Page 1

Os dispositivos móveis nas mãos dos alunos: a reinvenção do contexto da escola

Mudanças são solicitadas no currículo, na estrutura da escola e na formação do professor.


O contexto de onde emergiu a pergunta A pergunta que me inquieta emergiu durante o II Colóquio Internacional Brasil e Portugal: Mobilidade, Educação e Tecnologias, encontro realizado na PUC-SP, nos dias 05 e 06 de outubro de 2011.


Para contextualizar a nossa reflexão elegi o contexto da EEFM José Martins Rodrigues, localizada na zona rural, sítio Nova Aurora, Cedro, Quixadá, Ceará, participante do Programa Um Computador Por Aluno

A rua da escola

A cidade de Quixadá, Ceará, Brasil


A reinvenção no contexto da EEFM José Martins Rodrigues A pergunta que não quer calar... “Currículo e Mobilidade: os dispositivos móveis criam novas formas de aprender?” José A. Valente Aluna Najara, 3°ano do Ensino Médio

O contexto de vida: investigação e estudo.

Filma e fotografa o Açude Cedro e a Galinha Choca


Os estudos na linha de pesquisa Novas Tecnologias em Educação Neste segundo semestre de 2012, a linha de pesquisa trouxe para nossos estudos o seguinte tema: “Tecnologia e currículo: fundamentos, políticas, práticas e processos de gestão”.

Após a leitura do documento: “Modelos Um Para Um na América Latina e Caribe, Panorama e Perspectivas”, com a participação do BID, datado de abril de 2011, apresento as contribuições que abstrai a minha reflexão.


Modelos Um Para Um na América Latina e Caribe, Panorama e Perspectivas O primeiro destaque relaciona-se sobre a questão da política de sustentabilidade dos dispositivos móveis. Essa prerrogativa diz respeito à garantia de manutenção e suporte técnico de forma periódica e a substituição dos equipamentos após o prazo de 04 a 05 anos de uso.


A infraestrutura mínima

Importante estar previsto uma política clara em relação à responsabilidade pelo custo de conserto e substituição. Sem o mínimo de infraestrutura física e sustentabilidade para o uso, torna-se inviável pensar a integração dos dispositivos móveis ao currículo da escola.


A convergência de diferentes dispositivos móveis na mediação da aprendizagem. O questionamento reside em pensar sobre o termo “Um para Um” para uma proposta entre a convergência de diferentes dispositivos móveis na mediação da aprendizagem dos alunos

De que forma os ambientes “Um para Um” irão acolher os aparelhos que os estudantes já possuem?


A compreensão sobre a integração dos dispositivos móveis ao contexto escolar O pensamento se dá em uma rede na qual neurônios, módulos cognitivos, humanos, instituições de ensino, línguas, sistemas de escrita, livros e computadores se interconectam, transformam e traduzem as representações. LÉVY, 1993, p. 137).


Ensinar e aprender na EEFM JosĂŠ Martins Rodrigues

A visĂŁo ĂŠ a de promover o aprender a conhecer e compreender o mundo, se comunicar e conviver em rede.


Ensinar e aprender com o Uquinha

A mudança principal e necessária assemelha-se a um provérbio africano: se um homem tem fome, você pode dar-lhe um peixe, mas é melhor dar-lhe uma vara e ensiná-lo a pescar.”. (PAPERT, 2008, p. 134)


O currículo de formação construído na ação Tendo-se como fundamento, um currículo que contemple as reais necessidades, dificuldades e expectativas dos professores de cada escola.

Um processo de formação em que se aprende fazendo! Formação em maio de 2012


O Professor no contexto de formação com os seus pares

A defesa é por uma política de formação permanente que privilegia a reflexão crítica das práticas pedagógicas, com o uso dos dispositivos móveis desenvolvidas pelo professor.


REFERÊNCIAS BLOG: eefmjosmartinsrodrigues.blogspot.com LÉVY. Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Tradução de Sandra Costa. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Os dispositivos móveis nas mãos dos alunos: a reinvenção do contexto da escola  

As mudanças no currículo e na organização da escola a partir da integração dos dispositivos móveis no contexto da escola.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you