Livro - 70 anos iluminando lutas e conquistas

Page 191

2009 Firmes e fortes, os Eletricitários das empreiteiras da Eletropaulo cruzaram seus braços, por 24h e 48h, mas, por uma irresponsável ação dos divisionistas, que questionaram a representatividade do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, os trabalhadores foram obrigados a adiar a terceira greve, de 72h, marcada para ter início a partir de primeiro de outubro daquele ano. Os trabalhadores superaram as adversidades e deflagraram uma nova greve, no dia dezessete de outubro – e, desta vez, a paralisação durou por mais tempo e teve maior adesão dos trabalhadores.

Uma reclamação realizada pelo Eletricitário e dirigente da FENATEMA, Jorge Fuzil, deu motivo para a Eletropaulo demitir o companheiro. Após denunciar o uso do uniforme da empresa por policiais na captura de marginais em áreas de risco, o companheiro foi assediado moralmente, e, em seguida, demitido, pagando o preço pela coragem de defender os demais trabalhadores. A covarde demissão revoltou os dirigentes do Sindicato, que realizaram um protesto na base de Monte Santo, em 26 de setembro. Em resposta, a AES Eletropaulo acionou a Polícia Militar, a fim de conter a manifestação dos indignados trabalhadores. No mesmo mês, o Sindicato denunciou a empresa de distribuição no Ministério Público do Trabalho, por ocultar o número de acidentes ocorridos com os Eletricitários. Em novembro, o Sindicato defendeu os trabalhadores frente às inverdades espalhadas pela imprensa sobre o apagão ocorrido no dia dez daquele mês. Em vez de responsabilizar os verdadeiros culpados, a mídia atribuiu a responsabilidade aos trabalhadores. Em catorze de novembro, os funcionários da entidade participaram do Primeiro Seminário “Conhecendo o Sindicato”, que foi organizado pela diretoria e pelos funcionários mais antigos da Casa. Naquele mês, também, a diretora Patrícia Rosa de Oliveira foi convidada pela OIT a participar do Grupo de Especialização em Direito do Trabalho Coletivo, realizado na Universidade de Montevidéu, no Uruguai, e na Universidade de Buenos Aires, na Argentina, destacando-se ao representar os principais anseios e problemas dos Eletricitários.

O Sindicato e a FENATEMA apoiam o companheiro Jorge Fuzil. A manifestação foi fortemente repreendida pela Polícia Militar, acionada pela Eletropaulo.

189


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.