Page 1


O tempo de contribuição para aposentadoria integral, que corresponde a 100% da média de direito de cada trabalhador, será de 49 anos.

O tempo para ter direito à aposentaria integral aumentará em quase 20 anos.

A idade mínima para se aposentar será elevada automaticamente toda vez que aumentar a expectativa de vida.

Necessidade de 10 anos a mais de carteira assinada para ter direito a aposentadoria. Para receber aposentadoria integral é necessário trabalhar com carteira assinada desde os 16 anos.

A idade mínima de aposentadoria passará para 65 anos de idade, para homens e mulheres.

E se ficar desempregado por um tempo determinado não será possível aposentar-se aos 65 anos.

Os absurdos também se aplicam aos trabalhadores rurais, que trabalham de sol a sol, desconsiderando as condições mais pesadas do meio rural;

A reforma é machista, porque iguala a idade de mulheres e h o m e n s p a r a aposentarem,desconsiderando a sobrecarga das mulheres com o trabalho domestico e de cuidados.

Nas pensões por morte, o valor pago à viúva ou ao viúvo passará a ser de 50% do valor do benefício recebido pelo contribuinte que morreu, com um adicional de 10% para cada dependente do casal. As pensões poderão ser menores que o salário mínimo.

MICHEL TEMER SE APOSENTOU AOS 55 ANOS, EM 1996, NA FUNÇÃO DE PROCURADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO. TEMER TEVE RENDIMENTOS BRUTOS DE R$ 45.055,99 NO MÊS DE JUNHO DE 2016.

Relator da PEC 287 (PEC da Reforma da Previdência Social), deputado Arthur Maia, recebeu como doação para sua campanha eleitoral quase R$1,3 milhão de instituições que irão lucrar com a proposta de reforma da Previdência.

Fonte:Tribunal Superior Eleitoral

*A Previdência Social faz parte da Seguridade Social conforme os artigos 194 e 195 da Constituição Federal


- APÓIE E PARTICIPE DOS ATOS PÚBLICOS E REUNIÕES ORGANIZADAS PELO COMITÊ REGIONAL CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL - CONVERSE COM SEUS AMIGOS(AS), VIZINHOS(AS), FAMILIARES E COLEGAS DE TRABALHO SOBRE OS IMPACTOS DESSA PEC. - ORGANIZE UM NÚCLEO DO COMITÊ NO LOCAL DE TRABALHO, BAIRRO OU NA ENTIDADE QUE VOCÊ PARTICIPA. - DÚVIDAS, SUGESTÕES E OUTRAS INFORMAÇÕES? ENVIE UM E-MAIL PARA COMITECONTRAREFORMA@GMAIL.COM

Uma iniciativa de diversas organizações, movimentos sociais e entidades de trabalhadoras e trabalhadores de Uberlândia e região, o comitê é um instrumento necessário de luta contra a reforma da previdência social proposta pelo governo Temer, que tramita no Congresso Nacional como PEC 287/2016. Nossa organização é norteada pelos princípios democráticos, respeitando a pluralidade de ideias e está aberta para todas e todos que queiram somar esforços nessa luta.

facebook.com/comitecontrareforma

@ comitecontrareforma@gmail.com

Panfleto digital do Comitê Regional Contra a Reforma da Previdência Social  

Material elaborado pelo Comitê Regional Contra a Reforma da Previdência Social.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you