Page 1

Síntese Informativo Mensal do Movimento Pólen

“Vê! A tua fé te salvou” (Lc 18,42). Julho de 2012 / Ano XLI www.movimentopolen.com.br


Editorial Queridos Polens,

Nesta Síntese temos dois testemunhos relacionados ao Dia do Lazer, que ocorreu no dia 27/05 no Grêmio do HU, quatro testemunhos referentes ao Retiro de Aprofundamento, que aconteceu do dia 15 ao 17 de junho, no Cenáculo Rosa Mística, e também um testemunho da comunidade de Opção Vida Nova que fala sobre a escolha do seu nome. A Palavra de Vida escrita pelo nosso Diretor Espiritual Pe. Pedro Adolino Martendal, a fala sobre uma das grandes manifestações do amor misericordioso do Sagrado Coração de Jesus. No sábado dia 07 temos dois eventos bem importantes, o EAzinho, um encontro curto de avaliação e planejamento, e a nossa Missa Mensal. Outro evento importante, é Festa Junina Pólen, que vai ocorrer no dia 21/07. Mais informações em breve no site do Movimento. (www.movimentopolen.com.br).

Por enquanto é isso, Henrique Mattos e Silva sintesepolen2012@gmail.com

2


Palavra de Vida “Vê! A tua fé te salvou” (Lc 18,42) Esta palavra “Vê! A tua fé te salvou” é uma das grandes manifestações do amor misericordioso do Sagrado Coração de Jesus, a um dos muitos cegos que Jesus encontrou nos caminhos da Terra Santa. Desta vez, Jesus estava se dirigindo a um cego de Jericó. “Vê! A tua fé te salvou” (Lc 18,42) O Evangelista São Lucas fala desse homem cego. Nosso Senhor encontrou-o sentado à beira da estrada. A cegueira deixara-o mendigo. Há não muitos anos, o “ceguinho” ou a “ceguinha” (assim eram tratados por compaixão) eram encontrados nos caminhos de mão dada a uma criança ou adolescente que os guiavam às casas dos outros para pedir esmolas. A cada moeda que recebiam, “Deus lhe pague”: era o seu agradecimento. O cego de Jericó, naquele dia, sentindo muita gente caminhando pela estrada, perguntou à pessoa que se aproximou dele com a moeda da caridade: “O que está acontecendo”? Diversas pessoas disseram-lhe ao mesmo tempo: “Jesus Nazareno está passando”. Certamente já ouvira falar de Jesus de Nazaré alguma vez. Foi o suficiente para o cego fazer uma oração em alta voz, aos gritos: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim”. A Boa Notícia que alguém lhe dera a respeito de Jesus Cristo, fora suficiente para despertar no seu coração o desejo de um dia poder se encontrar com Ele. Quando chegou o dia tão esperado, a porta da fé se abriu em seu coração e gritou: “Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim”. “As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas, ele gritara mais ainda: “Filho de Davi, tem compaixão de mim”. Jesus parou e mandou que lhe trouxessem o cego. Quando ele chegou perto, Jesus perguntou: “Que queres que eu faça”? O cego respondeu: “Senhor, que eu veja”. Jesus disse: “Vê! A tua fé te salvou”. No mesmo instante, o cego começou a enxergar de novo e foi seguindo Jesus glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu glória a Deus.

“Vê! A tua fé te salvou” (Lc 18,42)

No ano da fé que está por vir em 11 de outubro próximo, e irá até 24 de novembro de 2013, queremos ter muitos encontros com o Divino Mestre, na esperança de que Ele abra sempre mais a porta da fé em nós e diga também a vós “Vê! A tua fé te salvou”. Que a nossa visão de fé de todos os valores humanos e cristãos se dilate e se aprofunde! “Desejamos que este Ano suscite, em cada crente, o anseio de confessar a fé plenamente e com renovada convicção, com confiança e esperança”. (Bento XVI) Que em cada dia deste ano, professemos a sós ou com outros irmãos o nosso Credo católico e apostólico. Alcançaremos, então, muita luz do Alto para vivermos com fidelidade a nossa Fé. “Vê! A tua fé te salvou” (Lc 18,42)

Pe. Pedro Adolino Martendal Diretor Espiritual do Movimento Pólen

3


Testemunhos Testemunho sobre a participação no Dia do Lazer 2012: Bruno Carlos da Rosa Gomes da etapa de Renovação, comunidade Amor Divino.

Com uma previsão do tempo incerta para aquele fim de semana, a realidade acabou sendo outra: um dia ensolarado num período onde a chuva é comum. Foi assim que começou o Dia de Lazer: com um céu sem nuvens e pessoas dispostas a aproveitar aquele dia, no Grêmio do HU. Vi que, pelo jeito, as preces da Equipe de Acolhida foram atendidas, não é mesmo Larissa? Um campo de futebol vazio convidava a todos para jogar bola desde o primeiro momento em que chegamos e o salão do local já estava arrumado para alguns jogos de mesa (sendo Master e Perfil os jogos de referência). Mesmo com a simplicidade deste dia, há dois pontos que eu gostaria de destacar: A presença dos polens e a organização da Equipe de Acolhida, que foram fundamentais para que aquele domingo, dia 27/05, fosse um ótimo dia.

Testemunho sobre a participação no Dia do Lazer 2012: Gabriella Esteves da etapa de Aprofundamento, comunidade Cristo Encarnado.

"Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles". (Mt 18,20) Escolhi esse trecho da Palavra para começar o meu testemunho referente ao Dia de Lazer... Foi um dia maravilhoso! Os jovens do Movimento Pólen e até mesmo os colegas de fora se uniram para um dia diferente: jogos, conversas, risadas, cachorro-quente, oração, fé e união! Oração? Sim!!!! Não deixamos de orar nem para brincar! ;) Alguns escolheram o esporte, outros Imagem e Ação, outros Detetive, outros UNO, outros "A cidade dorme" e, por fim, outros optaram apenas por se divertir conversando e trocando ideias com seus amigos! O que mais me chama a atenção no Movimento Pólen é a UNIÃO. Confesso que nunca vi uma união tão bonita tanto nos momentos bons como nos ruins. Não falo somente da união feita de presença, estou falando também da união para a força da oração! No próprio Dia de Lazer oramos pela Milena, que muitos não conhecem, mas mesmo assim, não deixaram de orar, pois sabem que a força da oração move montanhas, pois ela é feita com Fé e a Fé move montanhas! Ah! Já ia me esquecendo... Tínhamos conosco nesse Dia de Lazer um mascote: um filhote de cachorro muito fofo encontrado na rua pelo nosso irmão Matheus. Lá ele ganhou comida, água, carinho e companhia! Nos divertimos bastante até com ele! É bacana e valeu muito a pena!!! Obrigada Movimento Pólen por me ensinar cada dia mais a ter uma vida cristã!

Comentário da Equipe de Síntese e Comunicação: veja as fotos do Dia de Lazer na galeria de fotos da página do Movimento (inclusive do cachorro)

4


Testemunho sobre a participação no Retiro de Aprofundamento 2012: Maria Marta de Lacerda da etapa de Renovação, comunidade Vinha do Senhor.

Nesse final de semana de 15 a 17 de junho, aconteceu o Retiro de Aprofundamento. Foi um final de semana muito abençoado. Deu para perceber que os retirantes estavam totalmente em clima de retiro e que, com certeza, conseguiram aprofundar um pouco mais a sua fé, com as meditações e palestras que aconteceram. Em particular, gostei muito do retiro e tentei aproveitar cada momento, aprofundei mais a minha fé, aprendi muito com as palestras e meditações, que eram muito interessantes. Com muita unidade entre a Bom Pastor se manteve o clima de oração e o ambiente de retiro e essa unidade foi passada para os retirantes.

Testemunho sobre a participação no Retiro de Aprofundamento 2012: Patrícia Mayer da etapa de Aprofundamento, comunidade Cristo Encarnado.

O Retiro de Aprofundamento do ano de 2012 foi uma experiência muito especial e que ficará marcada para sempre em meu coração. Desde a reunião, uma semana antes do retiro, percebi que tudo estava sendo feito com muito carinho. Quando cheguei ao Cenáculo Rosa Mística, tudo e mais um pouco do que eu imaginei se concretizou, desde a apresentação até o último momento no qual foi entregue o tão desejado livro que nos mostra o estilo de vida de um pólen, uma vida com Deus. Poder reencontrar aqueles que eu não via há quase um ano foi uma imensa alegria, e também ver os meus amigos de comunidade, meus irmãos, lá unidos foi uma sensação inexplicável, verdadeira manifestação de amor. Os palestrantes, todos iluminados pelo Espírito Santo, nos mostraram a beleza da vida cristã e apresentaram conhecimento para aprofundarmos a nossa fé e sinto que a sementinha plantada no Retiro Básico está crescendo em cada um que foi ao Rosa Mística e, deixando tudo de lado, futebol, novela, trabalhos escolares, aceitou se retirar para fortalecer a sua vida espiritual. Só tenho a agradecer a Deus por ter me dado à graça de conhecer o Movimento Pólen, o qual é muito importante em minha vida, e desejo que as novas comunidades que se formaram continuem firmes na caminhada, cuidando sempre da sementinha dentro de cada coração, amando uns aos outros como Cristo nos ensinou.

Testemunho sobre a participação no Retiro de Aprofundamento 2012: Priscila da Costa da etapa de Aprofundamento, comunidade Cristo Encarnado.

“Avistei ao longe algumas flores. Esbocei um sorriso e me aproximei. Eram de plástico. Não consegui esconder a decepção. Alguém lembrou, na tentativa de me consolar, que as flores de plástico poderiam durar para sempre. Achei estranho aquele comentário. Jamais me conquistaria uma beleza eternamente artificial. Escolheria, sem dúvida, a fragilidade e o perfume das flores de

5


verdade, mesmo que essas flores durassem apenas alguns dias ao meu lado”. Essas palavras de Dalcides Biscalquin fizeram-me pensar em que tipo de vida eu estava levando, era ao lado das flores artificiais? Estava a viver as coisas mundanas? Sem consequências, sem verdade, sem Deus? Sim, era essa a resposta, e nesse instante decidi sair da superficialidade, da hipocrisia. Deus então se encarregou de mostra-me um caminho, colocando pessoas abençoadas na minha frente, conhecidos como: Movimento Pólen. Percebendo a beleza das coisas reais, percebi Deus, percebi os amigos, e também minhas fragilidades. Agora queria ser basicamente aquele dito popular: Que seja verdadeiro enquanto dure. Sim, que seja verdadeiro, no amor de Cristo, na alegria pascal, até porque, mesmo que a flor verdadeira seja frágil e durem poucos dias, se bem cuidada, regada, ela viverá... Primeiramente gostaria de agradecer a Deus por ser meu pastor, e não deixar-me para trás. Na sequência, agradeço a todas suas ovelhas, seus servos, que nos ensinamentos de Jesus Cristo colocaram em prática todo o seu amor. “Porque amar é uma decisão, não é um sentimento. Amar é dedicação. Amar é um verbo e o fruto dessa ação é o amor. O amor é o exercício da jardinagem [...]” passagem do livro Ágape de Padre Marcelo Rossi. O Retiro de Aprofundamento foi, sem duvida, uma das mais belas experiências do amor de Jesus Cristo por nós. “[...] Senhor, eu Conheço a tua voz. É que às vezes a surdez toma conta de mim. Eu sou tua ovelha senhor. Não permita que eu me perca, que eu me desvie do teu rebanho. Mas se eu me perder, eu te peço, Senhor Vem me encontrar”. Amém. Filha de Deus Priscila da Costa

Testemunho sobre a participação no Retiro de Aprofundamento 2012: Agnes Madian da etapa de Aprofundamento, comunidade Cristo Encarnado.

Quando Deus me chamou a fazer o Retiro Básico, confesso que não imaginava que continuaria no Movimento até as etapas seguintes, mas lá mesmo, no morro das pedras, me encantei com o Movimento e percebi que queria continuar. Quando foi se aproximando a data do Retiro de Aprofundamento, perguntei a Deus se era realmente da vontade Dele que eu fosse e hoje só tenho a agradecer por ter ido. Desde o momento em que se chega à casa, consegue-se perceber que tudo o que é feito é feito por amor e pelo Amor. Podemos ver Deus em cada cantinho, em cada lembrancinha, em cada sorriso, em cada refeição, enfim, em tudo. Além disso, é sempre muito bom estar onde nos sentimos bem acolhidos e é assim que me sinto quando estou com as pessoas do Pólen. As palestras e meditações foram muito enriquecedoras. Mesmo quando se tratava de um tema que já conhecia, sempre tinha algo que me acrescentava, algo que nunca havia parado pra pensar ou outro ponto de vista que, talvez, sozinha eu jamais veria. E quanto à Mística, fiquei encantada: como pode tanta grandeza caber em um livro tão pequeno? É, tem coisas que não se explica... Tenho muito a agradecer a Deus por ter colocado o Pólen no meu caminho; e só tenho a agradecer ao Pólen, que tanto acrescentou na minha vida. Muito obrigada.

6


Justificativa para o nome da comunidade de opção “Vida Nova”: A missão da Igreja é evangelizar, anunciar a boa nova, a notícia da vida nova a ser disseminada e espalhada pelo mundo. Nós, cristãos, devemos buscar permanentemente a santidade. Devemos visualizar os erros cometidos e depois demonstrar nosso arrependimento, traçando um novo caminho que nos coloque em uma vida nova fundamentada no amor. Essa experiência de vida nova foi proporcionada a nós no retiro, com a dinâmica do homem velho e homem novo, como exercício para que pudéssemos ver e nos arrepender dos erros cometidos, buscando um ciclo de constante conversão. Um homem novo, e portanto, uma vida nova. Utilizando as palavras do documento da CNBB, “Sou católico. Vivo minha fé.” Em sua página 65, justifica a escolha: “O Espírito Santo conforma o homem e a mulher a Jesus Cristo, homem novo, tornando-os verdadeiros seguidores do Senhor ressuscitado e suas autênticas testemunhas. Deste modo, quem está em Cristo é uma nova criatura e consegue viver em comunhão com Deus; as relações consigo mesmo, com os outros e com o mundo se transformam à luz de sua relação com Deus, a ponto de poder afirmar como o apóstolo Paulo: ‘Eu vivo, mas não eu: é Cristo que vive em mim’(Gl 2,20). O encontro com o Senhor é o início contagiante desta vida nova.” Ainda, destacando outro trecho do mesmo documento da CNBB, agora nas páginas 22 e 23. “O católico vive um processo permanente de conversão rumo à sua plena realização humana e cristã na sua santidade, para isso recebe preciosa e indispensável ajuda da Igreja, mãe e mestra, que orienta sua conduta moral, em meio aos inúmeros desafios e situações complexas do mundo, para que possa viver a vida nova em Cristo.” Vida Nova é a escolha para o nome desta comunidade de opção. Com ela atribuímos uma identidade à comunidade e impulsionados por esse sentido queremos ser sinal do reino, entendendo que nossa vocação passa pelo testemunho vivo desta vida nova.

7


Agenda Pólen - 2011

Julho 03/07/2012 - Comunidade Central 04/07/2012 - Aniversário de Ordenação Sacerdotal do Padre Pedro Adolino Martental 07/07/2012 - Missa Mensal 07/07/2012 - Eazinho 21/07/2012 - Missa Jovem 21/07/2012 - Festa Junina 30/07/2012 - Missa no Asilo

Agosto 04/08/2012 - Missa Mensal 07/08/2012 - Comunidade Central 18/08/2012 - Missa Jovem 26/08/2012 - Aniversário Pólen 30/08/2012 - Adoração 31/08/2012 - Retiro Básico

8


Aniversariantes do Mês de Julho 02/07 - Guarany Davila Fagundes

21/07 - Daniel Vicente

Etapa: Casais

Etapa: Casais

Comunidade: Salve Rainha

Comunidade: Mãe Peregrina

04/07 - Luiza Helena Justino

22/07 - Bruna Aparecida Gomes

Etapa: Aprofundamento

de Barros

Comunidade: Cristo Encarnado

Etapa: Renovação

14/07 - Tiago Vicente Santana

Comunidade: Amor Divino

Etapa: Renovação

22/07 - Brenda Schimitt Stahelin

16/07 - Padre Pedro Anolino

Comunidade: Sem comunidade

Martendal

23/07 - José Ricardo Pires

Diretor Espiritual

Etapa: Casais

18/07 - Cristiane Catarina Ventura

Comunidade: Mãe Peregrina

Etapa: Opção

28/07 - Carlos Augusto da Silva

Comunidade: Vida Nova

Etapa: Casais

18/07 - Elisa Vieira Queiroz

Comunidade: Maria do Sim

Comunidade: Sem comunidade

28/07 - Cristofer Cesar da Silveira

19/07 - Rafaella Rodrigues

Comunidade: Sem comunidade

Medeiros

28/07 - Diego Antonio Kreich

Etapa: Renovação

Comunidade: Sem comunidade

20/07 - Vitor Souza Cardoso Etapa: Opção Comunidade: Amigos por Cristo

9


Síntese Pólen - Julho 2012  

Síntese Pólen - Julho 2012

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you