem sido tradicionalmente muito usada no alívio da sudorese associada à menopausa. Nesta fase, a sua associação com a alfafa mostrou efeitos positivos na diminuição de suores e afrontamentos.


VERテグ 2013


saúde e bem-estar

Saúde

Oral A manutenção de dentes e gengivas sãs não só contribui para um sorriso saudável e brilhante, como também ajuda a diminuir a probabilidade de desenvolvimento de inúmeras doenças. A principal causa de danos nos dentes e gengivas é a placa bacteriana. Trata-se de uma película invisível que cobre os dentes quando os amidos e açúcares dos alimentos interagem com as bactérias normalmente presentes na boca. Numa fase inicial a acumulação de placa bacteriana pode provocar irritação e inflamação da parte da gengiva em redor da base dos dentes causando a conhecida gengivite, cujos sintomas são mau hálito, vermelhidão, sangramento ou recuo das gengivas, mas se não for tratada pode dar origem à periodontite, uma patologia mais severa. Esta ocorre quando a gengivite leva ao desenvolvimento de espaços entre as gengivas e dentes que depois são preenchidos com mais placa, tártaro e bactérias, que a longo prazo poderão conduzir à ocorrência da perda de tecido das gengivas e até de dentes.

e5,05

e5,19

Já nos dentes, quando o açúcar entra em contacto com a placa bacteriana, formam-se ácidos que são responsáveis pela perda de minerais do dente e, como consequência, num estágio já mais avançado poderão surgir sintomas como dor e/ou mau hálito. Quando a placa permanece muito tempo nos dentes pode dar origem ao tártaro, uma massa para cuja remoção pode ser necessário o auxílio do dentista. As aftas também são uma afeção comum da boca e consistem em úlceras nas gengivas ou nas paredes internas da cavidade oral, normalmente com um tamanho inferior a 1 centímetro, e as causas para o seu aparecimento ainda não estão bem clarificadas. Contudo, sabe-se que são mais frequentes quando o sistema imunitário está inibido, assim como nos casos de alergias a alimentos ou problemas de saúde como doença celíaca e doenças inflamatórias.

e8,99 e1,45

PASTA DENTES CATTIER Argila+Rosmaninho/ Argila+Anis/Argila+Limão/ Argila+Menta/ Argila+Própolis/ Argila+Salva 75 ml Pasta de dentes à base de argila. 28 VERÃO 2014

PASTA DENTÍFRICA MELALEUCA BIO DR.ORGANIC 100 ml Com melaleuca, conhecida pelas suas propriedades anti-inflamatórias.

GENCIFIT BIONAL 30 cápsulas mastigáveis Fórmula com extrato de chá verde, extrato de arando e vitamina C.

e9,40/e10,05

PASTILHA ELÁSTICA SEM AÇÚCAR SPRY Canela/Frutos/ Hortelã/Menta

ELIXIR BUCAL JASON Melaleuca/Ester-C 473 ml

Para um mastigar livre de açúcares.

Ideal para bochechar após a escovagem diária.


Gengivas sãs, corpo são

Investigações recentes têm mostrado haver uma forte relação entre a doença periodontal e muitos problemas de saúde. A razão é que as bactérias que contribuem para estas afeções provocam sinais de inflamação/infeção no organismo que podem levar ao desenvolvimento de determinadas doenças. Sabe-se até que a doença periodontal e as cáries podem agravar ou piorar muitas condições de saúde já existentes. Já foram descobertas relações surpreendentes entre uma saúde oral deficiente e muitas doenças crónicas presentes em adultos, nomeadamente doenças sistémicas como doença cardíaca, AVC, diabetes e artirte.

Como eliminar a doença dos dentes e gengivas

A melhor maneira é não chegar a deixar que esta ocorra através da manutenção de uma saúde oral adequada com a adoção de uma dieta saudável, a escovagem diária dos dentes (o ideal é que seja feita duas vezes por dia, 2 minutos com força moderada e escova adequada) e a utilização de fio dental, não esquecendo a visita regular ao dentista (a cada 6 meses). Quando se começam a revelar alguns problemas a nível de saúde oral ou existe maior tendência para os mesmos, é sempre importante consultar o dentista logo aos primeiros sintomas. Sabe-se também que algumas substâncias podem ser bons coadjuvantes neste tipo de situação: Cálcio, magnésio e vitamina D – a tendência para a perda de osso alveolar pode dever-se a uma deficiência em cálcio. Este também pode ajudar a reduzir o tamanho

e6,70

das bolsas de inflamação em redor das raízes dos dentes em pacientes com doença periodontal. O magnésio e a vitamina D são indispensáveis à correta absorção do cálcio. Zinco – ajuda a prevenir a perda óssea alveolar, que pode conduzir à doença periodontal com diminuição da permeabilidade da gengiva. Existem indícios de que, quando aplicado topicamente, o zinco ajuda a reduzir a acumulação de placa nas gengivas. Coenzima Q10 – sabe-se que pode ajudar a evitar a progressão da doença periodontal. Ácido fólico – a sua carência está associada ao aumento do risco de gengivite, inflamação na língua e periodontite. Quando usado para bochechar, ajuda a melhorar situações de doença periodontal. Vitamina A – uma deficiência nesta vitamina pode estar associada à formação de bolsas periodontais, formação de cálculos nas gengivais, aumento da suscetibilidade a doença periodontal e formação anormal de massa óssea alveolar. Vitamina C – protege a mucosa das gengivas contra bactérias e antigénios. Bioflavonoides, especialmente a rutina – têm um papel importante na prevenção do sangramento das gengivas. Extrato de chá verde – com propriedades antioxidantes, o chá verde pode apresentar benefícios para a saúde oral. O chá verde ajuda a desinchar as gengivas em adultos. Óleo de melaleuca – um estudo recente feito na Austrália mostrou que uma pasta de dentes que contenha melaleuca, usada duas vezes por dia, reduz a presença de gengivite. O óleo de melaleuca tem propriedades anti-inflamatórias, responsáveis pelo seu papel na promoção da saúde oral.

Não esquecer também de:

Evitar alimentos e bebidas ácidas, refrigerantes gaseificados, assim como alimentos muito duros que contribuem para a degradação do esmalte dentário.

Ingerir alimentos com elevado teor de fibra, que ajudam a manter

o fluxo de saliva, protegendo assim os dentes. Evitar o álcool, café e tabaco – podem causar uma descoloração e posterior erosão nos dentes, deixando-os vulneráveis.

Ingerir bastante água – contém flúor e ainda aumenta a quantidade de saliva, um lubrificante natural da boca.

Mastigar uma pastilha elástica sem açúcar quando não puder lavar os dentes, pois ajuda a soltar restos de alimentos e aumenta o fluxo de saliva.

Probióticos – investigações têm mostrado que desempenham um importante papel na manutenção da saúde oral e proteção da boca de potenciais invasores patogénios. Bromelaína – ajuda após a remoção de abcessos e acelera a recuperação após cirurgia dental.

e9,70/e17,70 e14,30

ELIXIR BUCAL CLOROFILA VITARMONYL 250 ml Promove uma boca limpa e desinfetada.

CALCIUM MAGNESIUM CITRATE SOLGAR 50/100 comprimidos

e5,60 CITRUS BIOFLAVONOID COMPLEX SOLGAR 100 comprimidos

FOLIC ACID 400 MCG SOLGAR 100 comprimidos

e16,35 VIT.C 1000 MG ROSE HIPS SOLGAR 100 comprimidos

e 9,60 RUTIN 500 MG SOLGAR 50 comprimidos VERÃO 2013

29


saúde e bem-estar

O timing certo

No desporto, os nutrientes podem ter um timing mais indicado para serem consumidos. Saiba qual a melhor altura para fornecer nutrientes ao organismo. Este conceito baseia-se no facto de existirem variações (biológicas e hormonais) como resposta à prática de exercício físico e, como tal, há momentos fundamentais para o fornecimento de nutrientes. Além de escolher os nutrientes certos, é importante saber quando o fazer.

Antes do treino

Uma dieta pobre em hidratos de carbono irá resultar em reservas de glicose demasiado baixas, o que interfere com a performance física e pode levar mais facilmente ao desgaste muscular e à supressão do sistema imunitário. SUGESTÕES ANTES DO TREINO

Dica: uma nutrição correta antes do treino beneficia o exercício e a recuperação, visto que o organismo não estará exclu-

e8,39 PROTEIN MUESLI MORANGO/CHOCOLATE MULTIPOWER 400 g

30

Cereais com um alto teor em proteína e fibra. Ideal para desportistas, não apenas para o pequeno-almoço mas também para o lanche ou para comer após o exercício físico. VERÃO 2014

sivamente dependente da nutrição que ocorrerá depois. Assim, não deve fazer exercício físico sem tomar uma refeição ou um snack com hidratos de carbono. Fruta fresca e tostas com mel ou marmelada; cereais muesli com alternativa ao iogurte (à base de soja); barras de cereais ou de fruta.

Durante o treino

O glicogénio armazenado nos músculos proporciona um fornecimento de energia limitado, sendo importante fazer um aporte adequado em função da duração e do tipo de exercício físico. Uma duração superior a 60-90 minutos de exercício irá esgotar as reservas internas de energia. O timing certo para fornecer os hidratos de carbono pode prevenir o esgotamento do glicogénio muscular, prolongar

e1,95

a endurance e manter os níveis de glicose no sangue, ajudando a atrasar a fadiga. SUGESTÕES DURANTE TREINO

Dica: nesta fase o objetivo é fornecer açúcar de modo a que este chegue rapidamente à corrente sanguínea e aos músculos em esforço. A suplementação com hidratos de carbono com um índice glicémico (IG) alto ou moderado pode fazer sentido na prática de desporto. Prevenir a desidratação durante o exercício também é uma das formas mais eficazes para ajudar a manter a capacidade desportiva (uma perda de 2% do peso corporal através de suor pode prejudicar o rendimento). As bebidas desportivas incentivam a hidratação do atleta e fornecem minerais (como o sódio, potássio, cálcio, magnésio e do

e1,50

BARRAS FRUIT POWER MULTIPOWER Original/Tropical/ Frutos Silvestres 40 g

BARRAS NATURE’S POWER MULTIPOWER Bagas Vermelhas/ Cacau/Mel 40 g

Distinguem-se pela quantidade de fruta presente numa só barra e pelo seu sabor incomparável.

Com flocos de aveia, arroz e soja, uma opção prática que fornece nutrientes para o seu dia desportivo.


zinco) que melhoram a capacidade de adaptação ao treino e ao exercício prolongado. Bebidas isotónicas (hidratos de carbono simples e minerais que, além de energia, permitem, devido à sua concentração, uma hidratação adequada). Bebidas energéticas (combinação de hidratos de carbono: glicose, sacarose, frutose e maltodextrina para uma melhor absorção, ideal para treinos de longa duração e de resistência). Géis (hidratos de carbono de absorção rápida com minerais, numa forma fácil de consumir – em formato de gel). Barras energéticas (com hidratos de carbono de libertação rápida, são uma ótima opção para fornecer energia durante o exercício).

Após o treino

Após o exercício existem inúmeros fatores que podem contribuir para uma situação favorável à reposição do glicogénio e à regeneração muscular. SUGESTÕES APÓS O TREINO

Dica: logo após o exercício (de preferência entre 45 minutos a 2 horas depois) deve fornecer ao organismo proteínas e hidratos de carbono. A adição de proteínas aos hidratos de carbono, em especial nesta fase, pode ser a maneira ideal de maximizar a reposição das reservas de energia. Uma peça de fruta ou fruta desidratada + barra proteica (existem barras com diferentes percentagens de proteínas, para escolher consoante a necessidade e preparação física). Batidos ou bebidas lácteas (bebidas lácteas prontas a beber ou para preparar, opções práticas para a recuperação muscular que fornecem uma proporção adequada de hidratos de carbono e proteínas). Proteína de soro de leite – uma das proteínas mais utilizadas no desporto porque é rapidamente absorvida e contém todos os aminoácidos essenciais (incluindo os BCAA, ou aminoácidos de cadeia ramificada – conjunto de aminoácidos cruciais na reparação e desenvolvimento muscular).

Não esquecer

As vitaminas – o exercício extenuante pode provocar maior produção de radicais livres. Algumas vitaminas, como a vitamina C e E, podem ajudar a aumentar a tolerância ao treino intenso, reduzindo os danos oxidativos e mantendo o normal funcionamento do sistema imunitário.

e1,95 e2,49 BEBIDA ARROZ-AMÊNDOA PROVAMEL 1l Bebida à base de arroz e amêndoa. Sem glúten e sem lactose.

BEBIDA ISODRINK TORANJA-LIMÃO MULTIPOWER 500 ml Bebida com frutose, magnésio e cálcio. Pode ajudar a repor a água e minerais que se perdem durante a prática do exercício físico.

31 VERÃO 2014


conselhos celeiro

perguntas e respostas Envie-nos as suas dúvidas e questões para: vidaceleiro@celeiro.pt

Tenho 25 anos, 1,79 m de altura e peso 57 kg. Sinto-me bem com o meu peso e gosto muito do meu corpo, no entanto o tamanho do meu peito é muito pequeno considerando a minha estrutura. Haverá algo natural que ajude a aumentá-lo? Andreia

consultório por Dr. Pedro Lôbo do Vale médico de clínica geral

O zinco é um mineral com diversas funções no nosso organismo e tem um papel vital na fertilidade

Gostaria de saber se há algum suplemento alimentar que ajude na infertilidade masculina. Eu e a minha parceira queremos ser pais e já tentamos há cerca de 2 anos. Fiz o espermograma há 1 ano e os resultados não foram muito motivadores. César

32 VERÃO 2014

Cara leitora, O tamanho do peito está dependente essencialmente do fator genético, podendo no entanto aumentar em determinadas situações como gravidez, amamentação, toma de determinados medicamentos hormonais ou mesmo variações de peso. Para um aumento efetivo e permanente a técnica cirurgica é a única que garante resultados, no entanto caso não considere ou não deseje esta técnica invasiva existem outras que podem surtir algum efeito. A aplicação de alguns produtos cosméticos adequados a esta área do corpo favorece sempre a hidratação, tonicidade e firmeza dos seios. A ação dos suplementos baseia-se nas propriedades estrogénicas de algumas plantas, ou seja, plantas ricas em fitoestrogénios cuja atividade biológica se assemelha aos estrogénios, promovendo o aumento natural tanto em volume quanto em firmeza. No caso de mulheres grávidas, a amamentar ou com menos de 18 anos, não é recomendada a toma destes suplementos, e no caso de estar a fazer contraceção oral deverá consultar primeiro o seu médico.

Caro leitor, As alterações do espermograma podem ter várias causas associadas, no entanto muito ainda falta perceber relativamente à fertilidade masculina. As causas genéticas parecem ser as mais frequentes, no entanto o impacto dos fatores ambientais também é importante, nomeadamente o consumo de álcool e drogas, bem como a exposição a toxinas ambientais incluindo pesticidas, sedentarismo, alguns medicamentos e doenças (papeira durante ou após a puberdade). Relativamente à sua questão existem alguns dados que associam algumas plantas e nutrientes ao aumento do número e mobilidade dos espermatozoides. Um deles é

a arginina, um aminoácido essencial que, além de estar associado à maior facilidade de cicatrização e fortalecimento do sistema imunitário, parece também incentivar a produção de esperma. A arginina está presente em alimentos como a carne, peixe, ovos, cereais integrais e nozes, podendo também ser encontrada sob a forma de suplemento alimentar. O zinco é um mineral com diversas funções no nosso organismo, sendo importante para a saúde do sistema reprodutor masculino pois tem um papel vital na produção e mobilidade dos espermatozoides. A vitamina E também tem uma ação benéfica no sistema reprodutor em geral.


Lavar as mãos antes da preparação dos alimentos e, também, antes e depois da utilização da casa de banho e após contacto com animais são medidas fundamentais de prevenção

Quando chega o tempo quente costumo ser picado por insetos, o que é muito incomodativo. Além disso, no verão vou trabalhar para a minha quinta e gostava de saber o que fazer em caso de apanhar uma carraça. Como sou muito suscetível a picadas de insetos e no ano passado o meu cunhado teve febre da carraça, pergunto se existirá alguma solução natural benéfica a adotar. Luís Caro leitor, Para evitar insetos mais comuns, como melgas e mosquitos, o ideal é ter uma rede mosquiteira durante a noite na divisão onde dorme, que lhe oferecerá proteção contra as picadas. A aplicação de uma loção repelente ou protetora sobre a pele também será vantajosa. Para quem se desloca a países tropicais, onde existem malária, dengue e febre-amarela, estas medidas não são suficientes e a vacinação, ou medidas medicamentosas de profilaxia, poderão ser um imperativo. No caso das carraças, à partida não transmitem infeção pelo que não provocarão febre. Contudo, sempre que surja febre terá tido o azar de ter sido mordido por uma carraça infetada e, neste caso, deverá consultar o médico com urgência. Caso a carraça permaneça no corpo, essa será também uma situação preocupante e terá de ser retirada devidamente com uma pinça, assegurando-se que todos os fragmentos são retirados. As zonas do corpo onde habitualmente se alojam são os genitais, as axilas e atrás das orelhas, pelo que convém estar sempre atento. É importante que, após o dia de trabalho no campo, tome um banho completo ensaboando muito bem todo o corpo. Caso note alguma saliência poderá ser uma carraça, que terá de ser prontamente removida.

Os meus filhos já têm idade escolar e nunca tomaram anti-helmínticos. Tenho notado que se queixam de prurido na zona anal e inclusive já verifiquei a existência de pequenos pontos brancos, que mexem, nas fezes. Serão oxiúros? Existem produtos à base de plantas com ação anti-helmíntica? Susana Cara leitora, O diagnóstico correto é essencial, pelo que deverá ser efetuada uma pesquisa específica, realizando-se um exame às fezes. Para tal, o médico pode pedir, por exemplo, a recolha de três amostras de fezes, em dias alternados. As amostras fecais devem ser examinadas para a pesquisa específica, bem como para determinar a consistência, a presença de sangue, de muco e restos alimentares. O exame microscópico, por seu lado, permitirá visualizar os estágios de desenvolvimento dos protozoários (cistos, trofozoítos, oocistos e esporos) e dos helmintes

(ovos, larvas e vermes pequenos). Para deteção de oxiúros em crianças pode colocar-se fita adesiva transparente sobre o ânus e removê-la quando a criança acordar. Com a ajuda do microscópio, o médico poderá comprovar a existência de oxiúros que, caso existam, aderem à fita. Se houver infestação real, devem ser tomados os medicamentos prescritos pelo médico. De forma regular, durante o ano, podem usar-se alguns produtos vegetais que contenham alho, nogueira, artemísia, orégão e fibras para estimular uma eliminação intestinal eficaz e, assim, evitar a infestação. As medidas gerais de higiene, como a desinfeção dos alimentos (saladas sobretudo), utensílios de cozinha e das roupas, bem como os hábitos de higiene pessoal (lavar as mãos antes da preparação dos alimentos, antes e depois da utilização da casa de banho e após contacto com animais ou com terra), são medidas fundamentais de prevenção. 33 VERÃO 2014


saúdebeleza e bem-estar

Cuidados cosméticos à base de

Óleos vegetais Tudo sobre os óleos vegetais mais usados em cosmética.

Os óleos vegetais são extraídos das sementes, frutos, flores ou outras partes de alguns vegetais e constituem uma forma de usufruirmos das propriedades benéficas das plantas para cuidar da pele. Quando são obtidos por pressão a frio, estes óleos virgens não são refinados e têm uma ótima qualidade. São excelentes emolientes e hidratantes, pelo que deixam a pele suave e cuidada. Ao penetrarem na pele proporcionam ainda um efeito nutritivo e revitalizante. Os óleos vegetais estão na base de inúmeros cosméticos, como sabonetes, cremes e maquilhagem, e são imprescindíveis para massagens. Em aromaterapia são usados como óleos veiculares, para diluir óleos essenciais. Podem ser aplicados simples ou para enriquecer o creme corporal que se usa habitualmente.

Abacate – Persea gratíssima

Este óleo é ideal para a pele muito seca devido ao seu elevado teor em insaponificáveis e vitaminas (A, B, C, D, E, H, K e PP). É facilmente absorvido e confere luminosidade à pele. Ajuda a proteger das agressões climatéricas, atenua as rugas e é ótimo para aplicar nas pontas do cabelo espigadas.

34 VERÃO 2014

Amêndoas doces – Prunus amygdalus

O óleo de amêndoas doces é particularmente recomendado para a pele sensível. Devido à sua riqueza em ácidos gordos essenciais (ómega-6), nutre, protege e repara a pele muito seca. Possui ainda vitaminas (A, B e E) que iluminam e deixam a pele suave, protegendo-a do envelhecimento. Pode ser usado durante a gravidez para ajudar a prevenir as estrias. Na pele delicada do bebé, ajuda a eliminar a crosta láctea.

Argão – Argania spinosa

Extraído dos frutos de uma árvore marroquina, este óleo deve a sua fama ao facto de ser utilizado pelas mulheres berberes para protegerem a pele e os cabelos das condições adversas do deserto onde vivem. Atualmente, as suas propriedades regeneradoras são conhecidas em todo o mundo e comprovadas pelo seu teor em insaponificáveis e vitamina E. Pode ser usado para proteger e nutrir a pele seca, suavizar o cabelo seco e proteger os lábios e as unhas.

Coco – Cocos nucifera

Sólido à temperatura ambiente (só liquidifica acima dos 20º C-25º C), o óleo de coco é muito suavizante e nutritivo para a pele. Também é usado nos cuidados capilares, por exemplo como máscara para o cabelo seco.


Rosa mosqueta – Rosa rubiginosa

Extraído das sementes de uma rosa selvagem que cresce abundantemente nos Andes e no Chile, é muito nutritivo devido ao seu teor em ácido linoleico, sendo indicado para a pele seca. É um dos cosméticos mais utilizados na regeneração de imperfeições, como manchas de velhice ou de gravidez, e para atenuar cicatrizes e estrias.

Borragem – Borago officinalis

O óleo extraído das sementes da borragem é excelente para a pele com irritações devido ao seu elevado teor de ácido gama-linolénico (GLA). É facilmente absorvido e adequado a todos os tipos de pele, mas é particularmente indicado para a pele seca e madura, atenuando as rugas e conferindo elasticidade.

Grainha de uva – Vitis vinifera

É absorvido rapidamente sem deixar um filme gorduroso, pelo que é bastante adequado para massagens. Nutre em profundidade devido às suas propriedades emolientes e regeneradoras. Pode ser aplicado puro no rosto para combater os radicais livres e o envelhecimento precoce. Pode igualmente ser usado antes do champô no caso de cabelo fino, seco e danificado.

Jojoba – Simmondsia chinensis

É obtido das sementes de um arbusto do deserto mexicano e do Arizona, onde é usado pelos índios para hidratarem e protegerem a pele. Ajuda a melhorar o aspeto da pele oleosa e, ao mesmo tempo, da pele seca devido à sua ação equilibrante, pois tem uma composição semelhante à da gordura da pele. Também é eficaz para suavizar o cabelo seco e quebradiço, assim como para o cabelo oleoso porque combate o excesso de oleosidade do couro cabeludo.

Cenoura – Daucus carota

Rico em provitamina A (betacaroteno), o óleo de cenoura prepara a pele para o sol e favorece o bronzeado. Após a exposição solar é suavizante e hidratante. Também é útil para suavizar a pele seca devido às suas propriedades regeneradoras.

Hipericão – Hypericum perforatum

Indicado para pele sensível, em especial em caso de irritação ou vermelhidão. Pode ser utilizado após exposição solar excessiva e para aliviar as picadas de insetos.

€7,15/€12,70

€11,70

KOKOSOL ÓLEO DE COCO BIO VITAQUELL

ÓLEO 100% PURO DE ARGÃO BIO DR. ORGANIC

200 g / 400 g

50 ml

Óleo de coco virgem biológico, não refinado, de primeira pressão a frio.

Óleo versátil para o cabelo, pele, unhas e lábios, proporciona um cuidado reparador e hidratante.

Onagra Oenothera biennis

Rico em ácidos gordos essenciais, nomeadamente ácido gama-linolénico (GLA), e em vitamina E, é aconselhado para a pele madura e fatigada, como cuidado antirugas. Devido às suas propriedades revitalizantes e regeneradoras, é eficaz na beleza do cabelo e unhas.

Calêndula – Calendula officinalis

Reforça a proteção natural da pele frágil, gretada e com vermelhidão, aliviando a irritação e comichão. Suavizante e apaziguante, alivia em caso de exposição solar excessiva e após as picadas de insetos.

Nozes de macadâmia Macadamia ternifolia

Este óleo é nutritivo, suavizante e apaziguante. É facilmente absorvido pela pele e muito usado em massagem, para ativar a microcirculação. Nutre o cabelo e ajuda a controlar o volume do cabelo encrespado.

Desde €8,95 ÓLEOS BIOLÓGICOS HAUT SÉGALA 50 ml

Óleos vegetais obtidos da primeira pressão a frio das sementes, flores ou frutos cuidadosamente selecionados. Devido a este procedimento, estes óleos de cuidado corporal biológicos disponibilizam todos os princípios ativos naturalmente presentes nas plantas. Sem conservantes ou perfumes adicionados; não testados em animais. VERÃO 2014

35


lifestyle celeiro pé na estrada

11 motivos para ir ao

Rio de Janeiro

Mar, montanha e floresta tropical. Em que outra cidade do mundo é possível juntar estes três ingredientes? Isto, só por si, é um bom motivo para visitar o Rio, mas há muitos mais…

COM O APOIO DA REVISTA SABER VIVER

Foi imortalizada como a “cidade maravilhosa” na canção de André Fialho e é fácil perceber porquê, tal é a beleza natural do Rio de Janeiro, à qual se junta uma animação ímpar, gentes simpáticas e um clima fabuloso. A cidade está em autêntica revolução, este ano recebe o Campeonato Mundial de Futebol e, daqui a dois, será palco dos Jogos Olímpicos. Nós damos-lhe 11 bons motivos mas acredite que quando lá estiver vai encontrar (pelo menos) outros tantos...

Pedra da Gávea

Subir ao alto dos seus 842 metros é ter, sem dúvida, a melhor vista sobre o Rio de Janeiro, mas para isso deverá estar em boa forma física pois esperam-lhe, pelo menos, duas horas de subida. A Pedra da Gávea está localizada no Parque Nacional da Tijuca e, logo no início do trilho, pode refrescar-se na cachoeira do Sorimã. Há quem faça a caminhada durante a noite para ver o nascer do Sol, lá em cima. 36 VERÃO 2014

parar no Morro Urca, do qual pode observar o bairro de Botafogo e a baía de Guanabara. Volte ao teleférico e, já no Pão de Açúcar, emocione-se com a deslumbrante vista para o Corcovado com o Cristo Redentor e a praia de Copacabana.

Pôr-do-sol no Arpoador

Feira Hippie

Ao domingo o famoso bairro de Ipanema tem mais um motivo para uma visita: a Feira Hippie, que conta já com 45 anos de existência. Se gosta deste tipo de mercados, vai perder-se entre esculturas, porcelanas, pinturas, roupas, sapatos e bijutarias.

Pão de Açúcar

É um dos ex-líbris da cidade e pode lá chegar a caminhar ou então de teleférico, que sai da Praia Vermelha. Aproveite para

No final de cada dia, o quadro repete-se: a pedra do Arpoador enche-se de pessoas que esperam, sentadas, por um dos maiores espetáculos com que a natureza


Pedra da Gávea

Circo Voador Ipanema Pão de Açúcar brinda o Rio de Janeiro, o pôr do sol no Arpoador. O pano de fundo não poderia ser melhor, o Morro dos Dois Irmãos, Ipanema e Leblon.

Prainha

No Rio de Janeiro existem inúmeras praias, mas nenhuma se compara à Prainha, a uma hora do centro da cidade. Como o nome indica, tem um areal pequeno (por isso, evite ir ao fim de semana) mas é de uma beleza extrema entre o mar e a floresta atlântica. Não perca também as praias da Reserva e de Grumari, também inseridas numa reserva natural e com um areal mais extenso.

Ipanema e Leblon

São bairros vizinhos e partilham a mesma praia e o mesmo estilo de vida sofisticado. As suas ruas estão repletas de bares, restaurantes e cafés; muitos deles datam dos anos 50 do século passado. O primeiro está para sempre associado ao êxito de António Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, Garota de Ipanema, por isso, vista a personagem e passeie-se por lá.

Favela da Rocinha

Prainha

Santa Teresa

Localizado numa colina carioca, este bairro boémio é conhecido pelas mansões do século XIX, que lembram que por aqui morou a classe alta da cidade. Foi assim durante muitos anos até que esta se mudou para a zona sul e, a partir daí Santa Teresa adotou os artistas que deram a alma que o bairro ainda mantém.

Situado na Lapa, um dos bairros onde se respira música, o Circo Voador é um dos locais míticos para a música brasileira. E já que está na Lapa, aproveite para apreciar os Arcos da Lapa, o famoso aqueduto construído no século XVIII ao estilo romano.

Favela do Vidigal e da Rocinha

Se até há alguns anos os turistas evitavam estas duas zonas, hoje é possível fazer visitas guiadas pelas duas favelas e conhecer um outro Rio de Janeiro. Na Favela do Vidigal, as atenções viram-se para o miradouro com vista para a cidade e para as badaladas festas noturnas, como a da Lamparina. Mas na Rocinha também há festas que ficam na memória, como o baile da Favorita, conhecido pela música funk.

Corcovado

Alberga um dos maiores símbolos do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor, um dos incontornáveis da cidade e uma das Sete Maravilhas do Mundo. Suba lá acima para abraçar o Rio de Janeiro e, mais uma vez, deixe-se surpreender pela vista soberba. Para chegar ao topo do Corcovado use o bonde vermelho e comece, logo aí, a apreciar a paisagem.

Casa Rosa Este antigo bordel é um dos locais obrigatórios da cidade maravilhosa, sobretudo se quer conhecer os verdadeiros cariocas e dar um pezinho de dança. À sua espera tem várias bandas e djs. Nas várias salas – os antigos quartos – nunca faltam samba, forró, chorinho, rock e música popular brasileira.

Onde ficar:

Como ir:

Dica:

Cama e Café É a primeira rede de bed & breakfast do Brasil e aqui encontra alojamento para todos os gostos e preços. A partir de 50€ por noite (duas pessoas). www.camaecafe.com.br

A TAP voa para o Rio de Janeiro diariamente a partir de Lisboa e Porto. Preço: a partir de 1100€

Do aeroporto pode apanhar o autocarro (ónibus) para o centro da cidade. Existem quatro linhas diferentes (2018/ 2101/2145/2918). 37 VERÃO 2014


lifestyle celeiro Nutrição

Consultas de nutrição

fora de casa

Tome nota e não perca

Lojas com consultas de nutrição:

As consultas de nutrição Celeiro são personalizadas e funcionam mediante marcação prévia. A nossa nutricionista está habilitada para aconselhar e planear as melhores opções para si, em função do seu estilo de vida e hábitos alimentares. (PVP: 15€)

Fórum Sintra – 2ª feira (telefone: 210 176 642) Celeiro Av. da República – 3ª feira (telefone: 217 952 823) Celeiro Rua 1.º de Dezembro –4ª feira (telefone: 210 306 030) Dolce Vita Tejo – 5ª feira (telefone: 214 782 565)

Agosto

Agenda

Fique atento aos próximos eventos Celeiro: TESTES DE INTOLER ÂNCIA: recorrem

a uma técnica através de biofeedback em que são enviados estímulos ao cérebro, através de dois terminais nervosos situados na ponta de dois dedos, e na consequente quantificação da energia de cada alimento. A análise é repetida da mesma forma até serem “visitados” 32 grupos de alimentos. É necessária marcação prévia na loja pretendida. (PVP: 60€) WORKSHOPS DE MAQUILHAGEM:

inclui diagnóstico do tipo de pele, serviço de maquilhagem e oferta de kit de amostras (limitado ao stock existente). (PVP: gratuito)

Testes de intolerância

WORKSHOPS DE COZINHA:

workshops temáticos com a duração de aproximadamente 2 horas. Inclui degustação dos pratos confecionados + kit de amostras com avental Celeiro + vale de desconto de 10% numa compra. Estes workshops são ministrados por uma Chef de cozinha vegetariana/macrobiótica e têm lugar no espaço “Cozinha Celeiro” da loja Celeiro da Rua 1.º de Dezembro. (PVP: 25€)

Julho Testes de intolerância

13 - Cascais

Workshop de cozinha

12 - Atelier detox: saladas e batidos de verão com superalimentos 26 - Doces e sobremesas sem remorços

Workshop de maquilhagem 10 - Oeiras

Workshop de cozinha

20 - Atelier detox: saladas e batidos de verão com superalimentos

Setembro Testes de intolerância

2 - Colombo; Campus S. João; 3- Braga; 4 - Ant.º Augusto de Aguiar; 5 - Cascais; 8 - Torres Vedras; 11 - Sintra; 12 - Almada; Porto; 13 - Oeiras; 14 - Hiper Amadora; 16 - República; 18 - 1.º Dezembro; 19 - Amoreiras; Coimbra; 22 - Colombo; 25 - Cascais; 26 - Vasco da Gama; 27 - Colombo; 30 - Guimarães

Workshop de maquilhagem

2 - Parque Nascente; 9 - Colombo; 10 - Alfragide; 13 - Ant.º Augusto de Aguiar; 14 - Morais Soares; 19 - Oeiras; 20 - Colombo; Braga; 22 - Alvalade; 23 - Cascais; 24 - Vasco da Gama; 27 - Campo de Ourique; 29 - Torres Vedras; 30 - Tejo; 31- Seixal

1 - Guimarães; 3 - Olivais; Gaia; 5 - Loures; 6 - Colombo; Parque Nascente; 7 - Cascais; 9 - Torres Vedras; 10 - João XXI; 13 - Almada; 21 - Vasco da Gama; 24 - Ant.º Augusto de Aguiar; 25 - Colombo; 26 - República; 27 - Amoreiras; 29 - Sintra; 30 - 1.º Dezembro

Workshop de maquilhagem 15 - Amoreiras; 29 - República

Workshop de cozinha

11 - Receitas com energia para o regresso à rotina 20 - Cozinha saudável para crianças 30 - Cozinhar sem açúcar e sem gorduras processadas

Passatempos Celeiro

Passatempo Kit de praia

Para se habilitar ao kit de praia (toalha + necessaire + almofada insuflável) só tem de nos enviar uma frase com as palavras “Celeiro”, “sol” e “praia”. Temos 8 kits para oferecer a quem nos enviar as frases mais originais.

Pa ss at em pos

Passatempo Passatempo Kit Detox Livro de Receitas Celeiro Amazing Grass

Temos para si 5 kits Detox Amazing Grass constituídos por shaker + sortido de saquetas Amazing Grass + folheto de receitas de sumos detox. Para poder ganhar um destes kits basta ser um dos três participantes mais rápidos a responder corretamente à questão: Qual o ingrediente principal comum a todas as referências Amazing Grass?

Para se habilitar a ganhar um dos livros de receitas Celeiro – Cozinhar com Alma – só tem de nos enviar uma receita saudável que costuma fazer no seu dia a dia, juntamente com a fotografia da mesma. As quatro receitais mais saborosas, saudáveis e com a fotografia mais apelativa serão publicadas no facebook do Celeiro e anunciadas como as vencedoras deste passatempo.

Para participar nos nossos passatempos não se esqueça de enviar as suas respostas para vidaceleiro@celeiro.pt, juntamente com os seus dados pessoais. Os vencedores dos passatempos serão anunciados na página de facebook do Celeiro até ao dia 10 de setembro. Participe e boa sorte! 38 VERÃO 2014


39


lifestyle celeiro celeiro na cozinha

Especial receitas de verão Para enfrentar os dias de calor com uma dose de frescura, apresentamos-lhe uma seleção de receitas frias e práticas de confecionar. Bom apetite!

Sumo de coco e companhia 5m

1 pessoa ingredientes

 copo de água de coco 1 1  maçã sem casca

PREPARAÇÃO Coloque todos os ingredientes dentro do copo liquidificador e triture até obter uma textura suave e líquida. Sirva fresco.

 pera sem casca 1  folhas de hortelã 3 s umo de ½ limão  c. sopa de linhaça moída 1

40 VERÃO 2014

DICA Pode beber este sumo ao pequeno-almoço, lanche, entre refeições ou como bebida refrescante.


Salada de cuscuz 10 m

4 pessoas

ingredientes 200g de cuscuz 1 curgete 1 beringela 100g de cogumelos portobello 100g de milho

PREPARAÇÃO Coza o cuscuz (coloque-o numa tigela com um frio de azeite e uma pitada de sal fino. Cubra com água fervida e espere 3 minutos para soltar tudo com um garfo). Corte os legumes aos quadrados pequenos (exceto os cogumelos), tempere com um fio de azeite, sal e pimenta moída na hora. Asse os legumes no forno durante ± 15 minutos. Fatie os cogumelos e salteie-os numa frigideira com uma noz de manteiga de soja e tempere com sal.

Salada fresca 5m

4 pessoas

Envolva os cuscuz, os legumes e os cogumelos e acrescente umas folhas de orégãos. Tempere com azeite e vinagre balsâmico.

DICAS Pode acrescentar outros legumes à mistura, tais como cebola, tomate e alho-francês.

ingredientes

Pode levar esta salada para qualquer lugar, pois pode comer-se quente ou fria.

 maçãs reineta 4 1  00g de passas pretas  iogurte grego natural 1  0g de maionese vegan 2

PREPARAÇÃO Descasque as maçãs e corte-as aos cubos. Envolva suavemente todos os restantes ingredientes com a maçã e coloque no frio para que fique bem fresca.

DICAS É uma ótima opção para entrada juntamente com uma salada verde ou como acompanhamento. Pode substituir as passas por nozes, amêndoas ou avelâs.

41 VERÃO 2014


lifestyle celeiro celeiro na cozinha

Salada de fruta com molho de coco 5m

4 pessoas ingredientes

2 laranjas

PREPARAÇÃO

DICAS

½ abacaxi

Descasque as laranjas, o abacaxi, a maçã e os kiwis e corte-os em cubos. Misture todas as frutas com o leite de coco e o sumo de limão. Coloque as bagas goji por cima.

Pode também acrescentar 1 c.sopa de coco ralado no topo da salada.

1 maçã 2 kiwis 1 c.sopa de bagas goji sumo de ½ limão 250ml de leite de coco

42 VERÃO 2014

Pode optar por uma salada mais colorida acrescentando mirtilos. Se prefere a sua salada mais doce, acrescente-lhe uma colher de mel no final da preparação.


lifestyle celeiro celeiro à vista

40 anos a

viver de corpo e alma Este ano o Celeiro comemora 40 anos de existência. É uma data importante que assinala quatro décadas de história, durante as quais o Celeiro cresceu também graças a si. Por isso preparámos um leque de novidades e presentes a pensar nos nossos consumidores. O ponto de partida

Nos anos 60 Portugal vivia uma década de crescimento acentuado, sendo a Baixa de Lisboa o maior polo comercial do país. Nesta zona, na rua que outrora tinha sido a Rua do Príncipe, surgiu o primeiro supermercado do nosso país. Neste local existira antes um armazém que vendia cereais avulso e esta foi a base de inspiração para o nome: Celeiro.

Lisboetas e habitantes do resto do país deslocavam-se propositadamente à Baixa para fazerem as suas compras no Celeiro. A oferta especializada, com todas as secções comuns a um supermercado da atualidade, cativou rapidamente os clientes mais exigentes. Em 1974, e pela visão dos proprietários do Celeiro, abriu em frente a este supermercado uma loja com o nome Celeiro Dieta, muito semelhante às primeiras Reform Haus que na Europa começavam a aparecer. Esta foi uma das primeiras lojas onde se podiam encontrar produtos dietéticos e algumas alternativas à alimentação mais convencional. Foi aí que o Celeiro começou a marcar a diferença e, desde então, a marca teve um grande impacto nos hábitos dos lisboetas, que viviam, também eles, tempos de mudança e de adaptação a uma nova realidade.

Expansão do negócio

A expansão das lojas Celeiro foi sendo gradual: primeiro por vários pontos da cidade de Lisboa nos mais emblemáticos polos comerciais da cidade, mais tarde estendeu-se a outras zonas do país, como a região Centro, a Área Metropolitana do Porto, a região do Vale do Tejo e a zona Norte do país.

1.o anúncio (anos 80)

Loja Celeiro na Rua 1.o de Fezembro, em Lisboa, anos 80 e atualidade 44 VERÃO 2014

A nova era Celeiro

O Celeiro foi marcando a sua posição na área da saúde e bem-estar, de hábitos de vida saudáveis e de profissionalismo e personalização no atendimento ao público. Muitos consumidores continuam a ser os mesmos desde há 40 anos e permanecem fiéis aos nossos produtos e às nossas lojas, o que nos enche de orgulho. Em 2012 o Celeiro sofreu uma alteração de imagem. A denominação “dieta” desapareceu e passámos a ser apenas o “Celeiro”, aquela loja onde se tornou cada vez mais um hábito ir. O logótipo passou de espiga a coração e agora somos, mais do que nunca, os precursores de um estilo de vida saudável. E não apenas para quem precisa de uma alimentação especial ou para quem está a fazer uma dieta, mas sim para todos aqueles que valorizam o impacto da qualidade de um produto na sua saúde a médio/ longo prazo.

Novos espaços a pensar em si

Com a remodelação da imagem da marca associou-se a reestruturação e até abertura de novos pontos de venda. Continuamos em expansão mas não nos esquecemos das nossas primeiras lojas, e é por isso que vamos remodelando, pouco a pouco, esses espaços.

Anúncio de verão (2007)

Anúncio de inverno (2008)


Evolução do logótipo Celeiro 1974

A grande novidade é também o Espaço Sabores, um espaço de refeições saudáveis e saborosas, a preços acessíveis, já disponível na maioria das nossas lojas, e também a oferta de novas gamas, como é o caso dos frescos biológicos.

anos 90

atual

TESTEMUNHO

Dr. Pedro Lobo do Vale c o n s u lt o r m é d i c o

parte da população acesso a muitas alternativas que não existiam há 40 anos.

Novidades em 2014

Este ano vamos partilhar consigo algumas ações importantes. Por exemplo: o lançamento do nosso primeiro livro de receitas e dos nossos workshops de cozinha saudável; o lançamento do novo site Celeiro já com loja on-line e a extensão de eventos e ações a todas as nossas lojas (como sessões de cosmética e maquilhagem biológica, mais testes de intolerância alimentar, workshops para grávidas, sessões de avaliação física e consultas de nutrição). E estas são apenas algumas das novidades que temos nos nossos 40 anos de vida. O resto… é surpresa!

início séc. XXI

O que mudou desde há 40 anos? Hoje há uma maior procura de produtos saudáveis que nos fazem sentir melhor, tais como produtos dirigidos a intolerâncias alimentares, produtos com menos aditivos e produtos biológicos. O desenvolvimento de novos produtos tem sido enorme, proporcionando a grande

Qual é o principal motivo para o sucesso da marca Celeiro? Penso que sejam principalmente dois fatores. Por um lado, ter conseguido oferecer sempre uma grande variedade de produtos inovadores e saudáveis. Por outro, a capacidade em transmitir aos nossos clientes informação útil e atual sobre os produtos e seus benefícios. Tal é apenas possível porque o conceito Celeiro passa

por uma grande aposta na formação de todos os colaboradores de forma a encontrarem as melhores soluções para cada cliente. O que deseja para o Celeiro nos próximos anos? A continuação daquilo que tem acontecido até hoje, ou seja, continuar a ter a preferência dos consumidores que nos acompanham há muitos anos, bem como conseguir atrair novos clientes proporcionando-lhes uma vida em pleno, vivida de corpo e alma.

45 VERÃO 2014


lifestyle celeiro

em foco Todas as novidades preparadas especialmente a pensar em si. Conheça os produtos que destacamos para este verão

DERMASOL

NOVOS SABORES PÃO ÁZIMO Conhecido por ser pobre em calorias (cada porção tem cerca de 10 kcal), o pão ázimo biológico da Paul Heumann estende a sua oferta a novos sabores: beterraba, kamut e trigo-sarraceno. Experimente simples ou acompanhado com queijo, paté, creme de sésamo ou outra opção a seu gosto.

Dermasol da Bional contém uma seleção única de antioxidantes que ajudam a proteger a pele contra os radicais livres e, simultaneamente, fornece ingredientes ativos, que contribuem para hidratação e nutrição da pele. O seu aliado neste verão. DERMASOL BIONAL 30 cápsulas PVP: €12,99

Beterraba 100 g PVP: €2,75 Trigo espelta 200 g PVP: €3,25 Trigo kamut 200 g PVP: €3,09

CLA FÓRMULA MULTIPOWER O CLA Tonalin® é uma fórmula patenteada que contém os dois isómeros de CLA: cis-9, trans-11 e trans-10, cis-12. Utilizado com o objetivo de promover o aumento da utilização de gordura pelo organismo. CLA MULTIPOWER 90 cápsulas PVP: €24,99

BB BIO: IOGURTE + FRUTA FINALMENTE JUNTOS NUM SÓ O BB Bio da Casa Grande de Xanceda, é uma mistura de iogurte + fruta 100% biológicos. Graças à sua prática embalagem, não necessita de frio e pode ser consumido imediatamente, sendo indicado como snack. Ideal a partir dos 9 meses. BB BIO IOGURTE + FRUTA 90 g PVP: €1,49

GELADOS BIOLÓGICOS GAMA NATR ACARE Gama de tampões e pensos higiénicos feitos a partir de algodão biológico, sem plásticos, cloro, aditivos ou perfumes. Perfeitamente adequados à higiene íntima feminina PVP: desde €2,20

46 VERÃO 2014

Neste verão refresque-se com os gelados de iogurte-framboesa e nougat da Demeter, adoçados com açúcar de cana, sem lactose ou glúten. GELADO GILDO BIOLÓGICO DEMETER Iogurte-Framboesa/Nougat 125 ml PVP: €2,65


v

glossário

Notícias PROTEÍNA DE SORO DE LEITE E MELHORIA DA COMPOSIÇÃO CORPORAL

De acordo com uma nova meta-análise de dados procedentes de 14 ensaios clínicos aleatórios, a ingestão de proteína de soro de leite na forma de suplemento, em combinação com a prática de exercícios de resistência ou ainda enquanto parte de uma dieta para perda ou manutenção de peso, pode melhorar a composição corporal de homens e mulheres.

EFEITO DO RESVERATROL SOBRE O CONTROLO GLICÉMICO E SENSIBILIDADE À INSULINA

De acordo com uma nova meta-análise de 11 estudos, a ingestão diária de resveratrol pode contribuir para a melhoria do controlo glicémico e sensibilidade à insulina em indivíduos com diabetes. Fonte: American Journal Clinical Nutrition

Investigadores realizaram um estudo cego, randomizado e controlado por placebo, em 51 indivíduos com doença arterial coronária tratados com estatinas, por pelo menos um mês, tendo sido publicado na revista Nutrition Journal . Neste estudo, parte do grupo recebeu suplementação de coenzima Q-10 (300mg/ dia, durante 12 semanas). Os investigadores concluíram que esta dosagem contribuiu para a melhoria significativa da actividade enzimática antioxidante e para a diminuição da inflamação crónica, nestes pacientes. Fonte: PubMed

Varizes

São as veias azuis, dilatadas, inestéticas e por vezes dolorosas, que resultam de problemas relacionados com o retorno venoso. São mais vulgares nas pernas mas também podem surgir, por exemplo, no ânus (hemorroidas). Podem dever-se a fatores genéticos e são mais comuns nas mulheres. Também podem aparecer durante a gravidez ou em casos de obesidade. Afetam também pessoas que estão muito tempo em pé ou são sedentárias. Os nutrientes como a vitamina C, os flavonoides e a vitamina E ajudam a melhorar a circulação e a fortificar as paredes das veias e dos capilares. O castanheiro-da-índia e a gilbardeira são plantas muito usadas para aliviar este problema.

Verrugas

Fonte: Journal of the American College of Nutrition

SUPLEMENTAÇÃO COM COENZIMA Q-1 E A MELHORIA DA ACTIVIDADE ANTIOXIDANTE E REDUÇÃO DA INFLAMAÇÃO EM PACIENTES COM DOENÇA ARTERIAL CORONÁRIA

d e...

DEFICIÊNCIA EM VITAMINA C PODE SIGNIFICAR RISCO ACRESCIDO DE AVC

De acordo com um estudo francês, pode haver associação entre a deficiência em vitamina C e a ocorrência de AVC (Acidente Vascular Cerebral). Resultados preliminares deste estudo mostram que o risco de AVC hemorrágico é inferior em indivíduos com níveis aceitáveis de vitamina C, relativamente aos que têm deficiência nesta vitamina. O AVC hemorrágico carateriza-se pela rutura de um vaso sanguíneo enfraquecido. Os resultados preliminares deste estudo mostram que a deficiência em vitamina C pode ser vista como um fator de risco, à semelhança da hipertensão arterial, consumo em excesso de álcool ou excesso de peso/obesidade. Neste estudo existem dois grupos: indivíduos sem história de doença vascular cerebral e outros que já tinham sofrido de AVC. Da população total (130) do estudo, 45% tinham défice e outros 45% tinham valores sanguíneos elevados de vitamina C. Quem nunca tinha tido AVC correspondia ao grupo com níveis elevados de vitamina C. Fonte: New Hope 360

São pequenos tumores benignos que afetam milhões de pessoas e surgem na pele ou nas membranas mucosas, geralmente provocadas por um vírus (HPV). Embora inestéticas, as verrugas vulgares e as verrugas plantares (na planta do pé) são, em geral, inofensivas. As verrugas genitais já podem ser mais graves. As verrugas podem surgir devido a imunidade enfraquecida, pelo que um preparado multivitamínico e mineral com carotenoides mistos e vitamina C pode ajudar a estimular o sistema imunitário. Topicamente existem várias opções: vitamina E, óleo de alho, óleo de melaleuca, tintura de hidraste ou ainda gel de aloé vera.

Vertigens É a sensação de que os objetos se movimentam à nossa volta, ou seja, tonturas acompanhadas por náuseas e perda de equilíbrio. Uma das causas principais pode ser problemas no ouvido interno, pois este órgão é responsável pelo equilíbrio. O extrato da folha de ginkgo biloba tem uma potente atividade antioxidante e ação fisiológica, principalmente ao nível da circulação e do cérebro.

Vitiligo É uma doença crónica não contagiosa que se manifesta através de distúrbios ao nível dos melanócitos, células responsáveis pela produção de pigmento, dando origem a manchas brancas em geral nas áreas expostas ao sol, como o rosto, o pescoço e as mãos, mas pode surgir em qualquer zona da pele. Esta afeção tem etiologia e prognóstico desconhecidos. Existem evidências de que níveis baixos de ácido fólico e vitamina B12 no organismo podem estar relacionados com o aumento da incidência deste problema. Assim, a suplementação com estes nutrientes pode ser útil. 47 VERÃO 2014


lifestyle celeiro produto eleito

Dr. Organic desodorizante de Aloé Vera bio

Indicado também para pele sensível e delicada.

DR. ORGANIC DESODORIZANTE ALOÉ VERA BIO 50 ML PVP: €6,25

Com ação desodorizante e antibacteriana, apresenta-se sob a forma líquida e cremosa em roll-on, delicada e altamente eficaz, adequada até para a pele mais sensível. Este desodorizante é formulado com aloé vera biológico, óleo de girassol, musgo islandês e vitamina E. As propriedades calmantes, hidratantes e suavizantes do aloé vera combinam-se com os outros ingredientes naturais e bioativos para fornecer à pele uma proteção duradoura, sem adição de químicos agressivos, alumínio ou álcool. O aloé vera contém polissacáridos, enzimas, vitaminas, minerais e aminoácidos e tem um pH quase idêntico ao da superfície cutânea, o que o torna excelente para ser utilizado como ingrediente ativo no cuidado da pele e também favorece o correto balanço hídrico da epiderme, sendo ótimo para a pele seca e envelhecida. As suas propriedades benéficas tornam-no ideal para ser aplicado em produtos de cosmética e para amaciar e acalmar a pele seca, sensível e delicada. Sempre que possível, a marca Dr. Organic utiliza as melhores matérias-primas naturais e biológicas provenientes de todo o mundo. Cada ingrediente ativo é rigorosamente testado para garantir que está em conformidade com as suas diretrizes de qualidade.

48 VERÃO 2014

O que contém: I ngredientes biológicos, bioativos e naturais. Óleos à base de plantas e extratos vegetais. Produtos e ingredientes não testados em animais.

O que não tem:  rodutos químicos (sem P parabenos e SLS – lauril sulfato de sódio). Corantes, perfumes, fragrâncias artificiais e conservantes agressivos. Ingredientes de origem animal (todos os produtos são adequados para vegetarianos). Óleos minerais (sem petroquímicos como a parafina e o petróleo). Adição de químicos agressivos. Álcool. Alumínio.

Ações: Possui ação desodorizante e antibacteriana. Propriedade calmante, hidratante e suavizante. Ideal para todo o tipo de pele.


- €0,45 MUESLI BIO PASSAS+AVELÃ +AMÊNDOA NATUREFOODS

vale desconto

200 g Textura extra fina e crocante. À base de trigo espelta, ideal para um snack gourmet. PVP: €3,25

ARGILA VERDE PRONTA A APLICAR CATTIER

100 ml Argila em tubo pronta a aplicar no rosto, para uma esfoliação perfeita. PVP: €2,89

vale desconto

vale desconto

500 g Ideal para um pequeno-almoço com alto teor de fibra. Com fruto secos. PVP: €4,59

- €0,40

vale desconto vale desconto

QUEIJO CURADO BIO MEIO GORDO CASA GRANDE DE XANCEDA

- €0,50 CREME DE COZINHA DE ARROZ BIO 100%VEG. PROVAMEL

- €0,45 MUESLI BIO CROCANTE CHOCO NATUREFOOD 500 g Ideal para um pequeno-almoço com alto teor de fibra e sabor a chocolate. PVP: €5,45

- €0,25 REBUÇADOS S/AÇÚCAR LIMÃO+MELISSA RICOLA 50 g Com ação suavizante da garganta graças à combinação exclusiva de ervas suíças. PVP: €2,25

- €2,00 EASY DIGEST ORTIS

18 comprimidos Com alcachofra, funcho e alcaravia, que apoia a digestão e as funções digestivas. PVP: €9,25

- €1,00 BOMBONS WUNSCH-PRALINE FRT FRANKONIA 100 g Bombons belgas de chocolate de leite e preto com avelãs. Adoçados com frutose. PVP: €5,05

250 ml Ideal para substituir as natas em pratos salgados. PVP: €1,45

vale desconto

vale desconto vale desconto

PÃO ÁZIMO BIO TRIGO ESPELTA PAUL HEUMANN

- €1,50

400 g Queijo de vaca curado ecológico e biológico. Feito na Galiza. PVP: €9,99

400 g Queijo de vaca curado sem cevada. Ecológico e biológico. PVP: €9,99

- €0,50

2x125 g 100% gelatina de colagénio proteico. Contribui para o crescimento e manutenção da massa muscular e para uma manutenção de ossos normal. PVP: €12,10

vale desconto

QUEIJO DO PEREGRINO CURADO BIO MEIO GORDO CASA GRANDE DE XANCEDA

GELATINA EM PÓ ABTEI

vale desconto

- €1,50

- €2,00

vale desconto

90 cápsulas vegetais Fórmula à base de enzimas digestivas e uma mistura de plantas para o conforto digestivo. PVP: €21,99

vale desconto

COMFORT ZONE DIGEST COMPLEX SOLGAR

vale desconto

vale desconto vale desconto

- €2,50

- €0,50 FLOCOS DE ARROZ BIO NATUREFOODS 500 g De agricultura biológica. PVP: €3,35

- €0,45 MUESLI BIO CROCANTE NATURAL NATUREFOODS 500 g Ideal para um pequeno-almoço com alto teor de fibra. PVP: €4,99

- €0,25 BEBIDA DE SOJA S/ AÇÚCAR NATURAL BIO PROVAMEL

1l Sem glúten, sem lactose ou açúcar. Baixo teor de gordura. PVP: €1,89


- €0,45 MUESLI BIO CROCANTE CHOCO NATUREFOOD Válido até 30/09/2014. Desconto válido apenas nas lojas Celeiro. Oferta limitada a um vale por embalagem. Não acumulável com outras promoções. Recorte pelo picotado e apresente o vale ao efetuar o pagamento do respetivo produto.

- €0,25 REBUÇADOS S/AÇÚCAR LIMÃO+MELISSA RICOLA Válido até 30/09/2014. Desconto válido apenas nas lojas Celeiro. Oferta limitada a um vale por embalagem. Não acumulável com outras promoções. Recorte pelo picotado e apresente o vale ao efetuar o pagamento do respetivo produto.

QUEIJO DO PEREGRINO CURADO BIO MEIO GORDO CASA GRANDE DE XANCEDA Válido até 30/09/2014. Desconto válido apenas nas lojas Celeiro. Oferta limitada a um vale por embalagem. Não acumulável com outras promoções. Recorte pelo picotado e apresente o vale ao efetuar o pagamento do respetivo produto.

- €0,50 PÃO ÁZIMO BIO TRIGO ESPELTA PAUL HEUMANN Válido até 30/09/2014. Desconto válido apenas nas lojas Celeiro. Oferta limitada a um vale por embalagem. Não acumulável com outras promoções. Recorte pelo picotado e apresente o vale ao efetuar o pagamento do respetivo produto.

- €0,45 MUESLI BIO PASSAS +AVELÃ+AMÊNDOA NATUREFOODS Válido até 30/09/2014. Desconto válido apenas nas lojas Celeiro. Oferta limitada a um vale por embalagem. Não acumulável com outras promoções. Recorte pelo picotado e apresente o vale ao efetuar o pagamento do respetivo produto.

- €0,40 ARGILA VERDE PRONTA A APLICAR CATTIER Válido até 30/09/2014. Desconto válido apenas nas lojas Celeiro. Oferta limitada a um vale por embalagem. Não acumulável com outras promoções. Recorte pelo picotado e apresente o vale ao efetuar o pagamento do respetivo produto.

vale desconto

Válido até 30/09/2014. Desconto válido apenas nas lojas Celeiro. Oferta limitada a um vale por embalagem. Não acumulável com outras promoções. Recorte pelo picotado e apresente o vale ao efetuar o pagamento do respetivo produto.

Válido até 30/09/2014. Desconto válido apenas nas lojas Celeiro. Oferta limitada a um vale por embalagem. Não acumulável com outras promoções. Recorte pelo picotado e apresente o vale ao efetuar o pagamento do respetivo produto.

vale desconto

BEBIDA DE SOJA S/ AÇÚCAR NATURAL BIO PROVAMEL

vale desconto

- €0,25

CREME DE COZINHA DE ARROZ BIO 100% VEG. PROVAMEL

- €1,50

vale desconto

Válido até 30/09/2014. Desconto válido apenas nas lojas Celeiro. Oferta limitada a um vale por embalagem. Não acumulável com outras promoções. Recorte pelo picotado e apresente o vale ao efetuar o pagamento do respetivo produto.

- €0,50

vale desconto

MUESLI BIO CROCANTE NATURAL NATUREFOODS

vale desconto

- €0,45

Válido até 30/09/2014. Desconto válido apenas nas lojas Celeiro. Oferta limitada a um vale por embalagem. Não acumulável com outras promoções. Recorte pelo picotado e apresente o vale ao efetuar o pagamento do respetivo produto.

Válido até 30/09/2014. Desconto válido apenas nas lojas Celeiro. Oferta limitada a um vale por embalagem. Não acumulável com outras promoções. Recorte pelo picotado e apresente o vale ao efetuar o pagamento do respetivo produto.

vale desconto

Válido até 30/09/2014. Desconto válido apenas nas lojas Celeiro. Oferta limitada a um vale por embalagem. Não acumulável com outras promoções. Recorte pelo picotado e apresente o vale ao efetuar o pagamento do respetivo produto.

QUEIJO CURADO BIO MEIO GORDO CASA GRANDE DE XANCEDA

vale desconto

FLOCOS DE ARROZ BIO NATUREFOODS

vale desconto

- €0,50

- €1,50

COMFORT ZONE DIGEST COMPLEX SOLGAR

vale desconto

Válido até 30/09/2014. Desconto válido apenas nas lojas Celeiro. Oferta limitada a um vale por embalagem. Não acumulável com outras promoções. Recorte pelo picotado e apresente o vale ao efetuar o pagamento do respetivo produto.

Válido até 30/09/2014. Desconto válido apenas nas lojas Celeiro. Oferta limitada a um vale por embalagem. Não acumulável com outras promoções. Recorte pelo picotado e apresente o vale ao efetuar o pagamento do respetivo produto.

vale desconto

BOMBONS WUNSCH-PRALINE FRT FRANKONIA

vale desconto

- €1,00

GELATINA EM PÓ ABTEI

- €2,50

vale desconto

Válido até 30/09/2014. Desconto válido apenas nas lojas Celeiro. Oferta limitada a um vale por embalagem. Não acumulável com outras promoções. Recorte pelo picotado e apresente o vale ao efetuar o pagamento do respetivo produto.

- €2,00

vale desconto

EASY DIGEST ORTIS

vale desconto

- €2,00


51 VERテグ 2014


Vidaceleiro22 net  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you