Page 1

JORNAL DO

SiNDiMETRÔ/RS PORTO ALEGRE, 9 DE AGOSTO DE 2019

Nº 142

FILIADO À CSP CONLUTAS E À FENAMETRO

Fundado em 09 de abril de 1986

SOLIDARIEDADE METROVIÁRIA

CONSELHO DIRETIVO APROVA SUBSÍDIO FINANCEIRO AOS COLEGAS AFASTADOS Discussão ainda passará pela categoria em assembleia Na greve geral contra a reforma da Previdência, realizada no dia 14 de junho, o Sindimetrô/RS foi protagonista na luta travada no Rio Grande do Sul e no Brasil. Os metroviários não vacilaram e aprovaram a paralisação como forma de mobilização contra esse que é o mais brutal ataque já praticado contra um direito social dos trabalhadores. A adesão da categoria à greve foi grande, com circulação de trens de quinze em quinze minutos, forçando a empresa a liberar catracas o dia inteiro. No entanto, seis colegas foram sumariamente punidos pela direção

da Trensurb e estão com seus contratos de trabalho suspensos. O afastamento é autoritário e irregular, pois a empresa sequer abriu processo interno para a apuração dos fatos. Nossos colegas foram julgados e punidos sem direito de defesa. Enquanto o jurídico do sindicato atua para buscar a imediata reintegração dos funcionários, é necessário que a categoria demonstre toda a sua solidariedade. No dia 13 de agosto será realizada uma assembleia, às 15h30, no auditório do Sindimetrô/RS, para deliberar sobre as formas de auxílio aos colegas afastados.

assembleia geral

13.08

terça

15h30

local: auditório do sindimetrô/ rs


JORNAL DO

2

SiNDiMETRÔ/RS APOSENTADORIA

13 de agosto DIA NACIONAL DE LUTA

CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA, EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E POR EMPREGOS

16h - CONCENTRAÇÃO EM FRENTE AO PALÁCIO PIRATINI 18h - ATO PÚBLICO NA ESQUINA DEMOCRÁTICA Apesar da resistência dos trabalhadores e dos estudantes, a reforma da Previdência foi aprovada na Câmara dos Deputados. Agora, o texto seguirá para votação em dois turnos no Senado. Ainda há tempo para virar o jogo e barrar essa reforma, que não acaba com privilégios, mas retira direitos e reduz benefícios e pensões. A Previdência não está quebrada. Não aceite trabalhar mais e receber menos, nem trabalhar até morrer. Temos que continuar nas ruas defendendo a nossa aposentadoria!

S O S S E C O R T E R So ´

ACABA A APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO, COMO É HOJE. HOMENS SÓ PODERÃO SE APOSENTAR AOS 65 ANOS E MULHERES COM 62 ANOS, COM REVISÃO DA IDADE MÍNIMA A CADA 4 ANOS. TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO DE 40 ANOS PARA HOMENS E 35 ANOS PARA MULHERES, COM 100% DA MÉDIA DE TODOS OS SALÁRIOS RECEBIDOS, O QUE REDUZIRÁ O BENEFÍCIO. REDUÇÃO DA PENSÃO PARA 60% EM CASO DE MORTE DO CÔNJUGE. FIM DA APOSENTADORIA ESPECIAL POR PERICULOSIDADE.


3

JORNAL DO

SiNDiMETRÔ/RS

ACT 2019/2021

PAGAMENTO DO RETROATIVO VIRÁ NA FOLHA DE AGOSTO com pagamento retroativo a maio deste ano, e o mesmo índice em 2020/2021. Segundo a empresa, a previsão é que o retroativo seja incluído na folha de agosto, paga em setembro.

Depois de um período de muita discussão, novamente com a intermediação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), foi assinado, no dia 08 de julho, o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). O ACT prevê um aumento nos vencimentos da categoria de 50% do INPC em 2019/2020,

A renovação do Acordo ocorreu numa conjuntura adversa para os trabalhadores, em que o governo federal tem atacado constantemente os nossos direitos, buscando extinguir o direito a uma aposentadoria digna e ameaçando os metroviários com a privatização da Trensurb. Para o presidente do Sindimetrô/RS, Luis Henrique Chagas, “o mais importante é o fato de o Acordo ser firmado por dois anos e com a garantia das cláusulas sociais historicamente conquistadas. Temos mais uma batalha esse ano que é a renovação do nosso Acordo de Escalas”.

NOTAS PRESTAÇÃO DE CONTAS - As contas do Sindimetrô/RS, relativas ao ano de 2018, foram aprovadas por unanimidade em assembleia realizada no dia 06 de agosto. PPI - A Trensurb segue no cronograma de privatização do governo federal. Todo o calendário do Programa de Parceria de Investimentos (PPI) pode ser acessado no site: www.ppi.gov.br MENSALIDADE DE MARÇO - Foi acordado com a empresa que o desconto da mensalidade sindical de março será feito em três parcelas, nas folhas de setembro, outubro e novembro. PRÁTICA ANTISSINDICAL - O Sindimetrô/RS já denunciou aos órgãos competentes as práticas antissindicais ocorridas na última greve geral, dentre elas: jornada de trabalho acima do permitido por lei, não realização de intervalo, assédio moral aos grevistas e evasão de receita. FGTS - Antes de aderir ao saque do FGTS, informe-se no sindicato. A medida anunciada pelo governo esconde pegadinhas.

TORCIDAS ORGANIZADAS - Após receber denúncias de que a empresa está pagando o passe a integrantes de torcidas organizadas, o sindicato as encaminhou ao Ministério Público Federal. CONCURSO DE P2 - Pode alguém receber Função Gratificada (FG) enquanto realiza treinamento para Progressão Interna? O Sindimetrô/RS segue cobrando uma resposta da direção da Trensurb. CONSELHO FISCAL - Foi definida em assembleia realizada no dia 6 de agosto a comissão que conduzirá o processo eleitoral que irá eleger o novo Conselho Fiscal. O calendário da eleição será divulgado em breve. A comissão é composta pelos seguintes colegas: Acir (SEEST), Bischoff (SEEST), Bruno Borba (SEGUR), Edson (SEGUR), Leitão (SEGUR), Panqueca (SEMERC) e Valéria (SEEST).


JORNAL DO

4

SiNDiMETRÔ/RS FINANCEIRO

SINDICATO FAZ OBRAS DE PREVENÇÃO E PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS Visando a segurança e o bemestar dos metroviários e dos convidados que frequentam regularmente o sindicato, a atual gestão do Sindimetrô/RS segue providenciando melhorias na sede da entidade. Recentemente foram feitas e aprovadas pelo Corpo de Bombeiros obras de prevenção e proteção contra incêndios. Para liberação do PPCI, o sindicato fez melhorias em todos os espaços de uso coletivo, incluindo o auditório e o salão. Foram feitas adaptações nas instalações elétricas, colocadas portas e luzes de emergência, além do reposicionamento dos extintores.

CONTAS As contas do sindicato estão abertas e à disposição da categoria. Interessados em verificá-las devem entrar em contato com o Diretor Financeiro Wladimir Ourique.

EXPEDIENTE

Jornal do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e Conexas do Rio Grande do Sul Rua Monsenhor Felipe Diehl, 48 - Humaitá, Porto Alegre/RS Presidente: Luís Henrique Chagas Diretora de Comunicação: Ayllu Acosta Jornalista Responsável: João dos Santos e Silva (MTb/RS 7924) Diagramação: Nádia Alibio Contatos: 51 33744200 imprensasindimetrors@gmail.com

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS @sindimetrors

/sindimetro

sindimetrors.org

@SindimetroRS

Profile for Sindimetrô/RS

Informativo Agosto 2019  

Informativo Agosto 2019