Issuu on Google+

pontual

IMPRESSO

Informativo do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui

Ano III • Nº 21 • Abril/Maio - 2010 • www.sindicato.org.br

Área verde tem 410 árvores 2008 A área verde cultivada pelo EcoSinbi em parceria com a Prefeitura e a Fiveltec completou um ano e sete meses com 410 árvores em pleno crescimento. O espaço, localizado no Distrito Industrial de Birigui, foi cedido pela Prefeitura e criado para contribuir com a arborização da cidade. O plantio das árvores na área aconteceu em duas etapas, sendo a primeira em setembro de 2008 e a segunda em setembro de 2009, ambas em comemoração ao Dia da Árvore (21 de Setembro). Num trabalho que envolve a responsabilidade social e ambiental,

2009 crianças atendidas pelo Instituto Pró-Criança de Birigui, braço social do Sinbi, plantaram as mudas e aprenderam sobre a importância do cuidado com o meio ambiente para a qualidade de vida da população. As atividades envolveram a educação ambiental em oficinas onde as crianças aprenderam a técnica da compostagem, que utiliza lixo orgânico na produção de adubos naturais. O adubo produzido foi colocado nas árvores. O desenvolvimento das árvores plantadas na área verde é acompanhado constantemente

2010 pelo Sinbi e pela Fiveltec, empresa associada ao sindicato e parceira do EcoSinbi. A manutenção do espaço é feita pela Fiveltec três vezes por semana. O trabalho na área verde do EcoSinbi mostra a responsabilidade ambiental das empresas associadas ao sindicato e contribui com a arborização e o reflorestamento de áreas na cidade. Contribuir com o reflorestamento é muito importante porque a presença de árvores reduz a temperatura, retém os poluentes atmosféricos, reduz o aquecimento global e proporciona abrigo e alimento para animais.

Piquenique vai reunir crianças na área verde No próximo dia 26 de junho, será realizada uma atividade muito especial com as crianças de até 12 anos atendidas pelo Pró-Criança. Elas participarão de um piquenique na área verde, com gincanas relacionadas ao meio ambiente e muitas brincadeiras; e também vão ajudar a cuidar das árvores, adubando, aguando e se necessário replantando algumas mudas.

Além disso, no dia será inaugurado um painel de identificação da área verde. A proposta com a atividade é promover a interação das crianças com o meio ambiente, ensinar sobre a importância do reflorestamento e estimulá-las a levar a ideia do cuidado com o meio ambiente para suas famílias e amigos na escola.


Klin realiza Ação Contra Dengue A Klin realizou a Ação Contra Dengue para combater a doença nas dependências da empresa e estimular a prevenção dos colaboradores também em casa. Com apoio da Vigilância Sanitária, foi realizado um arrastão nos possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypt das unidades da empresa. Na Fábrica 01 foram retirados 4 sacos de 100 litros de materiais que poderiam acumular água e possibilitar a criação das larvas. Além de fazer esta limpeza, os colaboradores participaram de palestras ministradas por agentes do CCVZ sobre como eliminar os focos da dengue e receberam panfletos informativos. Também foram fixados cartazes nos murais das unidades para instruir os funcionários.

Mejan Ambiental auxilia empresas para serem ambientalmente responsáveis A Mejan Ambiental é uma empresa especializada na coleta e destinação correta de resíduos dos mais diversos setores da economia. Comprometida com a preservação do meio ambiente e com a garantia da qualidade de vida da população, a Mejan atua em mais de 100 municípios do Estado de São Paulo e do Triângulo Mineiro, onde é responsável pela coleta de resíduos hospitalares e industriais. Em Birigui, a empresa atua coletando os resíduos classe I e classe II produzidos pelas indústrias. O trabalho é realizado por uma equipe de 55 funcionários treinados e

Apoio:

capacitados para a execução de suas funções e a empresa conta com 41 veículos certificados pelo IPEM/INMETRO. Todo o processo é regulamentado, pois segue rigorosamente as normas estabelecidas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Além dessa atuação, a Mejan Ambiental faz a coleta e a reciclagem de lâmpadas de mercúrio ou fluorescentes, em parceria com a Brasil Recicle/Apliquim, oferecendo assim um leque ainda maior de serviços para as empresas da região.

Patrocínio: (14) 2109-5304


ANO III | Nº 21 | Abril/Maio 2010