Page 1

FILIADO À

JANEIRO FEVEREIRO MARÇO DE 2010

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM HOLFING? É uma técnica de alinhamento corporal que resolve problemas muito sérios ligados à postura, dores nas costas e muito mais

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

VOCÊ FAZ O SINDIFAST SER 10! Fechamos o ano de 2009 com uma super Festa de Confraternização. Vamos construir, juntos, um 2010 melhor ainda!

A importância dos primeiros segundos em que o ser humano reage a uma situação é tamanha, que transforma a intuição em importante ferramenta de decisão. Na vida pessoal e no trabalho isso é cada vez mais valorizado. Portanto, lembre-se:

a primeira impressão, HORTO FLORESTAL Um dos mais belos Parques de São Paulo. Lá você pode curtir de perto a natureza, as crianças se divertem nas trilhas e brinquedos e você pode fazer piquiniques em enormes mesas sob as árvores!

FICA


CONTEÚDO

JAN/FEV/MAR 2010

DESAFIOS E MUITA ENERGIA ASSIM COMEÇA 2010

Ataíde Francisco de Morais Júnior*

FRASE



Sindicatos como o Sindifast estão se tornando referência na luta pelos direitos dos trabalhadores de sua categoria. É esse tipo de gestão sindical que temos que difundir: atuante, participativa e preocupada com o bem estar do trabalhador. Um Sindicato jovem que fala com os jovens de maneira clara, sem rodeios.



Executiva da FENTERC

Em reunião na Paraíba com os principais líderes sindicalistas de vários Estados do Brasil.

Com energia redobrada iniciamos mais um ano de desafios. Entre eles estão a continuidade na batalha que temos enfrentado pela melhoria das condições de trabalho da nossa categoria, a busca por mais benefícios e a luta pelos direitos do trabalhador. Além disso, este será um ano de Eleições. É quando deixamos de ser coadjuvantes e passamos a ter o poder pelo voto. É fundamental que você se interesse pelo assunto, que pesquise a atuação dos políticos, debata com seus colegas sobre políticas de trabalho, meio ambiente e direitos do cidadão. É assim, e só assim, que nos inserimos na sociedade como cidadãos atuantes. E, por fim, mudamos o nosso futuro. Quero aproveitar para agradecer a presença de tanta gente em nossa Festa de Confraternização e lamentar por aqueles que não puderam ir pois estavam trabalhando. Agradeço as presenças de políticos como a Prefeita de Juquitiba, Maria Aparecida Maschio, carinhosamente conhecida como Prefeita Cida, do Prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, com seu forte carisma e do Deputado Federal José Mentor, grande defensor de projetos municipais junto ao Governo Federal. Dos líderes da Força Sindical: Hélio Herrera, o Peninha, Sec. Geral em SP, o corinthiano Paulo Rogério e Sargento Roberto, Assessores da Força e representantes do Dep. Paulo Pereira da Silva, um dos maiores defensores dos Trabalhadores em Brasília; o querido José Francisco Campos, com sua gigantesca cultura sindical que só nos fortalece a cada encontro. Além deles, alguns representantes da FENTERC (a Federação que nos deu apoio e orientação na fundação do Sindifast) como Bento Batista, vindo de Salvador, João Moisés, de Brasília e todos aqueles que estiveram ali fortalecendo e estreitando os nossos laços e compromissos. *Ataíde Francisco de Obrigado e Feliz 2010! Morais Júnior é funcionário

4

Uma questão de atitude.  Com esforço e dedicação  3 dicas para viver melhor  Você pode salvar uma vida

6

FILIADO À

SINDIFAST

10

REVISTA SINDI FAST NEWS Redação, arte e produção: CARDOSO DE ALMEIDA COMUNICAÇÃO

Rua Voluntários da Pátria,

4370 - 2o. andar conj. 22 - 02402-600 - São Paulo - SP - (11) 3938-2586 pcardoso@uol.com.br

CONFRATERNIZAÇÃO Você esteve lá? Foi um espetáculo! Muita gente saiu com prêmios e um felizardo, com um carro 0km!

14

MULHER Gravidez não planejada causa mudanças inesperadas. Mas quando isso acontece na adolescência...

15

MEIO AMBIENTE No ano da inauguração da Colônia de Férias em Peruíbe, todo cuidado com o Sol, é pouco. Mas não é só na praia.

16

CULTURA Separamos para você o maior sucesso de leitura juvenil da atualidade, a série Crepúsculo. São quatro livros imperdíveis!

18

CORPO Alinhamento Corporal não é coisa para poucos. Ao contrário, crianças ou idosos podem e devem procurar o tratamento

CADERNO EXTRA

SINDIFAST Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Refeições Rápidas (Fast Food) de São Paulo Av. Paulo VI, 2140 Sumaré- São Paulo SP - 01262-010 (11)3676-1714

Diretor Responsável: Ataíde Francisco de Morais Júnior

CARREIRA A primeira impressão fica. E fica mesmo! Deixa uma marca difícil de mudar. Mas é possível cuidar para usá-la a seu favor.

licenciado do Mc Donald’s

SINDIFAST

VALE LEMBRAR... 

BENEFÍCIOS Que tal começar o ano resolvendo os problemas? Na sede do Sindifast você terá a assessoria de advogados. E muito mais!

JORNALISTA RESPONSÁVEL

Claudia Iandoli Cardoso de Almeida (MTb. 22.960) cicalmeida@uol.com.br

E MAIS: 17 - PASSEIOS 20 - SUAS COMPRAS 22 - SEUS DIREITOS

3


VALE LEMBRAR... UMA QUESTÃO DE ATITUDE

COM ESFORÇO E DEDICAÇÃO

CONCENTRE-SE Temos cinco sentidos bem desenvolvidos, alguns possuem, também, um sexto sentido apurado. Isso faz com que nosso cérebro seja invadido por estímulos variados em todas as situações. A consequência disso é a dispersão. Acabamos, algumas vezes, nos deviando do que realmente importa. Essa energia dispensada com divagações, poderia estar canalizada na busca de soluções aos problemas reais. Uma mente bem treinada permanece atenta e impede que pensamentos desorientem o processo de crescimento de cada um de nós. PACIÊNCIA Se um agricultor resolve iniciar a colheita antes do tempo, vai ganhar dinheiro mais rápido? Claro que não. Vai estragar todo o seu investimento. Quando a ansiedade toma conta das nossas relações, ela tem o mesmo poder destrutivo. Tudo tem seu tempo. É preciso criar as condições para se alcançar os objetivos e trabalhar por eles, é fundamental que se aguarde os resultados com calma. Muitas coisas podem ser interrompidas antes

LIMITAÇÕES 4

DREAMSTIME

DOMINE SEU EGO Uma pitada de vaidade é saudável, mas não permita que as suas reações sejam sempre pautadas pelos seus possíveis ressentimentos. O ego provoca suspeitas que obcecam e nos impedem de entender o verdadeiro motivo das coisas. Quando conseguimos dominá-lo, somos capazes de desmacarar nossos fantasmas.

mesmo de terem sido finalizadas. Isso vale para uma avaliação profissional, por exemplo. CUIDADO NO PLANEJAMENTO Planejar o futuro não significar encerrar todas as outras alternativas. Não há como esgotá-las por um simples plano de ações. Quando deixamos abertas as possibilidades, evitamos que nossa mente mergulhe em expectativas que podem ser frustrantes e só geram mais ansiedade. CONSTR UA A SUA OPINIÃO Já ouviu algum colega dizer que sonha em mudar de emprego porque algumas pessoas não gostam dele? Ok, não podemos permitir que sejamos subjulgados, mas as críticas devem ser ouvidas com atenção, devemos refletir sobre elas e procurar melhorar, sempre que possível. Nem sempre estamos com a razão.

O SINDIFAST, único representante legal da categoria de trabalhadores em empresas Fast-Food de SP, sempre caminhando nos trilhos da justiça, além de oferecer um grande número de benefícios aos associados, inicia o ano de 2010 com duas grandes conquistas para a classe trabalhadora: a conclusão da construção da Sede Própria, que será inaugurada ainda neste ano e a Colônia de Férias de Peruíbe. Um projeto arrojado, feito com o maior rigor e critério para que seus custos fossem diluídos, sem prejudicar os benefícios que o sindicato oferece aos trabalhadores, entre eles a Clínica Odontológica, o Atendimento Jurídico, a distribuição de Cestas Básicas e Material Escolar, além das campanhas que sempre são preparadas com muito carinho como o Dia das Crianças e Festa Junina por exemplo, onde são distribuídos brindes e presentes ao filhos dos associados. Tudo isso é feito com muito critério e transparência para que a nossa categoria tenha, além de um defensor daquilo que realmente é de direito, o apoio constante do Departamento Jurídico ou o apoio na Recolocação e, ainda, na Saúde: por meio dos convênios firmados com clínicas, hospitais, médicos e laboratórios de análises passando, também, pela própria Clínica Odontológica do Sindifast que oferece grande variedade de tratamentos gratuitos aos associados, na sede do sindicato. E na Educação: por meio dos acordos firmados com escolas, faculdades, universidades, cursos de idiomas e cursos profissionalizantes. O SINDIFAST é um sindicato moderno, voltado para as ações sociais, não é uma entidade assistencialista, é, antes de tudo, uma entidade preocupada com o bem estar de sua categoria, com o desenvolvimento da carreira por melhores condições salariais e de desenvolvimento profissional.

Estou convencido das minhas próprias limitações -e esta convicção é minha força - Mahatma Gandhi SINDIFASTNEWS


Confúcio

DE SAÚDE PARA VOCÊ VIVER MELHOR!

PARE DE ROER AS UNHAS Além de afetar diretamente a estética das mãos, deforma e interfere no crescimento das unhas. De quebra, danifica os dentes. Um médico cirurgião gastrointestinal nos revelou, em matéria recente, que certa vez teve que levar à mesa de cirurgia uma mulher que tinha uma bola no intestino cujos exames não conseguiam identificar. Era unha. O que fazer: Manter as unhas sempre bem tratadas. Existe, para quem não consegue parar, uma base com sabor desagradável para evitar o vício.

PROCURE CONTROLAR O SEU PESO Mas atenção: a balança não diz onde é que está engordando, se é no abdomem ou nas pernas etc. Pode ser que o peso seja pouco mas os riscos de problemas cardíacos enormes. O que fazer: Se você não está conseguindo controlar seu peso, consulte um médico. Ele vai estudar a origem do problema e indicará as melhores alternativas para que você esteja com a saúde em dia.

CUIDADO COM OS COSMÉTICOS O fato de uma pessoa se dar super bem com um creme não significa que ele terá os mesmos resultados em todas as peles. Fórmulas erradas para um determinado tipo de pele podem causar acne, ressecamento ou oleosidade e o temido envelhecimento prematuro. O que fazer: Aqui novamente o melhor é procurar orientação médica. Só um dermatologista será capaz de determinar o seu tipo de pele, o que é bom para ela e de que forma deve tratá-la. Além do que, como estamos sempre expostos ao Sol, é bom fazer uma avaliação para fugir do câncer de pele.

VOCÊ PODE SALVAR UMA VIDA!

Imagine que você está almoçando e algué m engasga. Essa pessoa tenta tossir mas não consegue. Levanta-se e fica muito agitada levando as mãos à garganta. Não consegue mais falar e começa a mudar de cor. Em apenas quatr o minutos essa pessoa pode morrer se você não ajudá-la imedi atamente. Veja como: O primeiro passo é pedir que alguém chame o socorro pelo 190.

1

Procure inclinar o corpo da vítima para a frente e aplicar dois tapas nas costas. Caso não surtam efeito...

VALOR DA VITÓRIA SINDIFASTNEWS

2

EPIGLOTE TRAQUÉIA entrada de ar

A EPIGLOTE Fecha a traquéia quando comemos ou bebemos ESOFAGO entrada de alimentos

ALIMENTO NO LUGAR ERRADO

NDIMAGE

3 DICAS



Engasgar é uma manifestação do organismo para expelir o alimento ou objeto que toma um caminho errado. Na parte superior da laringe localiza-se a epiglote. É uma válvula que permanece aberta para permitir a entrada de ar aos pulmões e se fecha quando engolimos algo, isso impede a passagem do alimento para os pulmões e libera o caminho para o estômago. Mas a válvula pode falhar. Veja imagem ao lado. Esses movimento deverão se repetir até que a vítima consiga voltar a respirar. Caso fique inconsciente, faça respiração boca-a-boca até a chegada do socorro que poderá usar outras manobras mecânicas. Mas não deixe a vítima sem oxigêno.

4 ...é preciso iniciar um procedimento chamado Manobra de Heimlich. Para que a manobra seja eficiente, observe que um punho está fechado....

3

...Deve-se pegar a vítima por trás, inclinar seu corpo para frente e apertar a cintura, entre o tórax e o abdômen, num movimento forte e intenso para cima e para dentro.

ALLIMAGE



SOBRE A INTELIGÊNCIA: O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante de um idiota que banca o inteligente

APLIQUE EMPURRÕES PARA CIMA E PARA DENTRO

Só as vitórias disputadas com esforço e perseverança são dignificantes - Alexandre Magno 5


CARREIRA

aprimeira

impressão

é a que

fica!

Por Claudia Iandoli

Há inúmeros estudos comprovando que a capacidade do cérebro de julgar instantaneamente uma pessoa ou situação, não existe por acaso. Funciona e não é uma ação premeditada, mas instintiva. É como quando você vai atravessar uma rua e antes de pensar já estará olhando para os lados. Seu cérebro quer informações estratégicas para julgar aquela situação e definí-la como de risco ou não. Mas ele só faz isso porque possui informações arquivadas que mostram quando uma ação pode ser perigosa. Ou seja, ele trabalha com informações pré-concebidas, por esse motivo uma criança pode atravessar uma rua sem olhar para os lados pois não tem informação suficiente sobre os riscos que corre. Como possui essa capacidade, nosso cérebro faz análises de várias situações usando esse mecanismo, que funciona em frações de segundos, sem que notemos. Por exemplo, quando você conhece alguém e procura analisar aquela pessoa por sua aparência e sua atitudes, não se trata de jogar os dados para o alto, é seu cérebro buscando informações para saber aonde está se metendo...

6

SINDIFASTNEWS


é assim que funciona, quando você inicia em um novo emprego, vai fazer uma entrevista ou quando é apresentado a alguma pessoa em uma atividade social. Todas as suas atitudes, suas palavras e suas ações são observadas rapidamente. Desde a maneira como se senta até o ato de não parar com as mãos, cruzar os braços enquanto o outro fala, desviar o olhar etc. É possível trabalhar o comportamento para que a imagem gere sempre um contato prazeroso. Uma maneira de fazer isso é, antes de tudo, estabelecer metas na vida profissional e até mesmo na acadêmica. Isso dá mais segurança pois você sabe aonde pretende chegar. Com isso em mente, suas conversas serão mais francas, com respostas rápidas e sem discursos improvisados, o que vai ser positivo na apresentação da sua imagem. Imagine a seguinte situação: uma pessoa pergunta a um político se ele é a favor da jornada de 40 horas (bandeira defendida pela nossa Federação, a FENTERC e pela FORÇA SINDICAL com total adesão do SINDIFAST) e esse político responde de maneira evasiva, sem que deixe claro qual é a sua posição. É evidente que a falta de clareza em suas respostas eviden-

E

SINDIFASTNEWS

ciará duas coisas: ele não sabe do que se trata; ou ele não quer se comprometer. O que é curioso é que ao expressar a sua opinião sobre algum assunto, você não está se comprometendo necessariamente com aquela posição, mas abrindo espaço para o debate e, sobretudo, para a oportunidade de aprender, caso ouça posições contrárias com substância e embasamento. Como diz com sabedoria um dos diretores da nossa Federação, Bento Batista, uma referência sindical na Bahia e no Brasil: “Para que seja possível dirimir dúvidas sobre qualquer situação, é necessário e fundamental que se abasteça a si mesmo com muita informação. Só dessa maneira se é possível julgar com parcimônia e exatidão. Muitas vezes isso pode acontecer em frações de segundos, mas só para quem forma uma base de informações em sua mente, sejam elas políticas, pessoais ou acadêmicas. Quem não possui informação, não julga nada, dá chutes como um aluno que não estudou e faz um xis em qualquer uma das alternativas na prova. Pode até passar, mas não vai muito adiante.” Nas entrevistas de RH, a capacitação, a formação e a experiência contam muito. Mas a imagem também fala alto. Não fosse assim, as entrevistas seriam feitas por telefone. O profissional de RH, habilidoso na análise de perfis de candidatos, precisa do contato visual para aprofundar e atestar a sua análise. Não estamos aqui falando de beleza ou de roupas da moda, estamos falando de ATITUDE, de gestos e de postura. Geralmente esse julgamento é tão instantâneo quanto um aperto de mãos. O livro BLINK 7


CARREIRA - A decisão num piscar de olhos, do jornalista americano Malcolm Gladwell, trata das decisões instantâneas da parte do nosso cérebro conhecida como inconsciente adaptável, capaz de realizar raciocínios imediatos e chegar a conclusões antes que tomemos noção consciente do que está acontecendo. O livro começa citando um curioso exemplo desse processo mental. Entre 1983 e 1986, o museu J. Paul Getty negociou a compra de uma estátua de mármore grega datada do século VI a.C. e durante esse período foi realizada uma série de exames científicos e pesquisas históricas que pareciam autenticar a origem do precioso objeto. No entanto, em diferentes momentos ao longo desses três anos, aconteceu de seis especialistas duvidarem da autenticidade da obra, aparentemente sem motivo, à primeira vista. "Eles simplesmente deram uma olhada na estátua, uma parte de seus cérebros efetuou uma

intuitivas, quase que de sobrevivência, não as tomamos usando o racional, mas nosso cérebro usa as informações que possui para determinar se aquela situação é de risco, antes que possamos entendê-la. Assim, se perguntarem sobre a veracidade de uma estátua grega, você não será capaz de julgar. Nosso cérebro trabalha com informações que estão lá dentro, faz várias análises e manda a resposta. Quando não há informação, é pura especulação, aí não serve. Portanto, para podermos usar essa ferramenta gratuíta, precisamos nos informar sobre tudo, precisamos ler, aprender e absorver o maior número de informações.

O psicólogo Timothy Wilson descreve que “a mente opera com maior eficiência relegando ao inconsciente uma boa parcela do pensamento sofisticado e de alto nível, assim como um moderno jato de passageiros consegue voar com o piloto automático Nas entrevistas de RH, a capacitação, a formação e a com pouca ou nenhuma intervenção do piloto experiência contam muito. Mas a imagem também fala alto. humano ‘consciente’. O O profissional de RH, habilidoso na análise de perfis de insconsciente adaptável canditados, precisa do contato visual para aprofundar e faz um excelente trabaatestar a sua análise. Não se trata de jogar os dados para lho de avaliar o mundo, alertar a pessoa em caso cima e contar com a sorte. Ali você será observado de perigo, definir metas e série de cálculos instantâneos e, antes que inicar a ação de maneira sofisticada e eficiente.” tivessem qualquer espécie de pensamento É exatamente disso que falamos: a decisão consciente, eles sentiram algo", narra o autor rápida, aquela história de “respeitar os sinais”. para em seguida dedicar o resto do livro a Não se trata de premonição, isso é outra históexplicar como funciona esse processo mental e ria - geralmente relacionada a acidentes etc. mostrar mais exemplos de situações relativas a É possível tirar proveito dessas decisões e ele. Como conclusão, Gladwell defende a aprender a doutrinar o nosso inconsciente a importância dos dois primeiros segundos em não ser influenciado por padrões, como assoque o ser humano reage a uma situação. ciar mulher=família, beleza=correção. São padrões culturais que cresceram com você Isso é o mesmo que dizer, “a primeira desde a infância, mas não são necessariamente impressão importa muito!”. Se em dois segun- verdadeiros, saber diferenciar essas análises dos nosso cérebro é capaz de analisar por aumenta ainda mais o poder de decisão que diversos ângulos uma situação, não será em temos, e sua possibilidade de crescer nos ambiduas horas que vamos mudar isso. Mas é entes em que decisões rápidas precisam ser importante lembrar que só seremos capazes de tomadas com eficiência e conhecimento. analisar instantaneamente algo que nos seja familiar. Por exemplo, se alguém abre um vidro O estudo deixa claro que podemos ganhar com um escorpião à sua frente, você vai parar e muito, seja na empresa, em casa ou até mesmo pensar: será que é venenoso? Será que vai me nos relacionamentos, se aceitarmos os sinais do atacar? Devo esperar a reação dele? Devo... nosso consciente adaptativo com cautela. Nada disso. Certamente você sairá correndo. É evidente que o julgamento pelo qual você Com decisões lentas assim, o ser-humano não passa, não é uma situação definitiva, mas para teria sobrevivido por tanto tempo, são decisões alterar a imagem arranhada, o esforço será 8

SINDIFASTNEWS


muito maior do que aquele investido na manutenção da boa primeira impressão. Além do mais, ela pode ser decisiva para o sucesso no emprego, se estiver relacionada a isso. Agir corretamente é a melhor maneira de não correr o risco de falhar na primeira impressão. Se é nos primeiros dois segundos de um contato que uma pessoa observa a outra pela primeira vez e faz sua avaliação, nos 30 segundos seguintes vai consolidar essa análise com as suas atitudes. Pode ser que por conta daqueles padrões pré-definidos, o julgamento inicial tenha se deturpado e será na sequência do contato que você poderá mostrar que sim, é confiável e merece respeito, mas nem sempre se tem essa oportunidade. É naquele curto espaço de tempo, que a pessoa será considerada confiável, inteligente ou o oposto. Nada menos do que isso. Você já deve ter ouvido falar, ou talvez já tenha dito algo como: “não fui com a cara de fulano” ou “o santo não bateu”. Mas como? De onde sai esse tipo de análise? Sem que tenha se dado conta, o olhar desviado durante o diálogo e a apresentação, o tom agressivo ou desinteressado e um aperto de mãos frouxo ao cumprimentar pode ter criado essa impressão. Um simples sorriso, cabelos penteados e roupas adequadas ao ambiente e às pessoas, geralmente abrem as portas para um relacionamento duradouro. Exatamente por não saber o que se passa em sua cabeça, a pessoa usa as ferramentas externas para a avaliação, pois é o que tem para usar. Quais são? Observa as mãos, as expressões faciais e características físicas, o tom de voz, a higiene e as roupas. Se um desses itens estiver, digamos, em desalinho, você pode se dar mal... No caso da estátua grega, um antigo diretor do museu Getty, Thomas Hoving, ao olhar para ela disse que era viçosa. E “viçosa” não era o que ele esperava de uma estátua de 2 mil anos de idade. Pediu para que o curador do museu não finalizasse a transação. Depois, uma das maiores especialistas do mundo em escultura grega, Evelyn Harrison, foi levada para ver a estátua e, quando o curador tirou o pano que a cobria, ela teve uma forte sensação de que se tratava de uma falsificação. Não sabia o porquê, mas sentia que a estátua não era verdaderia e quando informada de que já a haviam comprado ela disse: “Sinto muito”. O museu começou a ficar preocupado e decidiu realizar SINDIFASTNEWS

um simpósio especial sobre esse tipo de estátua na Grécia. Depois de vários meses de testes laboratoriais (testando idade, textura, etc), a estátua foi dada como verdadeira e adquirida pelo museu Getty por 10 milhões de dólares. Mesmo assim, mais testes foram realizados mesmo após a compra. Meses mais tarde a ciência finalmente verificou o que os especialistas tinham percebido muito tempo antes mas não sabiam explicar: a estátua era realmente uma falsificação.O que todos os especialistas fizeram foi usar o inconsciente adaptativo. Você faz isso diariamente ao ser apresentado a alguém ou quando se encontrar em uma situação de risco. Mas também passa por essas avaliações diariamente. Portanto a sua imagem diante da sociedade é importante e define muito de você.“Aquela história de dizer ‘não me importo com o que os outro pensam’ só serve para quem vai viver em uma caverna. Não há outra maneira de consolidar uma imagem de correção se a pessoa não agir corretamente, não tiver uma conduta reta diante dos seus, em primeiro lugar, e diante da sociedade. E, de fundamental importância, é necessário que se tenha bagagem e isso só se conquista com suor, muito trabalho e muita dedicação”, finaliza Bento. Sabemos que há como evitar o pior no primeiro contato. Sustentar isso nos contatos seguintes é outra história, vai depender de outras habilidades e dos seus propósitos. Para uma primeira impressão com sucesso, leia as dicas no quadro abaixo:

DE OLHO NA SIMPATIA 1. Seja educado Evite gírias. Falar alto denota nervosismo, falar baixo, insegurança. Palavrões? Nem pensar! 2. Sorria O sorriso possui a capacidade de desarmar qualquer pessoa. E mais, faz com que você se sinta bem e confiante (a Clínica Odontológica do SINDIFAST existe para tratar do seu sorriso e da sua saúde!). 3. Olhe nos olhos Você demonstrará respeito a quem fala com você.

4. Invista no bom humor Não se trata de piadas. Simpatia, graça e delicadeza são fundamentais. O alto astral atrai coisas boas e é contagiante. 5. Cumprimente com um firme aperto de mãos Na hora de dizer que sente prazer em conhecer a pessoa, fale de maneira enfática e olhando nos olhos. 6. Ouça atentamente Acene positivamente com a cabeça para indicar que acompanha o que está sendo dito. 9


CONFRATERNIZAÇÃO 2009

“Fazer festa, hoje em dia, para o associado trazer a família, não é fácil. Sobretudo um evento organizado como este. Isso demonstra contato estreito com o trabalhador e uma enorme preocupação, tanto ao oferecer um evento, com brindes e presentes, como na construção de uma linguagem moderna e direta. Na relação com os jovens, uma estrutura com a velha visão sindical não funciona mais. Aqui o que vejo é uma comunicação que estará sempre presente, porque o trabalhador sabe que haverá retorno. As novas lideranças vão surgir desses movimentos.” sin dicais.

Da esq. para a dir.: Hélio Herrera, o Peninha, secretário geral da Força Sindical, José Francisco “Campos”, diretor de relações internacionais do Sindinap e Ataíde Francisco de Morais, presidente da FENTERC

“Companheiros e grandes amigos sindicalistas, estiveram presentes para prestigiar a festa. Estou aqui, em nome da FENTERC, reforçando a celebração das nossas conquistas. Além dos sindicalistas, amigos políticos também trouxeram seu brilho e prestígio para a festa do SIndifast e agradeço por isso. Desejo que todos tenham um ano de grandes vitórias e que possamos comemorá-las juntos.” Ataíde Morais Presidente da FENTERC

Chico Brito Prefeito de Embu das Artes - PT

10

SINDIFASTNEWS


Todos puderam ver de perto a maquete da nossa Colônia de Férias de Peruíbe. Ela será inaugurada no comecinho do ano. Tudo o que o Sindifast faz, é para o bem estar dos nossos associados. Departamento Social do Sindifast

“Juntar os trabalhadores em um evento social como este é importante pois agrega a concientização da necessidade de engajamento e atuação para ser um agente transformador.” Dep. José Mentor Deputado Federal - PT/SP

SINDIFASTNEWS

11


CONFRATERNIZAÇÃO 2009

“Quando subi no palco e vi a quantidade de gente que havia na festa, fiquei realmente emocionado. São trabalhadores que encaram um cotidiano duro, muitos moram longe dos seus trabalhos, ficam pouco tempo em casa com suas famílias mas, naquele dia, estavam lá, unidos, se divertindo, dançando e celebrando a comunhão que há entre nós. É isso que me faz dar continuidade a essa jornada à frente do Sindifast. Para manter esse espírito sempre vivo, quero fazer muito mais, proporcionar tudo de bom para meus companheiros e amigos. A batalha diária desses trabalhadores precisa ser melhor recompensada. Em 2010, levarei o Sindifast a todos os cantos para o fortalecimento da nossa categoria!” Ataíde Júnior Presidente do Sindifast 12

SINDIFASTNEWS


“Uma verdadeira festa social com foco na qualidade de vida. Fica claro, ao caminhar pela festa, que há um enorme respeito ao meio ambiente. Esses trabalhadores, que aqui estão com suas famílias, poderão vir a assumir, no futuro, funções de responsabilidades sociais de acordo com o perfil de cada um.” Maria Aparecida Maschio Prefeita de Juquitiba - PDT

2009 foi um ano de luta e grandes conquistas. Você faz parte de tudo isso! Vamos caminhar juntos em 2010 e expandir o Sindifast para que a nossa categoria seja mais forte a cada dia. Colabore trazendo novos associados. Departamento Social do Sindifast SINDIFASTNEWS

13


MULHER

GRAVIDEZ NA

ADOLESCÊNCIA o relacionamento por muito tempo. Tornam-se mães antes de ter experiência de vida, tornam-se mulheres, antes de terem crescido, tornam-se separadas sem ter tido a oportunidade de cosntituir uma família. Todos os valores sofrem abalo na vida dessa adolescente e a alguns não poderão ser transmitidos ao filho. Nasceu provavelmente num lar desmanchado antes mesmo de existir. O resultado é quase sempre o mesmo. Mães solteiras com uma vida dependente de ajuda familiar para a criação do filho.”

Muitos são os motivos que levam a uma gravidez indesejada: falta de métodos contraceptivos ou a falha do mesmo que pode ocorrer, por exemplo, por uso inadequado de um preservativo. Ou por mitos do tipo: “em pé não acontece nada” e “na primeira vez não engravida”

á, também, aquela gravidez que foi desejada na adolescência por motivos mais complexos, como a falsa impressão de que garantiria a continuidade da relação com o namorado, ou que o estado de gravidez fará com que se receba mais atenção e afeto e, ainda, a possibilidade de sair mais rapidamente da casa dos pais.

H

Uma gravidez precoce, não planejada, implica em uma série de tomadas de decisões que nem sempre o adolescente está preparado para assumir. Há estatísticas que apontam que 70% dos jovens iniciam sua vida sexual antes dos 17, sendo que a maioria dos casos de gravidez na adolescência atinge garotas de apenas 15 anos de idade. Quando um adolescente, garota ou garoto, inicia a sua atividade sexual, é muito pouco provável que esteja preparado para isso. O resultado do ato sexual pode ser uma nova vida que chegaria sem um suporte adequado. Diante disso, estaria preparado para ser pai/mãe? “Não. A maioria não está.” afirma Dulce Alves, especialista em comportamento de jovens e dedicada ao estudo “Gravidez na Adolescêcia”. “Isso não quer dizer que toda gravidez é um drama, na verdade o problema foi o ato, não o fato. Muitas famílias acabam dando suporte e criam aquela criança, mas não é o melhor dos mundos. O que não é bom é o que acontece com o futuro daqueles jovens, especialmente da menina.” Segundo Dulce, a maioria perde o foco nos estudos e poucas conseguem atingir níveis universitários. “Que futuro terá essa garota, especialmente porque a maioria delas, e digo maioria para um percentual acima de 85%, não consegue manter

14

Essas jovens que engravidam têm suas vidas transformadas da noite para o dia. O corpo muda, os hábitos terão que se adaptar à nova realidade, as responsabilidades aumentam e a saúde terá que ser observada com cuidado. Uma gravidez na adolescência pode estar acompanhada de riscos de partos prematuros, anemias, hipertensão, diabetes gestacionais entre outros problemas. Mas quando isso acontece, o que se deve fazer? “Procurar apoio imediatamente. Não de outros adolescentes, mas de adultos que possam orientar de maneira mais clara para que todas as decisões sejam ponderadas. De preferência familiares, pai e mãe, porque são eles que vão segurar o rojão.” “É importante ressaltar que as pessoas confundem duas situações, uma é a benção de se ter um filho, fato indiscutível, a outra é uma gravidez não planejada, especialmente quando se fala de adolescentes. Aqui sim, discutível. O alerta é para que as jovens tenham consciência de que a gravidez vai transformar as suas vidas de maneira radical. E que o melhor a fazer é não abandonar o sonho de ser mãe, mas planejá-lo para a hora adequada.” A maneira mais simples de evitar uma gravidez não planejada é o rigoroso uso de preservativos “é indispensável mesmo entre pessoas casadas”, reforça Dulce. O preservativo evita uma série de Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST e evita a gravidez não planejada. Mas atenção! O uso inadequado pode acabar em gravidez. Use mesmo nas preliminares e evite qualquer possibilidade de ceder aos impulsos. Essa atitude vai demonstar muito mais do que maturidade, vai demosntar respeito à vida. A vida do casal e a do bebê que, sem dúvida, vai preferir esperar um pouquinho e nascer em um momento em que sua vinda seja esperada e curtida por todos. SINDIFASTNEWS


MEIO AMBIENTE

TUDO DE BOM NO

VERÃ

O Sol dá um pique extra, não é mesmo? Mas também pode ser bastante prejudicial à saúde. Para ter uma pele bonita e saudável é preciso muito cuidado! Por Mariana Almeida

hora de se sentir mais integrado à natureza. Quem não gosta de uma pele bronzeada e daquele clima de liberdade do verão? Some a tudo isso, o prazer que só a proximidade com o mar oferece e teremos um pacote imbatível. É o momento de deixar o estresse do cotidiano para olhar um pouco mais para você - e isso é tudo de bom! Além do efeito benéfico sobre nosso estado de espírito, o sol é indispensável para certas funções do nosso organismo, como a síntese de vitamina D. Porém, nunca é demais lembrar que certos cuidados devem ser tomados para evitar danos à saúde. O uso de um bom protetor solar, por exemplo, não só protege a pele de doenças como garante um bom aspecto ao longo dos anos, o que retarda o envelhecimento. Escolha um creme que ofereça proteção contra os raios UVA e UVB. É importante evitar a exposição ao sol nos horários de maiores temperaturas - entre 11 e 16 horas. Nos outros horários é que se deixa a pele com aquele tom de saúde. Nos horários de pico, o tom é de camarão! Lembre-se: esta preocupação vale para o seu dia-

É

a-dia. Não é só para ir à praia ou piscina, o sol não está apenas nesses lugares. Na cidade também. Se você caminha muito debaixo do sol, se anda de bicicleta ou pratica algum esporte, jamais faça isso sem um protetor solar. Não é luxo, é prevenção de uma doença séria: câncer de pele! Antes de ir à praia ou piscina, procure passar o creme protetor com o corpo molhado, ajuda a espalhar de maneira uniforme. Para as mulheres, não se esqueça de proteger os cabelos, há inúmeros hidratantes e cremes com filtro solar especialmente para eles. Caminhar pela areia é uma delícia e chega a ser terapêutico, mas atenção! A areia fofa, apesar de ser um ótimo esfoliante, pode estar com bactérias e microorganismos esperando um pé saudável para se instalar. Prefira a areia molhada para caminhadas e jamais deite-se diretamente na areia, use toalha ou esteira. Com esses pequenos cuidados, porém indispensáveis, seu verão será lembrado por muito tempo no saudável bronzeado de sua pele. Se for na Colônia de Férias de Peruíbe, melhor ainda, vai ter só coisa bacana para lembrar!

CUIDADOS NA PRAIA NA AREIA Pode ser fofinha e proporcionar agradáveis sensações, mas evite deitar-se diretamente na mesma. É comum ter fungos e pequenos insetos que podem provocar alergias desagradáveis. Use sempre uma toalha ou esteira.

se acostume com a temperatura da água. Alimentação Escolha alimentos leves como frutas, água e sucos naturais, que são de fácil digestão. E não esqueça de beber muita água. Com o calor intenso, a desidratação pode ocorrer.

CHOQUE TÉRMICO Com o calor, os choques térmicos podem ocorrer e são bastante prejudiciais. Sabe aquela corridinha para um mergulho? Esqueça. Um choque térmico pode (no extremo) provocar indigestão ou até mesmo ataque cardíaco. Entre calmamente no mar para que o corpo

NA CIDADE, TAMBÉM! Lembre-se que o Sol não é perigoso apenas na praia. Sempre que estamos expostos aos raios de Sol estamos colocando nossa pele em risco. O uso de protetor solar para quem caminha no sol, por exemplo, é obrigatório!

SINDIFASTNEWS

15


CULTURA

A SÉRIE CREPÚSCULO

Stephenie Meyer é a mais importante escritora de fantasia da atualidade. Um fenômeno editorial no mundo inteiro e agora também nos cinemas

s quatro livros que compõem a saga de amor entre a jovem Bella Swan e o vampiro Edward Cullen - Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Amanhecer - venderam, nos 43 países em que foram publicados, mais de 55 milhões de exemplares.Todos os mistérios do épico romântico criado por Stephenie Meyer são solucionados nas quase 600 páginas de Amanhecer. Bella cumpre sua parte no trato que fizera com Edward, casando-se com ele, a um passo de se tornar imortal. Sua transformação era também desejada pelos Volturi, clã italiano que rege os vampiros, como condição para que a família Cullen não fosse separada. Mas quando seria a hora certa de Bella dizer adeus à vida que conhecia? Quanto tempo ainda restaria a ela? Uma ilha em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, é o cenário da tão esperada noite de núpcias do casal. Lá, também, o conto de fadas começa a se tornar um pesadelo: Bella e Edward concebem uma criança híbrida, mortal, mas que se alimenta de sangue humano - consumindo a própria mãe pouco a pouco.

O

Crepúsculo (março de 2008) Isabella Swan chega à nublada e chuvosa cidade de Forks último lugar onde gostaria de viver.Tenta se adaptar à vida provinciana na qual aparentemente todos se conhecem, lidar com a timidez e se habituar a morar com um pai com quem nunca conviveu. Em seu destino está Edward Cullen, um vampiro por quem se apaixona incondicional e irrevogavelmente. Lua nova (setembro de 2008) Stephenie Meyer mostra uma visão renovada do amor romântico. Assim como as heroínas de Jane Austen, com toques de mistério e terror dos relatos de Edgar Allan Poe, Meyer descreve Bella Swan como uma personagem 16

disposta a colocar em perigo a própria vida para fazer parte da família de vampiros do namorado, os Cullen. Diante do risco de sua adorada morrer ou se transformar em vampira, Edward prefere deixá-la. Eclipse (janeiro de 2009) Lançado nos Estados Unidos em agosto de 2007, foi o livro responsável por alçar Stephenie Meyer a fenômeno editorial no país e no mundo. Bella Swan se vê dividida entre o quente Jacob Black, o amigo lobisomem que finalmente declara seu amor, e o frio vampiro Edward Cullen, seu namorado, com quem pretende se tornar imortal. Há também outro dilema: com a chegada da formatura, termina o prazo estabelecido pelos Volturi para que Bella continue humana. Quando, exatamente, é a hora certa para morrer?

No último livro, Stephenie Meyer dá voz ao lobo Jacob Black, mostrando sua visão bem-humorada da vida, as relações dentro da matilha dos quileutes, revelando o que pensa o antagonista de Edward, sua impotância diante do adversário e a adoração por Bella... Até a chegada da nova integrante da família. Numa das cenas mais criativas dessa ficção, a autora descreve a transformação de Bella em vampira, após o parto de Renesmee, sua filha. O nascimento da criança explicará o fascínio de Jake por Bella e unirá, novamente, os lobisomens e a família Cullen num embate emocionante contra os guardiões dos segredos e dos mitos que envolvem a existência dos vampiros: os Volturi.

Título: Amanhecer Editora: Intrinseca Número de Páginas: 567 Amanhecer encerra a saga de paixões e perigos com um desfecho de tirar o fôlego. Estar irrevogavelmente apaixonada por um vampiro é tanto uma fantasia como um pesadelo, costurados em uma perigosa realidade para Bella Swan. Empurrada em uma direção por sua intensa paixão por Edward Cullen, e em outra, por sua profunda ligação com o lobisomem Jacob Black, ela resistiu a um tumultuado ano de tentação, perda e conflito, para atingir o momento da decisão final. Essa escolha fatal entre fazer parte do obscuro, mas sedutor, mundo dos imortais ou seguir uma vida totalmente humana se tornou o marco que poderá transformar o destino dos dois clãs: vampiros e lobisomens. Agora que Bella tomou sua decisão, uma corrente de acontecimentos sem precedentes se desdobrará, com

consequências devastadoras. No momento em que as feridas parecem prontas para ser cicatrizadas, e os desgastantes confrontos da vida de Bella, resolvidos, isso pode significar a destruição. Para todos. Para sempre. Assombroso e de tirar o fôlego, Amanhecer, a aguardada conclusão da saga Crepúsculo, esclarece os mistérios e os segredos desse fascinante épico romântico que tem arrebatado milhões de leitores. SINDIFASTNEWS


PASSEIOS Se você ainda não conhece o Horto Florestal, não sabe o que está perdendo. Trata-se da maior floresta nativa urbana do mundo

NATUREZA

EXUBERANTE O Parque Estadual da Cantareira começou a ser formado em 1890, quando o governador paulista Bernadino de Campos, após pesquisas efetudadas pelo engenheiro Ramos de Azevedo e pelo botânico Alberto Löfgreen, desapropriou fazendas existentes na Serra da Cantareira, com o objetivo de recuperar a mata Atlântica e conservar seus mananciais. Em 1896, formalizou-se a aquisição da Fazenda da Pedra Branca, pertencente ao comerciante Pedro Borges, onde é o Horto Florestal. Em 1949, o clima, a topografia, a fauna e a flora diversificadas, além da localização privilegiada dessa fazenda, praticamente no coração da maior floresta nativa urbana do mundo, levaram o então governador Adhemar de Barros a instalar no Parque Estadual Löfgreen a residência de verão do Governador do Estado. A edificação foi construída na década de 1930 para ser a residência do administrador do então Serviço Florestal. A casa, com paredes brancas e janelas verdes, possui uma fachada em estilo que mistura o neocolonial e o das casas de campo inglesas. Seu interior conserva o mobiliário e a louçaria típica de uma casa de campo. Nos jardins do Palácio do Horto, encontram-se preservadas 90% de árvores nativas, como pau-brasil, carvalho-nacional, pauferro, jatobá, eucalipto, pinheiro-do-brejo e outras. Desde maio de 2008, o Palácio do Horto está aberto à visitação pública com visitas orientadas aos ambientes internos, oficinas e exposições de arte. A flora da região abriga diversas espécies de animais, como macaco, tucano, capivara, gambá, socó, garça, tico-tico, serelepe e martim pescador, que por ali passeiam livremente. SINDIFASTNEWS

Há lagos e bicas d’água potável e muito fresca que brotam de seu solo, além de belas alamedas, oferecendo ao visitante um acolhedor espaço para praticar esportes, uma simples caminhada, respirando ar puro, ao som de pássaros e cigarras ou até um divertido piquenique. Há mesas em áreas que acomodam toda a família! Fazem parte da paisagem do Parque, além da antiga casa de verão do Governador, o Museu Florestal Octávio Vecchi e a estátua de São João Gualberto,protetor das florestas do Estado de São Paulo. Em sua infraestrutura oferece ainda: Parque Infantil, Palco para Eventos, Área de Piquenique, Quadra Poliesportiva, Campo de Futebol,Fraldário,Sanitários e Estacionamento FOTOS: JOSÉ JORGE O Parque conta com um Núcleo de Educação Ambiental onde desenvolve várias atividades educativas com escolas e o público em geral,como: Trilhas Interpretativas; Teatro de Fantoches; Oficinas; “Estudo do Meio”que são visitas monitoradas para rede de ensino Pública e Particular e, Estação Vida com atividades voltadas para a melhor idade.

Horto Florestal Parque Estadual Löfgreen Aberto todos os dias das 6 as 18 horas ENTRADA GRÁTIS

Para ajudar ainda mais, o ponto final do ônibus Horto,que sai do terminal Santana,é na entrada principal do Parque. Demorou!

Rua do Horto nº 931 , Horto Florestal - São Paulo - SP Telefone (11)6231-8555 17


18

COR Mesmo os pequenos acidentes domésticos, como bater o tornozelo na mesinha, são registrados e processados pelo corpo. Apagar esse registro e liberar aquela área novamente é a função do Rolfing Por Claudia Iandoli

m nosso dia-a-dia podemos sentir dores nas costas, nos ombros e desconforto ao ficar em pé durante um tempo mais prolongado. Não nos damos conta de que o corpo está tentando passar a informação de que há algo errado. Sua estrutura não está suportando determinadas pressões,especialmente aquelas causadas pela força da gravidade. É puro desequilíbrio.

E

Há 20 anos no Brasil, o método Rolfing é uma terapia corporal que tem por objetivo levar o corpo a uma condição de equilíbrio e harmonia em sua postura e movimentos.O nome faz menção à idealizadora das pesquisas e do método de aplicação, Dra. Ida Rolf, Ph.D. em bioquímica pela Universidade de Columbia, EUA. Ela descobriu que a rede de tecido conjuntivo,que envolve e conecta o tecido muscular, tem propriedades plásticas e elásticas que fazem com que seja possível alterar a forma e a relação desse sistema nos diversos segmentos corporais. E o que é mais surpreendente, em qualquer época da vida. Esse tecido conjuntivo,chamado de “fáscia”, envolve músculos e fibras musculares, e tem a função de conectar músculo a osso e músculo a outro músculo. Sendo assim, a fáscia determina basicamente a forma do corpo. Está em SINDIFASTNEWS

DREAMSTIME

alinhamento

SEU CORPO


RPORAL “O corpo precisa se alongar, se equilibrar: um corpo equilibrado fará surgir um ser humano melhor.” (Ida Rolf)

O tecido fascial pode ser alterado se submetido à aplicação de energia nas formas de pressão e calor. O método Rolfing, através da pressão por toques específicos no tecido conjuntivo, faz com que a fáscia se torne mais solúvel, permitindo que as estruturas contidas no seu tecido se alterem, adaptando-se numa relação mais harmoniosa com as partes adjacentes do corpo. Quando o músculo é sobrecarregado, como no momento do impacto do futebol, por exemplo,ou até mesmo em pequenos acidentes domésticos, a fáscia absorve parte dessa carga, perdendo elasticidade e mudando gradativamente a estrutura corporal. E mais, quando você machuca uma perna, por exemplo,a outra vai receber muito mais pressão para as atividades.A fáscia se fortalecerá para esse trabalho. Quando a outra perna melhorar, SINDIFASTNEWS

esse fortalecimento não desaparecerá; cria-se assim, um desequilíbrio estrutural. O Rolfing reorganiza a rede de tecido conjuntivo relacionada aos músculos. O profissional habilitado para aplicar a técnica se utiliza da plasticidade do corpo para integrar a estrutura, buscando a percepção corporal da pessoa, eliminando tensões e encurtamentos musculares que causam as dores, alteram postura e dificultam os movimentos. Após algumas sessões, é possível sentir o corpo alongar-se com equilíbrio e integração, diminuindo as dores e tornando os movimentos mais livres e fáceis. Conheça agora os diversos benefícios que o método Rolfing proporciona: - Alinha, alonga e libera o corpo - Libera tensões e dores musculares crônicas - Flexibiliza e solta os movimentos das articulações - Melhora a circulação e a respiração - Aumenta a consciência corporal - Proporciona mais vitalidade ao indivíduo - Possibilita movimentos mais eficientes O Rolfing é indicado para pessoas de qualquer idade, desde bebês até idosos, não somente para aliviar dores ou melhorar postura, mas também para obter um melhor equilíbrio físico e emocional. 19

MONTAGEM COM DREAMSTIME

toda a sua estrutura. Os músculos executam movimentos em diversas direções após uma pancada em alguma região do corpo, o que é comum durante a prática de esportes como o futebol. A fáscia, por proteção, enrijece. Essa fáscia enrijecida limita,agora,os movimentos dos músculos naquela região.Não adianta pomadinha, ela ficará assim para sempre caso não receba tratamento adequado.


SUAS compras Que tal começar o ano

COM PRESENTES! A gente fica demorando para comprar algumas coisas e quando compra pensa: “por que é que eu não comprei isso antes?” É assim com computador, por exemplo, pois a tecnologia vôa e quando você menos espera, está com uma carroça em casa. O mesmo serve para os copos do uso diário que a gente deixa pra lá e vai juntando copos de requeijão, de geléia... Vamos dar uma sacudida no armário e trocar essas coisas? Aqui vão algumas dicas.

Bicicleta Super Poderosas Aro 20 - Caloi Caloi você conhece, não é mesmo? Nem precisa falar muita coisa. É uma bicicleta que dura a vida toda. Para as meninas Super Poderosas, nada como uma bela bicicleta apropriada! Além de ser uma graça nas cores e adesivos, ela possui um suporte com uma bolsa para que as poderosas possas carregar seus apetrechos. Não é o máximo? Essa fase passa rápido e é a que mais fica na memória. R$ 369,90 12x de R$ 30,82 sem juros no cartão

R$ R$ 299,90 - 6x de R$ 49,98 sem juros no cartão

Home Theater 5.1 - HT304SL - 300W RMS, c/DVD, Karaokê, Entrada USB, Black Piano - LG Bom... este aparelho é tudo de bom, de DVD a karaokê! Fala sério... Por acaso você já assistiu a um filme com um aparelhor desse tipo? Parece que você está no cinema! Sua sala se transforma e a família inteira vair curtir juntos, muitos filmes! É um Home Theater com exclusivas caixas acústicas ovais para circular o ambiente e preenchê-lo em várias direções, criando um som mais rico. Com esse design exclusivo, seu home theater irá fazer parte da sua decoração, não deixando de lado toda a qualidade de áudio e vídeo. Conexão de áudio P2. Similar a um plugue de fone de ouvido, com esse cabo você pode aproveitar o áudio do seu MP3 Player, Notebook ou outros dispositivos que tenham essa conexão. Sistema de caixas acústicas: 5.1 canais -Potência total a 40hms (Pico): 300W. R$ 599,00 - 6x de R$ 99,83 sem juros no cartão

20

Móbile Floresta Encantada - New Born Toys Fisher Price Folhas grandes e onduladas, com a parte de baixo brilhante, movem-se vagarosamente para baixo, escondendo uma libélula. Logo em seguida, elas voltam a subir com um movimento suave, revelando uma surpresa. Três personagens da floresta giram, acompanhando a rotação do móbile. A mamãe pode escolher entre sons da floresta ou três composições de música clássica. O móbile é ativado de maneira simples com o controle remoto. A base conta com uma luz noturna com tema de floresta, que ilumina suavemente o quarto do bebê, enquanto ele pega no sono. Conforme o bebê cresce, a mamãe pode retirar o "braço" do móbile e deixar apenas a caixa de música com luz noturna. O móbile oferece três modos: 1) Música, luz e movimento por 10 minutos. 2) Música e movimento por 12 minutos. 3) Música e luz por 18 minutos.

Computador A880 c/ Intel® Pentium Dual Core E5400 2.7GHz 4GB 500GB DVD-RW Linux - SIM + Monitor LCD 21,5" Widescreen F22 - AOC A SIM está chegando no mercado para apresentar um equipamento com a mais moderna tecnologia! Entre na era da informática com muito estilo e qualidade! Este computador possui 4GB de memória, o que torna a máquina muito mais rápida, HD de 500GB onde você pode armazenar seus arquivos de texto, fotos e muito mais! Sistema operacional Linux, você pode assistir seus DVDs preferidos no computador, ouvir CDs e ainda tem a possibilidade de graválos. Além disso, conta com um design diferenciado. Tecnologia e inovação ao alcance de suas mãos. Completo para você! R$ R$ 1.199,00 - 12x R$ 108,25 sem juros no cartão

OS VALORES AQUI CITADOS SÃO REFERÊNCIAS. CONSULTE O SITE PARA CONFIRMÁ_LOS

SINDIFASTNEWS


Carro Dragon 1:14 c/ Controle Remoto - Candide O Dragon é o carro ideal para pilotos que estão sempre em busca de aventura. Movido por rádio controle com 7 funções. Os meninos vão adorar essa brincadeira o duro vai ser fazer o pai largar o brinquedo... -Controle: Bateria 9V -Carro: Bateria recarregável R$ 59,90 5x de R$ 11,98 sem juros no cartão

Toca Infantil 2 em 1 As brincadeiras vão ficar ainda mais divertidas com essa Toca. As crianças adoram e além de inventar inúmeras brincadeiras, podem reunir os amiguinhos e simular um "acampamento", é super fácil de montar! Também pode deixá-la montada com os brinquedos da garotada lá dentro! Está esperando o que para começar a diversão? R$ 99,90 9x de R$ 11,10 sem juros no cartão

9 Copos + Bandeja de Madeira - Conthey Fala a verdade, tá cheio de copo de requeijão no armário, não é? Então está mais do que na hora de dar uma modernizada. Jogo de copos de vidro para aperitivos. Acompanha bandeja em madeira. Conteúdo do Jogo: -9 copos de vidro - 5cm (diametro) 6cm (altura) -1 bandeja em madeira preta - 20,2x2,5cm R$ 69,90

Jogo Trio Long Drink c/ 6 Copos 300ml - ref. 5029 - Rojemac Copos de cristal tipo Long. Práticos e indispensáveis para o dia-a-dia. Mais qualidade e beleza ao servir. 6 copos de 300ml Dimensões aproximadas do jogo: 15x14x20cm (AxLxP) R$ 99,90 2x de R$ 49,95 s. juros no cartão

Pula Pula Inflável Multi-Colorido - Intex Vamos pular!? A garotada não vai querer saber de outra coisa, a ordem agora é pular de montão! E o melhor de tudo é que você pode montar onde quiser, pois este pula pula é inflável. Idade recomendada: -De 3 a 6 anos Peso máximo suportado: -Até 54kg Material: -Vinil e cercado de PVC R$ 199,00 12x de R$ 16,58 sem juros no cartão

SINDIFASTNEWS

PARTICIPE!

*Valores aprroximados, sujeitos a alteração, expressos em Reais e praticados pelo site www.americanas.com.br Consulte antes de comprar e faça a sua própria pesquisa para economizar sempre mais!

REPÓRTER

POR UMA

EDIÇÃO

As redações estão chegando, mande a sua e participe, seja repórter por uma edicão. O ganhador do concurso será convidado a escrever uma matéria que será publicada na revista FN - FastNews. Para participar, escreva sobre você. Diga de que maneira vê o mundo de hoje e o que você tem feito para mudá-lo. Fale do seu trabalho e qual é a profissão dos seus sonhos. Mas não exagere! Se for manuscrita, não mais do que uma página de caderno universitário. Pelo computador, até 2000 caracteres. Este concurso não premia com dinheiro. Trata-se de uma iniciativa do Sindifast para melhorar a qualidade de redação dos profissionais associados. É necessário ser associado para participar. Envie seu texto para a redação da FN pelo email: pcardoso@uol.com.br ou pelos Correios para: Cardoso de Almeida Comunicação R. Voluntários da Pátria, 4370 cj 22 - 02402-600 - São Paulo

21


SEUS DIREITOS... ...E DEVERES

MENOR APRENDIZ O contrato de aprendizagem é um contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado em que o empregador se compromete a assegurar ao maior de 14(quatorze) e menor de 18(dezoito) anos, inscrito no programa de aprendizagem, formação técnico-profissional compatível com seu desenvolvimento físico, moral e psicológico e cuidar para que o aprendiz possa executar, com zelo e diligência as tarefas necessárias a essa formação.

O objetivo do contrato de aprendiz é o da aprendizagem profissional, previsto no art. 69 do ECA(Estatuto da Criança e Adolescente), com direito à profissionalização e à proteção no trabalho, observando os aspectos dentre outros: respeito à condição peculiar de

Os direitos que os menores aprendizes possuem são: férias e 13º salário, inclusive proporcional, saldo de salário e levantamento dos valores depositados na conta vinculada (FGTS) não são devidos. A homologação destes contratos superiores a um ano serão feitas com assistência do Sindicato da Categoria ou das Delegacias Regionais do Trabalho. A nossa Convenção Coletiva do Trabalho em sua Clausula 79ª também trata do trabalho do menor, salvo nas condições de aprendiz, vejamos:

DREAMSTIME

Para o contrato de aprendizagem seja válido, há necessidade de ter anotação da CTPS Cateria de Trabalho e Previdência Social, que esteja inscrito em programa de aprendizagem ou que esteja matriculado e com frequência à escola caso não tenha concluído o ensino fundamental.

escola que implique perda do ano letivo ou pedido do aprendiz.

pessoa em desenvolvimento, capacitação profissional adequada ao mercado de trabalho. A jornada de trabalho deve ser compatível à possibilidade de freqüência às aulas, não podendo exceder a 06(seis) horas diárias, sendo vedada prorrogação e compensação de jornada. O horário só poderá ser de 8(oito) horas diárias para os aprendizes que já tiverem completado o ensino fundamental.

Nestes tipos de contrato inexiste o vínculo trabalhista, por isto é denominado de contrato de trabalho especial. O prazo de validade do contato é de apenas 2(dois) anos, não podendo ser superior. Extingue-se, quando o aprendiz completar 18(dezoito) anos, ou de forma antecipada se houver desempenho insuficiente, ou inadaptado do aprendiz, falta disciplinar grave, ausência injustificada à

“As empresas não contratarão menor de 16(dezesseis) anos de idade para trabalhar salvo na condição de aprendiz. § Único - As clausulas e condições da presente Convenção Coletiva não se aplicam ao menor aprendiz. O trabalho do aprendiz, em todos os seus aspectos (salário, jornada, etc.) será inteiramente regulado pela CLT e Legislação Especifica. Qualquer duvida trabalhador, entre em contato conosco, que estaremos sempre à disposição para melhor auxiliá-los.

TIRE SUAS DÚVIDAS COM QUEM ENTENDE: CONSULTE OS ADVOGADOS DO SINDICATO! 22

SINDIFASTNEWS

FastNews - Edição 01 - 2010  

A primeira impressão fica! A importância dos primeiros segundos em que o ser humano reage a uma situação é tamanha, que transforma a intuiçã...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you