Page 1

Regeneração Urbana

Maio a Setembro 2011


Revista de Imprensa 10-10-2011

1. (PT) - Sem Mais Jornal, 24/09/2011, Cartaz

1

2. (PT) - Cyber Jornal.net, 03/09/2011, Teatro do Mar estreia Dias de Espuma

3

3. (PT) - Leme, 01/09/2011, Encerramento de troço em Sines

5

4. (PT) - Litoral Alentejano, 01/09/2011, Câmara de Sines quer iluminação pública da cidade menos

6

gastadora

5. (PT) - Diário de Notícias Online, 26/08/2011, Abertura da 5.º edição do Sines em Jazz

7

6. (PT) - Impresso Online, 25/08/2011, Jazz conquista Sines no final de Agosto

8

7. (PT) - Diário do Alentejo, 19/08/2011, Emmerico Nunes e Casa da Juventude de Sines partilham

10

instalações

8. (PT) - Leme, 01/07/2011, Câmara Municipal de Sines inicia remoção de palmeiras da Av. Vasco da Gama

11

9. (PT) - Cyber Jornal.net, 22/06/2011, Orquestra Locomotiva e Cristina Branco em concerto conjunto

12

10. (PT) - Leme, 01/05/2011, Dia Mundial da Dança no Centro Histórico

14


Sem Mais Jornal A1

ID: 37657643

24-09-2011

Tiragem: 45000

Pág: 11

País: Portugal

Cores: Cor

Period.: Semanal

Área: 18,33 x 17,70 cm²

Âmbito: Regional

Corte: 1 de 2

+ Cartaz...

Sáb.

Sáb

24

Tordo e o novo disco

O cantor Fernando Tordo aposta num concerto muito intimista para interpretar alguns dos novos temas do novo álbum “Por este andar”, a lançar no final do ano. Auditório da Anunciada, Setúbal | 22h

24

Rio de danças “Por um rio”, em estreia nacional, este espectáculo de dança tem como base de pesquisa o rio, com três intérpretes em palco, dois homens e uma mulher. Cinema-Teatro Joaquim d´Almeida, Montijo | 21h30

Sáb

24

Flamenco em Almada Trata-se de um espectáculo dedicado ao “cante jondo” de Manuel de Falla, protagonizado por El Flamenco Viene del Sur, uma formação de canto, guitarra e baile. Auditório Fernando Lopes Graça, Almada | 21h30

Sáb

24

Cabaret de rua Com produção Contra Regra/Teatro do Mar e no âmbito da regeneração urbana de Sines, o público pode assistir gratuitamente a um espectáculo de circo, performance, dança e música. Largo Poeta Bocage, Sines | 22h

Dom

25

Teatro infantil A peça de teatro infantil “O Amarelo”, destinada a crianças maiores de 3 anos de idade, pretende dar a conhecer o amarelo com todos os nossos sentidos. Casa da Cultura da Quimigal, Barreiro, 11 horas.

Página 1


Sem Mais Jornal ID: 37657643

24-09-2011

Tiragem: 45000

Pág: 1

País: Portugal

Cores: Cor

Period.: Semanal

Área: 8,78 x 5,41 cm²

Âmbito: Regional

Corte: 2 de 2

Anti-stress Tordo canta novo disco em Setúbal

11

Página 2


A3

Teatro do Mar estreia Dias de Espuma

Tipo Meio:

Internet

Meio:

Cyber Jornal.net

URL:

http://www.cyberjornal.net/index2.php?option=com_content&task=view&id=14836&pop =1&page=0&Itemid=30

Data Publicação:

03/09/2011

A companhi a de teatro sedeada em Sines Teatro do Mar estreia a sua nova peça, "Dias de Espuma", no auditório do Centro de Artes de Sines, em duas sessões no próximo fim-de-semana: 3 de Setembro, 22 horas e 4 de Setembro, 19 horas.

A ligação dos homens e das comunidades ao mar é o tema do espectáculo, uma criação de Julieta Aurora Santos.

Integrado no Programa de Regeneração Urbana de Sines, co-financiado por fundos FEDER / União Europeia no âmbito do programa operacional INALENTEJO do QREN 2007-2013, o espectáculo tem entrada gratuita mediante reserva no Centro de Artes de Sines (Tel. 269 860 080).

Sinopse

"Dias de Espuma" é um espectáculo sobre a memória e, simultaneamente, sobre toda uma cultura: em torno da presença do mar sempre girou a vida, o trabalho, os ganhos e as perdas, as crenças, a espiritualidade, o suor e a festa, o amor e a morte, o medo e a poesia.

"Dias de Espuma" é também uma homenagem da companhia aos homens que elegeram o mar como a sua casa, os pescadores, e a toda uma cultura que, apesar de tudo, ainda persiste na vida e no imaginário colectivo da nossa região e, de uma forma mais ampla, também do nosso país.

Muito embora seja esta a base inspiradora e ponto de partida de "Dias de Espuma", o espectáculo Página 3


tem um carácter universal e poético, onde a dramaturgia, traduzida através das imagens e da música, se dirige essencialmente aos sentidos do espectador, criando elementos de identificação e uma ponte de comunicação emocional entre o palco e a plateia.

Apesar de ser a rua o território privilegiado da companhia, neste espectáculo, a sua já conhecida linguagem artística, assente numa estética multidisciplinar, onde o teatro se funde com a dança, o circo, o vídeo e a música original, é direccionada para o palco de auditório.

Esta criação assinala o ano de celebração do 25.º aniversário da vida de uma companhia de teatro baptizada com o seu mais importante elemento geográfico e cultural: o Teatro do Mar.

Ficha Técnica

Criação, Encenação e Movimento: Julieta Aurora Santos | Actores: Carlos Campos, Luís João Mosteias, Sandra Santos e Sérgio Vieira | Música: Tiago Inuit | Figurinos: Maria Matos | Assistência de Guarda-roupa: Beatriz Jermias | Vídeo: Eurico Coelho | Espaço Cenográfico: Conceito de Julieta Aurora Santos | Execução Cenográfica e Desenho de Iluminação: Hugo Custódio | Produção Executiva: Artur Chainho | Secretariado: Sónia Custódio | Foto do cartaz: Sarolta Bán | Cartaz: António Caetano | Colaboração e agradecimentos: Museu de Sines (Ricardo Pereira e Luísa Bruno); Cristiana Cardoso (acordeão); Edgar Cortes (movimento); Eduardo Cardoso (percussão de canas); Vítor Cardoso, Francisco Chainho e Gilberto Silva (artefactos de pesca); Lídia Afonso e Carlos Lopes Paulo (adereços)

cyberjornal, 2 Setembro 2011

Página 4


A5

ID: 37330359

01-09-2011

Tiragem: 3000

Pág: 8

País: Portugal

Cores: Cor

Period.: Quinzenal

Área: 6,85 x 7,35 cm²

Âmbito: Regional

Corte: 1 de 1

Encerramento de troço em Sines Encerramento do troço poente da Rua Teófilo BragaA Câmara Municipal de Sines informa que, devido ao reinício dos trabalhos da empreitada de requalificação dos arruamentos do Centro Histórico, no âmbito do Programa de Regeneração Urbana de Sines, a Rua Teófilo Braga será encerrada entre o Largo dos Penedos da Índia e a Praça Tomás Ribeiro a partir de 17 de Agosto de 2011. Durante esta fase, o trânsito automóvel proveniente do Largo dos Penedos da Índia irá circular pela Rua Miguel Bombarda e Largo Poeta Bocage. Prevê-se a conclusão desta obra até ao final de Novembro de 2011.

Página 5


A6

ID: 37235443

01-09-2011

Tiragem: 2500

Pág: 6

País: Portugal

Cores: Preto e Branco

Period.: Quinzenal

Área: 18,59 x 38,47 cm²

Âmbito: Regional

Corte: 1 de 1

Câmara de Sines quer iluminação pública da cidade menos “gastadora”

A Câmara Municipal de Sines realizou uma candidatura para a reformulação da iluminação pública da cidade de Sines ao Eixo 1 – Competitividade, Inovação e Conhecimento do programa operacional INALENTEJO do QREN 2007-2013. Trata-se de um investimento estimado em 575 mil euros. O objectivo da candidatura é a adopção de um sistema de iluminação pública moderno, constituído por fontes de luz de elevada eficiência (nomeadamente de tecnologia LED), tendo em consideração, simultaneamente, a racionalização de energia eléctrica consumida (com um objectivo de redução de consumo de 30% a 40%), o prolongamento da vida útil das lâmpadas, a diminuição dos custos de manutenção e a segurança dos munícipes e visitantes. O programa da empreitada, em fase de concurso, prevê a utilização de equipamentos electrónicos com funcionamento a dois níveis, para obtenção de maior economia de energia. Os locais previstos na intervenção são agrupados em nove zonas, em função da proximidade entre cada um e no contexto do tecido urbano de Sines. A divisão por zonas permite controlar melhor as características dos pontos de luz instalados em cada uma e a sua manutenção. A concretização deste projecto representará uma redução significativa das despesas da Câmara com iluminação pública e um benefício para o município e a cidade de Sines.

Empreitada da Avenida, Falésia e Elevador com visto do Tribunal de Contas A empreitada do Programa de Acção para a Regeneração Urbana de Sines relativa à requalificação da Avenida Vasco da Gama, construção de elevador e arranjo paisagístico e consolidação de parte da falésia obteve o visto do Tribunal de Contas no dia 28 de Julho. Com a emissão do visto do Tribunal de Contas sobre o processo de adjudicação da empreitada, prevê-se que o início da obra aconteça em Setembro próximo. Um investimento de 4,5 milhões de euros, co-financiado por fundos FEDER no âmbito do programa INALENTEJO do QREN 2007-2013, a empreitada junta as três operações da Regeneração Urbana de Sines dedicadas à transfor-

mação da frente marítima da cidade. O principal objectivo da obra na Avenida Vasco da Gama é a sua transformação em espaço de lazer, vocacionado para as pessoas, iniciativas festivas, feiras, desporto, espectáculos e actividades turísticas e de lazer. Será feita a redução do número de faixas de rodagem, de duas para uma, e criado um passeio público com 13,5 metros de largura, complementado por uma ciclovia, a ligar à da futura avenida marginal da Costa do Norte e entrada de Sines. O elevador, a localizar junto ao Largo dos Penedos da Índia, terá uma capacidade de 21 pessoas e garantirá melhores condições de acesso entre a zona ribeirinha e o centro histórico da cidade, particularmente às pessoas idosas ou com problemas de mobilidade. No âmbito desta empreitada, está previsto o trata-

fase de abertura o concurso para a consolidação da zona crítica entre o Largo dos Penedos da Índia e as Escadinhas do Muro da Praia.

mento paisagístico de toda a falésia e a consolidação da secção contígua ao elevador, encontrando-se em

Prevê-se a conclusão desta obra até ao final de Novembro de 2011.

Encerramento da Rua Teófilo Braga A Câmara Municipal de Sines informa que, devido ao reinício dos trabalhos da empreitada de requalificação dos arruamentos do Centro Histórico, no âmbito do Programa de Regeneração Urbana de Sines, a Rua Teófilo Braga será encerrada entre o Largo dos Penedos da Índia e a Praça Tomás Ribeiro a partir de 17 de Agosto de 2011. Durante esta fase, o trânsito automóvel proveniente do Largo dos Penedos da Índia irá circular pela Rua Miguel Bombarda e Largo Poeta Bocage.

Página 6


A7

Abertura da 5.º edição do Sines em Jazz

Tipo Meio:

Internet

Meio:

Diário de Notícias Online

URL:

http://www.dn.pt/cartaz/musica/interior.aspx?content_id=1962641

Data Publicação:

26/08/2011

Sines

Uma iniciativa da Associação Pro Artes de Sines, com o apoio da Câmara Municipal de Sines, integrada no Programa de Acção para a Regeneração Urbana de Sines. Até dia 28 de Agosto no Auditório do Centro de Artes de Sines.

Cartaz (dia 26 Agosto):

21:30 - Quinteto Miguel Amado Group apresenta o novo CD "This is Home", composto na sua maioria por originais do próprio baixista Miguel Amado;

22:30 - O jazz de Carmen Souza, influenciado pela música e ritmo de Cabo Verde;

23:30 - O grupo francês Dites 34 e o acordeonista português João Frade apresentam "Extravanca!", leitura contemporânea de músicas tradicionais do Algarve;

Acontece no Auditório do Centro de Artes de Sines.

Página 7


A8

Jazz conquista Sines no final de Agosto

Tipo Meio:

Internet

Meio:

Impresso Online

URL:

http://www.jornalimpresso.com/?p=14967

Data Publicação:

25/08/2011

Quinta-feira, 25 Agosto 2011 | 11:36 Europe/Lisbon

|

O Auditório do Centro de Artes de Sines recebe, nos dias 26, 27 e 28 de Agosto, a quinta edição do Sines em Jazz, evento organizado pela Associação Pro Artes de Sines e pela Câmara Municipal de Sines.

Carmen Souza

Num programa de oito espectáculos de entrada gratuita, a vitalidade do jazz feito em Portugal volta a estar em evidência.

O festival começa no dia 26, sexta-feira, às 21h30, com um espectáculo pelo Miguel Amado Group. O baixista Miguel Amado lançou recentemente o CD "This is Home", composto na sua maioria por originais do próprio. É este novo repertório que apresenta ao vivo em Sines com o seu quinteto.

Segue-se-lhe a cantora Carmen Souza, às 22h30. Nascida em Lisboa, em 1981, Carmen cresceu entre as culturas portuguesa e cabo-verdiana. A sua música absorve tanto essências das músicas e dos ritmos de Cabo Verde (coladeira, morna, batuque.) como aromas do jazz.

Às 23h30, sobe ao palco Extravanca!, um projecto de colaboração entre o acordeonista português João Frade e o quinteto francês Dites 34. Reunidos sob a direcção do contrabaixista Pascal Seixas, os seis músicos revisitam a rica música tradicional algarvia através do jazz.

O segundo dia de música, sábado, 27 de Agosto, começa às 21h30 com um concerto a solo pelo pianista Tiago Sousa. O espectáculo segue o repertório do disco "Walden Pond's Monk", CD com edição internacional inspirado nas obras de Henry David Thoreau e nas suas ideias sobre o respeito pela liberdade e pela expressão infinita das potencialidades do Homem.

Página 8


Às 22h30, é a vez do quarteto do pianista e compositor Diogo Vida. Depois de um período passado na cena jazz de Barcelona, este antigo acompanhante da cantora Jacinta apresenta em Sines repertório de "Alegria", o seu primeiro álbum, composto essencialmente por temas originais, inscritos na tradição e diversidade do jazz contemporâneo.

No último concerto de sábado, às 23h30, Afonso Pais & JP Simões mostram o disco "Onde Mora o Mundo". JP Simões, cantor, compositor e escritor, assina as letras. Afonso Pais, multi-instrumentista e compositor com formação musical na área do jazz, tratou da música, dos arranjos e da direcção musical. A canção brasileira e o cancioneiro norte-americano são as fontes inspiradoras.

Domingo, 28 de Agosto, arranca às 21h30 com o espectáculo Joel Xavier "Back to the Blues 20 Years After". Nascido em Lisboa no dia 25 de Abril de 1974, Joel Xavier é considerado um dos mais prestigiados guitarristas mundiais, tendo já tocado com lendas da música como Toots Thielemans e Richard Galliano. Em 2011, comemora 20 anos de carreira regressando aos blues.

O último concerto do Sines em Jazz, às 22h45, é da responsabilidade do projecto Ibericae, uma colaboração entre o quarteto de Vasco Agostinho (professor da Escola das Artes de Sines e um dos mais prestigiados guitarristas portugueses) e o pianista catalão Albert Bover. Vai ouvir-se música original e improvisada de raiz jazzística.

O Sines em Jazz 2011 está integrado no Programa de Regeneração Urbana de Sines, co-financiado por fundos do FEDER / União Europeia, no âmbito do programa operacional INALENTEJO do QREN 2007-2013.

Reserve a sua entrada gratuita no balcão do Centro de Artes ou pelo telefone 269 860 080.

URL curta: http://www.jornalimpresso.com/?p=14967

Página 9


A10

ID: 37078960

19-08-2011

Tiragem: 6000

Pág: 7

País: Portugal

Cores: Cor

Period.: Semanal

Área: 25,66 x 3,50 cm²

Âmbito: Regional

Corte: 1 de 1

Página 10


A11

ID: 36456641

01-07-2011

Tiragem: 3000

Pág: 7

País: Portugal

Cores: Preto e Branco

Period.: Quinzenal

Área: 18,27 x 13,01 cm²

Âmbito: Regional

Corte: 1 de 1

Página 11


A12

Orquestra Locomotiva e Cristina Branco em concerto conjunto

Tipo Meio:

Internet

Meio:

Cyber Jornal.net

URL:

http://www.cyberjornal.net/index2.php?option=com_content&task=view&id=14400&pop =1&page=0&Itemid=30

Data Publicação:

22/06/2011

A Orq uestra Locomotiva - Orquestra Juvenil do Litoral Alentejano, projecto dinamizado pela Associação Pro Artes de Sines / Escola das Artes de Sin es, apresenta-se ao público numa gala a realizar no dia 24 de Junho, às 21.30 h, no auditório do Centro de Artes de Sines. A gala terá a participação da cantora Cristina Branco, que aceitou ser madrinha do projecto.

A Orquestra Juvenil do Litoral Alentejano parte de um universo de cinco núcleos de desenvolvimento: Escola EB2,3 Vasco da Gama, Escola EB2,3 Damião de Odemira, Escola EB2,3 de Colos, Escola EB2,3 Frei André da Veiga e Escola EB2,3 Santo André. Reúne jovens das localidades de Sines, Vila Nova de Milfontes, Malavado, Boavista dos Pinheiros, Longueira, Odemira, Relíquias, Vale Santiago, Foros da Caiada, Colos e Vila Nova de Santo André, com o apoio de professores da escola em alguns naipes.

É um projecto alargado, uma criação em rede, fomentando a integração social e a educação para a cidadania dos alunos através da música. Instrumentos modernos e antigos, sob a batuta de um maestro, percorrem caminhos e paisagens do património cultural nacional, transformando e julgando com espírito crítico e criativo o nosso meio. Contribui também para estimular a criação individual e colectiva, nas suas múltiplas formas e expressões, e para promover uma maior circulação de obras e bens culturais de qualidade, assegurando a defesa e a promoção da cultura portuguesa.

Cristina Branco é uma das melhores vozes da música portuguesa e uma das intérpretes que mais tem contribuído para renovar o fado através da abertura a contribuições de outros géneros musicais, de que é exemplo o tango, base do seu disco mais recente, "Fado Tango". Uma das artistas portuguesas mais internacionais, já actuou em Sines quatro vezes, duas das quais no palco do Castelo, no Festival Músicas do Mundo, em 2002 e 2005.

Página 12


Na gala a realizar em Sines, Cristina Branco cantará um tema do seu repertório acompanhada pela Orquestra Juvenil do Litoral Alentejano. O tema tem arranjo de Paulo Perfeito, professor e membro da direcção pedagógica da Escola das Artes de Sines.

Trata-se de uma iniciativa integrada no Programa de Acção para a Regeneração Urbana de Sines, cofinanciado por fundos FEDER / União Europeia, no âmbito do programa operacional INALENTEJO do QREN 2007-2013.

cyberjornal, 21 Junho 2011

Página 13


Leme (O) A14

ID: 35411547

01-05-2011

Tiragem: 3000

Pág: 10

País: Portugal

Cores: Preto e Branco

Period.: Quinzenal

Área: 11,38 x 11,80 cm²

Âmbito: Regional

Corte: 1 de 1

Página 14


Clipping Book 2011 (Maio a Setembro)  

Clipping Book 2011 (Maio a Setembro)

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you