Page 1


ÍNDICE INTRODUÇÃO................................................................................. Pag. 3 BOAS PRÁTICAS QUE RESPEITAM O MEIO AMBIENTE............. Pag. 4 NOSSO DIA A DIA NAS FABRICAS................................................. Pag. 4 COLETA SELETIVA DE LUBRIFICANTES USADOS....................... Pag. 4 ÓLEOS HIDRÁULICOS DEVEM SER DESCONTAMINADOS........ Pag. 4 SEPARAÇÃO DE MATERIAIS SÓLIDOS CONTAMINADOS.......... Pag. 5 EPI’S CONTAMINADOS.................................................................. Pag. 6 CONTENÇÃO DE VAZAMENTOS................................................... Pag. 6 SALA DE LUBRIFICAÇÃO............................................................... Pag. 6 FILTRAGEM..................................................................................... Pag. 7 COMO ATUAMOS............................................................................ Pag. 7 IDÉIAS DE PRESERVAÇÃO............................................................ Pag. 8


INTRODUÇÃO A SIL entende que, consciência ambiental e a conservação da natureza devem ser exercitadas não só pela sociedade, mas também por cada um de nós em nosso cotidiano. Ao fazer nossa parte em casa, no trabalho e mobilizando as pessoas que nos são próximas, estamos colaborando para um planeta mais saudável. Desde o início da revolução industrial, o meio ambiente sofreu impactos incalculáveis gerados pela poluição das indústrias. Hoje o estrago ambiental ainda é enorme, mas as empresas podem minimizar a poluição gerada pela produção de suas fábricas. Devemos todos trabalhar em conjunto para devolver ao planeta em sua saúde. Você pode! Não é preciso fazer grandes mudanças em seu cotidiano para proteger o meio ambiente. Cada pessoa pode, no universo em que habita e trabalha contribuir para tornar o mundo melhor. Esse é um exercício cívico, um exercício de cidadania. Basta acreditar na causa. A luta pela preservação do ambiente passa ser um compromisso de vida, um projeto permanente, que transcende os interesses imediatistas e egoísticos. Nem estaremos aqui, mas teremos garantido uma vida melhor as nossas próximas gerações. Posso não ser capaz sozinho de salvar a Amazônia, porém, tenho condições de inibir a contaminação do solo causada pela falta de cuidados com óleo contaminado gerado pelas indústrias onde atuo. Quem conseguir salvar uma só árvore estará salvando a flora inteira. Cada qual encontrará a melhor forma para contribuir para a preservação da natureza.

Pagina 3


BOAS PRÁTICAS que Respeitam o Meio Ambiente Nós, temos grande responsabilidade com o meio ambiente porque trabalhamos diretamente com produtos que se não forem tratados corretamente causam grande impacto ambiental. Por exemplo, um litro de óleo chega a contaminar 1 milhão de litros de água !!! Sendo assim, nossa responsabilidade e atenção devem ser redobradas !!!

nOSSA AÇÕES Coleta seletiva significa: coletar e armazenar os resíduos lubrificantes separados por família de aplicação, ou seja, deve-se ter um tambor ou outro recipiente para armazenar ÓLEO HIDRÁULICO usado, outro para ÓLEO DE ENGRENAGENS. (tudo muito bem identificado!!!) Ao completar o tambor / recipiente, seguir as recomendações do departamento de Meio Ambiente do Cliente.

ÓLEOS HIDRÁULICOS PODEM E DEVEM SER DESCONTAMINADOS Após análise para identificação dos contaminantes pode-se realizar principalmente em óleos hidráulicos a sua descontaminação para a reutilização imediata nos equipamentos, aumentando assim o ciclo de vida do óleo, reduzindo o impacto ambiental. Você fará parte de uma equipe especializada em descontaminação de lubrificantes. Terá um coordenador pronto a auxiliá-lo na solução de eventuais problemas.

Pagina 4


SEPARAÇÃO DE MATERIAIS SÓLIDOS CONTAMINADOS Durante nossa operação de lubrificar equipamentos geramos alguns resíduos sólidos contaminados tais como, panos de limpeza industrial dos mais diversos, plásticos, papeis etc. Todos esses materiais devem ser segregados (separados) para destinação conforme orientação do departamento de meio ambiente do cliente.

EPI’S CONTAMINADOS Luvas, macacões, protetor auricular, entre outros, que forem contaminados por lubrificantes também deverão seguir orientações especificas de cada cliente.

CONTENÇÃO DE VAZAMENTOS Em nosso dia a dia deparamos com equipamentos com problemas de vazamento, o que fazer? Informar imediatamente a manutenção, efetuar a contenção do vazamento com produtos destinados a esse fim, tais como: mantas absorventes para óleo, panos industriais, dentre outros; Lembrar sempre que esses produtos devem ter sua destinação como resíduo solido contaminados.

Pagina 5


SALA DE LUBRIFICAÇÃO Nossa sala de lubrificação por ser um local de armazenamento de lubrificantes que serão utilizados, deve ser um local extremamente limpo e organizado, em outras palavras o programa 5S dever estar em aplicação plena.

Hoje em dia existe uma diversidade muito grande de equipamentos e dispositivos para contenção de lubrificantes que vão desde a preparação da sala de lubrificação com pisos impermeáveis (tinta epóxi) e diques em alvenaria até Palets de contenção. Com tanta diversidade o ideal é envolver seu coordenador e o cliente para juntos montarem uma estratégia para adequar a sala de lubrificação.

Armazenamento CORRETO Armazenamento INCORRETO Pagina 6


FILTRAGEM A filtragem ou a descontaminação de óleo lubrificante contribui significamente para a conservação do meio ambiente, porque ao purificar o óleo conferimos ao mesmo um novo ciclo de vida evitando o seu descarte , reduzindo dessa forma o impacto ambiental.

COMO ATUAMOS Utilizando equipamentos de última geração a SIL promove a retirada dos contaminantes (partículas solidas, água e até gases) que comprometem a disponibilidade operacional das máquinas e equipamentos. Esta operação pode ser realizada até com equipamento em pleno funcionamento, não afetando a produção. Desenvolvendo, construímos e comercializamos unidades de filtragem móvel, onde a equipe do cliente pode realizar a descontaminação em seus equipamentos. Desenvolvemos também, carrinhos com Unidade de Filtragem, para prática utilização nos diversos equipamentos e maquinários de nossos clientes, conforme sua necessidade. Quando o volume de óleo lubrificante é muito grande, tratado ou ainda por ser filtrado, fornecemos tanques para seu correto armazenamento, prevenindo assim vazamentos ou contato indevido com o solo ou a água. Hoje em dia existe uma diversidade muito grande de equipamentos e dispositivos para contenção de lubrificantes que vão desde a preparação da sala de lubrificação com pisos impermeáveis (tinta epóxi) e diques em alvenaria até Palets de contenção. Com tanta diversidade o ideal é envolver seu coordenador e o cliente para juntos montarem uma estratégia para adequar a sala de lubrificação.

Pagina 7


IDÉIAS DE PRESERVAÇÃO Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente, atualize-se, estude a fundo os aspectos que mais lhe interessam. Pense a respeito de como colaborar na família, na vizinhança, na escola dos filhos e na comunidade. Não polua. Não jogue pilhas e baterias de celular no lixo comum. Mantenha rios e represas livres de lixo ou qualquer tipo de resíduo. Lembre-se: o cano que sai da sua casa provavelmente deságua num rio, numa lagoa ou no mar. Plante árvores: elas produzem oxigênio e são abrigos para aves. Seja Coerente. Economize energia, água, prefira equipamentos que não prejudiquem a camada de ozônio, reutilize materiais, recicle o lixo caseiro, evite produtos de origem animal. Reveja seu estilo de vida. Pense num padrão condizente com o mundo sustentável. Preserve a vegetação nativa. Não desmate! Não coloque fogo!

Pagina 8


Não compre, nem tenha animais silvestres em casa. Separe o lixo em casa e no trabalho, e coloque na rua no dia da coleta seletiva em seu bairro. Recicle ou reaproveite tudo o que puder. Reduza o consumo, especialmente do que não puder ser reaproveitando ou reciclado. Mantenha seu veículo regulado e ande mais a pé. Não jogue óleos lubrificantes, plásticos e produtos não degradáveis na sua rede de esgoto Não desperdice água. Esse é o recurso mais importante e frágil do planeta: feche torneiras, conserte vazamentos, não use mangueiras para lavar calçadas, aproveite água de chuva. Não desperdice energia elétrica: desligue aparelhos, verifique sobrecargas, apague as luzes. Ensine as crianças. Preparar as novas gerações à luz de princípios ecológicos é a garantia de um mundo melhor daqui para frente.

Pagina 9


ANOTAÇÕES:

Pagina 10


SIL-meio_ambiente  

SIL-meio_ambiente

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you