Page 1

www.grupoembracon.com.br

REVISTA

Revista do Grupo Embracon | Santa Catarina | Edição n o 54 | Junho de 2012

Dia Mundial do Meio Ambiente

Promoção Fala Leitor

Concorra a um jantar!

Sustentabilidade Aquecimento Global

Caderno

Ribeirão da Ilha Revista Embracon 1


Índice

www.grupoembracon.com.br

Condomínio

Animais em condomínio A presença de animais domésticos Case de Sucesso

Movimento Floripa Te Quero Bem Discute a Segurança Pública em Florianópolis. Empresarial

A favor do tempo O que você faz com o seu tempo? Construções

Evite poluição sonora já existem algumas soluções oferecidas por empresas especializadas Capa

Dia do Meio Ambiente A importância do Meio Ambiente em nossas vidas Respostas jurídicas

Os juros poderão ser aumentados para compensar a redução da multa moratória para 2%?

6 8 10 12 13 14

Revista do Grupo Embracon | Santa Catarina | Edição n o 53 | Maio de 2012

DIA DO TRABALHO Móveis e Decoração Revista Embracon

o Caderno de Móveis e Decoração | Revista Embracon | Santa Catarina | Edição n 01 | 15 de Abril de 2012

Promoção Fala Leitor Participe e concorra

Sustentabilidade Empresa sustrentável

Caderno Móveis e Decoração

Um caderno para quem quer transformar sua casa em um lar de verdade. Todos os meses, os lançamentos e as tendências de decoração, design, arquitetura e paisagismo, com informações e soluções para cada ambiente. Ajuda o leitor a viver com conforto, estilo (o estilo de cada um) e, sobretudo, sossego e felicidade.

Ambientes e Conceitos “Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.”

Revista Embracon 1 Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit,

Contatos (48) 1234-5678 email nome@provedor.com.br

Edição de Maio Dia do Trabalho

Classificados

Serviços e Produtos Ofertas para os leitores da Revista Embracon

19

Expediente Grupo Embracon Rua Charles Ferrari, nº 548 - Kobrasol - São José - Santa Catarina - Fone: 48 30354000 I marketing@grupoembracon. com.br I REDATOR RESPONSÁVEL Simone Pereira I TEXTOS E REVISÃO Simone Pereira, Fabiano Penafort e José Filipe Neis I Projeto Gráfico e Diagramação: Alexandre Luz e Jacqueline Vitorino I APROVAÇÃO Simone Pereira e Fabiano Penafort I DISTRIBUIÇÃO Dirigida TIRAGEM 10.000 exemplares I IMPRESSÃO Gráfica Floriprint Revista Embracon 3


Editorial

Fala Leitor!

E

m comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, que ocorre no mês de junho, a Revista Embracon traz um pouco sobre a prevenção de catástrofes naturais. Na área de condomínios, abordamos os problemas enfrentados com barulhos e animais na convivência diária entre condôminos, dois dos temas mais comuns quando o assunto é reclamação em condomínios. Ainda nesta área, a edição de junho traz uma matéria sobre projeto de segurança condominial, um item de extrema importância mais ainda negligenciado em alguns casos. Outro tema que damos destaque nesta edição é a poluição acústica, um tema ainda pouco abordado se comparado com a poluição do ar de da água, mas cuja prevenção é fundamental para a nossa saúde. Aproveite a leitura e não se esqueça do Fala Leitor. Participe dando sugestões, elogios ou críticas e ainda concorra a um jantar.

Parabéns! “A matéria sobre sustentabilidade é extremamente útil. Nas empresas isso deveria ser regra e constar no manual de boas práticas ou regulamento interno. Em nossas casas deveria fazer parte da rotina da família, nas discussões dos almoços de domingo, na educação de nossos filhos. No mundo hoje são cerca de 7 bilhões de habitantes, se cada um fizesse um pouquinho, deixaríamos para nossos filhos e netos um mundo mundo melhor.“ Deverson L. G. Pereira “Adoro a Revista. Nela encontro, de maneira fácil e organizada, alguns dos assuntos de minha preferência. E o melhor: Sem custo nenhum!!!! Parabéns pelo maravilhoso trabalho! Continuem com o seu trabalho de qualidade comprovada. Sucesso.” Edna Silva “Li a Revista por acaso, enquanto esperava uma consulta médica. Confesso que raramente escrevo a um fala leitor, mas não poderia deixar passar em branco a minha surpresa em ver um material tão rico de informações. Assuntos atuais, com uma linguagem de fácil entendimento. Parabéns mesmo !!! Uma pergunta: Como posso fazer para receber as futuras edições? “

Promoção do Mês Mande sua sugestão ou opinião para marketing@ grupoembracon.com.br e concorra a 2 jantares no restaurante e choperia Casa Açoriana

João Pedro Cordova

Rafael

Deverson

Essas são os sortudos que ganharam 2 jantares neste mês no restanrante e choperia Casa Açoriana.

4 Revista Embracon

“Olá equipe da Revista Embracon! Parabéns pelo excelente conteúdo da Revista. Os artigos são muito didáticos e esclarecedores. Meus sinceros parabéns pelo seu trabalho.” José Fernandes


Condomínio

Chega de barulho U m dos maiores conflitos da convivência em condomínios são os tão temidos barulhos. Ele está no topo da lista de reclamações, há diversos tipos de barulho: barulho de festa, bagunça de crianças em horários proibidos, barulho de animais ou até mesmo barulhos que vem de fora do condomínio, de bares, casas noturnas ou até do condomínio vizinho.

Qualquer som, por menor que seja, pode ser considerado um grande incômodo. Em condomínios, um ruído pode ser motivo de problemas, advertência, multa e até inimizade. A própria estrutura física faz com que o som de um apartamento passe para o outro, esteja ele em cima, embaixo ou do lado. O convívio com os vizinhos no condomínio será sempre melhor se for harmônico e amigável. Entretanto, alguns assuntos são alvo constante de desentendimentos e brigas. O barulho é um deles. Cabe a todos a racionalidade e a consciência de que não estamos sozinhos, mas que ceder, em alguns momentos é necessário. Confira, no box, dicas de como lidar com os problemas e não fazer do barulho um vilão. Veja!

1 – Tenha conhecimento do regimento interno do condomínio quanto ao barulho, como horários permitidos e os tipos de sons toleráveis; 2 – Se algum vizinho lhe incomodar uma vez ou outra, e não constantemente, se coloque no lugar dele antes de iniciar uma discussão, afinal, um dia você também poderá receber visitas até um pouco mais tarde; 3 – Se as reclamações de um ou mais vizinhos forem contínuas, elas podem ser um bom sinal de que está na hora de rever seus hábitos. Ouça-os e tente negociar antes de levar o problema a instâncias maiores; 4 – É inevitável! Crianças fazem barulho e, muitas vezes é difí-

cil fazer com que elas brinquem caladas. Se o problema persistir, procure o síndico; 5 – Procure soluções que não irão atrapalhar os vizinhos e causar transtornos; 6 –Se gosta de ouvir música alta, por exemplo, experimente fones de ouvido; 7 – A convenção do condomínio estabelece regras para os horários das obras, procure se informar antes de iniciá-la; 8 – Sons como os passos do vizinho de cima ou móveis se arrastando são muito comuns em quase todos os condomínios. O uso de tapetes pode amenizar o problema.

Revista Embracon 5


Condomínio

Animais em condomínio A presença de animais domésticos em condomínios costuma gerar conflitos entre síndicos e condôminos. Contudo, a presença de animais em condomínios não pode ser proibida, apenas regulamentada de acordo com cada regimento interno dos condomínios. Algumas convenções e regimentos internos proíbem a permanência de animais em condomínios, outras restringem o tamanho do animal estabelecendo permissibilidade apenas para animais de pequeno porte, e outras, de forma acertada, proíbem somente os animais que causem transtornos ao sossego, à saúde e segurança dos demais condôminos do condomínio. Porém, para se viver em coletividade, devemos ter normas de bom senso e para se viver num condomínio, devemos seguir as seguintes regras:

- Observar o que prevê a assembleia de convenção do condomínio; - Sempre que levar o animal para passear, utilize o elevador de serviço, se possível carregando-o no colo; - Não deixar o animal latir após as 22 horas, respeitando o horário de silêncio;

6 Revista Embracon


Empresarial

Seguro Desemprego No mês de abril o governo regulamentou uma lei que permite condicionar o seguro-desemprego a uma realização de curso de formação ou qualificação profissional pelo trabalhador desempregado que requerer o benefício.

A

frequência dos profissionais nestes cursos tem a intenção de facilitar a recolocação do trabalhador no mercado, porém só serão obrigatórios na hipótese do seguro-desemprego for solicitado pela terceira vez num espaço de dez anos.

Fonte: Ministério do Trabalho http://carep.mte.gov.br/geral/estatisticas.asp#seg_desemp

Para ter direito a este benefício o trabalhador terá que frequentar pelo menos 160 horas de aula, se não obtiver essas horas terá seu seguro-desemprego suspenso. O acesso ao curso será oferecido pelo Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), considerando vagas gratuitas disponíveis na rede de educação profissional e tecnológica, mas não necessariamente o curso deve ser feito no Pronatec, desde que haja comprovação da frequência em outros cursos. A oferta de cursos pelo governo, que é obrigatória, deverá ter como referência as informações do Ministério do Trabalho e Emprego e do Sistema Nacional de Emprego (Sine) relativa ao perfil dos trabalhadores segurados e às características locais do mercado de trabalho. A inexistência de oferta de curso compatível com o perfil do trabalhador em seu município, região metropolitana ou município limítrofe desobriga-o de cumprir a condicionalidade prevista no decreto.

Revista Embracon 7


Case de Sucesso

Movimento Floripa Te Quero Bem O Movimento Floripa Te Quero Bem surgiu para mobilizar diversos segmentos da sociedade para construir e se comprometer com uma agenda que contribua para tornar Florianópolis uma cidade mais solidária e sustentável.

E

ste movimento vem promovendo encontros que discutem assuntos relacionados a Florianópolis e região metropolitana, no dia 02/05/2012 aconteceu o terceiro encontro que discutiu e apontou temas relacionados à falta de segurança. Este terceiro encontro ocorreu na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), na Capital. O encontro contou com a presença de integrantes do comitê do movimento, também convidados com ligação na área de segurança, como o gerente comercial do Grupo Embracon e os representantes das polícias Civil e Militar. No começo, os participantes puderam conhecer alguns indicadores de Florianópolis, entre eles os relacionados à população, questão social, educacional e renda. Depois, foram apresentados dados sobre a criminalidade. Entre os que mais chamaram a atenção estão os que apontam a banalização das mortes, tanto pelos assassinatos quanto pelas mortes geradas pela imprudência no trânsito. O coordenador do Fórum dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) de Florianópolis, Carlos Thadeu Lima Pires, manifestou a preocupação com a falta de um local para a reeducação dos adolescentes infratores após o fechamento

8 Revista Embracon

do Centro Educacional São Lucas. Comentou também sobre a quantidade insuficiente de instituições de tratamento de usuários de drogas. Até junho o Floripa Te Quero Bem promoverá campanhas para incentivar a população a apontar temas prioritários para Florianópolis e região metropolitana. Além disso, tem como objetivo conscientizar os moradores a se engajar em movimentos a favor do município.

“É uma satisfação ter representado o Grupo Embracon no Fórum de debate sobre Segurança, no Projeto Floripa Te Quero Bem. Creio que é desta forma, unindo os diversos setores da sociedade, para debate e confecção de ações efetivas, que vamos ter melhores índices de qualidade de vida em nossa região.” Eduardo Carpes – Gerente Comercial Fonte: Com informações do site Floripa Te Quero Bem


Sustentabilidade

Aquecimento Global Aquecimento Global nada mais é do que um fenômeno natural que ocorre graças a um conjunto de problemas que são causados pela poluição, desmatamento e queimada, isso faz com que a Terra fique superaquecida.

É

necessário que sejam tomadas medidas drásticas para controlar este fenômeno, pois o Planeta está enfrentando conseqüências climáticas.Furacões, secas e inundações tendem a ficar mais frequentes devido ao aumento desse fenômeno. Com o aumento desses fenômenos naturais, o desafio do desenvolvimento sustentável está ficando cada vez mais difícil. Colocando em evidência a necessidade de se repensar as relações de interdependência território / população / produção, com o princípio de que o ser humano, como qualquer outro, carrega em si instinto de sobrevivência. Talvez o que esteja faltando nas pessoas seja a conscientização da gravidade deste problema, a clareza sobre as escolhas que estão fazendo, e em seguida, o conhecimento sobre ações que estão sendo realizadas em todo o planeta, na direção de um futuro sustentável, pois a conscientização por si só não resolve o problema; precisa-se de ações, de exemplos, para se conseguir uma mudança comportamental nos seres humanos.

Revista Embracon 9


Empresarial

A favor do tempo O que você faz com o seu tempo? Com o corre diário, as pessoas estão vendo o tempo passar, porém sem nenhuma noção do que elas gastam as suas 24h do dia. A administração do tempo é uma ótima maneira de você melhorar suas rotinas pessoais e ainda aumentar a sua qualidade de vida. Os passos da boa prática de administração do tempo são: identificar e assumir o problema; organizar a área de trabalho; reservar tempo para o inesperado; planejar o dia; não se afobar e concentrar-se nos resultados; estabelecer prioridades; verificar detalhes para evitar erros; e apoiar as pessoas. É muito importante fazer uma boa gestão do tempo privilegiando a qualidade de vida. Gerir bem o tempo traz felicidade e a sensação de sermos mais produtivos. O mais importante na administração do tempo é não acumular várias funções para o mesmo dia e definir as tarefas por prioridade de execução. Para melhorar a sua qualidade de vida, tente realizar tudo o que foi planejado para aquele dia e não adicione tarefas que não forem importantes; não adie tarefas do dia se você tiver tempo disponível e não se esqueça de definir também um tempo para descansar e cuidar de você.

A seguir alguns passos para melhor gerir seu tempo: Fazer um plano com suas rotinas e as marcações diárias, semanais e mensais; Planejar o trabalho com critérios de importâncias e em funções de imprevistos, rever prioridades; Comtemplar tarefas de menor duração ou que exigem menor concentração para períodos que ocorram habitualmente mais interrupções; Controlar ou filtrar as interrupções.

10 Revista Embracon


Revista Embracon 11


Revista Embracon

Onde comer

Muqueca da Ilha com garoupa, camarão e lula

C

hegando no Ribeirão da Ilha, uma boa pedida é conhecer as delícias de seu roteiro gastronômico. O Chef Any cozinha desde os 8 anos de idade quando tinha que ajudar sua mãe a cuidar de seus irmãos. Daí foi crescendo e percebendo que tinha um dom para cozinhar. Any conta que cada dia que passava se apaixonava mais pela arte de cozinhar. Quando começou a trabalhar fora, logo começou no ramo da gastronomia, até abrir seu próprio restaurante.

A 7 anos atrás, Any inaugurou o Restaurante Muqueca da Ilha, localizado no Centro de Florianópolis. Hoje, Any vê um sonho realizado, um sonho de ter um restaurante na praia. O Muqueca da Ilha agora fica no Ribeirão da Ilha, um lugar lindo, agradável, ideal para saborear os deliciosos pratos do Chef Any enquanto admira uma das mais privilegiadas vistas da Ilha da Magia. O prato principal da casa é sem dúvida a muqueca, preparada com garoupa, camarão e lula, que passou a ser um dife-

rencial. As ostras fresquinhas, retiradas do mar na hora de servir, é outra novidade no Muqueca da Ilha. Peixes nobres como salmão, congrio rosa e linguado também são preparados com carinho do Chef. E na época da tainha, vale a pena experimentar a tainha preparada por Any, sem espinhas, recheada com a ova e assada. Humm... que delícia!!! Venha conhecer e saborear as delícias do Chef Any em uma das mais lindas paisagens do litoral brasileiro, o Ribeirão da Ilha.

Endereço: Rodovia Baldicero Filomeno, 7487, Ribeirão da Ilha, Florianópolis - SC Telefones: (48) 3232-7676 ou (48) 9106-7503 Endereço náutico: S 27 42’ 36 W 48 33’ 37 E-mail: muquecadailha@gmail.com

Onde ficar

POUSADA DO MUSEU, OPÇÃO IDEAL PARA EVENTOS

E

m um ambiente eco-cultural surge em 1996, a POUSADA E RESTAURANTE DO MUSEU em uma antiga residência, a qual foi construída inteiramente dentro do estilo arquitetônico português e tendo como atrativos e enquadramento turístico o emoldurado Ribeirão da Ilha e seu contexto paradisíaco. O empreendimento serve, não só como suporte preservacionista, mas também como arquivo memorial aberto ao público e em especial aos turistas hóspedes, que se mostrarem atraídos para conhecer a cultura luso-açoriana na Ilha de Santa Catarina. Nada haverá de mais original e mais representativo dessa cultura. Ainda estarão a disposição dos hóspedes, embutidos nas diárias, variadas atrações eco-culturais da Região, que terão coordenação, execução e acompanhamento por agentes especializados. O distrito do Ribeirão da Ilha é a região em que a herança cultural dos Açores está mais presente. Aqui, tudo ao nosso redor ajuda a imaginar a Ilha de Santa Catarina há 251 anos, com a chegada dos primeiros imigrantes açorianos. Naquela época, a Mata Atlântica cobria 90% do território e menos de

10 mil moradores dividiam este paraíso natural. Depois de décadas de desenvolvimento econômico sem preservação do meio ambiente, é preciso conservar o que resta da nossa tradição. Esta é uma tarefa que o Complexo Turístico Ecocultural do Ribeirão da Ilha tenta, modestamente, realizar. A Pousada Do Museu agradece e convida para desfrutar das atrações do Complexo Turístico Ecocultural do Ribeirão da Ilha. Venha conhecer as lembranças da colonização açoriana, guardadas no Ecomuseu e marcadas na arquitetura da comunidade. Saborear os pratos típicos do Arquipélagos do Açores no Restaurante do Pousada e se deliciar com a natureza e as tradições preservadas com carinho pelo povo do Ribeirão, e de quebra descansar na Pousada com arquitetura do século XIX.

www.pousadadomuseu.com.br \ ecomuseu@pousadadomuseu.com.br Endereço:Rodovia Baldicero Filomeno, 10100 Ribeirão da Ilha Florianópolis/SC - CEP: 88064-002 12 Revista Embracon Telefone: +55 48 3237-8148

Pousada com espaço para eventos a beira mar, com capacidade para 150 pessoas. Formaturas, casamentos, seminários, cursos, festas de aniversário. Pousada com 12 apartamentos, e capacidade máxima para 33 pessoas. Auditorio climatizado com capacidade para 30 pessoas.


Revista Embracon

Não deixe de conhecer

Boa comida e um ambiente aconchegante

P

ara você que gosta de saborear uma boa comida em um ambiente aconchegante, venha visitar e saboreie uma das melhores cozinhas da cidade e curta um ambiente com muitas histórias para contar. O Bar e Restaurante Engenho do Vô é esse lugar, com uma culinária típica açoriana, num aconchegante cenário histórico. Uma construção com mais de 200 anos de existência. Além da convidativa estrutura, o Engenho do Vô promove diversos eventos com preparo de pratos especiais em dias comemorativos, indo de feijoadas ao buffet de sopas. Isso tudo sempre acompanhado de uma boa carta de vinhos e espumantes.

A Família Engenho do vô (Ribeirão e Rio tavares) agradece a presença de todos os clientes e a energia positiva que lhes foi mandada. “Graças a vocês clientes e amigos começamos com o pé direito. E nosso sucesso depende de vocês que gostam de nossa comida. Então lá vai de todo os corações de nossa Família Muito obrigado” declarou o proprietário, Alessandro Rodrigues.

Endereço: Rod. Baldicero Filomeno 4.139 Bairro: Ribeirão da Ilha Teleone: (48) 3337 4696 Faceboock: Engenho Do Vô Restaurante Revista Embracon 13


14 Revista Embracon


Entretenimento

Você sabe o que é neuróbica? É uma nova forma de exercício cerebral projetado para manter o cérebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de atividades dos neurônios em seu cérebro. Esse exercício aumenta a saúde geral do cérebro, durante a vida e enquanto se envelhece. O desafio da NEURÓBICA é fazer tudo aquilo que contraria as rotinas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional. Faça um teste: 1 - Use o relógio de pulso no braço direito; 2 - Ande pela casa de trás para frente; 3 - Vista-se de olhos fechados; 4 - Estimule o paladar, coma comidas diferentes; 5 - Leia ou veja fotos de cabeça para baixo concentrando-se em pormenores nos quais nunca tinha reparado; 6 - Veja as horas num espelho; 7 - Troque o mouse do computador de lado; 8 - Escreva ou escove os dentes utilizando a mão esquerda - ou a direita, se for canhoto; 9 - Quando for trabalhar, utilize um percurso diferente do habitual; 10 - Introduza pequenas mudanças nos seus hábitos cotidianos, transformando-os em desafios para o seu cérebro.

Cruzadinhas Horizontais 1) Nome no singular da atual novela da Rede Record em horário nobre 2) Deslocar-se, mover-se - Produto usado como anestésico 3) Espécie de bilhar com muitas bolas de várias cores - Sigla de Roraima 4) Festa noturna havaiana na praia 5) Como (consoantes) 6) Tornam a moer - Está 7) Ou, em inglês - Ilha (duas primeiras letras) 8) Tonalidade - Nome de mulher 9) Não menciona Verticais 1)Tem na cozinha - Sem curvas 2) Sergipe (Abrev.) 3) Instrumento de bronze percutido na superfície interna de um badalo - Rei do carnaval 4) Não cozido - Coloração 5) A mim - Nesse lugar 6) Verdadeiro - Menta, em Inglês 7) Antigo Testamento (Bíblia) - Uma (vogais) - Mentira, em Inglês 8) Época 9) Organizaram Palavras difíceis: OR – MINT - LIE

Revista Embracon 15


Construções

Evite poluição sonora Além da poluição do ar e da água também existe a poluição sonora. O nível de decibéis toleráveis já está sendo ultrapassado há anos, devido aos barulhos de buzinas, vozes, músicas e ruídos aéreos, são alguns dos barulhos emitidos diariamente. Para driblar esses barulhos já existem algumas soluções oferecidas por empresas especializadas em acústica. A seguir algumas soluções sonoras existentes: Painéis acústicos: serve para diminui os ruídos produzidos pelo vizinho de cima, como vozes e música alta, também barra barulhos externos como o de buzina. Esses painéis aplicam-se sobre as paredes em um forro de gesso acartonado recheado com mantas feitas a partir de poliéster, vidro ou rocha. O número de chapas depende do volume do ruído que se quer diminuir.

Portas antirruído: serve para isolar cômodos internos, como o quarto, por exemplo, são portas de madeira preenchidas com lâminas de chumbo e lã de rocha, ou ainda de alumínio ou vidros reforçados.

Mantas acústicas: tem a função de amortecer ruídos de impacto entre andares, como a queda de pequenos objetos e barulho de salto alto ou de arrastar móveis. É aplicado entre o piso e contra piso, porém vai depender da boa vontade do vizinho de cima aplicar. Vale a pena o morador de baixo custear a despesa, pois ele se beneficiará. 16 Revista Embracon

Forros isolantes: ideais para amenizar os ruídos do vizinho de cima, como vozes, sons de rádio e TV. Funciona como uma manta feita de materiais porosos, como lã de poliéster, de vidro ou de rocha, é instalada no teto sobre uma folha dupla de gesso acartonado.

Janelas Antirruído: ideal para quem mora em avenidas movimentadas ou próximas a bares, estádios e hospitais. É uma janela mais robusta com vidros e perfis reforçados. Outra opção é instalar uma segunda janela, sobreposta, do lado interno do cômodo. Fonte: Com informações da Revista Veja (Abril de 2012)


Capa

Dia Mundial do Meio Ambiente O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 05 de junho, com as catástrofes naturais aumentando a cada dia é essencial que a população se lembre desta data e também da importância que o Meio Ambiente tem em nossas vidas.

T

odo cidadão precisa de condições adequadas e saudáveis no seu dia-a-dia: ar com baixos índices de poluição, água farta e pura para saciar sua sede e higiene pessoal; uma cidade bonita, limpa e arborizada, com saneamento, segurança e equipamentos para seu lazer, entre outras necessidades que garantam a sua qualidade de vida. E para manter estas condições equilibradas para uma boa qualidade de vida o homem e percebeu que precisa ter um equilíbrio em suas relações com o meio ambiente. E a evolução dessa ideia fez com que aos poucos a sociedade venha se conscientizando sobre o conceito de “responsabilidade social”, dentro destas responsabilidades está inserida a obrigação de cada cidadão sobre o meio ambiente de que: devemos protegê-lo, para garantir nossa subsistência e o futuro das próximas gerações. Cada um de nós pode fazer a sua parte para a preservação das condições mínimas de vida, hoje e no futuro, ou seja, investir mais naquilo que temos de valioso, que é a nossa inteligência, para aprender a consumir menos o que precisamos economizar: os recursos naturais.

Revista Embracon 17


Respostas jurídicas

1- A multa de 2% prevista pelo novo Código Civil é obrigatória? A redução da multa moratória para o patamar de 2%, como dita o art. 1.336§1°, do novo Código Civil, em vigor desde 11/01/03, deve ser atacada por todos os condomínios, independentemente destes terem constituição anterior ou posterior à data mencionada. Contudo, é certo que a redução da multa não alcança débitos vencidos anteriormente à data do começo de sua vigência. Nos termos do art. 2.035, parágrafo único, do

novo Código Civil, tem-se que a redução da multa moratória para 2% é ponto de ordem pública e como tal, de observância obrigatória. Não se pode sustentar que as Convenções atuais, que estabelecem percentual superior aos 2% do novo Código seriam um direito adquirido ou ato jurídico perfeito. Em verdade a Convenção tem a natureza normativa, isto é tem força de lei, prevalecendo no caso a lei mais recente que vem a ser o

Por Dr. Sérgio Cláudio da Silva Advogado

novo Código Civil. Por fim, não é recomendável a adoção do chamado “desconto pontualidade” conhecida também por “cláusula de bonificação”, tendo em vista predominar o entendimento de que tal medida é ilegal caracterizando uma burla da lei, isto é aplicação de multa moratória mascarada, que ultrapassa o limite legal permitido.

2- Na Convenção do Condomínio, os juros poderão ser aumentados para compensar a redução da multa moratória para 2%? É possível usar taxa SELIC? Não. O art. 1.336§ 1°, do novo Código Civil diz que o condômino devedor ficará “... sujeito aos juros moratórios convencionados ou, não sendo previstos, os de um por cento ao mês...”. Os condomínios cujas convenções – ultimadas antes da entrada em vigor do novo Código Civil- prevejam, eventualmente, juros moratórios superiores a 1% ao mês, deverão

18 Revista Embracon

estar atentos ao enunciado aprovado na Jornada de Direito Civil – promovida pelo Centro de Estudos do Conselho da Justiça Federal, no período de 11 a 13 de setembro de 2002, sob a coordenação do Ministro Ruy Rosado, do Superior Tribunal de Justiça – segundo o qual, os juros moratórios não poderão ser superiores a 12% ao ano.


Saúde

Pele Ressecada? Um dos problemas causados pelas baixas temperaturas do inverno é a pele ressecada, isso acontece devido ao vento frio, a umidade do ar e a poluição. Para deixar sua pele saudável neste inverno o interessante é utilizar hidratantes que evitem este ressecamento. Um dos inimigos da pele ressecada são os banhos muito quentes, que desidratam, retiram a camada de proteção natural, por isso no inverno procure sempre tomar banhos curtos e de preferência com água morna. Uma pele bem hidratada, além de ter um aspecto saudável e bonito, também evita rugas precoces, olheiras, ressecamentos e muitas outras coisas. Por isso passar hidratantes é muito importante, pois suamos menos e sofremos menos com o ressecamento da pele. O melhor momento para passar hidratantes é após o banho, porque os poros da pele ainda estão dilatados por causa do vapor do banho e absorvem mais facilmente os nutrientes do hidratante. Óleos para banho também são uma boa ideia. Eles ajudam a deixar a pele macia e formam uma película protetora. Outra dica importante é manter uma alimentação saudável, pois auxilia a pele a ficar sempre bonita, e a ingestão de líquidos o indicado é beber pelo menos 2 litros de água por dia, principalmente no inverno que ingerirmos em menor quantidade.

Revista Embracon 19


Segurança

Passos para uma segurança eficiente Um projeto de segurança deve-se iniciar com um detalhamento diagnóstico de segurança. Todas as recomendações de segurança devem ser baseadas neste documento, aumentando a importância deste projeto.

Os levantamentos de dados criminais na região, principais vias de acesso (como avenidas movimentadas ou estradas) e análise sócio demográfica da região são alguns dos itens que deverão fazer parte deste estudo. Além disso, no caso de condomínios residenciais, é importante saber se existem indivíduos que requerem um esquema especial de segurança como autoridades públicas civis e militares, celebridades e artistas (o risco não é somente assaltos, mas também de assédio), líderes religiosos, sindicalistas (nestes casos, crimes motivados por intolerância), políticos, etc. Já no caso de condomínios comerciais ou industriais, é importante saber qual a natureza da atividade exercida por estes condôminos. É sabido que sedes de sindicatos, consulados e embaixadas, rádios, jornais e revistas, associações religiosas, empresas dirigidas por representantes religiosos ou de grupos étnicos, empresas do ramo químico e farmacêutico, somente para citar alguns exemplos, carregam consigo um risco inerente à sua atividade e que por isso merecem uma atenção especial.

O nível de risco é extremamente dinâmico e varia de acordo com os acontecimentos, sejam estes de caráter doméstico ou internacional, político, macro ou microeconômicos, etc. É necessário adaptar constantemente os três subsistemas que integram o processo de segurança (infraestrutura, equipamentos e procedimentos). 20 Revista Embracon

Fonte: NSA Brasil (National Security Academy)


Grupo Embracon

Ouvidoria O Grupo Embracon possui um Departamento de Ouvidoria, que foi projetado especialmente para atender as necessidades de seus clientes de maneira mais ágil e eficaz. A ouvidoria é capacitada para receber todas as críticas, sugestões e reclamações a serem realizadas por seus clientes.

Como Funciona A Ouvidoria defende o interesse e os direitos dos clientes, recebe, avalia e acompanha as reclamações trabalhando com total imparcialidade no tratamento das manifestações recebidas até a sua efetiva solução.

Revista Embracon 21


Internet

Navegue com segurança Dicas de Segurança na Internet 1 - Saia usando Logout, Sair ou equivalente. Quando acessar seu email em um site de comércio eletrônico, suas páginas de mídias sociais, seu home banking ou qualquer outro serviço que exija o nome do usuário e uma senha clique em um botão/link de nome Logout, Logoff, Sair, Desconectar ou equivalente para sair do site. Pois existe muitas pessoas que apenas saem do site fechando a janela do navegador ou entrando em outro endereço, isso pode ser arriscado, pois o site não recebeu a instrução de encerra seu acesso. 2 - Crie senhas difíceis de serem descobertas Não utilize senhas fáceis de serem descobertas, como nome de parentes, data de aniversário, placa do carro, etc. Dê preferência a sequências que misturam letras, números e até mesmo símbolos especiais. Além disso, não use como senha uma combinação que tenha menos que 6 caracteres. 3 - Mude a sua senha periodicamente Além de criar senhas difíceis de serem descobertas, é essencial mudá-las periodicamente, a cada três meses, pelo menos. Isso porque, se alguém conseguir descobrir a senha do seu e-mail, por exemplo, poderá acessar as suas mensagens sem que você saiba, apenas para espioná-lo. Ao alterar sua senha, o tal espião não vai mais conseguir acessar as suas informações.

Passar mais horas na internet do que vendo TV? Nos dias de hoje isso é absolutamente normal. Mais será que as pessoas sabem quantas horas por dia eles perdem na internet e os riscos que ela pode trazer? É navegando na internet e podemos entrar em diversos “mundos”, mais é necessário ter consciência que estamos entrando em um mundo desconhecido. Se atente nas dicas abaixo para navegar com mais segurança. 22 Revista Embracon

4 - Use navegadores atuais Usar navegadores de internet atuais garante não só que você consiga acessar tecnologias novas para a internet, como HTML5, mas também conte com recursos de segurança que combatem perigos mais recentes, como sites falsos que se passam por páginas de banco, por exemplo. Além disso, navegadores atualizados geralmente contam com correções contra falhas de segurança exploradas em versões anteriores. Por isso, sempre utilize a última versão disponível para o seu navegador.


Serviços

Classificados Produtos e serviços para você e para o seu lar DESINSETIZAÇÃO DESRATIZAÇÃO DESCUPINIZAÇÃO LIMPEZA DE CAIXA DE ÁGUA E CISTERNA www.euroambiental@hotmail.com (48) 3248-4850 - (48) 3028-4343

Promoção especial de Aniversário. Para os condomínios parceitros da Embracon um desconto especial o de 20% em peças e serviços.

Revista Embracon 23


Embracon News n°54 – Junho 2012  

Embracon News n°54 – Junho 2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you