Informativo Sindimetrô/RS - Edição 150

Page 1

JORNAL DO

SiNDiMETRÔ/RS PORTO ALEGRE, 26 DE NOVEMBRO DE 2020

FILIADO À CSP CONLUTAS E À FENAMETRO

Nº 150

Fundado em 09 de abril de 1986

CHAPA 2 VENCE A ELEIÇÃO

E TERÁ A RESPONSABILIDADE DE DIRIGIR A CATEGORIA NA LUTA CONTRA A PRIVATIZAÇÃO A eleição do Sindimetrô para o triênio 2021-2023 foi decidida em segundo turno, com votação entre os dias 9 e 13 de novembro. A Chapa 2 foi declarada vencedora com 62% dos votos válidos. A Chapa 3 fez 38%.

goria e o seu fortalecimento para derrotar o projeto de privatização do governo federal”. Com um grupo bastante diversificado, a chapa vencedora reuniu a experiência dos veteranos e a vitalidade dos jovens, bem como a participação expressiva de mulheres.

Reeleito como presidente do Sindimetrô, Chagas agradeceu a confiança dos metroviários e declarou: “Posso garantir que esta nova diretoria está muito comprometida com a unificação da cate-

Neste pleito, quatro chapas disputaram a direção da entidade, com a participação de 734 votantes no primeiro turno e 717 no segundo. A posse da nova diretoria do Sindimetrô ocorrerá no dia 05 de janeiro.

Urna

Chapa 2

Chapa 3

Brancos

Nulos

Total

Seope

168

193

4

2

367

Manutenção

75

22

1

1

99

Administrativo

94

26

1

1

122

Setra

96

24

7

2

129

Total

433

265

13

6

717

OS ELEITOS: Chagas (Presidente), Keity (Vice-Presidente), Ayllu (Secretaria Geral), Kurkowski (Secretaria Geral Adj.), Wladimir (Finanças), Raquel (Finanças Adj.), Ronas (Jurídico), Darlan (Jurídico Adj.), Lucas Viegas (Comunicação), Kauê (Comunicação Adj.), Gil (Cultura), Júlio Brix (Cultura Adj.), Cristine (Saúde), Luis Cabeça (Saúde Adj.), Valéria (Transportes), Bischoff (Transportes Adj.), Diana (Mulher), Flaviani (Mulher Adj.), Maurão (Formação Política), Batata (Formação Política Adj.), Maria Silveira (Raça), Lima (Raça Adj.), Noêmia (Aposentados), Ari Tonini (Aposentados Adj.)


JORNAL DO

SiNDiMETRÔ/RS

2

TODOS CONTRA

O CORONAVÍRUS E A PRIVATIZAÇÃO

SINDIMETRÔ BUSCA O APOIO DE VÁRIOS PARTIDOS CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA TRENSURB No período da campanha eleitoral, o Sindimetrô manteve uma série de encontros com candidatos às prefeituras de Porto Alegre e cidades metropolitanas. O objetivo das agendas era buscar o apoio político contra a privatização da Trensurb, prevista para 2021 pelo governo Bolsonaro. Dirigentes do sindicato foram recebidos por dez candidatos de diversos partidos e nove deles assinaram documento assumindo o compromisso de defender a manutenção da Trensurb estatal. De acordo com Ayllu, diretora de comunicação, foi uma corrida para conversar com os candidatos antes da eleição. “Queríamos garantir o compromisso deles com a categoria e os usuários”. Veja alguns dos encontros:

A luta contra a privatização é a principal ação do sindicato e será intensificada.

POA - Fortunati (PTB) Antes de sua desistência à prefeitura de Porto Alegre, o candidato recebeu o Sindimetrô e assinou o compromisso com os metroviários.

SÃO LEO - Ary Vanazzi (PT) O candidato eleito prometeu empenho político para manter a Trensurb como empresa pública.

SAPUCAIA - Maninho (MDB) O vereador sapucaiense assumiu o compromisso público de lutar pela Trensurb estatal.

8

OUT

22

OUT

3

NOV


TODOS CONTRA

3

O CORONAVÍRUS E A PRIVATIZAÇÃO

POA - Fernanda Melchionna (PSOL) A Deputada Federal e o seu vice, Márcio Chagas, vieram até a sede do Sindimetrô e declararam seu total apoio à manutenção da Trensurb estatal.

CANOAS - César Augusto (Republicanos) O Sindimetrô visitou o vereador de Canoas pelo Republicanos, e ele assinou a carta compromisso do sindicato.

13

OUT

JORNAL DO

SiNDiMETRÔ/RS

POA - Sebastião Melo (MDB) O candidato recebeu o Sindimetrô e prometeu colocar a privatização da Trensurb no debate municipal caso vença as eleições, mas não assinou a carta compromisso.

OUT

23

OUT POA - Manuela D’Ávila (PCdoB) Acompanhada do seu vice, Miguel Rossetto (PT), a candidata recebeu os metroviários.

SAPUCAIA - Volmir Rodrigues (Progressistas) O candidato eleito concordou e assinou compromisso com a luta dos metroviários.

20

4

NOV

5

NOV

Em Porto Alegre, os dois candidatos que disputam o segundo turno receberam os representantes do Sindimetrô. Manuela declarou ser contra a privatização e assinou a carta compromisso da entidade. Já o candidato Sebastião Melo não quis se comprometer com a defesa da Trensurb pública.


JORNAL DO

TODOS CONTRA

4

SiNDiMETRÔ/RS

DIRAF ENCAMINHA PROPOSTA DO ACORDO DE ESCALAS A diretoria do Sindimetrô esteve reunida, no dia 23 de novembro, com o Diretor de Finanças, Geraldo Luís Felippe, para tratar de diversas demandas da categoria, mas como a principal delas estava a negociação do Acordo de Escalas, que vence no dia 09 de dezembro. O diretor apresentou aos metroviários o Termo de Prorrogação do Acordo Coletivo de Escalas até 30 de abril de 2021. A categoria, em breve, deverá apreciar a proposta em assembleia com data ainda a ser divulgada. A luta contra a privatização da Trensurb está intimamente ligada à manutenção das nossas conquistas históricas. “A partir de agora, nosso objetivo é um só. Precisamos unir todos os metroviários na defesa dos nossos empregos e direitos”, avalia Chagas.

O CORONAVÍRUS E A PRIVATIZAÇÃO

REINTEGRAÇÃO DOS AFASTADOS JÁ! METROVIÁRIOS CONQUISTAM O RETORNO AO TRABALHO Os colegas afastados, arbitrariamente, desde a última greve geral, estão retornando aos seus postos de trabalho. Depois de 1 ano e 5 meses de campanha, finalmente, a empresa acatou a reivindicação da categoria pela reintegração. No dia 09 de novembro, acompanhados do Mika, advogado do Sindimetrô, os seis funcionários foram chamados a ouvir a proposta da empresa. E no último dia 23, o juiz autorizou a volta dos colegas ao trabalho, após o acordo firmado entre as partes. Para o diretor do sindicato e um dos afastados, Pinheiro, a conquista representa “uma grande vitória da categoria e do movimento dos trabalhadores. Agradecemos aos nossos colegas por toda a solidariedade que recebemos durante esse período.”

INFORME FINANCEIRO

CONSELHO FISCAL - O Conselho Fiscal se reunirá, no dia 27 de novembro, para apreciar as contas de julho e agosto de 2020 e elaborar o parecer sobre o balanço financeiro e patrimonial do sindicato, referente ao exercício do ano de 2019. Logo o parecer do conselho esteja pronto, será chamada assembleia para apreciação da categoria. URV 2 - Agradecemos aos 181 metroviários que contribuíram com 1% dos valores recebidos, totalizando R$321.867,00 em doações ao Sindimetrô. A valorização de uma categoria passa pelo reconhecimento e fortalecimento do seu sindicato.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS @sindimetrors

/sindimetro

sindimetrors.org

EXPEDIENTE

@SindimetroRS

Jornal do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e Conexas do RS Rua Monsenhor Felipe Diehl, 48 - Humaitá, Porto Alegre/RS Presidente: Luís Henrique Chagas Diretora de Comunicação: Ayllu Acosta Jornalista Responsável: Civa Silveira (Mtb 9426) Diagramação: Nádia Alibio Contatos: 51 33744200 imprensasindimetrors@gmail.com