Issuu on Google+

Síntese Informativo Mensal do Movimento Pólen

“Permanecei no meu amor” (Jo 15,9). Setembro de 2012 / Ano XLII www.movimentopolen.com.br


Editorial Queridos Polens,

Na edição desta Síntese, temos a Palavra de Vida escrita pelo nosso diretor espiritual, Padre Pedro Adolino Martendal, tirada do Envangelho segundo São João, capítulo 15, em que Jesus nos convida a permanecer no Seu amor. Este mês iniciou com um dos enventos mais importantes para o nosso Movimento, o LV Retiro Básico, que ocorreu do dia 31/08 ao 02/09 na Casa de Retiros Vila Fátima (Morro das Pedras). Falando em eventos importantes, no dia 8 de setembro, sábado, temos nossa missa mensal e a festa de comemoração do Aniversário do Movimento Pólen. Antes, nos dias 5, 6 e 7 de setembro (quarta a sexta), temos o tríduo em ação de graças pelo 41º aniversário, 19:30h., na Catedral. Não vamos faltar a esse momento de horação de toda a família Pólen. No sábado seguinte, dia 15, 12:30h., temos a tradicional Feijoada Pólen a que além dos polens, familiares e amigos são convidados. Os convites já estão à venda pelo valor de R$ 25,00 (mais informações no nosso site: www.movimentopolen.com.br). Também no dia 15, temos a missa jovem. Missa jovem também no dia 29. No dia 30 teremos missa no Asilo Irmão Joaquim.

Por enquanto é isso, Henrique Mattos e Silva sintesepolen2012@gmail.com

2


Palavra de Vida “Permanecei no meu amor” (Jo 15,9). É um convite? É um apelo? É um mandamento? É uma conclusão prática de quem sabe que é amado por Jesus e em Jesus é amado pelo Pai e o Divino Espírito Santo? “Permanecei no meu amor” (Jo 15,9). Observemos bem, em que contexto se encontra este chamado do Coração de Jesus: “Permanecei no meu amor.” O contexto é da parábola da videira, uma parábola que nos ajuda a nos situarmos bem no corpo místico de Cristo. “Permanecei no meu amor” equivale à afirmação anterior na mesma parábola: “ Permanecei em mim e eu permanecerei em vós” (Jo 15,4) “Permanecei no meu amor” (Jo 15,9). O que nos liga a Cristo? Antes de tudo o amor do Pai por nós, manifestado em Cristo que nos ama a ponto de ter dado a sua vida por nós. O amor de Cristo por nós nos ligou vitalmente a Ele, de tal modo que sem ele não nos é possível dar frutos de santidade e de salvação. “Permanecei no meu amor” é como uma síntese de todos os convites, chamados, vocações, mandamentos que Deus tomou a iniciativa de nos fazer porque nos quer santos e salvos. É também a resposta que a Santíssima Trindade espera, pacientemente, de todos nós. “Permanecei no meu amor” (Jo 15,9). Durante os 41 anos de existência do Movimento Pólen, temos voltado, frequentemente, ao capítulo 15 do evangelho escrito por São João para ouvir esta palavra: “Permanecei no meu amor” (Jo 15,9). O verbo “Permanecer”, nesta parábola, não significa ponto de chegada, mas, garantia de mais vida; promessa de muitos frutos. “Aquele que permanece em mim, como eu nele, esse dá muito fruto, pois sem mim nada podeis fazer” (Jo 15,5). “Permanecei no meu amor” (Jo 15,9). O segredo, para se conseguir esta comunhão permanente com Cristo, a exemplo dos ramos com o tronco da videira, é observar os mandamentos de Deus. “Se observardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu observei o que mandou o meu Pai e permaneço no seu amor” (Jo 15,10). “Permanecei no meu amor” (Jo 15,9). É uma linda aventura, lutar para permanecer no amor de Cristo. Jesus promete felicidade, alegria e muitos frutos de santidade e salvação. Ajudemos os mais novos recém chegados do 55º Retiro Básico a fim de que eles e nós, todos, permaneçamos no amor de Cristo! Viver bem esta Palavra de Vida, capacita-nos a dar nossa contribuição para a Jornada Mundial da Juventude em 2013. “Permanecei no meu amor” (Jo 15,9).

Pe. Pedro Adolino Martendal Diretor Espiritual do Movimento Pólen

3


Testemunhos Testemunho sobre a participação na Equipe de Oração e Serviço do LV Retiro Básico: Cristiane Catarina Ventura da etapa de Opção, comunidade Vida Nova.

Sete de junho de dois mil e doze. O que aconteceu neste dia? Você se lembra? Eu me lembro. Dia 07 de junho foi quinta-feira, dia de Corpus Christi. Foi também o dia em que fui convidada para ser chefe da Equipe de Oração e Serviço do LV Retiro Básico do Movimento Pólen. Fiquei muito feliz com o convite e aceitei-o sem fazer ideia do que estava por vir. Dias depois algumas pessoas vieram me parabenizar pelo “sim”. Confesso que eu não entendia o porquê de tantos cumprimentos, mas conforme o tempo foi se passando eu percebi que o que eu não sabia, na verdade, era a dimensão do desafio que eu havia aceitado. Para muitas pessoas, organizar uma equipe de 20 pessoas pode não parecer um desafio muito grande. Mas para alguém como eu, que nunca havia coordenado um grupo com mais de cinco pessoas, isso foi suficiente para “roubar” o sono em muitas noites. Ainda durante a preparação do retiro, cometi alguns erros e com eles veio a insegurança, a aflição e o medo. Sim, medo. Medo de não estar preparada e de cometer novos erros. Agradeço ao João Germano, Nega, Ricardo, Rodriguinho e Pri. Vocês me apoiaram quando eu mais precisei. No retiro as atividades foram executas tão espontaneamente que eu não imaginava que seria tudo tão tranquilo. Não tenho dúvidas de que quem guiou a equipe foi Deus e de que as mãos dele estavam presentes em tudo o que foi feito. Agradeço o convite e a confiança que todos depositaram em mim. Espero ter alcançado as expectativas apesar de saber que o mérito não é meu, mas de toda equipe. Todo o cansaço e cada noite mal dormida valeram muito a pena. À Rosi, Erico, Patrícia, Manuel, Leila, Jheiny, Edmari, Henrique, Flavia, Alice, Gui, Luiz, Mari, Victor, Melyssa, Luísa, Lucas, Jackson e Amabily o meu muito obrigada. Se algum dia eu tiver uma oportunidade como essa outra vez, gostaria de ter cada um de vocês ao meu lado de novo. Obrigada pelo sim, por toda ajuda, por cada risada, enfim por cada momento que vocês me proporcionaram. Eu me sinto ligada a vocês como se nós todos fossemos amigos de longa data. Foi muito especial trabalhar com vocês. VALEU COZINHA! Por fim, gostaria de compartilhar com todos vocês uma carta que recebi no final da recepção da Vitória Hasckel Loch da etapa Básica, comunidade B: Cris, Quando você veio me convidar para participar do retiro básico, a primeira coisa que eu pensei foi recusar, por medo, por vergonha, e por achar que ficaria sozinha, mas depois de muita reflexão eu percebi que o melhor era “encarar” essa oportunidade, e ela veio na melhor hora. Era essa a oportunidade de que eu pensar e mudar as minhas atitudes, me tornar outra pessoa, uma pessoa melhor. Logo que eu cheguei para o retiro eu vi que tinha feito a melhor escolha. Tinha certeza de que a partir dessa minha escolha eu me tornaria outra Vitória, e tudo isso graças a você, graças a sua persistência.

4


E hoje, domingo dia 02 de setembro, eu tenho absoluta certeza de que quando eu sair daqui, eu não serei a mesma garota de quando eu entrei, porque agora eu faço parte do Pólen, e graças a Deus, que fez com que você me convidasse, eu continuarei nessa caminhada. Agora gostaria de te agradecer por isto, agradecer por você ter me dado a oportunidade de conhecer tantas pessoas, nas quais eu quero levar para a vida toda, criei meus amigos na fé, consegui esclarecer e resolver algumas coisas que eu necessitava, então MUITO OBRIGADA, te adoro. Beijos, Vitória Hasckel Loch Essa é a maior prova que podemos ter de que conseguimos alcançar o nosso objetivo e que cumprimos a nossa missão. Parabéns a todos aqueles que contribuíram para a realização desse retiro!!!

Testemunho sobre a participação na Equipe de Oração e Serviço do LV Retiro Básico: Rosiani Silveira Coelho da etapa de Casais, comunidade Maria do Sim. Oi pessoal! Todos em casa, com os pés no escalda-pés? Eu ainda não parei, queria ser filha neste momento e não mãe. Cheguei em casa, guardei todas as tralhas que levei para o retiro, limpei xixi e cocô de cachorro, passei pano no chão, separei e guardei as roupas que foram passadas na sexta, lavei louça, e agora 22:26 acho que vou conseguir ir dormir. Mas quero dizer que todos foram nota 10. Adorei trabalhar, rezar, rir e dividir o fim de semana com vocês. Estou cansada,com as mãos toda arrebentadas, mas feliz. Valeu a pena ter dito sim. Obrigada por serem também um pouquinho meus filhos neste fim de semana, pelo carinho e atenção. VALEU, COZINHA!

Testemunho sobre a participação na Equipe de Oração e Serviço do LV Retiro Básico: Lucas Brandini da etapa de Aprofundamento, comunidade Cristo Ressuscitado. Foi um retiro que acho que deve ter tocado corações de muitas pessoas que o fizeram esse final de semana e também acho que de algumas pessoas que já fizeram e também foram tocadas!, a cozinha foi uma beleza, muito engraçada, e nunca esquecendo do seu princípio!, a oração!, gostei muito de conviver esses 3 dias com todo esse pessoal, Pessoal que estava na cozinha, Obrigado pela experiência! #DaleCozinha

Testemunho sobre a participação no LV Retiro Básico: Letícia Borba Mondo da etapa de Básica. Assim que fui convidada pela minha colega de classe, Luiza, para o Retiro, eu me interessei. Havia me dito que me ajudaria com meus problemas e que eu iria me sentir melhor depois, pois também havia sido mudada com a experiência nova. Encorajada pelo meu pai, assim fui. Estava com medo de me sentir excluída por não conhecer muitas pessoas que lá estariam, nem falar muito com elas, mas foi totalmente o contrário. Fomos muito bem recebidos, sempre de

5


braços abertos e pude me sentir, realmente, em casa. Senti-me como se fossemos uma grande família e que havíamos ido àquele lugar paradisíaco passar um final de semana de férias. Tudo muito planejado e preparado com muito carinho, como gostaram de dizer, e pude sentir isso do fundo do coração. Senti-me como se cada grão de arroz, cada gole de suco fosse uma dose de amor depositada em meu corpo. Palestras, algumas um pouco compridas de mais, outras sérias de mais, mas muito interessantes. Houve muitos momentos de descontrações, incluídos tombos das cadeiras da Sala de Palestras. Cantos sempre animando a galera, mantendo os cansados alertas e reivindicando a fé dentro de nossos corações, mantendo a chama da paixão por Cristo acessa. Missas profundas, nas quais eu, muitas vezes me emocionei e pus-me a chorar. Creio eu, que o mais importante foi o Encontro com Maria, que a Gabriela conduziu. Foi um momento muito lindo, que eu não pude conter minha emoção e sei que muitas outras pessoas também foram tocadas naquele momento. Fomos acolhidos por cada pessoa, seja ela da cozinha, da coordenação ou do auxílio ou mesmo os próprios retirantes de uma forma que parecíamos ser conhecidos por eles desde criança. Tivemos oportunidade de conhecer várias pessoas boas, de bom coração, que, por muitas vezes, já nos esbarramos pelas ruas, mas nunca paramos para pensar quem é, de onde vem, ou o que faz. Acabamos por conhecer e fazer parte da história de cada uma das pessoas, e sinto-me muito importante por tal fato. Um grupo gigante, de cerca de 50 pessoas, reunidas em prol de um bem comum tão puro e simples, que resultou em uma grande família feliz. Dividimo-nos em quatro comunidades de 15 pessoas, cada qual com seus respectivos “pais e mães” e seus “filhos”. Estou realizada, pois adorei viver esses 2 dias e 3 noites cercada de pessoas que queriam amar mais do que ser amados. Minha “família”, como gosto de chamar, é unida e quase todos estudamos em uma mesma escola, o que facilita a comunicação fora do Movimento, além de que nossa mãe, Izabel, e nosso pai, Carlos, são muito legais e gentis. Pessoas que, como eu, não tem uma família biológica com esta estrutura familiar, podem ter a oportunidade que estou tendo, de ter uma segunda família que te apoia tal qual a original. Voltei pra casa me sentindo outra pessoa. Voltei tão bem comigo mesma e tão decidida do que fazer, de que caminho seguir que mal me reconheço. Sinto-me mais viva.

6


Setembro é o mês da Bíblia

7


Agenda Pólen - 2012

Setembro 04/09/2012 - Comunidade Central 05 a 07/09/2012 - Tríduo do Aniversário Pólen 08/09/2012 - Missa Mensal 08/09/2012 - Aniversário Pólen 15/09/2012 - Missa Jovem 15/09/2012 - Feijoada Pólen 29/09/2012 - Missa Jovem 30/09/2012 - Missa no Asilo

Outubro 02/10/2012 - Comunidade Central 06/10/2012 - Missa Mensal 20/10/2012 - Missa Jovem 21/10/2012 - Gincana Pólen

8


Aniversariantes do Mês de Setembro 02/09 - Sarah Espíndola de Castro

22/09 - Adriana Ferrúa Esteves

Etapa: Renovação

Füllgraf

06/09 - Bianca Schmitt Stahelin

Etapa: Casais

Etapa: Aprofundamento

Comunidade: Maria do Sim

Comunidade: Cristo Encarnado

26/09 - Guilherme Hahn

07/09 - Fernanda Espíndola Vieira

Etapa: Opção

Etapa: Básico

26/09 - Tamiles Campos da Silva Etapa: Renovação

10/09 - Klaus Eduardo Mouta Wojcikiewicz

Comunidade: Bem-aventurados

Etapa: Casais

27/09 - Ademir Coelho

Comunidade: Espírito Santo

Etapa: Renovação

11/09 - Alex Vitorino Vieira

Comunidade: Bem-aventurados

Etapa: Opção

28/09 - Thaisy Meneghel Vieira

Comunidade: Vida Nova

Etapa: Básico

12/09 - Washington Luiz

29/09 - Raquel Heloísa Guedes

Bittencourt

Vieira

Etapa: Básico

Etapa: Casais

15/09 - Charles Stuart da Silva

Comunidade: Maria do Sim

Etapa: Casais

29/09 - Priscila Medeiros

Comunidade: Salve Rainha

Wagenführ Matos

16/09 - Simone May e Silva

Etapa: Casais

Borges

Comunidade: Espírito Santo

Etapa: Casais

30/09 - Louredir José Xavier

Comunidade: Salve Rainha

Etapa: Casais Comunidade: Sagrada Família

18/09 - Valdirene Mattos e Silva Etapa: Casais

30/09 - Maicos Albrecht da Luz

Comunidade: Maria do Sim

Etapa: Aprofundamento Comunidade: Cristo Encarnado

20/09 - Everson Roberto Telli Etapa: Aprofundamento

9


Síntese Pólen - Setembro 2012