Issuu on Google+

Amigo do Trânsito Seja você também!

PARE

Universidade Federal do Rio de Janeiro


Universidade Federal do Rio de Janeiro

Ano: 2010 Centro de Ciências da Saúde CCS Escola de Enfermagem Anna Nery EEAN Departamento de Enfermagem de Saúde Pública DESP Núcleo de Pesquisa em Enfermagem e Saúde Coletiva NUPENSC Centro de Ensino, Pesquisa e Referência em Alcoologia e Adictologia CEPRAL Núcleo de Atenção Integrada ao Acidentado de Trânsito NAIAT

Organizado por: Prof. Drª. Ângela M. Mendes Abreu DESP/EEAN; Prof. Drª. Rachel Ferreira Savary Figueiró DESP/EEAN; Acadêmicas bolsistas PIBEX/UFRJ: Ana Paula Pereira de Oliveira 2010/2011 Louise Anne Reis da Paixão 2010/2011 Mariana Marcovitz Laus 2010/2011 Priscila Leandro 2009/2010 Vanessa Silveira Faria 2010/2011

Design Gráfico e Ilustrações: Livia Martins Rimolo

01


Breve Histórico - NAIAT

No ano de 2002, implantamos, no Hospital Escola São Francisco de Assis, da UFRJ, o Núcleo de Atendimento Integrado ao Acidentado de Trânsito - NAIAT, como projeto acadêmico do CEPRAL (Centro de Ensino, Pesquisa e Referência em alcoologia e adictologia), que possui como função a atenção integrada aos problemas relacionados ao uso e abuso de álcool e outras drogas.

O NAIAT é um programa acadêmico assistencial desenvolvido na Unidade de reabilitação do HESFA , onde são atendidas vítimas de acidentes de trânsito com seqüelas diversas, principalmente pacientes com lesão medular. É um atendimento, no qual os professores desenvolvem a prática assistencial com os alunos do sétimo período de enfermagem. Este programa atende pacientes referendados da rede de saúde do Rio de Janeiro/ SUS. Além da assistência, o NAIAT também tem como função as atividades de prevenção, através de palestras nas escolas, junto aos jovens que dirigem e se divertem nas noites cariocas. Nessas oportunidades são realizadas campanhas educativas de ação social no sentido de orientar os jovens sobre a direção responsável, isto é, bebida e direção não combinam. Objetiva-se contribuir para minimização das estatísticas sobre acidentes de trânsito, colaborando com a recente implementação da lei 11.705/2008, mais conhecida como “lei seca” pela população. Dessa forma, constitui-se o tripé do NAIAT: Ensino, Pesquisa e Extensão. O referido Núcleo é composto por uma equipe de professores que coordenam essas atividades: Drª. Ângela Maria Mendes Abreu, Dr. José Mauro Braz de Lima e Drª. Rachel Ferreira Savary Figueiró, que, junto aos alunos bolsistas pibex/UFRJ, elaboraram este material educativo para crianças, o qual pertencente às atividades por nós desenvolvidas na educação em saúde no trânsito.

02


Este material foi idealizado a fim de informar crianças e conseqüentemente seus pais sobre o comportamento adequado no trânsito.

A questão da violência no trânsito vem sendo discutida internacionalmente, devido ao índice crescente de acidentes. Muitos óbitos infantis poderiam ser evitados apenas com uso correto dos equipamentos de segurança, que, muitas vezes, são negligenciados pelos próprios pais. Esta cartilha tem a finalidade de sensibilizar não somente crianças, com imagens ilustrativas, mas também os pais através de informações úteis, simples e fáceis de serem colocadas em prática. Desta forma, pais e filhos poderão “dirigir” suas vidas com segurança.

Amigo do trânsito, seja você também!

Prof. Dr. José Mauro Braz de Lima Diretor Geral do CEPRAL

Prof. Drª. Ângela Maria Mendes Abreu Coordenadora Acadêmica do NAIAT

Prof. Drª. Rachel Ferreira Savary Figueiró Coordenadora Assistencial do NAIAT

03


Ao sair da escola, Renata e Carlos conversavam... ESCOLA

Você viu na TV os acidentes de trânsito nesse final de semana? Foram tantos...

04

04

Mamãe disse que muitas pessoas se machucaram, outras ficaram sem andar e teve até gente que morreu!


ESCOLA

Ainda bem que nós já sabemos o que podemos fazer para evitar os acidentes de trânsito, né Carlos?

É verdade! E é super fácil ser um amigo do trânsito!

Então, pessoal, venha com a gente aprender a ser um

AMIGO DO TRÂNSITO ! 05


Olhe para os dois lados da rua antes de atravessรก- la.

06 06

06


Caminhe sempre pela calรงada.

07


Atravesse sempre na faixa de pedestres, quando o sinal estiver fechado. Procure estar sempre com pessoas adultas ao atravessar a rua. É mais seguro.

08


Nunca atravesse a rua por trás de ônibus, carros, árvores e postes, pois os motoristas podem não ver você.

09


ATENÇÃO! Quando for andar de carro, siga as dicas abaixo:

Se você tem um irmãozinho com menos de 1 ano, fale com seus pais para acomodá-lo no “bebê conforto”.

Olhe para os dois lados da rua antes de atravessá- la.

As crianças entre 1 ano e meio e 4 anos devem sempre sentar na “cadeirinha”.

10 06


Se você tem entre 4 anos e meio e 7 anos, utilize o assento de elevação para que consiga colocar o cinto de segurança.

Se você tem entre 8 e 10 anos não esqueça de sempre utilizar o cinto de segurança. Crianças menores de 10 anos devem sempre ser transportadas no banco traseiro do veículo.

11 07


Podemos também ensinar aos adultos alguns cuidados que tornarão o trânsito mais seguro.

Como assim?

E

12

Somente usar o celular quando o veículo estiver parado.


Usar sempre o capacete.

40 Km/h

Respeitar sempre o limite de velocidade.

13


Breve Histórico - NAIAT

No ano de 2002, implantamos, no Hospital Escola São Francisco de

Assis, da UFRJ, o Núcleo de Atendimento Integrado ao Acidentado de Trânsito - NAIAT, como projeto acadêmico do CEPRAL (Centro de Ensino, Nunca dirigir após Pesquisa e Referência em alcoologia e adictologia), que possui como o consumo de integrada aos problemas relacionados ao uso e abuso função a atenção de álcoolalcoólicas. e outras drogas. bebidas

O NAIAT é um programa acadêmico assistencial desenvolvido na Unidade de reabilitação do HESFA , onde são atendidas vítimas de Tacidentes de AXI trânsito com seqüelas diversas, principalmente pacientes com lesão medular. É um atendimento, no qual os professores desenvolvem a prática assistencial com os alunos do sétimo período de enfermagem. Este programa atende pacientes referendados da rede de saúde do Rio de Janeiro/ SUS. Além da assistência, o NAIAT também tem como função as atividades de prevenção, através de palestras nas escolas, junto aos jovens que dirigem e se divertem nas noites cariocas. Nessas oportunidades são realizadas campanhas educativas de ação social no sentido de orientar os jovens sobre a direção responsável, isto é, bebida e direção não combinam. Objetiva-se contribuir para minimização das estatísticas sobre acidentes de trânsito, colaborando com a recente implementação da lei 11.705/2008, mais conhecida como “lei seca” pela população. Dessa forma, constitui-se o tripé do NAIAT: Ensino, Pesquisa e Extensão. O referido Núcleo é composto por uma equipe de professores que coordenam essas atividades: Drª. Ângela Maria Mendes Abreu, Dr. José Mauro Braz de Lima e Drª. Rachel Ferreira Savary Figueiró, que, junto aos alunos bolsistas pibex/UFRJ, elaboraram este material educativo para crianças, o qual pertencente às atividades por nós desenvolvidas na educação em saúde no trânsito.

02 14


No trânsito temos que ter cuidado e respeito por todos. A responsabilidade de prevenir acidentes também é nossa! Agora que nós já somos amigos do trânsito, vamos espalhar essa idéia, Carlos? É isso aí, Renata!

15


Universidade Federal do Rio de Janeiro


About traffic