Issuu on Google+

NEAR (ou ADJ) O operador de adjacência implica que as palavras se devem encontrar umas ao lado das outras.

E.B. 2/3 DE TORTOSENDO

NEAR   escolas   NEAR   públicas  resultará   em   páginas   que   contêm  essas palavras, próximas de um a dez caracteres de distância. PARÊNTESES ( ) permitem a utilização de operadores booleanos de adjacência e de proximidade simultaneamente nas pesquisas complexas. (escolas OR públicas) AND reforma encontrará páginas que contém  "escolas" ou "públicas" em combinação com a palavra "reforma" PONTO DE INTERROGAÇÃO Representa qualquer dígito. R?a permite encontrar palavras tais como rua, ria, roa, etc. ASTERISCO Representa todos os caracteres possíveis após a última letra. pub* permite encontrar variantes como público, publicidade, pública,  etc.

Nota: O endereço do motor de busca nunca deve ser  usado como  referência bibliográfica, para tal deves  E.B.  2/3 usar   o   endereço do  DE site TORTOSENDO   encontrado   pelo   motor   de  busca.

COMO PESQUISAR INFORMAÇÃO NA INTERNET


Alguns serviços de pesquisa permitem que procures páginas da web utilizando palavras específicas. São conhecidos como “motores de busca”.

Motores de busca São páginas de Internet que permitem encontrar informação, em todos os documentos disponíveis na web, a partir das palavras-chave fornecidas. Exemplos: www.google.pt www.sapo.pt

Para pesquisar "aulas de substituição" e não cair em sites ligados ao Brasil, adicionar "-brasil" antes do termo pesquisado e "+portugal" para escolher sites onde aparece Portugal. Os dois sinais podem ser usados na mesma busca. Exemplo: +Portugal ”aulas de substituição”-brasil –Angola

Palavras-chave Resumem o conteúdo do assunto que queremos procurar, devem ser preferencialmente substantivos ou nome, adjectivos e verbos. Por exemplo: O que é que as tartarugas comem?

Palavras-chave: tartarugas, alimentação. Como Podemos restringir a procura, especificar frases e nomes próprios com o uso de aspas. Colocando uma expressão entre aspas obtemos sites que contenham exactamente essa expressão.

Exemplo: “aulas de substituição” Podemos incluir um sinal de mais + ou menos - para adicionar ou excluir palavras.

Os motores de busca, na sua grande maioria, ignoram letras maiúsculas e minúsculas, bem como as acentuações da língua portuguesa e interpretam o "ç" como “c”.

Outro recurso de busca é o uso da lógica booleana (AND, OR, NOT, NEAR…).

AND Combina as várias palavras-chave de modo a que todas correspondam ao objecto ou tema da pesquisa. "AND   escolas   AND   públicas"  mostrará todas as páginas contendo as duas palavras. OR Combinar as várias palavras-chave de modo a que pelo menos uma delas corresponda ao objecto ou ao tema da pesquisa. "OR escolas OR públicas" mostrará todas as páginas contendo apenas uma das palavras. NOT Serve para eliminar termos não desejados para o tema da pesquisa. 


"AND escolas NOT públicas" resultará em páginas que contém “escolas” e excluem "públicas".


Como pesquisar na Internet