Issuu on Google+

Edição Dezembro 2012

www.sil-lubrificacao.com.br


SUMÁRIO

03 08 13 SIL & VOCÊ

Dicas de Segurança

Formandos RCL

Primeiro curso RCL Lubrificação Centrada em Confiabilidade

Prevenção da violência no trabalho, na residência e no trânsito, foram reunidos em um interessante artigo, para você.

04 10 Meio Ambiente

Segregar, acondicionar e destinar os resíduos

BOAS PRÁTICAS SIL

OsDroid - LubPro

O curso RCL - Lubrificação Centrada em Confiabilidade, já tem certificado seus primeiros profissionais

15 16 17

Universidade da Lubrificação

Aniversariantes Outubro

06 Entrevista

SIL inova com sistema de emissão e retorno de Ordens de Lubrificação, Chamado OsDroid®

12 LubCase

Marcos B. de Souza RHODIA - PAULINIA/SP

Boas Festas!!!

Acompanhe a SIL nas redes sociais: www.twitter.com/sil_lub www.facebook.com/Sil.Lubrificacao www.sil-lubrificacao.com.br/linkedin www.youtube.com/user/SILLubrificacao

Combate à contaminação de água com filtragem de lubrificante nos Turbo Geradores

www.sil-lubrificacao.com.br


RCL

A SIL atenta as necessidades do merca- O grande diferencial além do conteúdo do lança o Curso RCL Lubrificação Cen- atual e denso é a Certificação Internatrada em Confiabilidade!! cional Inclusa, o que representará um salto significativo na qualificação profisA primeira edição aconteceu nos dias sional dos formandos. 26 à 28 de Novembro em São Paulo. Em 2013 teremos novas datas, fique www.sil-lubrificacao.com.br/rcl atento e não perca essa oportunidade de crescimento profissional. Conhecimento de vanguarda na lubrificação como ferramenta na construção da confiabilidade e análise de lubrificantes a serviço das ações concretas para salvar equipamentos, fazem parte da grade do Curso.

www.sil-lubrificacao.com.br

03


MEIO AMBIENTE

PARTE IV

Por Vagner Augusto Giordano

Olá amigos da SIL. Nesta edição encerraremos o assunto abordado nas 03 últimas edições da revista SIL, onde falamos sobre a Coleta Seletiva.

Como segregar, acondicionar e destinar os resíduos. Segregar significa separar os resíduos de acordo com a sua classificação, geralmente em orgânico (molhado) e reciclável (seco). O lixo deve ser separado, embalado adequadamente e depois disponibilizado da seguinte maneira: • Resíduos orgânicos (molhados) para o sistema de coleta pública; • Resíduos recicláveis (secos) e óleos de cozinha usados devem ser armazenados em local adequado e disponibilizados para os coletores. Cada cidade tem seu programa de coleta seletiva, mas caso sua cidade não tenha, procure entrar em contato com associações que trabalhem com materiais recicláveis para saber se há um ponto de entrega voluntário próximo a sua residência.

O material reciclável recolhido é encaminhado para as centrais de triagem. São locais onde o lixo seco é manuseado e separado por categoria (pape,, metal, vidro ou plástico) para ser enviado às empresas recicladoras. Esse processo de manuseio e separação é feito por antigos catadores de sucata e moradores de rua que tem a oportunidade de trabalhar dignamente.

www.sil-lubrificacao.com.br

04


MEIO AMBIENTE por exemplo o papel vegetal, o papel de carbono e o papel sanitário.

Como já vimos anteriormente, onde abordamos a prática dos 3R’s (Reduza, Reutilize e Recicle). A partir de agora gostaria de introduzir mais 2R’s (Responsabilizar e Respeitar) e convidar todos os amigos da Sil e seus familiares a praticar a partir de hoje os 5R’s. Reciclar: Para reciclar temos que separar os diferentes lixos e não colocar no lixo. Nós podemos separar estes lixos nos Eco pontos. Existem 4 tipos de eco pontos: Papel - alguns tipos de papel (jornais velhos, papel usado, cartões de embalagem, etc.); Plásticos - alguns tipos de embalegens (pacotes de iogurtes, garrafas de água, etc.); Vidro - alguns tipos de vidros (garrafas de vinho, automotivos) Pilha - alguns tipos de pilhas (pilhas em geral, baterias de celulares). A reciclagem pode ser de papel, de plástico e de vidro. Nem todos os papéis são recicláveis como

Reduzir: Reduzir o lixo que se faz. Procurar consumir coisas que durem e, caso seja necessário uma embalagem, procurar embalagens de material reciclado. Reutilizar: Reutilizar é voltar a utilizar as coisas, dar uma segunda função ou reaproveitar os objetos para construir novos objetos. Por exemplo: voltar a utilizar os sacos de plástico das compras em vez de irem para o lixo; usar as garrafas de água várias vezes; aproveitar as caixas dos brinquedos para guardar outras coisas; oferecer os brinquedos usados a outras crianças ou a hospitais e lares de crianças. Responsabilizar: Sermos responsáveis e tomar as atitudes corretas para não prejudicar o meio ambiente. Respeitar: Respeitar o Ambiente e respeitar o planeta fazendo tudo o que for necessário para protegê-lo.

Benefícios com a coleta seletiva. • Principal beneficiado: o meio ambiente e consequentemente a sociedade, por meio da melhoria na sua qualidade de vida; • Diminuição do volume de lixo a ser disposto nos aterros sanitários; • Legalização da situação de coletadores que trabalham informalmente; • Economia de matéria-prima;

• Educação da população e conscientização sobre a possível geração de renda e reciclagem, que permite o sustento de muitas pessoal; • Facilitação dos trabalhos de coletas seletivas pelas prefeituras, com o desenvolvimento de mais mercados que utilizam dessas matérias-primas.

www.sil-lubrificacao.com.br

05


COLABORADOR

Entrevista Marcos iniciou na SIL, a mais de 03 anos como técnico de lubrificação hoje ele está conosco como Líder na planta da Rhodia de Paulínia. Dinâmico gosta muito de novos desafios é sempre sereno em suas explanações, trazendo confiança para sua equipe de trabalho e sempre fazendo amigos por onde passa. Vamos conhecer um pouco mais deste exemplo de colaborador.

Marcos Bezerra de Souza RHODIA - PAULINIA /SP

Qual foi seu primeiro emprego? Foi como frentista e lubrificador no posto de combustível Shell . Por que optou por esta profissão? Iniciou suas atividades na indústria na área de manutenção onde surgiu uma vaga na área da lubrificação e desde então fui me aperfeiçoando com vários cursos e seguindo carreira até então. O que mais gosta no seu trabalho? Atender as expectativas do nosso cliente e saber que o nosso trabalho está sendo eficaz e com isso auxiliamos com o objetivo de nosso cliente que é Disponibilidade e confiabilidade.

www.sil-lubrificacao.com.br

06


COLABORADOR

Quando ingressou na SIL? Em setembro 2009, onde participei de um uma entrevista com o Reinaldo, onde tinha uma vaga para 10 concorrentes e acabei me destacando pelos requisitos solicitados e por ter experiências na área de lubrificação.

O que significa para você fazer parte da SIL? Sinto-me muito feliz , pois me sinto valorizado, respeitado como pessoa e profissional e feliz em contribuir com o fortalecimento e crescimento da Família Sil.

Como motiva sua equipe? Passo para a minha equipe, que iniciei na Sil como técnico de lubrificação onde me dediquei muito e me destaquei , foi um dos motivos que a Sil me promoveu a ser líder de equipe no contrato da Rhodia, a Sil é uma empresa que oferece oportunidades de crescimento para seus colaboradores, só depende de cada um estar bem preparado quando elas aparecerem. EQUIPE - RHODIA - PAULINIA /SP Qual seu lazer? Churrasco com a minha família.

Andre, Marcos, Kleiton, Jose Lourenço e Jose Medeiros

Que característica destacaria como importante para um profissional de sua área? Respeito, compromisso e estar sempre se atualizando com as novidades do mercado, com o objetivo de melhorar cada vez mais nosso atendimento para cliente.

www.sil-lubrificacao.com.br www.sil-lubrificacao.com.br

07


Diversão sem sair de casa

SIL & VOCÊ

Para auxiliar na prevenção da violência no trabalho, na residência e no trânsito, foram reunidos, neste artigo, procedimentos simples de segurança individual e familiar. Mais do que adquirir uma nova postura, precisamos estar conscientes da importância da prevenção e reforçar no dia-a-dia atitudes adequadas à realidade em que vivemos, modificando nossos hábitos para reduzir o risco de nos tornamos vítimas da violência na vida pessoal e profissional. Como consequência, estaremos garantindo maior bemestar para nossa família. Segurança nas Ruas: - Previna-se contra a ação dos marginais não ostentando objetos de valor como relógios, pulseiras, colares e outras jóias de valor. - Evite ruas ou praças mal iluminadas. - Se sentir que está sendo seguido, entre em algum estabelecimento ou troque de rua. - Não saia com grandes quantias de dinheiro ou cartões de crédito se não houver necessidade. - Não abra a carteira ou a bolsa na frente de estranhos. - Ao sair sozinho, procure sempre ficar no centro da calçada e na direção contrária ao trânsito. Fica mais fácil perceber a aproximação de um veículo suspeito. - Não deixe de comunicar a presença de elementos suspeitos nas proximidades de sua casa. - Ao retornar, notando algum sinal estranho (porta aberta, luzes acesas, etc.), não entre em casa, chame a polícia. Nos Bancos: - Evite conversar com pessoas estranhas dentro ou fora do banco. - Proteja bem o dinheiro ou cheques na hora que for ao banco fazer depósitos. - Ao sair do banco olhe bem para todos os lados

para ter certeza de que não está sendo seguido. - Nunca aceite ajuda de estranhos ao utilizar os caixas eletrônicos. Nas Praias: - Nunca leve objetos de valor para a praia. - Cuidado com vendedores ambulantes. - Nunca deixe seus pertences sozinhos. Peça a alguém de confiança para olhar enquanto você vai tomar banho de mar. - Não aceite bebida de estranhos. Pode estar adulterada com algum tipo de narcótico. - Evite tomar banho de mar em locais que você não conhece. Nas Compras: - Procure não ir às compras sozinho. Se possível

www.sil-lubrificacao.com.br

08


SIL & VOCÊ leve alguém para acompanhá-lo, é mais seguro. - Nunca deixe sua bolsa ou compras em locais onde possam ser roubados. - Prefira pagar suas contas com cartão ou cheque. Assim você não precisa conduzir grandes quantias em dinheiro. - Procure não entrar em lojas muito cheias. compras em horários de menor movimento. - Evite carregar muitos pacotes para não ocupar as duas mãos. - Nunca mostre dinheiro em lugares públicos, especialmente em bares, restaurantes, cinemas, lojas, barracas de camelôs, etc. - No caso de furto ou qualquer ocorrência policial, não perca tempo, comunique imediatamente à Delegacia de Polícia mais próxima da área. No Transporte Coletivo: - Dentro do coletivo mantenha a bolsa, carteira, pacotes ou sacolas na frente do seu corpo. - Em ônibus com poucos passageiros, procure viajar próximo ao motorista. - Ande sempre com o dinheiro da passagem contado ou dê preferência aos vales transporte. - Evite ficar sozinho em pontos de ônibus isolados. No Carro: - Onde estiver, tenha cuidado com o seu carro. Não existem locais totalmente seguros. - Nunca deixe documentos, talões de cheques, objetos de valor dentro do carro. - Ao sair do carro mesmo que por alguns minutos, levante os vidros, tranque as portas e o porta-malas e se possível ligue o alarme. - Nunca deixe as chaves sobressalentes dentro do carro. - Procure estacionar em locais vigiados por pessoas de confiança e se possível em locais iluminados e visíveis. - Em locais que você não conhece, procure não hostilizar os guardadores. Seu carro pode sair arranhado.

- Nunca dê carona a estranhos. - Procure usar dispositivos de segurança como: sistema de alarme, corrente de direção, chave geral interruptora e tranca de direção. - Ao perceber alguém lhe seguindo insistentemente dirija-se a um posto ou cabine policial. - Desconfie de manobristas ou lavadores. - Procure não se aproximar do seu carro e nem entrar nele se perceber a presença de pessoas suspeitas nas proximidades. - Não jogue lixo pela janela do veículo. Nos Terminais Rodoviários, Ferroviários, Cais do Porto e Aeroportos: - Não aceite ajuda de pessoas não credenciadas interessadas em carregar sua bagagem. - Nunca deixe a sua bagagem sem ninguém de confiança olhando. - Cuidado com menores no aeroporto ou na rodoviária. - Ao despachar qualquer bagagem, inclusive de mão, verifique se estão muito bem fechadas. - Coloque identificação visível em todas as suas bagagens. - Ao viajar de ônibus, evite carregar objetos de valor e grandes quantias em dinheiro. - Nos ônibus interurbanos, desconfie de passageiros que sobem fora dos pontos de parada e sem bagagem.

Fonte:http://www.defesasocial.al.gov.br/servicos/dicas-de-seguranca

www.sil-lubrificacao.com.br

09


Novos Negócios

A Deten Química S.A, iniciou sua atividades de produção no Polo Petroquímica de Camaçari – Bahia em 1981 com a produção de LAB – Linear Alquibenzeno e LAS Linear Alquibenzeno Sulfônico, ambos utilizados para a produção de detergentes biodegradáveis. A SIL Inteligência em Lubrificação iniciou uma parceria na implantação no modelo de Lubrificação Avançada (LA) baseada em confiabilidade com dois técnico de lubrificação. (Carlos Vladimir do Santos e Jailson Silva Lima). A Deten é uma empresa privada, tendo seu capital votante controlado pela CEPSA QUÍMICA , com 72% de participação, e pela Petróleo Brasileiro S.A. - PETROBRÁS a subsidiária da Petrobrás para atuação no setor petroquímico, com 28%. A CEPSA QUÍMICA é líder mundial na produção de LAB, com capacidade instalada de mais de 550.000 toneladas anuais. Além de sua unidade industrial na Espanha (220.000 toneladas/ano), possui duas plantas produtoras: suas joint-ventures no Canadá (120.000 toneladas/ano) e no Brasil (a Deten). A CEPSA QUÍMICA é subsidiária integral da CEPSA (Companhia Espanhola de Petróleos, S.A). Nossos técnicos de lubrificação contam com a ajuda do Chefe de Manutenção Valdir Honorato e o Gestor de Contrato Jefferson Meireles que acompanha a implantação do Programa de Lubrificação Avançada em visitas semanais de nosso Coordenador Ernesto Magri.

www.sil-lubrificacao.com.br

10


Boas Práticas SIL SIL inova com sistema de emissão e retorno de Ordens de Lubrificação, Chamado OsDroid® Entrou em funcionamento este mês o mais novo sistema de gerenciamento de Ordens de Serviços de Lubrificação da SIL o OsDroid®. O Sistema que foi desenvolvido para trabalhar em conjunto com o LubPRO e operar em qualquer Celular ou Tablet, tornando-o um poderoso gerenciador de OS´s. O OsDroid® foi pensado e o projeto desenvolvido para agilizar as atividades dos técnicos em Lubrificação da SIL , com este sistema toda programação das atividades geradas Pelo LubPRO são gerenciadas em qualquer equipamento que contenha o sistema operacional Android 2.3 ou superior, com isso não é necessário a impressão das Ordens de Serviço. Outro beneficio é que o profissional de Lubrificação deixa usar seu tempo em frente ao computador digitando as OS´s, pois o sistema as retorna e as sincroniza em poucos

segundos, outro importante ganho é a economia com papel e cartuchos de tinta para impressão. Outra importante inovação no OsDroid® são os filtros de Ordens de lubrificação nele o usuário poderá escolher quais tipos as tarefas deseja executar como : • Por período • Por Tipo de Lubrificante • Por Frequência • Por Rota • Por condição ( Parada ou em Funcionamento) Entre outros. O Sistema anteriormente utilizado via Palm Zire foi descontinuado pois não existem mais equipamentos com esta plataforma no mercado, a migração será feita gradualmente e sob demanda.

www.sil-lubrificacao.com.br

11


LUB CASE Combate à contaminação de água com filtragem de lubrificante nos Turbo Geradores Por Ernesto Magri - Coordenador de Contratos SIL

Mais de 78 mil litros de óleo contaminado por água recuperados. A SIL Lubrificação mais uma vez com a expertise de sua equipe de filtragem, consegue resultados expressivos na planta da Braskem em Camaçari – Bahia. Redução de consumo de óleo com vantagens econômicas e ganhos ambientais.

Imagem Ilustrativa

O processo consiste na passagem do óleo através de um sistema de filtros e em seguida por um sistema de aquecimento direto ou indireto com controle automático de temperatura. Após estas duas etapas, o óleo mineral é encaminhado para uma câmara que sob vácuo arrasta os gases dissolvidos, bem como os vapores de água contidos no óleo mineral, para a atmosfera.

Imagem Ilustrativa

Objetivo Recuperar lubrificante contaminado com água do Turbo Gerador através da utilização da máquina de filtragem (Termo vácuo). O óleo limpo, seco e dentro dos limites adequados de temperatura signifi¬ca aumento de produtividade das máquinas pela redução de horas paradas devido a quebras e intervenções de manutenção, além de redução de consumo do óleo com vantagens econômicas e ambientais.

www.sil-lubrificacao.com.br

12


LUB CASE

Confecção do Projeto Autor: Ernesto Magri – Coordenador; Apoio: Vinicius Martins Ornellas – Supervisor; Vivaldo Reis Filho – Supervisor; Alam do Nascimento Moura – Técnico de Lubrificação; Ivo José de Souza – Técnico de Lubrificação; Marcelo Oliveira Barbosa – Técnico de Filtragem e Eduardo Diniz Filho – Técnico de Filtragem. Ação: Filtragem de lubrificante contaminado com água nos Turbo Geradores. Período: 01/01/2012 até 01/10/2012 Ganhos Indiretos -Aumento da disponibilidade operacional do equipamento; -Diminuição do desgaste dos componentes; -Maior limpeza e organização local; -Aplicação da manutenção pró-ativa.

www.sil-lubrificacao.com.br

13


FORMANDOS O curso RCL - Lubrificação Centrada em Confiabilidade, já tem certificado seus primeiros profissionais e especialistas de Manutenção que valorizam estratégias consistentes para a construção da disponibilidade operacional. E com satisfação anunciamos os profissionais que se formam em nosso Curso:

Anderson Franchini Arleniro Oliveira de Souza Daniel Braga Moreira Edson Pereira Neto Eloi Dutra Fabiano Becher Germano Geraldo de Paula Newton Staehler Ney Guedes Jogas Fernando Pelozio Marcio de Pinho Bitencourt Rosinaldo Bartolomeu dos Santos

www.sil-lubrificacao.com.br

14


FORMANDOS

A

Universidade da Lubrificação da SIL, tem o objetivo de fornecer curso sobre lubrificação de máquinas, em uma linguagem simples e acessível. E com satisfação anunciamos mais colaboradores que se formam em nosso Curso Intensivo de Lubrificação da Universidade da Lubrificação:

Adson Da Silva Vargens Junho Marcos Batista

Parabéns pela conquista!

www.sil-lubrificacao.com.br

15


ANIVERSARIANTES A SIl deseja a todos que estão aniversariando, muitas felicidades, sucesso, saúde e harmonia!

Dezembro 01 01 02 06 06 06 06 07 10 14 14 20 22 25 25 26 26 27

Carlos Henrique Ferreira Martins Marcelo Manoel A. dos Santos Adson da Silva Mauricio Candido da Silva José Antonio Martins Mauricio Candido da Silva Monica de Cassia Pena Yuri Jubert Diego Candido Ribeiro da Silva Magda Paulina Pedro Cruz Geneilson da Silva Gomes Valmir Venancio Maria Fernanda Bittencourt Ivo do Nascimento Borges Joao Carlos dos Santos Martins Paulo Higino Jr Rodrigo Marcelino da Costa Rodrigo de P.Costa Mota Lima

Metro Braskem - PVC/AL Suzano Mucuri Radiadores Visconde Magnesita Radiadores Visconde Administração Editora Abril ABB Administração Anglo S. João da Barra Bayer S/A Administração Magnesita Ficap Suzano Mucuri Rassini Administração

www.sil-lubrificacao.com.br www.sil-lubrificacao.com.br

11 16


Boas Festas!!! Nestas Festas, te desejo tudo. Ou melhor, quase tudo (pois também há no tudo um pouquinho de ruim). Mas estive pensando... quase tudo ainda é muito! Te desejo somente o mais essencial: Nestas Festas, te desejo um sorriso que não seja bonito, que não seja perfeito, que não seja formal; Te desejo o sorriso mais bobo soluçado entre lágrimas; O sorriso mais doce e o mais natural. Neste Natal, te desejo criança. Não, criança ainda é muito... Te desejo somente o olhar da criança! — E, com ele, a surpresa de viver o Natal. Feliz Natal e um maravilhoso Ano Novo! Parabéns a todos da equipe SIL - Lubrificação www.sil-lubrificacao.com.br

17 17


www.sil-lubrificacao.com.br


Sil em Revista 08 - Dezembro 2012