Page 1

Edição: setembro/2016

INFORMATIVO

Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará SINDSIFCE - SS - SINASEFE Filiado à CSP Conlutas • www.sindsifce.com.br • facebook/sindsifce.sinasefe • Telefone: (85) 3223.6370

Luta ] Contra os ataques à Educação e às servidoras e servidores federais As servidoras e os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) realizam assembleia geral na sexta-feira, 30/9, às 15h30, no Campus Fortaleza (Av. 13 de Maio, 2081, Benfica). Na assembleia, os servidores vão discutir, entre outros pontos, possível aprovação de estado de greve, diante dos gravíssimos ataques à educação pública e às trabalhadoras e trabalhadores, desferidos pelo governo Temer, conforme amplamente noticiado nos últimos dias. O Sindicato dos Servidores do IFCE (SINDSIFCE), seção sindical do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), convoca todos os servidores, filiados ou não, a participar da Assembleia Geral. POR QUÊ? A mobilização de servidoras e servidores é urgente e se faz necessária diante de um contexto extremamente negativo para a educação pública e para o serviço público federal como um todo. Entre as ameaças debatidas local e nacionalmente pela categoria, estão: - A Proposta de Emenda Constitucional - PEC 241, que limita o investimento do Governo Federal, inclusive da educação, pelos próximos 20 anos. Caso prevaleça, serão pelo menos cinco gestões do Governo Federal sem ampliação de investimento para educação. - O Projeto de Lei - PL 54/2016 (257), que, a pretexto de socorrer os estados, impõe uma série de medidas de restrição fiscal, ataca os servidores e prevê até mesmo o congelamento do salário mínimo.

Diante de ataques, estado de greve integra pauta de discussão

- A Medida Provisória - MP 746, que impõe uma desastrosa reforma do Ensino Médio, desconsiderando as entidades do setor, o Plano Nacional de Educação (PNE) e os debates já realizados sobre mudanças no ensino. - O Projeto de Lei - PL 204, que autoriza a emissão de debêntures pelos Estados, fazendo com que suas dívidas possam aumentar. - A reforma da Previdência, através da qual o governo quer que os trabalhadores paguem pela crise, com aposentadoria somente aos 65 anos de idade, tanto para homens quanto para mulheres, e independentemente de serem docentes. - O projeto "Escola sem Partido", de censura aos professores e projetos pedagógicos, que vem sendo defendido por parlamentares e setores ultraconservadores. - A reforma trabalhista, que também virá para retirar direitos dos trabalhadores, inclusive rasgando a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e desfazendo direitos históricos. Tudo sob o pretexto da "livre negociação" entre patrões e empregados.

ASSEMBLEIA GERAL de servidoras e servidores do IFCE: sexta-feira, 30/9, às 15h30, no Campus Fortaleza.


O que fazer? SINDSIFCE aponta propostas de organização para lutar contra ataques Os ataques que estão vindo do Governo Federal atingirão toda a nossa categoria, e o conjunto da classe trabalhadora brasileira. Para lutar contra essas medidas, precisamos estar organizados. Pensando na importância e na necessidade de fortalecer a luta, o SINDSIFCE aponta sugestões sobre o que fazer: - Organize espaços de discussão e mobilização da categoria. O Sindicato já realizou um evento para discutir a carreira dos docentes e TAEs e segue participando de mobilizações nacionais como a do dia 29 de setembro, além de realizar assembleias como a deste dia 30. Participe dessas atividades, convide os colegas, engaje-se! Nosso sindicato só conseguirá dar conta dos desafios que temos pela frente com a mobilização das servidoras e servidores do IFCE!

- Organize manifestações na sua cidade e participe das que são realizadas, para além do Instituto. O debate político precisa ser reforçado, também nos municípios. Com os cortes de verbas e o arrocho, há um grave risco de os campi mais atingidos serem justamente aqueles que fizeram parte do processo recente de expansão. Precisamos estar unidos e fortes, para evitar retrocessos, para defender a educação.

- Organize atividades no seu campus. Buscaremos construir núcleos locais de mobilização, nos quais as servidoras e servidores poderão discutir, a partir da sua realidade local e em seu local de trabalho, a conjuntura e os nossos desafios diante dela. Participe desses núcleos, organizando atividades, debates, rodas de conversa!

- Converse com seus colegas de trabalho, amigos e familiares sobre a conjuntura nacional. Defender nossos direitos e defender a democracia é uma missão de todos e de cada um.

Atividade de servidores no Campus Morada Nova (29/9)

Manifestação realizada em Fortaleza (29/9)

- É nossa tarefa, neste momento, resistir e fazer com que nossos direitos não nos sejam tomados. Manifeste-se nas ruas e nas redes! Vamos à luta pela democracia, pelo “Fora, Temer”, por respeito aos servidores e à educação.

EXPEDIENTE: Esta publicação é de responsabilidade do SINDSIFCE. Endereço: Rua Aratuba, Nº01-A, Benfica - Fortaleza - CE. CEP: 60040-540. Telefone: (85) 3223.6370. Fone/Fax: (85) 3281.0209 | Fotografia e Ilustração: Arquivo SINDSIFCE | Produção, redação e diagramação: Setor de Comunicação| Jornalista responsável: Dalwton Moura - Mtb CE 01339JP | Relações Públicas: Camila Chaves - CONRERP/5 - 1780 | DIRETORIA COLEGIADA | Coordenador Geral de Formação Política e Relações Sindicais: Venicio Soares | Secretário de Política Sindical: Rodrigo Santaella | Secretária de Política de Pessoal: Bárbara Diniz | Secretária de Organização dos Campi: Germana Vieira | Coordenador Geral de Administração, Finanças e Patrimônio: Luiz Alcides Andrade | Secretário de Finanças: Roberto Araújo | Secretária de Assuntos Jurídicos: Shirliane Aguiar | Coordenador Geral de Comunicação: Josias Valentim | Secretário de Imprensa e Divulgação: Glácio Araújo | Secretária de Assuntos Educacionais, Culturais e Desportivos: Cristiane Oliveira| Suplentes: Abrahão Sampaio, Jerciano Feijó, Ítalo Lima, Hugo Victor. | Secretárias: Marcela Evangelista e Vera Lopes | Assessoria Jurídica: Escritório Gomes & Uchôa.

Informativo - Edição: setembro/2016  

2016 - Edição de setembro do boletim informativo do Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará...

Advertisement