Page 1

“CONSCIÊNCIA AMBIENTAL: EU TENHO” Por uma mundo mais sustentável


UNIDOS, POR UM MUNDO MELHOR

E

m um planeta onde a população e o consumo crescem desenfreadamente, a preocupação com a questão ambiental torna-se cada vez mais recorrente e importante. Hoje, somamos mais de 7 bilhões de pessoas consumindo recursos fundamentais para existência humana e que podem se esgotar caso não sejam utilizados de forma consciente. Para se ter uma ideia, menos de 3% da água existente na Terra é potável. Por isso, precisamos repensar a forma como convivemos com esses recursos e encontrar maneiras de poupá-los.

2

Dessa forma, enquanto entidade, o SECVGAF está comprometido, por meio desta cartilha e de outras ações pontuais, incluir-se nesta luta, confirmando a sua atenção com o bem coletivo. A ideia é colaborar para a conscientização de colaboradores, sindicalizados, trabalhadores de supermercados e sociedade em geral no que diz respeito ao cuidado com o meio ambiente. O material aqui apresentado foi desenvolvido com atenção, pensando nas formas como cada um de nós podemos colaborar para a construção de um mundo melhor. Você é parte fundamental no sucesso desta campanha. Informe-se e saiba como a judar a cuidar do nosso planeta.

Como consumir de forma responsável? Algumas ações podem parecer pequenas, mas, se realizadas em conjunto, têm grande impacto na preservação ambiental. Confira como evitar desperdícios e contribua.


• Substitua os tradicionais sacos plásticos por sacolas de pano; • Opte por produtos com pouca embalagem ou embalagem reutilizável como potes e vidros; • Evite usar descartáveis com freqüência, como pratos, garfos, copos e talheres; • Evite embalagens não recicláveis; • Compre somente a quantidade que será consumida; • No trabalho, use somente um copo de plástico por dia ou traga uma caneca de casa; • Utilize os dois lados da folha de papel para escrever, imprimir ou fazer rascunho.

O que é reciclagem? É o aproveitamento de um bem descartado, como matéria-prima na produção de outros bens. Ela leva a uma diminuição do impacto ambiental, porque reduz o volume total de lixo e limita a retirada de matéria-prima da natureza. Além disso, cria novos empregos, gera renda e melhora a qualidade de vida da população.

Coleta Seletiva O que é e como fazer? É um sistema de recolhimento de materiais recicláveis: plásticos, vidros, papéis, metais e resíduos orgânicos, previamente separados na fonte geradora e que podem ser reutilizados ou reciclados.

Por que vale a pena separar o lixo? • • • •

Manutenção das florestas nativas Preservação de recursos naturais Economia de energia e água Reciclagem de materiais

3


• Conservação do solo, diminuindo o lixo nos aterros e lixões • Maior vida útil aos aterros sanitários •Diminuição dos custos de produção • Diminuição do desperdício

REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR Também conhecido como os 3 Rs da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), são ações práticas que visam estabelecer uma relação mais harmônica entre consumidor e Meio Ambiente. Adotando estas práticas, é possível diminuir o custo de vida (reduzir gastos, economizar), além de favorecer o desenvolvimento sustentável (desenvolvimento econômico com respeito e proteção ao meio ambiente).

4

Reduzir Reduzir significa comprar bens e serviços de acordo com nossas necessidades para evitar desperdícios. O consumo consciente é importante não só para o bom funcionamento das finanças domésticas como também para o Meio Ambiente. Ações práticas para reduzir: - Uso racional da água: não desperdiçar, tomar banhos curtos, não usar água para lavar a calçada, fechar a torneira quando estiver escovando os dentes, não deixar que ocorra vazamentos na rede de águas, etc. - Economia de energia: usar aquecimento solar nas casas, apagar as lâmpadas de cômodos desocupados, usar lâm-


padas fluorescentes, usar o chuveiro elétrico para banhos curtos, etc. - Economia de combustíveis: fazer percursos curtos a pé ou de bicicleta. Gera economia, faz bem para a saúde e a juda e diminuir a poluição do ar.

Reutilizar Ao jogarmos algo no lixo, estamos também desperdiçando a energia que foi usada na fabricação, o combustível usado no transporte e a matéria prima empregada. Sem contar que, se este objeto não for descartado de forma correta, ele poderá poluir o meio ambiente. Ações práticas para reutilizar: - Uma roupa rasgada pode ser costurada ou ser transformada em outra peça (uma calça pode virar uma bermuda, por exemplo). - Computadores, impressoras e monitores podem ser doados para entidades sociais que vão utilizá-los com pessoas carentes. - Potes e garrafas de plástico podem ser transformados em vasos de plantas. - Folhas de papel com impressão em apenas um lado podem ser transformados em papel de rascunho, ao usar o lado em branco. - Um móvel (armário, sofá, guarda-roupa, estante, escrivaninha, mesa, cadeira, etc) quebrado não precisa ir parar no lixo. Eles podem ser concertados ou doados. - A água usada para lavar roupa pode ser reutilizada para lavar o quintal.

Reciclar A reciclagem é quase uma obrigação nos dias de hoje. O primeiro passo é separar o lixo reciclável (plástico, metais,

5


vidro, papel) do lixo orgânico. O reciclável deve ser encaminhado para empresas ou cooperativas de trabalhadores de reciclagem, pois serão transformados novamente em matéria-prima para voltar ao ciclo produtivo. Além de gerar renda e emprego para pessoas que trabalham com reciclagem, é uma atitude que alivia o Meio Ambiente de resíduos que vão levar anos ou séculos para serem decompostos. Ação prática para reciclar: - Separar em casa o lixo orgânico do lixo reciclável. Este último deve ser encaminhado para pessoas que trabalham com reciclagem ou empresas recicladoras

6

PROBLEMA HUMANO, PROBLEMA AMBIENTAL O desequilíbrio alimentar, além de afetar vidas, possui efeitos devastadores no meio ambiente. O planeta luta para garantir recursos para sustentar uma população de 7 bilhões de pessoas. Portanto, cada um deve pensar no impacto ambiental das suas escolhas relativas à alimentação. Essa cartilha, alinhada ao tema da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Mundial do Meio Ambiente de 2013, comemorado em 5 de junho, convida você a agir na sua comunidade e perceber o poder das decisões coletivas para reduzir o desperdício, economizar recursos, minimizar o impacto ambiental e forçar mudanças nos


processos de produção de alimentos para torná-los mais eficientes. Pense antes de comer e a jude a conservar o meio ambiente!

5 atitudes para evitar o desperdício de alimentos 1. Compre de forma inteligente. Planeje suas refeições, faça uma lista de compras e evite compras impulsivas. Não caia nos apelos da publicidade de comprar mais coisas do que necessita. 2. Consuma frutas “feias”. Uma grande quantidade de frutas e vegetais é desperdiçada por conta de sua forma, tamanho ou cor, mesmo estando em perfeito estado para consumo. Comprando essas frutas e verduras, você consome itens que iriam para o lixo. 3. Sirva no prato somente o que vai comer. Reedite o lema dos nossos pais e avós: respeito aos alimentos e ao trabalho alheio. Ponha no prato apenas a quantidade suficiente para aquela refeição. 4. Aproveite tudo. Deixe sua geladeira vazia. Coma o que está em sua geladeira antes de comprar mais ou preparar algo novo: isso poupa tempo e dinheiro. Busque receitas e seja criativo para cozinhar pratos usando logo os alimentos próximos a perecerem. 5. Fique frio e use seu congelador! Os alimentos congelados duram mais. Congele produtos frescos e restos antes que fiquem ruins. Você também pode fazer isso com a quentinha que você traz com as sobras de restaurantes ou com aquela comida que você pediu em casa mas não comeu tudo e nem acha que vai querer comer no dia seguinte.

SEJA DIFERENTE. SEJA CONSCIENTE!


DEFENDENDO RELAÇÕES TRABALHISTAS JUSTAS E HUMANIZADAS

Informações e consultas: (85) 3254.1904 www.secvgaf.org.br

Esperamos a sua visita, venha conhecer a sede do SECVGAF Rua Jaime Benévolo, 1059 Bairro José Bonifácio

Cartilha Sustentabilidade  

Confira a cartilha de Consciência Ambiental que a Simmetria Comunicação desenvolveu para o SECVGAF.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you