Page 1

Catracas

Eletrônicas A nova tecnologia das Catracas eletônicas O que é metodologia? SO usado nas Catracas Eletrônicas

Power Point Prezi Fale de “TI”


Catracas Eletrônicas

As catracas eletrônicas, agora estão com a nova tecnologia de reconhecimento facial que disponibiliza uma segurança maior.

Com as catracas eletrônicas você pode, Ter controle maior das pessoas que estão no local.


A p r e s e n ta ç ã o

Sumário

A

revista apresenta , um conteúdo pesquisado

por nós, sobre as novas

catracas eletrônicas, que serão

utilizadas nos estádios da copa

de 2014 aqui no Brasil. Explicando tudo sobre as catracas eletrônicas, como o wardware usado

Pesquisa de metodologia

4

Software de apresentação Gráficos

Hardware

6

Sistema Operacional

9

Catracas eletrõnicas

10

Fale de “TI”

5 8

11

Apresentação

nos catracas, as suas vantagens e desvantagens, suas novas utilidades, e as outras tecnologias implantas e utilizadas junto as

catracas eletrônicas. Também há uma breve descrição sobre a área de Eduardo Augusto da Silva Moregenstern metodologia. 15 anos Mostra também sobre dois softwares de apresentação, o Prezi e o Power Point. Há também uma parte falando um pouco de cada u m dos integrantes dent r o d o C T I de como chegamos,

aprendemos e nos envolvemos

Gustavo Peiter de Moura 15 anos

no CTI dentro da SETREM.

João Guilherme Zawacki Siqueira 14 anos

3


Metodologia Foi entrevistado um proffissional da área de metodologia, Mariza Vargas Dias, professora da Escola Estadual de Ensino Médio Castelo Branco. Foi feita a entrevista atráves de um questionário, foram obtidas as seguintes respostas: Quando você começou a estudar metodologia? Estudou pela primeira vez metodologia na faculdade. Quando quis se especializar na metodologia? Comecei a estudar metodologia para me especializar por uma exigência do governo do estado para disciplina de seminário integrado. Quais os motivos que levou você a querer estudar metodologia? Só pela exigência do governo para a disciplina de seminário integrado. Quais as dificuldades que você encontrou na metodologia? Primeiro falte de bibliográfia da escola. Segundo lugar falta de curso de capacitação. Há quanto tempo você ensina metodologia? Há dois anos. Em que escolas você ensina metodologia? E. E. E. M. Castelo Branco Para você o que é metodologia? Metodologia é uma sequencia de atividades a serem desenvolvidas para alcançar seus objetivos.

4


O Power Point O PowerPoint é um software que permite a criação de materiais que podem ser apresentados por meio de um projetor. O uso desses materiais para anunciar um relatório ou uma proposta é chamado de apresentação. Com o PowerPoint, você pode criar telas que incorporam de forma eficiente texto colorido e fotografias, ilustrações, desenhos, tabelas e filmes, e que transitam de uma para a outra, como uma apresentação de slides. Você pode animar o texto e as ilustrações na tela, usando o recurso de animação, e também pode adicionar efeitos de som e narração. Além disso, você pode imprimir os materiais quando estiver fazendo uma apresentação.

O Prezi Prezi é uma ferramenta online totalmente diferente dos programas para a criação de apresentações em slide, a começar pelo simples fato de que o aplicativo não se limita ao espaço retangular dos slides. É similar ao pptPlex, um projeto da Microsoft Office Labs que traz esse tipo de funcionalidade para o Power Point. O usuário é apresentado à liberdade de organizar o conteúdo da maneira que ele quiser em um mapa visual, abrindo a possibilidade de criação de apresentações não-lineares. Você escreve as palavras e coloca os links, imagens e vídeos em uma única tela, explorando formatos e tamanhos que serão visualizados quando o zoom é aproximado ou afastado da imagem principal. Os círculos azuis parecem ser muito pequenos e os textos são um tanto difíceis de ler, mas quando você clica para ativá-los, os botões são aproximados como se tivesse dado zoom. Além do clique com o mouse, também há a opção, para os mais entrosados com a disposição das ferramentas, de usar das teclas de atalho para acionar um menu.

5


Gráficos Você ja ouviu falar das catracas eletrônicas?

80%

20%

Sim

Não

O gráfico acima traz as informações de quantas pessoas conhecem ou já ouviram falar das catracas eletrônicas.

O que você acha da tecnologia usada nas catracas eletrônicas? 70%

20% 10% 0%

Ótimo

Bom

Regular

Ruim

O gráfico acima traz as informações de o que as pessoas acham das tecnologias que são usadas nas novas catracas eletrônicas.

6


Gráficos O que você acha das catracas eletrônicas serem usadas a copa do mundo de 2014? 75

25

Bom

Ótimo

0

0

Regular

Ruim

Ográfico acima traz as informações do que as pessoas acham das novas catracas eletrônicas serem usadas na copa do mundo 2014.

Quanto a segurança que as catracas eletrônicas irão proporcionar, você está satisfeito? 90

10

Sim

Não

Ográfico acima traz as informações de que se as pessoas estão satisfeitas com a segurança proporcionadas por elas em questão a copa.

7


Hardware nas Catracas Eletrônicas

O que é hardware?

Hardware é a parte física de um computador, é formado pelos componentes eletrônicos, como por exemplo, circuitos de fios e luz, placas, utensílios, correntes, e qualquer outro material em estado físico, que seja necessário para fazer com o que computador funcione. O hardware é basicamente utilizado por computadores e eletrônicos. Qualquer equipamento como chaves, fechaduras, correntes e peças do próprio computador, são chamados de software. Os hardwares não se limitam apenas a computadores pessoas, também estão disponíveis em automóveis, aparelhos de celular e etc. O hardware das catracas eletrõnicas são as partes físicas delas, os componetes eletrônicos, circuitos de fios e luz, etc. Você pode ver nas imagens abaixo algumas partes do hardware das catracas eletrônicas.

8


Sistemas operacional usado nas catracas eletrônicas As catracas operam de forma on-line, conectados a um equipamento servidor para compartilhamento de bases de dados em tempo real, interligados em rede tipo TCP-IP.

to dependente de toques, o que tornava seu uso impraticável em equipamentos que não tivessem uma tela touchscreen. Para resolver isso, esta prévia disponibiliza a interação no trackpad.

Esta rede pode ser interligada a computador operando com sistema operacional WINDOWS. Sistema Operacional com a maior plataforma gráfica e com maior facilidade de trabalho com seu sistema disposto em janelas, temos várias versões: Windows98, Windows 2000, Windows ME, Windows XP, Windows Vista, Windows 7 e Windows 8. O Windows 8 acrescenta uma série de novos gestos baseados em toques e introduz uma ideia totalmente nova sobre como os apps devem parecer e se comportar na sua interface Metro, onde um aplicativo por vez toma conta de toda a tela e roda livre de distrações, como botões e barras de menus. A interface Metro tem um design simples, limpo e personalizável. Nela, você encontra a tela “Start” composta por mosaicos formado por “blocos” dinâmicos com animações, que podem simplesmente dar acesso a um aplicativo ou exibir informações atualizadas continuamente. Um dos grandes problemas das primeiras versões do Windows 8 era o fato de ele ser mui-

9


A Nova Tecnologia das Catracas Eletrônicas A tecnologia, são as novas catracas eletrônicas com uma nova tecnologia de reconhecimento facial que serão usadas na copa de 2014, para garantir maior segurança nos estádios. O sistema funciona junto com um cartão, onde deve ser utilizado em todos os jogos assistidos. Ao apresentar-se no estádio, o torcedor aproximará o ingresso no leitor, automaticamente uma foto (do rosto) em alta resolução será tirada e armazenada em um banco de dados. No próximo jogo, o sistema reconhecerá o rosto do torcedor e, caso a imagem não seja a mesma, o proprietário do cartão é avisado sobre o possível roubo. A nova tecnologia tem tudo para facilitar o trabalho da policia em casos de brigas, roubos, etc. Pois com o sistema de detecção pessoal,

10

fica muito fácil encontrar o autor de qualquer incidente, devido os seus dados pessoais. Esse sistema já foi usado no período da Copa do Mundo de 2010 na África e, provavelmente será usado no ano de 2014, como também nas Olimpíadas de 2016. O Protótipo será instalado e testado nos estádios Pacaembu, em São Paulo, e em Engenhão, Rio de Janeiro. As vantagens da nova tecnologia, é que com um reconhecimento facial nas catracas eletrônicas, um controle maior sobre o número de jogadores que estão no estádio será obtido e com o auxílio de câmeras terão um controle de onde os torcedores estarão. As desvantagens da nova tecnologia, é seu alto custo, que faz com que não fique disponível a todas as empresas.


Fale de “TI”

B

om, como grupo podemos dizer que passamos por dificuldades no CTI, no começo achavamos que seria fácil, mas como muitas vezes na vida nos enganamos, algumas vezes passava nas nossas cabeças a vontade de desistir,

pensando no que poderiamos estar fazendo no tempo que estavamos aqui, mas como em muitas pessoas a gente pensa em perder tudo o que começamos e aprendemos. Muitas coisas ja sabiamos mas algumas atividades que nos eram dadas nos perdiamos no assunto, não tinhamos ideias de como fazer, principalmente na questão do projeto, nas aulas em que nos davam exercícios para aprendermos como usar o programa ou aprender o geito certo de fazer tinhamos algumas ideias, mas na hora do prejeto as ideias não surgiam, ou tinhamos aquele peso de estar certo ou errado, mas agora estamos aprendendo e pegando o ritmo aos poucos, a se encontrar nas aulas, e botando em prática tudo o que aprendemos ao longo das aulas.

E d u a r d o A u g u s to da S i l v a M o r ge n s tern G u s ta v o P e i te r de M o u ra J oão G uilherme Z awacki S iqueira

11


Solução em Catracas Eletrônicas

Catracas Eletrônicas