Boletim Informativo Edição 1148

Page 27

Guarapuava

Posse

Pesquisas da safra 2010/2011

Medianeira

No dia 2 de agosto o Grupo Agrass e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) divulgaram no Sindicato Rural de Guarapuava pesquisas realizadas durante a safra 2010/2011 sobre as culturas de milho, feijão e soja. Mais de 160 pessoas lotaram o anfiteatro do sindicato para acompanhar o evento. Além da pesquisa foram feitas palestras e debates visando o aumento da produtividade e a redução de custos na agricultura regional. O trabalho foi coordenado pelo professor Itacir Sandini, do Departamento de Agronomia da Unicentro.

O presidente Ivonir Lodi foi reeleito como presidente do Sindicato Rural de Medianeira. Junto com ele, Euclides Luciano Gasparrini foi eleito vice-presidente; Jair Berta secretário e Moises Piletti tesoureiro. A diretoria fica no cargo até 30 de julho de 2014.

Japurá

Uraí

JAA O Sindicato Rural de Uraí promoveu no dia 28 de julho mobilização sobre o curso Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) no Colégio Estadual Professora Regina Tokano. Mais de 80 alunos participaram do evento. Para a presidente do sindicato, Sueli Maria Bachim, a mobilização é fundamental para mostrar a importância do curso aos jovens. Segundo o supervisor do SENAR-PR, da regional de Londrina, Arthur Piazza Bergamin, “a intenção não é formar engenheiros ou veterinários, mas cidadãos cientes das suas responsabilidades e com preocupação profissional”. Acrescentou ainda que o curso oferece um leque de oportunidades, entre elas, a sucessão familiar.

Experiência de Vida Ao encerrar em julho passado mais uma turma do Programa Mulher Atual, o Sindicato Rural de Japurá tinha entre as participantes, Tharcilla Dias Godoy Rodrigues, 91 anos. Viúva, mãe de sete filhos, 27 netos, 36 bisnetos e 4 tataranetos. Apesar da idade, dona Tharcilla continua sendo uma mulher ativa, disposta e enxergou no Programa uma forma de “abrir a mente e se modernizar”. Criada na roça, ela conseguiu concluir apenas o ensino básico, filiou-se ao Sindicato de Japurá na sua fundação, em 1985, e sempre está presente nas assembléias.

Boletim Informativo do Sistema FAEP nº 1148 | Semana de 15 a 21 de agosto de 2011 | 27


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.