Issuu on Google+

ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO UFPEL

ALUNA SIRIANA ROGELIN FLORES TUTORA PRESENCIAL: SIMONE LAUX MÜNCHEN

PICADA CAFÉ, 04 DE DEZEMBRO DE 2011


Proposta Pedagógica integrando o uso de mídias e tecnologia para ser desenvolvida em um 4º ano. Experiência de observação da germinação do milho

Objetivo

Atividade Pedagógica

1º dia

- Realizar uma experiência para conhecer as etapas da germinação. - Criar um blog. - Inserir imagens e texto no blog. - Escrever um relatório sobre a experiência. - Lançar hipóteses. - Visitar os blogs dos colegas.

- Cada aluno planta cinco sementes de milho em algodão, rega e deixa em local iluminado. - Fotografar a experiência de cada um. - Cada aluno cria um blog. - Postar no blog as imagens obtidas, as alterações observadas e as hipóteses sobre o que irá acontecer no dia seguinte.

2º dia

- Observar as mudanças ocorridas na semente. - Registrar na tabela as mudanças percebidas na semente. - Lançar hipóteses. - Calcular o total de horas desde o início da experiência. - Realizar as postagens no blog. - Visitar os blogs dos

- Observar as mudanças da semente. - Escrever em uma tabela as modificações observadas, registrando horário, temperatura e data de observação. - Fazer também o cálculo do total de horas desde o início da experiência. - Fotografar as sementes. - Postar no blog as imagens obtidas, as alterações observadas e as hipóteses sobre o que irá acontecer no dia seguinte.

Disciplinas envolvidas - Ciências - Língua Portuguesa - Matemática - Informática Educativa

- Ciências - Língua Portuguesa - Matemática - Informática Educativa

Tecnologias e Mídias Câmera fotográfica, computador, internet, datashow, blog

Câmera fotográfica, computador, internet, blog

Resultados esperados - Conseguir criar um blog. - Compreender como inserir imagens e texto. - Relatar de forma clara e completa todas as etapas de realização da experiência. - Relatar de forma clara e completa todas as mudanças observadas na experiência. - Calcular corretamente o total de horas.


colegas.

3º dia

4º dia

- Observar as mudanças ocorridas na semente. - Registrar na tabela as mudanças percebidas na semente. - Lançar hipóteses. - Calcular o total de horas desde o início da experiência. - Realizar as postagens no blog. - Visitar os blogs dos colegas. - Observar as mudanças ocorridas na semente. - Registrar na tabela as mudanças percebidas na semente. - Lançar hipóteses. - Calcular o total de horas desde o início da experiência. - Realizar as postagens no blog. - Visitar os blogs dos colegas.

- Observar as mudanças da semente - Escrever em uma tabela as modificações observadas, registrando horário, temperatura e data de observação. - Fazer também o cálculo do total de horas desde o início da experiência. - Fotografar as sementes - Postar no blog as imagens obtidas, as alterações observadas e as hipóteses sobre o que irá acontecer no dia seguinte.

- Ciências - Língua Portuguesa - Matemática - Informática Educativa

Câmera fotográfica, computador, internet, blog

- Relatar de forma clara e completa todas as mudanças observadas na experiência. - Calcular corretamente o total de horas.

Observar as mudanças da semente Escrever em uma tabela as modificações observadas, registrando horário, temperatura e data de observação. Fazer também o cálculo do total de horas desde o início da experiência. Fotografar as sementes Postar no blog as imagens obtidas, as alterações observadas e as hipóteses sobre o que irá acontecer no dia seguinte.

- Ciências - Língua Portuguesa - Matemática - Informática Educativa

Câmera fotográfica, computador, internet, blog

- Relatar de forma clara e completa todas as mudanças observadas na experiência. - Calcular corretamente o total de horas.


5º dia

- Observar as mudanças ocorridas na semente. - Registrar na tabela as mudanças percebidas na semente. - Redigir a conclusão das observações. - Calcular o total de horas desde o início da experiência. - Realizar as postagens no blog. - Visitar os blogs dos colegas.

Observar as mudanças da semente Escrever em uma tabela as modificações observadas, registrando horário, temperatura e data de observação. Fazer também o cálculo do total de horas desde o início da experiência. Fotografar as sementes Postar no blog as imagens obtidas, as alterações observadas e o que concluiu com a experiência.

- Ciências - Língua Portuguesa - Matemática - Informática Educativa

Câmera fotográfica, computador, internet, blog

- Relatar de forma clara e completa todas as mudanças observadas na experiência. - Calcular corretamente o total de horas. - Redigir a conclusão da experiência levando em conta todas as observações realizadas.

Esta atividade precisa ser planejada com muita antecedência, pois depende da utilização de recursos compartilhados por muitos alunos da escola e necessita de reserva antecipada. Para criar o blog a professora utilizará o laboratório de informática com o datashow instalado. Cada aluno deverá criar uma conta no Google para posteriormente iniciar o seu blog. Tudo será feito por etapas, seguindo as orientações da professora. Calcula-se que levará em torno de 60 minutos para que todos concluam o seu blog. É importante que a professora tenha o registro do login e da senha que cada aluno criou a fim de evitar dificuldades no acesso ao blog.


Em sala de aula todos receberão as orientações sobre como plantar as suas sementes de milho no algodão. A professora irá fotografar cada uma das experiências. Em seguida cada um deverá escrever um relatório contando todas as etapas da realização da experiência, colocando também as suas hipóteses sobre o que irá acontecer. O relato e a imagem deverão ser postados no blog, com a orientação da professora. Os registros de observação deverão ser diários. Cada aluno terá uma tabela para escrever a data da observação, o horário, a temperatura, as mudanças observadas e as hipóteses sobre o que irá acontecer no dia seguinte. Eles também terão de calcular o total de horas de duração da experiência desde o seu início. Será feito um registro fotográfico de cada uma das experiências, diariamente. Tudo isso deverá ser postado no blog. Ao final dos cinco dias cada aluno, além de fazer as observações, anotações e imagens diárias, também terá de escrever a conclusão sobre o que foi observado. Tudo isto também será postado no blog. Para finalizar, cada aluno irá visitar o blog dos colegas para ver e fazer comentários. Acredito que esta proposta pedagógica poderá ser muito proveitosa aos alunos levando-se em conta não só a utilização de diferentes tecnologias, mas também o processo de construção de conhecimento através das observações, registros e trocas com os colegas. Após esta experiência poderiam surgir inúmeras possibilidades de novos projetos. Pode-se problematizar perguntando se todas as plantas nascem de sementes, quais são as partes, quais são suas necessidades, entre tantas outras questões que provavelmente irão surgir.


Proposta Pedagógica