__MAIN_TEXT__

Page 1

JORNAL DO

SINDIMETRÔ/RS PORTO ALEGRE, 19 DE ABRIL DE 2018

Nº 131

FILIADO À CSP CONLUTAS E À FENAMETRO

PA RALI S A Ç Ã O

CONTRA A FALTA DE RESPEITO, PRESSÃO E GREVE NELES! O descaso da atual administração da Trensurb é tamanho que não nos restará outra alternativa senão paralisarmos as atividades no próximo dia 25. Sequer a inflação do ano passado a empresa quer repor nos salários da categoria. Que fique claro: a paralisação é de absoluta reponsabilidade do atual diretorpresidente, David Borille, e do Governo Temer, que estão se negando a cumprir determinação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT4), que mandou aplicar 4,05% sobre os salários de 2017 dos metroviários do Rio Grande do Sul. A empresa recorrer caracteriza improbidade administrativa, pois o Tribunal Superior do Trabalho (TST) não mudará a decisão. Somente vai gerar mais juros e aumentar o valor a ser pago.

A falta de pulso do diretor-presidente, que não enfrenta os ministérios das Cidades e do Planejamento, causa indignação na categoria. Um presidente responsável teria que, no mínimo, bancar junto aos seus superiores o pagamento da inflação para os funcionários.

Além disso, o diretor-

presidente tem se negado a receber o sindicato para negociar o Acordo Coletivo de 2018. Enquanto isso, a CBTU já garantiu a data-base e a prorrogação do atual acordo até a assinatura do novo. É importante que os colegas cobrem de Borille uma posição clara na defesa dos empregados sempre que o encontrarem no pátio e nos corredores da empresa. Se não for essa a postura, o diretorpresidente estará atendendo aos interesses dos partidos corruptos que comandam os gabinetes do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional. Afinal, quem trabalha para governo corrupto, é o quê?


JORNAL DO

Pág 2

SEGURANÇA NO TRABALHO

PROBLEMAS EM RAMPA DE LIMPEZA SÃO DENUNCIADOS AO MINISTÉRIO DO TRABALHO A rampa da VP16 encontra-se com a sua estrutura completamente comprometida, oferecendo riscos à saúde física dos trabalhadores responsáveis pela limpeza dos trens. A plataforma apresenta rachaduras, ferragens expostas e instalações elétricas energizadas em contato direto com a água.

nistério do Trabalho. “O risco eminente de queda da rampa exige reparos imediatos e a suspensão, até lá, da presença de trabalhadores no local”, adverte o Sindicato.

Constatados durante inspeção de rotina da CIPA, os problemas foram levados pelo Sindimetrô/RS ao conhecimento do Mi-

FOTO LEGENDA

Após quatro anos de muita luta, 37 metroviários demitidos pelo Metrô de São Paulo na greve realizada em 2014 serão reintegrados. Em assembleia, no dia 12 de abril, a categoria aprovou um acordo com o Metrô, que repõe os valores perdidos pelos trabalhadores e readmite todos. Essa importante vitória reafirma o direito de greve e fortalece a luta sindical coletiva.


JORNAL DO

Pág 3

REAJUSTE

SINDICATO APRESENTA PEÇAS DE DIVULGAÇÃO DA CAMPANHA SALARIAL A Campanha Salarial 2018 foi lançada no dia 09 de abril, com a apresentação das primeiras peças de divulgação: cartaz, adesivo e camiseta. A pauta de reivindicações foi entregue no início de março. A campanha tem como eixos o reajuste salarial já; não à privatização da

Trensurb; não à reforma da previdência; contratação dos aprovados em concurso; e anulação da reforma trabalhista e da lei das terceirizações. Contamos novamente com a força e o apoio da categoria metroviária nesse período de negociação com a empresa.

PROMETEU, MAS NÃO CUMPRIU

EMPRESA DIVULGA PAGAMENTO DO RETROATIVO DE NÍVEIS, MAS VOLTA ATRÁS A Trensurb pagou em dezembro do ano passado a progressão por antiguidade e divulgou que o retroativo seria pago na folha de abril deste ano. A empresa, no entanto, não cumpriu com a palavra e deixou, mais uma vez, os metroviários na mão.

Os desmandos da atual administração da Trensurb serão amplamente denunciados pelo Sindimetrô/RS. Não toleramos que os trabalhadores, que fazem a empresa funcionar, sejam tratados com tanto desrespeito!


Pág 4

JORNAL DO

M ULHE RE S

IMPORTANTE CONQUISTA PARA AS MÃES TRABALHADORAS

Foi aprovado, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 72/2017, que amplia o prazo da licença-maternidade de 120 para 180 dias para todas as trabalhadoras, seja do setor público ou privado.

A licença-maternidade de 180 dias já é adotada em empresas públicas e algumas privadas, que integram o programa Empresa Cidadã. O texto também permite ao pai acompanhar a mãe do bebê

em consultas e exames durante a gravidez. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, bebês que ficam seis meses ao lado da mãe têm reduzidas as chances de contrair pneumonia, desenvolver anemia ou sofrer com crises de diarreia.

Como foi aprovado em caráter terminativo, caso não haja recurso para que a proposta seja analisada pelo plenário do Senado, o texto seguirá direto para a Câmara dos Deputados.

CONSELHO

NOVOS REPRESENTANTES SINDICAIS SÃO EMPOSSADOS

Elos entre a categoria e a direção do sindicato, os representantes sindicais eleitos foram empossados em reunião realizada no dia 09 de abril. A posse teve um churrasco de confraternização.

a todos e a todas!”, saudou o presidente Luis Henrique Chagas.

“O Sindimetrô/RS conta com a participação de todos na luta travada pelo sindicato e pela categoria por melhores salários, condições de vida e de trabalho. Em nome da direção, desejo uma boa luta

·

CURTAS

EXPEDIENTE

O Sindimetrô/RS orienta os(as) colegas metroviários(as) a registrarem, através de Boletim de Ocorrência feito em Delegacia de Polícia, toda ameaça ou agressão

sofrida durante o exercício profissional. De posse deste registro, o sindicato exigirá, junto à empresa, medidas para impedir esse tipo de situação.

· O churrasco alusivo ao Dia do

Trabalhador será realizado no dia 03 de maio (quinta-feira), a partir das 11h, na sede do Sindicato. Associados não pagam. Nãosócios pagam R$ 20,00.

Jornal do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e Conexas do Rio Grande do Sul Rua Monsenhor Felipe Diehl, 48, Humaitá, Porto Alegre/RS – Fone: 51-33744200 Presidente: Luís Henrique Chagas; Secretária de Comunicação: Ayllu Acosta Jornalista Responsável: João dos Santos e Silva (MTb/RS 7924); Site: www.sindimetrors.org; Facebook: sindicato dos metroviários; E-mail: imprensa@sindimetrors.org e falecom@sindimetrors.org

Profile for Sindimetrô/RS

Jornal Sindimetrô/RS - Abril 02  

Jornal Sindimetrô/RS - Abril 02  

Advertisement