Dezembro de 2006

Page 7

Jornal do

Artigos

SIMEC

Dezembro 2006

7 Dr.Francisco Monteiro Especialista em Saúde Pública pela UNICAMP Mestre em Saúde Pública pela UFC.

No entanto, mais que antes, urge continuarmos Saúde, desde o nacional e envolvendo também Conselhos lutando. Estaduais e Municipais, com os mais diversos setores da Dando exemplo concreto na defesa do Sistema sociedade civil. Único de Saúde (SUS), os médicos, lograram êxito ao A sociedade tem se posicionado favoravelmente à Lei, aprovar no Senado Nacional, lei que regulamenta a pois compreende sua necessidade e sua função reguladora. profissão, a chamada Lei do Ato Médico. Agora é na Câmara dos Deputados que o Projeto de A Constituição Federal de 1988 reza em seu Art. Lei irá tramitar. A mobilização de todos os médicos e de cada 1 9 6 s e r o S U S u n i v e r s a l e e q u â n i m e . um em particular é ainda mais vital para a continuidade de Nos últimos quatorze anos, contudo, sua aprovação. Agora é na Câmara dos seguindo orientação alienista do Todas as profissões de saúde no Brasil Deputados que o Projeto de Banco Mundial para baixar custos na já têm sua legislação específica, nenhuma Lei irá tramitar. A prestação de serviços e aumentar a cobertura delas tão discutida e tão amplamente como mobilização de todos os assistencial, setores do Ministério da Saúde este Projeto de Lei. vêm orientando Estados e Municípios a médicos e de cada um em Tentativas há de desvirtuar o conceito trabalhar com equipes incompletas no particular é ainda mais vital de equipe multiprofissional, compondo-as Programa de Saúde da Família (PSF), entre para a continuidade de sua sem médicos, suficientes para enganar a aprovação. outras políticas tais como implantar Casas de população e implementar uma saúde de Parto sem médicos, inclusive nas maiores qualidade inferior para a maioria cidades do país (São Paulo e Rio de Janeiro) distantes de desassistida, de baixa renda. hospitais, que em casos de urgência obstétrica, possam agir Contudo, temos consciência de que nenhum com presteza defendendo a qualidade da atenção à saúde e à profissional atua sozinho na assistência à saúde, mas temos vida. também a certeza de que não se faz saúde sem médicos. Idas e vindas no Senado Nacional, debates e reuniões Como disse no início o projeto fortalece e defende o com Conselhos Federais, Sindicatos e Associações SUS e a atenção à saúde de qualidade para todos, sem representantes dos profissionais de saúde, em Conselhos de distinção.

JOSÉ MARIA PONTES Médico e Vereador

Cuidar com carinho da natureza deve ser a prioridade especulação imobiliária constrói dentro do mar e das áreas número um daqueles que acreditam na vida como o maior de preservação ambiental, o poder econômico faz o que dos valores. quer em total desrespeito às leis. É muito triste ver como o homem destrói os recursos O nosso rio Cocó está agonizando, muitas lagoas naturais, não se preocupando com o que virá depois. O estão sendo aterradas e o grande desperdício, faz acumular aquecimento global já é uma realidade. Metade de todas as nas ruas cada vez mais lixo, que não tem para onde ir, já que florestas do mundo não mais existe. As os nossos aterros sanitários estão se inundações, a seca, o buraco de ozônio na esgotando e infelizmente não temos a O nosso rio Cocó está região Antártica, a extinção de milhares agonizando, muitas lagoas estão quem reclamar. de espécies animais e vegetais e a Ou reagimos agora ou os nossos sendo aterradas e o grande freqüência cada vez maior de furacões de desperdício, faz acumular nas filhos, netos e bisnetos herdarão um grande intensidade, não deixam dúvidas ruas cada vez mais lixo, que não planeta morto e com certeza irão que a mão do homem é agressora e perguntar o que nós fizemos para impedir tem para onde ir assassina. que se chegasse ao caos. Se não nos No Brasil, 70 % do gás carbônico conscientizarmos que ao destruir a lançado na atmosfera é devido a queimadas dos nossos natureza estamos destruindo todas as espécies vivas do vegetais. Na Mata Atlântica, que vai do Rio Grande do planeta, não temos dúvida nenhuma que em um futuro não Norte ao Rio Grande do Sul, o homem já destruiu 93% da muito distante, nada restará para as próximas gerações. mata nativa, encontrada por Cabral, na época do Cabe aqui uma citação de Chico Xavier: “ Embora descobrimento. ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, Em nossa cidade o verde está se esgotando, a qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”. poluição visual, atmosférica e sonora crescem e a Vamos reagir!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.