Issuu on Google+

Regulamento de Visitas de Estudo A SIMLIS – Saneamento Integrado dos Municípios do Lis, S.A, tem por missão a construção e exploração do Sistema de Recolha, Tratamento e Rejeição, das águas residuais provenientes de cinco municípios, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém e Porto de Mós. No âmbito da nossa postura de abertura para com a comunidade, um dos nossos objetivos é promover visitas às nossas instalações. No entanto, para que estas possam decorrer nas melhores condições apresentam-se, de seguida as regras a cumprir pelos visitantes. A. Regras gerais Este regulamento de visitas destina-se a todos os grupos organizados* que pretendam visitar as ETAR de Fátima, Olhalvas e Norte. 1. As visitas deverão ser solicitadas à SIMLIS com, pelo menos, 10 dias úteis de antecedência, para os seguintes contactos: E-mail: educa.ambiente@simlis.pt Fax: 244 849 101 Morada: Rua Anzebino da Cruz Saraiva, 318, 1º G - 2400-098 Leiria. 2. Só são permitidas visitas a alunos com idade igual ou superior a 6 anos de idade. No caso da ETAR Norte, só são autorizadas visitas a alunos do ensino superior, de idade superior a 18 anos e/ou a técnicos. 3. Cada visita será, obrigatoriamente, acompanhada por um colaborador da SIMLIS. A visita será guiada segundo um itinerário específico de acordo com a faixa etária dos visitantes. Durante o percurso, o colaborador fará uma descrição do processo de tratamento. 4. As visitas escolares deverão, sempre que possível, ser acompanhadas por professores e/ou auxiliares, de acordo com as seguintes faixas etárias: Dos 6 aos 10 anos – 3 acompanhantes; Dos 10 aos 15 anos – 2 acompanhantes; 16 anos ou superior – 1 acompanhante. 5. As visitas decorrerão à 4ª. e 5ª. feira, preferencialmente, durante o período da manhã, das 9h30 às 12h. 6. Só são permitidas visitas, cujas escolas apresentem o comprovativo do seguro escolar atualizado. B. Orientações para os visitantes durante a permanência nas instalações Aquando da chegada às instalações, os visitantes devem dirigir-se a um colaborador da SIMLIS, e estacionar no local por ele indicado. Os visitantes só poderão sair do veículo de transporte após presença e indicação do colaborador da SIMLIS.


1. Os visitantes: • Devem estar atentos às zonas com indicação de perigo; • Devem cumprir a sinalização indicada; Não devem entrar em zonas não autorizadas e devem cumprir todas as indicações dadas pelo monitor; Não podem lançar qualquer tipo de objeto nas instalações/ órgão de tratamento; Não podem premir ou tocar em nenhum equipamento; Não podem fumar nos espaços interiores ou exteriores, nem comer durante a visita; Não podem deitar resíduos fora dos locais indicados; Não devem debruçar-se sobre os órgãos de tratamento/tanques/reservatórios, ou apoiar-se nas guardas de proteção. Os visitantes deverão cumprir todas as regras de segurança aplicáveis às visitas de estudo, no sentido de minimizar os riscos biológicos, físicos, químicos, afogamento, quedas ao mesmo nível e quedas a distinto nível. Atendendo à potencial exposição a agentes biológicos, os visitantes, adultos ou crianças, cujo estado de saúde requeira atenção especial, tais como: grávidas, indivíduos portadores de sistema imunitário debilitado ou indivíduos que se encontrem em convalescença, deverão consultar o seu médico assistente, de modo a verificar a conveniência da realização da visita de estudo. A SIMLIS não assume qualquer responsabilidade em caso de acidente resultante de atos de negligência ou não cumprimento deste regulamento, por parte dos visitantes. C. Emergência Em caso de emergência (alarme de evacuação geral, som contínuo do sistema automático de deteção de incêndios) os visitantes deverão dirigir-se para o ponto de reunião, de forma calma e ordenada e seguir as instruções dadas pelo colaborador da SIMLIS. Localização dos pontos de reunião nas seguintes instalações: ETAR Olhalvas – no campo de futebol; ETAR Fátima – no exterior junto ao portão; ETAR Norte – atrás da Portaria.

* Nota: quando as visitas forem constituídas por grupos não escolares, o regulamento de visitas será entregue ao responsável pelo grupo, que deverá tomar conhecimento, informar os restantes elementos sobre as informações contidas no regulamento e rubricar o referido regulamento.

A SIMLIS reserva o direito de, em qualquer momento, cancelar a visita por motivos de segurança ou outros.

OD.11.03


regulamento de visitas de estudo