Page 4

4

Sancionadas as novas regras para aposentadoria. Agora é lei. A regra nova é conhecida como 85/95. Por ela, cada pessoa adquire o direito de se aposentar com proventos integrais à medida que atingir a pontuação mínima exigida (que começa em 85 para mulheres e 95 para homens, e vai sendo atualizada até 2017). Essa pontuação corresponde à soma da IDADE + TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO do trabalhador. A regra antiga é a que está vinculada ao fator previdenciário, uma fórmula que diminui o valor da aposentadoria de quem se aposenta mais jovem e aumenta o valor de quem se aposenta mais tarde. Com as mudanças, agora é possível ESCOLHER se aposentar pela regra nova ou pela antiga. Qual é mais vantajosa? Depende de cada caso. O fator previdenciário prejudica quem se aposenta mais jovem, enquanto a regra 85/95 favorece quem começou a contribuir mais cedo. Mas para quem se aposentar mais tarde, com mais idade e mais tempo de contribuição, usar o fator previdenciário pode ser uma opção. A imagem mostra alguns casos possíveis. Fonte: Agência Senado

Conselho do SENAI-GO Em agosto de 2014, Carlos Albino, presidente do SIMECAT, foi reconduzido ao Conselho do SENAI-GO. Ele cumpre o seu o terceiro mandato na função de conselheiro regional da entidade. À frente do cargo, Albino sempre reforça a sua disposição em lutar para trazer mais recursos para a unidade de Catalão, pois quanto mais profissionais qualificados, mais desenvolvimento para a cidade. As demandas são apresentadas por ele durante as reuniões do Conselho, em Goiânia.

Curso de Negociação Coletiva

O Sindicato dos Metalúrgicos de Goiânia (SindMetal-GO) realizou em Anápolis, nos dias 17, 18 e 19 de novembro, o 1° Curso Avançado de Negociação Coletiva. A abertura do evento contou com a presença de grandes nomes do sindicalismo goiano, entre eles o presidente do SIMECAT Carlos Albino.

O diretor do SIMECAT Leonardo Pereira participou dos três dias de curso. Campanha salarial, pauta de reivindicações, data-base, inflação, reajuste, greve e dissídio coletivo foram alguns dos temas abordados. O objetivo é capacitar e preparar os dirigentes para atuar na defesa dos trabalhadores.

Treinamento Para melhorar o atendimento e relacionamento com os trabalhadores da base, funcionários e diretores do SIMECAT participaram de um treinamento no dia 23 de janeiro. O curso de Atendimento em Excelência foi ministrado pelo companheiro Roberto Ferreira, do SindMetal-Goiânia. A organização ficou por conta do secretário geral do SIMECAT, Thiago Cândido. A segunda etapa será ministrada no dia 20 de fevereiro.

Palestra motivacional

Em parceria inédita, SIMECAT, Colégio Aprov, Faculdade Estácio e Escola de Idiomas Wizard promoveram uma palestra motivacional com o coach Rogério Mesquita. O encontro aconteceu no dia 21 de dezembro, nas novas instalações da Colégio Aprov (antiga Escola Paroquial). Mesquita abordou temas para o crescimento pessoal e profissional e, principalmente, como lidar com os problemas diários e tomar atitudes para ter um 2016 com conquistas e realizações.

Natal Metalúrgico Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada. No dia 6 de dezembro, o presidente Carlos Albino prestigiou o 6° Natal Metalúrgico, em Volta Redonda-RJ. A festa foi promovida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense-RJ. Diversos prêmios foram sorteados para os trabalhadores.

FAÇA A SUA PARTE!

Jornal O Ferramenta - Janeiro 2016/1  
Jornal O Ferramenta - Janeiro 2016/1  

Publicação do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão/GO

Advertisement