Revista sindloc nº91web

Page 8

ENTREVISTA

Carlos Caixeta “A superação já está acontecendo” Leandro Lopes

C

arlos Caixeta é consultor e palestrante. Ele toca em assuntos essenciais para uma empresa, convergindo conceito e prática cotidiana. No final de 2017, encantou a todos ao participar de um evento no SINDLOC-MG que falava sobre gestão e resultados. Suas falas assertivas, seu depoimento cuidadoso – um acúmulo de mais de 20 anos como executivo, despertou a vontade de ouvi-lo mais um pouco. Caixeta, que já atuou em consultorias para mais de 150 empresas de vários setores, falou um pouco sobre otimismo para 2018, deu dicas de como iniciar um planejamento, detalhou como atuar com liderança e apontou algumas oportunidades de negócios. O Brasil vive uma crise política que parece nunca ter fim. Em um contexto assim, é possível encontrar otimismo? Onde?

As crises políticas são fatos relativamente normais em economias e países em desenvolvimento. A maioria dos países desenvolvidos passou por crises políticas ao longo do tempo, em razão do amadurecimento das suas instituições democráticas e do maior acesso da população aos meios de comunicação, informações e em especial à internet. Em 2018 o Brasil será um país melhor e iniciará uma recuperação mais robusta da economia e de suas condições sociais e de infraestrutura, em especial porque os empresários começam a acreditar mais no contexto de estabilidade sinalizada por uma taxa de juros baixa, o que favorece o preço do dinheiro para novos investimentos e recomposição do caixa, e também em razão da inflação igualmente baixa, favorecendo o sentimento de confiança nas instituições e no futuro. 8

Temos pela frente, ao longo de 2018, Copa do Mundo e Eleições. O que esperar desse ano?

Ano de eleição sempre traz algum receio, principalmente aos mercados, em relação às perspectivas de futuro, de acordo com os candidatos possíveis. No caso brasileiro, em função do momento de recuperação e dos bons níveis de confiança tanto dos empresários quanto das famílias, acredito que será um ano um pouco menos turbulento e com mais força, em especial se os candidatos demonstrarem uma agenda de enfrentamento das dificuldades do país e linhas claras para a construção do futuro.

o Brasil será “umEmpaís2018 melhor e iniciará uma recuperação mais robusta da economia e de suas condições sociais e de infraestrutura, em especial porque os empresários começam a acreditar mais no contexto de estabilidade sinalizada por uma taxa de juros baixa


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.