Page 1

Editorial 8 de março - Dia Internacional da Mulher O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto. Entretanto, só em 1922, a celebração internacional foi oficializada neste dia, segundo documentos de 1921 da Conferência Internacional das Mulheres Comunistas. A luta das mulheres organizadas em todo o mundo existia e ainda existe para denunciar a opressão, a exploração e exigir a igualdade entre sexos e a autonomia das mulheres. Embora tenhamos que admitir que ao longo do tempo as mulheres já conquistaram grandes avanços, precisamos reconhecer que diversas bandeiras de luta do universo feminino ainda são as mesmas. As mulheres conquistaram o seu espaço no mercado de trabalho, cumprem triplas jornadas, mas ainda sofrem constantemente com o assédio moral e sexual nos locais de trabalho, além de discrepâncias como a diferença salarial entre homens e mulheres, mesmo exercendo as mesmas funções. Em casa, mulheres são violentadas diariamente, dentro do seio doméstico, às vezes assassinadas por seus parceiros, em virtude de uma sociedade machista e patriarcal.

Na política e nos movimentos sociais, ainda está muito longe de alcançarmos uma paridade entre homens e mulheres, sendo necessário criar um sistema de cotas que determine uma quantidade mínima de participação feminina em partidos políticos, entidades sindicais, atividades públicas e etc. Porém, não basta criar números, é necessário criar condições. Devemos. É imprescindível que haja políticas públicas voltadas para incentivar a participação política das mulheres, principalmente hoje que temos uma mulher presidenta da república o que já foi um enorme salto para um país extremamente machista e patriarcal. Dilma Rousseff venceu barreiras, enfrentou preconceitos, falou de igual para igual com homens que não acreditavam ser possível uma mulher chegar aonde ela chegou. Mas ela pode! E se ela pode, todas as mulheres também podem chegar lá ou em qualquer lugar. Basta querer, basta lutar! Devemos acabar com as desigualdades de gênero. O Dia da Mulher é todos os dias! Parabéns, mulheres, hoje e sempre! Há 80 anos, as mulheres brasileiras conquistaram o direito de votar. Obviamente, esta foi uma importante vitória. Contudo, votar não é o suficiente, pois o mais importante é participar de fato e de direito deste processo “democrático”. E, na prática, isto ainda não acontece de maneira plena para as mulheres. Portanto, este será um dos temas debatidos no próximo jornal “Luta Comerciária”. Não perca! Acompanhe!

DEBATE SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES MARCA O “8 DE MARÇO” NO SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE FORTALEZA A Coordenação de Gênero e Etnia do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza promoveu um importante debate sobre a “Violência contra as mulheres” no dia 07 de março, às 19:00 horas, na sede da entidade, em comemoração ao 08 de março - Dia Internacional da Mulher. O evento contou com a participação de Antonia Mendes Araújo - representando a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de Fortaleza e o Centro de Referência Francisca Clotilde, Paula Colares representando o Movimento de Mulheres Olga Benario e a Dra. Ana Cristina Albuquerque Guedes Delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Caucaia.

No próximo jornal “Luta Comerciária” detalharemos o assunto debatido na entidade.

Debate sobre violência contra a mulher - 08 de março

4

3

2

DIREÇÃO DA CONTRACS PARA O TRIÊNIO 2011-2014 TOMA POSSE Na noite de 7 de fevereiro, os companheiros e companheiras eleitos durante o 8º Congresso Nacional da Contracs tomaram posse durante cerimônia festiva realizada no saguão da CUT Nacional.

Henrique destacou que a redução da jornada de trabalho sem redução de salário é pauta estratégica de luta deste ano para a CUT. Artur finalizou parabenizando o presidente Alci e toda a direção que tomava posse.

Compuseram a m e s a Va g n e r “ M u i t o s Freitas, secretário de companheiros já administração e passaram por este finanças da CUT momento à frente da Posse da diretoria da Contracs 2011/2014 Nacional; Jacy Contracs, por isso Afonso, secretário de Organização e Política ofereço este capítulo da história da Contracs a todos Sindical da CUT Nacional; Artur Henrique, que estão aqui e aos que não estão”, afirmou em seu presidente da CUT Nacional; Valdelice de Jesus discurso, o presidente Alci Matos Araujo. Ele frisou Almeida, diretora da Federação Nacional das que os companheiros que compõem a direção junto Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Alfredinho, com ele são muito importantes. vereador do PT por São Paulo; Zilmara David de A Secretária de Relações do Trabalho do Alencar, Secretária de Relações do Trabalho do MTE, Zilmara David de Alencar, compareceu à Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Alci cerimônia para formalizar a entrega da carta sindical Matos Araujo, presidente da Contracs. da Contracs. “Receber a carta sindical é o sonho de O presidente da CUT Nacional, Artur milhares de trabalhadores e trabalhadoras.” Henrique, afirmou que o dia era festivo e importante Após as falas, a direção da Contracs foi tanto para os comerciários e trabalhadores no setor empossada solenemente. de serviços quanto para toda a direção da CUT. Artur Fonte: Contracs / Escrito por Adriana Franco

ATENÇÃO PARA A SAÚDE DA TRABALHADORA COMERCIÁRIA “...Dizem que a mulher é o sexo frágil, mas que mentira absurda! Eu que faço parte da rotina de uma delas, sei que a força está com elas...” Este é um trecho da música “Mulher” de Erasmo Carlos que lembra que de sexo frágil as mulheres não têm nada. Muito pelo contrário. Mulheres cumprem duplas e triplas jornadas, trabalham fora de casa, cuidam da casa, dos filhos, dividem as contas, sofrem as dores do parto, enfrentam preconceito e machismo, ocupam-se da hora que acordam à hora que vão dormir e ainda conseguem dar conta de tudo, muitas vezes sem reclamar. Mas esta força não é motivo para esquecer que as mulheres possuem diversas peculiaridades físicas e psicológicas que não são respeitadas nos locais de trabalho. As mulheres comerciárias são obrigadas a passar horas em pé, muitas vezes de salto alto, o que acarreta problemas na coluna, inchaços nas pernas e nos pés, varizes, calos, joanetes, entre outros problemas que podem causar transtornos pelo resto da vida. A mulher tem um ciclo menstrual todos os meses, e seu corpo passa por transformações, dores, cansaço, estresse físico e psicológico,

mas isso também não é respeitado nos locais de trabalho. Em determinadas empresas, a trabalhadora chega, inclusive, a passar por constrangimentos neste período do mês. Também há a falta de respeito para com a necessidade feminina de ir ao médico com uma maior frequência para fazer avaliações regulares de sua saúde em virtude das especificidades. Bem como há diversas empresas que não aceitam o atestado médico das trabalhadoras que precisam acompanhar seus filhos à consultas e tratamentos, burlando a Convenção Coletiva de Trabalho que assegura este direito às mulheres. Portanto, entre tantos problemas enfrentados pelas mulheres, é necessário exigir mais respeito e compromisso das empresas. Com o descaso, são as trabalhadoras as maiores prejudicadas, pois, por diversas vezes, têm sua saúde física e psicológica comprometida por toda a vida. Vamos combater os abusos, companheiras! Vamos prezar por nossa saúde física e mental!

XXIII CAMPEONATO DE FUTEBOL DOS COMERCIÁRIOS JÁ ESTÁ COM AS INSCRIÇÕES ABERTAS Com o objetivo de realizar uma atividade de lazer, confraternização e união da categoria, o Sindicato dos Comerciários de Fortaleza convida os companheiros e seus familiares à participarem do XXIII Campeonato de Futebol dos Comerciários / 2012. A competição vem sendo organizada há 23 anos e já é tradição entre os comerciários. As inscrições para o XXIII Campeonato de Futebol estarão abertas de 1º de março à 30 de abril/2012. Taxa: R$ 130,00. Participarão 14 equipes, por ordem de inscrição. E a abertura do campeonato está marcada para o dia 10 de junho / 2012. Organize a sua equipe e participe!

ATENÇÃO! IV TORNEIO SOCIETY JÁ TEM DATA MARCADA PARA ACONTECER Também já estão abertas as inscrições para o IV Torneio Society, que acontecerá nos dias 20 e 27 de maio/2012. A final será no Centro de Formação, Cultura, Esporte e Lazer dos Comerciários, em Caucaia. Não perca! Serão 16 equipes participantes. Taxa: R$ 30,00. * Apenas sócios poderão participar das atividades. * No ato da inscrição, apresentar a relação de atletas.

PARTICIPE!

CAMPANHA DE SINDICALIZAÇÃO NÃO FIQUE SÓ! FIQUE SÓCIO! O Sindicato dos Comerciários de Fortaleza é uma entidade forte, combativa e muito respeitada em âmbito nacional. O trabalho que fazemos é reconhecido dentro e fora do movimento sindical. Mais de 100 mil trabalhadores são beneficiados com as nossas lutas e conquistas. Contudo, o Sindicato é uma entidade sem fins lucrativos e, portanto, para realizar o nosso trabalho e oferecer todos os serviços que disponibilizamos, precisamos do apoio e da colaboração da categoria, dos nossos sócios. Ser sócio de um sindicato como o nosso é ser consciente de seus direitos e deveres, é reconhecer tudo que representamos para a categoria e, principalmente, é fazer parte e somar à luta que é de todos nós. E além de todas as lutas, campanhas salariais, ações judiciais e muito mais, ainda oferecemos diversos serviços para os nossos sócios: Balneário da Prainha, Atendimento Odontológico, Atendimento Pediátrico, Assessoria Jurídica, Lan House, Cochilódromo,

Convênio com Associação dos Merceeiros, Campeonato de Futebol, Cursos e Palestras, Ouvidoria, Homologação, Diretor de Plantão, atividades de lazer e entretenimento e estamos construindo o CENTRO DE FORMAÇÃO, C U LT U R A , E S P O R T E E L A Z E R D O S COMERCIÁRIOS. E mais: Na Campanha de Sindicalização de 2012, vamos sortear diversos prêmios entre os sócios:

* No lançamento da Campanha de Sindicalização, no dia 23/03, sorteio de duas diárias no Balneário da Prainha para o sócio e sua família. * Em abril: 1 TV LED 32´e 1 bicicleta; * Maio: 1 Laptop e 1 bicicleta; * Junho: 1 TV LED 32´; * Julho: 1 Laptop; * EM OUTUBRO, NO DIA DO COMERCIÁRIO, SORTEAREMOS UMA MOTO 0KM.

E você está esperando o quê para ser sócio? Não perca mais tempo! FESTA DE LANÇAMENTO: DIA 23/03, NO SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS!

* As imagens são apenas ilustrativas.


5

66

LOJAS AMERICANAS RECONHECE O SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE FORTALEZA COMO REPRESENTANTE LEGAL DE SEUS FUNCIONÁRIOS

LHO NO LANCE

O Sindicato dos Comerciários de Fortaleza firmou um acordo com as Lojas Americanas para que não haja mais dúvidas de que o sindicato é o representante legítimo dos funcionários da empresa. A empresa terá que respeitar a C o n v e n ç ã o C o l e t i v a d e Tr a b a l h o d o s comerciários. Os trabalhadores já podem se sindicalizar sem nenhuma interferência para usufruir de todos os serviços oferecidos pelo sindicato, além de

terem suas rescisões homologadas na entidade (para aqueles funcionários com mais de 1 ano de carteira assinada). Esta foi uma grande vitória do Sindicato e dos trabalhadores, pois o problema com as Lojas Americanas vinha se estendendo há bastante tempo, inclusive com entraves judiciais. Este é o trabalho sério do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza. Qualquer dúvida, companheiros (as), procurem a entidade.

INCOERÊNCIA: SPC É EMPECILHO PARA QUE UM TRABALHADOR SEJA CONTRATADO ENQUANTO EMPRESAS RECEBEM ISENÇÃO FISCAL Se eu estou desempregado, como posso pagar as minhas contas e retirar o meu nome do SPC Serviço de Proteção ao Crédito? Essa é a pergunta que muitos trabalhadores fazem quando não conseguem emprego por ter seu nome cadastrado no SPC. E, de fato, esta situação é no mínimo incoerente e injusta. Ora, se as empresas não dão oportunidade de trabalho, como um trabalhador desempregado pode pagar as suas contas? É o mesmo que exigir experiência sem sequer dar a chance do primeiro emprego. Em contrapartida, os empresários recebem constantemente incentivos fiscais e, muitos deles sonegam impostos, mas são incapazes de oferecer melhores condições de trabalho a seus funcionários e colaborar para

q u e t r a b a l h a d o r e s desempregados tenham uma nova chance. Para um trabalhador pagar as suas contas com um mísero salário já é difícil, imagine então sem emprego. Esta atitude dos empresários é preconceituosa e pode acarretar constrangimento e danos morais aos trabalhadores e é por isso que vamos combater este absurdo. Não se calem diante desta vergonhosa atitude das empresas. Vamos denunciar aos órgãos públicos e exigir respeito e dignidade! Está na hora do Estado exigir a contrapartida destas empresas que só lucram e ainda recebem incentivos fiscais, enquanto o trabalhador é penalizado de todas as maneiras.

ATENÇÃO, SÓCIOS (AS)! As consultas médicas para a Associação dos Merceeiros valem para o mês vigente (mês em que a consulta foi solicitada). Ao final do mês, a consulta só pode ser renovada para o mês seguinte. Para renovar, o trabalhador deve procurar o sindicato. Ex.: O comerciário solicita a consulta no dia 15 de março. Esta guia valerá até o dia 31 de março. Se o trabalhador não utilizar, deve procurar o sindicato e poderá renovar apenas pelo mês de abril. Fiquem atentos (as)! Mais informações, procurar o sindicato.

ARCAMANIA ESTÁ CHEIA DE MANIAS FEIAS - Mania de perseguição; - Mania de abuso de poder; - Mania de desvio de função; - Mania de não pagar o piso salarial da categoria conforme determina a Convenção Coletiva de Trabalho. Sendo assim, o Sindicato vai fazer uma ação contra todas essas manias. Chega de mania feia.

ELETROSHOPPING DESCUMPRE AS LEIS TRABALHISTAS Esta empresa continua descumprindo o prazo determinado por lei para fazer rescisão do trabalhador. E, com isso, são os companheiros que saem prejudicados. As reclamações da Eletroshopping não para de chegar. Já está na hora de tomar vergonha e começar a cumprir a legislação trabalhista. Será que esta empresa não se cansa de ser multada constantemente?

BAMBAM ESCRAVIZA TRABALHADORES Esta empresa está explorando os trabalhadores de uma maneira cruel. Pensa que pode fechar a hora que quiser, sem lei e sem ordem. Ultrapassa a jornada de trabalho de 44 horas semanais e não paga hora extra. Os trabalhadores não suportam mais tanta exploração. A BamBam está sugando o sangue e o suor da categoria, mas nós não vamos aceitar. Vamos denunciar a empresa aos órgãos responsáveis. Isso não vai ficar assim!

FILIADO À

Informativo do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza - Março / 2012 Av. Tristão Gonçalves, N.º 803, Centro - Fortaleza - CE / Fone: (85) 3455-7100 / Fax: 3455-7124 Site: www.sindcomerciarios.org.br / E-mail: falecom@sindcomerciarios.org.br

8 de março - Dia Internacional da Mulher “...Mulher! Mulher! Na escola em que você foi ensinada jamais tirei um 10 Sou forte, mas não chego aos seus pés...”

FICHA LIMPA JÁ VALERÁ PARA AS ELEIÇÕES DESTE ANO Quase dois anos após aprovada no Congresso e sancionada pelo então presidente Lula, a Lei da Ficha Limpa - que começou com uma campanha na internet - foi declarada constitucional por 7 votos contra 4 no Supremo Tribunal Federal, no dia 16 de fevereiro. A lei já valerá nas eleições municipais deste ano, impedindo a candidatura, por ao menos oito anos, de políticos que renunciaram para fugir de processos de cassação ou de quebra de decoro parlamentar, ou que foram condenados por órgãos colegiados da Justiça. Ela também retroage e alcança quem em cargo público foi condenado em um Tribunal de Justiça por abuso do poder econômico ou político ou teve contas rejeitadas configurando improbidade administrativa. O voto decisivo foi do ministro Ayres Britto, para quem a Ficha Limpa está "em total compatibilidade" com a Constituição, que deveria "ser mais dura contra a imoralidade e a improbidade". Este é um momento que merece reflexão. QUE CIDADE, QUE ESTADO, QUE PAÍS QUEREMOS? Será que o que acontece com nossos parlamentares não é reflexo da incoerência do

próprio povo que vende e negocia o voto, que escolhe os candidatos sem pesquisar a história e a trajetória de cada um e depois de elegê-los não acompanha e nem cobra e só vai pensar em política novamente nas próximas eleições ou quando fica sabendo de algum escândalo através da mídia? Sejamos responsáveis! A Lei da Ficha Limpa foi conquistada através da pressão popular, portanto, vamos votar com consciência e coerência com aquilo que queremos para nós, nossos filhos, nossas famílias, nossos amigos. Quem sabe esta lei não ajuda a reescrever a história do nosso país e da nossa gente. Só depende de nós!

EXPEDIENTE: Publicação do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza Av. Tristão Gonçalves, 803 - Centro / Telefone: (85) 3455-7100. Fax.3455-7124 E-mail: falecom@sindcomerciarios.org.br / Página eletrônica: www.sindcomerciarios.org.br Coordenador de Imprensa: Luiz Nogueira Conselho Editorial: Romildo Miranda Garcez, Domingos Braga, Tarcísio Sales, José Maria Ferreira Jornalista responsável : Lílian Andrade - MTb 1996 CE / Tiragem: 20 mil

Marcha das Margaridas / 2011

Editorial: 08 de março Dia Internacional da Mulher ná página 02 Posse da Contracs na página 03 Campeonato de Futebol e Campanha de Sindicalização na página 04 Nesta edição do jornal “Luta Comerciária” a cor lilás predominará em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Parabéns, guerreiras!

PARA LEMBRAR O SEU REAJUSTE SALARIAL DE 2012: Piso para empresas com até 10 funcionários: R$ 650,50 Piso para empresas com mais de 10 funcionários: R$ 682,50 Reajuste para a massa (quem ganha acima do piso): 8,58% * Valor já deve ser pago no salário de janeiro/2012.

INFORMATIVO 2012-03  

Jornal Informativo Sindicato dos Comerciários de Fortaleza

Advertisement