Page 1

1


O que podes utilizar? -

Livros Revistas Jornais Cassetes vídeo DVDs Jogos CDs CD-ROMs … 2


O que podes fazer? • Ler livros, revistas, jornais • Procurar a informação de que precisas nos livros e outros documentos • Organizar a informação recolhida • Preparar a apresentação de trabalhos • Produzir documentos em linguagens e suportes diversificados • Usar o computador • Descontrair nos tempos livres (ver filmes, ouvir música, jogar ) • Requisitar livros para casa (empréstimo domiciliário).

3


Como está organizada? Gabinete de trabalho

Trabalho de grupo/ jogos

Leitura informal

 

Atendimento Leitura Pesquisa Estudo

Audiovisuais multimedia

4


Esta é a zona de atendimento, onde se fazem as requisições dos empréstimos, se pedem fotocópias, se requisitam os computadores e jogos. Há sempre alguém que te pode orientar na procura e pesquisa de qualquer documento ou informação. É aqui que deves entregar os documentos que utilizaste. Quando utilizas ou requisitas um documento deves apresentar o teu cartão de leitor ou o cartão da escola.

5


Na zona de leitura informal, podes ler, de forma mais descontraĂ­da, livros, revistas, bandas desenhadas... Depois de lidos devem ser entregues no balcĂŁo de atendimento, para ajudar os registos dos funcionĂĄrios. As revistas e jornais encontram-se aqui.

6


Encontras-te na zona de leitura vídeo onde podes consultar vídeos ou DVD's. Podes também ouvir CDs ou cassetes nas aparelhagens Hi-Fi. Nas prateleiras escolhe a cassete de vídeo, o CD ou DVD e pede-o ao funcionário, que te dará também os auscultadores.

7


Na zona de leitura multimédia… podes consultar cd-roms e a Internet e, também, produzir textos, imagens, fazer trabalhos. Podes reservar um computador, inscrevendo-te numa folha própria. Podem trabalhar ao mesmo tempo 2 alunos em cada computador, mas quem o requisitou é que é responsável por ele.

8


A zona de Leitura de Documentos Impressos encontra-se ao pé das estantes. Aqui podes consultar qualquer documento impresso, tirar notas, redigir um texto teu a partir das notas, estudar… Há livros de todo o género que podes consultar. Mas como consegues encontrar um livro facilmente?

Na Biblioteca todas as estantes têm um número e o assunto principal que ele representa. Nas prateleiras há também etiquetas que identificam diferentes assuntos dentro do mesmo grande tema. 9


COMO ESTÃO ARRUMADOS O LIVROS NA BIBLIOTECA? •

Se olharmos para os livros, vemos que todos têm uma etiqueta com números e letras, geralmente colocada na lombada. Esses números e letras formam a cota do livro, que serve para indicar a “morada” do livro nas estantes.

A cota começa por um número que indica o assunto principal do livro, de acordo com a CDU (Classificação Decimal Universal) que é a classificação hoje adoptada pela maior parte das bibliotecas, que se coloca na primeira linha da etiqueta. Depois, na segunda linha, colocamos as três primeiras letras do apelido do autor. Na terceira linha, na nossa biblioteca, colocamos também as 3 primeiras letras do título da obra. Na Biblioteca da Escola, os livros estão arrumados de acordo com a CDU e escolhemos uma cor diferente para cada número.

10


Exemplo • Livro: “Puzzles de Matemática” de Brian Bolt • Este livro pertence à classe 5 (portanto coloca-se na estante que tem este número). • Cota

51 BOL PUZ

51: números da classe da CDU (nº que corresponde à Matemática) BOL: as 3 primeiras letras do apelido do autor (Brian BOLT) PUZ: as 3 primeiras letras do título da obra (Puzzles de Matemática)

. • Os números da CDU indicam os diferentes assuntos de que tratam todos os livros. • Queres saber quais os assuntos que fazem parte de cada uma das classes da CDU? 11


As classes da CDU 

GENERALIDADES Obras gerais de referência: enciclopédias, dicionários, etc. As obras sobre informática e as novas tecnologias também aqui se encontram.  FILOSOFIA. PSICOLOGIA Pensamento, ideias sobre a vida, comportamento, sentimentos, relacionamentos…  RELIGIÃO Tudo o que diz respeito ao pensamento religioso, às diversas religiões…  CIÊNCIAS SOCIAIS Vida em sociedade, política, economia, direitos humanos, mundo do trabalho, consumo e consumidores, costumes, educação…  Esta classe está vazia.  MATEMÁTICA. CIÊNCIAS NATURAIS Natureza, ecologia, ambiente, ciências naturais, matemática, astronomia, física, química, geologia, botânica, zoologia, etc.  CIÊNCIAS APLICADAS. SAÚDE. TECNOLOGIA Medicina, saúde, alimentação, tecnologias, transportes, agricultura, indústria…  ARTE. MÚSICA. DESPORTO Artes plásticas, desenho, pintura, música, fotografia, espectáculos, passatempos, jogos, desportos…  LÍNGUA. LINGUÍSTICA. LITERATURA. As diferentes línguas, gramáticas; literatura, romances, contos, poesia, teatro… As obras de literatura infanto-juvenil encontram-se na estante da “Literatura Infanto-Juvenil” e na cota, em vez dos números da C.D.U., aparecem letras: N – narrativa; P – poesia; T – teatro.  GEOGRAFIA. BIOGRAFIAS. HISTÓRIA. O mundo, viagens, personalidades célebres, vida dos habitantes em todos os países, a sua história. 12


Consulta local

Como deves fazer? •

Livros, Jornais e revistas

Após a sua leitura ou consulta deves colocá-los no balcão do atendimento.

Jogos

Depois de os utilizares, deves arrumá-los bem nas caixas e colocá-los no balcão do atendimento.

Material multimédia e audiovisual

• • •

Depois da escolha, pede ao funcionário o material que pretendes. Se queres ver um filme ou ouvir um CD, pede também os auscultadores. Para a utilização de televisores, aparelhagens Hi-Fi e computadores tem que ser respeitado o número de lugares disponível (2 alunos). Para utilizares os computadores deves requisitá-los antes e não podes utilizálos mais de 30m. Na utilização dos computadores, têm prioridade os utilizadores que realizem trabalhos escolares. Não podes instalar programas no computador. Só podes utilizar os documentos da Biblioteca. Ao terminar o uso do computador, nunca o deves desligar.

• • • • •

13


Empréstimo

Como deves fazer? • • • • • •

Os livros da Biblioteca podem ser emprestados para casa e para as aulas. O material audiovisual e multimédia, enciclopédias, dicionários e atlas só podem ser emprestados para as aulas. As cassetes vídeo só podem ser emprestadas às sextas-feiras e devem ser devolvidas na segunda-feira seguinte devidamente rebobinadas. Para requisitares qualquer documento, apresenta ao funcionário o Cartão da Escola. Os livros emprestados devem ser devolvidos no prazo de 10 dias, mas podes renovar o empréstimo. Se os prazos de devolução não forem cumpridos, ficas sujeito a uma penalização: suspensão do serviço de empréstimo ou substituição da obra não devolvida. Sempre que utilizares os serviços da biblioteca, deves apresentar o teu cartão de leitor. 14


Nunca esqueças: •

Deves ter o maior cuidado na utilização dos materiais e dos equipamentos para não os danificares.

Pede apoio sempre que queiras utilizar equipamento audiovisual e informático.

Não deves riscar, dobrar ou sublinhar as folhas dos livros ou publicações periódicas. (Se precisares de trabalhar um documento pede uma fotocópia).

Não retires qualquer sinalização ou etiqueta.

O desaparecimento ou dano de qualquer livro ou outro material é penalizado com o seu pagamento ou substituição.

Deves trazer apenas o material necessário à tarefa que pretendes executar; não é permitida a entrada de mochilas nem sacos.

Deves entrar e sair com ordem das instalações, sem corridas nem atropelos.

Não deves correr, falar alto, comer, usar o telemóvel, deslocar cadeiras ou mesas, sentar-se nas mesas…

Está atento aos expositores para saberes novidades, participares em actividades... 15


Agora que já conheces melhor a Biblioteca, espero que a utilizes muitas vezes e que participes nas actividades que vão ser propostas ao longo do ano! Concursos, sessões de leitura, passatempos, exposições… E não te esqueças de visitar o nosso blogue http://www.bibliotecatortosendo.blogspot.com /

16

A Biblioteca da minha Escola  

Organização da Biblioteca Escolar

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you