Issuu on Google+

FILIADO À 3224-7090 FAX: 3224-7890

FITTEL

sinttelgoto@uol.com.br www.sinttelgoto.org.br

CUT

Boletim Informativo do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações, Telefonia Móvel, Centros de Atendimentos, Call Centers (Centro de Atendimento a Distancia), Transmissão de Dados, Correio Eletrônico, Serviços Troncalizados de Comunicação, Rádio Chamadas, Telemarketing, Projetos, Construção, Instalação e Operação de Equipamentos e Meios Físicos de Transmissão de Sinal, Similares e Operadores de Mesas Telefônicas dos Estados de Goiás e Tocantins

13/08 DATA:

12/03/2008

ATENTO

TRABALHADORES APROVAM PROPOSTA FEITA PELA EMPRESA O ano de 2007 foi marcado por intensa luta do Sinttel GO/TO em defesa dos trabalhadores da ATENTO. Essa empresa tentou de todas as formas precarizar as condições de trabalho da categoria, oferecendo propostas inaceitáveis de acordo, inclusive inferiores ao salário mínimo nacional. Por isso, para negociação de um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) justo, o sindicato precisou recorrer a diversos meios. O Sinttel contou com a mobilização dos companheiros e organizou paralisações dos trabalhadores, atos públicos em frente à empresa, recorreu ao Ministério Público e, com o aval da categoria, entrou na justiça contra a ATENTO, exigindo o cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho 2007.

Votos a favor: Votos contra: Votos brancos: Votos nulos: Total:

O sindicato lembra que a empresa inicialmente fez uma proposta absurda de piso salarial de R$ 320,00, dentre tantas outras ofertas insignificantes. Por isso considera que o fechamento desse acordo, com piso salarial de R$ 450,00, é uma grande conquista de todos. Isso só foi possível devido à confiança que os trabalhadores depositaram no sindicato. Caso a ATENTO não cumpra o que foi acordado na Justiça do Trabalho, o processo será reaberto e a empresa

O Sinttel GO/TO tentava negociar com a ATENTO desde 1 de abril de 2007. Mas a posição de intransigência da empresa em relação aos direitos dos trabalhadores foi mantida, por isso entramos no ano de 2008 com este impasse. Finalmente, no dia 06/03/2008, houve audiência para conciliação entre as partes onde essa empresa ofereceu uma proposta que se aproximou mais da vontade da categoria e, devido a isso, o sindicato a levou à deliberação dos trabalhadores. Na ASSEMBLÉIA GERAL, realizada em 11 de março de 2008, essa proposta foi apresentada aos trabalhadores da ATENTO, que decidiram, em votação fechada, por sua aprovação. Foram apurados os seguintes resultados:

1339 281 01 02 1623

arcará com as conseqüências cabíveis pelo descumprimento do acordo. É importante ressaltar que até 1 de outubro de 2008 será negociado novo Acordo Coletivo de Trabalho com a Atento. Nessa data o Sinttel GO/TO irá procurar o sindicato de São Paulo para realizarem negociações conjuntas, com o objetivo de dar mais força às reivindicações dos trabalhadores.

“COMPANHEIROS, UNIDOS SOMOS FORTES!” “ Trabalhador Sindicalizado é Trabalhador Respeitado” Gestão 2005/2009

Jornalista responsável: Rakell Aguiar (GO 01514 JP) Estagiária: Aline Cruz


2008-03-12-trabalhadores-aprovam-proposta-feita-pela-empresa