Issuu on Google+

Sinduscon Emdia Recife, 10 de Maio de 2013 / Ano 18 Nº13-14 sindusconpe@sindusconpe.com.br / www.sindusconpe.com.br

Palestra sobre RDC reúne construtores e contratantes

Cerca de 200 pessoas, entre construtores, representantes de órgãos contratantes e representantes do poder judiciário pernambucano participaram na segunda-feira, 29, da palestra promovida pelo Sinduscon-PE, em seu auditório, sobre o Regime Diferenciado de Constratações - RDC, além de outras situações contratuais inerentes à prestação de serviços públicos na área da construção civil.00000000000000000 Os temas foram debatidos pelo advogado especialista Joel Niebuhr, com a mediação do presidente do SindusconPE, Gustavo de Miranda. Nieburh fez um breve histórico de como foi criado o RDC, inicialmente dirigido para as obras da Copa do Mundo e das Olimpíadas, mas que foi ganhando mais abrangência em pouco tempo. «Hoje o uso do RDC é permitido para licitar obras do PAC, da Saúde e da Educação, e extendendo-se às esferas federal, estaduais e municipais», disse ele. O jurista também destacou as vantagens e desvantagens do regime ante a Lei 8.666, a Lei das Licitações. O presidente do Sinduscon-PE, Gustavo de Miranda, deixou claro o

descontentamento da entidade com o R D C , m a s co n s i d e ra d e s u m a importância se aprofundar sobre o tema, uma vez que este tende a ser o sistema de licitação mais utilizado em um futuro próximo.000000000000 De acordo com Gustavo de Miranda, em que pese o setor ter opinião contrária ao RDC, o apelo que ele tem, de tornar o processo licitatório mais célere e de provocar uma diminuição dos preços, faz com que ele seja bastante atraente ao órgão contratante. «Muito embora eu não acredite que isso vá ser uma coisa boa para o setor, assim como discordo também de um efeito positivo na conclusão das obras nas referidas condições», considera ele.00000000000000000000 Após a explicação sobre RDC, os participantes aproveitaram para retirar dúvidas quanto à situações vivenciadas em contratos em andamento.0000000 A parte da tarde foi dedicada às explicações sobre replanilhamento, reajustamento e reequilíbrio de preço.

Patrocínio: Sebrae/PE

Conectividade Após um período de transição, está no ar o novo site do Sinduscon-PE, com layout moderno e links elaborados a fim de facilitar a navegabilidade do empresário da construção. O projeto foi desenvolvido pela BVR Consultoria, responsável também pela atualização do sistema. Itens como Convenção C o l e t i v a d o Tr a b a l h o e andamento da Campanha de Prevenção de Acidentes são destaque na primeira página. Entre as novidades, destacamse a Agenda da entidade e a versão flip do O Construtor, que pode ser folheado dentro da tela do computador.

Prevenção em Caruaru No período de 20 a 24 de maio, a equipe de segurança da Campanha de Prevenção de Acidentes do Trabalho da Indústria da Construção estará em Caruaru, onde visitará 34 canteiros de obras.

Newsletter semanal do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco Sinduscon/PE. Presidente: Gustavo Cocentino de Miranda Diretor de Relações Públicas, Comunicação e Marketing: Geraldo Gusmão / Jornalista Responsável: Gabriela Vasconcelos / Impresso Comunicação Empresarial


Sinduscon Emdia AGENDE‐SE ‐ A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Habitação e o Sinduscon‐PE realizam na próxima segunda‐feira, 13, na sede da entidade, o 1º Seminário de Habitação de Interesse Social. O seminário, que iniciará às 12h30, tem como objetivo apresentar às construtoras propostas de construção de habitações de interesse social através do Programa Minha Casa Minha Vida.

Movimento Vida Sustentável foi realizada na quarta-feira, 08 , a partir das 8h30, a reunião mensal do Fórum Pernambucano de Construção

Elevadores de Obras O Ministério do Trabalho e Emprego - TEM editou no dia 09 de maio a Portaria Nº 644, publicada nesta data no Diário Oficial da União, ampliando o prazo do uso do atual modelo de elevador de pessoas, bem como o prazo para a adequação às novas normas. Segue, na íntegra, trecho da portaria: "18.14.23.7 São permitidas por 12 meses, contados da publicação desta portaria, a instalação e a utilização de elevador de passageiros tracionado com um único cabo, desde que atendidas às disposições da NR-18. 18.14.23.7.1 Terminado o prazo estabelecido no subitem 18.14.23.7, os elevadores de passageiros tracionados a cabo somente poderão ser utilizados nas seguintes condições:000000000000000000000000000 a) As obras que já tenham instalados elevadores de passageiros tracionados com um único cabo poderão continuar utilizando por mais 12 meses, desde que atendam às disposições desta NR.00000000000000000000000 b) Somente podem ser instalados elevadores de passageiros tracionados a cabo que atendam ao disposto na norma ABNT NBR 16.200:2013, ou alteração posterior, além das disposições desta NR.0000000000000000000 18.14.23.7.2 As disposições do item 18.14.23.7 e seus subitens não se aplicam a elevadores definitivos tracionados a cabo utilizados para transporte vertical de pessoas, nem a elevadores provisórios tracionados a cabo para transporte de materiais."

Prevenção de Acidentes no Youtube

Sustentável, do movimento vida sustentável. fez parte da pauta uma abordagem jurídica da solução normativa aneel nº482/2012 sobre sistema de compensação de energia elétrica . Também foram realizadas apresentações sobre a experiência do rio grande do sul com bancos sociais, além da tecnologia led nos dias atuais, sob o enfoque do ganho elétrico e da sustentabilidade. As apresentações serão postadas no site do sinduscon.

Sistemas fotovoltaicos O Sinduscon-PE promove no dia 01 de junho o curso «Geração Distribuída com Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede Elétrica». Com carga horária de 8h, o curso destina-se a engenheiros, arquitetos, eletricistas e estudantes interessados no tema. Inscrições no Sinduscon-PE.

A série de vídeos educativos sobre prevenção de acidentes e segurança na Construção Civil esta à disposição dos interessados no Canal do Sesi no Youtube. Os vídeos podem auxiliar as empresas do setor de construção em treinamentos sobre segurança nos canteiros de obras. Neles, trabalhadores e gestores de empresas encontram orientações sobre o uso de equipamentos de proteção individual, combate a choques elétricos, cuidados para o trabalho em altura, entre outras. A iniciativa integra o Programa Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho para a Indústria da Construção, uma parceria entre o Sesi, a CBIC, a CNI, o Seconci Brasil e os Sindicatos da Indústria da Construção. Newsletter semanal do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco Sinduscon/PE. Presidente: Gustavo Cocentino de Miranda Diretor de Relações Públicas, Comunicação e Marketing: Geraldo Gusmão / Jornalista Responsável: Gabriela Vasconcelos / Impresso Comunicação Empresarial


Em Dia [Ano 18 Nº 13/14]