Page 1

Informativo do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Espírito Santo – Novembro de 2019 – Nº 43

Curso de Vendas Web confirma expectativas Com a meta de aperfeiçoar e qualificar o atendimento pelos profissionais de vendas das concessionárias de veículos por meio digital, o Sincodiv/ES realizou três turmas de 50 participantes cada nos dias 15, 16 e 17 de outubro, no Hotel Quality Aeroporto Vitória – Vitória/ES. O treinamento foi ministrado pelo consultor e especialista em comércio de veículos online, Rafael Cutait. ● Objetivo

Rafael Cutait

Estimular as práticas de prospecção na equipe comercial, a fim de que o treinando se sinta melhor preparado para o atendimento web, fluxo de loja e ao cadastramento de clientes com interesse de compra futura, visando assim, criar uma carteira de oportunidades, melhorar a taxa de conversão e aumentar o volume de vendas.

● Conteúdo do Curso - Motivação para atingir metas sem depender do fluxo de loja; - Criar Carteira de Oportunidades, cadastrando clientes com interesses de compra futura; - Prospecção e Perseguição dos Clientes; - Agendamentos de visitas; - Gestão e Fidelização da Carteira de Clientes; - Profissionalizar e Padronizar o atendimento a Clientes Web e Fluxo de Loja; - Procedimento para Prospecção, gestão e Carteira, Vendas Web e Sistema de CRM; - Otimizar os resultados de vendas pela internet e o aproveitamento dos investimentos de marketing online; - Simulação de ligação para atendimento web. ● Encerramento O treinamento foi encerrado com dinâmica de grupo apresentando projetos para implantação na empresa, o diálogo e dramatização entre os participantes, vinculando atendimento do vendedor com o cliente. Para José Francisco, diretor executivo do Sincodiv/ES “O curso superou as expectativas dos participantes, obtendo média de satisfação de 9,6 pontos. Destaque da avaliação para os itens conhecimento do assunto por parte do consultor e a qualidade das reflexões propostas, ambas com notas 10”, concluiu.


CVC recebe prêmio “Concessionária A” da GM As concessionárias CVC (Vitória e Serra) comemoraram, no último dia 17 de outubro, o recebimento do título de ‘Concessionária A’. A certificação foi entregue pelo diretor de Desenvolvimento de Rede e Planejamento da General Motors, Marcus Eduardo Oliveira. O prêmio é concedido pela General Motors após rigorosa avaliação do desempenho das revendedoras Chevrolet, incluindo satisfação do cliente, desempenho em vendas e pós-vendas, performance financeira e capitalização, entre outros. Presente no Espírito Santo desde 1985, a CVC é a revenda da marca com mais títulos de 'Concessionária A' no Estado, correspondendo a 23 no total.

Honca Moto Scarton completa 40 anos No mês de dezembro deste ano a Honca Moto Scarton está completando 40 anos de atividades como concessionária Honda de motocicletas. Para comemorar, a loja de São Gabriel da Palha inaugurada em 1980 foi toda reformada, ampliando os espaços interiores, a fim de oferecer mais conforto e qualidade em seu atendimento. Com departamento de peças contando com uma Boutique Honda Sport e assistência técnica renovada, oferecendo garantia e segurança ao consumidor. Em comemoração aos 40 anos a empresa lançou a campanha TOP POP, sorteando duas motos POP 110, uma em novembro e outra em dezembro para os clientes que visitarem a empresa neste período.

Isenção de ICMS na compra de veículo novo para aplicativo via internet Publicado no DOE 07/10/2019, a Lei Estadual n° 11.044/2019, alterando dispositivo da Lei n° 7000/2001, que dispõe sobre ICMS do Estado do Espírito Santo. A Norma inclui o parágrafo 9° ao art. 5 da Lei n° 7000/2001, isentando do pagamento do ICMS a compra de veículo novo habitualmente destinado ao transporte privativo de passageiros, intermediado por aplicativos via internet de pessoas aos 4 (quatro) meses anteriores ao fato gerador, de acordo com os dados a serem disponibilizados pela empresa de transporte por aplicativo.


Prorrogada lei que isenta ICMS para taxista O Governo do Estado sancionou a lei que prorroga a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para taxistas. Publicado no DOE de 18/10/2019, o Decreto n° 4521-R, de 17 de outubro de 2019, prorrogando para até 30 de abril de 2020, a isenção do ICMS, nas saídas internas e interestaduais promovidas pelos estabelecimentos fabricantes e por seus revendedores autorizados, de automóveis novos de passageiros equipados com motor de cilindrada não superior a dois mil centímetros cúbicos (2.0 l), quando destinados a motoristas profissionais (taxistas), inclusive a taxista Microempreendedor individual – MEI. Para o governador Renato Casagrande, “o trabalho que os taxistas fazem é reconhecido e muito importante para a sociedade. E, agora os taxistas vão poder adquirir veículos novos com preços mais acessível”, afirmou.

Governo substitui CAGED e RAIS pelo e-Social O Governo editou a Portaria n° 1.127/2019 de 14 de outubro de 2019, publicada no DOU dia 15/10/2019, para usar uma unica base de dados para as estastisticas do trabalho. O CAGED e a RAIS serão substituidos pelo e-Social a partir de janeiro de 2020. Com isso, o governo reduz as obrigações das empresas, e também, o número de inconsistências que acabavam ocorrendo em função da existência de três bases de dados diferenes tratando do mesmo assunto.

SEFAZ/ES implanta baixa automática da inscrição estadual Mais uma etapa do projeto de modernização do cadastro de contribuintes da SEFAZ/ES foi concluida. A partir de agora, está extinta a exigência de comunicação na Agencia da Receita Estadual por parte do contribuinte ao efetuar a baixa do estabelecimento na Junta Comercial do Estado do Espirito Santo (JUCEES). Agora o ciclo fica completo, com abertura, alteração e baixa sendo enviados eletronicamente para a SEFAZ/ES. Em caso de duvida, o contriubuinte deve procurar a Agencia de Receita Estadual mais proxima da sua circuinscrição ou acessar o fale conosco da SEFAZ/ES no link https://internet.sefaz.es.gov.br/faleconosco/duvida.php.


Sincodiv/ES firma parceria para treinamentos com a ProspectPro A partir de agora os concessionários de veículos de todo o Estado contam com os serviços de consultoria e treinamento, via a parceria firmada entre o Sincodiv/ES e a ProspectPro com condições especiais para as empresas associadas. •

SERVIÇOS Palestras, Consultorias, Implantação de Vendas Web, Central de CRM, Treinamento de Formação de Vendedores, de Equipes de CRM, de Gestores de Vendas e Pós-Vendas e Práticas de Prospecção.

• EMPRESA Prospect Pro Treinamento e Consultoria End.: Rua Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 130 – 1º andar Cep.: 014003-000 - Jardim Paulista – São Paulo – SP. Site: www.prospectpro.com.br

CONTATOS Rafael Cutait Tel.: (11) 98148-5780 E-mail: rafael.cutait@prospectpro.com.br

Rafael Cutait e José Francisco Costa Assinatura do Convênio

Daniela Lima Tel.: (11) 99323-2738 E-mail: adm@prospectpro.com.br

Mais informações, acesso o site www.sincodives.com.br / Parceiros, pelo telefone (27) 3315-0055 ou e-mail sincodives@sincodives.com.br

Luvep é a campeã da Copa Fenatracon de Futebol 2019 O evento foi realizado pela FENATRACON e aconteceu no dia 20 de outubro, na praça de esportes Golaço, tendo como objetivo lazer e integração dos trabalhadores das concessionárias de veículos. Participaram da competição, as equipes das concessionárias, Luvep Viana, CVC Serra, Vitoriawagen Vitória, Tai Motors, Atlântica e Shori. Numa competição muito disputada, a equipe da Luvep Viana sagrou-se campeã e a equipe CVC Serra vice-campeã. A artilharia da competição ficou com Adonias Teixeira de Medeiros da Luvep e o goleiro menos vazado foi Claudimar dos Santos também da Luvep. Ao término da competição a direção da Fenatracon/ES e composta pela Dra. Sabrina Nicoli e Ilza Viana, fizeram a entrega dos troféus e medalhas as equipes e atletas vencedores.

Campeã - Luvep

Vice-Campeã - CVC

Goleiro e Artilheiro


Governo vai reduzir multas por descumprimento de obrigações acessórias Com objetivo de desburocratizar e simplificar o ambiente de negócios no Estado para atrair mais empresas e investimentos, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), anunciou um projeto de lei que propõe a diminuição e a extinção de uma série de multas por descumprimento de obrigações acessórias, aplicadas a empresas. O secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti, explicou que, para criar o texto do projeto de lei, foram feitos estudos que apontaram que, dos 26 tipos de infrações acessórias, 12 foram alterados, com redução da multa ou extinção da obrigação acessória. “As principais principais diretrizes são a desburocratização, a simplificação de procedimento, a intenção do Estado que as multas não sejam para arrecadar, mas sim para educar”, disse o secretário. ● Obrigações Acessórias As obrigações acessórias, são esclarecimentos feitos pelas empresas, que prestam contas relacionadas ao interesse da arrecadação ou da fiscalização dos tributos. ● Avanços tecnológicos Segundo o governo a mudança se deve aos avanços tecnológicos e a ampla utilização do banco de dados de documentos eletrônicos e escrituração fiscal digital (EFD)

Tai Motors vende o primeiro HB20 da nova geração no país O primeiro HB20 nova geração vendido no País foi comercializado pela concessionária Tai Motors (Hyundai). A compradora, a servidora pública Raphaela Tozatto Eleutério, recebeu as chaves do veículo, no último dia 18 de outubro, diretamente do vice-presidente da Hyundai Motor Brasil, Angel Martinez, que veio a Vitória especialmente para a entrega. Segundo Raphaela, “a confiança transmitida pela marca, a qualidade do HB20, o motor e o acabamento são alguns dos atrativos que foram levados em conta na hora de fechar o negócio. Este é o terceiro HB20 adquirido pela servidora que diz ter um ‘xodó’ pelo carro e ficou na expectativa pelo novo modelo. Com o início da pré-venda, ela fez contato com a concessionária Tai Motors, efetivando a compra”. “Fiquei muito feliz saber que a primeira venda aconteceu no Espírito Santo”, afirmou o vicepresidente da Hyundai Motor Brasil, Angel Martinez, destacando a performance de vendas do HB20 na capital e no Estado é acima da média nacional. Para comemorar, a Hyundai fez a entrega do veículo na Tai Motors em evento que foi prestigiado pelo diretor do Grupo Líder José Braz Neto e pelo gerente geral da empresa Paulo Henrique Daltin. Paulo Daltin, Angel Martinez, Raphaela Tozatto e José Braz Neto


Vitória Motors Jeep comemora o Dia das Crianças A concessionária Vitória Motors Jeep realizou uma programação toda especial para comemorar o dia das crianças. No sábado dia 05 de outubro foram realizadas diversas atividades recreativas para a criançada que também, se deliciaram saboreando várias guloseimas. Na programação que ocorreu na grande Vitória e, nas lojas do interior, rolou recreação infantil, pintura facial, bola mania, show de mágica, contação de histórias e muitas guloseimas. A Vitória Motors Jeep é concessionária exclusiva da marca Jeep no Espírito Santo e tem unidades nas cidades de Vitória, Vila Velha, Serra, Linhares e Cachoeiro de Itapemirim.

Humor Consultório errado – A plantinha foi ao hospital, mas não foi atendida. – Por quê?

Datas Comemorativas DEZEMBRO 11 – Dia do Engenheiro 15 – Dia do Arquiteto 21 – Dia do Atleta

– Porque lá só tinha médico de plantão.

25 – Natal 31 – Réveillon

Reflexão A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda. Confúcio

27 – Dia do Tec. Seg. do Trabalho 30 – Dia do Síndico

Licenciamento de 30Veículos novos no Espírito Santo – Dia do Teólogo 30 – Dia do Comerciário

Profile for Sincodives

Informativo On Line - Novembro 2019  

Informativo On Line - Novembro 2019

Informativo On Line - Novembro 2019  

Informativo On Line - Novembro 2019

Advertisement