JORNAL DO SINDIMETRÔ/RS - Edição 151

Page 1

JORNAL DO

SiNDiMETRÔ/RS PORTO ALEGRE, 15 DE DEZEMBRO DE 2020

Nº 151

FILIADO À CSP CONLUTAS E À FENAMETRO

Fundado em 09 de abril de 1986

ACORDO DE ESCALAS é RENOVADO ATÉ ABRIL DE 2021 A categoria metroviária aprovou, por ampla maioria, a renovação do Acordo de Escalas até 30 de abril de 2021, em assembleia geral extraordinária realizada no dia 7 de novembro, no pátio da empresa. A prorrogação do atual acordo foi assinada pelas duas partes no dia seguinte. A direção do sindicato entende que as tentativas de retiradas de direitos nos Acordos Coletivos têm como objetivo facilitar o processo de privatização da Trensurb. Conseguir

impedir estas perdas é parte da luta contra a entrega do patrimônio público à iniciativa privada. “Precisamos utilizar esses cinco meses para a organização da categoria. Para mobilizarmos os metroviários, nossa tarefa é caminhar na base e explicar o que está em jogo”, ponderou a diretora Keity. O sindicato solicitará à empresa uma mesa permanente até a assinatura da próxima renovação. Para isso, o Sindimetrô criou uma comissão de negociação com a participação de colegas de todos os setores.


JORNAL DO

SiNDiMETRÔ/RS

2

TODOS CONTRA

O CORONAVÍRUS E A PRIVATIZAÇÃO

CONTAS estão aprovadas pelo conselho fiscal O Conselho Fiscal analisou o balanço financeiro e patrimonial do Sindimetrô referente ao período de 2019 e deu parecer favorável, em reunião no último dia 27 de novembro, na sede do sindicato.

assembleia geral Os metroviários e as metroviárias apreciarão as contas de 2019, em Assembleia Geral Ordinária no dia 18 de dezembro, às 12h30min, no campo de futebol da Trensurb.

o trabalho do conselho Em reuniões ao longo do ano, o órgão analisou um conjunto de documentos e informações que são disponibilizados pela diretoria financeira aos integrantes do conselho fiscal, para que eles apreciem as contas da entidade. O Conselho Fiscal do Sindimetrô é composto pelos colegas Abreu, Back, Dilelio, Giovane Rodrigues, Gonzaga, Ochoa, Ribeiro e Sergio Bastos.

Assembleia Geral Ordinária de Prestação de Contas DATA: 18 de DEZEMBRO HORÁRIO: 12h30 LOCAL: campo de futebol da sede da Trensurb


TODOS CONTRA

O CORONAVÍRUS E A PRIVATIZAÇÃO

3

Confira o relatório final de 2019 que foi assinado, sem ressalvas, por sete dos oito integrantes do conselho. Na mesma reunião, eles também apreciaram as contas de julho e agosto de 2020, que foram aprovadas por unanimidade:

JORNAL DO

SiNDiMETRÔ/RS


JORNAL DO

TODOS CONTRA

4

SiNDiMETRÔ/RS

O CORONAVÍRUS E A PRIVATIZAÇÃO

METROVIÁRIOS E FERROVIÁRIOS DE CINCO ESTADOS SE UNEM CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA TRENSURB E CBTU Os sindicatos dos metroviários do RS, MG e PE e dos ferroviários do RN e AL constituíram um Comitê Jurídico Nacional contra a privatização dos metrôs. Pelo cronograma do governo Bolsonaro, Trensurb e CBTU serão desestatizadas agora em 2021. Com o objetivo de barrar esse processo, as entidades que representam a categoria contrataram o escritório Garcez Advocacia, especializado na defesa das estatais junto aos tribunais superiores. A banca já representa trabalhadores de empresas públicas, como Petrobras, Eletrobras e Casa da Moeda, entre outras.

O presidente do Sindimetrô-RS acredita que essa unidade para alcançar um objetivo comum deve se intensificar entre diversas categorias de servidores públicos. Além de protestos, paralisações, entre outras ações contra as privatizações, as entidades dos trabalhadores começam a criar suas frentes jurídicas. “Enfrentaremos a fúria privatista dos governos com ações jurídicas, políticas e unidos nacionalmente”, enfatizou Chagas. A contratação do escritório Garcez foi aprovada, por todos os presentes, em reunião do Conselho Diretivo, realizada no último dia 07.

notas saúde - Foi protocolado, no dia 08/11, o pedido de

manifestação da Trensurb sobre a imunização dos metroviários contra a Covid-19 e também solicitada uma reunião sobre as ações da empresa durante a pandemia. SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS @sindimetrors

/sindimetro

sindimetrors.org

EXPEDIENTE

@SindimetroRS

Jornal do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e Conexas do RS Rua Monsenhor Felipe Diehl, 48 - Humaitá, Porto Alegre/RS Presidente: Luís Henrique Chagas Diretora de Comunicação: Ayllu Acosta Jornalista Responsável: Civa Silveira (Mtb 9426) Diagramação: Nádia Alibio Contatos: 51 33744200 imprensasindimetrors@gmail.com