Issuu on Google+

MATÉR IA de ANDEBOL O Andebol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cujo objectivo é introduzir a bola na baliza adversária e evitar que o adversário introduza a bola na nossa baliza, respeitando as regras do jogo. Ganha o jogo a equipa que no final do tempo regulamentar obtenha o maior número de golos. O jogo tem a duração de 60 minutos (2 partes de 30 minutos). A equipa é constituída por 12 jogadores (7 jogadores de campo e 5 suplentes).

A bola é exclusivamente jogada com as mãos, podendo ser driblada, passadae rematada. Em possede bola é apenaspermitido dar 3 passos. No drible não é permitido: driblar com as duas mãos simultaneamente; driblar, agarrar a bola e voltar a driblar; acompanhar a bola com a mão no momento do drible (transporte) O jogo começa com um lançamento de saída no centro do campo. É golo quando a bola ultrapassa completamente a linha de baliza entre os postes e por baixo da barra. A bola está fora quando ultrapassacompletamente as linhas laterais ou de baliza. A bola que sai pela linha de baliza após defesa do guarda-redes, pertence à equipa que defende. A bola que sai pela linha de baliza tocada por um defensor, pertence à equipa que ataca. É sancionada falta nas seguintes situações: agarrar, puxar, empurrar ou impedir o movimento de um adversário utilizando os braços ou as pernas.


Uma falta realizada numa situação flagrante de golo dá origem à marcação de um livre de 7 metros. Fora da área o guarda-redes tem as mesmas funções do que os jogadores de campo, não podendo sair da área de baliza com a bola na mão (falta – livre de 9 metros), nem podendo entrar com a bola dentro da área de baliza (falta – livre de 9 metros). Nenhum jogador pode passar a bola ao seu guarda-redes quando este se encontrar dentro da área de baliza. A área de baliza não pode ser invadida pelos atacantes nem pelos defensores. Se o defesa entrar dentro da área de baliza na tentativa de impedir uma situação de golo é marcado livre de 7 metros. Há jogo passivo quando a equipa em possede bola não manifesta intenção de rematar à baliza. Cadatreinador tem o direito de solicitar um desconto de tempo de 1 minuto em cada parte. Durante o jogo qualquer jogador pode ser substituído, sem ser necessária a interrupção. Relativamente às faltas os jogadores podem ser sancionados com: - falta não grave; - advertência (cartão amarelo); - exclusão (equipa com menos um jogador durante 2 minutos); - desqualificação (cartão vermelho – equipa com menos um jogador durante 2 minutos); - expulsão (equipa com menos um jogador até ao fim do jogo). Na reposição da bola em jogo pelas linhas laterais um dos pés tem que estar em contacto com a linha e os defesasa 3 metros da bola. No lançamento de baliza a bola deve ser reposta em jogo pelo guarda-redes em qualquer ponto dentro da área de baliza. O lançamento livre deve ser efectuado onde ocorreu a falta, se a falta for cometida entre a linha de 6 e de 9 metros, o lançamento é executado no ponto mais próximo na linha de 9 metros. No livre de 9 metros, os defesas devem estar colocados a 3 metros da bola, sobre a linha de área de baliza (6 metros). Na marcação do livre de 7 metros, todos os jogadores devem estar colocados atrás da linha de 9 metros. A bola deve ser recepcionada com as duas mãos e passadasomente com uma mão. Ostipos de passeutilizados são: passede ombro e passepicado. Ostipos de drible utilizados são: drible de progressãoe drible de protecção.


Ostipos de remate utilizados sĂŁo: remate em apoio e remate em suspensĂŁo. Quando a equipa tem a posse de bola, os jogadores atacantes devem desmarca-se, criando linhas de passe. Sem posse de bola, os jogadores defensores devem impedir o adversĂĄrio de progredir, passar ou rematar.


materia