Ações Sindag 4

Page 1

AÇÕES Boletim informativo do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola Edição 4 - 7 de dezembro de 2015

MAPA reativa a Comissão de Assuntos de Aviação agrícola Depois de uma batalha de seis anos do SINDAG, o último dia 3 de dezembro marcou a volta da Comissão Especial para Assuntos de Aviação Agrícola (CEAAA). Presidida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e com a participação do sindicato aeroagrícola, a reativação da CEAAA era um dos principais pleitos da entidade junto ao governo federal. Composto também por representantes da ANVISA, IBAMA, ANAC e Ministério do Trabalho (que não participou dessa primeira reunião), o colegiado tem como função promover o debate técnico das políticas e iniciativas que afetem a aviação agrícola nacional – inclusive a criação de regulamentos.

ESFORÇO TRIPLO

Criada em 1981 (Decreto nº 86.765), a CEAAA funcionou de 1983 a 2009 e, desde então, o SINDAG vinha brigando pela sua volta. A falta da Comissão exigiu esforço triplo sindicato aeroagrícola para ter voz em momentos críticos para o setor. Como em junho de 2012, quando o IBAMA proibiu, unilateralmente, o uso pela aviação de defensivos à base de Imidacloprido, Tiametoxam, Clotianidina ou Fipronil. Ou com o surgimento, em 2010, da Campanha Contra os Agrotóxicos e Pela

Vida, que combate claramente o setor aeroagrícola – e tem incentivado a criação de fóruns estaduais justamente com entidades que também estão na CEAAA. Ou ainda sobre a proposta do SINDAG (deixada na “geladeira” pelo Ministério da Saúde) em testar o uso de aviões no combate ao mosquito Aedes aegypti. Temas que devem figurar, junto com outros assuntos, na pauta das próximas reuniões, marcadas para março, junho, setembro e dezembro de 2016.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.