Page 1

Marketing e tecnologia de mãos dadas Por Mariana Oliveira redacao@mundodomarketing.com.br

Para onde quer que olhemos vemos tecnologia: no escritório em forma de máquinas, nas ruas, em casa. É difícil imaginar o mundo moderno sem tecnologia, mas é ainda mais difícil imaginar o mundo do marketing sem ela. Ao longo do desenvolvimento desta área, várias ferramentas foram idealizadas para alavancar os negócios com agilidade e eficiência ou mesmo criar. Inovação e tecnologia são palavras que estão presentes no marketing e, mais do que um papel secundário, são capazes de reverter o conhecimento em resultados sólidos. “O papel da tecnologia é crítico”, ressalta o professor Moysés Simantob (foto), Coordenador do Fórum de Inovação da FGV-SP. Ele explica que a tecnologia está presente na forma de produtos, processos ou mesmo de gestão e que embora algumas ferramentas ainda sejam mal utilizadas, elas são capazes trazer inúmeros benefícios para as empresas. As ferramentas de gestão são as mais comuns quando falamos em marketing. É o caso daquelas voltadas ao relacionamento. O CRM, por exemplo, é visto com certa ambigüidade, pois embora ofereça recursos práticos, como estatística, banco de dados e até modelos predictivos, também se mostra como uma filosofia de relacionamento entre clientes e empresas. Planejamento e tecnologia O segredo é o planejamento estratégico, como analisa Simantob. Para ele o planejamento mostrará os nichos e o mix de produtos e serviços (pacotes de valor) estabelecendo metas e meios para se chegar a resultados. Tato Simon (foto), Sócio-Diretor do Studio Tesla, garante que as empresas investem no planejamento para se beneficiar de várias ferramentas. Isso as ajuda a integrar as áreas e conhecer melhor o seu público. “Uma ação estruturada permite personalização”, avalia Simon. O Studio Tesla desenvolveu um método que preza pela escalabilidade. Esta característica garante o desenvolvimento de arquiteturas inteligentes, ou seja, a possibilidade de flexibilidade de crescimento e novas funcionalidades a partir de um mesmo projeto. O projeto é desenvolvido a partir de tecnologia em Tecnologia da Informação associada ao planejamento de marketing. Grandes empresas já aderiram à idéia, entre elas a SulAmérica Seguros. A internet tem sido uma grande fonte de ferramentas de tecnologia. A WEBTraffic, por exemplo, nasceu da necessidade de obter mensuração das campanhas de marketing on-line. “Somos uma empresa que leva tecnologia para dar suporte às agências”, explica Eric Daniel, Presidente da empresa, em entrevista ao Mundo do Marketing.


As agências têm sido cada dia mais cobradas em expertise nesta área. Por isso as tentativas de desvendar o comportamento do consumidor, analisar tendências e guiar corretamente as estratégias são competências valorizadas através da mensuração de resultados, ROI e monitoramento. Apesar dos avanços, particularmente o Brasil mostra que ainda há muito a fazer nesta área. É preciso ter acesso ao conhecimento e principalmente disponibilidade para investimento tanto em capital humano quanto em tecnologia. Além, é claro, de estar atento ao novo e às modernizações para evitar a comotidização, como esclarece Simantob. “Uma atitude empreendedora não é o suficiente. É preciso se reinventar continuamente”, conclui.

Veículo: www.mundodomarketing.com.br/materia.asp?codmateria=681 Data: 22/03/2007

Marketing e tecnologia de mãos dadas_Mundo do Marketing  

“O papel da tecnologia é crítico”, ressalta o professor Moysés Simantob (foto), Coordenador do Fórum de Inovação da FGV-SP. Ele explica que...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you