Issuu on Google+

www.singularidades.com.br

SINGULARIDADES 2011

GUIA CULTURAL


Todos os anos, ao iniciar o ano letivo, o Instituto Singularidades realiza a Semana Singularidades de Educação e Cultura. Esta é uma semana de atividades culturais e que visa à integração solidária dos alunos ingressantes com os demais estudantes do curso. Este Guia Cultural é o produto do trabalho de visitação e pesquisa dos estudantes, calouros e veteranos do curso de Pedagogia, realizado durante a Semana Singularidades de Educação e Cultura, que ocorreu no período de 14/02/2011 a 18/02/2011. Neste ano de 2011, inauguramos com este Guia a produção de materiais e eventos comemorativos do 10º aniversário do Instituto Singularidades. Pretendemos com esta produção contribuir com a comunidade do entorno, ofertando-lhe um guia de orientação de equipamentos socioculturais presentes na região do Largo de Pinheiros. Esperamos que sua utilização possa representar a sistematização das práticas de intervenção social e difusão cultural do Instituto Singularidades com vistas a uma convivência cidadã! Gisela Wajskop Diretora Geral


ARTES PLÁSTICAS 1. Instituto Tomie Ohtake Ao longe, avista-se o edifício projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake, filho da artista plástica japonesa Tomie Ohtake, radicada no Brasil desde a década de 40. A arquitetura do Instituto é um exemplo da arte contemporânea, com amplos espaços para exposições, palestras, workshops e projetos especiais, voltados à formação de professores e ao público em geral.

No período de 10 de fevereiro a 03 de abril, o Instituto recebeu a exposição “Miragens – Arte Contemporânea no mundo Islâmico “, além da exposição “Veja Ilustre Passageiro, O Atelier Minga e os Cartazes de Bonde”, de 10 de fevereiro a 10 de abril. Horário de Atendimento: de terça a domingo, das 11h às 20h. Telefone: (11) 2245 - 1900 Endereço: Av. Faria Lima, 201 (entrada pela Rua Coropés), Pinheiros, São Paulo. - Entrada gratuita.

www.institutotomieohtake.org.br


ARTES PLÁSTICAS - FOTOS DE ALUNOS


ARTES PLÁSTICAS 2. CBB (Centro Brasileiro Britânico) Retrato da cultura britânica, essa instituição privada oferece três espaços abertos ao público: duas galerias para exposições artísticas e uma biblioteca, com um amplo acervo de livros. O CBB oferece programações culturais, como peças teatrais e filmes, sendo necessário associar-se à Instituição para apreciar os eventos.

Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Telefone: 2126-7560 / Fax: 2126-7564 - Endereço: Rua Ferreira de Araújo, 741 Pinheiros, São Paulo.

centro.info@britishcouncil.org.br


LIVROS 1. FNAC PINHEIROS

A FNAC (Féderation Nationale d’Achals pour Cadres), em português, Federação Nacional de Compra de Quadros, nasceu na França como uma associação que comercializava apenas quadros. A partir de 1974, passou a vender livros e, em 2000, chegou ao Brasil, estabelecendo-se como a primeira loja de São Paulo a oferecer uma ampla quantidade de produtos destinados à cultura e ao lazer. Hoje, a FNAC Pinheiros conta com um exemplar acervo de livros divididos em diversas seções, além de diversificados e confortáveis espaços, como a revistaria (destaque para as revistas de educação); infantil (com eventos de contação de histórias); “colecionáveis” (com bonecos, camisetas, LPs etc); CDs e DVDs e, ainda, espaço para shows e exposições. A FNAC Pinheiros conta com café, estacionamento no local e aceita pagamentos com cartões de débito e crédito. Horário de Atendimento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 21h. Telefone: (11) 3579-2000 - Endereço: Praça dos Omaguás, 34, Pinheiros, São Paulo.

www.fnac.com.br www.fnac.com.br


2. Livraria da Vila

Ao visitar a Livraria, não deixe de saborear um delicioso café, com direito à leitura embaixo de uma árvore e descontos em suas compras.

Parada obrigatória na Vila Madalena há 25 anos, a Livraria da Vila concentra um vasto acervo de livros, revistas, DVDs e CDs. Também conta com espaços aconchegantes para palestras, cursos, contação de histórias, workshop, pocketshow, lançamentos e apresentações teatrais.

Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h; sábados, das 10h às 20h e domingos, das 11h às 20h. - Endereço: Rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena, São Paulo.

www.livrariadavila.com.br


SEBOs Presentes nas principais cidades do mundo e longe de serem empoeirados e cheios de livros velhos, os sebos hoje são lugares modernos, que além de oferecerem livros seminovos e raridades, trazem os títulos encontrados nas principais livrarias e ainda mais: CDs, DVDs, LPs e VHS. Você está buscando um livro novo, um livro raro? Procura por preços especiais ou quer vender um livro? Então, sua opção é ir a um dos vários sebos da Avenida Pedroso de Morais, em Pinheiros. Confira os endereços:

Sebo Cultural Tel: 3031-6797 Av. Pedroso de Morais, 833.

Sebo Pinheiros Tel: 3031-8761 Av. Pedroso de Morais, 794. www.quatilivreiro.com.br

Sebo Alternativa Tel: 3031-0980 Av. Pedroso de Morais, 816. contato@sebolternativa.com.br

Sebo Dom Quixote Tel: 3032-3001 Av. Pedroso de Morais, 824.

Sebo Red Star Segundo o proprietário do Sebo Pinheiros, Luciano, “nem sempre o livro mais raro é o mais caro”. Por essa razão, vale conferir a diversidade dos acervos nos diversos sebos e investir, inclusive, em obras assinadas e raras.

Tel: 3032-4042 Av. Pedroso de Morais, 811. www.redstarteodoro. estantevirtual.com.br

Sebo Avalovara Tel: 3815-7215 Av. Pedroso de Morais, 809. www.seboavalovara.com.br


PARQUES 1. Praça Victor Civita Construída em um local onde funcionou um antigo lixão e um incinerador no período de1949 a1989, o projeto da Praça Victor Civita tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas da região. Passeando pela Praça, é possível contemplar espaços feitos com madeira legalizada, construídos em deques suspensos, o que evita o contato dos visitantes e dos funcionários do local com o solo contaminado, além de hortas verticais e circulares, espelho d´água, (re)uso da água da chuva e criação de lambaris com água de esgoto tratada, tudo isso graças a tecnologias inovadoras que visam à sustentabilidade. Podemos também encontrar na praça várias espécies utilizadas na produção de biocombustível e espaços destinados às pessoas que desejam se exercitar, caminhar ou mesmo assistir a eventos diversos. A ONG Verdescola trabalha na Praça, incentivando a ideia de sustentabilidade, por meio de atividades educativas que seguem os princípios dos 3R: Reciclagem, Reutilização e Redução.

Horário de funcionamento: das 6h30 às 19h Telefone: 3031-3689 | (a visita monitorada pode ser agendada todos os dias, exceto às sextas feiras). Endereço: Rua Sumidouro, 580, Pinheiros, São Paulo.


2. SESC PINHEIROS Criada com o objetivo de promover o bem estar social, a qualidade de vida e o desenvolvimento cultural há 64 anos, o Sesc vem apostando na ampliação do acesso à cultura, esporte e lazer, atendendo as mais diversas classes sociais, faixas etárias e necessidades. O SESC Pinheiros foi inaugurado em 2004 e, desde então, firmou-se como a maior unidade do SESC em área construída, com a capacidade de atendimento de 5.000 pessoas/dia. Fazem parte da estrutura: sala de teatro, com capacidade para 1010 lugares; auditório com 98 lugares; área de convivência e exposições; restaurante; sala de jogos; área para internet livre; 04 salas de múltiplo uso; área de leitura e biblioteca; oficinas de arte; 4 consultórios odontológicos e sala para realização de palestras de educação para a saúde, com capacidade para receber 30 pessoas; consultório de medicina ocupacional; 2 quadras poliesportivas cobertas; conjunto aquático, composto de vestiários, piscinas para recreação e hidroginástica, solarium, com capacidade total para 800 pessoas; área administrativa, social e esportiva, além de um estacionamento com capacidade para 250 vagas.

Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 13h às 22h; sábados, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 10h às 18h30. Endereço: Rua Paes Leme, 195, Pinheiros, São Paulo (próximo à estação Faria Lima do Metrô). | Telefone: 3095-9400 Fax: 3095-9402


PARQUES Para fazer a matrícula em uma das unidades do SESC, basta trabalhar no ramo do comércio de bens e serviços. Quem está desempregado há menos de 12 meses, é aposentado ou pensionista de trabalhadores desses setores tem o mesmo direito. Dependendo da disponibilidade de vagas nas unidades, o SESC abre também espaço para quem não se enquadra nessa categoria. Vale a pena conferir a programação destinada a diversos esportes, exposições e ações específicas para a terceira idade.

3. Estação do Conhecimento Sabesp A água é a principal temática da Estação, que conta com um espaço dedicado à conscientização e melhor aproveitamento desse recurso natural. Em uma visita monitorada, são abordadas informações referentes à(ao): captação e tratamento da água e do esgoto; uso consciente da água; projetos dedicados à despoluição do Rio Tietê (Projeto Tietê) e canalização de córregos (Programa Córrego Limpo) dentre outros. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 08h às 17h e sábados, das 08h às 13h. - Endereço: Estação Pinheiros da CPTM. Recomendado para maiores de 8 anos. Entrada gratuita. Não tem estacionamento no local.


Créditos equipe gestora singuridades Profª. Dra. Gisela Wajskop • Profª. Ms. Cristina Nogueira • Profª. Ms. Invaneide Dantas • Profª. Ms. Renata Almeida Antunes • Profª Andréia Carvalho.

professores 2011 Profª. Ms. Ana de Moraes Tatit Profª. Denise Rampazo da Silva Profª. Dra. Elizabeth Reis Sanada Profº. Fernando Gurgueira Profª. Dra. Gisela Wajskop Profº. Ms. Helio Braga da Silveira Filho

Profª. Ms. Ivaneide Dantas da Silva Profª. Julia Dip. Purm Profª. Ligia Baptista Gomes Profª. Ms. Maria Cristina de Siqueira N. Barelli Profª. Maria Estela Lacerda Profª. Marose Leila e Silva

Profª. Ms. Patricia P. Calheta Profª. Regina Abreu Profª. Ms. Renata Almeida Antunes Profª. Thais Bueno de Moora

alunos 2011 Adailsa dias Batista • Aline Aparecida Novais de Souza • Aline Rodrigues • Aline Silva dos Santos • Andreza Maria da Silva Santos • Camila Fasanello Putz • Camila Sampaio Lacerda Ferraz • Carlos Henrique Nunes Silva • Eduardo Carmelo Conidi • Emedina Domingos Miranda • Eni Aguiar Frois Albano • Fernanda Mares Morales • Juliana Francisco Andrade • Lucila Aparecida dos Santos • Marcia Domenciano de Oliveira • Maria Angelica Souza Nascimento • Maria Regina Faustina Pinheiro • Michelle Francisca de Oliveira • Monike Sobreira Amancio Cotizio • Monique Salgueiro Vasques Julio • Renata Bozola Roger Nacaiama Crepaldi • Solange Maria Luiz Vanilde Maria dos Santos • Viviane Aparecida Sant Anna • Zenilda Adriana Nascimento dos Santos aAlessandra Gomes Leão de Oliveira • Aline Borrely Ataide • Amanda Helena dias Gomes • Andrea Lara Sobrino • Angela Maria dos Santos • Anna Luiza de Fátima Borges • Celia Paiva Santos • Daniela Tiemy Watanabe • Edmar Brasil Ferreira • Elisete Ricarda da Silva Idalino • Fabiana França Catarino • Fernando Antonio Perina Cardoso • Jacira de Amorim Nazario Vaz • Janaina Rodrigues Gonçalves • Jaqueline Stephanie Nunes Azevedo • Joyce Almeida Mesquita Juliana Cristina Brito • Maria Aparecida Souza Ferreira • Michele Sampaio Barbosa • Nailde Souza dos Santos • Paula Machado de Barros • Renata de Oliveira Santos • Roseli da Conceição Felipe • Sueli de Paula Roque • Uatina Alves dos Santos • Adriana Gomes da Cruz • Ana Maria Aguirre Alvarez • Brazilia Geribello de Arruda Botelho • Caroline Paltronieri • Julio Vitorino França • Larissa Yamashiro Saito • Marta dos Santos • Miranda Pereira Santos • Rafael Mendes da Silva • Yara Alessandra Alberio • Caio Pinheiro da Silva • Camila Storto Frochtengarten • Daniella Korich • Edna Farias Gomes • Lourdes Aparecida Portela de Sá • Maria Alice Bertolini • Renata Fonseca Andrade • Tamara Metzger • Vanessa Marinho da Cunha Santos • Carmen Maria Mendes • Debora Pomilio • Natália Araujo Silva • Bruno de Jesus Helvécio • Bruno Laloni Quintas • Caroline Blaj • Edna Oliveira do Carmo • Jonas Mateus Mine • Julia Luisada dos Santos • Karina Palma Bregalante • Katia Alves Santos • Luana Alves de Andrade • Maria Nascimento Ferreira de Souza • Marianna Gabizo • Melodie Ália Nalin Guirado • Neide Aparecida Joaquim Costa • Sandra Hein • Tais Tatit Barossi • Tatiana Prieto Pereira • Catharina Maria Munhos de Magalhaes • Cristina Lima de Oliveira • Janaina Lourenço de Oliveira Silva • Luciana Oliveira de Melo •Luiza Nunes Pereira de Freitas Castro • Marcia Gomes Vilela de Sousa • Patricia Barbosa de Souza • Renata Aparecida Russo • Ricardo Roberto Brown • Tadeu Mario de Araújo Raquel Regina Almeida Rodelas • Vanessa de Andrade Rosa • Andreza Barbosa Machado • Beatriz Helena Facchina • Luciana Moreira dos Santos • Maximo Santos Pereira Junior • Andrea Pereira Domingues • Clara Aparecida Pinheiro da Silva • Julieta Maria Gomes dos Santos • Marcia Cristina Viana dos Santos • Roseli Araújo Neuton • Valdivia Maciel da Silva • Vanda de Souza Silva • Walter Barbosa de Souza Junior • Jussara Lopes de Souza Mori • Andre Luis Oliveira Marcelo • Elizabete Felisberto dos Santos • Erika Canas da Silva • Karla Cristina Dias Bueno • Patricia Porto Nascimento Sumida • Valdecir Donizete Ferreira da Silva • Ana Paula Serigatti • Dayane Moura Monteiro • Flavia da Costa Lima Fernandes • Lisiane Marques Niero • Luciana Soriani Braga • Maria Joao Calazans Luz de Sacadura Cabral • Monica Marcondes da Silva • Renata Amaral Rauh • Tatiana Bastos Bittencourt • Bruna Lo Bianco • Elaine Rosa da Silva • Jaqueline Correia da Silva • Lilian Galeno e Moura • Maria Monica Araujo da Silva • Marinalva Freire de Lima Dias • Marlene de Jesus Teixeira • Riselia Maria Alves da Silva • Samanta Aparecida Relvas • Eduardo De Almeida Prado Emilia Aparecida Lopes de Oliveira • Greice da Silva Noronha • Lara Bartz • Laura Lucia Leardini • Lucicleide do Nascimento Passos • Marcia Fernanda dos Santos Mary Anne Romero • Mateus Henrique Carnio • Michelle Ferreira Cesario • Nicole Klein • Renata de Araújo Cardoso • Renata Fernandes Assaly • Silvia Helena Magalhães de Souza • Vivian Cristina Gouvea


av. Brigadeiro Faria Lima, 386 05426-200 - S達o Paulo - SP - Brasil 55 11 3034 5445 55 11 3031 8854 singularidades@singularidades.com.br

www.singularidades.com.br


Folder Aluno Digital