Rui Chafes, Sob a pele - conversas com Sara Antónia Matos - excerto

Page 31

P_Chafes_Sara_Sob a pele.qxp:12x17 03/02/16 20:00 Página 31

capaz de desafiar o actual estado de superficialidade da civilização humana. Acho realmente que precisamos de avançar para um novo estágio, já chega de multiplicar os ecos deste caminho de facilidades e de mal-entendidos. Provavelmente, teremos de chegar agora à conclusão de que nos deparamos de novo, tal como no Modernismo, com a necessidade de questionar códigos já esgotados.

Dezembro de 2014, Atelier-Museu

No último dia, terminámos a conversa a falar sobre os desafios que se avizinham. Vivemos tempos de grandes mudanças… Claro que o mundo está em plena mudança, em muitos aspectos brutal. É inevitável que alguma coisa nova vá ter de aparecer. Ainda não sabemos de que forma o mundo da estética (e da arte) vai ser influenciado pelo mundo da técnica, ou conviver com ele. Tal como existe um antes e um depois da invenção da tipografia, também existirá um antes e um depois da Internet, em todos os cantos do planeta. Assistimos a uma revolução gigantesca e irreversível. É uma revolução tecnológica e, consequentemente, também moral e filosófica. Para os artistas, a Internet e todas as suas ferramentas e plataformas digitais têm permitido a construção de diversas mitologias individuais que se adaptam à «realidade do mercado». Isso pa-

31


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.