Issuu on Google+

Ano X - N° 69

Qualidade sindical

Especial de Aniversário

SEGS do SINCOR-GO é reconhecido pela Fenacor

Cobertura completa dos eventos do Jubileu de Prata da entidade


Sumário

Qualidade Sindical 3e5 SEGS do SINCOR Goiás é reconhecido pela Fenacor Assessoria Jurídica 4 Cuidado com o golpe das Listas Telefônicas!

Consultoria Contábil 6 Por que as empresas perduram? Serviço 7 Certificação Digital e Conectividade Social

Solidariedade 8 Eventos da Diretoria Social beneficiam entidades assistenciais Especial / 25 Anos do SINCOR-GO 10 Cobertura dos eventos comemorativos ao Jubileu de Prata Personalidade 17 Marcus Vinicius, novo CEO de Autos e Seguros Gerais da Zurich no Brasil

administrativo@sincorgo.com.br

Ano X - N° 69 - Maio/Junho/Julho 2011

DIRETORIA PLENA/GESTÃO 2010/2013

ASSESSORIA JURÍDICA Drª Magdalena Candida da Silva (OAB-GO 17.561) CONSULTORIA CONTÁBIL Pedro da Silva Pita (CRC-GO 6.827)

PROJETO GRÁFICO E EDITORAÇÃO Vyctor Hugo FOTOGRAFIA Vyctor Hugo/Moraes/Henrique Freitas IMPRESSÃO: Flex Gráfica TIRAGEM: 2.700 A Revista SINCOR-GO não se responsabiliza pelas opiniões emitidas em artigos assinados.


Moraes

Editorial

Palavra do Presidente A importância do SEGS para a performance positiva do SINCOR-GO Recentemente tivemos a visita técnica de representantes da Federação Nacional dos Corretores de Seguros para acompanhamento da implantação do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS), iniciado junto àquela entidade em nosso Sindicato há três anos. A avaliação positiva que recebemos significa, na prática, um atestado de competência em reconhecimento às ações desenvolvidas neste período e que traduzem a busca pela melhoria contínua do SINCOR-GO no cumprimento de sua missão, de atender os corretores de seguros de Goiás com excelência e representatividade. Cabe aqui enaltecer o respaldo da própria Fenacor para o Joaquim Mendanha de Ataídes Presidente do SINCOR-GO resultado favorável que temos tido, através de treinamentos de conteúdo técnico transmitidos a cada ciclo previsto no SEGS. E agora estamos retribuindo o conhecimento assimilado: o aprendizado permitiu ao Sindicato aprimorar os processos internos e visualizar os desafios futuros. De nossa parte, a expectativa de evolução também foi superada neste período, quando o SINCOR-GO experimenta uma fase de amadurecimento de sua gestão ao completar 25 anos de atividades no Estado. O Sindicato está ainda mais motivado para continuar a servir, com iniciativas para promover e defender os interesses de nossa categoria profissional nas questões relacionadas ao segmento de seguros. Interessante como o empenho para promover maior eficiência à gestão sindical, em cada ação implantada, nos leva a identificar novas oportunidades de melhoria, pois naturalmente adquirimos um nível de exigência crescente, que demanda um aprimoramento constante e ininterrupto. Na análise de competências apresentada na reunião do dia 20 de junho à Fenacor em Goiânia (veja matéria sobre a visita na página 05 desta edição), foram identificados tanto os pontos fortes como os frágeis, os quais funcionarão como subsídios para nortear os novos passos da entidade. O SINCOR-GO vai continuar comprometido com seus princípios e zelando pelos valores sob os quais está edificado. E com a mesma dedicação, a Diretoria do SINCOR-GO prosseguirá atuando com o dinamismo necessário para acompanhar o ritmo expansionista identificado em nosso mercado. Estamos convictos, e a experiência tem comprovado, que o trabalho conjunto ganha alcance em representação junto à categoria, à sociedade e às esferas política, econômica e social, atendendo de forma eficaz aos anseios da coletividade a qual estamos inseridos. Aos Associados: Convidamos nosso público leitor a apreciar a tradicional Revista SINCOR-GO agora em nova roupagem no formato impresso e digital. A novidade tem como objetivo aprimorar a qualidade da informação apresentada ao mercado de seguros regional. O layout mais moderno imprime um visual inovador a cada página, valorizando ainda mais os artigos, colunas e matérias veiculadas em nossa publicação já a partir desta edição. Boa leitura a todos!

Revista

3


Assessoria Jurídica

A Fraude das Listas Telefônicas O SINCOR-GO, no exercício de suas atribuições, tem observado chegar ao seu Comitê de Ética reclamações trazidas por corretoras de seguros, pessoas jurídicas, que estão sendo vítimas de uma prática recorrente, aplicada no comércio em geral: passando-se por editoras, pessoas entram em contato com empresas, geralmente via telefone, oferecendo anúncios em guias ou listas telefônicas, ou mesmo solicitando atualização cadastral, ocasião em que induzem os atendentes a assinarem contratos mal redigidos e com mínimas informações acerca da editora e do serviço que seriam “contratados”, os quais são encaminhados geralmente por fax. Depois de muita insistência, as vítimas, normalmente funcionários das empresas, devolvem o contrato assinado e preenchido com respectivos dados cadastrais e, partir daí, as cobranças e ameaças de protestos são constantes. Com este procedimento, algumas empresas chegaram a pagar até R$ 10.000,00 (dez mil reais) por um anúncio que, na verdade, nunca será publicado. Existem casos de vítimas que receberam ligações de cobrança de pessoas que se diziam ser, inclusive, funcionários de cartórios. Sendo assim, o Comitê de Ética e o Departamento Jurídico do SINCOR-GO vêm alertá-los para que, ao assinarem contratos desta natureza, o façam com empresas que realmente efetivam tais anúncios em sua cidade e, principalmente, que apresentem contratos com todas as informações e especificidades do serviço (tamanho do anúncio, periodicidade; prazo; valor etc.), bem como indiquem todos os dados da editora, os quais devem ser confirmados, de todas as formas possíveis, para se evitar maiores prejuízos e dissabores.

4 Revista

Apresentamos, a seguir, algumas recomendações aos anunciantes, feitas pelo Dr. Marcos de Oliveira Assunção, presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB-GO: 1. Se contratar publicidade em guias e listas, inclusive por telefone, exija cópia do contrato com completa identificação da Editora, especificação do anúncio e mês de distribuição da lista telefônica; 2. Não assine contratos enviados por fax como recadastramento ou venda de anúncio; 3. Se receber telefonema a respeito, tenha certeza de estar falando com a Editora com a qual contratou publicidade; 4. Em caso de dúvida ou suspeita sobre o interlocutor ou o tema, desligue e entre em contato com a sua Editora; 5. Não repasse, por telefone ou fax, dados comerciais e fiscais seus ou de sua empresa ou sobre seu contrato de publicidade em listas. Sua Editora já detém seus dados e não é necessária qualquer confirmação; 6. Ao telefone, faça perguntas, anote o nome, endereço e telefone de quem o contatou. É importante, pois se houver pagamento indevido o dinheiro estará perdido; 7. Leia atentamente o boleto de cobrança e confirme no campo “cedente” a denominação da Editora sua contratada; 8. Não aceite cobrança de terceiros que se dizem agentes da Editora contratada;

Magdalena Candida da Silva é assessora jurídica do SINCOR-GO, advogada, especialista em Direito Processual Civil e Trabalhista e Direito Penal, cursando LLM em Direito Corporativo/IBMEC e MBA Executivo em Seguros e Resseguro-ESNS, OABGO 17.561

9. Desconfie de ofertas e descontos exagerados; 10. Não pague por contratos de publicidade que não assinou; 11. Não acredite em cobrança por telefonemas que seriam de cartórios; 12. Ao contratar anúncio, rejeite o argumento enganoso de que o guia ou a lista comercial é “oficial”, pois nenhuma operadora de serviços de telefonia pode, pela Lei, editar listas contendo publicidade de terceiros, não havendo, portanto, “oficialidade” de guia ou lista; 13. Se ainda assim for vítima de golpe, nada pague, guarde toda a documentação resultante e denuncie a fraude ao Procon ou à Delegacia de Defraudações e Falsificações. (com a colaboração de Junio Marcos Andrade de Sousa, presidente do Comitê de Ética do SINCOR-GO )


Vyctor Hugo

Acontecimentos

Reconhecimento Goiás é o primeiro Sindicato a receber avaliação do SEGS pela Fenacor Planejamento estratégico No dia 20 de junho a Fenacor iniciou, pelo SINCOR de Goiás, uma série de visitas técnicas do SEGS (Sistema de Excelência em Gestão Sindical) previstas nos sindicatos estaduais. O SINCOR-GO recebeu, na oportunidade, o vice-presidente da Fenacor, Nélson Feijó, e representantes dos Sindicatos do Tocantins, Ceará e Alagoas. Nesta primeira etapa, está sendo feita uma avaliação presencial do estágio de implantação de controles internos e ferramentas de gestão assimiladas nos treinamentos realizados na Fenacor. Na avaliação da superintendente Administrativa e Financeira da Fenacor, Gianni Azevedo, também presente ao encontro em Goiânia, “o SINCOR-GO comprovou a implantação do Programa SEGS com louvor, com técnica, conhecimento e desenvoltura, expondo exemplos práticos que serviram de benchmarketing para os Sindicatos visitantes. De nossa parte, a Fenacor tem a certeza de que os resultados apresentados conduzem o SINCOR-GO ao nível 2 de Excelência no Programa SEGS”. A superintendente da Fenacor explica que a Federação e os Sindicatos representados pela entidade em nível nacional encontram-se no terceiro ano de implantação do Programa SEGS, desenvolvido pela CNC - Confederação Nacional do Comercio de Bens Serviços e Turismo, que se baseia nos conceitos de Qualidade e Gestão. “Fazendo um retrospecto desses três anos neste momento, conseguimos visualizar, com clareza a evolução, o amadurecimento e o crescimento que todos obtiveram com a adoção dos conceitos que o Programa SEGS apresenta”. Concluindo, Gianni Azevedo destacou ainda que “para cada ciclo, ou ano, que se inicia, realizamos reuniões de planejamento que norteiam a condução dos trabalhos da Fenacor neste campo. Se outrora demos ênfase ao nivelamento e à transmissão de conteúdo técnico, hoje focamos nos Resultados e nos Planos de Melhorias desenvolvidos pelos Sindicatos participantes”.

O planejamento estratégico do SINCOR-GO está focado na qualidade da gestão proposta pela Diretoria e implementada a cada ação prevista e executada, em atendimento às necessidades dos associados (clientes externos) e em consonância com o nível de exigência crescente de um mercado em contínua expansão. Com visão de futuro e objetivos definidos, têm sido implantadas novas ações entre os clientes internos (colaboradores do Sindicato) resultando em melhorias e maior eficiência no atendimento de serviços, produtos e benefícios oferecidos ao público. Pertencente à equipe responsável pela elaboração e organização do trabalho apresentado no dia 20/06, a assessora Institucional do SINCOR-GO, Inês Garcia Brito, informa que a intenção dos membros do Comitê de Planejamento foi compartilhar as ações assertivas do Sindicato neste período, como o Projeto DPVAT, o Manual de Conduta/Comunicação Interna, os projetos de reformulação do Estatuto do SINCOR-GO, o Programa SINCOR-GO Solidário e ações voltadas para maior aproximação com a sociedade, como a Campanha Chega de Acidentes e o Projeto Viver Seguro. A realização de eventos nos espaços locados pelo SINCOR-GO também respalda o caminho para a autossuficiência financeira da entidade, assegurando sua manutenção e desenvolvimento contínuo. Na mesma oportunidade, os convidados conheceram de perto as instalações da Funenseg e da Credseguro, parceiros de negócios instalados em área pertencente ao Sindicato. No final deste ano está prevista uma nova visita da Fenacor a Goiás.

Revista

5


Consultoria Contábil

Por que as empresas perduram? No mês de maio o SINCOR-Goiás completou e comemorou seus 25 anos de existência. Parabéns a todos que se envolveram nesta construção coletiva com empenho, entusiasmo e visão empreendedora! Pensando nisso, comecei a levantar algumas questões: o que faz as empresas e instituições perdurarem e terem êxito? Do que depende sua longevidade? Várias hipóteses começaram a surgir à minha frente e me lembrei dos conceitos apresentados por Peter Senge há mais de uma década: “As empresas não são máquinas, mas seres vivos”. Senge nos ensina que uma organização viva e saudável é aquela que, como os seres humanos, aprende constantemente. Aprendizado este compreendido como um processo criativo e em andamento, reinventado constantemente, de transformação e adaptação, de acordo com as necessidades e aspirações das pessoas. Uma instituição longeva, assim como uma empresa, é aquela em que as pessoas aumentam continuamente sua capacidade de produzir resultados, nem tanto quantitativamente, mas resultados qualitativamente significativos para os que nela estão envolvidos. Ao comparar as empresas ao seres vivos, Senge nos convida a pensá-las em três dimensões, como pensamos os seres humanos: Racional, Emocional e Física. Nas organizações, estas dimensões são definidas como o Propósito, o Ambiente e a Estrutura. O Propósito se refere ao(s) motivo(s) de existência da organização. Aqui se fundam sua missão, visão e valores direcionadores. Neste sentido, ressaltamos a importância de se definir bem os conceitos e planejar estrategicamente a empresa, pois, como “Alice no País das Maravilhas”, se não se sabe para onde ir, então não

6 Revista

importa o caminho a seguir. E uma lembrança: não adianta o dono ou o líder ter o propósito gravado em sua mente – e apenas nela – e ninguém mais conhecê-lo. O propósito de uma organização deve ser compartilhado, reafirmado, revisitado constantemente por todas as pessoas nela envolvidas, do líder ao auxiliar. O Ambiente equivale à dimensão emocional e é constituído pelas pessoas. E aqui valem muitas perguntas: quem são as pessoas que constituem sua organização? Elas comungam a mesma causa? O trabalho que desenvolvem faz sentido pra elas? Elas acordam na segunda pela manhã e se sentem felizes e desafiadas ao seguir para o trabalho? As pessoas da sua empresa podem contribuir, aprender, discordar, criar, sugerir, enfim, ser autênticas e autônomas? O que elas fazem contribui para que sejam melhores a cada dia? Podem aplicar seus conhecimentos, habilidades e atitudes em prol dos resultados projetados? A terceira parte do tripé são as Estruturas e se referem às metodologias de trabalho, às tecnologias e processos construídos para “facilitar” a consecução dos objetivos organizacionais. Aqui refletimos a escolha dos produtos que vendemos, os processos de prospecção, atendimento, venda, pósvenda, os softwares que sustentam a operação. Também os mecanismos de administração dos custos e investimentos. São todas as ferramentas que nos auxiliam na consecução das tarefas e processos de trabalho. Manter sua capacidade de aprender e renovar-se e cuidar do tripé: propósito, pessoas e processos. Será esta a “fórmula” da vida longa?

Pedro da Silva Pita é contador e consultor contábil fiscal do SINCOR-GO; pós-graduado em Auditoria e Análise de Balanço pela PUC-Goiás – CRC-GO 6.827

Parabenizo mais uma vez o SINCOR-Goiás e todas as empresas corretoras de seguros, aquelas que já chegaram aos 25 anos ou já passaram, com fôlego para muito mais, e todas que ainda não fizeram suas bodas de prata, mas ambicionam vida longa, e agradeço pela oportunidade de compartilhar idéias e reflexões. (com a colaboração de Ana Lúcia de Oliveira Freitas Pita, psicóloga, especialista em recursos humanos e consultora organizacional)

Corretor Associado: O SINCOR-GO disponibiliza o serviço de consultoria complementar às quartas e sextas-feiras, das 8h às 12h. Agendamento prévio: (62) 3945-0808


Serviço

Certificado Digital e Conectividade Social O Certificado Digital é um documento eletrônico previsto em lei que contém dados de uma pessoa física ou jurídica. É uma identidade eletrônica que permite transações via internet de forma segura, inclusive minimizando as distâncias físicas. Conectividade Social: As empresas e escritórios contábeis utilizam, para obrigações junto ao FGTS, transmissão do arquivo SEFIP.

acompanhar processos tributários no Centro Virtual - eCAC.SEFAZ, emissão de nota fiscal eletrônica.Caixa Econômica Federal - CEF, transmissão da SEFIP/GEFIP, tudo com um único Certificado Digital. Fonte: Fenacor - Autoridade Certificadora

A Caixa Econômica Federal, através da Circular nº 547 de 20 de abril de 2011, informa que todas as empresas deverão ter um Certificado Digital ICP-Brasil, para relacionamento com a Conectividade Social. Desde maio de 2011, é necessário ter um Certificado Digital ICP-Brasil, para fazer a transmissão do arquivo SEFIP. Com esta nova medida, os condomínios e empreendimentos residenciais serão obrigados usar o Certificado Digital no envio da SEFIP a partir de janeiro de 2012. O Certificado Digital para as empresas e escritórios contábeis é o de Pessoa Jurídica, e para os procuradores pessoas físicas o indicado é o de Pessoa Física, com o número do PIS, PASEP ou NIT. Com este documento eletrônico você terá acesso a vários serviços, tais como: Receita Federal Brasileira – RFB para obter certidões, cadastrar procurações eletrônicas,

Saiba Mais Para mais informações sobre o Certificado Digital, em Goiás consulte Ricardo Leão, agente de Registro Fenacor/Certificação Digital; Fone: (62) 3945-0808/SINCOR-GO; e-mail: ricardoleao@fenacor.com.br.

Revista

7


Solidariedade

Vyctor Hugo

Festa Junina Atrai público e arrecadação recordes este ano Foi realizado no dia 18 de junho o 'Arraiá du SINCÓ Solidariu', evento do Projeto SINCOR-GO Solidário, com a participação dos parceiros do Sindicato dos Corretores de Seguros de Goiás. A Festa Junina deste ano foi prestigiada por cerca de 400 pessoas, entre diretores e colaboradores, corretores associados, familiares e convidados, que se divertiram a valer com a apresentação de teatro, comidas e trajes típicos. A tradicional fogueira compôs a decoração com a alegria das bandeirolas coloridas espalhadas pelo arraial montado na Chácara Provence. Conforme a Diretora Social do SINCOR-GO, Evanira Barbosa, “o valor arrecadado com a bilheteria (venda de ingressos) e lances das prendas arrematadas no leilão será revertida em favor do Núcleo A Caminho de Jesus - Creche Dona Judith, instituição filantrópica que assiste crianças e adolescentes em Aparecida de Goiânia”. Este ano, a própria dona Judith fez questão de participar da festividade, ocasião em que, ao lado do presidente do SINCOR, Joaquim Mendanha de Ataídes, esclareceu sobre o serviço prestado pela entidade em favor do próximo, sensibilizando, com suas palavras, todas as pessoas presentes.

8 Revista


responsabilidade Social motiva apoio do Sindicato ao Juizado da Infância e Juventide

Divulgação

O SINCOR-GO, representado por sua Diretoria Social, participou no dia 11 de maio da inauguração do Consultório Odontológico do Juizado da Infância e Juventude instalado na Depai (no Jardim Goiás) visando ao atendimento de adolescentes em regime de internação, bem como todas as crianças e adolescentes acolhidos em instituições. O Consultório Odontológico foi montado graças à cooperação de entidades públicas e privadas, a exemplo do SINCOR-GO, que contribuiu com o valor de R$ 5,5 mil em equipamentos odontológicos. Conforme o Termo de Doação, este valor possibilitou a aquisição de cadeira odontológica, aparelho de Raio-X, caixa reveladora, ultrassom filtro de ar para compressor e avental para radiografia. Os materiais para reforma do Consultório Odontológico foram adquiridos por doações de particulares e, no que se refere ao mobiliário e equipamentos serão adquiridos pelo Poder Judiciário. Participaram da solenidade de inauguração o juiz de Direito da Infância e Juventude, Maurício Porfírio Rosa, a diretoria Social do SINCOR-GO, Evanira Barbosa e o presidente do Comitê de Ética do Sindicato, Junio Marcos Andrade de Sousa.

Revista

9


Especial

Anos

SINCOR-GO celebrou seu Jubileu de Prata com a categoria e a sociedade Vários eventos marcaram as comemorações do Jubileu de Prata do SINCOR-GO. Para festejar seus 25 anos de atividades em defesa dos profissionais e das empresas corretoras de seguros em Goiás, durante todo o mês de maio foi realizada uma ampla programação de eventos, iniciada com a celebração de Culto Ecumênico na sede do SINCOR-GO no dia 04. No dia seguinte (05), aconteceu um Almoço de Negócios no Castro's Park Hotel, com o empresário José Batista Júnior (Friboi) falando sobre 'Empreendedorismo'. No dia 11 de maio, destaque para a inauguração do 'Totem pela Vida', iniciativa que conta com o respaldo institucional do SINCOR-GO em apoio à proposta da ONU da Década da Segurança Viária, a qual objetiva diminuir em 50% o número de acidentes de trânsito com vítimas fatais em todo o mundo. No dia 14, sábado do aniversário de fundação do SINCOR-GO, cerca de 200 convidados estiveram no Clube da Asbeg prestigiando o encerramento do Campeonato de Futebol Soçaite deste ano, seguindo-se grande confraternização com almoço e apresentação musical ao vivo. Na noite do dia 26 em parceria com a Funenseg o Sindicato recebeu o palestrante Samy Hazan, que discorreu sobre os 'Sete Hábitos das Corretoras Altamente Eficazes'. Encerrando a programação dos festejos no mês de maio, dia 31 o SINCOR-GO ofereceu almoço de congraçamento com a imprensa regional no Restaurante Expand Store. À noite, mais de 300 pessoas, entre autoridades e representantes do mercado de seguros, da Susep, Fenacor e da Funenseg, estiveram no coquetel de apresentação da Expo SINCOR 25 Anos - mostra fotográfica sobre a trajetória histórica do Sindicato, seguindo-se a inauguração da Galeria dos ex-Presidentes da entidade. Confira a seguir.

10 Revista

Culto Ecumênico O mês de maio, todo ele dedicado a comemorar o Jubileu de Prata do SINCOR-GO, teve uma programação especialmente preparada pela Diretoria Social da entidade. Inicialmente, no dia 04 o aniversário do Sindicato foi celebrado com a realização de Culto Ecumênico na sede do Sindicato, nas presenças da Diretoria do SINCORGO, colaboradores e convidados. Na ocasião, os presentes ouviram as palavras e citações bíblicas do Padre João e do Pastor Reinaldo (foto), compartilhando com eles um momento de fé e orações. A mensagem foi de louvor e agradecimento a Deus pelas boas práticas exercidas pelo SINCOR-GO. Os religiosos citaram a missão do Sindicato ('organizar, defender, representar, capacitar') e a esperança de muito êxito também para os próximos 25 anos da entidade em sequência à trajetória transcorrida até aqui, “por meio da boa-vontade, responsabilidade e união dos corretores de seguros em Goiás”.

“Este Jubileu de Prata está sendo comemorado com muita alegria”, ressaltou o Padre João, “pois é uma história feita por profissionais engajados na missão de melhorar o mundo e proporcionar segurança às pessoas”. Sob as bênçãos dos convidados, o Culto foi encerrado pelo presidente Joaquim Mendanha de Ataídes. Ele agradeceu pelas sábias palavras de fé de todos, dizendo ter o sonho de que a categoria continue apoiando o SINCOR-GO rumo a novas vitórias nos anos vindouros.


Especial

Anos

Henrique Freitas

Almoço de Negócios Palestra com José Batista Júnior No dia 05 de maio, corretores de seguros e representantes do mercado reuniram-se para o Almoço de Negócios promovido pelo SINCOR-GO no Castro's Park Hotel dentro da programação comemorativa ao aniversário da entidade. Na abertura, tiveram a oportunidade de participar da palestra “Empreendedorismo” com o empresário José Batista Júnior, atualmente conselheiro administrativo do Grupo JBS (Friboi) onde desenvolve as diretrizes e é responsável pelas relações institucionais da empresa mundialmente. O 1º vice-presidente do Sindicato, Jovane Rodrigues Moreira recebeu o convidado informando que o JBS alcançou um faturamento global de US$ 51 bilhões em 2010, tem 120 mil colaboradores nos cinco continentes onde mantém negócios e que hoje é o maior produtor exportador de proteína animal do mundo. “Fui presidente da empresa fundada por meu paí (José Batista Sobrinho) por 25 anos e estou aqui com vocês para interagir com o setor e compartilhar a minha visão empresarial. Minha intenção é contribuir com a sociedade e retribuir as oportunidades que encontramos em Goiás no início de nosso trabalho e para o crescimento de nossa marca”, disse o empresário, salientando que iniciativa, disciplina e organização foram fatores determinantes para o desenvolvimento dos negócios, expansão e solidez do Grupo JBS. “Sempre fui determinado: comecei focado em ser o maior comerciante atacadista no ramo de abate bovino do Centro-Oeste. E assim fomos ampliando nosso campo de atuação e ultrapassamos a fronteira brasileira.

Maisrecentemente, em 2007, demos um grande salto e abrimos o capital da empresa com investimentos de US$ 6 bilhões. Com certeza, globalizar a operação de nossa empresa de origem familiar foi um enorme desafio. Obtivemos êxito nesta empreitada. Hoje estamos produzindo em 10 países e estimamos que as atividades produtivas de nossa marca alcancem cerca de um milhão de pessoas”. O Grupo JBS registra o abate anual de 20 milhões de bovinos (o que representa 10% em termos mundiais); dois bilhões de aves; 12 milhões de suínos; seis milhões de ovelhas; e um milhão de peles industrializadas. “O tempo é um valor essencial, bem como o planejamento. Minha experiência pessoal me mostrou quanto importante construir nosso compromisso diariamente e trabalharmos transmitindo confiança, porque credibilidade é fundamental dentro e fora do mundo dos negócios”. José Batista Júnior ressaltou o seu otimismo em que o Brasil resolverá seus gargalos de infraestrutura nos próximos 10 anos em função do desenvolvimento estar naturalmente atrelado ao crescimento. Ele também adiantou estar convicto de que há plenas condições de internacionalizar a economia de Goiás, com muito trabalho e mediante a união de esforços entre os governos. No final, o empresário foi aplaudido de pé e parabenizado pelos convidados.

Revista

11


Henrique Freitas

Especial

Anos

Campanha Chega de acidentes No dia 11 de maio foi inaugurado na Avenida Jamel Cecílio, Jardim Goiás, o 'Totem pela Vida' da Campanha Chega de Acidentes em Goiânia, evento integrante das comemorações dos 25 anos do SINCOR-GO, que está prestando apoio institucional à iniciativa, juntamente com o Detran-GO. Após abertura com um ato ecumênico em homenagem às vítimas de acidentes de trânsito, foi assinado Termo de Compromisso e Adesão do Estado de Goiás às ações da Década Mundial de Segurança Viária e realizado o lançamento da Política Estadual de Trânsito e Segurança Viária para Goiás, seguida de pronunciamento e apresentação sobre a Década da Segurança Viária pelo deputado federal Hugo Leal, presidente da Frente Parlamentar de Trânsito Seguro da Câmara Federal. O deputado Hugo Leal destacou o SINCOR entre as entidades apoiadoras do Detran-GO, órgão executor da Política Estadual de Trânsito, ao lado da AMT, da Centauro e da Agetop, lembrando que “só no dia de hoje mais de 240 acidentes de trânsito acontecerão nas estradas goianas (média de uma acidente/hora), deixando 150 feridos, incapacitados ou mutilados”. Esse quadro, disse ele, “gera um prejuízo de R$ 1,3 bilhão aos cofres do Estado e R$ 33 bilhões em nosso País, onde, por imprudência e omissão pública, o risco de uma pessoa sofrer um acidente de trânsito é 13 vezes maior que na Europa; diante dessa 'epidemia, a meta é reduzir em 50% o número de acidentados até 2020”. A inauguração em Goiânia deste primeiro totem no País – o mortômetro, como vem sendo chamado o aparelho que contabiliza as vítimas de acidentes fatais no trânsito brasileiro desde setembro de 2009 – foi prestigiada pelo governador de Goiás, Marconi Ferreira Perillo Júnior, que na ocasião afirmou que o governo trabalha pela vida e fará a sua parte investindo pesado na melhoria das rodovias. O deputado federal Armando Virgílio dos Santos Júnior, secretário estadual de Cidades, por sua vez destacou a necessidade de uma fiscalização rigorosa e de recursos humanos e tecnológicos para atingir a meta de redução do número de acidentes. Entre as autoridades presentes e lideranças classistas, juntamente com o presidente do SINCOR-GO, Joaquim Medanha de Ataídes, estiveram na oportunidade, Renato Ramos, representando o Sindicato das Seguradoras (Sindseg); Ricardo Xavier, presidente da Seguradora Líder DPVAT; André Horta, analista de segurança viária do Centro de Experimentação e Segurança Viária-Cesvi Brasil; José Carlos Xavier, presidente da CMTC (Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos), além de representantes de órgãos, empresas e profissionais do mercado de seguros regional. Campanha mundial Em linha com as decisões e ações globais para 2011 a 2020, período proclamado pela ONU (Organização das Nações Unidas) 12 Revista

O governador Marconi Perillo e autoridades no momento da inauguração do ‘‘Totem pela Vida’’ como a Década de Ações pela Segurança no Trânsito em prol de reduzir para 50% o total de acidentes de trânsito com vítimas fatais, o movimento Chega de Acidentes pretende contribuir na conscientização pela valorização da vida humana com ações como a instalação de totens nas capitais brasileiras. Os acidentes de trânsito representam a quarta causa de mortalidade no mundo todo. No contexto global, o Brasil ocupa o quinto lugar em relação ao número de fatalidades no trânsito, atrás apenas da Índia, China, Estados Unidos e Rússia, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Por isso, essa iniciativa tem como propósito chamar a atenção da sociedade e das autoridades para o grande número de fatalidades no trânsito, e a emergência da criação e implantação de um Plano Nacional de Segurança Viária no Brasil. As instalações dos totens fazem parte das ações do Chega de Acidentes para a data oficial de início da Década pelo mundo – 11 de maio.


Fotos: SINCOR-GO

Especial 7º Campenato de Futebol Iniciada com o Jogo da Integração disputado entre as equipes de Anápolis e Rio Verde, a festa de encerramento do 7º Torneio de Futebol Soçaite do SINCOR-GO foi realizada em 14 de maio no Clube da Asbeg, marcando oficialmente a data de aniversário do Sindicato. A grande final ocorreu entre os times da Credseguro/Sincor, que sagrou-se campeão, e Poolcor/KCL/Casa do Corretor, que terminou levando a taça de vice. A equipe da Grandcor/Fileo/A5 conquistou a terceira colocação no campeonato deste ano. Após um final com empate, o time de Rio Verde venceu a equipe de Anápolis na prorrogação do tempo regulamentar, tornando-se bicampeão dos Jogos da Integração. No encerramento, os participantes receberam medalhas: Edimar Fagundes (da Grandcor), com um total

de 11 gols nas partidas, levou o título de Artilheiro, enquanto a KDA/Flexcor/Corasbeg levantou o troféu como Equipe Mais Disciplinada. Em suas palavras de agradecimento pela participação dos atletas no torneio deste ano, o presidente Joaquim Mendanha destacou que a união no esporte, bem como na atividade diária de trabalho, resulta em equipes com profissionais vencedores. Em seguida, corretores de seguros, familiares e parceiros do evento confraternizaram em almoço com churrasco, com direito a um grande bolo oferecido em comemoração aos 25 anos do SINCOR-GO. A animação musical ficou por conta da Banda Gonzallez do empresário Sebastião Lima, o Júnior da Mil Corretora (de Pires do Rio), como é conhecido entre os colegas.

Palestra Samy hazan Os Sete Hábitos das Corretoras Altamente Eficazes “Os Sete Hábitos das Corretoras Altamente Eficazes” foi o tema abordado por Samy Hazan na palestra que proferiu no SINCOR-GO no dia 26 de maio a convite da Funenseg. Descontraidamente, disse aos presentes que é necessário uma mudança de hábitos para obter resultados diferentes e melhores. O primeiro hábito é a Proatividade, ou seja responder ao desejo de mudar e influenciar. Com este propósito, o segundo passo é mentalizar o objetivo e executar. “Mas como? Foquem nas metas que desejam atingir e escrevam no papel, acreditem no que vendem, pensem na recompensa destes esforços como fator de motivação!”. O terceiro hábito consiste na administração do tempo e gestão da energia pessoal. “Aprenda a usar a bússola e não o relógio, a discernir entre o que é urgente-não urgente; o que é importante-não importante. Esta compreensão afeta diretamente o resultad o da corretora, pois o estresse impede o sucesso dos negócios. Ter disciplina, fazer o que tem que ser feito e aprender a delegar são atitudes importantes para o profissional e empresário de todas as áreas”, destacou Samy Hazan O hábito de número quatro baseia-se na relação ganha/ganha, ou seja, a relação duradoura que gera benefícios mútuos. Em seguida, o palestrante falou sobre a 'comunicação com empatia', agir com compreensão e colocar-se no lugar do cliente: utilizar uma abordagem consultiva ou venda prescritiva,

isto é, ouvir a necessidade do cliente, fazer diagnóstico antes de prescrever soluções. “A cooperação criativa é um hábito que cria sinergia: a essência da sinergia é valorizar as diferenças, respeitá-las, construir sobre as características fortes, compensar as fraquezas, trabalhar com capacidades diferentes e competências complementares, como vários instrumentos individuais que se unem formando uma orquestra”. Como sétimo hábito elencado na exposição, está o ato de manter-se em constante renovação (física, espiritual, mental, social e emocional). “Afine o instrumento, preserve o bem mais precioso: você mesmo!”, concluiu Samy Hazan, dizendo à plateia – em sua maioria alunos da Funenseg – que seu maior objetivo neste encontro foi provocar uma reflexão sobre o comportamento individual influenciando o relacionamento e os resultados das corretoras e dos futuros profissionais de seguros. Revista

13


Especial Comemoração 25 Anos Sincor-GO Almoço com a Imprensa O dia 31 de maio marcou o final da programação alusiva às comemorações do Jubileu de Prata do SINCOR-GO, iniciando com almoço oferecido aos profissionais da imprensa regional nas dependências do Restaurante Expand. Foram momentos de descontração e congraçamento, quando jornalistas de tevês, jornais, rádios e sites confraternizaram com a diretoria do Sindicato, representantes do mercado de seguros de Goiás e do Distrito

Federal. Marcaram presença no evento, o presidente do SINCORDF, Dorival Souza, o deputado federal Armando Vergílio, entre ilustres convidados. O presidente Joaquim Mendanha de Ataídes em rápidas palavras agradeceu o apoio da mídia, enaltecendo “a importância da cobertura jornalística para a divulgação das ações sindicais, acompanhando o desenvolvimento da categoria profissional em Goiás, suas conquistas e novos projetos”. Vyctor Hugo

Moraes

Encerramento À noite, precedendo o coquetel de apresentação da Expo-SINCOR e inauguração da Galeria de Fotos dos Ex-Presidentes do Sindicato, foi realizada cerimônia de encerramento das festividades, formando-se uma mesa diretiva no Auditório da entidade, com autoridades do setor de seguros do Estado e representantes nacionais, que falaram para mais de 200 profissionais e corretores de seguros convidados. Na ocasião, o presidente Joaquim Mendanha de Ataídes discorreu sobre as ações das gestões que o procederam, “com o SINCOR-GO hoje reconhecido na liderança entre os sindicatos estaduais devido aos resultados práticos alcançados, citando-se a prestação de serviços aos associados, a interiorização do Sindicato, o desenvolvimento de iniciativas, como a isenção do ISS, para o fortalecimento da categoria, a adoção de um novo planejamento estratégico, o apoio à qualificação técnica e crescente aprimoramento da categoria, entre diversas outras atividades desenvolvidas”. 14 Revista

Como já ocorre no presente e ao longo de toda a trajetória da entidade, o presidente Joaquim Mendanha assegurou que futuramente o SINCORGO continuará comprometido em promover ações que beneficiem seus associados e que estejam em consonância com o desenvolvimento da categoria junto ao mercado de seguros regional, interagindo para contribuir com o ente público e estreitar cada vez mais seus laços de relacionamento com a comunidade. “Vamos prosseguir no trabalho constante de aproximação com os consumidores e autoridades públicas, com vistas a melhor servir a sociedade civil”, concluiu. Em seguida, Joaquim Mendanha recebeu placas de homenagem das seguradoras Bradesco, Generali e Marítima.


Moraes

Especial

Funenseg

Vyctor Hugo

Por sua vez, o secretário estadual de Segurança Pública, João Furtado Mendonça, parabenizou a entidade pelos seus feitos, enquanto o deputado estadual Cláudio Meireles comentou que 33% de crescimento nos negócios no Estado por si só representa uma vitória e grande motivo para comemoração.

Em sua fala, o presidente da Funenseg, Robert Bittar, ressaltou o crescimento do Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado e sua representatividade no mercado nacional de seguros, por meio de fatos que sempre demonstram coesão e promovem a união da categoria. Paulo Santos, superintendente da Susep, anunciou boas notícias, informando que a receita acumulada entre janeiro e abril de 2011 (exceto saúde) somou R$ 662,9 milhões em Goiás, um aumento de 33,7% em relação a igual período de 2010, o maior crescimento no País.

Homenagens Representando na oportunidade o governador Marconi Perillo, o deputado federal Armando Vergílio, da Fenacor, abordou o cenário favorável para o mercado de seguros em Goiás, enfatizando que esta atividade no Brasil atualmente cresce três vezes mais que no mundo todo.

Imagens de Destaque

Em 30 de maio, o Sindicato das Seguradoras - Sindseg MG/GO/MT/DF, juntamente com responsáveis pela sucursais das companhias no Estado, homenageou o SINCOR-GO com uma placa comemorativa aos 25 anos da entidade. No dia seguinte, a ACE Seguros também entregou uma placa homenageando o SINCOR-GO, enquanto que a CoopCorSeg presenteou o Sindicato com um banner alusivo ao seu Jubileu de Prata.

Moraes

Revista

15


Rápidas do Mercado Porto Seguro Palestra Precificação e Mercado com José Luis individualizados (observando-se, por exemplo, a faixa etária) e há opção de coberturas que estão disponíveis ao segurado, como cobertura para pequenos serviços residenciais, e que vão elevar o preço final da apólice. “O consumidor não compra papel, compra um produto da seguradora. Realizada dentro do Ciclo de Palestras 2011, a apresentação do tema 'Precificação e Mercado' gerou muito interesse entre os profissionais do setor, lotando o auditório do SINCOR-GO na noite de 28 de junho.

administrativas, as despesas de comercialização e a sinistralidade. Esta planilha trabalha ainda com previsão de resultado financeiro da companhia seguradora. No caso da Porto Seguro em 2010, por exemplo, o resultado financeiro atingiu 10% sobre o faturamento global de R$ 5 bilhões no Brasil. “A seguradora que pratica uma tarifa insuficiente para cobrir o sinistro acabará enfrentando sérios problemas financeiros e, com os anos, pode até quebrar”, disse ele.

O palestrante foi o diretor de Produção da Porto Seguro, José Luis S. Ferreira da Silva, que em pouco mais de uma hora detalhou os componentes determinantes no cálculo do valor das apólices pela indústria de seguros no País. O preço da apólice é estipulado com base em estatística matemática, sendo três os Para não afastar consumidores, fatores básicos: as despesas o s p e r f i s p a s s a r a m a s e r

Por isso, é importante oferecer diferenciais. “Especificamente na Porto Seguro, o serviço de guincho é um deles, pois o segurado é atendido com toda a agilidade possível”. Após a exposição, foi serviço jantar à base de pizzas, oferecido aos convidados no espaço de convivência do SINCOR-GO.

Vyctor Hugo

Sincor-DF comemora a inauguração de sua sede própria oportunidade, o presidente do Sincor-DF, Dorival Alves de Sousa, agradeceu o apoio para a concretização deste importante projeto, em especial aos diretores, conselheiros e colaboradores da entidade.

Divulgação Sincor-DF

No dia 08 de junho o presidente do Sincor-GO, Joaquim Mendanha de Ataídes participou do evento de inauguração da sede própria do Sindicato dos Corretores de Seguros do Distrito Federal, solenidade prestigiada por autoridades locais e representantes do mercado regional de seguros. Na 16 Revista

“Foram necessários vários sacrifícios, várias noites de trabalho, várias renúncias, vários contatos para realizarmos este sonho do Sincor-DF; todos trabalhando com um só objetivo: o crescimento da categoria”, destacou Dorival de Sousa. “E hoje estamos colhendo o fruto de nossa perseverança e trabalho, com a inauguração da sede própria. Este é um momento único, em que confraternizamos com os que trabalharam e pelos que torceram por nós. Agora, em nossa nova casa, vamos caminhar para galgar lugares mais altos e mostrarmos com proficiência a capacidade de competência da categoria”.


Personalidade

Marcus Vinicius Lopes Martins

Zurich efetiva seu novo CEO de Autos e Seguros Gerais no Brasil Divulgação

O experiente executivo Marcus Vinicius Lopes Martins foi efetivado como CEO Brasil de Autos e Seguros Gerais da Zurich no mês de maio. O profissional ingressou na Zurich em novembro de 2010 como vice-presidente de Seguros Individuais e, desde março de 2011, vinha ocupando interinamente o cargo de CEO da mesma área. Como CEO para o Brasil, Marcus Vinicius será responsável por implementar a estratégia da multinacional suíça no País, possibilitando à companhia obter posição chave e sustentável no mercado de rápido crescimento, como é o brasileiro. Ele assume com a missão de concentrar esforços para acelerar o crescimento de forma lucrativa e competitiva, assegurando ainda uma sólida coordenação entre as operações locais e as demais esferas do Grupo no Brasil. A Zurich conta com cerca de 60 mil colaboradores, servindo clientes em mais de 170 países. Em 2010, teve um lucro operacional global de US$ 4,9 bilhões e está presente no Brasil desde 1982. “É com muita satisfação que assumo este novo desafio na Zurich. Junto de minha equipe, estou certo que posso colaborar em muito no projeto de expansão acelerada da seguradora no País”, afirmou o novo CEO Brasil de Auto e Seguros. Marcus Vinicius Martins explica que o foco da Zurich é investir aceleradamente no segmento corporativo no Brasil e desenvolver condições de ocupar espaço significativo no segmento de pessoas físicas, quer através de produtos tradicionais, quer através de produtos de 'affinity'. Neste projeto, diz ele, os corretores têm um papel fundamental para a estratégia do negócio: “além de produtos inovadores e preços competitivos, queremos nos posicionar como a seguradora mais próxima e acessível aos corretores de seguros. Para isso, já reorganizamos nossa área comercial e estamos expandindo nossa rede de ZACs (Zurich Atendimento ao Corretor)”. Mercado regional Atualmente, a Zurich possui em Goiás uma filial e um ZAC, ambos localizados em Goiânia. A seguradora acredita muito no desenvolvimento não apenas da Capital, mas também do interior do

“É com muita satisfação que assumo este novo desafio na Zurich. Junto de minha equipe, estou certo que posso colaborar em muito no projeto de expansão acelerada da seguradora no País” (Marcus Vinicius)

Estado, onde o agronegócio tem gerado riqueza, consumo e a consequente necessidade de proteção dos bens adquiridos. “No mercado goiano, queremos crescer no segmento corporativo e, especialmente, na área de varejo. Com o desenvolvimento de nossa carteira local, não descartamos, inclusive, a possibilidade de em um futuro abrirmos novas unidades comerciais em cidades do interior de Goiás”, adianta Marcus.

Revista

17

15


Giro nos Municípios Itumbiara

Agnaldo Custódio de Paiva informa sobre a entrega de 600 litros de leite em pó para a Escolha Municipal Dom Veloso, iniciativa em,parceria do SINCOR-GO com o Rotary Club de Itumbiara Norte. O delegado regional em Itumbiara comenta que “ao longo de sete anos já foram doados às crianças carentes de nossa comunidade 5.800 litros de leite em pó, com a participação dos corretores de seguros do sul e sudeste do Estado, conforme as diretrizes do programa SINCOR Solidário”.

Rio Verde Visita ao 2º BPM – O delegado Regional do SINCOR-GO, Samuel Borges Coelho, acompanhado do coordenador do Procon Municipal, Marcos Tomaz Oliveira, visitou o 2º Batalhão de Policia Militar de Rio Verde e comandos do 8º CRPM e 38ª CIPM para entregar material a ser distribuído pelas viaturas que fazem os Boletins de Acidente de Trânsito. Samuel Borges Coelho informou que naquela ocasião “estivemos com o Tenente Coronel Wilmar Rubens, comandante da Policia Rodoviária Estadual, e os comandantes da área de trânsito e patrulhamento, quando explicamos o nosso trabalho social no atendimento ao Seguro DPVAT amparando as vitimas de acidentes de trânsito, e pedimos a ajuda da Corporação tanto na divulgação quanto na orientação ao efetuar o B.O. Nosso pedido foi bem aceito, foram afixados sala do Departamento de Trânsito banners explicativos, e hoje todas as viaturas circulam com o panfleto explicativo sobre o direito ao acesso das vitimas de acidentes a esse benefício, sendo o mesmo entregue aos interessados, quando da ocorrência”.

Divulgação

Reunião com a Marítima – No dia 24 de maio, a Delegacia Regional do SINCOR-GO em Rio Verde esteve com os corretores da região participando de reunião realizada pela Marítima Seguros, com as presenças do Diretor de Produção, Marcelo Araújo Braz, que acompanhados das gerências Regional e de Contas da Seguradora, demonstrou as novidades em produtos na oportunidade. Jantar com a Mapfre – Samuel Borges Coelho informou que no dia 25 de maio “recepcionamos a diretora territorial da Mapfre Seguradora, Eliane Durante, que participou de jantar com os corretores da região para agradecer a boa performance que a sucursal Rio Verde tem apresentado”. Novidade da Tokio Marine – E no dia 08 de junho foi realizada reunião com a Tokio Marine Seguradora para o lançamento de seu novo produto Automóvel, o qual ficou bem mais completo e bastante competitivo. “Fomos visitados pela Diretora Comercial MG/CO, Márcia Ilena Radavelli, pelo Gerente Comercial, José Vadson, e pelo Gerente de Contas, Cláudio de Oliveira”. Entrevistas à imprensa - No dia 12 de junho foi feito programa ao vivo na TV Riviera (Globo local), com a participação do coordenador municipal do Procon Rio Verde, Marcos Tomaz Oliveira, quando o titular da delegacia Regional do SINCOR-GO enfatizou a parceria com a PM local na campanha de divulgação do Seguro DPVAT. “E no dia seguinte (13/06) também participamos de programa gravado junto com o Coordenador do Procon para a matéria sobre o Seguro DPVAT e a contribuição social do SINCOR no atendimento dos benefícios às vitimas de acidentes de trânsito. Esta matéria foi exibida na edição do almoço do Jornal local”.


Foto: Divulgação

Mercado de Seguros

Empossada a nova diretoria do Sindicato das Seguradoras No dia 12 de maio o Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Previdência Complementar, de Capitalização e Resseguros nos Estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e do Distrito Federal (Sindseg MG/GO/MT/DF) realizou a solenidade de posse da nova Diretoria (foto). Quem assumiu a presidência é Augusto Matos que dará continuidade ao trabalho do seu antecessor, Luciano Macedo de Lima. O evento contou com aproximadamente 100 pessoas, entre autoridades do setor, associados e parceiros. O novo presidente assume o cargo em um momento em que se iniciam também os novos governos (federais e estaduais). A nova Diretoria pretende trabalhar em alinhamento com o Estatuto Social, de forma que foram definidos três objetivos principais para nova gestão: desenvolver a cultura do seguro, valorizar a presença do Sindicato nas regiões de abrangência – Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal – e aprimorar o processo de comunicação com a sociedade. Matos iniciou seu discurso fazendo agradecimentos ao Dr. Alberto Continentino de Araujo, pelo

seutrabalho e dedicação, ao longo de 30 anos de mandato à frente do Sindicato. “O Sindicato é, hoje, uma instituição fortalecida graças aos meus antecessores, que com suas inúmeras ações prestaram serviços relevantes p a r a o m e r c a d o s e g u r a d o r, sedimentando uma história de crescimento constante”, enfatizou. Ainda em seu discurso, Matos também agradeceu o apoio da CNSEG, Susep, Funenseg, associados e parceiros do Sindicato. Durante o evento, a nova diretoria prestou homenagens ao ex-presidente Luciano Lima, entregando-lhe uma placa em agradecimento pelos excelentes trabalhos realizados, bem como por sua capacidade articuladora e implantação de parceiras importantes que fortaleceram o Sindseg nos estados de sua abrangência. Emocionado, Lima enalteceu a competência da diretoria empossada. “Fico feliz que alguém competente como Augusto assuma a Diretoria. Posso dizer que todas as conquistas foram realizadas com muita luta. É muito bom ver essa casa cheia de ex-colegas, que hoje se tornaram grandes amigos”, reconheceu.

Na oportunidade, a presidente do Sincor-MG, Maria Filomena Magalhães Branquinho, destacou a parceria entre o Sindseg e o Sindicato dos Corretores do Estado de Minas Gerais. “É um momento de alegria a chegada de Augusto Matos. Vamos continuar com a nossa parceria, visando sempre o nosso mercado e a defesa do consumidor”, disse ela. A nova diretoria do Sindicato das Seguradoras dará continuidade à política de defesa do mercado, buscando sempre a parceria com os sindicatos de corretores e demais entidades representativas da classe. Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindseg MG/GO/MT/DF

Revista

19

15


ANOS

Muitos motivos para comemorar os 40 anos de atividades no País comprometimento e da dedicação de cada um dos colaboradores da Escola, do reconhecimento do mercado e de seus profissionais. Solidez, tradição e qualidade fazem da Escola Nacional de Seguros uma instituição que, por sua expressão, se tornou referência", ressalta o presidente da entidade, Robert Bittar. A Funenseg é a única instituição credenciada pela Susep a emitir o certificado de habilitação de corretores de seguros, contando hoje com 14 unidades regionais, além de parcerias que permitem estar em mais de 52 cidades, nos 23 estados brasileiros.

A Escola Nacional de Seguros (Funenseg) completou, em 30 de junho, 40 anos como referência em ensino e qualificação profissional. A entidade conseguiu o reconhecimento de empresas e profissionais oferecendo produtos e serviços educacionais para os diferentes níveis desta carreira que se torna cada vez mais atraente na esteira do crescimento econômico brasileiro. Nestas quatro décadas, a instituição atingiu a marca de 84 mil certificados concedidos para corretores de seguros. Só em 2010, foram 8.991 para atuação nos diferentes segmentos do setor. "Esta é uma data repleta de significados, em que devemos comemorar juntos os resultados obtidos através do

A Escola acompanha o desenvolvimento do mercado e abre novas frentes de ações para atender à crescente demanda por profissionais capacitados, sem perder o foco e a sua identidade histórica. Em 2006, após obter parecer favorável do Ministério da Educação, criou a Escola Superior Nacional de Seguros e lançou o Curso Superior de Administração com Linha de Formação em Seguros e Previdência, o primeiro do País com essas características. Em 2008, outra novidade no âmbito do ensino superior foi o lançamento do MBA Executivo em Seguros e Resseguro, hoje disponível no Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia. A Unidade da Funenseg em Goiás comemorou o aniversário da Escola no dia 04 de julho, durante evento realizado com as presenças de seus representantes regionais, alunos e diretoria do SINCOR-GO (foto). Junto ao mercado nacional de seguros a celebração acontecerá no dia 26 de julho, com show de Bobby McFerrin e coquetel oferecido aos convidados nas dependências do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. (com informações da Ascom/Funenseg)

CURSO DE AT CURSO PARA QUALIFICAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE PESSOAS PARA TRABALHAR EM CORRETORAS (CADASTRO NO BANCO DE TALENTOS)

AS!!!

VAG ULTIMAS

Inscrições (62) 3945-1210

20 Revista


Viva Melhor Doze conselhos para ter um infarto bem sucedido... O médico cardiologista Ernesto Artur publicou estes conselhos “amigos-da-onça” em seu site, ressaltando que o texto abaixo não é de sua autoria, mas que achou interessante para 'dar um toque' no pessoal que deixa de se cuidar, abdicando de sua própria saúde em benefício de outras coisas/pessoas.

Desde então, afirma ter recebido uma enxurrada de e-mails, até mesmo do exterior, dizendo que lhes serviu de alerta, pois muitos estavam adotando esse tipo de vida inconscientemente.

Confira os 'conselhos' para ter um infarto 'feliz' 1

Cuide de seu trabalho antes de tudo. As necessidades pessoais e familiares são secundárias.

2

Trabalhe aos sábados o dia inteiro e, se puder, também aos domingos.

3

Se não puder permanecer no escritório à noite, leve trabalho para casa e trabalhe até tarde.

4

Ao invés de dizer não, diga sempre sim a tudo que lhe solicitarem.

5

Procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias, conselhos, e aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.

6

Não se dê ao luxo de um café da manhã ou uma refeição tranquila. Pelo contrário, não perca tempo e aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes.

7

Não perca tempo fazendo ginástica, nadando, pescando, jogando bola ou tênis. Afinal, tempo é dinheiro.

8

Nunca tire férias, você não precisa disso. Lembre-se que você é de ferro (e ferro, enferruja!).

9

Centralize todo o trabalho em você, controle e examine tudo para ver se nada está errado. Delegar é pura bobagem; é tudo com você mesmo.

10

Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de estômago, tome logo estimulantes, energéticos e antiácidos. Eles vão te deixar tinindo.

11

Se tiver dificuldades em dormir não perca tempo: tome calmantes e sedativos de todos os tipos. Agem rápido e são baratos.

12

E por último, o mais importante: não se permita ter momentos de oração, meditação, audição de uma boa música e reflexão sobre sua vida. Isto é para crédulos e tolos sensíveis. Agora, repita para si: “Eu não perco tempo com bobagens”. Duvido que você não tenha um belo infarto se seguir os conselhos acima! Fonte: Internet


Divirta-se Dicas Empresariais Respeito Á Hierarquia Dois funcionários e o gerente de uma empresa saem para almoçar e na rua encontram uma antiga lâmpada a óleo. Eles esfregam a lâmpada e de dentro dela sai um Gênio. O Gênio diz: - Eu só posso conceder três desejos, então, concederei um a cada um de vocês! - Eu primeiro, eu primeiro.” grita um dos funcionários… “Eu quero estar nas Bahamas dirigindo um barco, sem ter nenhuma preocupação na vida “. Pufff e ele foi. O outro funcionário se apressa a fazer o seu pedido: - Eu quero estar no Havaí, com o amor da minha vida e um provimento interminável de pina coladas! Puff e ele se foi. - Agora você – diz o gênio para o gerente. - Eu quero aqueles dois palhaços de volta ao escritório logo depois do almoço para uma reunião! Conclusão: Deixe sempre o seu chefe falar primeiro.

Visão Empresarial Um corvo está sentado numa árvore o dia inteiro sem fazer nada. Um pequeno coelho vê o corvo e pergunta: - “Eu posso sentar como você e não fazer nada o dia inteiro?” O corvo responde, sorrindo: - “Claro, porque não?” O coelho senta no chão embaixo da árvore, e relaxa. De repente uma raposa aparece e come o coelho. Conclusão: Para ficar sentado sem fazer nada, você deve estar no topo.

Fonte: http://sasico.com.br/psico/?tag=piadas-corporativas – material que circula pela internet, de autoria desconhecida

22 Revista

Pró-Atividade Na África, todas as manhãs, o veadinho acorda sabendo que deverá conseguir correr mais do que o leão, se quiser se manter vivo. Todas as manhãs o leão acorda sabendo que deverá correr mais do que o veadinho, se não quiser morrer de fome. Conclusão: Não faz diferença se você é veadinho ou leão, quando o sol nascer, você tem que começar a correr.


Maio

Junho

Julho

2 GETULINO OLIVEIRA NARCIZO

4 RAIMUNDO DIONISIO RIBEIRO

5 VYCTOR HUGO DA ROCHA RIBEIRO

8 SANDRO OLIVEIRA

7 ANGELICA BORGES ALVES MENEZES

11 WHELLS NASCIMENTO JUNIOR

7 DEIVID PEREIRA

12 GUMERCINDO RODRIGUES JUNIOR

2 DENER FERREIRA 6 ANTONIO OLIVEIRA DURAES 7 BYRON GUIMARAES PORTILHO 7 JOSE ALTAIR DE SOUSA 8 MAURILIO ALVES SARTIN 8 ZULEICA MORAES CRUZ CABRAL 9 CARLOS BRAGA DOS SANTOS 11 ALTAIR RODRIGUES FERNANDES 11 CLOVES ANTUNES MACIEL 12 JAIME MARQUES COELHO JUNIOR 12 ROSCIUS FERREIRA DE FREITAS 14 VERA LUCIA MATIAS RODRIGUES 14 ROGERIO MELO E CUNHA SANTOS 15 HEBERSON DA SILVA MOURAO 15 SUZANA MARQUES DA SILVA RIBEIRO 16 MARCO AURELIO RIBEIRO 16 SANDRO RICARDO GOMES DOS SANTOS 17 MARCOS MARIATH RANGEL 18 JAMIL BADREDDINE

17 NATANAEL PIRES DA SILVA

21 DANIEL SOUZA DOS SANTOS

17 RENNER ARAUJO FIDELIS

27 CARLOS HENRIQUE SANTOS DO AMARAL

20 JAIR GONCALVES DA CUNHA

19 ANTONIO SERGIO MEDEIROS

29 WALDOMIRO MACHADO DE FREITAS

21 ALAN KARDEC DA CRUZ OLIVEIRA

19 CELSO BUENO DE OLIVEIRA

7 ELIANE MARIA CAIXETA

12 SIMONE RIBEIRO DOS SANTOS NERY

7 FLAVIO PEREIRA DOS SANTOS

14 SAMUEL AZEVEDO BARROS SOBRINHO

9 JASON DE MELO ABREU

15 SAMUEL BORGES COELHO

9 FLAVIO SAULO FLORES

15 NILSON PEREIRA

11 CARLOS ANTONIO FESTA

17 REJANE PARREIRA LOPES

11 DORIS MARTINS PEDRO DO NASCIMENTO

17 DOMINGOS BUENO DA FONSECA JUNIOR

14 JUVAIR GONCALVES FERREIRA

18 JOSE VERISSIMO DA SILVA

14 OSWALDO ANTONIO MOREIRA

19 DARCIDES FIDELIS DOS SANTOS

16 TERESINHA ROSA TAVARES

21 VALDIR CANDIDO DE QUEIROZ

21 ELIENE SILVA DO CARMO

22 GESIEL FREITAS DA COSTA

25 LEONEL PEREIRA DE MELO

22 WALDIVINO JOSE BORGES

26 PAULO CESAR FERNANDES ROSA

24 JOAO HELIO BARROS SILVA

27 ADAMILSON CORREA GAMA

29 OSMAR SILVA E SOUZA

29 GENY MARIA SANTOS


A Diretoria do SINCOR-GO felicita a Escola Nacional de Seguros - FUNENSEG pelo seus 40 anos de excelência em serviços prestados à Categoria dos Corretores de Seguros.

Nossos mais sinceros parabéns! ANOS Anos


Revista SINCOR GOIÁS - Edição 69