Page 1

R@IO X _O JORN@L EMEB Professor Paulo Freire

fevereiro/março/abril de 2013

Nossa Equipe

Edição nº I

Cidadão Nota 10 

Como acontecemos...

O destaque desta edição vai

Os alunos da equipe do Jornal foram indicados pelas professoras das turmas dos 2º Ano do Ciclo II, e o próprio interesse em participar.

para as professoras Lucinete e Viviane dos 2º Ano do Ciclo II, que por meio da utilização de garrafa pet produziram com os alunos um filtro caseiro para demonstrar

o

processo

de

limpeza da água.

Estes somos nós

Também

apresentaram

vídeos que possibilitaram aos alunos

conhecer

o

local

de

tratamento de água da SABESP. Gustavo

Maria

José

Larissa

Mariana

Nathalia

vo

vo

Eduarda

Expediente Reportagem: Alunos da Equipe Diagramação e Edição: Simone Cristine

PALAVRA DA EDIÇÃO Realizar o Jornal na Escola é muito mais que divulgar informações, fazer propagandas e realizar um trabalho em grupo, vai muito além, busca desenvolver a criatividade, o espirito crítico, a expressão oral e escrita. É isso que queremos proporcionar aos nossos alunos.

(PAPE)

Maura Aguiar (Oficial da BEI)

Equipe de Gestão Escolar Direção Escolar: Rita de Cássia Gomes Sartori Vice Direção: Liliane Paleari Martins Coordenadora Pedagógica: Cibele Lugão


R@IO X _ O JORN@L DA EMEB PROFESSOR PAULO FREIRE - fevereiro/março/abril de 2013 – p. 02

EM DESTAQUE

8 de Março – Dia da Mulher História do dia 8 de março No dia 08 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução da carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o dia 08 de março passaria a ser “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975 através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas). Fonte: http://www.suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher.htm

ENTREVISTA

Nome: Tatiana Cristina Nascimento da Costa.- MORADORA DO BAIRRO Profissão: Web designer Repórter: Há quantos anos você vive no bairro? Tatiana: 05 anos. Repórter: Onde você morava antes de vir para o Riacho Grande? Tatiana: São Paulo, zona norte. Repórter: Por que você saiu de lá? Tatiana: Porque busquei uma melhor qualidade de vida para criar meus filhos, com menos violência e mais ar puro. Repórter: O que você mais gosta no Riacho Grande? Tatiana: Gosto muito da qualidade do ar, da paisagem, das pessoas que residem aqui e gosto de estar perto da represa. Repórter: O que você não gosta no Riacho Grande? Tatiana: Não gosto da demora dos ônibus, da falta de opção de restaurantes, da falta de luz que é frequente e dos roubos dos cabos de telefone. Repórter: Quais locais do Riacho você indicaria como lazer? Tatiana: A Feirinha do Verde, Marina Porto Praia, Lírio Costelaria e a Prainha. Repórter: O que você acha que deve melhorar no Riacho Grande? Tatiana: Deveria melhorar a UPA, construção de calçadas e a quantidade de ônibus na linha Balsa.


R@IO X _ O JORN@L DA EMEB PROFESSOR PAULO FREIRE - fevereiro/março/abril de 2013 – p. 03

ACONTECE NA ESCOLA TEMPO DE ESCOLA

EXPRESSO LAZER

O Programa Tempo de Escola é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação do Município de São Bernardo do Campo, CENPEC e algumas EMEBs deste Município. Visa propiciar as crianças e adolescentes através da ludicidade a ampliação do conhecimento de seu universo cultural, esportivo e de lazer, em jornada ampliada, fortalecendo os vínculos, convívio e desenvolvimento integral do cidadão.

O Projeto Expresso Lazer está levando muita animação e esportes para várias regiões de São Bernardo do Campo e já é sucesso de público. O projeto acontece nas escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental e nos finais de semana na comunidade ao redor das escolas. Um dos principais objetivos do projeto é levar a brincadeira também para o ambiente escolar e estimular a comunidade local a praticar atividades de lazer. No mês de março foi à vez das crianças da nossa Escola se divertirem a valer com esta equipe.

O Tempo de Escola veio para a EMEB Professor Paulo Freire a partir deste ano. Temos as modalidades: Música (terças feiras) e Esporte (quintas feiras) atendendo aos alunos mais velhos.

O NOME E LOGOTIPO DO JORNAL Foi solicitado para cada aluno sugerir um nome que representasse nosso jornal. Em cada turma foi selecionado um para entrar em votação entre os alunos. O mesmo processo ocorreu com o Logotipo, mas este teve a participação dos familiares dos alunos para a produção. E o vencedor foi:

A direção e a ONG explicaram que tem a vontade de aumentar este atendimento, mas não tem espaço físico na nossa escola.

Que foi produzido com a ajuda da família do aluno do 4º ano Kauan Pereira.

GALERIA DE FOTOS

Expresso Lazer

Visita a Coop

Jornalistas

Tempo de Escola

Jornalistas

Tempo de Escola


R@IO X _ O JORN@L DA EMEB PROFESSOR PAULO FREIRE - fevereiro/março/abril de 2013 – p. 04

CULTURA E LAZER CURIOSIDADES O JORNAL... RECOMENDA Os Croods Indicação: a partir de 3 anos

O Ministério da Educação afirmou que apenas a partir de 2016, as crianças deverão ser matriculadas na educação básica a partir dos quatro anos de idade. Para atender a essa obrigatoriedade de pais e responsáveis, as redes municipais e estaduais deverão se adequar, dentro do mesmo prazo, para acolher alunos de quatro a 17 anos. O fornecimento de transporte, alimentação e material didático também deverá ser estendido a todas as etapas da educação básica. Educação Básica no Brasil até o momento é obrigatória a partir dos 6 anos no Ensino Fundamental e compreende até o Ensino Médio. Essas mudanças são determinadas pela Lei 12.796, sancionada pela presidente Dilma Rousseff e publicada no Diário Oficial da União. Essa lei ajusta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) à emenda constitucional 59, de 11 de novembro de 2009, que tornou obrigatória a oferta gratuita de Educação Básica a partir dos quatro anos. Fonte: http://www.novanoticias.com.br/noticias/destaque/mec-afirma

Reciclagem de óleo Em plena era pré-histórica, escondidos na maior parte do tempo dentro de uma caverna, vivem Grug (Nicolas Cage / Hércules Franco), a esposa Ugga (Catherine Keener / Bárbara Monteiro), a vovó (Cloris Leachman / Mariângela Cantú), o garoto Thunk (Clark Duke / Fred Mascarenhas), a pequena e feroz Sandy (Randy Thom / Pâmela Rodrigues) e a jovem Eep (Emma Stone / Luísa Palomanes). Eles são os Croods, uma família liderada por um pai que morre de medo do mundo exterior. Só que grandes transformações estão para acontecer, pois a adolescente Eep acaba conhecendo o também jovem Guy (Ryan Reynolds / Raphael Rossatto) e ele vai apresentar um incrível mundo novo, para o desespero do paizão protetor. Agora, juntos, eles vão enfrentar grandes desafios e se adaptar a uma nova e divertida era.

Se você jogar o óleo pelo ralo, ele pode voltar para você...

Fonte de imagem: www.google.com.br

Nossa escola tem parceria com a Empresa TRIÂNGULO que recebe e recicla o óleo. COLABORE...TRAGA O SEU ÓLEO E RECEBA UMA SABÃO DE QUALIDADE.


R@IO X – O JORN@L DA EMEB PROFESSOR PAULO FREIRE - fevereiro/março/abril de 2013 – p. 05

CLASSIFICADOS Vendo

Vendo

Vendo

Cadeira de Podóloga, verde água com bandeja, exaustor e luminaria.

Natura e Avon Tenho produtos a pronta entrega.

Televisor 21 polegadas Philco, tela plana com dois anos de uso. Valor: R$ 180,00

Tratar com: Viviane Costa da Silva Telefone: 96020-8627

Tratar com: Alessandra Venâncio Telefone: 4354-47459

Tratar com: Fernanda Alves de Oliveira Telefones: 4101-7400/ 97510-8290/ 97976-8935

Vendo

FAÇA SUA DIVULGAÇÃO PARA A NOSSA PRÓXIMA EDIÇÃO.

Salão de Beleza Ceiça Cabeleleiros.

Lingerie Tratar com: Daniela Araújo da Silva Telefone: 98316-2670

Endereço: Rua Carlos Pesolo Junior (perto da Balsa) Maria da Conceição N. Silva Telefones: 4101-9218/ 97482-4952

Relish Confeitaria bolos doces e chocolate

Massa Caseira (italiana)

GMR Estofados LTDA.

Aceitamos encomendas para festas.

Massas frescas e recheadas, prontas para aquecer e servir. Entregamos na região.

Reforma e Fabricação de sofás, cadeiras decorativas, puff, almofadas e muito mais.

Tratar com: Valquíria Nunes dos Santos

Tratar com: Marilise Divino Sandez/ Alexandre

Tratar com: Orlando Alves Rodrigues

Telefones: 4354-9233/ 9682-82562

Telefones: 4354-7152/ 99756-8520 (vivo)

Telefone: 4354-9857/ 996864-6728


R@IO X – O JORN@L DA EMEB PROFESSOR PAULO FREIRE - fevereiro/março/abril de 2013 – p. 06

PASSATEMPO PALAVRAS CRUZADAS

PUXÃO DE ORELHA Em frente a nossa Escola tem uma lixeira externa, de uso exclusivo. Os vizinhos da

redondeza estavam colocando grande quantidade de lixo nessa lixeira que somente tem capacidade para o lixo da escola, como consequência esse lixo se espalha na calçada provocando mau cheiro e poluição visual. Ajude-nos a fiscalizar... Fique de olho!

RaioX_O Jornal  

Trabalho realizado pelos alunos da EMEB Professor Paulo Freire.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you