Page 1

www.grupoembracon.com.br

Informativo do Grupo Embracon |Santa Catarina | Edição n o 48 | Dezembro de 2011

25 de Dezembro - Natal

O Espírito do Natal

Promoção

Quer ganhar um jantar? Participe do FALA LEITOR! Página 02

Atualize seu cadastro

Aprenda como atualizar seu cadastro no site do Grupo. Página 04

Férias

Saiba como conceder as férias coletivas. Página 08


Fala Leitor!

N

Bom dia!! Primeiramente gostaria de dizer que o stand da Embracon na Construfair estava muito organizado e os colaboradores do Grupo que estavam lá eram muito bem informados, tirando nossas dúvidas sem maiores problemas, parabéns a toda a equipe! A revista de Outubro, assim como as dos meses anteriores, está ótima! As matérias são sempre muito relevantes e agregam conteúdo à nossa leitura. Gostei muito da matéria que foi feita sobre os resíduos sólidos. Bastante informativa e, com certeza, abriu a cabeça de muita gente acerca desse problema enfrentado por todo o mundo. A campanha do agasalho realizada pelo grupo tem um grande impacto na vida de muitas pessoas que necessitam do apoio de outras para ter um mínimo de conforto na estação mais fria do ano. Parabéns pela iniciativa do grupo e a participação dos condôminos que ajudaram nessa empreitada. No mais, ficam os meus cumprimentos a todo o Grupo e os idealizadores da revista Embracon News. Parabéns pelo trabalho e pelos 20 anos da empresa! Geovanna Linhares. Boa Tarde

esta edição o Grupo Embracon gostaria de agradecer a todos os leitores por mais um ano de sucesso e conquistas! Desejar um Feliz Natal e um ótimo ano novo! Em dezembro trazemos matérias sobre taxa de condomínios, manutenção de piscina, férias e planejamento orçamentário nesta época do ano.

Sortuda do Mês Neste mês os sortudos que ganharam 2 jantares no restaurante Wa Sushi & Obentô foram: Geovanna e Bruna

Informativo do Grupo Embracon | Edição n o 48 | Dezembro de 2011

Sortuda do Mês

2

Promoção do Mês

Mande sua sugestão ou opinião para marketing@grupoembracon.com.br e concorra a 2 jantares no restaurante Bigger Sushi. End: Rua Adolfo Melo, 30 Centro Florianopolis Tel.3028-0647/3322-0647

Condomínios

TAXA DO CONDOMÍNIO DO RECEBIMENTO DA TAXA DO CONDOMÍNIO PELO SÍNDICO

E

ntre as várias atribuições do síndico, está a de promover a cobrança das taxas condominiais em atraso, conforme determinação do Código Civil em seu artigo 1348, inciso VII. Contudo alguns síndicos confundem esta função, já que passam a fazer pessoalmente este tipo de cobrança. Tal atitude pode ser danosa ao síndico e ao condomínio, pois os mesmos poderão sofrer ações de danos morais. A legislação, estabelece que o inadimplente não poderá ser exposto ao ridículo e muito menos a qualquer tipo de constrangimento, o que na prática é comum neste tipo de cobrança, pois os ânimos exaltam-se. Outra situação são os depósitos feitos pelos condôminos diretamente na conta corrente do condomínio, sem os encargos estipulados na convenção. Neste caso, é obrigação do síndico notificar o condômino inadimplente quando observado que o depósito não foi integral e solicitar a regularização da diferença. Portanto, para melhor administrar seu condomínio, é importante bloquear as contas correntes para depósitos não identificados e realizar as cobranças pela administradora ou diretamente pelo advogado do condomínio, pois o inadimplente será acionado de uma maneira correta e segura, sem causar qualquer prejuízo ao condomínio.

EMBRACON NEWS está surpreendendo a cada mês. Reportagens envolvendo a Saúde, direitos dos empregados domésticos e infiltrações em codomínios. É um informativo completo, que nos deixa sempre muito atualizado. A respeito das barcas de Sushi...esse mês eu quero ganhar...o restaurante Wa Shushi é do ladinho do meu condomínio. Adoro SUSHI. Rafael Marcon Manfredini Sindico Cond. Ilha Dourada. Entre os inúmeros artigos disponíveis na revista, o que mais me chamou foi a matéria sobre Sustentabilidade Empresarial. Por ser um tema relativamente novo, muitas empresas ainda possuem uma certa dificuldade em adaptar o sistema de suas empresas. Porém, por estar tão em voga, já é possível fazer o uso de algumas fontes para um melhor o aperfeiçoamento empresarial. Para que as organizações possam contribuir para a sustentabilidade devem modificar seus processos produtivos, quando for necessário, para se tornarem ecologicamente sustentáveis. Sabemos que o crescimento é inevitável, e é justamente por isso que é preciso criar uma estrutura para suportá-lo e supri-lo; de maneira a produzir mais, reciclar mais, conscientizar mais, e principalmente, consumir menos. Mas essas responsabilidades não se restringem a empresas e empresários. A população também tem que agir menos agressivamente em relação ao meio ambiente, pois os recursos naturais são limitados. Att; Bruna Pereira

Economia de água

Condomínios podem reaproveitar água da chuva, reutilizar a água consumida e evitar o desperdício

N

os dias atuais economizar água é essencial para o futuro do planeta e ainda contribui para reduzir os custos no condomínio. Esse recurso natural é fundamental à vida, apesar de renovável, é também finito. Dessa forma, mesmo em condomínios, onde o custo da água é, na maioria das vezes, dividido entre os moradores e não é possível precisar a quantidade exata gasta em cada apartamento, o uso racional deve ser encarado como respeito à natureza e à humanidade. Existem sistemas que auxiliam nessa economia como, sistema de aproveitamento de água da chuva, que permite captar, filtrar e armazenar toda a água coletada. Em geral, pode ser

usado para diversos fins como para descarga em vasos sanitários, para lavagem geral de garagem, pisos, carros e fachadas, além de poder regar jardins. Outra alternativa para o aproveitamento da água é a sua reutilização: a água proveniente dos lavatórios e dos chuveiros pode passar por uma estação de tratamento de esgoto, sendo novamente armazenada, para uso exclusivo nos vasos sanitários. Os benefícios de economizar água são muitos: economia, despoluição e minimização do desperdício. Nos condomínios, novas tecnologias e até mesmo soluções simples podem reduzir o desperdício de água e gerar uma boa economia.

Dicas para economizar: • Escovando os dentes, lavando o rosto, fazendo a barba: não deixe a torneira aberta. Economia média: 20 litros/dia.

• Lavando louça na pia: torneira aberta, só para enxaguar. Economia média: 200 litros/dia.

• Torneira pingando: conserte o mais rápido possível. Economia média: 46 litros/dia.

Informativo do Grupo Embracon | Edição n o 48 | Dezembro de 2011

Editorial

3


Condomínios

Grupo Embracon

Manutenção de piscinas P

ara um condomínio ter sempre uma piscina com águas claras e limpas, é necessário ser realizada uma boa manutenção. Mais para garantir a limpeza das piscinas é necessário se precaver de alguns problemas, que são fáceis de resolver . CAUSA

CAUSA

CAUSA

PROBLEMA

Água verde (Algas, Lodo), paredes e fundo da piscina escorregadio. Água turva, opaca, leitosa

1. pH elevado.

SOLUÇÃO

Ajsute o pH com um “Redutor de pH” para que ele fique

SOLUÇÃO

Informativo do Grupo Embracon | Edição n o 48 | Dezembro de 2011

Faça o ajuste do pH com um “Redutor de pH”. Quando o pH estiver entre os níveis de 7.4 e 7.6, aplique um “algicida de choque” e escove a piscina. Coloque a água para filtrar e após seu clareamento aplique o cloro para fazer a desinfecção. Quando o processo de filtragem acabar, lave a areia do filtro.

4

PREVENÇÃO 1. Mantenha o pH entre 7.4 e 7.6; 2. Os níveis de cloro devem ser mantidos entre 2 a 4 ppm; 3. Aplique semanalmente um “algicida manutenção” apropriado para piscinas de fibra.

entre os níveis de 7.4 e 7.6. Em algumas regiões, a água

1. Ausência de cloro; 2. Níveis elevados do cloro combinado (A falta de cloro ou aplicação de dosagens insuficientes, acarreta no aparecimento de cloraminas ou cloro combinado, que é resultado da reação do cloro com urina, gordura e suor.)

SOLUÇÃO

Água com cheiro forte de cloro

P

rocure sempre manter seus dados atualizados. Assim podemos manter uma boa comunicação mais próxima com você. Entre no nosso site: www.grupoembracon.com.br e atualize seu cadastro.

Estágio Curricular obrigatório!

1 – Na página inicial clique em ASSESSORIA CONDOMINIAL O que se deve fazer para manter a piscina limpa: DIARIAMENTE: • Verificar as condições de transparência da água; • Colher folhas com a peneira cata folhas; • Filtrar a água da piscina; • Clorar a água.

potável já vem com o pH elevado, portanto observe os níveis de pH após o reabastecimento da água. Aplique um

floculante/cla-

rificante e coloque a água para filtrar até ficar transparente.

PREVENÇÃO 1. Filtre a água da piscina com freqüência; 2. Mantenha o pH e e 7.5; 3. Utilize cloros menos alcalinos.

Faça uma super-cloração. Eleve o nível do cloro para a faixa de 6ppm a 10ppm. Para efetuar essa super cloração deve-se utilizar o hipoclorito de cálcio, cloro que NÃO é adequado para tratamento em piscinas de fibra de vidro, portanto esse tipo de tratamento NÃO deve ser utilizado com freqüência.

PREVENÇÃO

SEMANALMENTE: • Medir PH e Cloro ou sempre que observar qualquer alteração na transparência da água; • Limpeza das bordas; • Escovar a parte interna da piscina;

2- Clicar no item ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

• Fazer aspiração.

QUINZENALMENTE:

Em parceria com a Universidade de São José o Grupo

• Fazer a retrolavagem da areia do filtro.

Embracon abriu as portas para o estágio obrigatório, com o objetivo de proporcionar aos acadêmicos a

MENSALMENTE:

vivência da teoria x prática.

• Colocar oxidante (oxida matéria orgânica) diluído 1. Faça a medição semanal dos níveis de cloro combinado através de estojo de teste adequado; 2. Mantenha o cloro livre ou o residual de cloro na faixa de 2 a 4ppm.

na piscina, gerando economia de cloro .

3- Agora é só preencher os dados e clicar em ATUALIZAR CONDOMÍNIO

Essa parceria além de disponibilizar ao aluno o estágio obrigatório não remunerado, a empresa sai na

ANUALMENTE:

frente no quesito atração de talentos, pois passa a

• INDISPENSÁVEL, fazer a troca da carga de areia

conhecer e desenvolver seus futuros candidatos.

do filtro.

O Grupo Embracon recebeu da faculdade USJ uma carta de agradecimento pela parceria de estágio obrigatório curricular.

4- PRONTO SEU CADASTRO FOI ATUALIZADO!

Informativo do Grupo Embracon | Edição n o 48 | Dezembro de 2011

1. Ausência ou baixo nível de cloro; 2. Falta de algicida manutenção; 3. pH elevado – as Algas se proliferam em níveis altos de pH.

Atualize seu cadastro no Grupo Embracon

5


Case de Sucesso

A

Sustentabilidade

Sakura

Sakura, maior fabricante do molho de soja (shoyu) no Brasil, preparou uma promoção em conjunto com o Grupo Embracon, e quem saiu ganhando foram os condôminos que, ao participar do concurso de frase dando opinião sobre o “Embracon News”, foram premiados com jantar com direito a acompanhante nos mais badalados restaurantes da região. Claudio Lange Moreira, morador de São José, na Grande Florianópolis, disse que ficou surpreso ao receber a notícia de que ganhara a promoção. Leitor assíduo do jornal, ele respondeu a pergunta, mandou pelo email, e selecionado, ganhou um jantar, com direito a acompanhante, no Sushi Yama, na Lagoa. “Eu conhecia o restaurante só de passagem e vai ser ótimo conhecer dessa forma.”, disse o ganhador, apreciador da culinária oriental e que há anos utiliza os produtos Sakura.

A

Sustentabilidade

modernidade das construções dos prédios atuais já possuem a preocupação e a necessidade em economizar e poupar tanto energia em favor da sustentabilidade quanto a favor do seu dinheiro. O síndico é o responsável pelas atividades que envolvam o edifício, porém, cada morador pode ficar atento a possíveis melhorias e serem sugeridas ao síndico e zelador.

Veja algumas sugestões de como reduzir despesas do condomínio: - Trocar lâmpadas velhas por mais modernas, que duram o mesmo tempo, porém consomem menos energia; - Sugerir que os síndicos façam pelo menos três orçamentos de todas as compras e serviços; - Hidrômetros individuais (medidores de consumo de água

6

medida; cinco sabores de Missoshiru Instantâneo. E, também vêm com a chancela de qualidade Sakura os produtos Kenko, composta de molhos líquidos (como o de pimenta, inglês e de alho), os temperos para salada, além de temperos e conservas. E, para quem gosta de apimentar as receitas, a Sakura desenvolveu três sabores da pimenta Bravo, excelentes, de qualidade Premium. E, a última novidade do mercado, a Sakura agora vende pipocas para micro ondas com a marca Kenko. Além do Sushi Yama fazem parte da promoção Sakura e Grupo Embracon a Mercearia Sayuri/ Wa e o Sushi Biguer.

- Observar se existe lâmpadas acesas em locais desnecessários ao longo do dia e da noite, como em certas partes da garagem que possam ser desligadas sem comprometer a segurança, ou ainda, instalar sensores de movimento; - Aproveitamento da água da chuva para limpeza de jardins e áreas externas; - Adotar sistema inteligente de elevadores que fazem subir ou descer aquele que estiver mais próximo do andar de quem chamou; - Reciclar os materiais e vender à empresas de reciclagem, gerando um capital para o condomínio.

Os Empreendimentos mais recentes já vem adotando itens como o aquecimento solar, aproveitamento da água da chuva para limpeza de jardins, janelas com persianas de enrolar, sensor de presença para as luzes das áreas comuns,

peças sanitárias de baixa vazão, medidores individuais de água fria, quente e gás, gerador de energia. Tais itens possibilitam uma redução tanto na taxa condominial como contribuem para o meio ambiente.

Informativo do Grupo Embracon | Edição n o 48 | Dezembro de 2011

Informativo do Grupo Embracon | Edição n o 48 | Dezembro de 2011

P

ara difundir a marca Sakura, a empresa traz para os leitores do “Embracon News” receitas práticas, saborosas e diferentes. “Queremos levar ao conhecimento de um público diferenciado, formador de opinião, que os nossos produtos, além de saudáveis, podem ser utilizados nas mais diversas receitas, que não ficamos restritos à culinária oriental”, informou Marcelo Ronque, supervisor da Sakura para a região Sul. A Sakura é conhecida pelo shoyu, e tem uma vasta linha de produtos. Fabrica o Missô, tempero básico do missoshiru, a sopa servida nos restaurantes, mas para quem prefere comodidade e praticidade, disponibiliza

individuais). As construções mais recentes já adotam essa

7


Empresarial

Férias

FÉRIAS COLETIVAS

FÉRIAS

Por férias coletivas devemos entender aquelas concedidas, simultaneamente, a todos os empregados da mesma empresa ou de determinado setor (CLT, art. 139). Podem ser gozadas em dois períodos anuais, desde que nenhum deles seja inferior a 10 dias. Para conceder as férias coletivas, o empregador deve observar as seguintes regras: • Comunicar o Ministério do Trabalho e Sindicato da Categoria com antecedência mínima de 15 dias, as datas de início e fim das férias coletivas; • Especificar na comunicação quais estabelecimentos ou setores serão abrangidos e seus respectivos empregados; • Fixar o aviso sobre as férias nos setores abrangidos.

ATENÇÃO: Caso algum dos critérios acima não forem cumpridos as férias coletivas perderão a validade.

Informativo do Grupo Embracon | Edição n o 48 | Dezembro de 2011

CIPA

8

Com o UltraSystem da Ultragaz você tem a certeza de que está adquirindo um produto de qualidade, seguro e que tem abastecimento garantido pela pioneira e líder em Gás LP no Brasil. Afinal, de especialista para especialista, ter mais comodidade no dia a dia é fundamental.

A Comissão interna de Prevenção de Acidentes – CIPA é um instrumento que os trabalhadores dispõem para tratar da prevenção de acidentes do trabalho. Devem constituir a CIPA e mantê-la em regular funcionamento as empresas que possuam empregados com vínculo de emprego. A obrigatoriedade da CIPA é exclusiva para os estabelecimentos que tenham mais de 20 empregados. Quando houver menos, a empresa designará um responsável pelo cumprimento das normas. A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, com a ampla cooperação dos empregados e empregadores, de forma a prevenir acidentes e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho. Utilizando as seguintes metodologias: • Solicitar medidas para reduzir/eliminar os riscos existentes; • Neutralizar os riscos mediante as ações executadas; • Discutir os acidentes ocorridos; • Aprimorar e debater técnicas específicas de segurança; • Orientar os demais trabalhadores quanto à prevenção de acidentes.

As vantagens do UltraSystem deixam o seu condomínio ainda melhor. Quais são as vantagens exclusivas da Conta Individual? Respeito ao consumidor

• Cada cliente paga apenas o que consume. • Não há taxa mínima. • O morador não é penalizado por atrasos e inadimplência de outros.

Economia

A CIPA será composta de representantes do empregador e dos empregados, cabe aos empregados: • Participar da eleição de seus representantes; • Colaborar com a gestão da CIPA; • Indicar as situações de riscos e apresentar sugestões de melhorias; • Observara e aplicar no ambiente de trabalho as recomendações da CIPA.

Segurança

• Instalação com padrão ABNT. • Manutenção periódica por equipe treinada, uniformizada e identificada.

Comodidade

• Controle total do consumo, mensalmente, via fatura. • Redução de custos para o condomínio, sem estoque de gás parado no cilindro. • Em caso de ausência do morador, não há cobrança, pois não houve consumo.

• A conta pode ser paga em qualquer agência bancária ou pela internet. • Equipe comercial e técnicos sempre à disposição do cliente.

Confiança

• Um produto com a qualidade da líder, pioneira e especialista no que faz.

UNIDADE DE APOIO AO CLIENTE EMPRESARIAL Capitais e regiões metropolitanas: 4003 1616 | Demais regiões: 0800 886 1616

www.ultragaz.com.br

Informativo do Grupo Embracon | Edição n o 48 | Dezembro de 2011

Inicialmente apresentaremos o conceito de “Período Aquisitivo e Concessivo”. Período Aquisitivo: são os 12 meses que o empregado tem que trabalhar para então ter direito as férias. Este período inicia-se com a admissão. Período Concessivo: são os 12 meses subseqüentes ao período aquisitivo. É neste período que o empregador deve conceder os dias de férias adquiridos pelo empregado, sob pena, de ter que remunerá-los em dobro (CLT, at. 137). As férias não poderão ser concedidas antecipadamente, salvo nos casos de férias coletivas. O empregado tem, necessariamente, que trabalhar 12 meses para então, ter direito as férias. Porém, dependendo do número de faltas durante o período aquisitivo, será adotada a seguinte proporção:

9


Capa

10

02 04 08 11 14 21 25 31

Dia do samba

Desejamos a todos:

Dia da Propaganda Dia da família Dia da justiça Dia do Arquiteto Dia do Engenheiro Dia nacional do Ministério Público

Votos de Feliz Natal e um próspero Ano Novo.

Dia do atleta Natal Reveillon

N

Natal bem planejado

No fim de ano com as festas e Natal é muito comum ultrapassarmos o orçamento. Para não chegar desprevenido nesta época do ano é essencial fazer um bom planejamento. Uma boa medida para não estourar seu orçamento é efetuar um planejamento, assim o ano começa tranqüilo, mantendo as despesas em ordem.

• • • • •

Etapas para se organizar:

Elabore um planejamento: identifique todas as despesas em uma lista. Divida tudo em despesas e receitas; Converse com a família: toda a família deve estar envolvida no projeto. Juntos vocês podem avaliar e cortar gastos, e assim chegar a um mesmo objetivo;

Reserve um valor para produtos mais caros ou desnecessários: o supérfluo só entra na renda familiar se sobrar algum dinheiro. Mas é claro que você não precisa se privar de tudo que gosta; Economize dentro de casa: veja se todos os serviços usados em casa são úteis e bem aproveitados;

Evite usar o crédito: cartões de crédito, cheque especial e crédito pessoal possuem juros altíssimos. Por isso, se não conseguir pagá-los em dia, é melhor nem usar. No caso do último, os juros são sempre altos, mesmo que as prestações sejam pagas em dia. Assim, só use se realmente precisar e pensando bastante nisso;

Investimentos: para fazer qualquer investimento é necessário reservar uma parte da renda. O que não significa comprometê-la. Para isso, é preciso cortar gastos, retirar todos os supérfluos e principalmente fazer um planejamento.

Informativo do Grupo Embracon | Edição n o 48 | Dezembro de 2011

Informativo do Grupo Embracon | Edição n o 48 | Dezembro de 2011

DEZEMBRO

Fique atento

11


Saúde

Respostas Jurídicas

Insolação

Assembleias, Atas e Procurações 1 - O inquilino pode participar e votar na assembleia? O novo Código Civil não regula a participação de inquilino na assembleias condominiais, todavia, este direito é assegurado na Lei de Locação, Lei 8.245/91, que no artigo 83, incluiu no artigo 24 da Lei 4,591/64, o parágrafo 4º, assim redigido: § 4º Nas decisões da assembleia que envolvam despesas ordinárias do condomínio, o locatário poderá votar, caso o condômino locador a ela não compareça.

2 - As atas das assembleias precisam ser registradas? O novo Código Civil não obriga o registro das atas de assembleias em Cartório de Títulos e Documentos. No entanto, é recomendável registrá-las, pois torna a decisão da assembleia pública e permite a reconstituição do livro de ata no caso de extravio.

3 - O síndico, membros do conselho fiscal e/ou consultivo e empregados do condomínio podem receber procurações para votarem em assembleia? Não há legislação neste sentido. Contudo trata-se de medida salutar, proibir através da cláusula expressa na Convenção, que tais pessoas atuem como procuradores.

SINTOMAS A sintomatologia de insolação varia, mas pode abranger: • Temperatura corporal alta ; • Pele vermelha, quente e seca; • Pulsação acelerada; • Cefaléia; • Falta de ar; • Vertigem; • Náusea; • Vômito; • Desidratação; • Confusão; • Inconsciência. Para tratar da insolação, deve-se tomar tomar banhos frios, usar roupas leves e hidratantes, porém se o caso for mais grave a pessoa deverá tomar

Informativo do Grupo Embracon | Edição n o 48 | Dezembro de 2011

soro na veia.

12

A

insolação

pode

levar

uma pessoa à morte.

A

insolação pode ocorrer na praia, no campo ou até mesmo de baixo do guarda-sol. Nada mais é, do que, a exposição excessiva ao sol. É considerada como um grave acidente principalmente em idosos e crianças, que possuem uma tolerância menor em relação aos raios solares. Os principais raios solares que mais prejudicam a pele são o ultravioleta e o infravermelho. Existem duas

fases da insolação: - A 1º é quando a pele vai ficando vermelha e ardida; - A 2º é quando se formam bolhas na pele. Para evitar uma insolação, as principais dicas são simples: procurar a sombra entre 11h e 17h, durante o horário de verão, e evitar atividades físicas que tenham exposição direta ao sol e jamais sair de casa sem bloqueador com FPS 30, no mínimo.

Informativo do Grupo Embracon | Edição n o 48 | Dezembro de 2011

muito líquido, até mesmo o soro caseiro,

13


Segurança

Prevenção

Vigilância nas férias N

Informativo do Grupo Embracon | Edição n o 48 | Dezembro de 2011

o verão, existem alguns cuidados específicos que os síndicos e zeladores dos condomínios devem tomar. Com o período de férias e também de chuvas, a lista de itens a serem checados é grande, tanto no que diz respeito à manutenção de elementos estruturais dos prédios e áreas comuns, como no que se refere à segurança e ao gerenciamento de conflitos. O primeiro passo é o síndico emitir uma circular a todos os condôminos sobre a necessidade de cuidados extras nesta época. Porteiros, zeladores e faxineiros também devem receber orientações especiais. Para os síndicos, a recomendação essencial é inspecionar o sistema de segurança, verificando o funcionamento do circuito de alarmes e TV interna do condomínio (se houver). Em edifícios com grandes áreas externas, os

14

profissionais devem ser orientados a fazerem rondas periódicas, especialmente no período noturno. Os profissionais devem estar sempre atentos ao que acontece nas imediações do condomínio. Carros parados por um longo período, pessoas estranhas observando o movimento ou qualquer outro fato estranho deve ser comunicado imediatamente ao zelador, à empresa responsável pela segurança ou mesmo à polícia. Hoje em dia a tecnologia é um complemento na segurança de condomínios, pois em caso de sinistros pode auxiliar na comunicação dos fatos as autoridades, reconhecendo os envolvidos, controlando acessos, inibindo ações de vandalismos e assaltos; isso quando instalado de maneira bem projetada tendo um acompanhamento e manutenções periódicas.

Torta Holandesa Ingredientes • 2 latas de creme de leite, sem soro • 1 xícara (chá) de açúcar • ½ xícara (chá) de manteiga • 2 colheres (sopa) de Licor de Umê Taiki • 2 pacotes de bolacha de maisena • 1 pacote de bolacha com cobertura de chocolate • Cobertura de Chocolate Kenko a gosto Modo de Preparo 1. Na tigela da batedeira, coloque o creme de leite, o açúcar, a manteiga e o Licor de Umê Taiki e bata em potência média até ficar homogêneo. 2. Para montar: Forre o fundo de uma forma redonda de aro removível (25 cm de diâmetro) com as bolachas maisena e disponha as bolachas com cobertura de chocolate ao redor da forma. Em seguida despeje parte do creme, acrescente outra camada de bolacha maisena, adicione mais creme e repita essa operação até finalizar a torta. 3. Leve para gelar por aproximadamente 2 horas. Quando for servir retire o aro e cubra com a Cobertura de Chocolate Kenko.

O Grupo Embracon oferece os serviços de Tecnologia de Segurança, que cuida desde o projeto, implantação e atua também com uma central 24h de monitoramento eletrônico.

Dica Substitua a bolacha de maisena por outra de sua preferência. Rendimento 4 pessoas Tempo de Preparo 30 minutos + 2 horas na geladeira

sobremesas fcarão ainda mais s a u S as coberturas doces Kenk sas com o t s o go

Sojinha Sakura

www.sakura.com.br


Conheça o Grupo Embracon

Administrativo

Este mês o News apresenta para você leitor o departamento administrativo do Grupo Embracon.

O

departamento tem suas atividades voltadas aos clientes externos e principalmente aos clientes internos, dentre as áreas administrativas temos a expedição, recepção, telefonia e o administrativo.

“Toda gerência dentro de uma empresa traz consigo uma grande responsabilidade, a gerencia administrativa de um grupo de 20 anos é um grande desafio, baseado nessa premissa procuro passar a essa equipe jovem, porém muito comprometida e dedicada, que vivenciamos aqui uma grande experiência profissional, e que possamos fazer a cada dia a diferença necessária no grupo e principalmente no mercado de trabalho”. Fabiano Penafort – Gerente Administrativo do Grupo Embracon

Administrativo: Esta área é responsável diretamente pelo funcionamento da empresa, seus procedimentos e normas, área que atende a todos os departamentos, visando a agilidade nas solicitações e atendendo as demandas de forma eficiente e eficaz. Algumas de suas atividades: compras, manutenção de frota e sede, gestão de contratos com fornecedores, plano de ações visando a redução de custos. Assim proporcionando uma empresa mais adequada para prestar um serviço de qualidade com preços competitivos. Auxiliares administrativos: Douglas e Rosilene. Subgerente administrativa: Michelle de Souza.

Recepção e Telefonia: Principal atividade, o primeiro contato com o cliente quando procura nossa empresa, através do telefone ou pessoalmente, identificando a área para qual deseja encaminhar de forma cordial e assim atendendo suas expectativas. Profissionais administrativas: Vanessa e Simone.

Expedição: Principal atividade, entrega e coleta de documentos nos clientes, responsável pelas rotas em bancos, cartórios, órgãos públicos e nos condomínios executando as leituras de gás e água. Motoboys: Rooger, Fernando e Arthur. Coordenador da expedição: Alexandre.

EXPEDIENTE GRUPO EMBRACON Rua Charles Ferrari, nº 548 - Kobrasol - São José - Santa Catarina - Fone: 48 30354000 I REDATOR RESPONSÁVEL Simone Pereira TEXTOS E REVISÃO Simone Pereira e Fabiano Penafort I DIAGRAMAÇÃO Alexandre Luz e Jacqueline Vitorino I APROVAÇÃO Simone Pereira e Fabiano Penafort I DISTRIBUIÇÃO Dirigida I TIRAGEM 10.000 exemplares I IMPRESSÃO Delta Print

Embracon News N° 48 Dezembro 2011  

Embracon News N° 48 Dezembro 2011

Advertisement