Page 1


A MENTIRA DA DONA CORUJA Texto Coletivo: turmas do 4º. E 5º. anos do E.Fundamental. Segundo Turno Cultural Projeto Ler e Criar – Meu Primeiro Ebook! ESCOLA MUNICIPAL 06.25.008 VIRGÍLI0 FRANCISCO MONTEIRO Novembro, 2016.


PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Eduardo Paes SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Júnior Perim GERÊNCIA DO LIVRO E LEITURA - SEGUNDO TURNO CULTURAL PROJETO: LER E CRIAR, MEU PRIMEIRO EBOOK Silvia Castro, Ana Nogueira, Gustavo Pereira Autor (a) Convidado (a): Marília Pirillo. http://www.rio.rj.gov.br/web/smc

http://www.facebook.com/SMCulturaRio


A MENTIRA DA DONA CORUJA


Era uma vez, numa bela noite, uma linda coruja que vivia a se admirar no espelho. Ela era muito vaidosa, e tambĂŠm muito charmosa.

Dona Coruja iria a sua primeira festa e, por isso, a corujinha Giovana queria ser a mais bonita... E mais, ela soube atravĂŠs de suas amigas, que Dona Pombinha Branca iria escolher o par mais belo da festa. Os dois juntos seriam o Rei e a Rainha da festa.


A Corujinha conhecia a senhora Gralha Azul, a melhor estilista da floresta e, por isso, a coruja pediu a ajuda dela para escolher e vestido. A Gralha Azul escolheu o melhor vestido de toda a floresta e a dona Coruja falou: - Esse é o melhor vestido da floresta, nunca teve um vestido tão lindo como este! Muito obrigada. E a Dona Gralha Azul falou: – Não foi nada! - Agora só falta meu par. – disse Dona Coruja.


Ela, então, escolheu o mais trabalhador da floresta, o senhor Pica-pau, chamado Kauã. Dona Coruja e o senhor Pica-pau saíram alegremente para a festa. Mas, dona Coruja estava triste com algo, o que seria? Ela estava triste pois não estava confiante se ganharia o concurso. E, na verdade, ela não quis falar nada, mas não tinha gostado muito do vestido que a dona Gralha Azul fez. E ela falou:


-Eu menti para Dona Gralha Azul e agora estou com a consciĂŞncia pesada! Chegou o grande momento da festa!! O DJ Urubu anunciou os vencedores: - E os vencedores sĂŁo... Dona Coruja e o Senhor Pica-pau... E dona Coruja falou bem alto: - Eu ganhei com este vestido feio!


Todos ficaram surpresos com que a Coruja falou e a dona Gralha Azul disse: – Mas dona Coruja, a senhora deveria ter falado a verdade. - Desculpa! – falou dona Coruja e a Gralha aceitou as desculpas - Obrigada! -disse a Coruja E viveram felizes para sempre...

A mentira da dona coruja  

Livro criado a partir das oficinas de contação de histórias, mediação de leitura e produção de texto no projeto LER E CRIAR - MEU PRIMEIRO E...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you