Page 1


sumário pág.12 REGIÃO Mais páginas! Mais conteúdo! Fique por dentro de tudo o que acontece no Vale, Serra, Litoral e Capital.

20

pág. Luana Dom bate papo com a revista Sinal Verde e esbanja sensualidade!

pág. 37 AUTONEWS As mais completas informações sobre carros e motos, você encontra no autonews.

Os melhores cliks do Vale do Paraíba, Serra, Litoral Norte e Capital...

pág.42 ESTÉTICA Celulite: A inimiga n°1 das mulheres tem solução. Conheça os tratamentos.

pág.44 ESPAÇO KIDS Atenção pais! Até que ponto a vaidade atrapalha as crianças? Saiba os limites.

pág.52 SAÚDE Comer a noite, engorda? Respondemos aqui a pergunta que perturba homens e mulheres.

30

pág.59 MODA

pág. Jungle Fight, maior evento de MMA da América Latina.

Trench Coat...Peça clássica que valoriza todo e qualquer look!

editorial

Agosto dos Leitores!

O universo da revista Sinal Verde, parodiando Malthus “cresce em progressão geométrica”. Nosso crescimento é ininterrupto, no ritmo da modernidade, aprimorando nossa qualidade com total inovação. No Sinal Verde a velocidade nos impõem superações a cada edição. Muito a gosto de nossos parceiros, leitores e amigos crescemos, em apenas um mês, expressivos 20 % (vinte por cento). Medalha de Ouro! Saltamos de 60 para 72 páginas, agregando mais conteúdo e business spaces (espaços de negócios e comercialização) para nossos clientes. Estampando nossa Capa, com Ouro Olímpico, a belíssima Luana Don, que comanda o quadro “Na moita” no programa “Superpop” da RedeTV. A bela nos conta como foi deixar sua carreira de Advogada bem sucedida para se tornar apresentadora de TV. Primavera chegando, hora de mudar o visual. Que tal consultar nossa dica de moda “o que sai e o que fica”? Beleza e estética para quem adora manter a forma. Descubra os tratamentos para acabar com as indesejáveis gorduras localizadas com o cirurgião plástico, Dr. Mauro Frazili. Álcool e corpo saudável não combinam. Nilo Sérgio explica por que. Sobre “beleza precoce”, no Espaço Kids esclareça: até que ponto o desejo pela beleza é prejudicial? Depois da vaidade, melhor cometer o pecado da gula com um saboroso “suflê de camarão”. Receita rápida e deliciosa que nos convida à degustação. A “Exclusividade” de Carla Buttignon é a “Noite da Bahia”, no Umuarama de Aparecida. A da coluna “Vale Mais”, a crítica do filme “Na Estrada”, de Walter Salles. Se preferir, “Para Roma com Amor”, de Wood Allen. Leia e vá assistir aos filmes. Presenteamos os Pais com a linda crônica “Relembranças”. Ivan Leyraud Neto Diversão, cultura, arte, baladas, geração de negócios, beleza, estética, reflexões, dicas, carros, motos, imóveis, restaurantes, gente feliz, informação Diretor privilegiada e com conteúdo e muito mais... Você encontra aqui! O anunciante é o único responsável pela veracidade das informações contidas nos anúncios que contratar, bem como pela conferência dos dados, cadastrados por ele, nesta publicação. A veiculação de informações falsas ou de titularidade de terceiros implicará na suspensão imediata da veiculação do anúncio, sujeitando o anunciante às sanções legais cabíveis. A Revista Sinal Verde não se responsabiliza por quaisquer danos diretos e/ou indiretos causados aos usuários ou a terceiros, advindos da exibição dos anúncios, colunas e artigos em desacordo com a legislação brasileira vigente e/ou contrários à política desta Revista. A opinião dos colunistas não representa a opinião da Revista.

Use seu smartphone para ler o QR Code ao lado e curtir nossa Fan Page. Capa: Luana Dom

expediente I.L.M. RIBEIRO NETO PUBLICIDADE - ME I CNPJ 10.674.673/0001-80 I Inscrição Estadual: ISENTA I Inscrição Municipal: 120949 I ADMINISTRATIVO / FINANCEIRO Paula Canettieri atendimento.sinalverde@hotmail.com I DIRETOR COMERCIAL Ivan Leyraud NETO (12) 7813 3140 - ID 85*228699 - ivan.sinalverde@hotmail.com - Administrador CRA - SP n° 6-001236 I PROJETO GRÁFICO Agência Sinal Verde I DESIGNER GRÁFICO Rodrigo Carneiro - arte.sinalverde@hotmail.com I JORNALISTA RESPONSÁVEL Ivan Leyraud FILHO MTB/DRT nº 033.815 - valemais@uol.com.br - Administrador CRA-SP n° 6-000320 I REDAÇÃO/DIAGRAMAÇÃO Thalíta Miranda - jornalsinalverde@hotmail.com I SEDE Avenida JK - 580, conjunto 22 - Campo do Galvão - Guaratinguetá-SP - CEP 12.505-300 / Tel. 12 3133 7415 I DISTRIBUIÇÃO Gratuita e Dirigida nas cidades de: Piquete, Cruzeiro, Cachoeira Paulista, Canas, Lorena, Guaratinguetá, Aparecida, Potim, Roseira, Pindamonhangaba, Taubaté, São José dos Campos, Campos do Jordão, São Paulo, Paraty, Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilha Bela I DATA DA EDIÇÃO 17 de AGOSTO de 2012 I TIRAGEM 15.000 exemplares. Filiado e Auditado pela

Redes Sociais

Site: www.revistasinalverde.com.br


1. Núbia Amaral e Leonel Comodo curtem o inverno na Serra da Mantiqueira. Do Gomeral a Campos do Jordão curtiram todo o Festival de Inverno da região. 2. A todo tempo em ponte aérea Rio/São Paulo, Rodrigo Fernandez não deixa de encontrar um tempinho para uma “aterrissada” em Guaratinguetá. 3. Luciana Nunes brinda sucesso e felicidade em novo endereço. 4. Em homenagem a todos os pais o carinho e a leal amizade de José Hélio Marins Galvão Nunes e sua filha Mariana. 5. Em meio a meditação, escaladas, consultorias, batepapo e muita risada com as amigas e família Marcia Tanio completa mais um ano de vida e reafirma a certeza de que a vida é bonita, é bonita e é bonita. 7. Aniversariante do mês a bela Lysie Lucchesi amadurece seu sorriso delicado, meigo e sincero. 8. Dona Yvette Kalil sempre chique! “Chique é atrair, mesmo sem querer, todos os olhares, porque se tem brilho próprio. (Gloria Kalil)” 9. Camila Mendes declara ao seu avô João Mendes “... com você eu aprendo cada dia uma lição de vida. Parabéns por todos os seus dias...”

2.

11 social

sociallife

1.

4. 3.

Ana Cristina Lobo Empresária

8.

anacrislobo@hotmail.com

6. 5.

7.


região 12

AGENDA Confirmado show de Paula Fernandes

Agora é pra valer! Vem aí Paula Fernandes! A cantora, linda de corpo e de voz se apresentará dia 14 de setembro, no Recinto Exposições de Guaratinguetá. Mais um super show apresentado pela Ello Eventos!

Cavalgada da Inclusão Social O Instituto Lucas Amoroso realizará dia 19/08, a Cavalgada da Inclusão Social. Com saída as 10h do Ginásio de Esportes do Pedregulho e chegada no Recinto de Exposições, onde haverá um delicioso almoço tropeiro, música, bebidas, leilão de brindes, além, de diversão para as crianças como pula-pula, algodão- doce e pipoca. Os alunos do ILA irão participar em Troler. Participe você também! O evento tem o objetivo de mobilizar a todos para participarem de uma cavalgada comemorativa, onde todos sem exceção possam participar. A camiseta com direito ao almoço tropeiro terá o custo de R$ 20,00. Toda a renda será revertida em prol do Instituto Lucas Amoroso.

Cartão do Idoso já está sendo entregue

Programação sertaneja A Estância Nativa Sertaneja está com uma super programação para este mês. Dia 18/08 quem faz a festa é a dupla Edson e Hudson. Dia 24/08, sexta-feira é o grupo Rhaas que agita a galera. Dia 25/08, as duplas Otávio & Rafael e Welinton e Otávio vão comandar a noite. E para fechar o mês com chave de ouro, vem aí a Noite dos Universitários, que acontecerá dia 31/08 a partir das 23h.

5ª Festa Gastronômica do Cordeiro Serrano A Cunhatur e prefeitura da cidade de Cunha, promovem a 5ª Festa Gastronômica do Cordeiro Serrano. Até 09 de setembro, os visitantes poderão apreciar pratos feitos à base de cordeiro nos restaurantes e pousadas da cidade. Dez estabelecimentos participam do festival. Cada um deles vai oferecer pelo menos um receita de cordeiro. O evento visa incentivar o consumo da carne do animal e aquecer o turismo na cidade no mês de agosto. A estimativa é receber cerca de 1500 pessoas por fim de semana.

Desde o dia 13 de agosto, o cartão do idoso já está sendo entregue. A entrega dos cartões sofreu atraso devido a problemas técnicos na implantação dos novos equipamentos necessários para à segurança e operacionalidade, para garantir o efetivo controle e evitar fraudes nos sistema. O sistema de Transporte Urbano de Guaratinguetá (TUG) já cadastrou cerca de 450 cartões eletrônicos, denominados “Cartão do Idoso”, para uso nos ônibus de transporte coletivo. Para o cadastramento e emissão do Cartão do Idoso, a pessoa deverá ter 65 anos ou mais, ser munícipe de Guaratinguetá e apresentar os seguintes documentos: RG ou documento equivalente, CPF, Comprovante de Residência atualizado e Cartão SUS Nacional. O cadastramento não tem prazo para realização e pode ser efetuado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h, na Estação de Transferência de Passageiros – Shopping (Avenida JK, 160 – Campo do Galvão - telefone: 3132-1363). Enquanto não recebem os cartões, os usuários continuam utilizando o serviço mediante a apresentação do R.G. ou de um documento de identidade equivalente. ERRATA:

Na 44° edição (julho) da revista Sinal Verde, houve um erro no número de telefone do anunciante: “Raphaela Fashion” (pág. 57). O número CORRETO do telefone é: (12) 9219-0906.

8º Festival de Vinho do Vale do Paraíba O 8º Festival de Vinho do Vale do Paraíba traz ao seu público o maior evento de vinhos da região, reunindo vinícolas nacionais e estrangeiras e importadoras e latícinio. Os visitantes poderão escolher o que provar dentre os mais variados tipos de vinhos. Em sua 8ª edição, que acontece nos dias 24 e 25 de agosto de 2012, no Clube Hípico Guaratinguetá, o Festival de Vinho do Vale do Paraíba traz excelentes parceiros e dentre as novidades, o evento será transmitido ao vivo pela Web TV DC46. Nesses dias, o público poderá assistir a palestras técnicas sobre como apreciar a bebida, harmonização e tirar suas dúvidas com profissionais da área. O que se pretende é um clima de festa num espaço dedicado especialmente para os amantes do vinho e sua cultura. Certamente, um evento imperdível. O evento é beneficente, toda a renda arrecadada irá para as obras sociais do CSA Sítio do Juca.


13 região

Nova Tarifa de pedágio já está valendo na Dutra Novos valores do pedágio na Via Dutra começaram a valer a partir do dia 1° de agosto. Na praça de Moreira César, em Pindamonhangaba, os valores passaram de R$ 9, 60 para R$ 10,10. As motos, que antes pagavam R$ 4,80 hoje terão que desembolsar R$ 5,05. Caminhões com até seis eixos pagam R$ 60,60. Em Jacareí, o preço para carros de passeio subiu de R$ 4,20 para R$ 4,40.

O Ambulatório de Saúde Mental de Aparecida muda de local Av. Padroeira do Brasil é o destino

O Ambulatório de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida, que há tempos funciona na parte baixa do Paço Municipal, face voltada para a Rua Santos Dumont, está em novo endereço. A Divisão de Saúde Mental se mudou para a Avenida Padroeira do Brasil, próximo ao prédio do Fórum, onde já funcionou a Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer. Setor de Saúde dos mais importantes para a Comunidade, a Divisão de Saúde Mental presta relevante serviço à comunidade, inclusive servido de suporte para pessoas dependentes de drogas químicas e do Alcoolismo.

Comil anuncia nova fábrica em Lorena A fabricante de ônibus Comil investirá R$ 110 milhões na instalação de uma unidade voltada à produção de veículos urbanos em Lorena, no Vale do Paraíba. O anúncio do investimento contou com a presença do governador Geraldo Alckmin. A fábrica, que vai gerar 500 empregos diretos e mil indiretos, terá capacidade de produção de 20 ônibus urbanos/dia e deverá estar pronta em meados de 2013. Máquinas, equipamentos e capital de giro serão viabilizados com recursos próprios e do BNDES. Com a nova operação, a Comil vai transferir a produção de ônibus urbanos da unidade de Erechim (RS) para Lorena e elevará em mais de 100% sua capacidade produtiva desse tipo de veículo. Com a expansão, a empresa estará preparada para absorver o crescimento da demanda por ônibus até 2016, motivada por eventos importantes

como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, que demandarão melhorias no transporte de pessoas nas grandes cidades. A nova fábrica será instalada em um terreno de 210 mil metros quadrados, às margens da rodovia Presidente Dutra. A qualificação da mão-de-obra local será realizada pela Comil em parceria com o Senai de Lorena. Os cursos serão voltados para a preparação de novos funcionários, possibilitando o desenvolvimento profissional. Além da Etec do município, que conta com cursos que auxiliarão na qualificação dos profissionais, como: logística, marketing e segurança do trabalho, o Programa Via Rápida Emprego também oferece à região, diversas modalidades voltadas aos setores de prestação de serviço, transporte, indústria, comércio e construção civil.


região 14

14 I social

AGENDA

Thiaguinho se apresenta em Guaratinguetá

1° JUV - Jogos Universitários do Vale do Paraíba Acontecerá em Lorena, no CEMARI/FATEA, entre os dias 8, 9 e 10 de setembro, o 1° Jogos Universitários do Vale do Paraíba. O evento vai reunir as equipes de dez universidades da região. Além do calendário esportivo, o evento vai contar com festas e muita animação. Confira as equipes e a programação dos jogos. Equipes Atlética Central - UFRRJ – Seropédica; Atlética Fea - UNIVAP - São José dos Campos; Atlética Unisal - UNISAL – Lorena; Atlética Fatea - FATEA – Lorena; Atlética Feg - UNESP- Guaratinguetá; Atlética Odonto - Fapi – Pinda; D.C.E. - UNIFOA - Volta Redonda; D.C.E. - UNITAU – Taubaté;

Vem aí o show mais esperado do ano...Thiaguinho, ex-Exaltasamba. O mais novo cantor consagrado do pagode brasileiro se apresentará no Recinto de Exposições de Guaratinguetá, dia 24 de agosto. Portões abertos a partir das 22h. Garanta seu ingresso. Não fique de fora desse que promete ser, um showzaço de pagode.

D.C.E. - FEPI – Itajubá; D.A. Faro - FARO – Roseira; Programação 07/09 – Período da tarde: Disputa Modalidades CEMARI/FATEA. Tenda com Grupo D’Bem com Samba e Dj Saifer. Período da noite: Balada de Abertura dos Jogos no JUNGLE BAR. 08/09 – Período da tarde: Disputa Modalidades CEMARI/FATEA. Tenda com Grupo Proposta e Dj Saifer. Período da noite: Balada de Encerramento dos jogos no JUNGLE BAR. 09/09 -Disputa de Modalidades CEMARI/FATEA.

Cachoeira recebe Virada Esportiva do Interior

Festival da Pinga em Paraty De 16 a 19 de agosto, Paraty vai reunir sete alambiques, com oito marcas para o Festival da Pinga. Os visitantes poderão apreciar antigos e curiosos sabores como a pinga pura (branquinha), envelhecida, caramelada e de banana, além de aproveitar as comidas típicas locais. Sendo a única do Brasil a receber a indicação de procedência “Paraty” para a cachaça, em 2007, o produto tem conquistado os mercados brasileiro e internacional. A Associação dos Produtores e Amigos da Cachaça de Paraty (Apacap) comemora o momento e convida paratienses e turistas a participarem desta nova edição do festival.

A Diretoria de Educação, Esporte e Lazer de Cachoeira Paulista recebeu a coordenação estadual da Virada Esportiva do Interior. Na oportunidade o Diretor de Educação Rubens Lopes e o Diretor de Esportes Joaquim Azevedo ratificaram a realização da Virada Esportiva na cidade. O evento ocorrerá dias 25 e 26 de agosto, tendo como ponto central a Praça Prado Filho, e diversos outros pontos esportivos espalhados pela cidade. Segundo Joaquim, o evento agrega Esporte, Lazer e principalmente, o primeiro passo para uma vida mais saudável. “Vamos começar ao meio-dia de sábado, atravessar o dia e a noite terminando ao

meio-dia de domingo. Serão 24 horas sem parar de lazer e muito esporte. A Virada Esportiva e o nosso objetivo é fazer o cachoeirense praticar esportes, fugir do sedentarismo e como consequência temos ainda o fator inserção e integração social que ocorrerão espontaneamente”, disse o diretor. Segundo a organização do evento a cada cidade que o Virada Esportiva passa é montada uma grande estrutura de esporte e de lazer. Brinquedos infláveis, jogos eletrônicos, jogos de mesa, esportes de salão (vôlei, basquete, futsal), futebol enfim todas as modalidades esportivas praticadas na cidade.


Nos dias 17, 18 e 19 de agosto, acontecerá em Aparecida, na Geraldo Bento s\n próximo a 3ª companhia da Polícia Militar, ao lado da Basílica Nacional, o Circuito Brasileiro de Stunt etapa Paulista de 2012. O circuito terá a participação de pilotos e equipes de todo o país. Pilotos profissionais e amadores da região também poderão se aventurar. Confira a programação: 17/08 - Treino livre das 19h até as 22h; 18/08 8h Abertura do Circuito para a categoria amador. 19/08 - 9h Categoria profissional com premiações e encerramento às 19h. As camisetas serão vendidas no local do evento. Para mais informações: (12) 9764-4174, (12) 8166-4975 ou (12) 9203-3612.

AGENDA

15 região

As academias de judô da SABAP, COHAB e OMBROS DE GIGANTE se reúnem, e com melhores atletas, conseguem a medalha de ouro para Guaratinguetá por equipes e no individual. O atleta Alexandre Cavalca Teixeira, da academia SABAP, conquista a medalha de bronze. No feminino a atleta Marcela, da academia COHAB, também conquista bronze. Parabéns à todos os atletas de Guaratinguetá que participaram dos jogos regionais.

Aparecida recebe Circuito Brasileiro de Stunt

14 I social

Judô de Guaratinguetá disputa os jogos regionais de Caraguatatuba

Feira de Profissões Unitau A Universidade de Taubaté vai realizar nos dias 12 e 13 de setembro a “Feira de Profissões Unitau”. Com estandes e espaços para apresentações de diversas carreiras das áreas de Ciências Exatas, Ciências Humanas e Biociências. O evento acontece no campus da juta. Dia 13, às 19h30, o Grupo Trapiche vai encenar a peça teatral “Capitães de Areia”.

Expovale Tattoo

ExpoCruzeiro 2012 Os ingressos para a maior Feria Agropecuária do Vale do Paraíba já começaram a ser vendidos. Este ano serão cinco atrações nacionais, além de shows regionais que animará a todos os presentes. A Expo Cruzeiro teve início dia 16 de agosto e vai até o dia 26. A JOE Produções montou uma programação para agradar a todos os públicos, infantil, juvenil e adultos. Os shows tiveram início no dia 17, sextafeira, com show de Gustavo Lima. Confira a programação completa desse super evento. 18/08 – Natiruts; 19/08 - Patati Patatá;

24/08 - Jorge e Mateus; 25/08 - Grupo de pagode Sou Muleke e, DJ Malboro. Neste dia, mulheres são free para entrada na pista. Após os shows no palco principal, a balada continua no Camarote com bandas ao vivo. Durante o dia haverá atrações com a exposição de equinos, bovinos e animais de pequeno porte. Quem visitar a feira agropecuária, poderá desfrutar de uma ampla praça de alimentação, parque de diversão, incluindo esportes radicais, stands comerciais e industriais. Para adquirir sue ingresso, vá até um de nossos pontos de vendas autorizados e curta a festa.

São José dos Campos vai sediar a Expovale Tattoo entre os dias 24 e 26 de agosto. O evento vai reunir as bandas: Graffite, Miss Tattoo; Exposição de Desenhos e Motos Customizadas no Espaço Cassiano Ricardo, das 10h às 22h.

Exposição “Cultura de Almanaque” Até 30 de setembro, o SESC São José apresenta a exposição “Cultura de Almanaque”. A exposição resgata uma importante etapa da história no Brasil, apresentando parte das informações contidas nos Almanaques. Serão expostas ainda, versões dos Almanaques lançados entre 1910 e 1950, alguns traduzidos de originais norte-americanos além de versões produzidas no Brasil. Integra também a exposição o minicurso “Os almanaques de farmácia: temas e práticas para atividades educativas”, com Maria das Graças Sandi Magalhães. A visitação à exposição Cultura de Almanaque pode ser feita de terça a sexta, das 13h às 21h30 e sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30. Entrada franca.


região 16

AGENDA “Maria Rita em Redescobrir Elis”

Maria Rita se apresenta em São José dos Campos dia 24/08. O show que é em homenagem à sua mãe, Elis Regina, passou por uma longa pesquisa de repertório e trás para os fãs um verdadeiro espetáculo. Com novos arranjos, roteiro e figurinos, o show acontecerá Salão Nobre Luso-Brasileiro, a partir das 23h59. Ingressos já à venda. Camarote individual: R$ 80,00. Pista: R$ 50,00. Mais informações pelo telefone: (12) 3913-4000.

Abertas as inscrições de supletivos para Ensino Fundamental e Médio Estão abertas as inscrições para os exames supletivos para o Ensino Fundamental e Médio. O objetivo é possibilitar a jovens e adultos que estão fora da escola ou da idade regular de ensino a possibilidade de obter a certificação escolar. Os interessados devem consultar o regulamento e efetuar a inscrição, até as 18h do próximo dia 27, no Portal da Secretaria da Educação (www. educacao.sp.gov.br). As provas serão realizadas em 28 de outubro. Para as provas do Ensino Fundamental, podem se inscrever candidatos com idade mínima de 15 anos completos ou a completar até a data da avaliação. No caso do Ensino Médio, é preciso ter mais de 18 anos de idade. Detentos também podem participar. O aluno que ainda tiver dúvidas do exame pode se informar na Central de Atendimento da Secretaria da Educação, no telefone 0800 770 0012, ou na Diretoria de Ensino da sua cidade. Em Taubaté, a Diretoria fica na Praça 8 de maio, 28, no Centro.

ITA está com inscrições abertas para vestibular O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), de São José dos Campos está com inscrições abertas para o vestibular 2013. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet na página do ITA até 15 de setembro. As provas serão aplicadas entre os dias 11 e 14 de dezembro. O ITA disponibiliza vagas para os cursos de graduação em engenharia nas seis especialidades - aeronáutica, eletrônica, mecânica-aeronáutica, civil-aeronáutica, da computação e aeroespacial.

Projeto Ágape

Jantar Beneficente em prol do hospital do GACC No dia 23 de agosto, o restaurante New York Ribs Steak House, realizará um jantar beneficente em prol do GACC - Grupo de Assistência a Criança com Câncer de São José dos Campos. A ação social irá beneficiar a instituição revertendo 50% da arrecadação total da venda de convites para auxiliar nos custos do hospital mantido pelo GACC. Os interessados devem adquirir o convite individual no valor de R$ 60,00 que inclui uma entrada, um prato principal, uma sobremesa e suco ou refrigerante. O jantar acontece no próprio restaurante a partir das 19h.

O projeto Ágape: Casa de Recuperação, de Taubaté, expôs seus trabalhos no Buriti Shopping de Guaratinguetá. As obras que foram produzidas pelos alunos da casa em prol de captação de recurso financeiro para a instituição. O projeto já realizou exposições nas cidades paulistas de Maranduba, Taubaté, São Sebastião e na carioca Quatis.Você pode conferir os quadros e fazer sua encomenda pelo telefone: (12) 3631-1868, 97466511 ou 9746-6107.

Dez mil vagas de estágios são oferecidas no estado de São Paulo As inscrições para 10 mil vagas de estágio oferecidas pelo Governo do Estado de São Paulo e pela Assembleia Legislativa estão abertas até 24 de agosto. A prova acontece em 16 de setembro e, as vagas são para a capital paulista e interior. Podem concorrer às vagas os alunos que estejam no ensino médio, superior ou técnico e que não se formem este ano. Os valores das bolsas podem variar entre R$ 300 e R$ 750, dependendo da carga horária e do nível de ensino do estudante. O estágio tem duração de um ano e pode ser prorrogado pelo mesmo período uma única vez. A inscrição custa R$ 15. Para mais informações, visite o site da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap).


terá duas novas versões, que serão divulgadas no primeiro e no segundo semestres de 2013. Guaratinguetá, Taubaté, Caraguatatuba e Campos do Jordão, seguem na briga por essa oportunidade. Além do estádio Martins Pereira, a Fifa avalia o complexo esportivo do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em São José, para abrigar outra seleção do Mundial.

17 região

São José dos Campos foi incluída na Copa do Mundo de 2014. A cidade assinou um pré-contrato com a Fifa para sediar um Centro de Treinamento de Seleções. O estádio Martins Pereira foi designado para servir de centro de treinamento de seleções. O catálogo com os 54 locais escolhidos, lançado ontem pelo COL (Comitê Organizador Local), ainda

AGENDA 14 I social

São José dos Campos é escolhida como subsede da Copa do Mundo

TEATRO:“Maratona em Nova York”

Teatro Colinas apresenta: “Maratona de Nova York”. A peça dirigida por Bel Kutner, e apresentada por Raoni Carneiro e Anderson Muller, chega à São José dos Campos nos dias 18, 19, 25 e 26 de agosto – sábado às 21h e domingo às 19h. Os ingressos estão R$60,00 inteira e R$30,00 meia entrada.

1ª Palestra & Workshop com Claudia Matarazzo

24º FEST’UP – Festival Universitário de Propaganda Mais de 50 palestrantes convidados e cerca de 1.200 universitários e professores de todo o Brasil se reúnem nos dias 1 e 2 de setembro no Festival Universitário de Propaganda - Fest’Up, realizado pela Associação dos Profissionais de Propaganda, com o apoio da FAAP. Em sua 24º edição é um dos maiores eventos universitários de publicidade do Brasil. A participação de estudantes frente a frente com profissionais das várias vertentes e esferas da comunicação é um dos fatores que influenciam e direcionam jovens talentos ao sucesso. A Associação dos Profissionais de Propaganda faz do Fest’Up um evento que proporciona aos profissionais convidados “feedback” das suas carreiras e para os universitários - futuros profissionais - uma visão global e real do que é e como está a publicidade mundial, os desafios e as oportunidades.

A jornalista, apresentadora e autora de 12 livros Claudia Matarazzo estará dia 28/08 em São José dos Campos com a palestra: “Etiqueta Empresarial”. A palestra acontecerá no Hotel Promenade, a partir das 18h30, tem como tema central “Etiqueta: Como se comportar nos negócios e na vida”. Qualquer pessoa interessada em como melhorar seu comportamento na vida pessoal e profissional está convidado a participar. Mais informações pelos telefones: (12) 3018-1544 ou (12)30183744.


Retratos que marcaram nossa história

Por Lúcio Mauro Dias

cabelos

cultura 18

Aparecida Antiga

A nave norte da Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, ainda em construção, começa a funcionar como igreja para atender aos romeiros nos dias de domingo no ano de 1959. O projeto de engenharia civil da Basílica foi confeccionado e doado à arquidiocese de Aparecida pelo saudoso engenheiro civil guaratinguetaense Dr. Luiz Alvez Coelho - que foi sócio-diretor técnico do Grupo Serveng, por mais de 40 anos.” Fotografia originalmente publicada na Revista Ecos Marianos da Editora Santuário.

Hidratação, cauterização ou reconstrução

Por Liliane Zotelli

Como saber qual o tratamento capilar você está precisando neste momento ?? Muitas clientes chegam no salão de beleza preocupadas com a saúde de seus fios de cabelo. Afinal, não basta o cabelo estar no corte e na cor desejada, ele precisa estar saudável, com brilho e movimento. Assim, gostaria de reforçar algumas dicas, para se entender melhor cada um desses três tratamentos e porque eles são necessários. Hidratação A hidratação age na parte externa da fibra capilar e proporciona brilho, maciez e movimento aos fios. É recomendável fazer hidratação sempre que o cabelo estiver opaco e mais áspero ao toque. É indicado para todo tipo de cabelo. Até mesmo os sem química ou aqueles que apresentam oleosidade na raiz. O tratamento será realizado apenas no comprimento e nas pontas. Dica de aplicação: Se a ideia é hidratar em casa, escolha o produto mais indicado para seu tipo de cabelo e no momento da aplicação, massageie as mechas a partir do comprimento em direção às pontas, deslizando as mãos pelas madeixas várias vezes. Isso vai aquecer o produto e potencializar os efeitos. Cauterização Atinge uma região mais profunda do cabelo, região esta que definida pelos processos químicos como descoloração, relaxamento, escova progressiva e outros. Os cabelos que sofrem este tipo de dano em sua estrutura interna (córtex ), se tornam extremamente secos e quebradiços, pois estão com uma quantidade insuficiente de queratina, vitaminas e proteínas, que foram retiradas de sua estrutura através dos processos químicos. É aí que entra a cauterização que é o processo devolver a queratina, vitaminas e proteínas para o córtex do cabelo através da aplicação do produto próprio e do auxílio do calor de uma prancha, que fecha as escamas dos fios e não deixa o produto sair com a continuidade do tratamento, nós conseguimos novamente recuperar a estrutura deste cabelo. Reconstrução capilar Assim como a cauterização, a reconstrução capilar também consegue penetrar no interior do cabelo, repondo os componentes do fio do cabelo. Porém, além de restaurar a fibra capilar, também devolve ao cabelo nutrientes e água que perdemos ao longo do tempo com uso abusivo de tinturas, secador, chapinha, alisantes, água quente e até mesmo com a poluição, cloro de piscina, etc. Ou seja, além de reconstruir a fibra do cabelo através da queratina, vitaminas e proteínas, a reconstrução capilar também nutri e hidrata, devolvendo a elasticidade, brilho, vitalidade e força. Ela é indicada para cabelos com a estrutura capilar danificada severamente, para cabelos extremamente danificados. Dica: Geralmente, e não sempre, eu recomendo para um cabelo danificado, que se faça 2 cauterizações com intervalo de 15 dias entre cada uma e 1 reconstrução entre elas. Após isso, manter a saúde dos manter a saúde dos cabelos com hidratações periódicas, seja em casa ou no salão. A forma como vamos usar estas três ferramentas de tratamento ( Hidratação, Cauterização, ou reconstrução ) pode mudar de acordo com o estado de saúde de cada cabelo, assim, o ideal é que se faça um exame detalhado do fio capilar para se chegar a um eficaz cronograma de tratamento. É importante lembrar que sempre após algum novo processo químico em seu cabelo, o tratamento com a cauterização e a reconstrução deve se repetir, pois certamente o córtex do cabelo terá sido danificado novamente.


Nessa edição vamos orientar sobre as técnicas existentes, focando nas efetivas, para o tratamento de gordura localizada.

19 saúde

GORDURA

localizada

Com o final do inverno e início do verão, nesse nosso país tropical abençoado por deus, com calor de 38 graus, fica difícil esconder a forma do corpo. Amigos, tudo começa com uma correção higiênico-dietética, ou seja, ginástica e dieta. Antes de começarmos a descrever as técnicas existem algumas informações que são importantes. A célula responsável pelo armazenamento de gordura é o adipocito. essas células têm algumas particularidades: capacidade ilimitada de armazenamento, crescimento que atinge tamanhos absurdos, só aumentam numericamente até os 13 anos e não se reproduzem mais. o número de adipocito é ditado pelo código genético associado ao estímulo que se possa ter até os 13 anos. Uma vez de posse dessa informação já sabemos que se eu remover os adipocitos, depois dos 13 anos, não aparecem novos adipocitos porém os que restarem podem crescer em tamanho. Bom, agora sim posso falar sobre as técnicas de esvaziamento do adipocito e suas técnicas de supressão. Para esvaziar o adipocito, retirando a gordura de dentro dele e, assim, diminuir o volume de cada um deles, começo melhorando a circulação de sangue na região que pode ser feito por massagens por aparelho ou manual mesmo, aquecimento da região com mantas térmicas, ou com administração de drogas vasoativas em mesoterapia, procedimento que só pode ser feito e prescrito por médicos. Entende-se por mesoterapia a administração de pequenas quantidades de droga num determinado local para que se tenha uma açao local com um mínimo de efeitos colaterais. a mesoterapia não deve ser realizada por proficional que não seja médico. não se usa um mesmo remédio para todas as pessoas uma vez que são diferentes, com diferentes problemas. por isso que a aplicação de “ enzimas” que não são enzimas são remédios não pode ser feito por outro profissional. Outra técnica é a de diminuição no número de adipocitos, que pode ser realizada por destruição ou por remoção. a destruição, ministrando-se drogas. na mesoterapia, onde se injeta um remédio que destroe o tecido gorduroso no local onde se aplica e o corpo acaba por reabsorver, é uma técnica interessante que funciona bem quando bem indicada e com poucos efeitos colaterais. Posso usar a hidrolipocrasia que consiste em injetar grande quantidade de soro fisiológico na área que desejo diminuir, o adipocito absorve a água e fica turgido, com o uso do ultrasom ocorre rotura do adipocito por

agitação das moléculas de água, também uma técnica interessante sem danos à saúde. Ainda nos resta o uso da rádio frequência, que na verdade são ondas de rádio que direciono através de um aparelho, para que provoque uma queimadura dos adipocitos nas áreas e na profundidade correta onde se tem o excesso de gordura. Por último as técnicas de supressão, ou seja de remoção do tecido gorduros. uma vez avaliado clinicamente o paciente, programado o quanto e onde retirar o tecido gorduroso para esculpir o corpo e assim melhorar sua forma. chamamos de lipoaspiração, tecnica efetiva, antiga e segura quando feito em ambiente apropriado por medico treinado. deve ser feita em ambiente hospitalar coim auxilio de um medico anestesiologista, com todo cuidado que qualquer outra cirurgia. A lipoaspiração por ser realizada somente com embebição dos tecidos a serem removidos e cânulas conectadas a um sistema de sucção, posso utilizar um ultrasom na ponta da cânula para vibrar as moléculas de água e romper os adipocitos durante a aspiração, a lipoaspiração ultrasônica, posso ainda usar um sistema que faça movimentos de vai e vem e movimentos curtos de lateralização das cânulas de maneira rápida para emulsificar o tecido gorduroso facilitanto o trabalho do cirurgião. A melhor técnica, claro, é sempre a que melhor se adapta ao paciente. O meu compromisso com esse artigo é com a verdade e de expor somente aquilo que dá resultado. Por isso seja sempre criterioso ao ler um artigo ou propaganda, tenha bom senso, pois cremes milagrosos não existem, dietas milagrosas sem esforço não existem, aparelhos que fazem perder medidas sem desconforto tambem não existem.

Mauro Frazili Cirurgião Plástico maurofrazili@hotmail.com


entrevista 20

A surpreendente

...LUANA DON

A apresentadora do quadro “Na moita”, do programa Super Pop, da RedeTv!, fala com entusiasmo de nova profissão. E conta como foi deixar de lado a carreira de advogada. Um bate papo interessante e muito animado!


SV: Pensa em voltar a advogar? Ou o foco pro futuro é na televisão? Não vou falar nunca porque ninguém conhece o futuro, mas sinceramente não gostaria. Meu foco hoje está inteiramente voltado à televisão. Essa semana começo minhas aulas de teatro em uma das melhores escolas de São Paulo. Busquei isso e no momento quero aprender. Querendo ou não estou começando a ter experiência na área, mas não tenho técnica e conhecimento, estou atrás disso. O meu momento está voltado apenas para isso, pois não tenho dúvidas que quero continuar trabalhando com televisão, é isso que quero para o meu futuro. SV: Qual a maior diferença pra você na rotina do dia a dia com essa mudança? Eu acho que não tem a maior, tem o conjunto de diferenças. Horários, rotinas, formalidades, trajes, duração de trabalho, tudo é muito diferente, tudo é muita novidade. No fundo sempre sonhei com o que estou vivendo, mas querendo ou não dediquei 10 anos da minha vida ao Direito, gosto muito da teoria, mas a prática não me agradou. Depois eu vi que isso acontece com muitas pessoas, mas nem todas têm a oportunidade de mudar assim de repente como eu. As pessoas têm que decidir o que querem fazer, para o resto da vida, muito novas. Não é justo! SV: Já realizou todos os seus sonhos? Não!! Tem muita coisa ainda rsrs. Por isso estou estudando, buscando me aprimorar. Quero ser reconhecida pelo meu trabalho, porque realizo com muito carinho, amo o que eu faço e faço com gosto, vontade! Também quero viajar bastante e ter uma família minha e linda. SV: O que espera do futuro? Eu espero o melhor sempre. Nada é por acaso e não foi por acaso que tudo isso aconteceu e está acontecendo na minha vida. O futuro é o resultado dos nossos atos no presente porque pra toda ação existe uma reação. Estou plantando e cuidando do meu jardim da vida, para que no futuro tenha árvores lindas, grandes e fortes. Assim que tem que ser. **Entrevista realizada pela colunista Dai Aldebrand

21 entrevista

SV: Está curtindo a nova carreira? Demais! Essa nova vida tem tudo a ver comigo...Aliás sempre teve. O problema é que não é o padrão. Pelo menos na minha casa. Minha família sempre adorou a ideia de eu me tornar uma advogada. Busquei o que me faz bem, o que me faz feliz e o que tem haver com a minha personalidade e meu estilo de vida. Nunca gostei de formalidade e burocracia, fora que sou extremamente desorganizada. Essas características são fundamentais para um profissional do Direito, esteja ele em qualquer dos ramos.

“(...) me considero uma garota de sorte”

SV: Como foi para você a transição de profissões em um tempo tão curto? Foi uma coisa muito louca na verdade, porque eu já estava a mais de 4 anos trabalhando em uma empresa e nem havia passado pela minha cabeça sair de lá. As coisas foram acontecendo naturalmente mas bem rápidas também. Em dezembro de 2011 pedi as contas, em janeiro de 2012 já estava trabalhando na RedeTV. Mas eu acredito que essa rapidez foi essecial, se tivesse ocorrido de uma forma mais lenta talvez não teria a coragem que tive de mudar minha vida da água para o vinho. Depois que passei por essa experiência aconselho e encorajo as pessoas que estão na mesma situação. Temos sempre que ir atrás da nossa felicidade, de fazer coisas que nos tornam mais felizes, pois só assim a vida faz sentido.


saúde 22

ESTRIAS: Prevenção e

Tratamento

Por Caroline Faria

As estrias caracterizam-se por um rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, formada por colágeno e elastina (responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade). São lesões lineares, geralmente paralelas, que podem variar de 1 a vários centímetros de extensão. Afetam homens, mulheres em idade adulta ou durante a adolescência, mulheres no transcorrer da gestação, e até mesmo crianças. As estrias são comuns nas mamas, quadris, culotes, coxas e nádegas. Inicialmente as lesões são avermelhadas ou róseas evoluindo mais tarde para uma tonalidade esbranquiçada. As estrias são lesões irreversíveis e portanto não existe um tratamento que faça a pele voltar ao que era antes. O tratamento visa melhorar o aspecto estético estimulando a formação de tecido colágeno nas lesões. Para isso várias técnicas podem ser empregadas, entre elas: • Carboxiterapia; Peelings; Subcisão; Dermoabrasão; Intradermoterapia; Ácidos; Laser. As estrias podem surgir de diversas formas, dentre elas: • Efeito Sanfona; Crescimento rápido; Tempestade hormonal; Excesso de exercícios; Gravidez; Ressecamento da pele. Para a prevenção e também para amenizar a aparência das estrias é importante que seja feita uma hidratação corporal diária, com cremes que contenham substâncias ativas que irão agir na reorganização do colágeno e elastina da pele. Lembrando que alem da hidratação corporal deve ser feita também a hidratação do organismo através do consumo de 2 a 3 litros de água diariamente.


ENVELHECEM Por Aldo Arantes Crefito 27573 Só não envelhece quem cedo madruga. Espera aí...eu sei que misturei dois ditados populares, mas deu pra entender! A osteoartrose, também chamada de atrose ou processo degenerativo articular, etc, resulta de um processo anormal entre a destruição cartilaginosa e a reparação da mesma, a estimativa que ela atinja um quinto da população mundial. A função básica da cartilagem articular é a de diminuir o atrito entre duas superfícies ósseas quando estas executam qualquer tipo de movimento, funcionando como mecanismo de absorção de choque quando submetido às forças de pressões. Para que este atrito entre dois ossos seja diminuído, outras estruturas também fazem parte da articulação, desempenhando papéis específicos como no caso do líquido sinovial, que lubrifica as articulações e os ligamentos e cápsulas, que ajudam a manter unidas e estáveis as articulações. A Osteoartrose é dividida em dois grandes grupos. O primeiro denominado de Osteoartrose Primária,

é formado por aqueles indivíduos que já possuem um patrimônio genético, que faz com que a patologia se desenvolva independentemente de fatores externos. O segundo grupo, denominado de Osteoartrose Secundária, é formado por pessoas que, em virtude de algum fator agressivo ocorrido em determinado período da sua vida, passam a apresentar a patologia. Fazem parte deste grupo os indivíduos obesos, os que sofreram algum traumatismo articular (entorses, fraturas, luxações), os que sofreram algumas alterações hormonais específicas, os que executam esportes com micros traumatismos de repetição, os que executam esportes de desaceleração. As grandes articulações pela característica de sustentação de peso e grande mobilidade, por exemplo: joelhos, quadris e coluna vertebral, são as que mais sofrem com os desgastes de suas superfícies. Se o mecanismo que progride o desgaste é à força de pressão o raciocínio lógico para o tratamento é a tração. Claro que hoje os medicamentos contribuem para melhora da hidratação e remodelagem da cartilagem, porém, o mecanismo de lesão deve ser minimizado, “quanto menor a pressão, menor o atrito”. Notem que em ambas as imagens a

25 saúde

Os ossos também

redução do espaço entre as vertebras são nítidos, isto esta acontecendo pelo consumo desordenado do tecido cartilaginoso e apesar de existir uma respasta reparadora, as condições de reparação não favoráveis, levam a formação de novas estruturas, os osteófitos, também chamados de “bico de papagáio”, que levam a dor. Estudos internacionais mostram que a tração vem sendo usada com segurança, e os resultados têm trazido satisfação terapêutica nos tratamentos das discopatias. A mesa de flexão-distração, a “FlexTrac” garante progressão suave e precisa, com toda segurança e controle da velocidade e tempo de aplicação de cada tipo de tração, seja ela intermitente ou mantida. A flexão-distração trás benefícios como aumento do espaço intervertebral, liberação do forame por onde passam os vasos sanguíneos melhorando a nutrição do disco, aumenta a mobilidade dos ligamentos e cápsulas, facilitando os movimentos das facetas articulares, que têm 30% de responsabilidade nas compressões das raízes nervosas, levando a diminuição do quadro de dor e em alguns casos evitando até mesmo as cirurgias.


5° ARRAIÁ DO POTATO Gente animada, bonita e muita música caipira, foram os ingredientes do 5° Arraiá do Potato. E é claro que não poderia ter sido diferente. SUCESSO! Confira os cliks da bela noite.


saúde 28

Álcool: inimigo da MALHAÇÃO

Embora o álcool tenha grande aceitação social é

uma droga psicotrópica que atua no sistema nervoso central e pode causar danos à saúde. Para conquistar um corpo bonito é necessário combinar uma alimentação balanceada com a prática de exercícios, mas às vezes isso fica difícil de conciliar com a vida social. A bebida alcoólica é uma importante observação feita para pessoas que visam ganhar massa muscular ou perder gordura, pois atrapalha em ambos os objetivos. Se for beber, tente evitar ao máximo os exageros. O álcool atrapalha a capacidade do organismo de absorver nutrientes, causa desidratação, eleva os níveis de cortisol, diminui os níveis de testosterona e causa deficiência de vitaminas B1, B2, B6, B12 e C, fundamentais para aqueles que desejam aumentar a massa muscular. O fígado é o responsável por depurar (limpar) o sangue. Quando o consumo de álcool é grande e constante, as células do órgão começam a acumular

gordura, podendo inflamar ou destruir as células, que pode ocasionar uma hepatite alcoólica ou até uma cirrose hepática. Associar bebidas alcoólicas com alimentos gordurosos é ainda pior, pois dará mais trabalho ao fígado. Aí vem a pergunta “E seu beber somente nos fins de semana?”. Saiba que isso também atrapalha seus resultados, seja qual for o seu objetivo. Muita gente passa a noite inteira bebendo, sem dormir, sem comer direito e no dia seguinte se alimenta mal devido à sensação de ressaca, detonando ainda mais o organismo. Chega segunda-feira e ao iniciar seu treino diz que deu famosa “murchada”, que está fraco, desanimado. É óbvio que sim! Seu corpo está mesmo fraco, desidratado, o cortisol está alto, seu metabolismo está se restabelecendo e tudo isso vai refletir na sua performance esportiva. E quando já estiver melhor chega o outro final de semana, que para alguns é sinônimo de “chapar” e tudo recomeça. Depois disso tudo a mesma pessoa pergunta “O

Nilo Sérgio Graduando em Educação Física

que eu tomo para dar um grau?”, se referindo a um produto para ganho de massa ou queima de gordura. Toma jeito!!! Seu corpo só está respondendo aos estímulos que você dá, nada mais. Nenhum produto vai resolver o seu problema se você encher o caneco toda hora. Tudo é uma questão de equilíbrio e o excesso é que vai te atrapalhar. É preciso abdicar de algumas coisas para se conseguir outras. Você pode não beber nada, beber um pouco, ficar “alegrinho” ou se embebedar a ponto de dançar na boquinha da garrafa e um vídeo dessa cena parar no youtube imortalizando o momento. Mas também pode manter-se focado naquilo que quer, buscando qualidade de vida e um corpo mais sarado. Para isso é preciso fazer o que tem que ser feito, reclamar depois não vai resolver. Decida o que você quer e vá atrás do objetivo. Seja quais forem suas atitudes elas sempre terão uma conseqüência. A escolha é sua, sempre sua.


29 fitness


valemais 30

Vale MaisV+

ANIVERSOUND

FLIP 2013

Ivan Leyraud FILHO

Ivan Leyraud FILHO Jornalista, Radialista, Administrador Graduado em Gestão Pública, Diretor do Vale do Paraíba e Conselheiro Fiscal da ADJORI/SP Associação das Empresas Jornalísticas do Interior do Estado de São Paulo Comemoramos o aniversário de Henry Leyraud e; Conselheiro da Sociedade Hípica de maneira bem divertida, com muita música, no de Guaratinguetá. Videokê Siga La Vaca, em São Paulo, entre entes queridos. Clicamos, lá pelas tantas, em momento relax: a mamãe Cléa Leyraud, a prima Camila Dinucci, o aniversariante, sua amada Alana Sachi e a amiga Ariadna Consoni.

NA RODA COM O MAESTRO

A BASF está trazendo para o auditório da Escola de Especialistas de Aeronáutica de Guaratinguetá, uma audição sob regência do Maestro João Carlos Martins, com participações especiais da Orquestra Filarmônica Bachiana - Sesi/SP e do Tenor Jean William, para convidados, na segunda-feira, 20 de agosto de 2012, às 19h. O evento é fruto de uma parceria da BASF com o governo do Estado de São Paulo (PROAC) e conta com o apoio da EEAr e da Prefeitura Municipal de Guaratinguetá.

GÊMEAS DO NADO

O homenageado da FLIP de 2013 ainda não foi anunciado. O anúncio está previsto para este mês. Dentre os possíveis, o nome mais forte é de Graciliano Ramos, seguido por Monteiro Lobato e Rubem Braga. Entretanto, nada impede que a organização da FLIP escolha um autor estrangeiro: Fernando Pessoa, português de muito sucesso no Brasil, por exemplo. Graciliano Ramos poderá despertar mais interesse geral porque foi um autor sui generis, controverso, antissocial, ateu, e comunista leitor da Bíblia. Desprezava frutas, doces, músicas, vizinhos, rádio, telefone e campainhas. Bebia aguardente. Viciou-se no tabaco. Como prefeito - soltava os presos para construírem estradas -, renunciou ao cargo, foi preso duas vezes, reconduzido à administração pública, teve 7 filhos com duas mulheres, postou-se com indifereça à Academia, amava crianças e palavrões e sempre discordava de todos. Cubano, um ladrão que conheceu na cadeia, foi seu maior amigo. Se voto eu tivesse, escolheria Graciliano.

ENLACE

Raysa Himelfarb me enviou para divulgação, fotos das gêmeas do nado sincronizado brasileiro, Daniella e Gabriella Figueiredo, clicadas pelo fotógrafo Marcos Serra Lima para o site paparazzo. Suei frio com a derrière de ambas e, decidi dividir com nossos leitores este privilégio. Mais detalhes no site www.paparazzo.com.br.

No casamento do Vinícius Valverde, da Vanguarda TV, o casal Lílian Agostinho e Marco Ortiz.

BABY À VISTA A Top Model Internacional (de Guaratinguetá), PAULA STAIT, está grávida, curtindo sua barriguinha e praticando yoga. Veio ao Brasil visitar sua família mas já voltou para Singapore onde reside com o marido Adrian e modela na Ásia pela Carrie Models.

5 MOÇAS DE GUARATINGUETÁ As “5 moças de Guaratinguetá”, óleo sobre tela, de 1930, obra prima do artista plástico Di Cavalcanti (Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo), enche de orgulho a Nação Guaratinguetaense. Contemporâneos de Cavalcanti, “o mais exato pintor das coisas nacionais”, deixam transparecer que conheciam as tais “5 Moças”. A tela pertenceu ao médico Dr. Salim Félix e, durante anos, podia ser vista no saguão do Kafé Hotel. Hoje as “5 Moças” mantêm o olhar sensual que causou indagações na década de 30 e fazem parte do acervo do MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand.


Marketplace of Innovations chega ao Brasil com soluções químicas que atendem às necessidades atuais e futuras, evento global que reforça a nova estratégia da BASF We create chemistry (Nós transformamos a química) em São Paulo, de 13 a 16 de agosto, no World Trade Center.

KELLY MEDEIROS: RING GIRL NO JUNGLE FIGHT 42

Vale MaisV+

WOOD ALLEN

Ivan Leyraud FILHO

31 valemais

WE CREATE CHEMISTRY BASF: INOVAÇÕES EM RECURSOS NATURAIS, MEIO AMBIENTE E CLIMA

“Para Roma, com Amor” desliza sobre a excelente filmografia de Wood Allen sobre as cidades que reluzem ouro à Humanidade. Desta feita, a escolhida foi Roma, a cidade-império, com as nuances que a eternizaram. Não está à altura do filme dedicado à Londres, “Match Point” que iniciou esta saga, mas traz-nos outras, inusitadas genialidades de Wood Allen na sétima arte.

ON THE ROAD (NA ESTRADA)

A participante da última edição do BBB - Big Brother Brasil, Kelly Medeiros, é ring girl do Jungle Fight, maior evento de MMA da América Latina. Dividiu com a musa do MMA, Geisa Vitorino, a função de anunciar os rounds de cada luta para o público no Jungle Fight 42. Aconteceu no ginásio do Pacaembu, em São Paulo. Porrada!!!

HORSE HALL Pela 59ª vez registrou sucesso unânime a Festa Horse Hall Dia dos Pais, na Sociedade Hípica de Guaratinguetá. Sob o comando de GUTINHO SIGAUD (foto), CELESTE MACEDO e do Presidente da Hípica, CESINHA ZANGRANDI, o Horse Hall se consagrou como festa única - a melhor da região - para maiores elegantes que curtem boa música, ótimos petiscos, destilados e gente bonita.

O que parecia impossível filmar, o mais cosmopolita e talentoso cineasta brasileiro, Walter Salles, provou que não. NA ESTRADA, baseado no best seller ON THE ROAD, do intelectual Jack Kerouac, sobre a geração beatnik norteamericana, é um filme que persegue temática sempre atual: relações sexuais com escancarada liberdade. Ainda que o pano de fundo tenha sido desvendar os primórdios de uma época de florescência do jazz e da literatura contracultural-existencialista, o filme carimba, a cada 15 minutos, a presença da relação gay entre os protagonistas. Mas ilustra de maneira ímpar o prazer pela aventura de viajar. De conhecer novos lugares e novas pessoas. Viajar como um enriquecimento vivencial. Viajar como uma solução hedonística. O elenco primoroso do front hollywoodiano com Sam Riley (como o protagonista Sal), Garrett Hedlund (o coprotagonista e ex-presidiário

Dean Moriarty), Kristen Stewart, a mesma de O Crepúsculo (como Marylou), Kirsten Dunst, a Justine do Melancolia, de Lar Von Trier (como a infeliz Camille), Alice Braga (como o anjo Terry), Terrence Howard (como o músico Walter), o casal mutcho loco Viggo Mortensen (como Old Bull Lee) e Amy Adams (como Jane) e Tom Sturridge (o amigo Carlo) - garante interpretações deslumbrantes. Há certo incômodo no ritmo da película pelas idas e vindos das personagens e, nas cenas iniciais onde a luz, tentando retratar fielmente a década de 1940/50, é percebida escassa. Tem-se a impressão de que o filme terá iluminação noir. O que acaba não acontecendo. Alguns críticos são antípodas desta percepção. No conjunto, a obra marca sua importância. A Walter Salles, o reconhecimento da maturidade artística que o coloca no rol dos grandes cineastas deste início de século. Aos demais, assistam.


E aí, comeu? Fernando (Bruno Mazzeo) não se conforma com o fracasso de seu casamento com Vitória (Tainá Muller), enquanto seu amigo Honório (Marcos Palmeira), casado com Leila (Dira Paes), não para de desconfiar que a esposa está o traindo. Amigo da dupla, Afonsinho (Emilio Orciollo Netto) sonha em ser um escritor de sucesso. Juntos, eles vão descobrir qual é o papel deles nesse mundo povoado por mulheres, sejam elas interesses amorosos ou não.

Protegendo o Inimigo Tobin Frost (Denzel Washington) é um exagente da CIA procurado pela agência como traidor da pátria. Ele está na Cidade do Cabo, tentando negociar um dispositivo eletrônico. Caçado, ele decide se entregar para escapar da perseguição. Os agentes o levam para um abrigo onde é torturado para revelar o que sabe. O local é invadido pelo grupo que deseja matá-lo. Sua única chance é Matt Weston (Ryan Reynolds), o oficial responsável pelo abrigo, que precisa proteger seu hóspede a todo custo.

33 cinema

Dicas de Filmes MIB - Homens de Preto 3 Boris, o Animal (Jemaine Clement) foi capturado no passado pelo agente K (Tommy Lee Jones) e na época perdeu o seu braço. Vivendo na prisão lunar, o alienígena bola um plano de fuga para recuperar o braço e ainda acabar com K. Para isso, ele pretende viajar no tempo e mudar o rumo da história. Para evitar que ele triunfe, o agente J (Will Smith) também volta ao passado e descobre segredos que mudarão sua vida e a amizade de ambos.

Ato de Coragem Os conhecidos Navy SEALs são a divisão de elite da Marinha dos Estados Unidos e também os protagonistas desta produção, que conta a história da tentativa dos militares em resgatar um agente da CIA que foi sequestrado. O elenco conta com as presenças de verdadeiros oficiais da Marinha. A direção é da dupla Mike McCoy e Scott Waugh.


social 36

Sinal Hot

1. Priscila e Anderson é só alegria! Em seu matrimônio realizado no dia 07/08/2012. Parabéns aos noivos. 2. Wagner Fábio curtindo a prima e sobrinha. 3. O Jornalista Lúcio Mauro Dias relançou em Guaratinguetá o Informativo O Varejista, publicado pelo Sindicato do Comércio Varejista pela primeira vez em 1978. 4. “Rosa do Vale” é o novo jornal da cidade de Roseira. O periódico foi lançado em julho pela jornalista Isabela Vilela! Parabéns e sucesso! 5. Um bom atendimento sempre faz bem. Este é o lema do salão Beleza Única. Com a simpatia de Vanda, mais conhecida como Vandinha, e suas clientes 6. Juliana Marinho fotografou a modelo Mariana Fernandes em um ensaio na cachoeira do Bairro dos Mottas, em Guará - Para ver o ensaio, curta a fanpage Juliana Marinho Fotografia. 7. Paulo e Sérgio, proprietários do Aladim Pet Shop, curtindo as férias no Chile! Que maravilha. 8. Patrícia Nascimento é só chamego com o filha. 9. Patrícia Campos vai inaugurar salão de beleza no Jardim do Vale. Aguardem! 10. Júlia Beck e seu namorado Alison posando para a foto, casal lindo. 11. Gizele e Odilo. Este casal é puro romance. 12.A simpatia e beleza de Larissa Bés, que comemorou 18 aninhos. Parabéns!!! 13. Marcelo, o proprietário do Romeu - Bar, Caldos e Petiscos - curtindo com sua família. 14. De olho no verão os alunos da academia Biofitness malham muito com a ajuda do personal. 15. Daiane, da loja Território jovem e seu esposo Fábio Piccolo. Casal maravilhoso! 16. Nilo Sérgio, da Ultrashop, aproveitou a Expo Nutrition para tietar a modelo e atleta Eva Andressa, capa da revista Suplementação de julho.

2.

1.

3.

7.

4.

6. 8.

5.

9.

11.

10.

Por Adriana Lucas adriana.sinalverde@hotmail.com

13.

14.

16.

15.

12.


Os veículos 4X4 estão em alta por sua potência, tração, tamanho, conforto e também pelo espírito aventureiro. Esses utilitários possuem recursos desconhecidos por alguns proprietários. Confira um guia com significado de algumas expressões utilizadas em relação ao 4x4.

37 autonews

DESVENDANDO um 4x4

Elect Traction: Trata-se de um sistema de bloqueio das rodas. Se uma roda gira em falso a força de tração vai para a roda em contato com o solo. Shifting on the Fly: Indica um recurso que permite ao condutor do veiculo engatar a tração 4X4 com velocidades elevadas, até mesmo acima de 100 km/h. Snorkel: Tem a mesma finalidade que o equipamento de mergulho. Serve como uma tomada de ar elevada para que o veículo possa transpor alagamentos e rios mais profundos. Suspensão Independente: É a suspensão mais evoluída. Diferentemente do eixo rígido, na suspensão independente cada roda tem seu próprio curso, porém é um sistema mais frágil. Tração Integral: É o tipo de tração em que o carro conta com tração nas quatro rodas permanentemente. Exemplos de veículos com esse sistema são o Subaru Impreza e o Land Rover Defender. Tração Positiva: Também pode ser conhecido por positraction e identifica um mecanismo que pode bloquear parte da força na roda que patina. É uma forma de aplicar à roda a tração necessária e desse modo evitar que gire em falso. Cardã: Um veículo 4X4 conta com dois eixos cardã, sendo um para a dianteira e outro para traseira. Trata-se de um pequeno eixo que transfere a rotação do câmbio para o eixo onde estão as rodas. Inclinação Lateral: Essa medida indica a capacidade de o veículo percorrer um trecho inclinado sem tombar. Profundidade Máxima: Indica a capacidade do automóvel para enfrentar travessias de trechos alagados sem que as partes vitais do motor e da parte elétrica sejam atingidas. Quadra-Trac: Trata-se de uma caixa de transferência com um diferencial central de acoplamento viscoso, em que o torque do motor é transmitido para o eixo dianteiro somente se existir uma grande diferença de velocidade entre os eixos dianteiro e traseiro. Esse diferencial central pode ser bloqueado ao se aplicar a reduzida. Roda Livre: É um sistema que destrava as rodas dianteiras do sistema 4X4. Sem o contato com a transmissão é possível reduzir o desgaste das peças, além de otimizar o consumo de combustível. Pode ser automático ou manual.


autonews 38

Quem sai na

chuva é pra se molhar!

Chuva forte, pista molhada, situações que fazem dobrar a atenção do condutor na estrada. Em se tratando de motocicletas, o cuidado deve ser ainda maior. Estar preparado não significa apenas usar equipamento adequado. Tem que conhecer estas dicas de pilotagem que aumentam a segurança no piso molhado:

1. Diminua drasticamente a velocidade. 2. Calibre os pneus regularmente seguindo as recomendações do fabricante de sua motocicleta. 3. O uso de equipamento completo pode salvar sua vida em caso de queda. 4. Em estradas, trafegue no rastro dos pneus dos veículos que estão à frente. Assim encontrará menos sujeira no caminho. 5. Não passe em poças d’água, ou em qualquer lugar que não permita a visualização do asfalto. 6. Freie e acelere com muita cautela. Comece a frenagem com o freio de trás e, aos poucos, use o freio dianteiro. Nas saídas de curva, acelere pouco e mantenha a moto o menos inclinada possível. 7. Mantenha uma distância maior dos demais veículos na chuva. O tempo de reação é fundamental para evitar uma colisão – ainda mais em piso molhado. 8. A viseira é um item que exige cuidado de manutenção: precisa estar sempre limpa. 9. Ande sempre com o farol aceso, mesmo de dia. Além de ser obrigatório por estar na lei, a iluminação ajuda outros veículos a lhe enxergar na chuva.


Donas de muitos cuidados, principalmente pelas mulheres, as unhas podem ser grandes espelhos da sua saúde. Manchas, ondulações, secas ou quebradiças são pistas que indicam necessidade de cuidados não somente com as unhas, mas com outras partes do corpo. Aprenda a fazer um auto exame e fique mais atento a possíveis males.

Manchas esbranquiçadas: Anemia, carência de zinco e proteínas, dermatites de contato, psoríase, micoses, intoxicação por metais pesados, insuficiência renal. Unhas amareladas: Frequentes em fumantes, também indicam uso crônico de antibióticos, ingestão em excesso de betacaroteno, diabetes, micoses e males do fígado. Arroxeadas: Micoses, tumores, uso de remédios coagulantes, males cardíacos, lupus eritematoso. Esverdeadas ou com inchaços, vermelhidão e dor que se expande ao redor dos dedos: Infecções bacterianas e micoses. Metade branca, metade avermelhada: Problemas renais. Faixas negras: Disfunções hormonais, micoses, tumores na matriz ungueal, câncer de pele (melanoma). Fracas, quebradiças, com tendência à descamação: Falta de cálcio, além de zinco e vitaminas A, B e E,

Anemia, hipotireoidismo. Amarelada, espessa e sem crescimento: Distúrbios pulmonares. Ondulações: Geralmente indicam traumas pela força ao cutucar a cutícula. E ainda: anemia e doença cardíaca ou pulmonar.

Mantenha as unhas saudáveis com simples cuidados!

Manter as unhas secas e limpas, ajuda a manter as bactérias longe. V Evitar morder as unhas e não remover sua cutícula. V Usar esmaltes suaves para pintar as unhas, deixandoas livres de oleosidades. V Evitar manipular unhas encravadas, principalmente se já estão infectadas. Procure tratamento com um dermatologista. V Se as unhas estão grossas, deixe-as em água quente com sal 10 minutos. Aplique creme de uréia para amolecer as unhas e se tornará mais fáceis cortá-las. V

39 estética

Unhas: Espelho para sua saúde


plussize 40

Para ser Modelo

Plus Size precisa ter estilo... 10 dicas para ser modelo Plus Size

1. Ser modelo Plus Size em primeiro lugar precisa ter estilo, tem que vestir, no mínimo, tamanho 46, ter carisma, simpatia e beleza. É uma profissão séria, com direitos e deveres. E isto quer dizer responsabilidade. 2. Cuide de sua imagem. Cabelo precisa estar sempre hidratado e bem cuidado, com as unhas dos pés e mãos sempre bem feitas e sua pele bonita e bem tratada. 3. Você é sua marca registrada.Cuide dela. 4. Tem que fazer seu Book, não precisa ser de agência, mas é muito importante ter um book profissional. Pesquise e encontre um profissional sério e honesto. 5. Desenvolva a maior arma do ser humano: o diálogo. Aprenda a falar e OUVIR. 6. Seja profissional. Responsabilidade, pontualidade e educação não fazem mal a ninguém. 7. Tenha a humildade de aprender a cada dia uma coisa nova. Se você é “TOP”, redobre os cuidados. Você sabe como foi difícil subir. Agora, cair é fácil, muito fácil! 8. Desenvolva uma “insatisfação positiva”, de querer mais e melhorar sempre. 9. Sua profissão é altamente competitiva. Competitividade vem de competência. Competência não é algo que “a gente tem e pronto”, é algo a ser desenvolvido e renovado todos os dias. 10. Cuide da parte psicológica. No Brasil ainda não dá pra viver só de modelar, ainda não se ganha muito dinheiro desfilando ou fazendo fotos. Temos que ter uma boa cabeça para não cair em desânimo por não haver muitos trabalhos para modelos Plus Size.

Seja uma TOP como Flúvia Lacerda.

Renatha Silva renathavida@yahoo.com.br plussizeaparecida.lorena


estética 42

A Inimiga nº1 das MULHERES

Celulite e seus tratamentos de última geração no mercado Priscila Ferrari Fisioterapeuta Dermato Funcional

A celulite é a maior inimiga da mulher. Afeta 95% delas. É causada por falta

de vascularização local, proveniente de alimentação, distúrbios hormonais, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, cigarros, sedentarismo e, principalmente, acúmulo de gordura localizada. Esses fatores levam a um inchaço do tecido gorduroso que diminui o espaço entre uma célula e outra, causando compressão de vasos em consequente inflamação local. Forma um tecido fibroso que puxa a pele para baixo, deixando-a cheia de nódulos chamados de celulite. Com aspecto todo ondulado (Casca de laranja). Ela pode aparecer em todas as idades, devido aos hormônios femininos. Gordas ou magras, nas coxas e nádegas.É dividida em graus de 1 Á 4. O grau 1 não é visível sem a palpação. E não causa dor. No grau 2 a celulite já é visível à movimentação, mas também não causa dor. No grau 3 ocorre o aparecimento de fibroses com aspecto (Casca de laranja), além de vasinhos ou microvarizes. A pessoa sente cansaço nas pernas, ainda sem dor. No grau 4 a fibrose se torna mais profunda, a pele fica cheia de depressões com aspecto acolchoado, as pernas ficam pesadas ,inchadas e muito doloridas. A celulite pode ser tratada em todos os estágios, mas a partir do grau 3 esige ser tratada como uma questão de saúde e não mais de Estética. Quanto mais cedo tratar melhor serão os resultados. O mercado da Estética dispõe de aparelhos de última geração para o tratamento da celulite. Em alta estão as radiofrequências. Na Clínica Volpe utilizamos o Vênus, equipamento de radiofrequência com oito

pólos, que consegue atingir todas as camadas da pele e o tecido gorduroso. O Velashape Plus, uma tríade de radiofrequência, infravermelho e vácuo, melhora o aspecto ondulatório da pele. O Reaction, uma combinação de radiofrequência e vácuo, também trata o aspecto ondulatório da pele. O Ultraaccent, mistura ultrassom de última tecnologia com uma ponteira Unipolar de radiofrequência que mesmo melhora fibroses e gorduras localizadas. Segundo o médico Dermatologista diretor da Clínica Volpe. Dr. Jardis Volpe, está previsto para chegar ao Brasil, agora no segundo semestre, um equipamento de laser para a celulite: o Cellulaze (indicado para celulites nos graus mais graves 3 e 4) onde é introduzido uma cânula que leva o laser para debaixo da pele, liberando uma energia que destrói o tecido fibroso, é uma evolução da técnica cirúrgica invasiva denominada subcisão. Tanto a subcisão como o tratamento a laser promovem um resultado permanente, já que os tratamentos disponíveis hoje no mercado não são invasivos, com menor impacto mas requerem maior número de sessões. O mix de saúde compreende: tratamento com os aparelhos, de extrema importância para a melhora da celulite, mais a boa alimentação, a prática regular de atividades físicas, o consumo de 2 litros de água por dia, as sessões de drenagem linfática pelo menos duas vezes por semana e os cremes encontrados no mercado, ótimos para combater esse mal que afeta e incomoda tantas mulheres, já que, quem realmente repara nas celulites somos nós, as mulheres.


Taubaté Confira as fotos exclusivas da festa Toop SECRET, que aconteceu em Taubaté, com realização de DJ Marcelo Tromboni. Cobertura exclusiva da revista Sinal Verde! Luizinho Almeida luizinho-cafe@hotmail.com

43 social

social


kids 44

Vaidade muito precoce? Cada vez mais vaidosas, as crianças estão trocando os brinquedos por espelhos

Cada vez mais cedo as crianças estão com aparência de adultos, nas roupas, sapatos de salto, batom, esmaltes e acessórios. Prova disso se encontra no mercado de beleza com linha infantil, que tem crescido gradativamente nos últimos anos. . Imitar os adultos faz parte da infância. Que menina nunca brincou de colocar as roupas e os sapatos da mãe? Qual menino nunca parou em frente ao espelho para comparar os músculos aos do pai? Essa brincadeira tão normal entre as crianças vem preocupando pais e especialistas. A vaidade precoce e exagerada pode interferir na vida de uma criança em um todo, na área escolar, social e psicológica. O excesso de vaidade faz com que as crianças deixem de lado valores importantes para sua vida. Para as meninas, por exemplo, o uso de sandálias e sapatos com salto alto pode afetar a coluna. Em período de desenvolvimento a criança deve evitar esse tipo de calçado para não comprometer a saúde óssea. Atualmente a cultura da beleza e da estética exerce grande influência, não só sobre o consumismo dos adultos, mas também no consumismo infantil, existindo um forte apelo da mídia onde as crianças são o foco principal. A mídia pode ter um papel bem forte nessa fissura por beleza. A televisão divulga muitos produtos de beleza, roupas e isso chama a atenção delas desde cedo. O excesso de vaidade pode trazer riscos à saúde da criança, pois ao ver o padrão de beleza determinado pela mídia, ela, por exemplo, se cobra em ser magra. Deixa de comer, o que pode ser o primeiro passo para uma anorexia ou bulimia. Infelizmente os distúrbios alimentares são os primeiros itens de problemas que a vaidade precoce pode causar. Além da mídia os pais também têm grande influência sob as crianças. Inconscientemente acabam incentivando os pequenos, pois na rotina diária estão sempre por perto observando os pais se embelezarem. Este ato é super normal, e não indica que seus filhos vão ser influenciados. A vaidade só se torna um problema quando a imitação vira culto à beleza física e começa a ganhar mais espaço na vida das crianças do que deveria. Os pais precisam ficar atentos, só permitindo a vaidade equilibrada. Assim não terão problemas

futuros. Engana-se quem pensa que essa vaidade toda está limitadas às meninas. Os rapaizinhos também merecem atenção. O que atrai os meninos são os cabelos estilosos e os corpos sarados. Sim, os músculos são desde pequenos cobiçados por eles. Tudo é permitido, mas tudo tem limite. Perceber o que é brincadeira e exagero não parece fácil, mas é de responsabilidade dos pais. Observe o tempo que o ato de se embelezar ocupa na rotina da criança e a partir daí fique atento. Fique de olho no que seus filhos usam...

- Prefira os cosméticos hipoalergênicos, sem álcool e sem perfume. - Verifique no rótulo se o produto têm registro do Ministério da Saúde. - Dê preferência para as embalagens lacradas e limpas. - Os esmaltes infantis com registro na Vigilância Sanitária são à base de água e devem ser removidos sem o uso de acetona - Batons e brilhos labiais devem ter efeito temporário. - Utilize fixadores de cabelo em crianças a partir dos três anos de idade.


47 saúde

Higiene Bucal do bebê...

quando começar?

Drº Maxmiler Barbosa Silva

A higiene bucal deve ser uma preocupação constante dos pais para com o bebê e, antes mesmo do nascimento dos primeiros dentes, já nos primeiros dias de vida as gengivas, bochechas e língua do bebê devem ser limpas com uma fralda ou gaze umedecida em água filtrada ou fervida após a alimentação (amamentação). Essa prática vai criar hábitos de higienização bucal e esses hábitos vão evitar problemas futuros, tal como as cáries precoce da infância. Quando começarem a nascer os primeiros destes de leite (Ddecíduos) geralmente os da frente, por volta dos 5, 6 ou 7 meses, a higiene bucal deve ser feita pelo menos duas vezes ao dia, principalmente antes de dormir. Limpeza com gaze ou fralda. Não há a necessidade de usar escova de dente. Não se deve deixar o bebê dormir com a mamadeira de suco ou leite na boca, pois os resíduos desses alimentos levam ao aparecimento das placas bacterianas que, se permanecerem por muito tempo, causam cáries ou problemas periodontais como a gengivite. Aos 10 e 12 meses é a fase em que começam a irromper os dentes de trás (Molares), a higienização dos dentes, bochechas e língua devem ser feitas com escova de dente pequena e macia, não é necessário o uso de creme dental, apenas molhá-la em água filtrada. Os cuidados com a saúde bucal infantil é uma responsabilidade dos pais e deve ser levada muito a sério.


social 48

social

Dai Aldebrand

litoral O Club mais badalado de musica eletrônica fecha suas portas para mais uma das audaciosas reformas, a noite, embalada pelos djs Ask 2 Quit, Lucky, Adriano Pagani (residente) e Lumière levou mais uma vez muita gente bonita e descolada para curtir a festa que é uma das datas fixas do calendário da casa. Vamos aguardar as novidades e conferir tudo em primeira mão na reabertura que será no dia 25 desse mês... até lá!!

Dai Aldebrand Relações Públicas Colunista social daialdebrand@hotmail.com


Na edição anterior, iniciei o tema “como falar em público”,

seus desafios, premissas e pequenas dicas que, se utilizadas no seu dia-a-dia, reverberam de forma substancial no processo de comunicação, com consequente diminuição do medo e receio do ato de se expor publicamente. Agora, continuando a abordagem do tema, trarei algumas questões que interferem na melhora da comunicação interpessoal, como: credibilidade, voz (tom, volume e entonação) e vocabulário (erros gramaticais). Para conquistar a confiança das pessoas, esbarramos em uma palavra chave: CREDIBILIDADE. Segundo o dicionário Aurélio, credibilidade significa termos crédito, acreditar, aceitar sem duvidar, confiar. Porém, caro leitor, credibilidade não pode ser comprada. Não é algo tangível. É, sim, produto de nossa conduta. As pessoas aceitam com maior naturalidade nossos argumentos quando confiam em nossa postura pessoal/profissional. Numa linguagem mais popular, podemos dizer que as pessoas confiam em pessoas que fazem aquilo que falam, que são coerentes com seu discurso e sua conduta. A imagem que passamos para os outros é muito importante para obtermos a credibilidade necessária. Existem basicamente 4 (quatro) fatores importantes para que possamos obter credibilidade: 1. Naturalidade: Devemos nos comportar dentro das nossas características, respeitando sempre nossa essência, crença e nossos valores. Jamais adotar condutas artificiais ou forçadas. 2. Emoção: Ter envolvimento com o assunto que estamos explanando. Não devemos falar simplesmente por obrigação.

Precisamos dar vida ao assunto, corroborando para uma comunicação ainda mais assertiva. 3. Conhecimento: Estude e analise o que irá falar. Não vá para uma apresentação sem ter conhecimento do assunto, sem dominá-lo. 4. Conduta pessoal exemplar: Devemos falar daquilo que vivemos ou que temos como objetivo viver. Portanto não obteremos atenção das pessoas dizendo coisas que não se identificam com a nossa vida pessoal, com a nossa história. Outro aspecto que interfere no processo de comunicação é a voz. Seu volume e entonação. Algumas situações imprescindíveis que devemos levar em consideração no tratamento da voz perante um público é o volume de voz, pois este é um fator de grande relevância na apresentação. Deve ser controlado e não utilizado em seus extremos: nem muito baixo, nem muito alto. Falar baixo o tempo todo demonstra medo e insegurança. E, pode, inequivocamente, suscitar à plateia, falta de conhecimento do assunto. Falar alto o tempo inteiro demonstra arrogância, grosseria e traz incômodo para a platéia. Falar sempre no mesmo tom, como uma reza: induz sonolência e cansaço para as pessoas que estão nos ouvindo. Além de não transmitir emoção. Então, qual é o segredo? Como Fazer? Qual o caminho? Procure sempre manter o equilíbrio, oscilar a entonação e o volume, dessa forma, você causará um impacto mais positivo e assertivo frente a seu público. Outro ponto chave do processo de comunicação está centrado na preocupação com o vocabulário.

49 público

Comunicação Interpessoal

Henry Leyraud Docente Coordenador do Senac, Pós graduando na FIA USP e Consultor Este é, com certeza, fundamental para a excelência de um apresentador. Quando empregado de maneira incorreta ou fora do contexto, prejudica a postura e a credibilidade do palestrante. Um vocabulário simples, porém correto, é a melhor forma de iniciarmos apresentações. Não estamos nos referindo a palavras difíceis na apresentação e sim na forma clara, correta e direta em que o apresentador se comunica, respeitando o tipo de público que está lhe ouvindo. A imagem do orador que comete erros graves de português pode ficar comprometida e muitas vezes o assunto pode ser interessante, mas um “sair para fora”, um “menas coisas” podem colocar tudo a perder. Por isso prestem atenção no quadro abaixo, pois trago alguns erros comuns gramaticais:


saúde 50

50 I coluna

Pêra, Uva, Maçã...

...Salada Mista

As frutas contêm nutrientes poderosos e importantes. Vitaminas, minerais e fibras que ajudam a reduzir o risco de muitas doenças. Mas não são todos que gostam dessas delícias. Por isso a salada de fruta pode ser uma boa saída para consumir esses nutrientes importantes.Confira alguns benefícios e ingredientes a mais para turbinar sua salada de fruta.

MEL

É um alimento natural, de fácil digestão, não contém gordura nem colesterol. É menos calórico do que o açúcar e contém minerais e vitaminas. Pode-se comer saladas de frutas entre as refeições. As frutas ajudam a digestão, pois são ricas em fibras, o ideal para manter um sistema digestivo saudável. Grande aliada das dietas, as frutas podem ser consumidas à vontade, mas é preciso dosar, pois há frutas que possuem um valor calórico mais alto. Mas fique tranquilo a fruta de todo dia não engorda, nem mesmo uma boa salada de fruta. Rica em vitaminas e nutrientes, o que engorda nessa mistura são os ingredientes a mais que são consumidos junto com ela. Se você deseja saborear uma salada de frutas com a intenção de emagrecer, saiba equilibrá-las para não cometer erros.

LINHAÇA

Alguns ingredientes podem ser acrescentados à salada de frutas para realçar seu sabor e aumentar as propriedades nutricionais dela.

Facilita o trânsito intestinal e fornece vitaminas e minerais importantes como o selênio. Porém, algumas misturas são acrescidas de mel e açúcares, fazendo com que fiquem mais calóricas. Por isso, vale a pena comer com moderação.

A semente de linhaça que é rica em ômega 3 e ômega 6. Atua na prevenção de problemas cardiovasculares e exerce ação antioxidante e de renovação celular. A linhaça também é excelente na regularização das funções intestinais e indicada para diabéticos.

IOGURTE

Auxilia no bom funcionamento do intestino. Contém cálcio que ajuda no fortalecimento dos dentes.

GRANOLA


Suflê de Camarão

Ingredientes

Receita

1 kg de camarão fresco; 2 1/2 copos de leite; 3 colheres de sopa de farinha de trigo; 4 ovos; 1 colher de sopa de azeite; 2 colheres de sopa de de manteiga; 4 tomates; 4 colheres de sopa de parmesão ralado; 4 colheres de sopa de creme de leite; 1 cebola pequena; 1 dente de alho; Pimenta a gosto; Sal; Limão;

Modo de Preparo

Primeiro limpe os camarões, corte em pedacinhos e tempere com sal, caldo de limão, alho socado e pimenta a gosto. Deixe repousar por 30 minutos. Segundo escalde os tomates com água fervente e retire as peles e as sementes. Passe na peneira. Leve ao fogo o azeite com uma colher de manteiga e a cebola ralada para dourar. Junte o tomate, deixe ferver um pouco e adicione o camarão. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo brando até quase secar todo o molho. Terceiro misture o leite com a farinha e as gemas. Tempere com sal, passe pela peneira e leve ao fogo mexendo sempre até cozinhar e formar um creme grosso. Adicione o creme de leite, uma colher de manteiga, o refogado de camarão e o queijo parmesão ralado. Mexa bem e retire. Junte as claras em neve, mexa ligeiramente com um garfo e despeje uma forma refratária untada Asse em forno quente. Sirva em seguida.


saúde 52

Comer à noite,

COMER ANTES DE DORMIR NÃO ENGORDA. PARA ENGORDAR, BASTA CONSUMIR MAIS DO QUE NOSSO CORPO GASTA. ISSO É O SUFICIENTE PARA GANHAR PESO, MAS TAMBÉM SE FICAR EM JEJUM, O METABOLISMO FICA LENTO E COMEÇA A ESTOCAR QUALQUER ALIMENTO EM FORMA DE GORDURA QUE VOCÊ VENHA A CONSUMIR POSTERIORMENTE.

ENGORDA?

Quando o objetivo é perder peso, muitas pessoas decidem reduzir a quantidade de alimentos, evitar doces, eliminar carboidratos das refeições, contar o jantar e principalmente deixar de comer qualquer coisa no período da noite. Mas será que tudo isso resolve? A receita ideal para perda de peso está na alimentação correta e na prática de atividades físicas. Seguir esta fórmula garante o emagrecimento saudável e não impede que você se alimente bem durante a noite. A alimentação noturna não é proibida, ela só necessita ser feita de maneira correta. A refeição ideal para o fim do dia são as mais leves, com menor valor calórico e de fácil digestão. O indicado para a última refeição, é que ela seja feita cerca de duas horas antes de dormir, dependendo é claro, do alimento que for consumido. Líquidos como um copo de leite, suco natural ou de soja podem ser consumidos até 30 minutos antes de dormir, pois são digerido rapidamente pelo organismo. Já carboidratos pesados como arroz, feijão, carne e legumes requer em mais horas. Lembre-se que o importante é evitar os excessos durante o dia e praticar algum tipo de atividade física. Se o objetivo é emagrecer, faça exercícios por, no mínimo, 30 minutos, pelo menos quatro vezes por semana.

O QUE É PROIBIDO?

x Alimentos de difícil digestão, como óleos, creme de leite, manteigas e carnes gordas. x Alimentos ricos em gordura (doces, queijos amarelos, pele de aves). x Frituras. x Alimentos muito processados (industrializados). x Refrigerantes e sucos em pó. x Macarrão instantâneo, pois contém altos níveis de sódio, responsável pela retenção de líquidos.

O QUE É RECOMENDÁVEL COMER?

COMER CARBOIDRATOS À NOITE ENGORDA? As calorias dos carboidratos são iguais às das proteínas ou das gorduras. O que provoca o ganho de peso são as calorias. Os carboidratos ingeridos à noite não podem ser culpados pelo ganho de peso. O que é errado: Comer só carboidratos. Concentrar um nutriente em uma única refeição não é bom. Por isso, os carboidratos devem ser distribuídos em várias refeições por dia.

V Saladas cruas.

V Sopa de frango com legumes. V Lentilha.

V Torradas. V Chá.

V Queijo minas light. V Peito de peru.

V Arroz integral com carnes magras e peixes grelhados.

Patê de atum (ao natural) ou de ervas feito com requeijão ou maionese light. V Macarrão integral com molhos a base de tomate (natural). V Substitua o pão francês por pães integrais. V

DORMIR COM O ESTÔMAGO CHEIO PODE PROVOCAR DESCONFORTOS E PREJUÍZO AO SEU SONO PORQUE O METABOLISMO TORNA-SE MAIS LENTO DURANTE À NOITE. PORTANTO, NÃO EXAGERE NAS PORÇÕES.


social 54

54 I autonews

social

Especial Pais


Crônica Especial para os Pais!

RELEMBRANÇAS... Aconteceu de me perder na estrada e o dia escureceu rapidamente. Esta escuridão, me fez acender a única coisa que poderia brilhar em meu caminho. Era sua imagem pai! Por decreto desta saudade infinita eu me postei diante de antigas ocasiões onde a gente matava o tempo com piadas, redesenhando o sorriso. Era ampla nossa felicidade. Depois, percorrendo a vida, ainda pude me portar como você. Um verdadeiro “lorde”. Fez questão ainda de me acompanhar seu caráter límpido, sua reputação sem manchas. Essa sempre foi a herança mais valiosa de você. Identidade sem mesquinharias, pura e simples com tem que ser. De vez em quando me detenho às fotografias amareladas pelo tempo. Quantas poses relembrando a vida, quanta eternidade. Um bem maior superado apenas pela ausência desenhada pelo acaso. Depois, seus escritos... Meu Deus quanta inspiração! Sem regras e sem se importar com o catedrático, encantando pela solidez das palavras. Por sua verdade e coração. Um bailar literário de especifico teor. Frágil, tento resgatar sua presença. Apto a incendiar as lembranças de você meu Pai. Você sentado à porta da casa, caminhando os olhos pela tarde. Você assoviando canções de outrora. Você guardião da minha infância tão distante. É como se aquele tempo voltasse...Alinhavo então seus preciosos instantes aqui ao nobre processo de lembrá-lo. Essa energia me priva de angústia, pois eu sei que voltar. Ainda com seus cabelos brancos, ainda com seu andar vagaroso. Ainda orgulhoso das palavras publicadas. Bastaria-me um conselho apenas para eu assumir que minha conduta foi a certa para descobrir que sou apenas um retrato de você percorrendo o futuro numa luta descomunal de imprimir nossa história ao infinito, desbravando outras luzes pelo caminho afora e tendo a legitima certeza que mesmo outras luminescências não irão brilhar mais que você nessa minha vasta memória...

Feliz Mês dos Pais! Lúcio Mauro Dias é Jornalista, Escritor e autor do livro “Minúcias Poéticas”-Editora Multifoco-RJ/2011


moda 56

DIGA A ELAS QUE FICO!

Maxi- bijous Elas que já são sucesso a algumas temporadas. Estarão presentes mais uma vez, deixando os looks mais luxuosos e sofisticados. A novidade da estação são os maxi- brincos, que ficam lindos em qualquer ocasião, esteja você usando jeans e camiseta ou peças mais clássicas como os conjuntinhos.

Mullets e Pepluns As saias e vestidos mullets, de comprimento assimétrico, e os modelos peplum, saias ou blusas com babados localizados na altura dos quadris, voltam com força no verão. Misture tanto as mullets quanto as pepluns com cores fortes.

Por Lili Faliveirato

O que continua em alta nas próximas estações? A temperatura sobe, mas nem por isso temos de renovar mais uma vez o guarda roupas para poder estar em alta com as tendências da Primavera/ Verão 2012-2013. Muitas peças das estações passadas ainda continuaram firmes e fortes por mais algumas temporadas. Veja algumas delas:

Camisas e Plissados Se você segue as tendências ou não, a camisa é uma peça indispensável no guarda roupas, e na primavera/verão ela volta em tons nude, branco, verde-água e em peças pretas rendadas. Já os plissados continuam seja em saias mallets, longas, curtas e até mesmo em couro para o verão.


Lançamento da nova coleção

Flor de Canela

No fim de julho aconteceu em Cachoeira Paulista, o jantar para lançamento da coleção Primavera Verão 2012/2013 da loja Flor de Canela. Com a presença de amigos e parceiros, o desfile encantou e foi um sucesso! Confira alguns cliks.


social 58

social

1.

São José dos Campos ANIVERSÁRIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - 27 DE JULHO 245 ANOS

Chegou o momento de homenagear a Cidade de São José dos Campos pelos seus 245 anos. 1. Frase Alex Cursino -Editor de moda Fashion week São José dos Campos é a mãe de todos os brasileiros... aqui você encontra o Brasil todo em uma cidade que todos adotam como sua. 2. Anna Liones: “Quanto ela é acolhedora e oferece ótima qualidade de vida! São José dos Campos é maravilhosa! Nasci e cresci nessa cidade vendo o quento ela é acolhedora e oferece ótima qualidade de vida! São José dos Campos é maravilhosa!” 3. Bruno Tominaga: Ser joseense é viver a constante matemática do desenvolvimento. Uma cidade que nunca para, viva em seu interior e que acolhe todos como uma família unida! É nesta inequação de “família” que vamos juntos galgar passos para sempre uma São José dos Campos melhor. Parabéns pelos 245 anos de desenvolvimento e prospreridade! São meus mais sinceros votos. 4. Solange Moraes - Apresentadora: “São José dos Campos é minha pequena cidade grande....vai se transformando a cada dia ....crescendo a cada minuto...E se ainda há alguém que duvide que é aqui o lugar onde todas as coisas são possíveis é simples: basta abrir os olhos” 5. Fauez Rachid – Sócio Estância Nativa Sertaneja:Viver, morar, explorar sao jose dos campos é o mesmo que uma festa open bar somente para todos os seus amigos e familiares ao som ao vivo da dupla Fernando e Sorocaba, isto é sao jose dos campos é simplesmente maravilhosa!

2.

Well Babo Fotógrafo wellbabo.sinalverde@hotmail.com www.wellbabo.com.br

5.

3. 4.


Peça clássica e icônica valoriza todo e qualquer look, para todas as idades.

Criado por Thomas Burberry para proteger os soldados

do frio e da chuva durante a Primeira Guerra Mundial, o trench coat tornou-se desde então presente no guarda-roupa de todas as mulheres. No vai e vem da moda aparecem a cada temporada com novas leituras, mas sem perder a identidade. E neste inverno o modelo que está em alta é o “clássico”- transpassado, com cinto e na altura do joelho. Além de acrescentar glamour à produção, protegem do frio. Se vocês têm dúvida de como usá-lo, fiquem atentas às dicas. Para um visual atual, use o trench de cor neutra e um vestido ladylike, o cinto servirá para definir a silhueta. Você poderá usar também, com as calças de alfaiataria, jeans, saias e vestidos. Outra dica é usar como vestido, abusando dos acessórios para enriquecer a sua produção. Lembrando que é importante tomar cuidado com alguns detalhes na hora de se vestir: quando estiver usando vestido ou saia curta deverá usar o modelo até a altura do joelho, já para vestido longo, use até o tornozelo. Burberry é referência no mundo todo pelo seu famoso Trench Coat, peça sinônimo de elegância. Recentemente inaugurou sua primeira Flagship Store no shopping JK Iguatemi, em São Paulo. A loja terá as coleções Burberry Prorsum, Burberry London, Burberry Brit, Burberry Childrenswear e Burberry Accessories. Para os apaixonados pela grife vale a pena visitar. A marca direciona no site, um link mostrando como as pessoas, vestem de maneiras diferentes e estilos o trench coat. Acessem www.artofthetrench. com e confiram. Aproveitem essas dicas e façam sucesso com seu casaco!

Onde Encontrar: Burberry Shopping JK Iguatemi São Paulo ITel: (11) 3152 6555 Shopping Iguatemi São Paulo I Tel: (11) 3032 7274 Shopping Pátio Higienópolis I Tel: (11) 3662 4262 Shopping Iguatemi Brasília I Tel: (61) 3468 6286

MARISA Trench Coat R$99,99

Burberry Womenswear Trench Coat Front

Garoa Trench Russo R$ 780,00

59 moda

Trench Coat


social 60

Coquetel Revista Sinal Verde

Revista Sinal Verde, mais uma edição concluída com sucesso. Confira os cliks do Coquetel realizado para lançamento da 44° edição especial da Sinal Verde!


Com cuidados básicos, o interior de seu carro pode ter uma vida longa.

Tecidos resistentes, malhas, veludo, mas nada supera o clássico banco de couro. Há pessoas com aversão a tal acessório. Polêmicas à parte o couro vem se popularizando, ao contrário do que muitos pensam a instalação é bastante viável e o conforto é garantido. Afinal, nada como o aquele cheirinho bom que fica no carro. Bonito, confortável, charmoso, entre outros elogios, sim! Porém há os cuidados a serem tomados pra que tenha uma durabilidade maior e esteja sempre bonito assim que abrir a porta de seu carro. Pensando nos adeptos ao acessório, deixamos aqui uma ajudinha no cuidado com os bancos. Evite limpar os bancos com qualquer material, produtos que podem promover o desgaste dos bancos (solventes são os top da lista que você pode dispensar). Use no básico, um pano limpo com água para remover o mais simples. Com o tempo, o couro resseca e fica com aparência de velho, evite isso realizando uma hidratação, que pode ser feita a cada seis meses, isso garante o brilho do revestimento. Tenha bastante cuidado também com calças com detalhes metálicos, ou botões salientes, podem marcar, arranhar, ou em casos mais graves, furar ou rasgar o revestimento do assento. E mantenha sempre que possível os bancos longe da exposição a raios solares, isso pode afetar o tecido, ressecando e acelerando o processo de envelhecimento. O uso de película nos vidros é sempre bem vindo!

61 autonews

Cuide do seu banco de couro


papopet 62

Papo PET!

Aaaaah...

os filhotes Olá! O Papo Pet está de volta!

Paulo Marcondes

Estaremos juntos nas próximas edições sempre com novidades, curiosidades ou explanações sobre esses nossos queridos e amados amiguinhos peludos. Escolhi para esta edição, um assunto de interesse de todos os amantes de cães, os FILHOTES!!! Escolher um filhote é um momento importante para o dono e sua família. Muitos compram por impulso, sem pensar se aquele cãozinho que estão levando para casa é o que mais corresponde ao perfil da família, e acabam desistindo do cachorro quando este cresce, doando ou mesmo abandonando o filhote ou o cão adulto nas ruas. Quando for adquirir ou mesmo adotar um filhote é preciso, antes de tudo, pesquisar alguns pontos para não errar na escolha. Entre eles o perfil da raça, o porte do animal, o tamanho que ele pode ficar na fase adulta, se solta pelos, o tipo de temperamento, se late muito, entre outros. É preciso ter em mente também, o porquê ou pra que se quer o cachorro. Para guarda da casa? Para companhia? Parceiros nos esportes? Alegrar o ambiente? Algumas pessoas querem um filhote bem treinado e comportado, outras para brincar com seus filhos. Neste caso a raça escolhida deve ter bastante tolerância à brincadeiras com crianças pequenas. Já filhotes muito pequenos que possuem natureza mais frágil, não são recomendados para crianças, pois as brincadeiras podem vir a machucá-los. Trazer um cachorro para dentro de casa é trazer mais vida para este lar; é ter alguém a mais para amar e acima de tudo ser amado incondicionalmente por este novo ser; é ter um amigo constante e fiel; alguém que estará sempre ao seu lado aceitando suas manias sem nunca reclamar. Agora fique atento. O filhote tem uma certa tendência a ser um reflexo do seu dono. Se o dono tem uma personalidade muito agitada isto tende a se refletir no animal. Da mesma forma o contrário, se o dono for calmo e tranquilo o animalzinho tende a seguir os mesmos passos. Se o animal for estimulado a latir, a bagunçar ou a pular demais, isto pode ser um problema no futuro quando este dono quiser controlar os ânimos do cãozinho. Um filhote, assim como as crianças, tem que ser educado por seus donos e conhecer os limites para que não se torne um transtorno ou gere uma convivência desagradável para todos.


CONHECENDO O MERCADO DE FUNDOS DE INVESTIMENTOS O objetivo principal do investidor é encontrar num mesmo investimento a LIQUIDEZ, que significa a possibilidade de resgate parcial ou total de forma imediata dos seus valores aplicados, a SEGURANÇA, ou seja, o nível de risco envolvido dentro do limite pretendido pelo investidor, não expondo seu capital a possibilidades de perdas imprevistas e a RENTABILIDADE que é o retorno financeiro sobre o capital investido, sendo que quanto maior, melhor. Quando este tripé é alcançado, os investidores, em especial os mais conservadores, não perdem a oportunidade de investir. Mas, encontrar este investimento não é tarefa fácil. Você Sabia? Que o ganho ou a perda só acontecem no saque e não com a variação do valor da cota! ATENÇÃO: Para se escolher um fundo de investimento para aplicar seus recursos, você deve comparar as características das opções disponíveis, pois os resultados alcançados nos fundos oferecidos podem ser diferentes se não forem levados em consideração os seguintes itens: Período, Tipo de Fundo, Política de Investimento e Fatores de Risco. Sendo assim, ao tomar sua decisão de investimento, compare as opções que têm as mesmas características e que atendam à sua necessidade.

TIPOS DE FUNDOS DE INVESTMENTOS: FUNDO ABERTO: o cotista pode aplicar e resgatar a qualquer momento. FUNDO FECHADO: a aplicação é feita em período específico e o resgate só é permitido quando do término do prazo de duração do fundo. FUNDO EXCLUSIVO / RESTRITO: destinado a um único investidor ou grupo restrito de investidores. FUNDO COM CARÊNCIA: o resgate só pode ser feito depois de decorrido determinado prazo. FUNDO SEM CARÊNCIA: o cotista pode aplicar e resgatar a qualquer momento.

O que é taxa DI? É a Taxa média ponderada das operações realizadas entre instituições financeiras pelo prazo de um dia, com lastro em emissão de CDI – Certificado de Depósito Interfinanceiro, que é um título privado. É o benchmark utilizado na análise de retorno da maioria dos investimentos de renda fixa.

TRIBUTAÇÃO SOBRE OS FUNDOS DE INVESTIMENTO Segundo determinação da Secretaria da Receita Federal, os fundos de investimentos são classificados em três categorias para efeitos de Imposto de Renda PF/PJ, e a incidência do imposto dependerá do período em que cada aplicação permanecer no fundo: Fundos de Tributação de Longo Prazo: Para fins de tributação, os fundos de longo prazo são aqueles cuja carteira de títulos tenha prazo médio igual ou superior a 365 dias. São sujeitos à incidência de imposto de renda na fonte conforme as seguintes alíquotas: Prazo da Aplicação / Alíquota IR: Até 180 dias (22,5%) – De 181 a 360 dias (20%) – de 361 a 720 dias (17,5%) – Acima de 720 dias (15%). Fundos de Tributação de Curto Prazo: são considerados fundos de curto prazo aqueles cuja carteira de títulos tenha prazo médio igual ou inferior a 365 dias. Eles estão sujeitos à incidência de imposto de renda na fonte conforme as seguintes alíquotas: Prazo da Aplicação / Alíquota IR: Até 180 dias (22,5%) – Acima de 180 dias (20%).

63 finanças

Sinal de mercado

João Vaz Administrador, Gerente Geral da Caixa Econômica Federal

Fundos de Ações: São fundos que devem ter, no mínimo, 67% (sessenta e sete por cento) da carteira alocada em ações negociadas em Bolsa de Valores. Esses fundos contam com alíquota única de Imposto de Renda, seja qual for o prazo em que o investidor permanecer com os recursos investidos. O imposto será cobrado sobre o rendimento bruto do fundo, quando você resgatar sua aplicação: Prazo da Aplicação / Alíquota IR: Independente do prazo da aplicação (15%). Recolhimento do IR e “come-cotas” O Imposto de Renda dos fundos de investimentos é recolhido no último dia útil dos meses de maio e novembro, em um sistema denominado “come-cotas”. Para esse recolhimento será usada a menor alíquota de cada tipo de fundo: 20% para fundos de tributação de curto prazo e 15% para fundos de tributação de longo prazo. Dessa forma, a cada 6 meses os fundos automaticamente deduzem esse imposto de renda dos cotistas, em função do rendimento obtido no período. Além disso, no momento do resgate da aplicação investidor, será recolhido a diferença, em função da alíquota final devida, conforme o prazo de permanência desse investimento no fundo.

Agora que você conhece um pouco mais sobre fundos e já sabe o que fazer para iniciar seus investimentos, faça sua opção, sempre levando em consideração o montante que você tem disponível e o seu perfil como investidor.

Boa Sorte!!!


Há quase 30 anos no mercado automobilístico, a Chemarauto

aposta em inovação para conquistar cada vez mais seu espaço e fidelizar clientes e parceiros. Com sede em Cruzeiro, Lorena e com a matriz em Guaratinguetá, beira Dutra, a empresa hoje possui 84 colaboradores. Liderando essa equipe de sucesso está o publicitário Paulo Eduardo Pires Rangel Credídio, diretor da empresa. Empreendedor e com olhar inovador para os negócios, Paulo vem apostando na publicidade para fortalecer a marca “Chemarauto”. Paulo tomou a frente da empresa em agosto de 2011, depois de ter adquirido experiência no departamento de peças e gerenciamento de vendas. Onde propôs uma nova direção, voltada ao melhor atendimento e satisfação do cliente. Com foco e estratégia bem definidos, os investimentos nas mídias digitais e impressas vêm proporcionando um resultado imediato e nítido, com o aumento no fluxo de clientes nas lojas. O que proporciona abertura para novos projetos serem realizados, como o “Feirão Itineirante”, que a Chemarauto realiza nas cidades da região e que visa oferecer aos clientes, boas condições de compra e atendimento qualificado. Ao lado da esposa Natália Tuan Credídio e da mãe Cleide Pires Rangel Credídio, Paulo Eduardo acredita que o crescimento e sucesso das concessionárias Chemarauto se deve à toda a equipe, que trabalha junto, compreendendo a missão da empresa em sempre atender e satisfazer o cliente, para mantê-lo fiel.

A Chemarauto oferece grande opção de modelos zeros, além de semi-novos e carros usados. Todos revisados, com garantia e nota fiscal. São semi-novos e usados de alto padrão.

65 entrevista

Visionário de sucesso!


imóvel 66

O sonho da

casa própria Planejamento! É essencial tê-lo para conquistar o sonho da casa própria. O mercado imobiliário está aquecido. Preços altos, metros quadrados cada vez mais caros e espaços de lazer luxuosos. Mas o sonho de conquistar a casa própria ainda é o maior entre os brasileiros e, mesmo com valores tão ousados, desistir não é opção. Antes de fechar um financiamento é preciso pesquisar, organizar e planejar. Liste o que é essencial para você e sua família em um imóvel. Pesquise preços, imóveis, localização, documentos, bancos e todos os detalhes que cercam um financiamento. Faça um planejamento do quanto pode investir, e por quanto tempo. Listamos alguns pontos para esclarecer estas questões.

1 – Onde deseja morar? O primeiro passo deve ser a certeza de onde se quer morar. Atualmente existe uma grande variedade de imóveis. Divididos em casas, apartamentos, metros quadrados, números de dormitórios, áreas de lazer, vagas na garagem, localização, proximidade e diversos itens que interferem no momento de escolher qual deles comprar. Itens esses que contribuem e muito no preço final do imóvel. 2 – Renda Familiar A renda familiar tem ligação direta com o primeiro passo. É definindo onde se quer morar que se pode planejar os gastos comprometidos para a compra do imóvel. Veja as possibilidades de todos da casa ajudarem no financiamento, a partir daí faça um cálculo de quanto um pode contribuir. Se for o caso, espere alguns meses ou anos para dar uma entrada maior ou até mesmo realizar a compra à vista. E lembre-se, ao fazer as contas que o valor da mensalidade não deve chegar a metade do orçamento, indica-se um teto de 30% da renda para tal fim. 3 – A união faz a força Nem sempre é possível esbanjar dinheiro se tratando da compra da casa própria. Economizar e cortar gastos é preciso. Por isso a família toda deve estar ciente dos custos e compreender que a partir de agora os gastos têm limite. No caso do financiamento de imóvel usado, verifique se ele não precisa de reformas. Se precisar, mais gastos vêm por aí. Envolva de maneira geral a família e corte o que for excesso. Para um bom investimento é preciso colaboração de todos. 4 – Pesquise, pesquise e pesquise Muitas tentações estão à solta no mercado imobiliário e, para não cair diante de uma, o segredo é pesquisar. Tenha paciência em pesquisar os

melhores preços aliados aos metros quadrados, sem esquecer de verificar as melhores condições de pagamentos. Há alguns meses em que os bancos oferecem taxas de juros mais baixas, isso nem sempre quer dizer que os preços estão menores, outras taxas mais altas podem estar compensando essa queda. É preciso pesquisar quais seriam as melhores taxas para o seu perfil. Se você é cliente de um banco já há algum tempo, a probabilidade de conseguir benefícios no pagamento é maior. Observe o custo de vida na região escolhida para morar. Gastos simples como supermercado, gasolina, transporte, podem mudar bastante o orçamento mensal.


Corre que o Verão vem aí... É nesta época do ano que as academias começam a ficar lotadas. Emagrecer, fortalecer a musculatura e aumentar a flexibilidade são os objetivos. Veja o que fazer para que estes desejos cheguem mais rápido. Aumentar a flexibilidade: É imprescindível alongar a musculatura e reeducar a postura corporal. Boas opções para este feito são atividades como: alongamento, Yoga, Pilates, reeducação postural global (RPG), Tai Chi Chuan e iso-stretching. Exercícios posturais que relaxam e fortalecem os músculos da coluna. Perder Peso: É fundamental realizar exercícios físicos que proporcionem um grande gasto calórico e bastante esforço físico. Uma caminhada rápida, corrida, spinning, ginástica aeróbica, boxe, treino em circuito (intercalar musculação e atividade aeróbica na mesma aula) e jump, são atividades que auxiliam na perda de peso. A alimentação neste caso é muito importante. Faça uma alimentação equilibrada, rica em frutas, vegetais, sempre evitando alimentos calóricos e com baixo poder nutricional como as gorduras, doces e o excesso de pães e massas. Fortalecer a Musculatura: O trabalho de força provoca um aumento da massa magra, músculos, além de aumentar a fixação do cálcio nos ossos. A musculação, ginástica localizada, pilates e power yoga são os mais indicados. É necessário ter cuidado para não cometer excessos, a intensidade do esforço deve ter um incremento gradativo. Desta forma, o risco de lesões em músculos e tendões é sempre menor.


horóscopo 58

agosto

53 I homenagem

horóscopo#

Fique antenado com tudo o que acontece no seu emprego. Aceite as pressões sem perder a calma. Colegas experientes podem ajudar você a ter melhores resultados no trabalho.

Novas oportunidades de trabalho poderão aparecer. Aproveite-as, mesmo que precise se esforçar para isso. Use a criatividade para concluir as tarefas.

Se precisar comentar algum problema para alguém, escolha a dedo para quem contar. Algumas amizades podem não ser o que aparentam.

Pessoas experientes podem ajudar a resolver problemas, ouça sugestões e conselhos. Poderá ter destaque no trabalho por causa da sua disposição e qualidade dos seus serviços.

Mês que deverá mostrar força e capacidade de enfrentar dificuldades na profissão. Preserve a sua alegria de viver e de curtir a vida ao máximo. Demonstre carinho aos familiares.

Você conseguirá ver claramente quais são os desafios que precisará enfrentar no ambiente profissional. Caso não esteja satisfeito com o trabalho, veja as oportunidades e se arrisque.

Preocupações estarão voltadas para as responsabilidades profissionais, isso pode comprometer alguma relação. Se organize melhor para dar atenção aos amigos.

Se atualize para ampliar os conhecimentos, assim, poderá ter oportunidade de crescimento no trabalho ou até conseguir um novo emprego. Cuidado com falsos amigos.

Não abuse da sorte e preste mais atenção ao fazer ou ler alguma coisa para evitar erros. Em casa, compartilhe interesses com os familiares para que se sintam importantes em sua vida.

Bom período para reorganizar e fortalecer a vida financeira. Mantenha a discrição sobre a vida pessoal, pois pode atrair a inveja de pessoas próximas.

Este mês é indicado para concluir tarefas pendentes. Nada de deixar as coisas mal resolvidas. Evite bater de frente com pessoas mais experientes.

Bom período para trocar ideias com pessoas que têm os mesmos objetivos que os seus. Em casa, procure ajudar nas tarefas e verá como tudo melhora.


social 70

Sinal Vip

1 a 3. O empresário Felipe Bering está realizando mais duas megas baladas na capital. Evento que atrairá a alta sociedade paulista. Sunset Club A e PimpNho. 4. Antecedendo o Circuito Brasileiro de Stunt 2012, que vai acontecer entre 17 e 19/08, aconteceu um belo desfile para escolher a Garota Stunt IGUI. O evento é realizado pela IGUI Piscinas e Edir Motos. 5. O empresário Daniel Diogo, um verdadeiro Bohemio aproveita a folguinha para se divertir. 6. Parabéns para a minha amada Lilian Hibrain, que comemorou seu aniversário neste mês de agosto. Que você cumpra cada dia melhor a promessa de felicidade, amor e paz. Felicidades e sucesso a você sempre, TE AMO! 7. Com experiência de 30 anos ao lado do Prefeito Gilberto Filippo e mais 8 anos auxiliando o Prefeito Junior Filippo, Chico Anísio declara seu apoio ao empresário Marcus Soliva: “ Minha missão política é eleger Marcus Soliva ao legislativo de Guaratinguetá!” 8. O empresário Marinho Masi , RP da Green Valley em São Paulo e sua esposa Gabriela Monteiro, expanicat, fazendo um tour pela Europa. Maravilha! 9. As belas Hedilene, da Vanguarda e Lilian Darge. 10. Irmandade total! Mateus Dias, Tiago Dias e Rafh, da pizzaria do Augusto. Sempre esbanjando simpatia. 11. Casal mais que apaixonado em uma viagem gostosa Rio de Janeiro. O psicólogo e também cantor José Mello e Carolina Cavalcanti aproveitaram para registrar o momento nas cachoeiras de Itatiaia. 12. A colunista da revista Sinal Verde Renatha Silva também comemorou seu aniversário no mês de agosto. PARABÉNS! 13 e 14. Mais uma novidade que a Golden Motos trouxe para Guaratinguetá, o “Stand Volante Honda”. O evento trás uma carreta totalmente estruturada para promover ações de negócios. Mara junto com a equipe Golden Motos mais uma vez desenvolve um projeto com sucesso! Parabéns!

1.

2.

4.

3.

5.

7. 8. 11.

9.

12.

10.

13.

Ivan Leyraud Neto Empresário, Administrador e Diretor do Grupo Sinal Verde. ivan.sinalverde@ hotmail.com

6.

14.


Revista Sinal Verde - Agosto de 2012  

Agosto de 2012

Advertisement