Page 2

Entrevista: Herbert e Fabiano fala candidatura e da importância do

Nossa candidatura está colocada a serviço dos trabalhadores da E F

izemos uma entrevista com os dois candidatos da Chapa 4, que concorrem à vaga destinada aos trabalhadores no Conselho Administrativo da Embraer. Confira:

Qual o motivo da candidatura da Chapa 4? Herbert Claros - Queremos ser a voz dos trabalhadores no Conselho Administrativo da Embraer, repassar aos executivos da companhia o que os trabalhadores sentem, vivem e reivindicam. Importante também dizer que a vaga no Conselho é fruto de uma luta da categoria durante o processo de privatização, na qual o Senado garantiu no edital esse direito aos trabalhadores. Fabiano Roque - Por isso, os colegas de todos os setores, não importa de qual unidade sejam, precisam se unir e votar na Chapa 4. Somos a única alternativa com esta identidade. Vamos representar todos e estaremos sempre abertos às sugestões e demandas que os colegas nos passarem.

Como vocês pensam viabilizar isto? Herbert - Nosso mandato será marcado pela democracia. Iremos fazer encon-

tros com os trabalhadores antes das reuniões do Conselho. Queremos ter subsídios para serem levados à direção, e depois, para prestar contas. Além disso, podemos usar a tecnologia e a internet para facilitar ainda mais nossa comunicação.

► Não somos aventureiros interess em pegar uma remuneração vul Tanto é que já assinamos um compro so em cartório abrindo mão de util dinheiro do cargo para fins particu A verba será colocada a serviço do balhadores e gerida por eles.

O que significá a vitória da Chapa 4?

Na fábrica, estão circulando boatos de que a eleição de vocês colocaria em risco a empresa. O que vocês dize

Roque - Acho que será um avanço no processo de nossa organização dentro da fábrica. Não temos nenhuma ilusão de que as coisas se resolverão sozinhas apenas pelo fato de estarmos no Conselho, afinal, seremos um entre 13. Mas, com certeza, vamos utilizar o cargo para fortalecer a luta em defesa dos anseios dos trabalhadores, como a redução da jornada, creche, equiparação salarial e outras reivindicações.

Mas as outras chapas não poderiam fazer o mesmo?

Nosso mandato não será algo individual ou personalista. Será para representar os trabalhadores. Temos experiência e vivência na fábrica.

Herbert - Respeitamos todos os outros candidatos, mas queremos nos diferenciar pela nossa proposta, nosso perfil e passado. Nosso mandato não será algo individual ou personalista. Será para representar os trabalhadores. Temos experiência e vivência na fábrica. ►

Reduzir a jornada para melhorar nossa qualidade de vida A Embraer pratica uma das maiores jornadas de trabalho de nossa região. Por isso, precisamos fortalecer a bandeira da redução da jornada para 40 horas semanais. A medida trará maior qualidade de vida aos trabalhadores, que terão maior tempo para se dedicar aos estudos, à família e ao descanso. Além disso, vai gerar mais empregos e diminuir a incidência de doenças ocupacionais.

Fabiano - Olha, quero dizer que m o que se tem falado é apenas provocar confusão na cabeça do balhadores. Os colegas precisam os olhos e verificar o que está à n volta. A fábrica e alguns supervi têm divulgado sua chapa preferida. agora cabe a nossa reflexão: se a no Conselho é dos trabalhadores que a Embraer precisa impor no Cada um precisa refletir. Considera que o melhor caminho é votar un sem divisão, na Chapa 4.

Herbert - Esse discurso é absurdo na contramão da nossa trajetória. xando um pouco a modéstia de gostaria de ressaltar: eu sou vice-p dente de um dos maiores sindicato país, já coordenei campanhas salar

Acabar com a disparida entre as unidades da Em É preciso mobilizar os trabalhadores por equiparação salarial. Não há justificativas para que a Embraer pague salários menores nas plantas instaladas fora de São José. As diferenças são gritantes em alguns casos. Todos somos funcionários da Embraer e, independente de onde trabalhamos, todos nós fabricamos aviões. Por isso, exigimos e vamos lutar por equiparação salarial, já!

Chapa 4 Conselho Embraer  

Chapa 4 Conselho Embraer

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you