Issuu on Google+


EE DO JARDIM SOUZA LIMA - 2014


PLANO DE TRABALHO EE DO JARDIM SOUZA LIMA Este Plano de Trabalho tem como objetivo tecer/acompanhar, de forma democrática, as ações no decorrer do ano letivo de 2014, estando as mesmas em consonância com o Plano Gestão. O intuito, dessa forma, é promover a melhoria da qualidade de ensino e propiciar oportunidades de efetiva aprendizagem aos alunos. Tais ações serão desenvolvidas e implementadas com o apoio e compromisso de toda equipe escolar com vistas a atingir as metas estabelecidas para o ano corrente.


ANÁLISE DE DADOS


RENDIMENTO ESCOLAR 2013 – Ensino Fundamental - E.E. DO JARDIM SOUZA LIMA


SARESP Insuficiente = Abaixo do básico/ Suficiente= básico+adequado/ Avançado = Avançado 2009

SÉRIE

2010

PORT/L

MAT

-------

--------

------

--------

75,0

-25,0

64,4

-35,6

---------

------

----------

--------

76,8

-23,2

71,9

-28,1

PORT/L

71,22

-28,79

PORT/L

71,21

59,7

-40,3

56,8

-43,2

61,8

-38,2

41,2

-58,8

60,8

-39,2

70,8

-29,3

75,8

-24,2

PORT/L

-28,79

MAT

-32,8

2013 MAT

5ª 6ª 7ª 8ª

MAT

67,2

2012

SÉRIE

2011

PORT/L

2014 MAT

PORT/L

MAT


IDESP


RENDIMENTO ESCOLAR 2013 Ensino Médio - E.E. do JARDIM SOUZA LIMA


SARESP Insuficiente= Abaixo do básico/ Suficiente = básico + Adequado / Avançado= Avançado 2009 SÉRIE

2010

PORT/L

MAT

2011

PORT/L

MAT

PORT/L

-----

-----

-----

------

-

-

-

-

------

-----

-----

-----

-

-

-

-

57,2

-42,8

35,1

-64,9

50,0

-50,0

23,1

-76,9

2012 SÉRIE

41,1

-58,9

2013

PORT/L

MAT

MAT

28,2

-71,8

2014

PORT/L

MAT

PORT/L

-----

-----

-----

------

-

-

-

-

------

-----

-----

-----

-

-

-

-

54,5

-45,5

40,0

-60,0

MAT


IDESP


METAS A SEREM ATINGIDAS EM 2014


AÇÕES QUE NORTEARÃO O CUMPRIMENTO DAS METAS ESTABELECIDAS


1 Desenvolver as competĂŞncias leitora, escritora e cĂĄlculos matemĂĄticos em todos os alunos e em todas as disciplinas;


Trabalho articulado entre todas as disciplinas para incentivar a prática de leitura, escrita e cálculos matemáticos, tais como: ____________________________________ Sugestões:


2 Melhorar os índices de avaliação interna e externa;


É essencial a manutenção de registros dos resultados das avaliações internas e externas para sistematizar e avaliar a variação temporal desses resultados para poder aferir as possíveis causas dos resultados insatisfatórios e poder buscar novas estratégias que procurarão garantir que as informações registradas e analisadas sejam utilizadas para melhoria dos resultados internos, estabelecendo, dessa forma, ações de continuidade ou redirecionamento.


 Socializar e discutir os resultados com a comunidade escolar, garantindo a participação dos diversos atores em momentos distintos, como por exemplo: • Com os alunos em sala de aula; • Com os pais nas reuniões de professores; • Com os professores em reuniões pedagógicas e ATPCs. De que forma? Quais instrumentos avaliativos? Quais os critérios avaliativos? Simulados?


3 Reduzir a taxa de evas達o escolar;


A escola deve, primeiramente, conscientizar os alunos, seus familiares e o corpo docente sobre a importância da frequência regular e de suas responsabilidades para o êxito do processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, é importante registrar constantemente e consolidar anualmente as informações a respeito do abandono escolar e procurar divulgá-las junto aos interessados, pois, para combater o abandono, a escola deve identificar e individualizar os problemas da evasão para cada aluno e, a partir deste diagnóstico, tomar iniciativas para trazer o aluno de volta à escola (responsáveis: PMEC, demais gestores, docentes, família e outros órgãos como, por exemplo, o Conselho Tutelar etc). Sugestões: 


4 Reduzir a taxa de reprovação;


As informações a respeito da reprovação devem ser garantidas para a comunidade escolar e para a Diretoria de Ensino por meio de registros periódicos. A avaliação contínua é essencial para aperfeiçoar as ações específicas na escola (como recuperação contínua e/ou recuperação com o P.A. (professor auxiliar), acompanhamento com PEB-I), a fim de diminuir a taxa de reprovação e garantir que a prática docente contemple as necessidades de aprendizagem do aluno. Sugestões:


5 Fazer acontecer a recuperação contínua em sala de aula, em todas as disciplinas, favorecendo a aprendizagem para alunos com dificuldades;


Recuperação Contínua – está inserida no trabalho pedagógico realizado no dia a dia da sala de aula, constituída de intervenções pontuais e imediatas, em decorrência da avaliação diagnóstica e sistemática do desempenho do aluno. Obs.: será acompanhada sistematicamente pelos PCs com registros e análises para possível feedback aos docentes. Mapa de Sondagem A.A.P. – Planilhas. Sugestões:


6 Incentivar e estimular o protagonismo juvenil;


 A escola deve dar condições e espaços adequados para que os alunos atuem em ações coletivas solidárias. Algumas ações podem favorecer o protagonismo juvenil e ampliar a organização e participação autônoma dos alunos, como por exemplo: • Grêmio Estudantil; • Representação dos alunos nos Conselhos de Classe/Série/Ano; • Criação de meios de comunicação (jornal comunitário, blogs, facebook etc). • Espaços para os alunos se manifestarem em relação ao processo de ensino e aprendizagem; • Incentivá-los a participar nas tomadas de decisões e nas ações desenvolvidas na escola. Sugestões:


7 Promover a formação continuada dos docentes e gestores;


 Faz parte da filosofia da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo “Uma escola que também aprende”. “A tecnologia imprime um ritmo sem precedentes no acúmulo de conhecimentos e gera uma transformação profunda na sua estrutura e nas suas formas de organização e distribuição. Nesse contexto, a capacidade de aprender terá de ser trabalhada não apenas nos alunos, mas na própria escola, enquanto instituição educativa: tanto as instituições como os docentes terão de aprender. Isso muda radicalmente nossa concepção da escola como instituição que ensina para posicioná-la como instituição que também aprende a ensinar.” (Proposta Curricular do Estado de São Paulo)”. Sugestões:


8 Desenvolver o currículo sistematicamente – (plano de aula);


O Currículo Oficial do Estado de São Paulo, deverá ser desenvolvido em todas as disciplinas, com base nos conteúdos previstos para todas as séries/anos. Ressalta-se o fato de que o professor deverá preparar as suas aulas tomando como referência o Caderno do Professor e o Caderno do Aluno (Plano de Aula). Site: Diretoria de Ensino de São Vicente - http://dersv.com/DSC.htm Sugestões:


9 Articular as competências e habilidades para sua contextualização no mundo do trabalho;


 Por meio do Currículo Oficial do Estado de São Paulo, consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos pelos alunos do ensino fundamental e ensino médio, para abranger obrigatoriamente, o conhecimento do mundo físico e natural, da realidade social e política, especialmente de uma forma contextualizada, aprimorando o educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, fazendo com que o mesmo seja capaz de se adaptar com flexibilidade às novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posterior no mercado de trabalho. Sugestões:


10 Garantir aos alunos o acesso a todos os meios de ensino que possibilitem a sua efetiva aprendizagem.


 Os alunos devem ter acesso a informações que lhes possibilitem conhecer novas possibilidades de aprendizagem. Importante se faz incentivar a pesquisa, o trabalho em equipe, a leitura, a iniciação científica, o contato com as novas tecnologias. A escola deve, portanto, buscar conhecer os anseios de seus alunos, suas prioridades e suas expectativas com relação à sua formação, o contexto em que vivem e o que este lhes oferece em termos de acesso a cultura e/ou ao mercado de trabalho. Sugestões:


Equipe Gestora da EE do Jardim Souza Lima – Bebedouro – SP. Slides by Silvana M. Moreli - PCAGP


Planejamento metas 2014 3